Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Promotor brumadense completa 20 anos de atuação na comarca de Paripiranga Foto: Adustina Adsa

O brumadense Gildásio Rizério Amorim completou 20 anos à frente da Promotoria de Justiça na Comarca de Paripiranga, na Bahia. Ao longo de sua carreira, Gildásio desempenhou um importante papel na defesa dos direitos da população e no cumprimento das leis na cidade. Uma de suas atuações mais marcantes ocorreu na área educacional, quando, por seu intermédio, diversas crianças e adolescentes foram matriculados na rede municipal de ensino. O caso ganhou repercussão nacional e tem reflexos até hoje, já que, antes da ação do promotor, o índice de analfabetismo na cidade era grande. Outra atuação de destaque diz respeito à garantia dos direitos de crianças e adolescentes através do Projeto Paternidade Responsável e de diversas ações requerendo o pagamento de pensão alimentícia. O promotor também foi um dos responsáveis pela implantação do Conselho Tutelar do Município. O seu trabalho levou a Comarca de Paripiranga a ser a primeira entre as 14 unidades judiciais do Tribunal de Justiça da Bahia a receber a premiação do Conselho Nacional de Justiça por ter alcançado a quantidade mínima de cinco julgamentos do Tribunal de Júri.

Gabarito do Enem 2016 é divulgado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta quarta-feira (9) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último final de semana. Clique aqui para conferir. O As notas dos estudantes, no entanto, só serão lançadas em 19 de janeiro, de acordo com o Ministério da Educação. O Enem é obrigatório para concorrer a uma vaga em universidades públicas e para estudantes de escolas públicas que queiram concorrer a bolsas de estudos parciais ou integrais em universidades particulares, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A nota do exame também vale para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras e para financiamento de cursos universitários por meio do Fies. 

Manifestantes ocupam Câmara de Macaúbas em protesto contra não redução de subsídios Foto: Divulgação/TPM

A Câmara de Vereadores de Macaúbas, no sudoeste baiano, foi ocupada por integrantes do Movimento Todos Por Macaúbas (TPM) durante sessão na última segunda-feira (8). Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o movimento disse que a ocupação é por tempo indeterminado. No plenário do prédio, os manifestantes palestram sobre política e cidadania e recitam poesias. Alguns comerciantes e cidadãos está ajudam os ocupantes doando água e alimentos. A ocupação ocorreu no momento em que a mesa diretora iria colocar em apreciação Projeto de Lei Popular que trata da redução dos subsídios dos agentes políticos. 

Manifestantes ocupam Câmara de Macaúbas em protesto contra não redução de subsídios Foto: Divulgação/TPM

Os vereadores consideraram o projeto ilegal, visto que esse tipo de proposta não pode ser de iniciativa popular. “As pessoas presentes pediram palavra de ordem para esclarecer que tais projetos de lei foram sugestões do movimento, até por que a competência para criação de lei sobre redução dos subsídios é privativa da mesa da câmara de vereadores. A mesa diretora ignorou o pedido de esclarecimento das pessoas e iniciou a votação do parecer contrário à redução, buscando impossibilitar a votação do projeto de lei de redução dos subsídios”, esclareceu o movimento. 

Trump é eleito presidente dos Estados Unidos Foto: Carlo Allegri/Reuters

O republicano Donald Trump venceu a eleição nesta terça-feira (08) e será o 45º presidente dos Estados Unidos. A vitória do magnata nova-iorquino marca o retorno dos republicanos à Casa Branca após oito anos de poder nas mãos dos democratas, com os dois mandatos de Barack Obama. Aos 70 anos, o empresário e apresentador do reality show O Aprendiz anunciou sua intenção de ser o representante do Partido Republicano em junho de 2015. Durante sua trajetória de vida longe da política, Trump deu continuidade à empresa de construção fundada por sua avó e mantida por seu pai, Alfred. Ao assumir a empresa, em 1971, expandiu o império e ficou famoso com a construção da Trump Tower, uma das obras mais luxuosas de Manhattan. De acordo com a Veja, Trump já havia ensaiado candidaturas à Presidência em 1988, 2000, 2004 e 2012, mas nunca quis (ou conseguiu) seguir em frente. Em 2000, chegou a se apresentar como candidato nas primárias do Partido Reformista, mas desistiu da corrida. Suas filiações políticas também flutuaram ao longo dos anos: foi republicano, democrata, reformista e independente.

