Achei Sudoeste

20 Jun 2014 - 14:00h

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, revela que 26% da população não está interessada nas próximas eleições. Segundo o levantamento, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados”, 29% responderam “interesse médio" e 26% avaliaram ter “pouco interesse”. Ainda de acordo com a pesquisa, os entrevistados com ensino superior apresentam maior envolvimento nas eleições, enquanto os que têm de quinta a oitava séries do ensino fundamental são os que responderam ter menor interesse. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 de junho, quando 2.002 pessoas em 142 municípios foram ouvidas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

20 Jun 2014 - 13:00h

De autoria do deputado Fábio Faria (PSD), o projeto de lei nº 1011/11 foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O documento inclui a prática de bullying entre os crimes contra a honra definidos no Código Penal. Segundo a proposta, o crime de bullying consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada. A pena prevista é de detenção de um a três anos e multa. A pena será aumentada em 50% se o crime ocorrer em ambiente escolar; em um terço quando mais de uma pessoa estiver envolvida; em dois terços se o crime for praticado por meio de comunicação de massa; e se a vítima é deficiente físico ou mental, menor de doze anos ou o crime ocorre explicitando preconceito, a pena será aplicada em dobro. Em qualquer caso, o juiz poderá deixar de aplicar a pena se a própria vítima do bullying tiver provocado a intimidação, de forma reprovável.

20 Jun 2014 - 11:30h

Centenas de católicos da cidade de Brumado seguiram a procissão que saiu da Praça da Matriz rumo à Igreja São Cristóvão em comemoração ao Corpus Christi. No local, o Padre Eutrópio celebrou uma missa campal no final da tarde da última quinta-feira (19). Na Praça São Cristóvão, os fieis recepcionaram o cortejo feito com um tradicional tapete de pó de serra e grãos coloridos, o qual dava forma aos emblemas da celebração. A praça ficou lotada e a plateia estava atenta aos ensinamentos do pároco, que falou sobre o significado do evento. “Não estamos aqui apenas para celebrar um momento na história, estamos aqui para reviver aquele que foi o maior evento para a humanidade, que se construiu através de Cristo, a ponte de comunhão com Deus”, disse o Padre durante a missa. Ele reforçou a necessidade dos fieis manterem sua fé íntegra.

20 Jun 2014 - 11:00h

O candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), esteve no município de Rio de Contas, terra natal de seu pai, na última quinta-feira (19). Na cidade, ele participou da procissão de Corpus Christi, uma tradição pessoal. Na oportunidade, Souto soube da oficialização do apoio do Partido Social Cristão (PSC) à chapa majoritária oposicionista. Com mais este apoio, a chapa possui no total 18 legendas aliadas. Em Rio de Contas, o candidato ainda se surpreendeu com o apoio do presidente municipal do PCdoB, Antônio Severino Silva de Souza, e de um grupo de ex-militantes do PT.

20 Jun 2014 - 10:40h

A Lei nº 12.997 foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (20). Com isso, já está em vigor a regra que garante adicional de 30% de periculosidade aos motoboys. A presidente Dilma Rousseff (PT) já havia anunciado as alterações em cerimônia realizada na última quarta-feira (18), ocasião em que declarou que o adicional é necessário e justo diante dos perigos que a categoria enfrenta diariamente no trânsito. A medida beneficia motoboys e outros profissionais que fazem entregas, como carteiros que se valem de motos. No final do mês passado, o Congresso aprovou um projeto de lei de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que prevê o pagamento extra sobre o salário para os trabalhadores que atuam profissionalmente com a ajuda de motocicletas.

20 Jun 2014 - 10:20h

Diversas autoridades compareceram aos festejos de Corpus Christi na cidade de Rio de Contas, entre as quais o governador Jaques Wagner (PT). O chefe do executivo estadual participou da missa solene e da procissão, eventos tradicionais da região. O cortejo religioso passa por várias ruas nas quais um grande tapete com emblemas simbolizando a data são cuidadosamente montados pela população com a ajuda de folhas, flores, pó de serra e areia. São cerca de 2 km de tapetes. As calçadas também ganham plantas e as fachadas, lanternas, toalhas de renda e jarros de flores.

