Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições 2018: Medo de escândalos relacionados à Lava Jato inibe doações

O medo de ter o nome associado a um escândalo de corrupção e o atual cenário de crise econômica devem fazer com que executivos e funcionários de grandes empresas evitem apoiar financeiramente um candidato. “Pelo que eu tenho conversado, os acionistas e executivos de grandes empresas não estão dispostos a participar desse processo”, disse o presidente da Confederação Nacional de Indústrias (CNI), Robson Andrade. Segundo ele, escândalos como a Operação Lava Jato farão com que muita gente deixe de contribuir. “O problema todo é que as pessoas físicas não querem participar de um financiamento de campanha que, no fundo, você não sabe direito de onde vêm todos os recursos”. De acordo com a Veja, a doação de empresas foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015. As novas regras começaram a valer nas eleições municipais de 2016, mas esta será a primeira disputa presidencial com a restrição. Segundo a advogada Sylvia Urquiza, especializada na área criminal, a preocupação com as doações eleitorais de funcionários é uma prática antiga entre as multinacionais. Na maioria dos casos, regras de conduta interna costumam regular este tipo de assunto. Com as investigações da Lava Jato e o receio de ter seu nome associado a um candidato de conduta duvidosa, as companhias nacionais passaram a aprimorar seus sistemas de controle. “Entre as grandes empresas, porém, o número das que já se adequaram está aquém do que seria esperado”, diz Silvia. “As empresas estão aprendendo com a dor”, completa Rodrigo Brandão Fontoura, diretor da Associação Brasileira de Integridade, Ética e Compliance, sobre o temor com um eventual contágio da Lava Jato.

Brumado: Professor usa tribuna livre da câmara para falar sobre o Projeto Escola Sem Partido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Professor por formação, mas fora das salas de aula, o brumadense André Nascimento usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado para falar sobre o polêmico projeto do senador Magno Malta, Escola Sem Partido. O projeto chegou a ser tramitado na câmara brumadense na última legislatura, com autoria do então vereador José Carlos dos Reis, porém, diante do impasse com a classe educadora, foi retirado de pauta para retornar em outra oportunidade. No entanto, o mesmo acabou ficando engavetado, uma vez que o autor não conseguiu se reeleger. Mesmo o assunto não sendo bem visto por parte do corpo docente do município, o professor defendeu a proposta. “Na ausência de uma fiscalização nas salas de aula, muitos professores têm interferido na formação dos alunos expondo seus ideais políticos, religiosos e ideológicos, que são passados pelos pais ou instituições das quais esse alunos fazem parte”, criticou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André reforçou que é necessária a aplicação do projeto na rede de ensino de Brumado como proteção aos ideais passados dos pais para os filhos, que estão sendo violados por alguns educadores nas salas de aula. “O professor tem a função de intermediar o conhecimento, mas não pode interferir na formação educacional do ser que já recebe esta instrução dos pais ou das instituições religiosas, políticas ou de ideologias as quais está sendo preparado para seguir. Essa não é a função do professor”, ressaltou.

63% apostam em prisões na Lava Jato, diz Ibope

A grande maioria dos brasileiros acredita que a Lava-Jato vai, sim, continuar prendendo líderes políticos, mesmo depois da prisão de Lula. Esse é o resultado de uma pesquisa do Ibope feita em todo o país com 2.002 pessoas entre os dias 12 e 16. De acordo com o jornal o Globo, apenas 30% dos ouvidos acham que “nenhuma outra liderança política alvo da Lava-Jato será presa” a partir de agora; enquanto 63% apostam no contrário.