Grupo Tenho Um Anjo amplia atividades em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, foi criado o Grupo Tenho Um Anjo, cujo objetivo é criar um vínculo social entre os pais de filhos com necessidades especiais. Na última semana, o grupo participou de uma palestra motivacional com a psicóloga Geovana Lelis, que falou sobre os desafios dos pais em lidar com as necessidades especiais dos filhos. O grupo tem ganhado respeito do público que tem aderido cada vez mais aos encontros a fim de debater as atividades em apoio aos filhos. “Somos carentes dessa corrente que assiste os pais, pois é um desafio nada fácil cuidar dia após dia das necessidades especiais desses anjos. O grupo começa com uma boa formação e tem tudo favorável para dar frutos louváveis que vão colaborar para inserir essas crianças especiais no nosso convívio social”, observou a psicóloga.

Criança com doença cardíaca espera vaga em hospital há 2 meses em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um menino de 11 anos que sofre de um problema cardíaco desde os 8 e está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no sudoeste da Bahia, aguarda há cerca de dois meses por uma transferência para um hospital especializado em Salvador. O paciente, de prenome Gustavo, foi internado em setembro deste ano, com sintomas como cansaço, falta de ar, dor abdominal, náuseas e vômito. De acordo com a TV Sudoeste, o relatório médico do hospital aponta que a situação é tão grave, que o garoto corre risco de morte e pode precisar de um transplante de coração. De acordo com os médicos que atendem o menino, após dar entrada no HGVC, ele foi diagnosticado com insuficiência cardíaca grave e o quadro tem piorado por falta do atendimento especializado. Segundo o hospital, a transferência do menino para Salvador já foi solicitada e é reforçada diariamente junto à Central de Regulação do Estado, mas que ainda não houve um retorno do órgão. Em nota, a Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que está em busca de um leito especializado para que possa transferir o menino para a capital baiana. A Sesab não divulgou um prazo para que a situação seja regularizada.

Brumado: Eduardo Vasconcelos se reúne com corpo clínico do hospital e debate instalação da UTI Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Prevendo que será difícil contratar uma equipe médica especializada para comandar as atividades avançadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), anexa ao Hospital Professor Magalhães Neto, o prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), se reuniu na tarde da última terça-feira (08), no prédio onde funcionará a unidade, com o corpo clínico do hospital a fim de debater as condições para comandar os trabalhos intensivos no local. O futuro prefeito debateu com o corpo médico que, a princípio, a UTI funcionará com 40% de sua capacidade, atendendo apenas os pacientes do município, como uma espécie de laboratório para a equipe se adequar às funções a serem desempenhadas até que a oferta de atendimento seja estendida aos mais de 400 mil habitantes dos 21 municípios que fazem parte da microrregião. Vasconcelos tem se empenhado no sentido de inaugurar a UTI, pois vem mantendo contato constante com o governador Rui Costa (PT). A UTI de Brumado contará com dez leitos, sendo um de isolamento. A perspectiva é que, no prazo previsto, a cidade e região recebam também a UTI Neonatal, que contará com dez leitos para atender aos recém-nascidos.

Petrobras reduz preço de diesel e gasolina de novo

A Petrobras anunciou na noite da última terça-feira (08) nova queda nos preços dos combustíveis. A estatal anunciou que decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 10,4% e da gasolina em 3,1%. A decisão foi tomada nesta tarde e passa a valer a partir de 0h desta quarta-feira. De acordo com a companhia, se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, o diesel pode cair 6,6% ou cerca de R$ 0,20 por litro, e a gasolina 1,3% ou R$ 0,05 por litro. “A combinação de queda no preço do petróleo e derivados entre o dia 14/10 e hoje, que chega a 12,1%, e a redução da participação da companhia nas vendas ao mercado interno têm impactos sobre o nível de utilização dos ativos da Petrobras, especialmente no refino, sobre os níveis de estoques e também sobre os fluxos de importação e exportação. Essas variáveis justificaram uma correção maior nos preços do diesel que na gasolina”, informou a companhia em nota. De acordo com o jornal O Globo, em meados de outubro, a estatal já reduzira os preços dos dois combustíveis na refinaria. Foi a primeira diminuição dos valores desde 2009.

