Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Bua assume pela 6ª vez o comando técnico da seleção de Brumado no intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O treinador Marconi André, o Bua, irá dirigir a seleção de Brumado no Campeonato Intermunicipal de Futebol. Bua foi contratado na manhã desta sexta-feira (04) pelos dirigentes da Liga Brumadense de Futebol (LBF) para conduzir a equipe na competição. Esta é a sexta vez que o treinador irá comandar a seleção local no maior campeonato amador de seleções municipais do país. No jogo de estréia, ele terá pela frente a forte equipe de Vitória da Conquista. Bua não teve a oportunidade de treinar a equipe para o jogo do próximo domingo (06), às 15h, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, porém declarou em entrevista ao site Achei Sudoeste que, mesmo sem terem passado por um treino coletivo para entrosamento, os atletas já se conhecem e estão em atividade no Campeonato Brumadense de Futebol. Por isso, o técnico que acredita que, em meio às adversidades, superação será a palavra de ordem para que o time cresça dentro do campeonato. 

Bua assume pela 6ª vez o comando técnico da seleção de Brumado no intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“É um grupo forte, com duas cidades que possuem times profissionais inseridos no campeonato baiano, o que dá a esses clubes o status de favoritos do grupo. Vamos lutar para evoluir e galgar bons resultados diante dessas equipes, além de Palmas de Monte Alto, que também está bem preparada. Temos bons atletas e uma boa base. Alguns atletas estarão pela primeira vez no Intermunicipal, mas acredito que eles vão se superar. Vamos na garra, na motivação e na coragem, dando atenção ao fator campo e deixar que os assuntos externos sejam tratados pela gerência da LBF”, pontuou o treinador. O selecionado brumadense entra na competição deste ano em meio a muitas turbulências, vividas nesta semana envolvendo falta de entendimentos entre a LBF, a prefeitura e a secretaria de esportes do município. O presidente da LBF, Emanoel Araújo Lima, chegou a anunciar que Brumado estaria de fora do campeonato, porém, no final da tarde de ontem (03), o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, conseguiu convencer o dirigente brumadense a voltar em sua decisão e reconduzir o time ao torneio.

Conferência municipal de saúde debate metas para Brumado e região visando próximo quadriênio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Autoridades, servidores e usuários do sistema de saúde do município de Brumado se encontraram nesta quinta-feira (03) e sexta-feira (04), na VII Conferencia Municipal de Saúde e I Conferencia em Vigilância a Saúde. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores com a realização da solenidade de abertura, que contou com a mesa formada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, Cláudio Soares Feres (secretário municipal de saúde), Caroline Rebouças (coordenadora do núcleo regional de saúde em Vitória da Conquista), Ita de Cássia Aguiar Cunha (sanitarista da vigilância e proteção da saúde), Conceição Machado (conselheira municipal de saúde), Ilka Abreu (representando a mesa diretora da Câmara de Vereadores) e Marcelo Rocha (sanitarista da base regional de saúde). Durante o evento, os participantes ouviram palestras com slides, formaram oficinas de grupos e debateram os temas sugeridos e as demandas da saúde local, além de elegerem os delegados que representarão o município nas conferências regional e estadual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a sanitarista Ita Cunha destacou o formato do plano municipal de saúde como principal mecanismo na oferta de investimentos na saúde local para o quadriênio de 2018 a 2021, envolvendo o novo modelo de financiamento para a saúde, o que foi reforçado pelas demais autoridades presentes.

Conferência municipal de saúde debate metas para Brumado e região visando próximo quadriênio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A coordenadora do núcleo regional de saúde, Caroline Rebouças, destacou o evento como marco importante para o desenvolvimento da saúde no município, que se projeta como núcleo em sua microrregião. Cláudio Feres chamou atenção para o avanço das judicializações nos últimos quatro anos dentro da proposta de conferências anteriores que colaboraram para ampliação da oferta de atendimentos nos diversos campos da saúde regional, como cirurgias, aquisição de medicamentos e atenção básica. Já o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos parabenizou o evento como chance de o agentes fomentadores da saúde se organizarem e planejarem como atender a crescente demanda da saúde não apenas no âmbito municipal, mas regional. “Estamos cumprindo a determinação de planejar para melhorar a oferta da saúde em nossa comunidade. Um salto de qualidade para a saúde de Brumado e região”, pontuou o gestor.

