Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

PSDB foi partido mais votado; PT perde mais de 60% dos eleitores

O PSDB ultrapassou o PT e foi o partido que obteve o maior número de votos em todo o país no primeiro turno das eleições municipais para prefeito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sigla obteve 17,6 milhões de votos e cresceu 25% em relação ao pleito anterior. Já o PT, partido mais votado de 2012, com 17,4 milhões, passou a 6,8 milhões nesta eleição, perdendo mais da metade de seus eleitores. O PSDB terminou o primeiro turno da eleição passada com a terceira maior votação de 2012, atrás de PT e PMDB. O PMDB também teve queda nos votos, passando de 17 milhões para 14,8 milhões neste pleito. Já a terceira colocação passou ao PSB que, mesmo com queda, obteve 8,3 milhões de votos nas urnas. O PRB, que teve em São Paulo o candidato Celso Russomanno e, no Rio, Marcelo Crivella, foi um dos que tiveram maior aumento no número de votos, passando de 2,6 milhões para 3,8 milhões nesta eleição. 

PCdoB perde duas cadeiras no legislativo brumadense

Liderado pelo vereador Édio Pereira, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) perdeu duas cadeiras no legislativo brumadense. Isso porque, os candidatos Agno Meira, que obteve 907 votos e Tião Bernardino com 569 sufrágios não conseguiram o coeficiente eleitoral para compor à Câmara Municipal em 2017. Pereira vai deixar o mandato legislativo para ocupar a vice-prefeitura conquistada na chapa liderada pelo prefeito eleito Eduardo Vasconcelos (PSB).

Bancada governista será maior no legislativo brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além da expressiva vitória nas eleições de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) contará também com a maioria na câmara de vereadores para sua próxima gestão, a partir de 2017. Dos treze vereadores eleitos, 07 são da coligação encabeçada por Vasconcelos. São eles: Leonardo (Léo) Vasconcelos, Lia Teixeira, Ilka Abreu, Wanderley (Nem) Amorim, Glaudson Dias, Eduardo (Dudu) Vasconcelos e Reinaldo (Rey) de Domingão. Além dessa formação, o prefeito eleito terá ainda dois aliados de sangue no próximo parlamento: o primo, Léo Vasconcelos, e o filho, Eduardo (Dudu) Vasconcelos. Diante deste cenário, o que se desenha é uma harmonia entre o poder executivo e legislativo nos próximos quatro anos. 

Vereadores eleitos já começam a articular formação da nova mesa legislativa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dia após o fim das eleições municipais, uma nova eleição desperta a atenção dos brumadenses: quem assumirá a presidência da nova câmara de vereadores a partir de 2017. No meio político é repercutida a volta por cima de Léo Vasconcelos (PDT), que exerceu a presidência do legislativo por dois mandatos consecutivos. Especula-se ainda que pela primeira vez uma mulher pode presidir os trabalhos do parlamento local e os nomes já são carimbados com uma grande bagagem na política. Lia Teixeira (PDT) foi vice-prefeita na cidade de Malhada de Pedra e Ilka Abreu (PR) também foi vice-prefeita em Brumado, no segundo mandato do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Também aparecem os nomes de outros eleitos com maior conhecimento do regimento legislativo e que podem entrar no páreo ou ao menos fazer parte da nova mesa. São eles: José Ribeiro Neves (PT), José Santos Santinho (PTC) e Wanderley (Nem) Amorim (PDT). Vale ressaltar que, além do voto dos novos parlamentares, a escolha da presidência também contará com o aval ou indicação do prefeito eleito.  

Brumado: Apae realizará assembleia para eleição da Diretoria Executiva

Em Brumado, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) acaba de publicar edital de convocação de Assembleia Geral Ordinária para eleição da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Todos os associados especiais e contribuintes da Apae estão sendo convocados para participar do evento, que acontece na sede da instituição, na Rua Auta Leite Oliveira, 328, no Bairro Santa Tereza, às 19h, no dia 1º de novembro. A ordem do dia é: apreciação e aprovação do relatório de atividades da gestão 2013/2016; apreciação e aprovação das contas dos exercícios 2013/2016, mediante parecer do Conselho Fiscal; e eleição da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. As inscrições das chapas candidatas deverão ocorrer na secretaria da Apae até 20 (vinte) dias antes das eleições.