'Édio tem sido o vice mais atuante nas últimas gestões em Brumado', diz prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), fez uma série de elogios ao seu vice, o comunista Édio Pereira (PCdoB), o Continha. “O vice mais atuante de Brumado nas últimas gestões, sem querer depreciar os demais”, disse o chefe do executivo brumadense, após citar que seu ingresso na política se deu por incentivo de Édio Pereira nos idos de 1998. Apesar dos elogios, Vasconcelos não tem bom um histórico com seus vices. Em sua primeira gestão entre 2005 e 2008, Eduardo teve como vice o ex-vereador, atual presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) local, José Luiz Alves Ataíde. A aliança durou pouco tempo e logo o vice se desligou do grupo, migrando para a base oposicionista naquele período. Na administração seguinte foi a vez da enfermeira Ilka Abreu (PR) abandonar a cadeira à direita do prefeito e também se opor ao seu modelo de gestão. Nas voltas que o mundo dá, Ilka retornou ao berço do prefeito, desta vez como vereadora, formando a maioria na base governista no parlamento. Na última gestão comandada pelo então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), a vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) teve a atuação voltada para pasta de desenvolvimento social. Eduardo alistou a participação e influência de Édio nas diversas pastas do seu governo, tendo sido fundamental no convencimento dos prefeitos da região no que se refere à formação do consórcio regional de saúde. O prefeito disse ainda que, mesmo com ideias políticas distantes, ambos conseguem manter uma linha de afinidade nos assuntos administrativos, o que muito vem corroborando para o desenvolvimento do município.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

'Abrimos mão da minha pré-candidatura para apoiar Márcio', revela Dudu Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, revelou que abriu mão de lançar seu nome para as próximas eleições de outubro para apoiar a pré-candidatura de Márcio Moreira. “O partido cogitou lançar meu nome, mas tão logo foi anunciado o de Márcio não tivemos dúvidas em desistir do pleito e apoiá-lo”, disse. O vereador justificou que Moreira está melhor avaliado que ele e também reúne melhores condições de avançar nas intenções de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Dudu foi assessor parlamentar de Márcio Moreira na última legislatura brumadense, de quem recebeu o bastão para ingressar no pleito. “É uma dívida moral que tenho com Márcio, ele está entre as pessoas que ajudaram na minha projeção à câmara de vereadores. Então, o que posso fazer agora é retribuir e apoiar a sua pré-candidatura e, mais na frente, sua candidatura como nosso representante ao parlamento estadual”, pontuou o vereador.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Bactéria que devora carne humana preocupa médicos Foto: Reprodução

A epidemia de casos de úlcera de Buruli, causada por uma bactéria comedora de carne humana, no Estado de Victoria, na Austrália, preocupa médicos locais. A doença é comum em áreas tropicais, por isso o aumento de 400% nos últimos quatro anos, em uma região de clima temperado, como Victoria, intriga especialistas. Até alguns anos atrás, as infecções eram mais comumente relatadas em áreas tropicais em Queensland, com casos ocasionais em outros Estados. Mas, somente no ano passado, foram registradas 275 novas infecções no Estado de Victoria, o que representa um aumento de 51% em relação a 2016. Em um artigo publicado no periódico científico Medical Journal of Australia, médicos locais pediram financiamento do governo para pesquisar a doença e suas causas. “Ninguém entende o que está acontecendo e o que está motivando esta epidemia. Podemos oferecer pistas, mas não um parecer definitivo. É um mistério.”, disse Daniel O’Brien, especialista em doenças infecciosas e coautor da publicação, à BBC.

Barra da Estiva: Sindicato oferece R$ 10 mil por pistas sobre quem matou delegado Marco Torres Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia informou, nesta sexta-feira (20), que oferece uma recompensa de R$ 10 mil para quem fornecer informações sobre quem matou o delegado Marco Antônio Torres, que trabalhava na cidade de Barra da Estiva. De acordo com o G1, ele desapareceu após sair para fazer uma viagem com destino a Vitória da Conquista, cidade perto de Barra da Estiva. O corpo de Marco Antônio foi encontrado carbonizado dentro de um carro entre os municípios de Tanhaçu e Anagé, também no sudoeste do estado. A recompensa, segundo o sindicato, tem o objetivo de colaborar com a equipe de investigação. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime, conforme informou nesta sexta a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O Sindicato dos Delegados de Polícia informou que qualquer denúncia sobre o caso pode ser feita anonimamente através do telefone (77) 98104-1010.