20 Jun 2014 - 10:00h

Eleito pela Bahiatursa como o melhor São João da Bahia em 2013, o município de Caculé ficou de fora da relação dos municípios a receberem o apoio da secretaria estadual para a realização do evento neste ano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Beto Maradona (DEM) disse que não gostou do posicionamento do órgão. Ele denunciou que a Bahiatursa relacionou outras cidades fora do circuito da festa para receber o recurso do estado. “Sem nenhuma explicação da Bahiatursa, Caculé ficou de fora da relação publicada no Diário Oficial do Estado. Em busca de explicações eu tenho ligado para a secretaria, mas ninguém nos atende com dignidade. Tem cidades que nem são tradicionais nos festejos juninos e estão recebendo o apoio, enquanto que nós e outras cidades tradicionais ficamos de fora”, declarou Maradona. Para o gestor, ele estaria sofrendo uma retaliação política em ano eleitoral. Por conta disso, o prefeito garantiu que realizará um protesto em praça pública contra o governo baiano durante a festa. “Coloquei o nome da secretaria acreditando no governo que se diz republicano, mas percebo que estou sendo perseguido por se tratar de um ano político. Fixaremos faixas dentro do circuito deixando claro que o governo do estado não está apoiando a nossa festa”, adiantou Maradona, apresentando o cartaz da festa onde aparece o nome da Bahiatursa.

20 Jun 2014 - 09:40h

Em Livramento de Nossa Senhora, os festejos juninos serão realizados nos dias 23 e 24 deste mês. O prefeito da cidade, Paulo César Azevedo (PRP), assegurou á população que, apesar das dificuldades, o Forró da Copa será uma grande festa. Muitos turistas são esperados no evento, que tem início na próxima segunda-feira (23), a partir das 21h, na Praça João Marques de Oliveira. No local, a abertura oficial dos festejos começa com a apresentação de quadrilha e shows do cantor Renan Moreira e da banda Baião de 2. No dia 24, a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, grande atração do Forró da Copa, e o cantor Reinaldo Farias se apresentam no circuito da festa. Uma grande estrutura já está sendo montada no local a fim de recepcionar o público que estará presente no evento.

20 Jun 2014 - 09:20h

O pré-candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), só vence a presidente Dilma Rousseff (PT) na preferência de famílias com faixa salarial superior a dez salários mínimos. A informação foi revelada através de pesquisa CNI/Ibope divulgada há pouco. No levantamento, Neves venceria com 36%; Dilma ficaria em segundo com 24% e Eduardo Campos (PSB) aparece com 16%. A vantagem de Aécio também é maior entre os entrevistados com ensino superior: 29% contra 26% da petista. Eduardo Campos tem 12% nesse cenário. Entre aqueles que possuem até a quarta série do ensino fundamental, Dilma vence com 49%, Aécio tem 16% e Campos, 8%. Por regiões, Dilma registra no primeiro turno o maior porcentual de votos no Nordeste, com 52% contra 13% de Campos, que foi governador de Pernambuco, e 8% de Aécio. Em todas as outras regiões, Dilma registra um índice de intenção de voto maior do que o de Aécio e o de Campos. No Sudeste, por exemplo, Dilma tem 34%, Aécio 25% e Campos 8%. No Sul, o cenário é de 30% para Dilma, 26% para Aécio e 11% para Campos. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 deste mês, com 2.002 pessoas em 142 municípios. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

20 Jun 2014 - 09:00h

O ex-vereador e atual presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, o Giba, se posicionou contra o presídio e fez severas críticas a maneira como o estado e a administração municipal estão tentando implantar a obra no município. Gilberto declarou ainda que se fosse vereador votaria novamente contra o projeto. Em 2004/2005, ele encabeçou um plebiscito municipal contra a proposta do então prefeito Eduardo Vasconcelos, que na ocasião pretendia conseguir a obra para a cidade. Segundo Dias, Brumado precisa de universidade, uma Defensoria Pública, entre outros órgãos de importância para a população, e não de uma unidade prisional. Para ele, em qualquer lugar onde o presídio for construído, vai haver movimento contrário se opondo à obra. Sobre a necessidade de construção do presídio para melhorar a segurança pública no estado, o presidente do CMDRS frisou que a comunidade não quer que a unidade prisional seja construída dentro da cidade ou próximo de onde haja pessoas morando. O ideal, segundo Gilberto, é a construção do presídio em um local distante do perímetro urbano, onde os presos possam cumprir sua pena com dignidade.

20 Jun 2014 - 08:40h

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (19) mostra a preferência da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro. De acordo com o levantamento, Dilma tem 39% das intenções de voto na sondagem estimulada, quando é apresentado um número de opções aos entrevistados. Em segundo lugar, aparece Aécio Neves (PSDB) com 21% e, em terceiro, Eduardo Campos (PSB) com 10%. A pesquisa também considerou um segundo turno. Neste caso, Dilma venceria a disputa com 43% das intenções de voto, tanto contra Aécio quanto contra Campos. Na disputa com o senador mineiro, a presidente tem 43% e o tucano, 30%. Votos em branco e nulos receberam 19% das intenções e os que não sabem ou não responderam aparecem com 8%. Contra Eduardo Campos, em um possível segundo turno, Dilma apresenta 43% e Campos, 27%. Votos em branco e nulos receberam 21% das intenções e os que não sabem ou não responderam aparecem com 9%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 142 municípios, entre os dias 13 e 15 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