Promotor avalia eleições em Brumado como exemplar para os demais municípios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Encerrado o período das eleições, o promotor eleitoral Ruano Fernando fez uma avaliação das eleições nos três municípios que compõem a comarca da 90ª Zona Eleitoral - Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. “O período foi muito interessante, com protagonismo dos partidos e coligações em firmarem os acordos com o Ministério Público. Dessa forma, pelo menos em Brumado as eleições ocorreram da forma mais tranquila possível. Houve alguns incidentes pontuais que não retiram o geral que se viu. Houve alguns incidentes mais graves em Malhada de Pedras e Aracatu”, relatou o promotor ao site Brumado Notícias. Em seguida, ele exaltou o período na sede da zonal. “Brumado se destacou e fez uma eleição bonita de vê, que foi exemplo para os demais municípios”, reiterou. O promotor fez agradecimentos em reconhecimento a parceria entre o Ministério Público, a equipe da justiça eleitoral, na pessoa do juiz Genivaldo Alves Guimarães, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na representação Major Jocevã Oliveira e do subcomandante, o capitão Valmari Júnior, a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no comando do delegado coordenador Leonardo Rabelo e do delegado titular Leonardo Soares, a guarda civil municipal, mesários, técnicos e colaboradores, além dos delegados das coligações e da imprensa local.

Malhada de Pedras: Terezinha será a primeira mulher a administrar a cidade Foto: Reprodução

Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) será a primeira mulher a administrar a cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Com 52 anos, a nova prefeita da cidade conquistou 57,93% dos votos válidos no pleito municipal. Com uma votação de 3633 votos, ela derrotou Carlos Roberto Santos da Silva (PEN), o Beto de Preto Neto. Ele conseguiu 42,07%, totalizando 2638 sufrágios. 958 eleitores não compareceram às urnas, contabilizando 12,71%. Já 307 votaram branco ou nulo.

Urnas eletrônicas não apresentam defeitos nas eleições da região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As 196 urnas eletrônicas utilizadas pela 90ª Zona Eleitoral nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras funcionaram sem apresentar defeitos no domingo (2) de votação. O chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, relatou ao Brumado Noticias que os equipamentos atenderam totalmente a demanda dos eleitores nos três municípios sem precisar de manutenção técnica ou substituição. A votação biométrica também foi bem avaliada pela justiça eleitoral na região, assim como o ponto de transmissão JE Connect. Quanto ao equipamento, o chefe de cartório disse que o mesmo mostrou eficiência, pois garantiu a agilidade das apurações do distrito de Cristalândia, em Brumado, bem como do município de Malhada de Pedras. Antes mesmo das urnas da cidade de Malhada de Pedras chegarem à sede do Fórum Eleitoral para apuração em Brumado, as informações já estavam disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mediante o processo JE Connect. O mesmo não pode ser avaliado na cidade de Aracatu, visto que, conforme apuração da nossa reportagem, por conta dos eleitores que invadiram os locais de votação, não foi possível testar o equipamento. A situação foi tão tensa no município que o juiz Genivaldo Alves Guimarães teve de ser escoltado por uma guarnição da Polícia Militar e se deslocou pessoalmente à cidade para buscar as urnas para apuração. “Fora esse incidente, podemos dizer que os equipamentos atenderam e muito colaboraram para o bom andamento da votação na região da 90ª Zona Eleitoral”, pontuou Araújo.

