Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Clínica Luíza Feres dispõe de tratamento para redução de medidas e emagrecimento em Brumado

Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.

Aparelho de tomografia deve ser instalado no hospital de Brumado nos próximos 60 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, a comunidade brumadense vive também a expectativa de contar com exames de tomografia pelo sistema público de saúde. O anseio popular poderá ser atendido dentro dos próximos 60 dias, conforme adiantou o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, em entrevista ao site Achei Sudoeste. O secretário afirmou que o município já tem a garantia de receber o aparelho, porém ainda é necessário passar por alguns trâmites para que o mesmo seja colocado à disposição do serviço público. Feres esclareceu que está sendo realizada uma licitação para contratação da empresa que fará a barita do espaço na área de diagnóstico do Hospital Professor Magalhães Neto, onde será instalado o equipamento. Diante disso, o secretário acredita que no mês de setembro o aparelho será instalado. Segundo ele, ainda há o período de capacitação dos funcionários e outras adequações que exigirão um tempo extra para o seu funcionamento. “Com fé em Deus, esperamos que em novembro esse tomógrafo já esteja atendendo a nossa comunidade”, pontuou o secretário. 

Prefeitura de Brumado notifica ambulantes de Condeúba que comercializam na Praça da Matriz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Todas as quintas-feiras um caminhão baú da cidade de Condeúba descarrega vários produtos do ramo da panificação na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, em Brumado, o que vem gerando insatisfação por parte de muitos proprietários de padarias da cidade. Eles vêem a situação como um ato de concorrência desleal. “Alguns de nós pagam caros alugueis de imóveis e ainda geramos tributos para o município, aí de repente vem os concorrentes de fora, armam suas bancas em praça pública, livre de despesas e sem gerar tributos ao município. Como poderíamos ficar satisfeitos com isso? Dessa forma, então, vamos fechar as padarias e vender pão nas calçadas e nas praças, vai ficar mais em conta pra nós”, argumentou ao site Achei Sudoeste um dos empresários da panificação local, que preferiu não se identificar. 

Prefeitura de Brumado notifica ambulantes de Condeúba que comercializam na Praça da Matriz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após meses na mesma prática ambulante de comercialização, os grupos de Condeúba receberam a visita do setor de tributos e da vigilância sanitária. Eles foram notificados quanto à irregularidade e foi ajustado que os comerciantes deverão buscar a regulamentação com a aquisição de um alvará de licença junto aos setores na prefeitura. A abordagem gerou um protesto hostil por parte de alguns consumidores que aguardavam um desfecho para comprarem os produtos. Após a saída dos fiscais de tributos e dos técnicos da vigilância sanitária, os ambulantes comercializaram os produtos sem impedimentos.  

Soluções para a falta de água em Dom Basílio são discutidas na Secretaria de Infraestrutura Hídrica da Bahia Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) iniciou uma audiência com o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, ao lado do prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira (PR), a fim de discutir soluções para a falta de água na cidade. O município atravessa a pior crise hídrica de sua história e a parlamentar e o prefeito estão atuando para viabilizar a construção da Barragem do Pastim, cujo projeto encontra-se em andamento na Secretaria de Desenvolvimento Rural. É necessário também que sejam construídas uma adutora e uma estação de tratamento de água. Na ocasião, o secretário solicitou que os projetos da adutora e da estação sejam encaminhados ao órgão para que ele possa dar andamento ao pedido. Peixoto ainda colocou a secretaria à disposição para atender as necessidades do município, bem como informou que se empenhará para resolver os problemas mais urgentes com o apoio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil e da Embasa. Durante a audiência, foram tratados ainda o convênio para a liberação de tubos que ampliará o sistema de abastecimento nas comunidades rurais e o fornecimento de carros-pipas. “Esse projeto da barragem aliado à adutora e a estação de tratamento garantirá o abastecimento de água do município por muitos anos. Mas também precisamos resolver os problemas mais emergenciais. A secretaria é uma aliada e estamos satisfeitos com o atendimento”, afirmou a deputada.

