Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Adolescente de 16 anos é morto a tiros no Conjunto Habitacional Brisas Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um adolescente de 16 anos, de prenome Eduardo, mais conhecido como “Du 100”, foi assassinado na noite da última quarta-feira (16), por volta das 20h30minh, no Conjunto Habitacional Brisas, em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, dois homens em uma motocicleta, passaram pelo Brisas III e deflagraram aproximadamente cinco tiros contra a vítima que morreu na hora. A Polícia Militar foi até o local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e o corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia está investigando o caso.

Internautas se divertem e dizem que Brumado não é o Japão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As chuvas que caíram nos últimos dias foram suficientes para abrir velhos buracos em algumas ruas no município de Brumado. O problema tem gerado muitas reclamações de populares e o assunto já começou a virar chacota nas redes sociais. Se divertindo com a situação, alguns internautas fizeram um comparativo com o ocorrido na última semana, no Japão, onde um buraco de 30 metros de diâmetro e 15 metros de profundidade foi concertado em 48 horas. “Aqui não é o Japão!”, diz a frase na imagem do buraco que ressurgiu na ladeira Oflávio Torres, no centro comercial. “Entra ano e sai ano e esse problema nunca é resolvido. Basta a chuva dar um espirro no pé da serra que esses buracos aparecem. Como eu queria estar no Japão!”, ironizou o ajudante de elétrica Herbert Lula.   

Brumado registra 40 mm de chuvas nos últimos dias e barragem deve receber água esta semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há três dias que está chovendo na cidade de Brumado. As precipitações ocorrem principalmente na madrugada. As coletas do pluviômetro da estação de monitoramento da Embasa apontam que até o momento houve um acúmulo de 40 mm de chuva na sede do município. O site Brumado Notícias buscou informações junto à associação de moradores do Distrito de Cristalândia e o presidente Lídio Pereira informou que a chuva também sido generosa na região. O pluviômetro da comunidade registrou até a manhã desta quarta-feira (16) 37 mm de precipitação. Os brumadenses também estão de olho nas chuvas nos municípios de Piatã, Jussiape e Rio de Contas por causa da nascente do Rio das Contas, que supre a barragem que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras. As informações são de boa chuva nos municípios da chapada diamantina. A previsão é de mais chuvas em toda a região até o próximo domingo (20). Dessa forma, o manancial brumadense pode receber mais água esta semana. A Barragem de Cristalândia atingiu o nível mais baixo desde que foi inaugurada em 2004, com um barramento de 19 metros. O nível da água chegou aos 14 metros e o acúmulo, que era de mais de 15 milhões de metros cúbicos de água, nos últimos meses ficou em pouco mais de 11 milhões metros cúbicos de armazenamento.   

WhatsApp libera chamadas por vídeo Foto: Getty Images

O aplicativo WhatsApp anunciou nesta terça-feira que vai liberar as chamadas por vídeo para todos os seus usuários. A ferramenta, que estava em fase de testes há quase três semanas, estará disponível “nos próximos dias”, segundo o WhatsApp informou em seu blog. “Dentro dos próximos dias, mais de 1 bilhão de usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas de vídeo nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone”, diz o comunicado. “Estamos apresentando esse recurso”, continua o texto, “pois sabemos que as mensagens de texto e as mensagens de voz às vezes não são suficientes”. O recurso só poderá ser usado se o usuário e também a pessoa com a qual ele fizer a chamada tiverem instalado a versão mais recente do aplicativo. Quem não a tiver, basta atualizar o WhatsApp em seu smartphone. A seguir, saiba como fazer chamadas por vídeo pelo WhatsApp:

1 – Entre na aba “Chamadas” do aplicativo;

2 – Entre em “Contatos” (menu com o símbolo de um telefone e um +, no canto superior direito);

3 – Selecione a pessoa com quem você quer conversar;

4 – Clique no ícone com o formato de uma filmadora.