Barra da Estiva: Sindicato oferece R$ 10 mil por pistas sobre quem matou delegado Marco Torres
Morre criança de 2 anos que foi agredida por padrasto em Barra da Estiva Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A criança de 2 anos que foi internada em Salvador após ser agredida pelo padrasto, em Barra da Estiva, a 135 km de Brumado, morreu na última sexta-feira (20). A informação é da Polícia Civil. O suspeito do crime está foragido. De acordo com o G1, o menino não teve o nome divulgado. Conforme a polícia, a família da vítima decidiu pela doação de órgãos da criança. Não há detalhes da liberação do corpo e nem do sepultamento da vítima. O caso ocorreu no dia 11 de abril.

Reajuste médio de 16,85% na energia elétrica entra em vigor Foto: Juliana Almirante/G1

O reajuste médio de 16,95% da tarifa de energia elétrica na Bahia, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última terça-feira (17), já está em vigor neste domingo (22). De acordo com a Coelba, para os clientes de baixa tensão, onde estão incluídos os clientes residenciais, a variação média será de 17,27%. De acordo com o G1, já os consumidores atendidos em alta tensão, clientes industriais e comerciais de médio e grande porte, terão as contas reajustadas em 16,17%.

Homem morre em confronto com a Cipe Sudoeste em Piripá Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na terça-feira (17), enquanto tentava abordar dois indivíduos em uma moto em atitude suspeita, a Polícia Militar de Piripá, no sudoeste da Bahia, foi surpreendida por disparos de arma de fogo. Após a investida da guarnição, o suspeito fugiu em direção a um matagal. Através de denúncia anônima, a polícia identificou que o indivíduo que tentou contra a guarnição se trata do conhecido traficante da cidade. Este se encontrava escondido no povoado de Gabiraba, zona rural de Piripá. A garnição Cipe Sudoeste deslocou-se para o lugar, onde os criminosos estavam escondidos. No local, os militares foram recebidos a tiros por dois indivíduos desconhecidos. Ao revidar a agressão, os policiais perceberam um indivíduo em fuga para o matagal e outro caído ao chão de posse de um revólver calibre 38, sendo encontrado também uma espingarda com as iniciais de uma facção criminosa e uma quantidade de substância análoga à maconha. Depois do confronto, foi prestado socorro ao indivíduo e este encaminhado ao hospital de Piripá. Na unidade, foi constatado o óbito. Todo material apreendido foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública, onde foi lavrada a ocorrência.

UAB de Brumado participa de encontro do Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais Foto: Divulgação

O professor Elielson Teixeira, Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Brumado, que também é o presidente do Fórum de Coordenadores de Polo do Estado da Bahia e vice-presidente do Fórum Nacional, participou em Gramado, no Rio Grande do Sul, de um Encontro do Fórum Nacional de Presidentes de Fóruns dos Estados representando a Bahia. As discussões foram muito produtivas e as expectativas para a Educação Superior à Distância são de crescimento consolidado e de melhorias significativas. Para este ano, o Edital 05/2018 disponibiliza 100 mil vagas, somente na primeira etapa. O polo de Brumado está articulando a oferta de mais de 20 cursos para o próximo semestre.

Promotora recomenda fim de gratificação paga a servidores da Câmara de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou que à Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista retire uma gratificação especial paga aos servidores da Casa. A medida foi encaminhada pela promotora de Justiça Lucimeire Carvalho Farias. Ela deu dez dias para o presidente da Câmara se posicionar. Em caso de desobediência, a Promotoria disse que vai acionar o presidente da Câmara por improbidade administrativa, crime contra a administração pública. Conforme a promotora, a Gratificação de Condição Especial de Trabalho (GCET) atenta contra a legislação por conta de não existir lei que legitime o pagamento.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista e do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Justiça Federal condenou a mineradora Sama S/A Minerações Associadas e a multinacional Saint-Gobain do Brasil Produtos Químicos Industriais e para Construção Ltda a pagarem R$ 31.423.370,00 por danos morais coletivos. A sentença, de 9 de abril, determina que o valor seja revertido em favor de projetos culturais, sociais e ambientais para Bom Jesus da Serra. Segundo os órgãos, a Sama explorou amianto na jazida São Félix do Amianto no município, entre os anos de 1940 e 1968. No encerramento das atividades de extração, entretanto, não foram adotadas medidas satisfatórias para mitigação dos efeitos do mineral nos habitantes da região, deixando resíduos que teriam contaminado um número indeterminado de pessoas, entre trabalhadores da mina, seus familiares e moradores do entorno. Além do pagamento do valor, a Justiça também determinou o isolamento da área da antiga mineradora, a sinalização da área informando sobre o risco de contaminação, a identificação, seleção e demolição de edificações construídas com os rejeitos, bem como o monitoramento da área por, no mínimo, mais cinco anos, em períodos de chuvas e estiagem para acompanhar a qualidade do ar.

