Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Joab dos Santos Silva, de 31 anos, conhecido como Chorão, morreu na noite desta terça-feira (08), após um auto de resistência em uma ação da polícia militar de Brumado, no Barro Irmã Dulce. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a operação foi do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da Polícia Militar e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste), a antiga Caesg. De acordo com a polícia, Chorão, que já tem várias passagens por crimes, estava praticando diversos assaltos no trecho do anel rodoviário da BA-262 e a BR-030. Durante a operação que visava a sua captura e a de um comparsa, que ainda segue sendo procurado, o mesmo recebeu as guarnições a tiros. A polícia revidou e ele foi atingido por um disparado. Chorão foi socorrido e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, mas devido a gravidade da lesão, veio a óbito na unidade hospitalar. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.
Foto: Informe Cidade Dois dias após a chuva de granizo que atingiu Caculé, a 100 km de Brumado, produtores agrícolas ainda contabilizam os prejuízos que tiveram por conta do fenômeno climático raro na região. Terezinha Salvina do Nascimento Bonfim, moradora da Fazenda Espinho, que é uma das maiores produtoras de hortaliças do município de Caculé, estima uma perda de 98% da produção que vinha sendo cultivada em uma área de aproximadamente 5 hectares. De acordo com o Informe Cidade, a chuva de granizo destruiu boa parte do milharal, além das plantações de tomate, alface, rúcula, cheiro-verde, couve, brócolis e demais produtos cultivados no local. Só pés de alface foram cerca de 15 mil destruídos. A produção, que é comercializada nas feiras-livres de Caculé e cidades circunvizinhas e que também abastece os principais mercados e quitandas da cidade, ficará comprometida por pelo menos uns 60 dias.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o feriado de São Sebastião, 20 de janeiro, um domingo, será nublado e com chuva na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, de quarta-feira (09) até sexta-feira (11), a previsão é de chuvas rápidas, podendo ocorrer precipitação de 10 mm no período. Já no sábado (12), poucas nuvens, com temperatura mínima de 24°C e máxima de 30°C. O domingo (13) poderá ser com pancadas de chuvas e probabilidade de precipitação de 4 mm. Já para o feriado de São Sebastião, de acordo com a Seagri, o tempo será nublado e com chuva. No dia, a temperatura mínima será de 23°C e a máxima de 32°C, com a previsão de 10 mm de chuva. De hoje (09) até o próximo dia 23, segundo a Seagri, o acumulado de chuvas deve ser de 67 mm. As probabilidades de chuvas este mês animam os sertanejos, que sempre esperam por boas precipitações para uma melhor colheita nas lavouras.
Foto: Reprodução/Seagri
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias ao menor nível em cerca de 14 meses a partir desta quarta-feira, 9. O preço do litro nas refinarias passará para 1,4337 real, uma diminuição de 1,38%. É o valor mais baixo desde o 1,4259 real visto em 24 de outubro de 2017. A mudança acontece em meio a uma redução na cotação do dólar ante o real, um dos parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes. Só neste ano, o dólar já caiu 3,65%. O outro componente de peso seguido pela estatal em seu mecanismo de reajustes é o mercado internacional de petróleo, que também apresentou quedas recentemente. Os reajustes quase diários da Petrobras começaram em meados de 2017. No acumulado de todo esse período, a gasolina da estatal apresenta alta de 3,60%. Já no caso do diesel, a cotação média na refinaria segue em 1,8545 real por litro desde o começo do ano. No fim de 2018, a empresa anunciou um mecanismo financeiro de proteção complementar à política de preços do diesel, semelhante a um já utilizado na gasolina, que permite à companhia manter a cotação do produto estável nas refinarias por um período de até sete dias em momentos de elevada volatilidade.