Sérgio Maia é reeleito com 50,49% dos votos em Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atual prefeito da cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, Sérgio Silveira Maia (PSD), foi reeleito no último domingo (2) com 50,49% dos votos válidos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o chefe do executivo aracatuense obteve 5295 sufrágios, contra 5192 de Braulina Lima (PRB), a segunda colocada no pleito municipal. O número de abstenção foi de 16,14%, correspondendo a 2117 eleitores. Já os números de brancos e nulos somaram 514.

Deputado Marquinho Viana não consegue eleger sua mãe em Barra da Estiva Foto: Divulgação

A mãe do deputado estadual Marquinho Viana (PSB), Ana Lúcia Aguiar Viana (PR), a Dona Lúcia, perdeu a disputa à prefeitura de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, João Machado Ribeiro (PTB), o João de Didi, venceu o pleito e vai comandar o município pelos próximos quatro anos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Didi obteve 56,20%, somando 9018 votos. Já Dona Lúcia conquistou 7029 sufrágios, correspondendo a 43,80%. 11,70% de abstenção e 3,61% votaram branco e nulo.

Abstenção é a maior das últimas eleições municipais no país

Mais de 25 milhões de eleitores (17,58%) não compareceram às urnas para votar no primeiro turno das eleições municipais em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de faltosos totalizou 25.330.431. No total, 118.755.019 eleitores foram às urnas no dia 2 de outubro. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, considerou normal o percentual de abstenção, apesar de o número ter sido superior aos pleitos municipais de 2012 e de 2008. “Agora, tivemos uma abstenção de 17,5%, um índice relativamente baixo se levarmos em conta as eleições de 2014 [para presidente e governador], quando tivemos quase 20% de abstenção. Um pouco maior esse índice, todavia, em relação a 2012, quando tivemos abstenção de 16,41%”, afirmou ao G1. Em 2012, no primeiro turno das eleições municipais, 22,73 milhões de eleitores não compareceram às urnas para votar. No primeiro turno de 2008, o índice de abstenção foi mais baixo, de 14,5%. Há oito anos, 18,7 milhões de eleitores não compareceram às urnas.

Mais uma vez, Léo Vasconcelos é o vereador mais bem votado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por três vezes seguidas, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) é eleito o vereador mais bem votado em Brumado. Contando com a eleição de 2012, de sua esposa, a atual vereadora Liu Vasconcelos (PDT), ele soma quatro eleições na preferência do eleitorado da capital do minério. No pleito deste ano, Léo conquistou 1579 sufrágios. Em entrevista ao site Brumado Notícias, na manhã desta segunda-feira (3), Vasconcelos agradeceu o eleitorado pela confiança em seu retorno ao legislativo brumadense. “Quero agradecer ao povo de Brumado pela a minha recondução ao cargo de vereador. O meu compromisso será ao lado do prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos, de trabalhar em prol da população, em especial do homem do campo”, disse.

Policia Militar apreende arma em Ituaçu Foto: Divulgação/PM

Na madrugada deste domingo (2), através de denúncia anônima, a polícia militar encontrou um veículo de cor prata e placa JQE 0860, de Ituaçu, no sudoeste baiano, onde estava escondida uma arma de fogo, com um carregador contendo 14 munições intactas. O veículo pertence a Robson André Luz Santos e estava estacionado no Povoado de Lagoa dos Patos, zona rural de Ituaçu.

PT perde 44,8% das cadeiras nas câmaras, sendo uma em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O PMDB foi o partido que mais elegeu vereadores no país nas eleições deste ano, mas foi também um dos que mais perderam, em números absolutos, em relação a 2012. O partido terá 7.551 vereadores espalhados pelas cidades do Brasil, ante 7.825 do pleito passado. O número que mais impressiona, no entanto, é o do PT. Terceiro partido com o maior número de vereadores em 2012, com 5.067, o partido perdeu 45% das cadeiras. Terá 2.795 no ano que vem e figura agora na 10ª posição apenas entre os partidos. O PSDB, por sua vez, aproveitou a queda dos dois grandes partidos e fez mais vereadores nestas eleições. São mais de 200 a mais: 5.355 ao todo. PTN, PHS e PRB são os partidos com o maior aumento em relação às últimas eleições. Em Brumado, o PT perdeu uma vaga na Câmara Municipal. O atual parlamentar José Carlos Meira (PT), o Catoze, não conseguiu renovar o seu mandato.