Prazo para solicitação da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2018 do Ifba é prorrogado

O Ifba prorrogou até a próxima quinta-feira (10) o prazo para solicitações de isenção parcial da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2018 para cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente. O benefício pode ser solicitado por candidatos que estudaram todo o ensino médio (para cursos do subsequente) em escolas públicas. Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição (R$ 35,00). A solicitação é realizada em duas etapas: preenchimento da opção de isenção, durante a inscrição no site, e apresentação da documentação comprobatória (RG e histórico escolar), no campus do Ifba de Brumado. Com a alteração do prazo, os candidatos terão até a próxima sexta-feira (11) para entregar a documentação exigida. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone (77) 3441-1607.

Brumado: Vereador Santinho é dispensado do PTC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do PTC de Brumado, Irenaldo Muniz da Silva, dispensou o vereador José Santos, o Santinho, da legenda, pois disse que o partido está com novos planos para dinamizar as ações no município. “Inclusive iremos colocar em prática um planejamento articulado, totalmente conectado aos ideais do partido. Estamos muito otimistas, pois o atual momento da política é salutar aos que buscam a transparência de ações e o bem público como meta prioritária”, completou. O presidente destacou ainda que, devido a sua realidade política local, o parlamentar não poderá acompanhar os ideais do partido. “Conversei com o vereador, expliquei a situação e ele de pronto entendeu, tanto que me surpreenderá caso haja outras manifestações a respeito. Vou cumprir as formalidades legais para que não haja problema com o mandato do vereador”, reiterou. Muniz afirmou ainda que tomará todas as providências para não afetar o mandato que o vereador adquiriu com o apoio popular. “Logo assim concluídas, o vereador estará livre para ingressar em qualquer agremiação política. Quero deixar bem claro que fazemos questão que tudo ocorra de forma amistosa e que a ruptura é ideológica e não por questões pessoais", finalizou.

INSS: Aposentadoria por idade pode ser automática

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por idade. Portaria publicada no “Diário Oficial da União” no dia 28 de julho determina que haverá o reconhecimento automático do direito, a partir da verificação das informações constantes nos sistemas corporativos do INSS e nas bases de dados do governo. O INSS então enviará comunicado aos segurados sobre a concessão do benefício. O segurado poderá então requerer a concessão do benefício por meio do número 135. Para a realização do pedido será solicitada a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no Sistema de Agendamento. De acordo com a portaria, o benefício poderá ser confirmado no ato ou poderá ser solicitado contato posterior para confirmação. A data da ligação para a Central 135 será considerada como a Data de Entrada do Requerimento. Após processamento do reconhecimento do direito, o INSS enviará comunicado ao cidadão indicando as informações sobre os dados da concessão e pagamento do benefício. Atualmente, o reconhecimento não é automático - o segurado precisa agendar o pedido pelo 135 e deve ir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento. Para a aposentadoria por idade o trabalhador deve ter o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher). Para segurados especiais como agricultores familiares, pescadores artesanais e indígenas, a idade mínima é reduzida em cinco anos. As informações são do G1.

Mutirão de Cirurgias fecha ciclo em Brumado com mais de 300 procedimentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Esta semana foi encerrado o ciclo do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no Hospital Professor Magalhães Neto, em parceria com a Secretaria de Saúde de Brumado e demais secretarias municipais da microrregião, além de Vitória da Conquista e Jequié. No geral, foram contabilizados 318 procedimentos cirúrgicos, envolvendo tratamentos de hérnias, histerectomia e colecistectomia. As cirurgias de hérnias abrangeram o maior número de atendimentos, 165, seguido da colecistectomia com 116 e 37 histerectomias. O município de Brumado teve o maior número de pacientes na mesa cirúrgica, 88, quase 30% da totalidade geral dos procedimentos. Em entrevista ao Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, exaltou as equipes que atuaram no mutirão e ao mesmo tempo asseverou que o período serviu para comprovar que o hospital de Brumado pode se consolidar como um equipamento regional. “Estamos equipados para atender toda a região, só precisamos de mais investimentos”, pontuou.