Foto: Divulgação/PC Na noite desta segunda-feira (07), o indivíduo William Abreu dos Santos, mais conhecido como Cachoeira ou Buiu, foi morto na cidade de Muritiba, norte da Bahia. Ele possuía passagens por roubo na cidade de Brumado. Há alguns meses, já havia sofrido um atentado no município, quando o mesmo estava tentando tomar o comando do tráfico de drogas em nome do seu primo Pedro Henrique, vulgo Meia Noite. Na oportunidade, foi alvejado por aproximadamente 12 disparos de arma de fogo pela facção rival. Segundo informações da polícia, diversos elementos apontam que Cachoeira estava na região a mando de Elias Medrado, vulgo Coroa ou Jota Jota - este se encontra preso no presídio da cidade de Feira de Santana, juntamente com Meia Noite, e teria sido enviado para a região de Irecê para comandar o tráfico de drogas nas cidades de América Dourada e João Dourado.
Foto: Divulgação/SSP-BA Um homem de 27 anos foi preso em Muritiba, no recôncavo baiano, na segunda-feira (7), após a polícia descobrir que ele atuava ilegalmente como médico, utilizando a carteira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) de outra pessoa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cruz das Almas) recebeu uma denúncia sobre a atuação ilegal do homem em uma Unidade de Saúde da Família do distrito de São José do Itaporã, em Muritiba. A guarnição foi ao local indicado na denúncia e constatou a situação. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a prefeitura de Muritiba. À polícia, o homem de 46 anos disse que cursou medicina na Bolívia e confessou que estava usando o Cremeb de outro médico que tinha o primeiro nome igual ao dele. A polícia não detalhou se a informação dada pelo homem sobre a formação foi constatada. Com o homem, foram apreendidos carimbo, tensiômetro, oxímetro (mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente), fichas de atendimento, notebook, celular, mochila e uma carteira com documentos falsos. Ele foi encaminhado para Central de Flagrantes de Santo Antônio de Jesus.
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste Por volta de 12h desta segunda-feira (07), uma guarnição da Caesg, após solicitação da Polícia Civil de Paramirim, a 129 km de Brumado, se deslocou até a residência de um indivíduo, situada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, para apoio a cumprimento de mandado de busca e apreensão. No local, os policiais visualizaram o elemento na porta da residência com um volume em uma das mãos. Ao perceber a aproximação da viatura, ele correu para dentro da casa. A guarnição realizou um cerco, sendo recebida a tiros. Os policiais revidaram e atingiu o agressor, que portava um revólver calibre 32. Foi prestado o devido socorro e o mesmo foi conduzido ao Hospital José Américo Resende, onde foi atestado o óbito. Na ocasião, os policiais encontraram no interior da residência petecas de uma substância análoga à maconha, sendo todo material apresentado na delegacia de Paramirim para as providências cabíveis.
Foto: Reprodução/Pixabay Consumir café antes de fazer exercícios pode causar uma sobrecarga no coração e aumentar o risco de acontecer um infarto, segundo aponta um estudo realizado entre fisioterapeutas da Universidade Estadual Paulista, campus Marília. De acordo com o G1, a pesquisa foi realizada com a ajuda de 32 voluntários que participaram de três dias de testes. Associado ao limite de esforço físico de cada um, cada paciente recebeu de forma alternada duas cápsulas, uma contendo cafeína e outra contendo farinha de trigo. Sem saber qual das cápsulas estava sendo ingerida, os pacientes participaram de uma corrida em intensidade moderada. Após a prática dos exercícios, os pesquisadores notaram que os voluntários que consumiram a cafeína demoraram cerca de 60 minutos para que os seus batimentos cardíacos voltassem ao normal. Esse comportamento concluiu que os batimentos de quem consumiu a substância demorou o dobro de tempo daqueles que consumiram a cápsula de farinha de trigo. O risco, segundo os cientistas, ocorre por conta do aumento de catecolaminas na corrente sanguínea após ingestão de cafeína, sobrecarregando o coração e consequentemente aumentando as chances da pessoa sofrer um infarto. A descoberta surpreendente feita pelo estudo gera um novo alerta para pessoas que são diabéticas e hipertensas e que tem o costume de praticar exercícios físicos.