CONTINUE LENDO
Tempo fechado impede brumadenses de registrar a super lua Foto: Ivan de Jesus/Brumado Notícias

Os brumadenses bem que tentaram, mas o tempo fechado e o céu coberto por nuvens não permitiram que os munícipes contemplassem ou fizessem o registro histórico da maior super lua dos últimos tempos. Muitos moradores da cidade ficaram de olho no céu em busca da lua, que apareceria maior por estar mais próxima da terra na última segunda-feira (14). Alguns chegaram a se deslocar para pontos mais altos a fim de fazer um bom registro, mas voltaram para casa frustrados já que as nuvens bloquearam a visão do espetáculo no céu. O site Brumado Notícias também buscou o melhor ângulo para registrar o fenômeno, mas ficou sem a imagem espetacular. “Não vimos a lua, mas temos o consolo de receber a nossa tão esperada chuva depois de tanto tempo de estiagem”, disse o auxiliar da construção civil, Ivan de Jesus. Todos os anos o fenômeno da super lua ocorre, mas o registrado neste início de semana foi o mais exuberante. A aproximação deu o vislumbre do satélite natural da terra, que ficou 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. A previsão dos astrônomos é de que esse registro, com essa magnitude, volte a ocorrer novamente somente no dia 25 de dezembro de 2034. No entanto, ainda este ano, no dia 14 de dezembro, haverá outra super lua, não com a mesma aproximação da terra, mas com uma beleza digna de um bom registro.a

Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho é preso epela PF Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

O secretário de Governo de Campos e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso por volta de 10h desta quarta-feira (17) pela Polícia Federal de Campos, em um apartamento na Zona Sul da cidade. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da Justiça Eleitoral de Campos. Trata-se de mais uma fase da Operação Chequinho, que investiga o uso eleitoral do programa "Cheque Cidadão". Garotinho deve ser levado inicialmente para a sede da PF no Rio e, em seguida, conduzido para Campos. Desencadeada no dia 26 de outubro, a segunda fase da operação também levou à prisão o vereador Kellinho (PR) e a ex-coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch. Três dias depois, foi a vez do vice-presidente da Câmara, Thiago Virgílio. Entre os 30 mil beneficiários do cheque cidadão, o MP aponta que 18 mil fariam parte do esquema, com um desperdício de R$ 3,5 milhões por mês.

Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado é prorrogada para quinta-feira (17) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da Portaria 42, de 11 de novembro de 2016, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado estabeleceu Ponto Facultativo na última segunda-feira (14), dia de realização das sessões legislativas. Por isso, o presidente do legislativo prorrogou para o dia 17 de novembro, quinta-feira, às 9h, a Sessão Ordinária que seria realizada no dia 14.

Alunos do Colégio Estadual de Rio do Antônio serão premiados em concurso nacional

Parte do Movimento Global Designe For Chance, o Desafio Criativos da Escola premia projetos de intervenção social protagonizados por estudantes de todo o país. Este ano, 11 projetos foram selecionados dentre 1.014 inscritos. Um dos projetos que serão premiados foi desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual do Rio do Antônio, localizado no município de Rio do Antônio. Os alunos Wesley Francisco, Raul Guedes, Andrei Guedes, Samira Porto e Jassy Mikely, orientados pela professora Eloisa Martins, desenvolveram o projeto que aborda a “Utilização de plantas medicinais no município”. O trabalho catalogou as plantas medicinais encontradas na região, valorizando o conhecimento etnobotanico das comunidades, incentivando o início da coleção botânica do colégio e produzindo um catálogo com as informações científicas e medicinais de todas as plantas pesquisadas. Os estudantes e a professora serão premiados em um evento que será realizado em Salvador, no dia 06 de dezembro. 

12º Batizado de Capoeira e Show Folclórico do Grupo Topázio acontece em Brumado

Nos próximos dias 19 e 20, será realizado o 12º Batizado de Capoeira e Show Folclórico do Grupo Topázio, em Brumado. O evento esportivo e cultural contará com a participação de capoeiristas de diversas cidades da Bahia. No dia 19, várias oficinas de capoeira com mestres e professores de Salvador serão realizadas na Praça Coronel Zeca Leite, a partir de 18h30. No dia 20, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acontece, a partir de 8h30, na AABB, um grande show folclórico com apresentações voltadas para manifestações de raízes africanas. Por fim, haverá a cerimônia do batizado e da troca de cordas. Todos estão convidados a prestigiar este evento cultural de suma importância para a cidade e região.  

