Os funcionários dos Correios na Bahia finalizaram a greve da categoria na noite de terça-feira (17), após acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sincotelba), em assembleia realizada no início da noite, em Salvador, os trabalhadores decidiram pelo retorno às atividades a partir das 22h. Nesta quarta-feira (18), as entregas voltaram ao normal. De acordo com o Sincotelba, apesar da retomada, a categoria continua em estado de greve até o julgamento do caso, marcado para 2 de outubro. Segundo o Sincotelba, a proposta de conciliação fechada com o TST prevê suspensão da greve sem corte dos dias parados e manutenção no plano de saúde. Ainda de acordo com o Sindicato, será instalado, em caráter emergencial, em Brasília, um comitê contra a venda dos Correios, para desenvolver trabalhos junto ao Congresso Nacional e autoridades públicas. A categoria estava com as atividades paralisadas desde a noite da última terça-feira (10). Segundo o Sindicato, a greve foi iniciada por causa da ameaça de privatização, exclusão dos dependentes do plano de saúde e demissão de cerca de 100 mil funcionários. Com a greve, as agências permaneceram abertas, entretanto, a entrega de correspondências foi suspensa.
Na última terça-feira (17), a polícia foi acionada por um policial militar para averiguar uma situação em que um indivíduo estaria transportando drogas. A guarnição deslocou até a garagem da Novo Horizonte, onde foi realizada a abordagem e, com um homem, foram encontrados cinco pinos de substância análoga à cocaína. O indivíduo relatou que a droga seria para seu uso e que estaria com destino a Aracatu, cidade em que reside atualmente. O indivíduo envolvido e todo o material encontrado foram apresentados na Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.
O Pedal na Roça desta semana esteve na Fazenda Contendas, na região do distrito de Itaquaraí, em Brumado, onde há uma grande plantação de maracujina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona Marleide da Silva Amorim disse que ela e o marido, conhecido como Gilson da Maracujina, cultivam a fruta há dois anos. Segundo ela, de junho a dezembro, a colheita é realizada já que a safra é boa. “Toda semana a gente colhe. De oito em oito dias, graças a Deus. Na semana saem mais de mil maracujinas”, contou. Para manter a lavoura, os produtores contam com o auxílio de um poço artesiano instalado na região. No total, além da família, mais dois funcionários trabalham na plantação, que tem mais de 2 mil pés de maracujina. “O forte na nossa região é a maracujina”, reiterou. Além de abastecer o mercado regional, as frutas colhidas na localidade também são distribuídas no interior do estado de São Paulo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), através do chefe da entidade Tedros Adhanom Ghebreyesus, revelou que “morrem por minuto cinco pessoas devido a tratamento inadequado”. Um relatório apresentado pela entidade apontou que milhões de pessoas morrem todos os anos como consequência de erros médicos. O problema, na avalição de outro membro da OMS, Neelam Dhingra-Kumar, é na verdade um problema global. Ele relaciona o fato, em reportagem da Agência Brasil, a existência de uma hierarquia nos sistemas de saúde, em que é comum que médicos ou enfermeiros mais jovens não se sintam a vontade para falar, ou funcionários encobrem erros cometidos por temer represálias. Ainda segundo a OMS, cerca de 40% dos pacientes tratados em ambulatórios sofrem os efeitos de erros médicos. Nos hospitais o número cai para 10%.
Na noite da última segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores de Guanambi, a 141 km de Brumado, aprovou um projeto de emenda à Lei Orgânica aumentando o número de vereadores da casa legislativa, de 15 para 17. A partir de 2021, o legislativo contará com mais 2 vagas. A iniciativa é do presidente Zaqueu Rodrigues (PSB), do vice-presidente Vandilson Medeiros (PRB), do primeiro secretário Fabrício Lopes (PSD) e do segundo secretário Carlos Jackson (PDT). Segundo eles, o aumento é baseado no crescimento populacional, apontado no censo do IBGE, e não trará impacto financeiro ao município, já que as despesas seriam pagas pelo orçamento já vigente. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, somente para pagar os subsídios dos 15 vereadores, a Câmara de Guanambi gasta, por ano, cerca de R$ 1,98 milhão.