Léo Vasconcelos é escolhido para disputar a presidência da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma reunião realizada na noite da última terça-feira (08) com o prefeito eleito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o vereador eleito e mais votado no pleito municipal em 2016, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), foi o escolhido pelo grupo para encabeçar a chapa e disputar a presidência da Câmara de Brumado pelos próximos dois anos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Vasconcelos contou com o apoio de todos os seis vereadores eleitos da base situacionista da próxima legislatura. A chapa terá Léo Vasconcelos presidente; Dudu Vasconcelos (PSDB) vice; Ilka Abreu (PR) 1ª secretária; e a novidade que surpreendeu a todos foi a escolhida do vereador reeleito José Santos (PTC), o Santinho, como 2º secretário. A nossa reportagem tentou contato com os membros da chapa, mas os telefonemas não foram atendidos. 

Deputada Ivana Bastos garante entrega de trator agrícola para produtores baianos Foto: Camila Queiroz

Os moradores de diversas comunidades rurais de Guanambi, Urandi, Santa Maria da Vitória e Palmas de Monte Alto agora terão um trator com implementos agrícolas para ajudar nos trabalhos do campo. Os equipamentos, entregues no último sábado (5), são frutos de emendas impositivas apresentadas pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) referente aos anos de 2015 e 2016. Em Palmas de Monte Alto, o trator com os implementos agrícolas foi entregue ao prefeito eleito, Manoel Rubens, e ao vice-prefeito eleito, Neto. O equipamento proporcionará melhores condições de trabalho e a renda dos agricultores da comunidade de Vargem Alta e região. Em Santa Maria da Vitória, o vice-prefeito, Plínio Leite, e o presidente da Câmara Municipal, Domingão, receberam das mãos da parlamentar e do governador Rui Costa (PT) o trator que será direcionado à comunidade de Cuscuzeiro. Em Urandi, a Associação de Lagoa de Dentro e Cubículo foi contemplada com a patrulha mecanizada. O presidente da Câmara Municipal destacou que o equipamento facilita muito a lida diária, além de melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda familiar. Já em Guanambi, os moradores das comunidades de Lagoa do Bairro e Capoeira Queimada também receberam os tratores e kits de implementos agrícolas. Para a deputada, a entrega dos equipamentos é resultado do empenho e da dedicação do mandato parlamentar em prol das comunidades rurais.

Emenda parlamentar garante recurso de R$ 900 mil para reforma de ponte em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma emenda parlamentar de R$ 900 mil para a reforma da ponte sobre o Rio do Antônio foi aprovada na Câmara Federal e publicada no Diário do Congresso Nacional. A ponte liga o Bairro Dr. Juracy ao Bairro São Jorge e ao Brisas I, II, III e IV. A verba passará pelo Ministério das Cidades, que destinará o recurso ao município de Brumado para execução da obra. Segundo apurou o site Brumado Notícias, entre os trâmites burocráticos ainda ocorrerá a inspeção de medição da Caixa Econômica Federal para depois o governo depositar o recurso. Há uma preocupação das comunidades beneficiadas com a ponte, pois, com o surgimento do Brisas, aumentou o fluxo de pessoas e veículos passando pela ponte. Outra preocupação é com o período de cheias do Rio do Antônio. Como aconteceu entre os anos de 2012 e 2014, o volume e a força da água ameaçaram a estrutura da ponte, que chegou a ser obstruída diante da ameaça. Com os riscos, os moradores apelam às autoridades governamentais para que a obra seja executada o mais breve possível, visto que temem perder o único acesso direto entre as comunidades e o centro comercial e administrativo do município.