Robôs vão auxiliar aulas de informática no Ifba de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A próxima classe do curso de Informática do Ifba, em Brumado, contará com o auxílio de robôs pedagógicos. Os protótipos foram apresentados ao site Achei Sudoeste pelo professor Marcos Pereira dos Santos, que, após oito anos atuando em Vitória da Conquista, chega ao município com a missão de inserir a robótica pedagógica no currículo dos alunos de informática. O professor esclareceu que o Ifba está se adaptando à realidade da sociedade moderna, em que o homem tem cada vez mais dividido os espaços com a tecnologia. Segundo ele, já é observada a evolução no campo da robótica em diversos setores. 

Robôs vão auxiliar aulas de informática no Ifba de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O professor explicou ainda que o robô que será utilizado na sala de aula é um protótipo de máquinas maiores que são utilizadas na limpeza de reatores nucleares nos Estados Unidos e no Japão. Cada robô possui 650 peças com microcomputadores e implante de programas e sensores que lhes permite desenvolver várias funções, principalmente em áreas consideradas de risco para o homem. Os protótipos que serão construídos pelos alunos utilizarão sucatas de máquinas. O professor estima que, ao final do curso, em três anos, o Ifba apresentará o primeiro modelo de robô construído em solo brumadense.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Brumado: Escritório Regional da Juceb se destaca pela agilidade e qualidade dos serviços prestados Foto: Divulgação

A servidora Nájila dos Santos Alves, Julgadora de Processos do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), em Brumado, esteve em Salvador participando de um treinamento sobre as novas instruções normativas em vigor. As instruções 34 e 35 dispõem, respectivamente, sobre o arquivamento de atos de sociedades empresárias e cooperativas e discorrem sobre o arquivamento dos atos de transformação, incorporação, fusão e cisão. Na oportunidade, também foram abordadas as instruções normativas 36 e 38, que tratam sobre o enquadramento, reenquadramento e desenquadramento de microempresa e empresa de pequeno porte e atualizam manuais de registro.  A qualificação buscou esclarecer dúvidas e atualizar os conhecimentos dos servidores das unidades da Juceb no Estado. O Escritório Regional da Juceb em Brumado subiu da 32ª para a 16ª posição no ranking do Balanço dos Atos Arquivados do 1º Semestre de 2017, se destacando entre os Escritórios da Bahia pela agilidade e qualidade dos serviços prestados. No total, são 34 Escritórios Regionais na Bahia.

Soldado da PM é suspeito de matar namorada, sogra e mãe e depois tirar a própria vida em Minas Gerais

Um soldado da Polícia Militar (PM), de 23 anos, é suspeito de ter matado a namorada, de 34 anos, a mãe dela, de 63 anos, e a própria mãe, de 48 anos. Após os homicídios em Divinópolis e Rio Pomba, o jovem tirou a própria vida. O caso é investigado pela Polícia Civil. De acordo com o major Flávio Santiago, chefe da Sala de Imprensa da PM de Minas Gerais, os militares em Rio Pomba foram acionados por volta das 6h30 de sábado (12) por parentes do jovem, que chegaram à casa da família, no Bairro Rosário, e encontraram ele e mãe mortos em uma cama. Na mão do rapaz havia um revólver calibre 38. Ainda segundo a PM, o irmão do jovem informou que havia recebido uma mensagem através de um aplicativo de celular em que o soldado pedia desculpas e confessava os homicídios e o suicídio. “Na mensagem enviada para o irmão, o jovem pedia desculpas por sua fraqueza e pedia para que avisasse à PM que ele havia matado a namorada e a mãe dela na cidade de Divinópolis. Ele revelou ainda que mataria a própria mãe, para que ela não tivesse que conviver com essa dor, e tiraria a própria vida”, explicou o major Flávio Santiago. De acordo com o G1, diante da informação, os policiais de Rio Pomba fizeram contato com as equipes de Divinópolis pra que eles fossem até a casa da namorada do jovem para confirmar a informação. Por volta das 9h, os militares de Divinópolis chegaram ao imóvel no Bairro Sidil, e lá encontraram a namorada do jovem, que também é da PM, e a mãe dela, cada uma em um quarto, com marcas de tiros de revólver calibre 38. Após os trabalhos da perícia, os corpos das duas vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Jovem sai ileso de grave acidente na BA-617, entre Caculé e Ibiassucê Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Um grave acidente ocorrido na noite deste sábado (12) na BA-617, trecho que liga Caculé a Ibiassucê, destruiu por completo um veículo que era dirigido por Deilson Silva, 20 anos, morador da cidade de Caculé. Segundo informações colhidas pelo Informe Cidade, o condutor, único ocupante do automóvel, seguia de Caculé para Ibiassucê e teria perdido o controle da direção do veículo em uma curva próximo à entrada da Fazenda Bezerro e capotado por diversas vezes. Com a sucessão de impactos o veículo ficou completamente destruído. Deilson foi socorrido consciente e levado para o Hospital São Sebastião em Ibiassucê e seu estado de saúde, segundo familiares, é estável. “Ele foi levado para o hospital consciente, com alguns arranhões e com um corte na testa e queixando de dores nas costas. Os médicos estão avaliando e fazendo mais exames pra ver a real condição dele”, disse um tio do rapaz.