Brumado: 34ª CIPM aumenta produtividades nos primeiros 100 dias de 2018

De acordo com dados do Sistema de Produtividade Policial, houve um crescimento considerável na produtividade da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, nos primeiros 100 dias deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de pessoas presas em flagrante aumentou 48,39%. Os dados revelaram ainda que as apreensões de adolescentes por prática de atos infracionais aumentaram 150%. Já o registro de termos circunstanciados de ocorrência subiu 15,79%, enquanto o cumprimento de mandados de prisão foi ampliado em 50%. O número de apreensões de armas brancas também cresceu 150% e a quantidade de veículos recuperados aumentou 79,92% em relação a 2017.

Brumadense Fann Estourado chama a atenção de famoso produtor musical

O artista brumadense, Fann Estourado, sempre se destaca sempre no cenário musical regional, participando de grandes eventos e agradando todo o público presente. Agora cantando sucessos do forró e do sertanejo, o artista vai gravar seu novo sucesso “Lembrar da gente” com um importante e competente produtor musical: Bolinha. O profissional conta com a experiência de já ter trabalhado com artistas nacionalmente conhecidos e até com carreira internacional, como Alexandre Pires. Além disso, o produtor já atuou como sanfoneiro nas gravações de DVD e nos shows grandes artistas de renome, como Marília Mendonça e Roberta Miranda. Bolinha ainda presta serviços para o Programa do Raul Gil no SBT. Ele irá produzir a música do artista brumadense, que viaja neste domingo (22) para São Paulo, onde irá fazer a gravação.

Brumado: Márcio Moreira recebe bênção do prefeito e apoio de vereadores rumo à AL-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um encontro realizado na noite desta quinta-feira (19) reuniu o pré-candidato a deputado estadual, Márcio Moreira (Patriota), o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB), bem como os vereadores Reinaldo Brito (PSB), José Santos (Sem Partido), Wanderley Amorim (PTC), José Carlos de Jonas (PT), Luiz Carlos (PSD), Glaudison Dias (PDT) e Elias Piau (Sem Partido). Na oportunidade, os parlamentares levaram seus apoios ao pré- candidato, apostando que o mesmo irá alcançar o coeficiente de votos para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Embora não estivesse presente, o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB), que já foi assessor parlamentar de Márcio, encaminhou seu apoio e se colocou à disposição para trabalhar em prol do pretenso representante local. O ambiente que permeou o encontro foi de confiança e empolgação e os parlamentares garantiram atuar como cabos eleitorais em suas bases a favor de Moreira.

Brumado: Márcio Moreira recebe bênção do prefeito e apoio de vereadores rumo à AL-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A tônica dos discursos foi apresentar à comunidade brumadense a oportunidade de eleger nas eleições de outubro um filho da terra como representante junto ao parlamento baiano, aproximando mais a administração municipal do governo estadual no intuito de captar mais recursos para a cidade e microrregião. Apontado como pai do projeto de lançamento de um filho da terra, o prefeito estendeu a mão abençoando seu pupilo na caminhada que começa a ser articulada com as bases e lideranças comunitárias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Márcio disse que sua representatividade se estende a toda microrregião. Ele afirmou que buscará apoio nos 21 municípios que formam o polo regional com Brumado. “Nosso principal trabalho será o de convencimento, primeiro do nosso colegiado de que precisamos de um representante autêntico no parlamento estadual. Dessa forma, vamos apresentar a nossa plataforma, tanto aos nossos munícipes quanto nas demais cidades que compõem a região. A caminhada será longa, mas estamos confiantes de que com perseverança alcançamos a vitória”, pontuou.

