Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Homem morre devido à golpe de marreta na cabeça em Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta segunda-feira (16), um homem conhecido como “Iô” foi vítima de um suposto latrocínio em Dom Basílio, no sudoeste da Bahia. Segundo informações preliminares, a vítima foi encontrada por populares em sua oficina de bicicletas, que fica localizada em frente à delegacia, no centro da cidade. e acordo com o Livramento Manchete, o homem chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima foi atingida na cabeça com um objeto pesado. Em uma posse situada ao lado do imóvel da vítima, foi encontrada uma marreta, a qual teria sido utilizada no crime. Os criminosos conseguiram levar um cofre de propriedade da vítima. O corpo será transferido para o Instituto Médico Legal de Brumado para exames de necropsia. O caso está sendo investigado.

Após denúncia, polícia apreende cerca de 160kg de drogas dentro de imóvel em Santo Estevão Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da Polícia Militar de Santo Estevão, cidade a cerca de 160 km de Salvador, apreenderam 164 kg de drogas em uma casa localizada no bairro Caminho do Oeste, no município. De acordo com a polícia, o material foi encontrado no sábado (14) e estava separado tanto em fardos grandes quanto em pequenas quantidades prontas para a comercialização. De acordo com o G1, os policiais chegaram ao local após receberem uma denúncia de suspeita de tráfico de drogas em um imóvel no bairro. De acordo com a polícia, as equipes encontraram seis fardos grandes de maconha, nove tabletes da droga pronta para a venda, 221 gramas de cocaína e duas balanças. Dois homens ainda não identificados fugiram após perceberem a aproximação da viatura.

Vaga de emprego para projetista em Brumado

Uma loja da cidade de Brumado abriu vaga para projetista. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo masculino/feminino, 2° grau completo, acima de 21 anos, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected].

Publicada Lei que institui a Zona Azul no município de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei n° 1.811, de 28 de setembro de 2017, que institui o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos de Brumado, denominado Zona Azul. Segundo a Lei, a Prefeitura Municipal está autorizada a instituir as áreas especiais, com horários delimitados sujeitos ao pagamento de tarifas. Os dias e horários , bem como o valor da tarifa, serão estabelecidos através de Decreto Regulamentar. O tempo máximo de estacionados na Zona Azul é de duas horas. Ficam dispensados do pagamento da tarifa: os moradores de residências em vias públicas abrangidas pelo sistema, que não possuam garagem própria, sendo permitido o cadastramento de um veículo por residência; os veículos de empresas, ou de suas concessionárias, prestadoras de serviços públicos e veículos oficiais. Também serão reservadas vagas para veículos conduzidos por pessoas portadoras de deficiência e idosos. Compete à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes a organização, o gerenciamento e a fiscalização da concessão ou permissão da área.

Homens armados arrombaram uma agência bancária de Piripá, no sudoeste baiano, neste sábado (14). Até este domingo (15), nenhum suspeito foi detido. Segundo o Blog do Anderson, o grupo arrombou uma porta de acesso ao estabelecimento, onde ficam caixas eletrônicos. Mesmo com a ação não há registro de retirada de valores. Ainda segundo o Blog, uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Piripá.

Brumado: Prefeitura intensifica ações no combate à seca na zona rural do município Foto: Divulgação

Devido à forte estiagem, a Prefeitura Municipal de Brumado vem intensificando a sua agenda produtiva no sentido de combater a seca na zona rural, principalmente com a limpeza de aguadas e cacimbas, que contribuem de forma positiva para o aumento da oferta de água para milhares de famílias que residem no meio rural. Nesta semana, os trabalhos foram continuados com a abertura de cacimbas nas regiões da Fazenda Nova, Arrecifinho, Boa Vista II, Barra do Tanque, Fazenda Gambá e Caldeirãozinho. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Charles Granger, nessa época, os habitantes da zona rural necessitam com urgência de ações como essas para que o convívio com a seca seja o melhor possível. “Somente com o início do período chuvoso é que a situação será revertida, por isso que a abertura e limpeza de cacimbas e aguadas é muito importante, pois proporcionam reservatórios que trazem alívio para as comunidades".