Movimento divulga programação da semana de ocupação na Uneb em Brumado Foto: Lay amorim/Brumado Notícias

Dando continuidade a ocupação na Uneb, em Brumado, os estudantes realizarão na manhã de hoje (16) atividades de manutenção do espaço, visto que já faz oito dias que o movimento teve início. Às 14h, haverá uma oficina de capoeira com o Grupo Topázio. Às 18h, pondo fim as atividades do dia, Tom Lira apresentará o conto “A liberdade criativa e os cuidados técnicos”. Na quinta-feira (17), pela manhã, novamente, os estudantes realizarão atividades de manutenção do espaço. Às 14h, os professores Wilson (Uneb) e Hélio Silva (Uesb) vão palestrar sobre “A conjuntura política nacional e baiana”. Às 19h, acontecerá a exibição do Cine Ocupa XX (Pastoral da Educação). Por fim, na sexta-feira (18), às 14h, os professores Wilson (Uneb) e Gildásio Santana (Uesb) palestrarão sobre “Impactos da PEC nas universidades baianas”. Às 19h, as atividades da semana se encerram com o Cultural Ocupação.  

Cadastros de 140 mil beneficiários do Bolsa Família serão revisados na Bahia Foto: Reprodução/Abril

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que seja feita a revisão de 141.481 cadastros do Bolsa Família na Bahia. De acordo com o G1, um projeto do MPF intitulado “Raio-X Bolsa Família” aponta que estes beneficiários receberam irregularmente mais de R$ 536 milhões do programa. A investigação sugere que empresários, servidores públicos e estelionatários usaram dados de pessoas falecidas para receber o dinheiro. Entre as cidades baianas com mais casos suspeitos de irregularidade estão São Francisco do Conde, Tremedal , Ipecaetá, Gongogi e Itaju do Colônia. Para o MPF, a Bahia foi estado que mais repassou recursos para beneficiários suspeitos. Entre 2013 e maio de 2016 o prejuízo com as irregularidades somaria mais de R$ 3,3 bilhões. O estado foi o que teve mais cartões do Bolsa Família bloqueados e o segundo em benefícios cancelados, depois que o governo federal identificou rendas superiores às exigidas no programa (entenda aqui). Em todo país, foram expedidas recomendações para que 4.703 prefeituras realizem visitas domiciliares aos beneficiários suspeitos.

Governador deverá anunciar licitação para o presídio de Brumado no próximo mês Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em visita à cidade de Brumado no próximo mês, o governador Rui Costa (PT) deverá anunciar a licitação para empresas interessadas na manutenção do presídio local. O empreendimento já está com as obras concluídas e aguarda apenas o aval do estado para começar a receber os condenados pela justiça. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o complexo penitenciário de Brumado terá capacidade para mais de 530 pessoas e contará com área de ressocialização, conforme anunciado no período do início das obras. A princípio, o prédio seria apenas uma detenção provisória, porém, com a carência de custódias, a secretaria estadual de assuntos prisionais e ressocialização anunciou que o empreendimento, modelo de presídio de segurança máxima, também seria um local para atender as demandas da região. Com as constantes tentativas de fugas e motins, policiais civis e funcionários administrativos da delegacia de Brumado estão na expectativa de que o governador inaugure o presídio e assine a abertura da licitação para o funcionamento do complexo.

Brasileiros são novo alvo de golpe online que 'abalou' o mundo Foto: Divulgação/Avast

O Crypt888 é um arquivo malicioso que se enquadra na categoria de ransomware, ou seja, ele criptografa todo o conteúdo do HD da vítima e cobra um “resgate” para a devolução de dados. Após atingir usuários na Itália e República Tcheca, o Crypt888 chega ao Brasil e agora busca por novas vítimas. O vírus foi descoberto em junho de 2016 por pesquisadores da Avast!, conhecida empresa de antivírus. De lá pra cá, o ransomware já foi visto em pelo menos três línguas. Sua aparição mais recente foi em português e apresentava instruções de pagamento em bitcoins, uma forma de dinheiro virtual e não rastreável. Uma faceta peculiar deste vírus é que boa parte de seu código é o mesmo. De acordo com o Techtudo, uma das poucas alterações foi o papel de parede que é instalado no computador da vítima e que traz as instruções para o pagamento do resgate. Todas as outras partes do código, como o algoritmo de criptografia, a chave de criptografia, nomes de arquivos e demais partes do código permanecem as mesmas. Estas informações estão em um script chamado “Autolt”. No total, os pesquisadores da Avast já descobriram cinco versões deste malware. 