Estradas vicinais estreitas atrasam obras do Parque Eólico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A previsão era de que as primeiras torres geradores chegassem na última segunda-feira (07) para serem instaladas no Parque Eólico de Brumado, localizado no distrito de Cristalândia, no entanto, o site Brumado Notícias apurou que, por conta de um erro de cálculo, as estradas vicinais de acesso ao canteiro de obras não foram alargadas o suficiente para passagem das carretas com os equipamentos. Assim, a obra sofrerá um atraso, pois a empresa responsável terá de renegociar com os proprietários das terras a indenização do solo para execução do alargamento das estradas. Nas últimas semanas, a diplomacia não tem sido um forte entre as partes, visto que os proprietários das terras acusaram a empresa de ter invadido áreas privadas para alargamento das vias. As acusações foram rebatidas em nota pela assessoria de comunicação das empresas envolvidas no empreendimento. Nossa reportagem coletou informações de que uma carreta transportadora dos aparelhos geradores foi utilizada para testar o percurso e, em vários trechos, foi detectada a dificuldade de mobilidade exatamente por conta das vias estreitas. Os representantes das obras deverão acionar novamente a prefeitura no intuito de viabilizar as negociações de terras com os ruralistas.

Barra da Estiva: Polícia descobre plantação com mais de mil pés de maconha Foto: Divulgação

Na madrugada desta terça-feira (5), a polícia descobriu uma plantação com mais de mil pés de maconha em uma localidade conhecida como Serra Kamulengo, no município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. No local, os policiais destruíram 1.050 pés de uma planta análoga a maconha e 1.300 sementeiras. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia descobriu a plantação por acaso, quando estava à procura de uma pessoa desaparecida na região.

UTI de Brumado pode ser inaugurada antes do Natal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), está articulando com a equipe do governador Rui Costa (PT) para que a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), anexa ao Hospital Professor Magalhães Neto, ocorra antes do Natal. Vasconcelos visitou as instalações da unidade na manhã desta terça-feira (08), ao lado do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e do empreiteiro Renato Mendonça. Na ocasião, através de telefonemas, ele buscou a agilização das ações para que o empreendimento seja entregue à população dentro do prazo previsto. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Vasconcelos declarou que o governador também está interessado em atender os anseios da comunidade, tanto que reforçou o pronunciamento sobre a inauguração da UTI em sua passagem no último final de semana pelas cidades de Caetité e Guanambi. O prefeito eleito deixou claro que, a princípio, a UTI funcionará apenas com 40% de sua capacidade, como uma espécie de laboratório de adequação da unidade e das equipes médicas que estarão em atividade. A previsão é de que, após a inauguração, a unidade passará por um período de adequação, atendendo a uma pequena demanda de pacientes locais. Depois desse período, o atendimento será estendido para os demais municípios da microrregião. Para tanto, o município e o estado já adquiriram os equipamentos para aparelhamento da unidade e os mesmos devem ser instalados nas próximas semanas. Quanto às despesas de manutenção, o assunto ainda está sendo debatido entre o estado, o município e as demais cidades pactuadas que fazem parte do consórcio de saúde da região.

Bradesco vai parar de enviar conta de cartão com valor abaixo de R$ 800 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Clientes do Bradesco deixarão de receber a conta do cartão de crédito impressa no próximo meses. O banco já está comunicando os clientes com fatura no débito automático que eles deixarão de receber a conta em casa se o valor for inferior a R$ 800 no próximo mês. Segundo o banco, a iniciativa vale apenas para os clientes com pagamento em débito automático e visa a “aumentar a segurança do cliente”. O Bradesco informou também, por meio de comunicado, que “todas as informações da fatura estão disponíveis nos canais eletrônicos”. O banco afirmou ainda que os clientes que quiserem continuar a receber a fatura impressa poderão solicitar o serviço nos canais de atendimento do Bradesco.

Parte do Rio das Contas que abastece a barragem de Brumado está seco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora recentemente a Embasa tenha descartado um racionamento de água para Brumado e Malhada de Pedras, assegurando que a reserva da Barragem de Cristalândia, atualmente em mais de 11 milhões de metros cúbicos de água, esteja com quantidade suficiente para abastecer os dois municípios por um ano, uma imagem captada de parte do Rio das Contas, na região do distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, tem preocupado os brumadenses. Isso porque, na imagem, o leito do rio aparece completamente seco. O site Brumado Notícias já havia apurado junto ao supervisor técnico de abastecimento da Embasa, Antônio Loreto, que houve uma baixa de cerca de 4 metros de água no nível do manancial que abastece os dois municípios, afetando a vazão da barragem e provocando a seca no percurso do rio. Apesar disso, há uma expectativa otimista por parte da empresa de que as previsões de chuva para este final de ano se confirmem na região e a barragem volte a atingir a sua cota máxima, até ultrapassando o barramento.