Grávida sai de casa para fazer exame pré-natal e desaparece em Macaúbas Foto: Reprodução/Facebook

Uma mulher grávida sumiu, na quarta-feira (9), após sair de casa para fazer um exame pré-natal, na cidade de Macaúbas, região sudoeste da Bahia. Tatiane Santos Silva, de 32 anos, está com 2 meses de gestação e seria atendida em uma unidade de saúde do município, mas não chegou a fazer o procedimento. A família da gestante está desesperada e busca por informações sobre o paradeiro dela. As Polícias Civil e Militar da cidade investigam o caso. De acordo com informações do marido de Tatiane, Idernon Alves, o último contato que ele teve com a mulher foi por volta das 12h da quarta-feira, durante o almoço. Em seguida, segundo Idernon, ele saiu para trabalhar, na zona rural da cidade, e a mulher ficou em casa sozinha, se preparando para a consulta, que ocorreria às 14h. De acordo com o G1, Tatiane chegou a falar com amigas por redes sociais pouco antes de desaparecer. A última mensagem da gestante teria sido enviada por volta de 13h50. Depois disso, o celular de Tatiane foi desligado e a família não conseguiu mais falar com ela. Com o sumiço, os familiares procuraram a Delegacia de Macaúbas para registrar uma ocorrência. Segundo o marido de Tatiane, ela estava bem e aparentemente feliz com a gravidez do primeiro filho do casal. Além do bebê que está esperando, Tatiane possui um filho de outro relacionamento, que mora com ela e o marido. Iderson contou que não entende o motivo do sumiço da mulher.

Dezesseis alunos do campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) relataram ao Correio que tiveram intoxicação alimentar após ingerir comida servida pelo Restaurante Universitário (RU). O caso teria acontecido no dia último 28, quando um vídeo em que constava uma larva na comida foi divulgado no Youtube. No vídeo, uma pessoa mostra a larva e diz “Já comemos uns cinco desses hoje, né?” e outra pessoa responde “Nós [comemos]". Dá para ouvir ainda alguém comentando “Que nojo!” nas filmagens. A instituição emitiu uma nota pública sobre o ocorrido, explicando que os serviços do RU são realizados por uma empresa privada que teve cessão de uso do espaço por meio de contrato. “É importante salientar que o referido Restaurante Universitário passou por fiscalização da Vigilância Sanitária em junho de 2017 e tem alvará sanitário com validade até outubro de 2018”, ressaltou a assessoria.  De acordo com o Bahia Notícias, a Uesb declarou ainda que a as denúncias em relação à prestação do serviço serão devidamente investigadas e que a instituição preza pelo “bem-estar e segurança de sua comunidade”. 

