Uma jovem gestante de 17 anos morreu na noite desta quinta-feira (10), no Hospital Municipal de Malhada, a 249 km de Brumado, com suspeita da gripe H1N1 (Gripe Suína). Segundo a direção do hospital, a jovem Camila Paixão de Jesus deu entrada na unidade com tose, falta de ar, vômito e dor de cabeça. Ela foi atendida, medicada e internada. Devido à gravidez de 26 semanas, a paciente não pode ser medicada com remédios mais fortes. O seu estado de saúde se agravou e foi feito o pedido de regulação para o Hospital Regional de Guanambi. Ainda segundo o hospital, por volta de 19h00, Camila apresentou um quadro de insuficiência respiratória, que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. Segundo o Farol da Cidade, o óbito foi constatado às 19h15. Por conta dos sintomas, a direção do hospital disse que a principal suspeita é que a jovem tenha contraído a gripe H1N1. A família de Camila acusa a unidade de saúde de negligência em razão da demora para ser realizado o pedido de transferência da filha.
Seis meses após sua criação, a reforma trabalhista saiu do papel e vem mudando aos poucos a dinâmica das relações entre patrão e empregado. Contudo, ela ainda esbarra em forte resistência por parte de sindicatos e insegurança jurídica nos tribunais. A nova lei trabalhista entrou em vigor em 11 de novembro de 2017. De acordo com o G1, de um lado, os números mostram que as vagas de trabalho intermitente e as demissões por acordo mútuo, duas das grandes novidades da nova lei, já são realidade. Nos tribunais, as reclamações trabalhistas caíram drasticamente, assim como os pedidos de danos morais. Por outro lado, acordos coletivos emperraram diante do impasse entre empresas e trabalhadores, especialmente em pontos específicos que têm sido questionados na Justiça do Trabalho. O fim da contribuição sindical obrigatória é um deles e já teve reflexos na arrecadação dos sindicatos, que caiu 80%. Para o supervisor de informações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a insegurança jurídica existe porque a lei deu margem a várias leituras. “Ainda não se sabe qual a interpretação correta de alguns pontos, por isso ela vem sendo muito questionada”.
O livramentense Jucemar Santos, o Jucemar Bahia, de 20 anos, assinou contrato para jogar no SV Glückauf Bleicherode, time de futebol profissional da Alemanha. Jucemar Bahia deu seus primeiros passos no futebol nas escolinhas Craques do Futuro, Revelando Talentos e Projeto Ale, além de ter jogado pelas categorias de base dos times: Poções, Nova Lima, Frinocense e Real Noroeste. Depois de se profissionalizar, o jovem jogou pelo Linhares e pelo Flamengo de Pirajuí, de onde assinou com o time alemão. Seu contrato inicial com o clube germânico será de julho de 2018 a agosto de 2019.
Enquanto seus antigos aliados discutem a formação de uma frente de partidos de centro-esquerda em torno da pré-candidatura de Ciro Gomes, o PT se volta para disputas internas. Com Lula preso, lideranças têm criticado a postura da presidente da legenda, a senadora Gleisi Hofffmann (PR), que, com suas declarações, estaria contribuindo para o isolamento petista. A sigla vive ainda um dilema: anunciar ou não agora um pré-candidato a vice. Diante da ausência de Lula, o ocupante do posto teria a função de dar entrevistas e tentar conseguir participar de debates. De acordo com jornal o Globo, o PT ingressou na quinta-feira (10) com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com pedido de liminar, para garantir a presença de um representante do partido na série de entrevistas com os pré-candidatos a presidente que vem sendo feita por SBT, UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo. O problema do anúncio imediato de um pré-candidato a vice é que o partido estaria jogando a toalha na busca de alianças e oficializando o isolamento da candidatura de Lula. O nome mais cotado para o posto é o do ex-chanceler Celso Amorim. Uma outra opção seria indicar o ex-ministro Jaques Wagner ou o ex-prefeito Fernando Haddad, os dois cotados até agora como plano B para a disputa presidencial. Comandados por Gleisi, dirigentes da legenda têm interditado qualquer debate sobre uma alternativa a Lula. A ideia é inscrever o ex-presidente como candidato em 15 de agosto mesmo que ele continue preso até lá. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a sua impugnação com base na Lei da Ficha Limpa, já que o petista foi condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá, o partido indicaria um substituto.