Cicom de Brumado recebe aparelhamento e deve ser inaugurado em dezembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir de dezembro, as polícias de Brumado devem estar dentro do sistema interligado com a capital e outras cidades do interior do estado. O prédio do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), anexo ao complexo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, está recebendo os últimos reparos e as instalações elétricas e de internet. 27 computadores e três grandes monitores de TV, além de outros equipamentos que fazem parte do aparato, começaram a ser instalados na unidade. Como o governador Rui Costa (PT) confirmou que cumprirá agenda para inauguração da UTI no município, no próximo mês, a expectativa é de que o Cicom também entre no pacote de inaugurações.

Brasil derrota o Peru e fica perto da Copa 2018 Foto: AP

Com muita maturidade, o Brasil se mantém 100% na Era Tite. Mesmo em um jogo truncado contra o Peru, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018, a Seleção chegou a sua sexta vitória consecutiva ao derrotar os donos da casa por 2 a 0 em pleno Estádio Nacional de Lima. Com o resultado, o escrete canarinho chega aos 27 pontos e vê a vaga ao Mundial cada vez mais perto. Já os Incas estacionam no oitavo lugar com apenas 14 pontos em 12 jogos disputados.

Polícia impede o que seria uma fuga em massa da cadeia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Macaco hidráulico, serras, anzol para celular e uma corda feita com lençóis com cerca de 5 metros foram as ferramentas utilizadas pelos presos em mais uma tentativa de fuga da cadeia de Brumado. O plano de fuga foi frustrado na noite do último domingo (13). Havia apenas um delegado plantonista e um agente da polícia civil no momento em que os 34 detentos tentaram escapar da carceragem. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os presos já haviam serrado uma das celas, mas o delegado e o investigador ouviram ruídos vindos da custódia e se anteciparam impedindo que os presos fugissem. A polícia militar compareceu ao local e ajudou a conter os ânimos dos custodiados, que iniciaram um motim. Após inspeção nas celas, foram encontradas as ferramentas citadas. Em julho deste ano, houve uma fuga e 11 presos conseguiram escapar da cadeia de Brumado; até o momento apenas dois foram recapturados. Insatisfeitos com a insegurança, delegados, investigadores e servidores da delegacia cobram agilidade do estado em inaugurar o presídio, cujas obras já foram concluídas na cidade. O coro em prol da inauguração deve ser reforçado no próximo mês, no período da visita do governador Rui Costa (PT), que cumprirá agenda na cidade com a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Centro Integrado da Polícia.

Dois jovens morrem em colisão na BA-262, entre Anagé e Caraíbas Foto: Reprodução/Facebook

Um acidente ocorrido na BA-262, no trecho entre Anagé e Caraíbas, deixou dois mortos no sábado (13). Segundo informações do Blog do Anderson, os jovens Maurikson Luís Santos Quirino e Maraysa Sousa deixaram uma pessoa em Caraíbas e seguiam para Anagé em uma Nissan Sentra, quando o veículo se envolveu em uma colisão frontal. Os dois morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista onde serão necropsiados. A Polícia Rodoviária Estadual registrou o acidente e apura as circunstâncias da colisão.

Maior Superlua em quase 70 anos vai iluminar o céu hoje

Nesta segunda-feira (14), o céu será iluminado pela maior Superlua desde 1948. O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua - ponto da órbita mais próximo da Terra - coincide com a Lua Cheia. A Lua atinge o perigeu às 9h22 (horário de Brasília) e estará cheia às 11h52. Ao anoitecer, a Lua poderá ser vista em tamanho maior no mundo inteiro. Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia em seu apogeu - ponto da órbita mais distante da Terra. Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1, a distância do perigeu desta segunda-feira será de 356.511 km, menor distância entre a Terra e uma Lua Cheia desde 26 de janeiro de 1948. A próxima ocasião em que a Lua Cheia estará tão próxima será em 25 de novembro de 2034. Mas a Superlua do século, segundo Barbosa, ocorrerá em 2052, quando a distância do perigeu será de 356.424 km. “Os observadores terão a impressão de que a Lua é gigante”, disse à AFP Pascal Descamps, do Observatório de Paris. A melhor maneira de observar o fenômeno é ir para um local aberto e longe da iluminação das grandes cidades.