Polícia prende homem portando arma de fogo na zona rural de Malhada de Pedras Foto: Divulgação/PM

Por volta das 23h30 de sábado (1º), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, abordou um veículo de placa BNJ-1446 com três pessoas. Após abordagem, os policiais localizaram no interior do mesmo um revólver calibre 38 com 06 munições intactas. O veículo estava na Fazenda Periperi e todas as pessoas envolvidas foram apresentadas na delegacia de Brumado.

Abstenções e votos nulos e brancos colaboram para o resultado das eleições em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dos mais de 47 mil eleitores aptos para votar em Brumado, 7.722 se abstiveram de votar, o que representa 16,14% do eleitorado local. Outro número significativo é que, dos 40.123 eleitores que compareceram às urnas, 6.966 (17,36%) anularam seus votos e 816 (2,03) preferiram votar em branco. Curiosamente, o número de votos anulados para vereadores foi menor do que para prefeitos, 2.373, e os votos brancos somaram um pouco mais de 896. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a somatória das abstenções com os votos nulos e brancos chegou a 15.504 - se esse número fosse adicionado aos 9.689 votos do segundo colocado na apuração, chegaria a 25.193 votos e mudaria a história do resultado, até mesmo na formação da casa legislativa. Desta vez, as abstenções e os votos nulos e brancos tiveram influência direta na escolha do novo prefeito e na formação da câmara de vereadores para os próximos quatro anos.

Filho de Lula não consegue se eleger vereador em São Bernardo Foto: Reprodução

Marcos Cláudio Lula da Silva (PT), filho do ex-presidente, repetiu o vexame do Partido dos Trabalhadores no ABC Paulista e não se elegeu vereador em São Bernardo do Campo, berço político do pai. Com apenas 1.504 votos, ele amargou a 58ª colocação. O vereador mais votado na cidade foi o tucano Pery Cartola, que obteve 7.540 votos. Marcos é filho adotivo de Lula e filho biológico da ex-primeira-dama Marisa Letícia com seu primeiro marido. Ele foi eleito para o cargo em 2012 com 2.378 votos a mais do que obteve nas eleições 2016.

Adauto Prates é eleito com 59,60% dos votos em Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Adauto Prates (PSDB) é o novo prefeito da cidade de Ibiassucê, no sudoeste baiano. De acordo com informações apuradas pelo site Brumado Notícias, o tucano obteve 59,60% dos votos válidos, tendo a preferência de 4186 eleitores da cidade. O segundo colocado na disputa foi Marcos Antônio Farias Brito (PR), o Marquinhos, que com 40,40% do eleitorado teve 2837 sufrágios. 16,17% se abstiveram da votação em Ibiassucê, brancos e nulos somaram 423. O comparecimento nas urnas foi de 83,83%, totalizando 7446 eleitores votantes. Prates teve o apoio do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

PMDB é o que mais elegeu prefeitos; PT encolhe 59% nas prefeituras

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, o PMDB continua o partido que mais elegeu prefeitos. O PSDB e o PSD cresceram e o PT perdeu mais da metade das prefeituras em quatro anos. Nas capitais, o PSDB foi o que mais elegeu prefeitos no primeiro turno e é o que vai disputar mais prefeituras no segundo turno. O PMDB é o segundo com mais disputas no segundo turno, são seis no total. Já o PT elegeu apenas um prefeito em capital: Marcus Alexandre, em Rio Branco. Em 2012, foram quatro. O partido só vai disputar uma prefeitura em capitais no segundo turno.