Na edição deste ano, a decoração do Arraiá de Caculé, que é realizado na Praça Deoclides Cardoso, irá homenagear o Rei do Baião, o forrozeiro Luiz Gonzaga. A responsável pela decoração é a Artista Plástica Neide Chaves. A festa não foge das tradições nordestinas e os elementos que a simbolizem estarão presentes. De acordo com o Informe Cidade, o tradicional painel que representa uma pequena vila do interior, com seus casebres e a Igreja de São João, ponto mais fotografado pelo público, dará lugar a uma edificação mais imponente, uma referência ao grande homenageado da festa. O lugar, certamente, será um dos grandes diferenciais em 2018. Além disso, como é ano de Copa do Mundo, as cores da Bandeira do Brasil também serão referência. O portal de entrada para o Arraiá de Caculé trará elementos nas cores verde, amarela, azul e branca. A Avenida Cônego Miguel Monteiro será novamente enfeitada por bandeirolas que formarão uma grande Bandeira do Brasil.
Pela primeira vez desde 2013, o ano havia começado com alguma dose de otimismo em relação às perspectivas da economia brasileira. Com a inflação controlada e mantida em níveis baixos e a consequente redução dos juros básicos pelo Banco Central para patamares inéditos, o cenário parecia róseo: a melhora do mercado de trabalho e a recomposição do poder de compra da população seriam motores de uma retomada digna de um crescimento em torno de 3% do produto interno bruto (PIB). De acordo com a Veja, a alta do consumo e os juros baixos seriam a senha para estimular a volta dos investimentos do setor privado. Os presidenciáveis governistas — o presidente Michel Temer (MDB) e o então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles — contavam com a retomada como o principal trunfo nas eleições de outubro. Mas a realidade mostrou sua carranca e desmanchou os planos. Os dados já divulgados relativos ao início do ano mostram resultados aquém do projetado de forma generalizada, o que desencadeou uma série de revisões de bancos e consultorias para as estimativas de expansão do PIB. Lamentavelmente, a alta de 3% ficou distante, e agora a regra é algo próximo de 2,5% ou até menos.
Um velho problema de infiltração de água em dias chuvosos parece ter sido resolvido na sede dos conselhos e na central de marcação de exames em Brumado. Por diversas vezes, a chuva invadia, principalmente, a central de marcação, alagando o setor e impossibilitando o atendimento ao público. Este ficava dias sem conseguir marcar as consultas e exames até passar o período chuvoso e os atendimentos voltarem à normalidade. Atendendo ao clamor popular, a prefeitura fez um investimento maior, substituindo todo o telhado, instalando telhas de zinco e até expandindo o mesmo para também cobrir a área externa da central. Agora, a unidade passa a oferecer melhor comodidade aos usuários.
A empresa MS Gestão Empresarial e Construção Civil oferece para você uma solução completa de Sistema de Gestão Integrada à plataforma de e-commerce. Os serviços dispõem de alvará e legalização de obras, Habite-se, gerenciamento e gestão, orçamento, fiscalização e vistorias e projeto arquitetônico e estrutural - falar com a Engenheira Giselly Carvalho nos telefones (77) 9992-3348 ou (77) 99126-5783. Além disso, a MS Gestão Empresarial também oferece financeiro, estoque, Sped, Sintegra, NFC-e e NF-e - falar com Maicon Moreira nos telefones (77) 99113-7298 ou (77) 99830-2582.