20 Jun 2014 - 08:20h

O nome de Rogério Tadeu da Luz foi oficializado pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) como candidato ao governo da Bahia. O anúncio foi feito em convenção partidária realizada na manhã de ontem (19), em Salvador. Ainda faltam definir os nomes do vice da chapa e do escolhido para disputar cargo no Senado. A decisão deve sair até o fim do mês, segundo o partido. Na oportunidade, também foram anunciados 126 candidatos a deputado estadual, além de 78 federais. A diretoria do Partido Ecológico Nacional (PEN) se reuniu, um pouco antes, no mesmo auditório, para discutir apoio ao PRTB.

19 Jun 2014 - 21:05h

O Japão tentou um gol até o fim, mas não conseguiu se desvencilhar da forte marcação grega e decepcionou sua torcida que compareceu à Arena das Dunas. O empate sem gols entre Japão e Grécia em Natal, um jogo que foi burocrático no começo e esquentou um pouco no fim, mantém os dois times vivos na briga pela classificação em seu grupo, mas complica a situação de ambos. O Japão criou várias oportunidades, principalmente no final, mas pecou na finalização. O resultado, por tabela, garante a classificação colombiana. A seleção líder da chave tem seis pontos e não pode mais ser ultrapassada por dois dos três rivais. As informações são do Uol Esporte.

19 Jun 2014 - 18:25h

"Volveremos, volveremos, volveremos otra vez. Volveremos a ser campeones, como la primera vez" é uma das músicas cantadas pela torcida uruguaia para apoiar sua seleção. Se o Uruguai voltará a ser campeão no Brasil não é possível saber ainda, mas o Itaquerão, em São Paulo, viu outro retorno: o de Luis Suárez. O atacante, que 20 dias antes do Mundial teve que operar o joelho, não atuou na estreia. Voltou nesta quinta-feira e já mostrou por que é o craque do time. Vitória do Uruguai sobre a Inglaterra por 2 a 1, dois gols dele, o que deixa os sul-americanos vivos no Grupo D, enquanto a Inglaterra se complica. Os ingleses podem ser eliminados já na próxima sexta-feira, em caso de empate entre Itália e Costa Rica, que duelam em Recife. E isso graças ao melhor jogador de seu campeonato local - Suárez, do Liverpool, pode ser o responsável por eliminar a seleção do país no qual joga. Herói uruguaio. Seu entrosamento com Cavani deu resultado mais uma vez, e o Uruguai segue com seu sonho de repetir a história que produziu em 1950. As informações são do Uol Esporte.

19 Jun 2014 - 15:50h

Eles fizeram de novo. Assim como há cinco dias, no Mineirão, os colombianos invadiram o Mané Garrincha. Um desavisado poderia achar que a partida contra a Costa do Marfim estava sendo disputada no Estádio Metropolitano de Barranquilla – casa da Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo. E se fora de campo a torcida fez a sua parte, dentro dele os cafeteiros corresponderam à altura: vitória por 2 a 1 e um passo enorme rumo à classificação. Os gols da vitória colombiana saíram no segundo tempo, com James Rodríguez, de cabeça, e Juan Quintero, em vacilo da defesa dos Elefantes. O time africano descontou com Gervinho e pressionou bastante pelo empate nos minutos finais, mas não foi capaz de estragar a festa cafetera nas arquibancadas – reforçada até pela presença do presidente Juan Manuel Santos, reeleito no último domingo. Nem mesmo a entrada de Drogba deu resultado desta vez. Curiosamente, os africanos sofreram os gols com a estrela em campo, contrastando com a virada sobre os japoneses na estreia. Com o resultado, os cafeteros ficaram mais próximos das oitavas de final, e a vaga pode vir ainda nesta quinta, caso o Japão não supere a Grécia na Arena das Dunas, em Natal, em jogo que começa às 19h. Um tropeço nipônico também é favorável aos marfinenses, que jogariam por uma vitória para avançar – a terceira e última rodada da fase de grupos acontece na próxima terça-feira, dia 24, às 17h (de Brasília). Gregos e marfinenses se enfrenta na Arena Castelão, em Fortaleza, e japoneses e colombianos entram em campo na Arena Pantanal, em Cuiabá. As informações são do Globo Esporte.