Brumado: SMTT promove segurança viária na Rua Iluminato Lôbo

Através de solicitação feita pela Coordenação de Controle Viário, a Coordenação de Engenharia e Sinalização, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), irá propor mais segurança viária e fluidez na Rua Iluminato Lôbo, nas proximidades da Praça Pompílio Leite. Diante da necessidade, o Superintendente Municipal de Trânsito, Engenheiro André Cardoso, determinou que será proibido estacionar na via, apenas nas imediações da praça, conforme mostra a imagem. A medida, segundo ele, visar dar maiores condições de fluidez e segurança viária na localidade, tendo em vista a presença de polos atrativos de público, como a Central de Marcação de Exames, o Conselho Tutelar e a Farmácia Básica. O Coordenador de Controle Viário Jansen Ricardo ressaltou que será feita ampla publicidade do ato administrativo e, somente na sequência, serão afixadas as placas dando aos condutores que trafegam nas imediações ampla ciência da sinalização.

Supostos assaltantes capotam carro durante fuga na BR-430 em Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (3), um grupo de assaltantes armado tentou roubar uma caminhonete, mas não conseguiu concluir a ação e ainda se envolveu em um acidente. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante a fuga, os bandidos capotaram acerca de 3 km de Igaporã, sentido ao município de Caetité. Eles estavam em uma caminhonete, de placa PKI-5987, licenciada em Feira de Santana. Mesmo após o capotamento, os assaltantes fugiram por uma mata às margens da estrada. Dentro do veículo, a polícia encontrou coletes, toucas, galões de gasolina e roupas. O material foi apreendido e levado para a Delegacia Territorial de Igaporã. Guarnições da polícia realizam buscas na região na tentativa de localizar os criminosos. Suspeita-se que os fugitivos sejam integrantes de uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos que vinha atuando na região.

Escolas municipais de Caetité realizam Projeto Horta Escolar Foto: Thayná Lima

Na quarta-feira (2), a equipe gestora dos Colégios Zelinda & Nunila, no distrito de Maniaçu, em Caetité, reuniram-se com as equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para realizar a abertura do Projeto Horta Escolar e Paisagismo. A horta escolar é um espaço usado dentro das dependências da escola para o cultivo de diversas hortaliças e plantas de crescimento rápido, proporcionando uma atividade de observação e de pesquisa para os alunos, abrangendo variados conteúdos. A secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira, destacou que a implantação e desenvolvimento de uma horta escolar tem como objetivo proporcionar ações pedagógicas no que tange à exploração das diversas formas de aprender, integrando as fontes e recursos de aprendizagem.

Dom Basílio: Bebê prematuro é transferido para UTI Neonatal em Salvador Foto: Divulgação

Um bebê que nasceu prematuro precisou ser transferido da cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, através de uma UTI Aérea, para a cidade de Salvador, na última quarta-feira (2). Com apenas 45 dias, o bebê nasceu muito abaixo do peso e necessita de cuidados intensivos em um centro de saúde especializado. Uma equipe médica do Samur 192 de Livramento de Nossa Senhora, acompanhada por enfermeiros e condutor, realizou a transferência até o aeródromo de Rio de Contas, onde uma UTI aérea aguardava a criança.

Ivana Bastos busca apoio para o I Festival de Forró da Chapada em Mucugê Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) iniciou uma audiência com o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, com a presença do prefeito de Mucugê, Manoel Luz, do cantor Targino Gondim e da líder política do município de Lençóis, Vanessa Senna. Na ocasião, a parlamentar solicitou o apoio da superintendência para o I Festival de Forró da Chapada, que será realizado entre os dias 12 e 14 deste mês, no município de Mucugê. “O forró é a expressão artística da música popular mais forte do nosso nordeste. E nada mais justo que o Governo do Estado, através da Bahiatursa, investir nesse evento de preservação da nossa cultura”, destacou a deputada. O evento, além de incentivar a cultura regional, tem um importante papel econômico, com geração de empregos e renda na cidade, bem como um forte atrativo turístico. O sanfoneiro Targino Gondim, um dos idealizadores do evento, será homenageado no festival em comemoração ao seu aniversário de 45 anos. O projeto contará ainda com a presença de artistas consagrados e revelações do forró.