Foto: Aloísio Costa Mais um jacaré foi registrado circulando livremente na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, no último domingo (06). Desta vez, o animal surpreendeu moradores da Rua Tomé de Souza, no Bairro da Estação. A aparição de jacarés pelas ruas do município tem se tornado um fato comum. Nos últimos anos já foram registradas várias situações em que o animal assusta moradores. Apesar das aparições, nenhuma ocorrência de ataque foi registrada. O “passeio” do jacaré pode ser justificado por conta das chuvas. De acordo o Informe Cidade, por ser de pequeno porte, com aproximadamente 1,30 m de comprimento, o animal provavelmente chegou ao local através de vias fluviais, córregos ou galerias de esgoto. O animal foi capturado por moradores e levado até o rio, onde foi solto.
Foto: iStockphoto/Getty Images Quantas vezes por semana você fica de mau humor? Esse número pode ser um indicativo de problemas de saúde, indica estudo publicado recentemente na revista Brain, Behavior and Immunity. De acordo com as descobertas, o humor negativo está associado a níveis mais altos de inflamação – que é uma resposta natural do corpo diante de lesões e infecções, assim como pode ser sinal de doenças crônicas e outros problemas comuns de saúde. Para chegar a este resultado, os pesquisadores analisaram dados de 220 participantes coletados através da pesquisa Escape, que avalia os efeitos do estresse sobre o envelhecimento cognitivo, fisiologia e emoção. Ao contrário dos estudos anteriores, que investigam o humor através do efeito evocado (no qual os participantes respondem um questionário para relatar manifestações de humor registrados durante a semana ou mês anterior), os resultados relatados pelos pesquisadores foram alcançados ao analisar o efeito momentâneo ecológico (EMA, na sigla em inglês), que monitora as alterações de humor em tempo real. Segundo a equipe da Universidade Estadual da Pennsylvania, nos Estados Unidos, o EMA é mais eficiente porque captura as experiências afetivas enquanto elas acontecem, já o primeiro modelo está sujeito à memória e fatores de personalidade.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um homem identificado como Paulo Henrique foi preso em flagrante pela polícia militar na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, acusado de tentar contra a vida de uma técnica de enfermagem. O crime ocorreu na manhã do dia 1º de janeiro. De acordo com o L12, o suspeito teria pegado uma carona com a vítima e, no trajeto, tentou estrangulá-la, inclusive arrancando parte dos seus cabelos. O agressor queria levar a vítima até as proximidades da Cachoeira do Fraga, chegando a dizer que iria matá-la. Mesmo com o veículo em movimento, a técnica em enfermagem conseguiu se jogar do veículo, sendo arrastada. Desgovernado, o automóvel chocou-se contra um muro próximo ao hospital da cidade. A vítima foi atendida pelos próprios colegas com várias escoriações. A polícia foi acionada e o acusado autuado em flagrante.
Médicos anestesistas que atendem pelo plano de saúde dos servidores públicos da Bahia, o Planserv, suspenderam as atividades na Bahia, nesta segunda-feira (7). A medida foi tomada porque, segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), os valores pagos pelo plano, aos médicos, não são reajustados há 10 anos. Com isso, pacientes que utilizam o plano receberam avisos de hospitais com o cancelamento de cirurgias. A justificativa da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest-BA), para a suspensão do atendimento via Planserv, é chamada de inflexibilidade do plano para a liberação do reajuste dos honorários médicos. A Coopanest informou ainda que esse reajuste, que não é feito há 10 anos, foi solicitado pela classe há três, além de outras pendências contratuais. Segundo o vice-presidente do Cremeb, Júlio Braga, as cirurgias de emergência com anestesistas estão garantidas pelo plano. Ele informou ainda que a suspensão vale apenas para cirurgias eletivas agendadas a partir desta segunda-feira (7). Por meio de nota, o governo do estado, responsável pela administração do Planserv, informou que os serviços de anestesia podem ser prestados diretamente pelos hospitais, pois já estavam previsto desde quando a rede credenciada estabeleceu relação contratual com o plano. A nota diz ainda que o Planserv que está adotando todas as medidas necessárias para que as cirurgias continuem sendo realizadas sem qualquer tipo de prejuízo em toda a rede de prestadores.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Aracatu, a 36 km de Brumado, está na lista dos catorze municípios do Estado da Bahia que tiveram a extinção de autorização de outorga de Rádios Comunitárias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Associação de Amparo Social, Comunicação e Cultura de Aracatu teve a sua Portaria nº 547, de 22 de setembro de 2000, revogada em razão do não cumprimento de exigência no processo de renovação da referida outorga. A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU), em 31 de dezembro de 2018. A portaria foi do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), assinada pelo então ministro Gilberto Kassab. Além de Aracatu, Amargosa, Belo Campo, Brejões, Camaçari, Campo Formoso, Candiba, Itororó, Morro do Chapéu, Riachão das Neves, Sátiro Dias, Simões Filho, Várzea da Roça e Vera Cruz também tiveram suas outorgas suspensas. De acordo com o MCTIC, algumas emissoras foram alvo de uma série de denúncias sobre reincidência de infrações na legislação que regulamenta a atividade das rádios comunitárias no país.