As aulas de pós-graduação do curso de MBA em Gestão de Pessoas, da Faculdade Pitágoras de Brumado, serão iniciadas nos dias 28 e 29 deste mês. Com duração de apenas 10 meses, o curso destina-se a profissionais graduados que buscam aperfeiçoamento dos conhecimentos diante das exigências do atual mercado de trabalho, bem como a profissionais que atuam ou pretendem atuar em posições de decisão e que tenham interesse na área de Recursos Humanos. O curso será realizado na modalidade presencial com encontros mensais. Alunos formados pela rede Kroton Educacional (Pitágoras, Unopar, Anhanguera, Unime, Uniderp, Fama e UNIC) ou servidores públicos e empresas conveniadas terão 30% de desconto em todo o curso. Para realizar a matrícula, clique aqui e acesse o link ou ligue (77) 3453-1246 ou (77) 98124-5622.
Após denúncia de comerciantes, a guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, localizou dois adolescentes que estariam espalhando notas de dinheiro falsas no comércio da cidade. Na noite do último domingo (15), a guarnição visualizou uma dupla com as características informadas pelas vítimas. Ao serem indagados, os mesmos alegaram ser menores de idade e confessaram que tinham comprados notas falsas de R$ 100 de um terceiro envolvido. A guarnição diligenciou atrás do suspeito citado, porém sem sucesso. Os adolescentes levaram os policiais até o local onde escondiam mais notas falsas e foram apresentados na Delegacia Territorial de Livramento.
Um mapeamento realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto (SP) identificou que a maioria das bactérias está resistente à limpeza diária e que o celular é uma das principais fontes de contaminação nesses ambientes. Os resultados do estudo foram publicados em artigo na revista inglesa “Fronteiras na Saúde Pública”, em agosto deste ano. Segundo o pesquisador Lucas Ferreira Ribeiro, o objetivo do grupo é alertar profissionais da saúde sobre a importância da revisão constante dos protocolos de higiene. “Às vezes, o contato com determinado paciente e o toque em outras superfícies dentro da própria UTI, você pode criar contaminações cruzadas dentro deste ambiente. Então, há a necessidade de estar vigilante e comprometido com a higienização adequada”, diz. A pesquisa destaca ainda que o uso de antibióticos não é o único fator que torna as bactérias resistentes. De acordo com o G1, o uso do mesmo produto químico diariamente também leva os microrganismos - principalmente os que são potencialmente mais preocupantes - se tornarem adaptados e ele. Para mapear as comunidades de microrganismos, o grupo coletou amostras de superfícies que devem ser limpas diariamente, como colchões, camas, maçanetas e respiradores, em dias de funcionamento normal, sem que as equipes de enfermagem fossem avisadas. Também foram recolhidas amostras das superfícies de computadores, celulares e pastas de prontuários que estavam nas UTIs, assim como dos jalecos utilizados pelos profissionais. As coletas ocorreram antes e logo após a limpeza diária com produtos específicos. “Observamos que na UTI pediátrica havia uma diversidade maior de microrganismos e isso pode estar relacionado à entrada e à saída maior de visitantes. Em ambos encontramos esses microrganismos relacionados com infecções hospitalares”, afirma Ribeiro.
Na segunda-feira (16), em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Brumado, a vereadora Illka Abreu (PR) apresentou indicação solicitando a implantação de uma casa de apoio e acolhimento à gestante da zona rural. A casa, segundo a parlamentar, visa ampliar e melhorar a assistência para gestante da zona rural que não tem nenhum local adequado para aguardar o parto. O espaço contaria com uma equipe de enfermeiras, técnicos de enfermagem e doulas (cuidadora de gestante), bem como sala de estar, refeitório, cozinha, quartos e banheiros para gestantes e funcionários, lavanderia e refeições (café da manhã, almoço e jantar). As gestantes entre 38 e 39 semanas seriam encaminhadas através das unidades básicas com exames completos, ou, em caso de gravidez de risco, com menos de 38 semanas. “Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro, sendo obrigação do Poder Público um atendimento de boa qualidade. São direitos das gestantes serem assistidas por profissionais atenciosos, receber as informações necessárias sobre as ações de saúde para si e para o próprio bebê”, justificou Abreu.