Ministro envia nova ação sobre prisão em 2º grau a plenário do STF Foto: STF

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou na quinta-feira (19) para julgamento no plenário da Corte uma nova ação declaratória de constitucionalidade (ADC) contra a prisão após a condenação em segunda instância. O processo foi apresentado na quarta-feira pelo PCdoB. A inclusão da ADC na agenda do plenário depende agora da presidente Cármen Lúcia, responsável pela elaboração da pauta de julgamentos. Marco Aurélio enviou a ação ao pleno antes de decidir sobre a concessão ou não de uma liminar (decisão provisória) solicitada pelo partido. Na nova ADC, assinada pelo jurista Celso Bandeira de Mello, que representa o PCdoB, o partido defende que uma pessoa só pode ser considerada culpada após o chamado trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos em nenhuma instância da Justiça, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o próprio STF. De acordo com o a Veja, a legenda pede uma liminar urgente para “impedir e tornar sem efeito qualquer decisão que importe em execução provisória de pena privativa de liberdade sem a existência de decisão condenatória transitada em julgado”.

Polícia apura assalto seguido de estupro contra gestante em Guanambi

Agentes do Serviço de Inteligência da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior de Guanambi (Coorpin) apuram um caso de estupro contra uma gestante. De acordo com o jornal Folha do Vale, na Delegacia Territorial de Guanambi, ela relatou que o fato quando ela estava em casa e foi surpreendida por um homem. Segundo a vítima, o homem anunciou o assalto e, em seguida, praticou o estupro. Exames corpo de delito já foram solicitados e os resultados estão sendo aguardados. O delegado responsável pelo caso vai instaurar um inquérito para apurar o crime.

Ministro Dias Toffoli nega pedido de José Dirceu para evitar prisão Foto: Jorge William/Agência O Globo

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido liminar apresentado pela defesa do ex-ministro José Dirceu, que tenta evitar sua prisão. Para Toffoli, o caso deve ser analisado em definitivo pela Segunda Turma da corte, formada por cinco ministros, uma vez que a decisão de soltá-lo por meio de um habeas corpus em 2017 foi tomada lá. O objetivo dos advogados era lhe garantir o direito de ficar em liberdade mesmo após o julgamento de um recurso apresentado contra condenação em segunda instância imposta na Lava-Jato. No pedido, feito na terça-feira, a defesa chegou a dizer que Dirceu poderia ser encarcerado após a análise de um recurso que viria a ser negado nesta quinta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). De acordo com o jornal o Globo, a corte, apesar de ter mantido a pena de 30 anos e nove meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, definiu que ele tem direito a um último recurso antes de ser preso. Toffoli argumentou que não poderia tomar a decisão sozinho. Mas não há previsão ainda de quando a Segunda Turma vai julgar o pedido de Dirceu. Antes de isso ocorrer, Toffoli ainda quer um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). “No que diz respeito à questão de fundo, não obstante os bem lançados argumentos da defesa, ressalto diante dos recentes julgamentos do plenário desta Corte, a impossibilidade de atuação individual deste relator em hipóteses como esta”, escreveu o ministro.

Brumado: 'O poder público ignora a nossa existência', reclamam moradores da Rua São Judas Foto: Leitor/Achei Sudoeste

Em nota enviada à redação do site Achei Sudoeste, moradores da Rua São Judas Tadeu, no Bairro São Jorge, em Brumado, expuseram a insatisfação e indignação com a falta de ação da prefeitura quanto à pavimentação da via. “O poder público ignora a nossa existência, pois somos final de periferia. Então, estamos longe dos olhares de quem chega ao centro e vê tudo maquiado pela administração”, desabafaram os populares, que ainda enviaram imagens da precariedade em que se encontra a rua, impossibilitada do tráfego de veículos. “Às vezes, acionamos o Samu, mas a viatura de resgate não consegue chegar até a casa da pessoa que precisa do socorro. Ou seja, além dos prejuízos para a mobilidade urbana, o descaso e abandono do poder público também prejudica a oferta de atendimento da saúde em nossa localidade”, criticaram. Ao final da nota, eles ainda cobram da administração investimentos para melhorias de locomoção na via. “Pagamos IPTU e IPVA como os demais contribuintes dos bairros mais centralizados e afortunados, então queremos de volta os investimentos da nossa parcela de contribuição social. Cumprimos com as nossas obrigações e agora queremos de volta os nossos direitos”, finalizaram os populares.