Foto: Reprodução/TV Globo Um biquíni criado por uma artesã que mora em Trancoso, distrito turístico do sul da Bahia, é alvo de uma disputa judicial entre ela e uma costureira turca, que lançou um produto idêntico nos Estados Unidos. A história foi mostrada no programa Fantástico de domingo (6). A paulista Solange Ferrarini, que mora em Trancoso, diz que criou a peça de moda praia há 21 anos. Ela alega que o biquíni foi fraudado por IpeK Igit, que já arrecadou cerca de US$ 20 milhões com a a peça. O caso está com a Justiça norte americana. Ferrarini contou que, em 1998, criou um biquíni para usar no forte calor de Trancoso, que é um distrito de Porto Seguro. A beleza e o colorido da confecção chamou a atenção de amigas e turistas, que passaram a fazer encomendas. Desde então, “Solange dos Biquínis”, como é chamada, passou a vender as peças todos os dias pelas praias da região. Em maio do ano passado, a artesã ficou surpresa após descobrir que os modelos criados por ela estavam sendo vendidos por lojas famosas, espalhadas pelo mundo. A atriz australiana, Margot Robbie, e a modelo internacional alemã, Heidi Klum, já foram flagradas vestidas com os biquínis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No último sábado (05), o I Seminário de Trânsito e Transportes foi realizado no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), em Brumado, com a presença de várias autoridades ligadas ao trânsito nas vias públicas, estradas vicinais e rodovias da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota, da Polícia Rodoviária Estadual, disse que o evento, promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), foi de suma importância, tendo em vista que vários palestrantes de diferentes áreas de atuação deram a sua contribuição para segurança no trânsito de forma geral. “A intenção da SMTT é sensibilizar os motoristas e começar um ciclo de capacitação desses motoristas, sobretudo de transporte de pessoas e de cargas”, destacou. Quanto à precariedade do transporte de cargas e pessoas que circula na cidade, o Capitão disse que os órgãos de fiscalização não podem fechar os olhos para os aspectos legais, embora não haja registro de acidentes com esse problema especificamente. Mota afirmou que está sendo feito um trabalho de conscientização e educação no trânsito justamente para evitar a ocorrência de sinistros. “Estamos tentando sensibilizar e levar a educação para o motorista de Brumado e da região, seja da zona rural ou urbana, para que ele possa transitar o mais perto possível da legalidade e, sobretudo, com segurança aos passageiros e aos transeuntes das rodovias ou das vias locais”, reiterou. Valberte Laerte, consultor de trânsito, ressaltou, mais uma vez, a importância do seminário para região, haja vista que o mesmo trabalhou a área de transportes. “Um seminário como esse é de grande importância para que a gente possa ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito e melhorar a qualidade do serviço de transportes no país”, afirmou.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) publicou nesta segunda-feira (7) o edital para substituir o juiz titular da 13ª Vara Federal, que conduz a Operação Lava Jato em primeira instância. O magistrado vai ocupar o posto que era de Sérgio Moro, que deixou o cargo para assumir o Ministério da Justiça. Segundo o edital, os juízes federais interessados no posto poderão se inscrever entre os dias 11 e 21 de janeiro. Apenas juízes federais da região sul do Brasil podem participar da seleção. Entre os interessados, assume o juiz que tiver o maior tempo de magistratura. Hoje, oito magistrados encabeçam a lista do TRF-4 segundo este critério, todos nomeados no mesmo dia, em 24 de maio de 1994. Há 232 juízes federais na 4ª Região que podem disputar o cargo. Se nenhum titular se candidatar, a vaga é aberta para os juízes substitutos. Ela assumiu temporariamente a posição deixada por Moro em 1º de novembro. Hardt não poderia assumir o posto em definitivo porque é juíza substituta. Ela já tinha afirmado que ficaria à frente da 13ª Vara até 30 de abril ou até quando um novo juiz fosse selecionado. Para se tornar ministro do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Sérgio Moro deixou a carreira de juiz após 22 anos.