Brumado: Polícia prende indivíduo e apreende arma de fogo no povoado de Itaquaraí Foto: Divulgação/PC

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam na última sexta-feira (1º), em flagrante delito, o indivíduo Adriano Rodrigues da Silva, de 33 anos. Ele estava no povoado de Itaquaraí, circulando com um revólver calibre 38, com numeração suprimida. O indivíduo foi autuado em flagrante pelo delegado Orlando Quaresma pela prática de porte ilegal de arma de fogo e ficará à disposição da Justiça. 

Conquista terá segundo turno entre Herzem Gusmão e Zé Raimundo Foto: Divulgação

Vitória da Conquista, no sudoeste, será a única cidade com segundo turno na Bahia. Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT) vão disputar a preferência dos conquistenses em 30 de outubro. O segundo turno só é possível em cidades com mais de 200 mil eleitores - na Bahia, apenas Salvador e Feira de Santana poderiam também ter outro turno, mas tiveram eleição definida ontem (02).  Herzem ficou em primeiro lugar na disputa, com 47,82% dos votos válidos. Zé Raimundo teve 31,69% dos votos. Em terceiro veio Arlindo Rebouças (PSDB), com 7,57% dos votos válidos. Completam a lista Fabrício (PCdoB), com 7,01%, Joás Meira (PSB), com 5,46%, Enoque Matos (PSOL), com 0,45% e Roberto Dias (PDT), que zerou. 

PDT terá a maior bancada na Câmara Municipal de Brumado na nova legislatura

De um simples coadjuvante para um grande protagonista, assim podemos definir o Partido Democrático Trabalhista (PDT) na próxima legislatura em Brumado. Com quatro vereadores eleitos: Léo Vasconcelos, Lia Teixeira, Wanderley Nem e Glaudson, a sigla entra de vez como um dos maiores partidos da capital do minério. Sob o comando do deputado estadual licenciado e atual secretário de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, o partido conseguiu filiar diversos quadros com potencial eleitoral para a disputa das eleições 2016. Sem ter indicado Jussara Bonfim como vice na chapa do prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos (PSB), certamente o PDT está disparado à frente para comandar a Câmara de Brumado. Ainda é cedo para fazer qualquer projeção, mas, com a maior bancada, a sigla se fortaleceu na política brumadense.

Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana realiza bingo para construção da nova sede em Brumado

A Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana e ordens Paramaçônicas (direcionadas a jovens e crianças) estão realizando um bingo beneficente em prol da construção da nova sede. O evento será realizado no dia 18 de dezembro, às 10h, na Praça Coronel Zeca Leite. Os prêmios são: 1° Prêmio: 1 automóvel Volkswagen Gol 1.0 4 portas completo 0km; 2° Prêmio: 1 moto Honda CG 160 Start (com partida elétrica) 0 km; e 3° Prêmio: 1 moto Honda CG 160 Start (com partida elétrica) 0 km. A cartela custa R$ 100 - foram produzidas apenas 1200. O bingo é computadorizado e, por isso, os compradores não necessariamente precisarão estar presentes no evento. As cartelas estarão à venda a partir do dia 20 de outubro. 

Jogando dentro de casa, Brumado só empata com Itapetinga no Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em um jogo bastante disputado na tarde deste sábado (1), no Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão, a seleção de Brumado ficou apenas no empate como a seleção de Itapetinga. O time adversário abriu o marcador em uma bela cobrança de falta, ainda no primeiro tempo, enquanto Brumado cometia os mesmos erros dos jogos anteriores, onde conseguia dominar bem o jogo, mas pecava na finalização das jogadas. No segundo tempo, o time local conseguiu acertar mais os passes e sufocou a equipe visitante com bola na trave até chegar ao gol de empate, em uma bola cruzada na área. O empate não agradou ao técnico Paulo Lobo, que viu o selecionado brumadense perder muitas oportunidades de virar o marcador. Com tudo igual no placar, o jogo de volta no próximo final de semana, em Itapetinga, fica em aberto, dando a cada seleção 50% de chances de conseguir a vaga para a próxima fase da competição.  

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Arquivo