Após cerca de um ano e meio em funcionamento, o Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, através do curso de Direito, enfim está de portas abertas com a divulgação ao público do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a professora e coordenadora do programa, Jerusa Arruda, explicou que o NJP é uma disciplina, um componente curricular em que o aluno é inserido a partir do sétimo período, quando inicia a prática jurídica. Segundo ela, por meio do núcleo, são prestados serviços jurídicos gratuitos a pessoas reconhecidamente pobres. A coordenadora identificou a disciplina como um laboratório ou estágio para os alunos que prestam um trabalho social à comunidade mais carente que necessita de assistência jurídica. Dentro do NPJ, a pessoa ou partes envolvidas passam por uma triagem com os alunos e professores, que, após formatar a primeira base assistencial, encaminham o processo ao advogado e são agendadas mediações e conciliações. A professora reforçou que o núcleo é uma espécie de escritório modelo para atendimento técnico da área jurídica, onde os alunos aprendem a exercitar três premissas dentro da sua área de atuação: a técnica, a ética e o respeito social pelo cliente. Durante o período de funcionamento em Brumado, a coordenação avaliou que a maior porcentagem de ações e processos estão no campo familiar, 90% dos casos. Para maiores esclarecimentos e atendimentos é só se dirigir ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) que está anexo ao Campus XX da Uenb, em frente ao SAC.
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou na quinta-feira (10) um pedido para ampliar o foro privilegiado e levar à Corte casos de autoridades acusadas de improbidade administrativa. Com a decisão, os casos vão continuar tramitando na primeira instância da Justiça. Nove ministros votaram por manter os casos na primeira instância: Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. O pedido foi feito ainda em 2004 pelo atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Na época em que protocolou a ação, Padilha era deputado federal e sua defesa tentou levar ao STF um caso de improbidade administrativa contra ele.
No dia 7 de maio, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) comemorou o seu 20º aniversário com o aumento da sua produtividade, conforme dados do Sistema de Produtividade Policial. A companhia foi criada por meio do Decreto nº 7.318, de 07 de maio de 1998. A unidade é responsável pelo atendimento de ocorrências e pelo policiamento ostensivo em Brumado e mais onze municípios. No total, são 228.927 habitantes sob sua guarda. Para dar conta dessa grande área, a 34ª CIPM dispões de uma estrutura de pelotões e destacamentos estrategicamente instalados nas sedes das cidades. Em razão dessa data tão marcante, a companhia agradece aos cidadãos pela confiança depositada no trabalho desenvolvido há duas décadas.
O ex-prefeito de Brumado, Geraldo Leite Azevedo (PDT), oficializou o seu apoio à pré-candidatura do ex-secretário municipal de Administração e Finanças, Luís Carlos Moura Matos (PTC), o Carlinhos, a uma cadeira na Câmara Federal. O anúncio foi divulgado nas redes sociais do pré-candidato no início da tarde desta quarta-feira (09). “Carlinhos Moura é um homem de bem, de forte caráter, de boa vocação para as causas públicas e que tem capacidade intelectual e política para representar Brumado e região Sudoeste com muita honra no Congresso Nacional. Ele merece o nosso apoio, porque antes de tudo trata-se de alguém que está buscando o bem público na política e não como a maioria dos políticos tradicionais de todo o Brasil que vinha até então buscando vantagens pessoais, quando não vaidades e mais vaidades”, afirmou Azevedo em áudio postado pelo pré-candidato. Moura comemorou a adesão do ex-prefeito à sua pré-candidatura.
Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.
Em Brumado, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de medicamentos gratuitos distribuídos na Farmácia Básica estão sendo atendidos através de um sistema de senhas, o que não tem agradado os usuários. O site Achei Sudoeste ouviu alguns munícipes que expuseram suas reprovações diante do atual modelo de atendimento ao público. Além de haver uma cota diária de senhas, as pessoas estariam perdendo mais tempo na farmácia. “Antes vinhamos pra cá despreocupadas de horário e logo saíamos com a medicação. Agora, além de termos que enfrentar uma fila pra conseguir a senha, depois ainda vamos enfrentar outra fila para sermos atendidas”, reclamou a dona de casa Erivalda da Silva. “Sem a senha entravamos e saímos, agora com a senha fica um acumulado de gente presa na pequena recepção da farmácia. Penso que a secretaria de saúde deveria repensar sobre essa forma de atendimento ao público. Já tive que desistir algumas vezes de ficar na fila por conta do tempo de espera e antes isso não acontecia”, reforçou a atendente Kelly Nunes. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, para tratar do assunto, mas não obteve êxito.
A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.
Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a direção do Hospital Municipal proibiu um homem de acompanhar o exame de ultrassonografia da sua esposa, que está grávida de 9 meses. O homem denunciou que a equipe de saúde da unidade não permitiu a sua entrada na sala para acompanhar o exame que faz parte do pré-natal. “Ao questionar o motivo da proibição, a alegação do funcionário é que se tratava de uma norma do hospital. Estou indignado, pois é um direito meu na qualidade de pai, direito este garantido por Lei e que me foi negado no momento tão importante da minha vida e da minha esposa”, disse o homem em entrevista a Rádio 88 FM. De acordo com a Lei do Acompanhante, gestantes que realizam o pré-natal nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser acompanhadas pelo esposo ou parceiros desde o teste até o pós-parto. A direção do hospital não se pronunciou sobre o assunto.
Um homem de 45 anos morreu após ser atropelado na noite desta quarta-feira (09), na Avenida Prefeito José Neves Teixeira, no Bairro Ipanema, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o Sudoeste Bahia, a vítima, identificada como Antônio Marcos da Silva, caminhava próximo à pista quando foi atingida por um veículo modelo Fox. Ele foi arremessado e sofreu múltiplas fraturas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou a ser acionada, mas, ao chegar no local, somente constatou a morte da vítima. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para realização da necropsia. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar as causas do acidente.
O atual prefeito e o ex-gestor de Contendas do Sicorá, a 95 km de Brumado, foram punidos nesta terça-feira (8) pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Segundo o órgão, tanto o atual gestor, Ueliton Souza, o “Didi”, como o ex-prefeito Joad Teixeira, foram omissos na cobrança de multas e ressarcimentos a agentes políticos entre os anos de 2013 e 2017. O fato é caracterizado como renúncia de receita para o município. Conforme o relator do processo no TCM, Antônio Carlos da Silva, Uelinton Souza terá de devolver aos cofres municipais R$ 54.737,88, com recursos pessoais. Já Joad Teixeira deverá restituir a quantia de R$ 10.947,58, também com recursos pessoais, pela prescrição de penalidades ocorridas no exercício de 2012. As multas prescritas alcançaram a quantia de R$ 64.134,36, no período entre 2012 e 2017. Ainda cabe recurso da decisão.
Um ex-vereador da cidade Dom Basílio, município localizado a 41 km de Brumado, foi punido por usar um ônibus escolar da prefeitura para transportar convidados do casamento da filha. O transporte escolar fez viagens de ida e volta entre o Povoado Boqueirão das Neves, na zona rural, e a Praça da Matriz, no centro da cidade, que geraram custo de R$ 294. O fato, exemplo de uso irregular de transporte público, não passou impune pela Promotoria e Justiça de Livramento de Nossa Senhora, na mesma região de Dom Basílio. Publicado nesta quarta-feira (9), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) impõe ao ex-vereador Vilson Neves dos Santos a devolução dos custos do uso do ônibus escolar. “Nena”, como o ex-edil é conhecido, terá 30 dias para pagar as despesas. Caso desobedeça ao acordo, os custos serão transferidos para o ex-prefeito João Dias Pereira, que autorizou o uso do veículo. Se os dois não quitarem o débito, o Ministério Público irá acioná-los na Justiça por improbidade administrativa.
O Brasil teve no ano passado 5.012 pessoas mortas por policiais - 790 a mais que em 2016. No mesmo período, 385 policiais foram assassinados - número menor que o do ano anterior. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. O número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 19% em um ano. Já o de policiais mortos caiu 15% - foram 453 oficiais assassinados em 2016. O dado, inédito, compreende todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa (em serviço e fora de serviço). O Amapá é o estado com a maior taxa de mortes por policiais: 8,3 a cada 100 mil. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Integrantes das Secretarias Municipais de Educação de Barra da Estiva e de Ituaçu estiveram em Brumado, na manhã de segunda-feira (07), para conhecer o funcionamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), gerido pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Na ocasião, as comitivas foram recepcionadas pelo comandante da unidade, Major Souza Dias, e pelo Capitão Delmondes, oficial encarregado pelo Proerd. Muitos temas foram debatidos, com destaque para a implementação do programa nos dois municípios mencionados, já no segundo semestre deste ano. O Proerd é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), que foi implantado inicialmente nos Estados Unidos e, posteriormente, em vários países. Essa iniciativa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das formas mais eficazes de prevenção às drogas e à violência no mundo.