Foto: Divulgação/PM Um homem identificado como João Batista dos Santos, 44 anos, foi preso na segunda-feira (07) suspeito de tentar matar a sogra e a cunhada com golpes de faca e pauladas. O crime ocorreu na noite de domingo (06), na comunidade de Cajazeiras, na zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com o Sudoeste Bahia, por motivação ainda desconhecida, João chegou à residência aonde estava a sogra, América Rosa de Franca, 71 anos, e a cunhada, Marli América de França, 52 anos, e começou a agredir a sogra com golpes de faca e pauladas na cabeça. A cunhada tentou intervir e acabou sendo agredida. As vítimas conseguiram fugir e foram socorridas por vizinhos. Elas foram encaminhadas à UPA 24 Horas, em Caetité, e apenas a idosa permanece internada, em estado estável. João Batista foi preso e encaminhado à Delegacia Territorial de Caetité.
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (7) apontou que a maioria dos brasileiros é a favor do ensino de educação sexual e da discussão de política nas escolas. O Datafolha ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios entre os dias 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto perguntou se “educação sexual” e “assuntos políticos” devem ser tema de sala de aula. Veja a porcentagem que concorda e discorda no país. Disseram que concordam com o ensino de educação sexual nas escolas 54% dos entrevistados, enquanto 44% discordam - 1% não soube responder. No caso da discussão de assuntos políticos, 71% dos brasileiros concordam, 28% discordam e 1% não sabe.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A reforma administrativa proposta pelo governador Rui Costa e aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia acabou atingindo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Dentro de sua reestruturação de gestão, o órgão deverá deixar a sua operacionalidade como escritório regional em diversas cidades. No pacote do governo, mais de 1800 cargos comissionados de vários órgãos deixarão de existir, dentre os quais o de gerente de escritório regional da Adab. O site Achei Sudoeste apurou que, a exemplo da reforma administrativa que ocorreu no início do primeiro mandato de Rui Costa, que extinguiu vários órgãos e exonerou vários cargos comissionados, o governo já começou a por em prática seu plano para contenção de gastos na folha estadual. Dentro da atual reestruturação, o governo já busca cortar gastos com alugueis de imóveis - desta forma, embora veterinários e agentes de campo continuem atuando em Brumado, a sede do órgão poderá ser agregada ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) ou ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf). O atual coordenador do Setaf Brumado, José Luiz Alves Ataíde, esclareceu a nossa reportagem que, na reestruturação do governo, os serviços da Adab serão otimizados, com ferramentas via internet que facilitarão os atendimentos aos agropecuaristas, os quais poderão realizar suas obrigações apenas consultando os celulares de suas propriedades.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Ataíde garantiu ainda que as fiscalizações e serviços de campo desenvolvidos por veterinários e outros servidores serão mantidos no intuito de garantir a defesa agropecuária e a saúde pública mediante constante fiscalização dos produtos e derivados de consumo público. Até a complementação dos trâmites, o escritório da Adab Brumado continua funcionando na Rua Marechal Deodoro, no Centro, mas, nos próximos 15 dias, já deverá estar em seu novo endereço, que ainda será publicado no Diário Oficial do Estado. Nos próximos dias, também deverá sair a publicação da exoneração de Alexandro Monteiro do cargo de gerente do escritório regional. O coordenador do Setaf assegurou aos agropecuaristas da microrregião de cobertura de Brumado que os trabalhos serão mantidos, porém com melhor operacionalidade aos usuários. O que já é sabido de antemão, conforme colhido pela nossa reportagem, é que mais uma vez Brumado terá um órgão do estado subordinado a uma coordenação na sede do Território de Identidade do Sertão Produtivo, ou seja, ao município de Caetité.