Ministério Público recomenda substituição de servidores temporários por concursados em Livramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia, através da 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, expediu recomendação solicitando que o Controlador-Geral do município, no prazo de 15 dias, proceda ao levantamento dos cargos hoje ocupados por servidores temporários que possuam aprovados nos vigentes concursos públicos e processo seletivo simplificado e busque providências junto ao Executivo para substituí-los. É recomendado ainda que sejam adotadas providências para a divulgação da relação dos contratados temporários na página eletrônica do Município, com os respectivos nomes, cargos, remunerações e lotações, a ser atualizada mensalmente, registrando também tais informações quanto aos demais meses deste ano, para evitar sanção prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.  

ACM Neto recebe título de cidadão conquistense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Salvador, ACM Neto, recebeu, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na noite da última sexta-feira (11) o Título de Cidadão Conquistense. A honraria foi autoria do parlamentar Álvaro Pithon (DEM). Apesar de muitos burburinhos nas redes sociais, o gestor chegou sem qualquer tipo de protesto e sob um esquema de segurança montado nas imediações da Câmara, no centro da cidade. ACM Neto estava ao lado do prefeito de Conquista, Herzem Gusmão (PMDB); o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) e diversos deputados estaduais e federais de partidos aliados, prefeitos da região, o ex-governadores, Nilo Coelho (PSDB) e Paulo Souto (DEM), dentre outras lideranças. De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, o prefeito de Salvador lembrou das emendas que destinou a Conquista quando era deputado federal e revelou que a sua responsabilidade aumenta ainda mais com a honraria recebida.

Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio em Brumado Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil prenderam Maicon dos Santos Ramos, de 22 anos, conhecido como “Mk” ou “Maiquinho”, em sua residência no Bairro Esconso, em Brumado. A prisão preventiva de Maicon foi solicitada pelo delegado Wilson Luiz da Silva e decretada pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. Ele é acusado de matar Reginaldo Cerqueira Viana Júnior, de 18 anos, conhecido como Bin Laden, que foi executado a tiros dentro de um veículo. O crime ocorreu no dia 12 de dezembro de 2016, no Bairro São Félix. Maicon também já respondeu a inquérito policial por lesão corporal e deve permanecer preso até posterior deliberação judicial.

Achei Tour inaugura loja no Aeroporto de Vitória da Conquista

A Achei Tour ampliou a sua rede de atendimento e também está presente no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do Estado da Bahia. Além de ter uma unidade na cidade de Brumado, a agência de viagens passa a atender no terminal aéreo com a finalidade de facilitar o acesso aos seus serviços. A agência oferece as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além disso, a Achei Tour trabalha com serviço de consultoria, tirando dúvidas sobre emissão de passaporte, vistos, seguros de viagens e prestando qualquer esclarecimento referente ao processo de viagem. Acesse o site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027.

Lavradora conclui primeira faculdade aos 90 anos depois de ganhar bolsa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/YouTube/Fainor

A alegria estampada no rosto, característica marcante da lavradora Raquel Barreto da Silva, é sinal de um sonho realizado após “uma vida inteira de luta”, como ela mesma diz. Aos 90 anos, a baiana que tem quatro filhos, oito netos e dois bisnetos conseguiu realizar uma meta de infância: concluir uma faculdade. Como “nunca é tarde para aprender”, frase que ela insiste em repetir ao falar do feito, ainda planeja uma pós-graduação após conseguir montar o tão desejado consultório de massoterapia. Natural de Itajuípe, no sul da Bahia, Raquel terminou o ensino médio em 2009, aos 82 anos. Aos 85, começou a fazer cursinho e vestibulares na tentativa de ingressar no ensino superior. Conseguiu o objetivo um ano depois, após uma faculdade particular de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, a presentear com uma bolsa de estudos para o curso de estética e cosmética, depois de se comover com a vontade dela em aprender.

Lavradora conclui primeira faculdade aos 90 anos depois de ganhar bolsa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/YouTube/Fainor

Ela concluiu o curso no final de 2016, mas a formatura ocorreu em março desse ano. A cerimônia ainda está na memória como se tivesse ocorrido ontem. “Eu me lembro de tudo, me lembro de cada mensagem de apoio e de cada aplauso na hora que eu me levantei para pegar o diploma. Quando eu tive o prazer de receber o diploma, percebi que quando a pessoa tem vontade de fazer uma coisa ela tem que correr atrás, seja ela jovem ou não”, destaca. A idosa conta que optou pelo curso de estética porque gosta da área de saúde e também porque poderia concluir a graduação em menos tempo, já que o curso na instituição onde ela foi aluna até 2016 tem carga horária menor que os demais. Na instituição de ensino, virou até garota propaganda. As informações são do G1.