Livramento de Nossa Senhora: PM passa a receber denúncias através do aplicativo WhatsApp Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) criou o disque denúncia via WhatsApp através do número (77) 99993-1555. Com a ferramenta, o cidadão pode agora entrar em contato com a PM por meio do aplicativo de mensagens a fim de denunciar pontos de comercialização de drogas, enviar fotos de pessoas suspeitas, entre outros. Segundo o comando da 46ª CIPM, o novo número foi disponibilizado visto que constantemente o 190 apresenta problemas e não recebe chamadas. Além da praticidade, a PM garante sigilo absoluto em todas as denúncias feitas através do aplicativo.

Ifba promove 3º Encontro de Informática em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Está em andamento no Ifba de Brumado o 3º Encontro de Informática, com o tema: Robótica na Educação. O evento teve início na última quarta-feira (02), com exposição na Praça Coronel Zeca Leite, contando ainda com a colaboração e participação da Faculdade independente do Nordeste (Fainor) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em entrevista ao Achei Sudoeste, a professora de matemática e membro coordenadora do encontro, Cinthia Batista Nunes, declarou que os projetos na área de robótica estão causando impactos no dia a dia da sociedade moderna, possibilitando inovações em diversos setores, além de ser uma importante ferramenta na educação, podendo ser aplicada em todos os níveis escolares. A comprovação foi apontada com os stands de exposição em que se explorou os campos de cursos ofertados pela unidade local, que agrega a mineração, edificações e a própria informática. Além de desenvolver o tema do encontro, a coordenação também intensificou o convite incentivando os populares a se inscreverem no processo seletivo para os três cursos técnicos subsequentes ofertados no campus brumadense. O evento será encerrado nessa sexta-feira (04), com palestras e minicursos na área da robótica.

Clínica Mais Vida: Proctologista Cinara Dourado destaca a importância do diagnóstico precoce

Cinara Dourado Correia faz parte da competente e especializada equipe da Clínica Mais Vida e explica que a consulta com o proctologia é fundamental para que se possa diagnosticar precocemente doenças relacionadas ao intestino, o reto e o ânus. Sintomas como hemorroidas, sangramento ao evacuar, cólicas frequentes, coceira ou ardor anal, sensação de evacuação incompleta, diarreia por mais de 30 dias, mudança no ritmo intestinal, constipação, dor ou secreção na região precisam ser avaliados por um especialista da área. A realização de exames preventivos é de extrema importância, pois o câncer intestinal pode permanecer silencioso por muito tempo e é um dos mais prevalentes na população. A partir dos 50 anos a busca desse profissional se faz de forma ainda mais imprescindível para a prevenção do câncer. Portanto, agende já sua consulta com a proctologista Cinara Dourado Correia - CRM-BA 21457 na Clínica Mais Vida. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.  Clínica Mais Vida - Uma equipe de profissionais para tratar de quem precisa.

Guarda Municipal busca qualificação para atuar no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado, no intuito de expandir a sua área de atuação, está buscando qualificação para atuar em auxílio à Superintendência Municipal de Transito e Transportes (SMTT) e à Polícia Militar no que diz respeito a melhor organização do trânsito local. Recentemente, a GCM marcou presença em algumas atividades promovidas pela SMTT e pela 18ª Ciretran como colaborador direto em várias blitz realizadas na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da GCM, Jussimar Santos, simplificou que a intenção é inserir a guarda municipal como instrumento de segurança mais próximo da comunidade com o objetivo de também inibir as ações de infratores. No projeto inicial elaborado pela GCM, cerca de 20 a 30 guardas devem passar pela primeira etapa de capacitação para o trânsito e em datas posteriores os demais devem ser convocados para também passarem pela qualificação. Como o projeto ainda passa pelos trâmites burocráticos, ainda não há uma data definitiva para que a GCM se apresente como agente colaborador do trânsito brumadense.