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou o projeto de Lei que prorroga por cinco anos a concessão de benefícios fiscais para as regiões das Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco), exceto o Distrito Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (4). Agora em vigor, a Lei amplia de 2018 para 2023 o prazo para que os empreendimentos dessas regiões tenham direito à redução de 75% do Imposto de Renda (IR) calculado com base no lucro da exploração. Com os benefícios, a Bahia foi o estado que obteve o maior número de autorizações para empresas utilizarem incentivos fiscais na região Nordeste. Foram 88 pleitos em 2017, totalizando um investimento de mais de R$ 10,3 bilhões, segundo o relatório geral da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Foto: Aloísio Costa Após o forte temporal do último sábado (05), inclusive com a incidência de uma chuva de granizo, os caculeenses ainda estão contabilizando os prejuízos. O fenômeno climático, que durou cerce de 40 minutos, não atingiu com a mesma intensidade todas as regiões do município. Em alguns pontos, principalmente na zona rural, o volume da chuva e a força dos ventos causaram apenas danos materiais. Na Lagoa Manoel Caculé, várias árvores tiveram os galhos arrancados pelo vento e um orelhão próximo ficou danificado. Na Rua Fidelcino Máximo de Carvalho, no Bairro Alto do Cruzeiro, um cratera se abriu com a força da enxurrada. Na Travessa Francisco Pinho, próximo à Praça da Feira, uma caixa d’água “voou” e, depois de atingir o telhado de uma residência, caiu na rua. De acordo o Informe Cidade, na Travessa Novo Mundo, um apartamento teve parte do telhado danificado. Fato semelhante aconteceu com algumas casas do Conjunto Habitacional Antônio Alves Teixeira (CHAAT). Por fim, na comunidade da Capivara, a chuva destruiu parte das plantações de hortaliças de alguns agricultores.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma obra de pavimentação em uma via que interliga os Bairros Santa Tereza e Olhos D’água virou polêmica em Brumado diante do impasse entre a prefeitura e uma propriedade privada. Obedecendo a Lei Orgânica Municipal, a via projetada com 7 metros de largura acaba esbarrando com um corredor natural, por onde se realizavam trilhas, com uma extensão de cerca de 200 metros, tendo em média de 4 a 5 metros de largura. Dentro desse impasse, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) postou em sua página no instagram uma imagem do percurso com a frase: “O progresso de Brumado tem uma pedra no caminho - no caminho do progresso de Brumado há uma pedra”. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito declarou que houve uma invasão da propriedade ao espaço público, porém o impedimento maior está na imposição dos proprietários do terreno, que até permitiram que seja recuado o muro para o alargamento da via desde que a administração reconstrua o mesmo. “Então, eu vou na sua casa, derrubo o muro e tenho que refazê-lo. Ora, quem tem que pagar é quem fez o errado, essa conta não pode ser paga pela comunidade brumadense”, argumentou o gestor.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Já o advogado Cléio Antônio Diniz Filho, um dos proprietários do imóvel , declarou que havia sido realizado entendimento com o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) para o recuo da divisa da propriedade e instalação da rua. Por tratar-se de propriedade privada, e obras de Interesse público, os custos desta correria por conta da Prefeitura. No entanto, segundo ele, o projeto foi engavetado pela gestão anterior e atual. O advogado considera que há uma arbitrariedade por parte da gestão e sua assessoria jurídica, a qual vêm desconsiderando o direito de propriedade, resguardado pela Constituição Federal. Cléio enfatizou