19 Jun 2014 - 13:20h

Neste dia 19 de junho de 2014, a concessionária Brumauto completa 45 anos de existência. Desde que foi fundada a empresa trabalha ajudando milhares de pessoas a realizar o sonho do carro próprio. O gerente de vendas da concessionária, Alessandro Silva, disse que se orgulha da história construída pela empresa, fundada em 1969 pelo seu pai. Alípio Joaquim ad Silva. “Dia 19 de junho de 1969 nascia essa empresa e hoje com 45 anos tem uma história que me orgulha em pertencer a esses capítulos. Capitaneada pelo meu pai, que soube conduzi-la aos dias atuais com muito respeito aos seus clientes e colaboradores. Agradecemos pela confiança nesta empresa e na marca Volkswagen que representamos. Obrigado, Brumado, obrigado, região Sudoeste, por tudo e um feliz aniversário a todos que amam a Brumauto Volkswagen”, disse Silva.

19 Jun 2014 - 13:10h

As discussões na recepção da sala da presidência da Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta quinta-feira (19) atrasaram em quase uma hora o início da sessão extraordinária convocada em caráter de urgência para votação do projeto de construção do presídio. A proposta de construção da unidade nas imediações da Vila Presidente Vargas irritou o vereador José Carlos Marques Pessoa (PT) e os moradores da localidade, que compareceram em grande número à sessão. 

Antes da votação, o presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), garantiu aos moradores que o presídio será construído em outro local. Isso porque, através de permuta com um empresário da cidade, a prefeitura conseguiu um novo espaço. O mesmo possui pouco mais de sete hectares e se localiza às margens da BR-030, próximo à subestação II da Coelba, sentido Brumado/Tanhaçu. “Quem ganha hoje é a população de Brumado com a aprovação desse projeto e com a instalação do presídio. Isso foi uma luta de toda a casa legislativa com o poder executivo”, disse Lôbo. 

Apesar da garantia do executivo, o novo terreno só será aprovado após vencer as barreiras burocráticas. Porém, o prazo para início das obras está se esgotando e pode não haver tempo hábil para tal aprovação, o que levaria o presídio de volta à vizinhança da Vila Presidente Vargas. A votação dos parlamentares foi nominal e o projeto foi aprovado por unanimidade. O líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis, disse ao site Brumado Notícias que foi uma votação sábia do parlamento, que atendeu aos anseios da comunidade local. Ele acrescentou que na próxima semana o secretário de Ressocialização Prisional, Nestor Duarte, retornará ao município para acompanhar o início das obras.

19 Jun 2014 - 13:00h

Pelos menos dez residências tiveram seus interfones queimados na noite da última quarta-feira (18), nas Ruas Francisco Alves de Oliveira e Djalma da Silva Leite, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Os moradores relataram na delegacia que os meliantes utilizaram gasolina para atear fogo nos aparelhos, os quais ficaram derretidos. Assustados, eles pedem reforço policial na localidade, que sofre o segundo atentado no ano. No mês de janeiro, bandidos promoveram um tiroteio nas vias, deixando marcas nos muros e nas portas das casas. A polícia compareceu ao local e já iniciou as investigações quanto ao caso.

19 Jun 2014 - 12:55h

Seguindo a tradição, católicos brumadenses desenharam com grãos coloridos um grande tapete na Praça São Cristóvão. Nele, é possível ver os emblemas da celebração do Corpus Christi. Na tarde desta quinta-feira (19), os fieis se encontrarão na Praça da Matriz, onde seguirão em procissão pelo centro comercial até a Igreja São Cristóvão. No local, será celebrada uma missa campal. A expectativa é de que milhares de fieis compareçam à celebração.

19 Jun 2014 - 11:00h

A partir do dia 25 deste mês, o atendimento médico pelo plano Bradesco Saúde será suspenso. A informação foi divulgada ontem (18) pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA). O órgão informou que a empresa não entrou em acordo com a categoria com relação aos valores pagos por consulta. A suspensão será por tempo indeterminado. Com a decisão, apenas os serviços de urgência e emergência serão atendidos normalmente; as consultas e demais procedimentos ainda poderão ser feitos, mas com a condição de que o cliente utilize a modalidade de reembolso, pagando pelo serviço e exigindo ressarcimento do plano. O Sindimed disse que há anos os médicos tentam negociar com o Bradesco Saúde, mas sem sucesso, e que a estagnação dos valores pagos "atingiu níveis insustentáveis". Segundo o sindicato, os valores cobrados atualmente estão ultrapassados, principalmente no que se refere aos exames de alta complexidade. Caso o plano não aceite negociar, o sindicato informou que os médicos pretendem fazer um movimento de boicote ao Bradesco, encerrando contas correntes, investimentos, seguros e qualquer outro produto do banco. Ainda de acordo com o sindicato, a paralisação já foi comunicada ao Procon, Ministério Público (Ceacon), Ministério Público Federal e à Agência Nacional de Saúde (ANS). As informações são do G1.