Barra da Estiva: Alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas promovem Feira de Ciências Foto: Divulgação

Os estudantes do Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado na cidade de Barra da Estiva, apresentaram na última semana projetos científicos durante a 3ª Cientec, que teve como tema “Barra da Estiva e o Empoderamento da Sustentabilidade”. Os projetos foram apresentados à comunidade e mostraram soluções para problemas existentes no município. Segundo um dos orientadores, Diogo Teixeira Gama, os projetos idealizados pelos alunos tiveram um enfoque local. Entre os temas abordados destacaram-se as energias renováveis, os recursos hídricos tendo como foco o rio Paraguaçu e agricultura familiar. A feira expôs diversas maquetes e amostras apresentadas por alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio e contou com a visita de pessoas da própria comunidade, além de alunos de outras escolas. O objetivo da feira é conscientizar os educandos quanto à valorização dos recursos naturais e da economia sustentável do município.

Brumado: Elevação da Barragem de Cristalândia é orçada em R$ 20 milhões, diz Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste questionou o governador Rui Costa (PT) sobre o projeto que prevê a construção de uma adutora para abastecer o município de Tanhaçu com água da Barragem de Cristalândia, sem a elevação de sua capacidade. O governador respondeu que já possui um projeto básico orçado em R$ 20 milhões para a obra de elevação do barramento, o que aumentará a sua capacidade de armazenamento e favorecerá a população de Tanhaçu. O governador não mencionou, porém, se as obras seriam executadas simultaneamente. Atualmente, a Barragem de Cristalândia tem capacidade de armazenamento de 16 milhões de metros cúbicos de água e abastece aos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de algumas comunidades rurais. O anúncio do projeto de construção da adutora para abastecer Tanhaçu preocupou as administrações nos dois municípios, pois se prevê que a capacidade atual da barragem não seja suficiente para agregar mais um município. Dessa forma, poderia haver um colapso no abastecimento e os municípios somam forças no intuito de convencer a administração estadual a primeiro realizar a segunda etapa de construção do paredão do manancial sobre o Rio das Contas.

Papa Francisco canoniza 30 mártires brasileiros Foto: Diocese BH

O papa Francisco canonizou, na manhã do último domingo (15), trinta santos brasileiros das cidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, martirizados entre os meses de julho e outubro de 1645, durante a ocupação holandesa no Rio Grande do Norte. Cerca de 500 peregrinos, incluindo delegações oficiais da Igreja Católica e do governo federal, viajaram a Roma para assistir à cerimônia. A delegação do governo tem à frente a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e 45 membros, incluindo o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e parlamentares. A comitiva viaja em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e fez escala em Natal (RN) para o embarque de convidados. Outro que foi ao Vaticano, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), preferiu viajar em um avião de carreira.

Semana do Meio Ambiente movimenta as atividades no CEEP de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, o CEEP - Turma Gestão e Meio Ambiente promoveu a Semana do Meio Ambiente, com o tema: “Estratégias e Desenvolvimento Socioeconômico”. Na oportunidade, todas as turmas apresentaram em estandes diversos projetos abordando a temática, entre os quais a importância do reaproveitamento do lixo reciclável. Foram apresentados artigos de decoração e utensílios para casa, mostrando que reciclar é um ato de amor ao meio ambiente.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Em visita a Dom Basílio, governador pousa em Brumado e prevê inauguração da UTI para novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) e sua comitiva pousaram na manhã desta segunda-feira (16), no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, de onde seguiu viagem por terra para a cidade de Dom Basílio. No município, ele fará a entrega de várias obras e anunciará programas de abastecimento para convivência com a seca. O governador foi recepcionado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e pelo vice Édio Pereira (PCdoB), bem como pelos prefeitos de Dom Basílio, Roberval Meira (PR), e de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro (PP), bem como pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD), pelo secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim, e demais lideranças. 