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), avalia que as eleições do ano que vem no município devem ser disputadas pelo grupo dele e pelo PT. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça-feira (17), Gusmão disse que precisaria de mais quatro anos para fazer o que idealiza. Fora esse desejo, o político diz que não abrirá a boca para mais nada em relação ao pleito de 2020. Nem sobre o que se ventila sobre uma terceira via política. “Eu não tenho falado de política partidária. Muito pelo contrário. Eleição está longe. Tem muita coisa para fazer e no Brasil tem essa história de antecipar o processo eleitoral. Eu digo que a reeleição é uma questão natural. É um direito. Como o PT ficou 20 anos aqui, eu tenho direito a mais 4”, discursou. O prefeito alega que encontrou o município sem planos municipais nas áreas de saneamento, mobilidade e meio ambiente. “Quero preparar Conquista para o ano 2040 quando ela completa 200 anos”, projetou. Questionado sobre a relação política do governo Bolsonaro com o Nordeste – o presidente foi à Conquista inaugurar um aeroporto, mas chegou a chamar a região de “Paraíba” – o prefeito avaliou que é preciso esperar pela continuidade do mandato do ex-capitão. Afirmou ainda que está fechado com Bolsonaro. “Eu digo sempre que o presidente Bolsonaro está em seu primeiro ano de governo. É verdade que há incompreensões, mas o nosso apoio a ele é incondicional. Em Conquista, ele tem todo o nosso apoio”, finalizou.g
Na terça-feira (17), em comemoração aos 141 anos de emancipação política, o município de Paramirim recebeu a visita do governador Rui Costa (PT) para uma série de entregas e anúncios de novos investimentos. A agenda foi iniciada com a entrega do Colégio Estadual de Paramirim. A unidade de ensino, que atende mais de 600 alunos da rede, foi totalmente reformada e oferece uma estrutura mais confortável para a comunidade escolar. No local, foram realizadas obras de manutenção civil e elétrica, além de outras intervenções de infraestrutura, avaliadas em mais de R$ 860 mil. Na oportunidade, a obra de reforma e ampliação do Mercado Municipal também foi entregue. Os serviços, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contaram com recursos de mais de R$ 870 mil. A ação beneficia diretamente os pequenos agricultores da região, que agora dispõem de local com melhores condições de higiene e mais adequado à venda e exposição dos seus produtos. Ainda como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar, Costa entregou oito micro tratores que irão beneficiar associações de diversos municípios. Para esta iniciativa, foram aplicados mais de R$ 176 mil. Também foram entregues 30 kits de apicultura para a Cooperativa de Fruticultura Irrigada de Paramirim.
Em Caetité, a 100 km de Brumado, alunos do 9º ano do Colégio Municipal Zelinda Carvalho Teixeira, supervisionados pelo professor Emílio Aurélio, desenvolveram um robô com o objetivo de estimular o hábito da leitura. Batizado como Robô Leitor, o projeto já foi apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica, entre os dias 9 e 13 deste mês, em Jaraguá do Sul (SC). Depois de se destacarem no evento, os alunos foram credenciados para a Feira Nacional, que acontece em Pelotas, e para a Feira Internacional, no México. Segundo o professor Emílio Aurélio, o robô foi construído com materiais recicláveis.
Uma criança de 7 anos está internada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ter dado alergia a um medicamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pai da criança, Edilson Costa Rocha, disse que a família não tem condições de pagar um tratamento particular para a filha. “Mandaram levar pra São Paulo. Ela foi comigo andando, falando, enxergando. Chegando lá, ela tomou um remédio e deu alergia. Ficou quatro meses dentro de um hospital e mandaram de volta pra Bahia pra fazer o tratamento aqui. A gente não tem condições”, relatou. Hoje, depois de uma série de complicações causadas pela medicação, a criança não fala, não anda, não enxerga e precisa ser acompanhada por um neurologista. A família mora na comunidade rural de Várzea da Pedra, no município de Tanhaçu, mas o pai teve de largar tudo para cuidar da filha. Há quase um mês, ele se encontra na unidade de saúde em Brumado. Segundo Edilson, a criança deu entrada no hospital em razão de estar com a imunidade muito baixa, precisando de cuidados especiais constantemente. “Sou um pai de família e não trabalho mais, então a gente precisa de tudo”, relatou, pedindo ajuda da comunidade.