Dona de bar é morta a facadas dentro do estabelecimento em Vitória da Conquista Foto: Blog do Léo Santos

Uma mulher de 48 anos foi morta a facadas dentro de um bar, no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da delegacia da cidade, o bar pertencia à própria vítima, que vivia em uma casa na parte de cima do estabelecimento. O crime aconteceu na segunda-feira (7). Ainda de acordo com a delegacia, depois que o corpo foi encontrado, equipes da Polícia Militar realizaram rondas pela região, mas até a manhã desta terça-feira (8), ninguém foi preso. De acordo com o G1, o caso é investigado pela delegacia de Vitória da Conquista, mas a autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.

Alunos ocupam campus da Uneb em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo o modelo de protestos que ocorre em várias cidades do país, estudantes deliberaram em assembleia e decidiram pela ocupação do Campus XX, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado. A ocupação foi iniciada na manhã desta terça-feira (08) com a interrupção das atividades acadêmicas. Atividades administrativas continuam sendo executadas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, embora a ocupação não seja uma decisão unânime, foi aprovada pela maioria dos presentes na assembleia e acolhida pela direção e corpo docente do campus. Os protestos ocorrem contra a projeto do governo Michael Temer (PMDB), que já conseguiu a aprovação da PEC 241 na Câmara dos Deputados, cuja principal finalidade é o limite de gastos da União, o que afetará diretamente a saúde, educação e segurança. Os alunos passaram a manhã confeccionando cartazes e, nesse período da tarde, vão elaborar novas ações em uma roda de conferências sobre o andamento das manifestações. Como não há prazo para o fim da ocupação, muitos estudantes de outras cidades da região pedem o apoio da população brumadense quanto ao envio de alimentos para os ocupantes. No município, a Uneb atende cerca de 400 alunos dos cursos de Letras e Direito.

Caixa reduz juros para financiamento de imóveis novos e usados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (8) uma redução da taxa de juros para financiamento de imóveis dentro do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A redução será de no mínimo 0,25% ao ano para todos as linhas. “Todos os clientes pessoa física que financiarem imóveis novos ou usados, enquadrados no SBPE, terão redução linear de 0,25% a.a, independente do relacionamento com o banco”, informou o banco. A Caixa disponibilizou R$ 93 bilhões para o crédito habitacional, neste ano, e já aplicou R$ 66,2 bilhões. A expectativa é aplicar R$ 26,8 bilhões até o final do ano.

Empresário de Brumado sofre acidente automobilístico em Espinosa (MG) Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

O empresário Arlindo Meira, que tem uma empresa de viagens e turismo no município de Brumado, sofreu um acidente automobilístico em uma rodovia próximo ao município de Espinosa, no interior do estado de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (08). Seu Arlindo, como é conhecido, dirigia o veículo na companhia de um sobrinho quando o acidente aconteceu. O site Brumado Notícias obteve informações de que a pista molhada e escorregadia por conta da chuva teria sido o motivo de o condutor ter perdido o controle da direção e derrapado. O veículo capotou e foi parar fora da malha viária. Os ocupantes tiveram apenas algumas escoriações e estão fora de risco. Seu Arlindo viu um filme passar pela cabeça ao relembrar a morte do filho Charles Meira, que veio a óbito em um acidente automobilístico em abril deste ano, na BR-030, em Brumado.