Em visita a Dom Basílio, governador pousa em Brumado e prevê inauguração da UTI para novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Indagado pelo site Achei Sudoeste sobre as visitas adiadas para inaugurações de obras em Brumado, o governador respondeu que o adiamento se deu por conta da formação do consórcio regional de saúde, que envolve ainda a licitação para a gestão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto e a Policlínica Regional de Saúde. “Quero vir a Brumado quando estiver tudo consolidado para então entregarmos o consórcio e todos os equipamentos a nossa região, o que pode acontecer no mês de novembro”, ressaltou o governador.  

Livramento de Nossa Senhora: Ex-prefeito derruba punição de R$ 911 mil para R$ 22 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Azevedo (PMDB), conseguiu reduzir junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a dívida de R$ 911.062,45 para R$ 22.100,62 com os cofres públicos, a qual havia sido determinada pela Corte em maio de 2015. Além disso, uma multa de R$ 20 mil caiu para R$ 15 mil. De acordo com o Mandacaru da Serra, o TCM acatou praticamente todas as alegações do ex-gestor, em recurso interposto contra denúncia subscrita por Arthur Moura e Silva Neto, do grupo de oposição. As irregularidades apontadas envolvem processos licitatórios realizados, especialmente, nos meses de janeiro e fevereiro de 2013.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Corpo de homem é encontrado boiando em lagoa em Guanambi Foto: Vilson Nunes

Na sexta-feira (13) o corpo de um homem de 47 anos foi encontrado dentro de uma lagoa em Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com o radialista Vilson Nunes, a vítima, identificada como Nivaldo Alves de Castro, teria saído de sua residência na tarde do dia anterior e, como não retornou, os familiares iniciaram as buscas e encontraram o corpo boiando na lagoa. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica fez a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A principal suspeita é que o homem tenha se afogado na lagoa.

Mais de cem pessoas são atendidas em Mutirão do Glaucoma em Caetité Foto: Thayná Lima

Uma equipe de oftalmologistas esteve em Caetité para a realização do Mutirão do Glaucoma. Na oportunidade, foram atendidas 139 pessoas da sede do município. Desse total, 93 foram cadastradas para acompanhamento contínuo e 46 foram liberadas. Os pacientes de revisão analisaram a pressão intraocular e fizeram a reavaliação da escavação do olho. Já os novos pacientes, além de também medirem a pressão dos olhos, passaram por um exame computadorizado de campo visual que auxilia no diagnóstico precoce da doença.

DNIT realiza renovação de placas guias no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 30 placas guias com informações sobre ruas, rodovias, logradouros públicos, rotas das cidades da região e até de outros estados foram renovadas esta semana no centro do município de Brumado. A substituição das placas informativas faz parte do programa de recuperação asfáltica e sinalização da BR-030 na região, promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). As placas trazem os formatos atualizados com cores e padrões refletivos para melhor indicar aos condutores sobre os limites e acessos à cidade.

Iuiu e Secretaria de Desenvolvimento Rural celebram convênio para regularizar imóveis do município Foto: Camila Queiroz

O prefeito de Iuiu, Reinalldo Góes (PSD), e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), celebraram convênio para reconhecimento do domínio municipal das áreas urbanas e suburbanas do município para regularização fundiária. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presente no ato, destacou a importância da regularização para o município, bem como o empenho do secretário Jerônimo Rodrigues para a realização do convênio. “Com esse documento a regularização fundiária local será iniciada e os moradores passarão a ter acesso ao registro do seu título de imóvel. Esse é um ato que proporcionará mais dignidade para os proprietários”, pontuou Bastos. Segundo o prefeito, essa é uma ação estratégica que contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do município.