Ministro libera pedido de Habeas Corpus e STF pode julgar liberdade de Geddel em breve Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Superior Tribunal Federal (STF) deverá votar em breve o pedido de liberdade do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), preso desde setembro do último ano, após apreensão de R$ 51 milhões em um Bunker (lembre aqui). De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, o ministro Edson Fachin liberou para julgamento o pedido de habeas corpus de Geddel. O recurso será analisado pela Segunda Turma da Corte. O ex-ministro Geddel, o irmão e deputado federal, Lúcio Vieira Lima (PMDB), a mãe dos dois peemedebistas, Marluce, dois ex-assessores e um empresário foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Projeto Coordenador Cultural é apresentado para alunos e agentes culturais de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto Coordenador Cultural, promovido pelas secretarias de educação, cultura, justiça, direitos humanos e desenvolvimento social, do Governo da Bahia, está sendo implantado em escolas públicas de 85 municípios do interior. O projeto teve a sua primeira apresentação realizada na manhã desta quinta-feira (19) pelo coordenador de cultura Paulo Esdras, que falou sobre a proposta à classe presente no auditório do CEEP. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Esdras esclareceu que o objetivo das secretarias estaduais é instalar nas unidades de ensino contempladas bases ou centros culturais com intercâmbio de criação de grupos teatrais, espaços de cinema, musicais e outros. “O propósito é provocar uma agitação cultural e acesso democrático aos espaços ou apresentações nestes municípios carentes de centros culturais. Uma valorização das expressões regionais”, disse o coordenador. Segundo ele, para tanto, também irá interagir com a secretaria municipal de educação e cultura, bem como com os Cras, no intuito de contar com a contrapartida local para atender o maior público possível. Os agentes culturais, dentre os quais a Academia Brumadense de Letras e Artes de Brumado (Alab), também estão sendo convidados a interagir com o programa, que contará com mais 12 encontros durante o ano para a fomentação e dinâmica do projeto.

Professora faz ameaça a criança e grava: 'Vou furar a sua cabeça' Foto: Reprodução/Youtube

Uma professora do município de Jacobina, na região norte da Bahia, foi afastada das atividades após aparecer em um vídeo, gravado por ela mesma, ameaçando uma criança na sala de aula de uma creche da rede municipal. Segundo informações passadas ao G1 nesta quinta-feira (19) pela Secretaria da Educação e Cultura da cidade, o caso ocorreu no distrito de Novo Paraíso, na zona rural de Jacobina, na última terça-feira (17). A professora, que não teve nome divulgado, estava gravando a aula com um aparelho celular, no momento em que as crianças contavam histórias na sala, quando se irritou com um dos alunos. A situação aconteceu na Creche Municipal Odete Moraes Coelho, que atende 142 alunos. “Não dá para contar história nenhuma porque esse troço ruim não deixa. Só se eu botar esse demônio lá fora... Se você tornar conversar eu vou furar sua cabeça de tanto dar murro e você vai ter que ficar quieto, viu? E cala a boca, cala a boca, que a menina vai contar a história. Peraí, deixa esse troço parar de rinchar”, diz a professora no vídeo. O secretário de Educação, Andre Luiz Mota Sampaio disse que a professora foi imediatamente afastada da unidade, até que todas as providências sejam tomadas. “Pelo que ficamos sabendo, ela estava gravando uma aula e não se deu conta de que continuou gravando no momento em que agredia verbalmente a criança. Depois, ela própria publicou o vídeo num grupo de pais no WhatsApp. Recebemos o vídeo hoje [quinta] pela manhã e ficamos assustados com a situação”.

Arquivo