Compre o seu presente de Dia dos Pais na Squaresom e Poly Móveis em Brumado

O Dia dos Pais está chegando e a Squaresom e Poly Móveis prepararam um pacote especial de promoções para comemorar a data. Toda a loja está com grandes ofertas para você presentear o seu pai. Tem cama box com até 50% de desconto, barbeador por R$ 79,90, churrasqueira elétrica por R$ 99,90, cortador de cabelo R$ 139 e muito mais. Além dos preços promocionais, você ainda pode dividir as suas compras em até 10 vezes sem juros. Não perca essa mega promoção e aproveite. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Neste Dias das Mães garante o presente da sua mãe na Squaresom e Polly Móveis.

Identificação de hóspedes passa a ser obrigatória em hotéis e pousadas em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir de agora, estabelecimentos de hospedaria devem cobrar dados como nome, data de nascimento e endereço residencial dos clientes. De acordo com lei aprovada pela Câmara Municipal, o registro de hóspedes em hotéis e pousadas passa a ser obrigatório em Caculé. Encaminhado pelo prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, o projeto de lei foi sancionado em regime de urgência pelo legislativo. O objetivo é evitar que novos assaltos ocorram na cidade, pois, segundo foi constatado pela polícia militar, criminosos estavam hospedados no município para eventuais roubos. O descumprimento da norma pode resultar em sanções, que vão desde advertência e multa até interdição do estabelecimento.  

Riacho de Santana: Ivana Bastos solicita mais acesso à água na Secretária de Recursos Hídricos da Bahia Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD), se reuniram com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, para tratar de ações que visem diminuir a falta de água no município. Também estava presente na reunião o presidente da Câmara Municipal, Edilson Pereira.  Na ocasião, foi reiterado o pedido para construção de uma adutora que levará água do Rio São Francisco até Riacho de Santana; além da construção de um sistema de abastecimento de água na localidade de Lagoa do Lajedo e a locação dos poços artesianos nas localidades de Lagoa da Pedra e Destampado. “Precisamos envidar esforços e trabalhar em conjunto para diminuir a falta d'água nas comunidades rurais. O nosso objetivo é executar ações que resolvam o problema imediato, ao passo que realizamos outras intervenções para garantir o acesso à água no futuro”, afirmou Bastos.  

Homem fabrica 'Ferrari' no quintal de casa em Paramirim Foto: Paramirim Eventos

Seguindo os passos do pai, o ferreiro José Félix dos Santos, mais conhecido por Zé de Chico, Geovane Félix Ramos Santos, o Geo, fabricou no quintal de casa, em Paramirim, uma Ferrari. O veículo, que ainda está em fase de testes, desfilou pelas ruas da cidade, chamando a atenção das pessoas, que ficaram perplexas. Geovane trabalha como auxiliar de cabeleireiro e tem 23 anos. Ele já criou outras invenções, usando a chamada tecnologia da escassez e a força do seu gênio criativo para ajustar e adaptar o que for preciso, inclusive peças e acessórios transformados em sucata ou por ele próprio moldadas. 

Homem fabrica 'Ferrari' no quintal de casa em Paramirim Foto: Paramirim Eventos

A Ferrari criada por Geovane custou menos de R$ 10 mil, fora a mão de obra. O revestimento interno e estofados ficaram por conta de uma capotaria também de fundo de quintal, sendo o jogo de rodas aros 17 construído na sua improvisada oficina. A Ferrari de Geo tem um pouco de cada coisa: lataria de ônibus, motor de moto, caixa de marcha de Gol e volante de Fusca.