Gás de cozinha pode chegar a R$ 80 até o final do ano em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Está previsto mais dois aumentos no valor do gás de cozinha até o final deste ano: um para 05 de novembro e o outro para o dia 05 de dezembro. Se as especulações forem confirmadas, o valor do produto poderá chegar a R$ 80 no município de Brumado. Nos últimos dois meses, a Petrobras promoveu quatro reajustes no valor do GLP, o que mexeu bastante com o orçamento, principalmente das famílias de baixa renda. A estatal justifica que tais aumentos estão acontecendo por conta da variação das cotações do produto no mercado internacional. Por conta do período promocional, as revendedoras de Brumado estão segurando o valor de R$ 45 na botija de 13 kg, porém o valor real praticado no município está na casa dos R$ 53. Com o reajuste da última quarta-feira (11), poderá alcançar os R$ 60. Na velocidade dos reajustes e com a previsão de mais dois aumentos até o final do ano, muitos populares estão comprando botijas extras e estocando em suas residências no intuito de fugirem do primeiro impacto dos possíveis novos aumentos. “Do jeito como está indo vamos ter que nos mudar para o campo e voltar a cozinhar no fogão a lenha. Sou aposentada e não terei condições de manter o fogão a gás em minha casa”, desabafou a dona de casa Laudelina Nunes ao site Achei Sudoeste.

Polícia Federal faz buscas no gabinete do deputado federal Lúcio Vieira Lima Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal está fazendo buscas na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (16) em Brasília, e um do alvos é o gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). A operação acontece a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso preventivamente desde julho, após a polícia apreender R$ 51 milhões em um imóvel que estaria sendo emprestado ao político – é a maior apreensão de dinheiro vivo da história da corporação. Em setembro, as investigações foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que tem foro privilegiado na Corte por ser deputado federal. As investigações apontam que, na verdade, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Redes sociais podem ser aliadas na preparação para o Enem

A internet e as redes sociais já fazem parte do dia a dia dos jovens brasileiros e podem ser ferramentas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A possibilidade de estudar nos horários mais convenientes e gastando pouco são facilidades que vêm atraindo estudantes para a prática de estudar online. Há quatro anos, o professor goiano Paulo Valim decidiu trocar as salas de aula de cursinhos em São Paulo por aulas de química à distância. Seu canal no YouTube, que começou com 20 vídeos caseiros, hoje tem mais de 427 mil seguidores e mais de 31 milhões de visualizações nos vídeos. Segundo ele, a maioria dos alunos que acessa os conteúdos do YouTube usa a internet como complemento dos estudos, principalmente na véspera das provas. Já os estudantes cadastrados em uma plataforma online criada por ele, que oferece aulas, exercícios e material didático, fazem todo planejamento e se preparam para as provas exclusivamente pela internet. De acordo com a Agência Brasil, alguns materiais são de graça, mas outros são pagos. 

15/Out/2017 - 09h00

Começa horário de verão

Começa horário de verão

O horário de verão de 2017 começou à 0h deste domingo. Moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem. Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação à Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.

Mulher é presa com mais de 2 mil papelotes de cocaína dentro de ônibus em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 27 anos que transportava 2.200 papelotes de cocaína em um ônibus interestadual foi flagrada por policiais rodoviários federais no início da tarde do último sábado (14), na BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. O coletivo abordado seguia de São Paulo (SP) em direção a Euclides da Cunha, interior baiano. De acordo com o G1, os policiais rodoviários descobriram, durante fiscalização, uma sacola plástica onde estavam os papelotes de cocaína, com peso aproximado de 2,2 kg. A PRF detalha que identificou a mulher por conta do estado de nervosismo que a passageira ficou durante a abordagem. Conduzida pelos policiais, ela admitiu que recebeu dinheiro para levar a droga até a cidade de Monte Santo, também no interior baiano. A mulher foi presa e irá responder por tráfico de entorpecentes.

Arquivo