Deputados iniciaram um movimento que pode modificar o conteúdo da proposta de emenda à Constituição (PEC) que restringe o foro privilegiado. Quando a PEC foi aprovada pelo Senado, previa a extinção do foro, mantendo a prerrogativa somente para presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo, além do vice-presidente da República. A pressão, agora, é para que a PEC siga o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) – que restringiu o foro de deputados e senadores a casos cometidos durante o exercício do mandato e em função da atividade parlamentar –, estendendo a restrição aos três poderes. A tese já começou a ser defendida pelo relator da PEC, Efraim Filho (DEM), que também relatou o texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no ano passado, e seguiu o entendimento aprovado pelo Senado. Ao blog do Camarotti, vários deputados demonstraram preocupação com esse movimento, já que o Supremo não tinha poder para legislar sobre a extinção do foro privilegiado. Por isso, se ateve somente à restrição no caso de deputados e senadores.
Com apenas quatro celas para comportar 16 pessoas, a cadeia anexa à delegacia da cidade de Brumado está com um quadro acima do dobro da sua capacidade, abrigando 40 detentos em sua frágil custódia, palco de inúmeras fugas, tentativas de fugas, motins e rebelões que já colocaram o município nos holofotes da grande mídia nacional. O site Achei Sudoeste apurou que, para piorar a situação, a maioria dos presos é de outras cidades circunvizinhas. Atualmente, o local funciona, irregularmente, como um pequeno presídio regional, quando o popular cadeião deveria ser utilizado apenas como detenção temporária até a extradição dos infratores. A incoerência fica ainda maior quando se tem um presídio pronto em casa há mais de um ano, com capacidade para mais de 500 pessoas, no entanto, o mesmo não pode entrar em funcionamento por conta de questões que envolvem o governo do estado e a Justiça do Trabalho da Bahia, que em ação impede o Estado de terceirizar a manutenção das novas unidades prisionais. Enquanto isso, a superlotação na cadeia põe em risco não apenas os carcerados, como também os servidores do setor administrativo, delegados e investigadores. Vale ressaltar que o complexo onde se encontra a cadeia pública do município também funciona a administração da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Instituto Médico Legal (IML) e está sendo instalada a unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), além de aglomerar centenas de veículos apreendidos que tomam conta da rua de acesso.
Os pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, utilizaram folículos capilares de mais de quarenta pacientes que passaram por cirurgia capilar. No início da pesquisa, foram observados os efeitos da ciclosporina A (CsA), medicação usada no tratamento de doenças autoimunes. Apesar de ter sido capaz de reduzir a atividade da SFRP1, proteína que regula o crescimento de tecidos, a ciclosporina causava efeitos colaterais. Por causa disso, os cientistas decidiram procurar outro agente que atingisse essa proteína e estimulasse o crescimento dos fios sem prejuízos. De acordo com a Veja, durante a busca por alternativa, a equipe descobriu que o WAY-316606, usada no tratamento da osteoporose, não apresentava efeitos colaterais e promovia o crescimento dos folículos capilares em apenas dois dias, sendo ainda mais eficiente na supressão da proteína. “O tratamento pode fazer uma diferença real para as pessoas que sofrem de perda de cabelo”, disse Nathan Hawkshaw, líder do estudo, à BBC. No entanto, ele ressaltou que testes clínicos seriam necessários para confirmar se o tratamento é eficaz e seguro nas pessoas. A calvície é a perda parcial ou total de cabelos que pode acontecer em homens e mulheres. Os primeiros sinais mais comuns desse problema são: afinamento dos fios ou nascimento de fios mais finos que aos poucos param de crescer. As causas da calvície são diversas: genética – herança materna ou paterna -, distúrbios fisiológicos e emocionais, e tratamentos capilares inadequados.
Nascido no distrito de Ceraíma, em Guanambi, a 141 km de Brumado, Antônio Neto, de apenas 15 anos, foi convocado pela primeira vez para integrar seleção brasileira sub-17. O adolescente é volante do Clube Atlético Mineiro. Os convocados irão treinar entre os dias 14 e 20 de maio, no centro de treinamento do São Paulo, em Cotia. De acordo com a Agência Sertão, a convocação servirá como preparação para o campeonato Sul-Americano de 2019.