ainda que, além de arcar com o ônus do muro e das demais obras, a prefeitura também precisaria de uma autorização do Ibama para o alargamento da via, a vez que no interior da propriedade há árvores nativas de preservação, e catalogada pelo órgão federal. O advogado sustentou que o interesse maior e da prefeitura, porém a mesma ainda não o procurou para tentar chegar a um denominador comum diante do impasse. “Eu sempre tomei a iniciativa de procurar a prefeitura, mas agora não vou procurar mais. O interesse maior é dela, então a prefeitura que venha a mim”, pontuou o representante da família proprietária do imóvel.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Câmeras de monitoramento instaladas na Rua Marechal Deodoro, no centro de Brumado, flagraram, na manhã desta segunda-feira (07), a ação de um elemento que parou a motocicleta para roubar a bolsa de uma idosa que caminhava na calçada ao fundo da agência da Caixa Econômica Federal (CEF).Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a idosa ainda tentou se esquivar do assaltante, que não mostrou a arma, porém tentou usar de força física para arrancar a bolsa da mão da aposentada. Sem poder de reação, a senhora tentou argumentar com o elemento e o mesmo a permitiu retirar o dinheiro da bolsa e lhe entregar. As imagens viralizaram com muita revolta dos munícipes nas redes sociais, muitos esperando uma resposta da polícia em capturar o gatuno. Com as imagens do monitoramento eletrônico, a polícia identificou o suspeito. A motocicleta utilizada no crime foi apreendida na Avenida Idália Souza Ribeiro, no Bairro Esmeraldas. Por telefone, os policiais mantiveram contato com o indivíduo, que decidiu apresentar-se na sede da delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O governo de Jair Bolsonaro (PSL) deve promover uma abertura nas áreas de pesquisa e exploração de urânio, atividades que, segundo a Constituição, são monopólio da União. Uma ideia que tende a ganhar fôlego é a realização de parcerias do setor privado com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia e encarregada da prospecção, pesquisa e lavra de jazidas de minérios nucleares. Nesse modelo, a União manteria o monopólio, o que evitaria problemas com a Constituição, mas ganharia agilidade para multiplicar áreas de exploração de urânio, mineral do qual o Brasil tem a sétima maior reserva mundial e que serve como insumo para mais de 11% de toda a energia elétrica consumida no mundo em centrais nucleares como Angra 1 e 2. O sinal para uma maior flexibilização da pesquisa e da exploração do urânio no país partiu do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na semana passada. No discurso de transmissão de cargo, Albuquerque, um especialista no tema nuclear, disse que o novo governo pretende estabelecer um diálogo “objetivo, desarmado e pragmático, com a sociedade e o mercado, sobre essa fonte estratégica na matriz energética brasileira”.
Foto: Lenio Cidreira/Site Liberdade News Uma adolescente de 13 anos foi agredida com socos e chutes pelo ex-namorado, no domingo (6), na Prainha, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. A Prainha é uma trecho do Rio Itanhém, usado por moradores como local de lazer. De acordo com informações da Polícia Civil, a adolescente estava no local com familiares e amigos, quando o ex-namorado de prenome Matheus chegou e começou a discutir com ela e a agrediu. A menina sofreu diversos ferimentos no rosto. De acordo com o G1, a mãe da adolescente de imediato a levou até a delegacia, onde foi registrada a ocorrência. Após registrou do caso, a adolescente foi levada para o hospital e realizou exames que comprovaram a agressão. Testemunhas contaram à polícia que enquanto a adolescente registrava a queixa, o ex- namorado passava de moto pela delegacia ameaçando matá-la. Policiais foram em busca do rapaz, no bairro Ramalho, mas não o encontrou. O caso será investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).