Viação Catarino lança aplicativo para usuários acompanharem a rota dos ônibus em tempo real

Os usuários da Viação Catarino poderão acompanhar em tempo real a rota dos ônibus. Para isso, basta baixar o aplicativo RotSat através do site www.rotsat.com.br ou ligar para (77) 3453-1734 a fim de solicitar a liberação da ferramenta. Em seguida, digite o usuário “Catarino” e a senha “Popular” e acompanhe a rota dos ônibus online. Em parceria com a Portsat, a Viação Catarino irá fixar em vários pontos de ônibus da cidade wi-fi gratuito para que a população possa ter amplo acesso ao sistema. Com o aplicativo RotSat, você sabe a localização exata do seu ônibus e se programa para fazer a sua viagem com agilidade e praticidade. A Viação Catarino fica localizada na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 101. O telefone é (77) 3441-3650.

Termômetros voltam a registrar 30°C em Brumado após 43 dias de inverno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sol predominou em Brumado nesta quinta-feira (03) e, após 43 dias desde o início do inverno, os termômetros voltaram a registrar 30°C no município. Neste período, os munícipes conviveram com o período mais frio da estação nos últimos 30 anos, quando chegaram a ser registradas temperaturas de até 14°C, incomum na cidade habituada com temperaturas elevadas. A frente fria obrigou os moradores a utilizarem mais cobertores e agasalhos. Os serviços de meteorologia apontam que o tempo continuará firme, com aparecimento de poucas nuvens no céu e calor nas manhãs no próximo final de semana. Nas madrugadas, a temperatura deve ser mais agradável na cidade, com os termômetros registrando entre mínima de 17°C e máxima de 30°C.

Deputado Marcell Moraes cobra criação da Delegacia de Proteção aos Animais na Bahia Foto: Rebeca Vieira

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) vem acompanhando, com repugnância, uma série de casos de maus-tratos praticados contra animais em toda Bahia. Para inibir e punir crimes como esses, o parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de nº 20.994/2015, que prevê a criação de uma delegacia de proteção aos animais em todo o estado. Para Marcell, o órgão terá por competência o registro, a investigação e os demais procedimentos necessários à defesa dos animais. “Apesar de a legislação brasileira criminalizar esses atos, os agressores dificilmente sofrem punição, por isso a necessidade de criar uma delegacia que pudesse receber denúncias. O tratamento cruel aos animais não pode continuar. É necessário que haja meios eficazes de combate a esta prática", disse o parlamentar. Enquanto aguarda a aprovação do projeto e a sanção do Governo do Estado, o parlamentar disponibiliza suas redes sociais para receber denúncias e pedidos de ajuda para animais. Se presenciar casos como estes, informe-o através do instagram: @deputadomarcellmoraes.

Presidente da FBF convence presidente da liga brumadense a disputar o intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo Lima, voltou atrás em sua decisão e Brumado irá disputar o Intermunicipal de Futebol 2017. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o dirigente declarou que, após encaminhar ofício à Federação Baiana de Futebol (FBF) anunciando que o selecionado estaria fora da competição, o próprio presidente, Ednaldo Rodrigues, entrou em contato com ele falando sobre os prejuízos para o futebol local diante da decisão, dentre os quais o desligamento da FBF por cerca de seis anos. O afastamento, segundo ele, atrapalharia os projetos de ingressar um clube local na segunda divisão do Campeonato Baiano. O dirigente brumadense disse que recuou em seu pronunciamento pelo convencimento do presidente da FBF, porém ainda não recebeu uma resposta plausível da prefeitura quando ao apoio real para que o selecionado possa disputar a competição. Araújo declarou ainda que manteve contato com o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) solicitando a intervenção do mesmo junto ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para que seja garantido o real apoio solicitado pela LBF, principalmente no que se refere à alimentação, hospedagem e transporte para os atletas e comissão técnica do time. Com o recuo, Brumado fará sua estreia no Intermunicipal 2017 no próximo domingo (06), contra a Seleção de Vitória da Conquista, no Estádio Gilberto Cardoso, a partir de 15h. Já a partida entre Magnesita e Feirense, válida pelas quartas de final do Campeonato Brumadense de Futebol, foi antecipada para o sábado (05), às 15h30.