No dia de paralisação nacional, sindicato e professores promovem protestos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por adesão à paralisação nacional em protesto contra a PEC 55 e a PLP 257, escolas e setores públicos não funcionaram na última sexta-feira (11), no município de Brumado. Os servidores públicos em geral aderiram aos protestos contra os projetos do governo Temer. Dentre as ações das categorias, a APLB/Sindicato promoveu palestras de esclarecimentos aos professores na Câmara de Vereadores. O número de presentes foi bem abaixo do esperado pela coordenação do movimento dada a insatisfação da classe trabalhadora, que deveria se mobilizar mais em prol dos próprios direitos e conquistas adquiridas. Além das ações sindicais, houve também mais protestos na porta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que está ocupada pelos alunos há quatro dias.

O Fantástico traz uma nova denúncia de fraude no Enem. Segundo a Polícia Federal, antes do exame de sábado passado, bandidos já estavam com todas as respostas de uma das provas. A queixa é de Sofia Azevedo Macedo, presa em flagrante pela PF, no domingo passado (6), quando ia fazer o segundo dia do Enem em Belo Horizonte. Você viu o esquema da fraude no Fantástico. A quadrilha de Montes Claros, interior de Minas, recrutava estudantes e professores para fazer as provas e repassar as respostas por telefone. Só fera, mas o esquema não deu certo para Sofia. Agora, a denúncia é muito mais grave. O repórter Eduardo Faustini teve acesso à investigação da PF. O delegado Marcelo Freitas ainda não concluiu o inquérito, mas acredita ter indícios de que a quadrilha conseguiu com antecedência o gabarito da prova azul de ciências da natureza. É a prova mais importante para quem quer cursar medicina. Veja na reportagem.

Brumado: Faixa de pedestre na Praça Senhor do Bonfim aumenta conflito entre setores da prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os condutores reclamam de uma faixa de pedestre que foi demarcada próximo à outra já existente entre as Praças Coronel Zeca Leite e Senhor do Bonfim, no centro de Brumado. Na opinião de muitos condutores, a sinalização encontra-se irregular por estar há poucos metros de uma passagem semafórica. O site Brumado Notícias conversou com o superintendente municipal de trânsito e transportes, Clidemar Amorim, e o mesmo declarou que a superintendência de trânsito está isenta da demarcação, pois não foi acionada quando da sinalização no trecho. Ele questionou a postura da secretaria municipal de infraestrutura, que está à frente das demarcações por toda a cidade. Em contrapartida, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, se disse surpreso com as afirmações do superintendente, uma vez que, segundo ele, o próprio e os agentes de trânsito têm acompanhado todas as marcações de sinalização horizontal realizadas pela cidade. O secretário justificou que a referida faixa oferece acessibilidade entre a quadra residencial e a praça.

EPCL está contratando pessoas com deficiência em Brumado

A EPCL - Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda está recebendo currículos de Pessoas Portadoras de Deficiências, conforme previsto na lei 8.213/1991. Os interessados deverão deixar currículo identificado com a sigla PCD na portaria da empresa ou através do site www.epcl.com.br, no campo Trabalhe Conosco. A EPCL fica localizada na Av. Centenário, 1420, no Bairro Novo Brumado.

Brumado: Prefeitura embarga loteamento em terreno da União e aciona MPF Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um loteamento que surgiu na Fazenda Santa Inês, aos arredores do Cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado, foi embargado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O terreno é de propriedade da União e é considerado uma invasão já que não houve liberação do uso do solo para os loteadores. O site Brumado Notícias ouviu o secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves, e o mesmo confirmou o embargo do empreendimento reforçando que, por se tratar de uma área da União, a prefeitura já acionou o Ministério Público Federal (MPF), que deverá o mais breve possível tomar a medidas cabíveis. Nossa reportagem esteve no local e constatou que já surgiram várias construções e comércios no terreno. Ruas foram abertas e começaram a receber a marcação de meios-fios. Nossa reportagem observou ainda a prática de crime ambiental, pois vários umbuzeiros, árvore nativa da região e com selo de proteção ambiental, já foram derrubados e outros estão sendo ameaçados, visto que muitos lotes estão demarcados na direção das árvores frutíferas. Recentemente, as obras no loteamento ganharam notoriedade por conta do uso irregular de explosivos para detonação de rochas que acabaram atingindo e danificando várias sepulturas no cemitério.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Arquivo