Paróquia Bom Jesus realiza a Semana Nacional da Família em Brumado

Promovida pela Paróquia Bom Jesus, a Semana Nacional da Família acontece entre os dias 13 e 19 de agosto, às 19h. O livreto “Hora da Família” será distribuído para estimular reflexões sobre temas relacionados à vida em família e à atuação da Pastoral Familiar. Neste ano, o subsídio tem como tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. As atividades serão realizadas em todas as comunidades de Brumado e todos estão convidados a participar.

Igaporã: Ex-gestores do SAAE são denunciados ao MPE Foto: Cristiano Fádel/Rádio Igaporã

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra os ex-gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Igaporã, Lindolfo Fagundes de Souza Neto e Jurandy Rodrigues de Souza Júnior, para que se apure a provável prática de ato de improbidade administrativa diante da contratação de pessoal sem a realização de concurso público, sob o regime celetista, nos exercícios de 2013 à 2015. O conselheiro substituto, Alex Aleluia, relator do processo, aplicou multa de R$ 5 mil ao primeiro gestor e de R$ 13 mil ao segundo. A relatoria constatou que a situação funcional do SAAE, no período analisado, era de total inconstitucionalidade. Não havia sequer um servidor efetivo em seu quadro de pessoal e todas as atividades eram realizadas por terceiros contratados. As contratações também não observaram formalidade mínima exigida pelo ordenamento jurídico.  Cabe recurso da decisão.

Caetité realiza passeio de carro de boi no Distrito de Maniaçu Foto: Thayná Lima

Um desfile de carros de boi foi promovido no Distrito de Maniaçu, em Caetité, pelos Colégios municipais Zelinda Carvalho Teixeira e Nuna Ivo Frota. O carro de boi e o carreiro têm enriquecido o folclore local, fornecendo interessantes e variados temas para pitorescas e expressivas toadas sertanejas.  Em homenagem a essa tradição que ainda se mantém viva no interior do Brasil, as escolas Zelinda Carvalho e Nunila Ivo Frota, de Maniaçu, realizaram o III Passeio de Carro de Boi do distrito, na manhã do dia 05 de agosto. O objetivo do projeto é o de animar as novas gerações de alunos da escola e comunidade em geral para importância desse elemento cultural.

Brumado: Consulta de remanejamento de verbas é só para satisfazer o tribunal de contas, diz prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já por algumas semanas que está tramitando na Câmara de Vereadores de Brumado o projeto de lei 021/2017, de autoria do Executivo, que solicita ao Legislativo autorização para remanejamento de recursos públicos. Desde que o projeto foi lido na sessão, os parlamentares entenderam que o gestor estaria solicitando autonomia para realizar 100% de remanejamento da verba entre as pastas administrativas e, dessa forma, segundo o questionamento levantado em plenária, o gestor não apresentou uma justificativa plausível que desse aos vereadores real condições de debater o projeto ou até apresentar emendas ao mesmo. O site Achei Sudoeste ouviu o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos acerca do assunto e o mesmo explicou que não existe dificuldade em entender a proposta, uma vez que a própria Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Câmara Municipal permite ao chefe do executivo promover o remanejamento de até 60% dos recursos. “Se não houver o remanejamento, o prefeito fica com cara de babaca para um monte de caixinhas. Tem várias caixinhas cheias e outras vazias, mas você não pode retirar das cheias para por nas vazias. Conclusão, quem paga é o povo. Por exemplo, se acabar o recurso da infraestrutura e a pasta da agricultura estiver cheia, não poderíamos retirar caso surgisse uma emergência, como um buraco na rua ou algo do tipo. Isso porque a prefeitura tem o dinheiro para executar a obra, mas não pertence a pasta que a executa”, argumentou o prefeito. Segundo o gestor, o projeto na verdade é apenas uma consulta feita ao Legislativo para cumprir a exigência do Tribunal de Contas. Ele classificou o modelo do estado como uma “jaboticaba baiana”. Ainda de acordo com o gestor, tal remanejamento não gera danos e nem prejuízos ao erário público. “É uma coisa completamente inócua, mas para satisfazer ao Tribunal de Contas temos que consultar a câmara para uma coisa que já existe e é preconizada na LDO”, pontuou.

Arquivo