Na última terça-feira (17), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, cassou os diplomas do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. Em pronunciamento enviado à imprensa, o gestor tranquilizou a população quanto à possibilidade de efetiva cassação do seu mandato, visto que se trata de uma decisão local, sem efeito suspensivo. “Parece lugar comum em Brumado, afinal, em 2008, passamos por isso; em 2012, o prefeito Aguiberto; e agora a eleição de 2016. Quero esclarecer que a decisão é local e não tem nenhum efeito suspensivo. Continuaremos tocando serviço, inaugurando obras, com centenas de obras espalhadas pelo município, e as secretarias de saúde e educação a pleno vapor”, garantiu. O prefeito negou que as filmagens realizadas no município tenham sido propaganda antecipada e reforçou que acredita que a justiça prevalecerá mais uma vez. “Em Brumado, o progresso continua e não pode parar”, finalizou.
Uma estudante baiana desenvolveu um óleo feito com folhas de eucalipto para substituir agrotóxicos utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, entre outros. Cátia dos Santos Libarino, mestranda em Ciência Florestal na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), começou os experimentos com o objetivo de substituir um tipo de agrotóxico a longo prazo. Os testes já foram realizados em laboratórios com um fungo. De acordo com o G1, a jovem, que costumava a observar o crescimento de um fungo nas folhas de pé de macadâmia, conhecida como uma das nozes mais saudáveis, aproveitou três tipos de eucalipto para produzir o óleo. “É um fungo que ataca plantações frutíferas principalmente. Ele causa manchas foliares, e isso favorece a queda prematura das folhas, influenciando diretamente na comercialização da noz, que é o produto comercial de maior valor”, explicou Cátia. O projeto que tem parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) é orientado pela professora doutora em farmácia, Patrícia Baier Krepsky. “A ideia é desenvolver alternativas ao uso dos agrotóxicos. Nessa pesquisa nós extraímos o óleo essencial de várias espécies de eucalipto e fizemos também um extrato aquoso com essas diversas espécies, para fazer uma comparação em relação ao efeito fungicida e fungistático. Ou seja, um efeito no sentido de matar e diminuir o crescimento de fungos”. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma pesquisa em 2017 e descobriu que foram usados no Brasil 540 mil toneladas de agrotóxicos. Foram 50% a mais em comparação com 2010.
Na última semana, o vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, cumpriu agenda na capital federal, Brasília, em busca de investimentos para o município de Brumado. O parlamentar esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde protocolou junto ao diretor do órgão, o general Antônio Leite dos Santos Filho, a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). De acordo com Elias, o retorno das atividades geraria empregos e aqueceria a economia local. Já no Ministério do Desenvolvimento Regional, um ofício foi encaminhado para o ministro Gustavo Henrique Canuto solicitando a recuperação da Lagoa da Pedra, localizada no Distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado. Na solicitação, Piau ressaltou que, com as obras da Fiol na região, o curso do riacho foi desviado, impossibilitando as cheias da lagoa. Ainda segundo o parlamentar, a lagoa já matou a sede de moradores e, atualmente, pode servir como incremento da economia através da criação de animais e plantação.