Servidores ocupam Câmara de Vereadores em Teixeira de Freitas Foto: Uinderley Guimarães/ SulBahia News

Servidores públicos municipais de Teixeira de Freitas, cidade no sul da Bahia, estão acampados desde a segunda-feira (7) na Câmara de Vereadores, com o objetivo de pressionar os representantes para a aprovação do projeto de lei de planos de cargos e salários da categoria. O presidente da Câmara Municipal, Tomires Barbosa Monteiro, disse que o projeto de lei enviado pela prefeitura ainda não foi colocado em votação por conta da reclamação de duas categorias, motoristas e garis, que não se sentiram contemplados com a proposta. Por conta disso, os vereadores aguardam  que a prefeitura reformule o projeto incluindo as pautas das categorias. “A gente está aguardando que a prefeitura faça novos cálculos, incluindo as categorias que se sentiram prejudicadas. A Câmara não tem nenhuma responsabilidade sobre o impasse. A Câmara tem que receber projeto na íntegra com o impacto financeiro”, diz o presidente. A prefeitura de Teixeira de Freitas prometeu se pronunciar sobre o assunto ao G1. O sindicato dos servidores também foi procurado, mas ninguém foi localizado até a publicação.

Bolsa Família é cancelado para 55 mil beneficiários na Bahia Foto: Reprodução

Com irregularidades no cadastro de renda, 55 mil beneficiários do programa Bolsa Família tiveram seus benefícios cancelados, enquanto 77 mil bloqueados na Bahia. As medidas são resultado da operação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), batizada “Pente Fino”, que começou em junho deste ano. De acordo com o ministério, entre as irregularidades encontradas, há beneficiários com renda maior do que o permitido pelas regras do programa, que estabelece como critério uma renda per capita de até R$ 170.

MPF-CE pede anulação da prova de redação do Enem

O procurador federal Oscar Costa Filho ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal do Ceará pedindo, liminarmente, a suspensão da validade da redação do Enem 2016 e a sua anulação. Filho fundamenta seu pedido no que classifica como “vazamento” do tema da redação do exame pelo próprio Ministério da Educação. Em outubro de 2015, o MEC divulgou uma foto em que desmentia boatos de que o tema da redação do Enem do ano passado havia vazado. A foto, no entanto, mostrou o tema que acabou aplicado na prova de redação do Enem em 2016: intolerância religiosa. Para o procurador, a “violação do sigilo” da informação compromete a “lisura” do exame. Por meio de nota, o Inep informou que “o gráfico que apoia o desenvolvimento da redação do Enem 2016 é baseado em um estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de domínio público” e que “trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento”. 

Rebanhos já podem ser vacinados contra a febre aftosa na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), até o próximo dia 30, todos os bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses devem ser vacinados contra a febre aftosa. A expectativa é que sejam vacinados 95% dos animais nessa faixa de idade. A população vacinável nesta etapa, que começou no último dia 1º, é de 3,5 milhões de cabeças, de um total de 10,3 milhões existentes no estado. Além disso, de acordo com a Seagri, o rebanho acima desta idade deve obrigatoriamente ser atualizado, mesmo que o criador não tenha animal nesta faixa etária para vacinar. A Bahia é reconhecida Internacionalmente como Livre da Febre Aftosa com Vacinação desde 2001, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A novidade desta vez é que o criador pode fazer a declaração da vacinação do rebanho por meio do site da Adab.  Na primeira etapa da campanha, as regionais de Salvador (98,05%), Itapetinga (97,95%) e Teixeira de Freitas (97,03%) obtiveram os melhores índices de vacinação. 

Fies: Inadimplência em 49,8% dos contratos em pagamento

Quase metade dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que foram celebrados a partir de 2010 e estão em fase de amortização estão com atraso de mais de dois meses no pagamento. A amortização é a fase final do contrato de financiamento. Nela, os estudantes já formados pagam de volta o dinheiro com o qual o governo federal financiou seus cursos de graduação. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 172.823 contratos feitos a partir de 2010 já estão nessa fase, mas 86.031, ou 49,8% do total, estão inadimplentes. Os dados equivalem à data de 30 de setembro de 2016. Desde 2010, ano em que o governo federal expandiu o programa, o Fies já celebrou mais de 2,4 milhões de contratos. O valor para pagar todas essas prestações também cresceu: o valor do orçamento previsto para financiamentos do Fies foi de R$ 1,7 bilhão, em 2010, para R$ 18,8 bilhões, em 2016.

Arquivo