Mulher agride irmã idosa em via pública na cidade de Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Comunidade de Casa de Telha, no distrito de Arapiranga, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, uma mulher de 45 anos está sendo acusada de agredir fisicamente, em via pública, a própria irmã, uma idosa de 72 anos de idade. O caso aconteceu na última semana e está sendo investigado. Ainda não se sabe o que teria motivado a ação. A idosa foi estapeada e arranhada, sendo encaminhada para uma unidade de saúde. A acusada do crime será ouvida na delegacia, podendo responder por crime de maus tratos.

Professora de Brumado concorre ao Prêmio Educador Nota 10

A lista dos 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10 conta com projetos da cidade de Brumado. Representantes do município estão na disputa pelo título da 20ª edição. No total, mais de 5 mil trabalhos foram inscritos em 2017. No último sábado, os selecionadores fizeram breves defesas dos projetos eleitos para seus colegas e convidados na Fundação Victor Civita. O processo conta com especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, e formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além da leitura dos trabalhos, são realizadas entrevistas com os educadores e solicitado material para a comprovação dos avanços de aprendizagem dos alunos em suas escolas. Cada um dos finalistas recebe uma assinatura anual do site que dá acesso às revistas digitais de Nova Escola e Gestão Escolar, além de outros conteúdos e um diploma de participação. Os 50 indicados aguardam com ansiedade a seleção do top 10, que acontece no próximo dia 7 de agosto. Cada um dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para vir à cerimônia de premiação, na Sala São Paulo, em outubro. Na ocasião, será conhecido o Educador do Ano, escolhido pela Banca de Jurados. Este professor ou gestor receberá outro vale-presente também no valor de R$ 15 mil. Uma novidade da 20ª edição é a entrega de um vale-presente no valor de R$ 1 mil para a escola dos 10 vencedores e para a escola do Educador do Ano, mais um no valor de R$ 5 mil. A organização do Prêmio quer que cada escola, onde o projeto foi realizado, possa celebrar a conquista do seu professor ou gestor com a comunidade escolar. O Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

8º Agosto Gospel acontece no próximo sábado (5) em Brumado

No próximo sábado (5), o Ministério de Jovem da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) realizará o 8º Agosto Gospel em Brumado. O evento será promovido durante os quatro sábados do mês de agosto. Na primeira noite, o Ministério de Louvor Rodolfo Souza e Banda e o Preletor Renato Santos marcarão presença. O evento acontece às 19h, na Rua Coronel Tibério Meira, 477, Centro.

Prefeito de Brumado pede pressa nas obras das vias de acesso ao Ifba para visita do governador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) esteve nas obras de urbanização das vias de acesso ao campus do Ifba, onde cobrou pressa ao encarregado e aos operários que trabalham no local. A galeria para drenagem pluvial na baixada da via que interliga o campus a BA-148 está prestes a ser concluída, enquanto outra equipe já iniciou a construção dos canteiros centrais. No projeto da gestão anterior, a proposta era criar uma área verde nos canteiros, porém, justificando pressa e redução de custos, o atual gestor irá construir apenas calçadões de cimento e a rotatória. A pressa do prefeito brumadense visa atender o anseio de colocar o Ifba dentro do cronograma de obras a serem inauguradas durante a visita do governador Rui Costa, que pode acontecer ainda neste mês de agosto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do executivo municipal listou que está tentando convencer o governador a inaugurar, além dos leitos de UTI no Hospital Professor Magalhães Neto, o presídio, o Ifba, a sede da 18ª Ciretran e o Sistema Integrado de Comunicações das Polícias (Sicom), anexo ao complexo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

Compre o seu presente de Dia dos Pais na Squaresom e Poly Móveis em Brumado

O Dia dos Pais está chegando e a Squaresom e Poly Móveis prepararam um pacote especial de promoções para comemorar a data. Toda a loja está com grandes ofertas para você presentear o seu pai. Tem cama box com até 50% de desconto, barbeador por R$ 79,90, churrasqueira elétrica por R$ 99,90, cortador de cabelo R$ 139 e muito mais. Além dos preços promocionais, você ainda pode dividir as suas compras em até 10 vezes sem juros. Não perca essa mega promoção e aproveite. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Neste Dias das Mães garante o presente da sua mãe na Squaresom e Polly Móveis.

Arquivo