Em entrevista ao programa Roda Viva, o ex-presidente Michel Temer negou, na noite desta segunda-feira, que tenha se empenhado para dar um golpe durante o processo que levou ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “O pessoal dizia 'o Temer é golpista' e que eu teria apoiado o golpe. Diferente disso, eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe”, disse Temer. Aliados de Dilma se referem ao impeachment como um golpe, sendo que Temer também foi criticado por supostamente ter atuado contra a presidente. “Não imaginava que viraria presidente por essas vias”, disse Temer, que em seguida foi questionado pelo jornalista Ricardo Noblat se “não havia conspirado nem um pouquinho?”. De acordo com o jornal o Globo, o ex-presidente reiterou que não. Temer também disse acreditar que, se Lula fosse nomeado ministro da Casa Civil de Dilma em 2015, o impeachment poderia não ter acontecido. A nomeação de Lula foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o então juiz Sergio Moro divulgar uma ligação entre o petista e Dilma. No telefonema, Lula e Dilma tratavam sobre o termo de posse para o cargo. “Ele (Lula) tinha bom contato com o Congresso”, afirmou Temer.
Na manhã desta terça-feira (17), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, cassou os diplomas do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. Após a notícia repercutir na cidade, parte da comunidade celebrou soltando fogos de artifício na Praça Armindo Azevedo, ao lado do paço municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um morador disse que a comemoração se deve a certas atitudes do gestor tomadas nesse segundo mandato. Para ele, o prefeito está perseguindo a população com a implantação da zona azul, que prejudicou o comércio local. O morador também citou a implementação das escolas de tempo integral na totalidade da rede municipal, não dando opção de escolha aos pais de alunos, bem como as obras inacabadas e sem qualidade. “Ele está perseguindo os professores. Ele vem com o chicote na mão oprimindo mesmo, não só os professores, mas diversas áreas em nossa cidade. Vai ser muito mais válido quando ele for cassado no TRE-BA. Hoje, foi uma pequena vitória da grande guerra. É a justiça do lado do povo pra fazer uma Brumado melhor”, afirmou. Outro morador ouvido pela nossa reportagem declarou que a decisão configura uma vitória para o povo. “Brumado precisa de uma mudança urgente”, reiterou.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está lançando uma campanha para reforçar a importância da filiação à entidade para o crescimento do comércio local e da economia. A entidade realiza mais de 50.300 consultas de crédito com o objetivo de proteger o comércio da inadimplência, bem como promove a campanha promocional Liquida Bahia a fim de fomentar as vendas no período de julho. De acordo com a CDL, nos meses de setembro e outubro, o filiado que indicar outra empresa para se associar receberá um desconto equivalente a uma mensalidade básica. Seja um associado e agregue valor ao comércio local através de inúmeros benefícios. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1222.
A investigação que culminou na cassação dos mandatos do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral, partiu de uma conversa ao telefone ouvida por uma promotora de justiça no aeroporto de Salvador. No 11 de agosto de 2016, antes do registro da candidatura do prefeito, a promotora ouviu uma pessoa informando que realizaria gravação na cidade. “Considerando que até aquela data os candidatos não tinham requerido os registros de candidaturas, o interlocutor orientou os produtores a alegar que se trataria de uma gravação de documentário, caso o Promotor de Justiça Eleitoral flagrasse o trabalho da equipe”, relatou o juiz Genivaldo Alves Guimarães, na decisão. Ao averiguar a denúncia, o promotor de justiça encontrou, no dia 12 de agosto, a equipe realizando a filmagem, posteriormente utilizada na campanha do gestor, pelas ruas do município. Na época, os produtores negaram que se tratava de gravação de campanha eleitoral. “As contratações da empresa A.V.Pinto Pereira ME, para os serviços de Marketing e publicidade, e da empresa MFB - Digital Artes Comunicação Ltda, para os serviços de filmagem e produção de vídeos, pelos valores de R$ 26.368,00 e R$ 10.000,00, respectivamente, não foram informadas na prestação de contas parcial apresentada no dia 12 de outubro de 2016. Além disso, em que pese a efetivação da contratação ter sido realizada de forma antecipada, ou seja, muito antes de 11 de agosto (data em que os produtores chegaram em Brumado), o contrato somente foi assinado no dia 16 de agosto, de modo que, ainda que se considerasse o referido gasto como preparação de campanha, persistiria a irregularidade eleitoral por ausência de formalização prévia”, declarou o magistrado.
Após um período de paralisação, as obras do Parque da Cidade, no Alto do Escalavrado, em Brumado, foram retomadas com uma nova empreiteira. Um dos encarregados da obra, Mailton Oliveira, disse ao site Achei Sudoeste que os trabalhos estão em ritmo acelerado e que o parque deve ser entregue antes do prazo final estabelecido no contrato. No total, cerca de 20 funcionários estão trabalhando no local.
“Optamos por começar a obra pela praça maior, que tem mais dificuldade de trabalho. O restante é mais fácil, mais próximo da zona urbana”, informou. Nas quatro praças que irão englobar o parque da cidade, haverá, segundo Mailton, quiosques, pergolados, área verde, espaço para prática de exercícios, um mirante, além de um playground.
Com oito grandes empreendimentos alemães implantados na Bahia que, juntos, geram 2,3 mil empregos e somam cerca de R$ 4 bilhões em investimentos, o Governo do Estado participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA-2019), para ampliar o fluxo de negócios com investidores do país europeu, além de fortalecer as relações de cooperação internacional nos campos da economia, turismo, planejamento e cultura. O evento iniciou nesta segunda-feira (16) e vai até a terça-feira, 17, em Natal, Rio Grande do Norte. “A Alemanha é a quarta economia do mundo e, com essa integração, podemos trazer mais emprego para o Nordeste brasileiro. O encontro pode beneficiar ainda o Consórcio Nordeste, com a ampliação do comércio entre o Brasil, os estados nordestinos e o país alemão”, disse o governador Rui Costa (PT). Em visita ao estande do Governo do Estado no evento, ele apresentou aos governadores da região as delícias da Bahia, produzidas por cooperativas da agricultura familiar. De acordo com o Tribuna da Bahia, o governo baiano montou um estande no evento no qual expõe as oportunidades de investimento e o ambiente de negócios do estado. A Bahia está fortemente interessada em receber este encontro econômico em 2021, quando voltará a ser realizado no Brasil.
Na última sexta-feira (13), policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram um homem na feira livre do município de Rio do Pires, a 141 km de Brumado. Segundo informações da polícia, três indivíduos foram abordados no local e, com um deles, foi encontrada pólvora e certa quantidade de chumbo. Indagado, ele disse que o material seria usado em uma espingarda de propriedade do seu irmão. Voluntariamente, o acusado levou os policiais onde o seu irmão se encontrava e o mesmo entregou para guarnição as duas espingardas carregadas. Ele afirmou ser o dono das duas armas. Diante dos fatos, ele apresentado à delegacia territorial da cidade e autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
As mudanças para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) passam a valer na segunda-feira (16). Com isso, o número de aulas para tirar a CNH será reduzido e acaba a exigência de aulas para obter a ACC. Para quem vai tirar a CNH na categoria B, o número de aulas vai ser reduzido de 25 para 20 horas/aulas obrigatórias. Isso porque a exigência do uso do simulador acabou. Fazer aulas no aparelho será facultativo. Isso torna a CNH, em média, R$ 300 mais barata. O simulador se tornou regra na Bahia em dezembro de 2015. De acordo com o jornal Correio, já para quem quer autorização para pilotar as cinquentinhas, será possível fazer as provas teórica e prática sem aulas. Somente se for reprovado, terá de passar por aulas práticas. No entanto, em setembro de 2020, as aulas voltarão a ser exigidas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas dever ser noturna. O candidato também vai poder usar seu próprio ciclomotor, mas o veículo deverá ter, no máximo, 5 anos de uso. Com a alteração, se o futuro motorista optar pelo uso do simulador, serão 15 horas-aulas práticas e 5 com o equipamento. As aulas com o simulador deverão anteceder as práticas e devem ter duração de 50 minutos. A obrigatoriedade dos simuladores foi revogada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 13 de julho de 2019. O órgão deu um período de 90 dias para os estados aderirem à nova norma - todos as autoescolas brasileiras poderiam escolher se mantêm ou não o equipamento a partir de 13 de setembro. A Bahia se antecipou e publicou a resolução 18 dias depois.