Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado está entre municípios brasileiros no mapa de risco de desastres naturais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há cerca de um ano, o município de Brumado recebeu uma base do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). O município entrou para o mapa de risco de ocorrência de desastres naturais após as chuvas que causaram enchentes no Rio do Antônio, em 2013. Na época, várias famílias ribeirinhas foram desabrigadas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a seca que assola a região também é um indício para a ocorrência de algum tipo de desastre. A base de monitoramento foi instalada ao lado da Usina de Beneficiamento de Umbu, na comunidade do Campo Seco, acerca de 3 km da BR-030. O sistema foi criado a partir de decreto presidencial, em julho de 2011, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Brumado está entre municípios brasileiros no mapa de risco de desastres naturais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 A finalidade é prevenir e alertar para salvar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica. A base de monitoramento, que funciona com placa de energia solar, envia os dados via satélite para a base nacional em Brasília, que conta com uma equipe especializada que acompanha 24 horas por dia as áreas de risco de 957 municípios classificados como vulneráveis. Entre outras competências, envia os alertas de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil.

Eleições 2016: Dona de casa é a ocupação de 15% das candidatas brasileiras

A ocupação mais comum entre as candidatas nas eleições deste ano é a de dona de casa, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das mais de 156 mil mulheres concorrendo a cargos eletivos em 2016, 23,9 mil se declaram como donas de casa nos registros do tribunal, o que representa 15,3% do total.  De acordo com o G1, a segunda ocupação mais comum é a de servidora pública municipal, com 6,7% do total de candidatas. Ela é seguida pelas ocupações de agricultora (4,9%), professora de ensino fundamental (4,7%), comerciante (4,6%) e aposentada (3,4%). Quase 30 mil candidatas – ou 19,1% – não determinam suas ocupações nos registros do TSE, constando apenas como “outros”. Entre os mais de 490 mil candidatos, a profissão mais comum é a de agricultor – 7% do total. Logo depois aparecem os servidores públicos municipais e os comerciantes.

Rio de Contas: Encontrado um dos corpos de vítima de naufrágio em barragem Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O corpo de Ana Júlia Ferreira Cruz, de 25 anos, vítima de um naufrágio ocorrido no último sábado (17), na Barragem Luís Vieira, no Açude do Brumado, na cidade de Rio de Contas, foi encontrado no início da madrugada desta quarta-feira (21). A equipe de bombeiros que está no local fez a remoção do corpo da água e o mesmo foi recolhido por peritos da Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Na manhã de hoje, com o apoio de pescadores e populares, os bombeiros retomaram as buscas no intuito de encontrar os corpos das outras vítimas, identificadas como Robson Silva Nascimento e Cláudio Márcio Ramos.

Petrobras deve reduzir valor da gasolina este ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Petrobras deve anunciar até o fim do ano uma redução no preço da gasolina. Segundo apurou João Borges, editor de economia da Globo News, a redução do preço está em estudo na companhia. A intenção é anunciar a medida junto com uma nova política de preços para os combustíveis, cujo critério será o alinhamento do preço praticado no Brasil com os do mercado internacional. Atualmente, a gasolina comercializada no Brasil está até 30% mais cara que na média dos preços no exterior, de acordo com cálculos de economistas que acompanham esse mercado. O último aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias foi anunciado em setembro do ano passado: 6% para a gasolina e 4% para o diesel. Desde então, a Petrobras vem obtendo elevada margem de lucro com a venda de combustíveis, permitindo à empresa recuperar parte das perdas que teve no período em que o governo a obrigou a manter os preços artificialmente represados.

Sérgio Moro aceita denúncia, e Lula vira réu mais uma vez na Lava Jato Foto: Reprodução

O juiz federal Sérgio Moro aceitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira (20) e o tornou réu na Operação Lava Jato pela segunda vez. Também tornaram-se réus Marisa Letícia, mulher de Lula; Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS; Paulo Gordilho, arquiteto; Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula; Agenor Franklin Magalhães, ex-executivo da OAS; Fábio Hori Yonamine, ex-presidente da OAS Investimentos; e Roberto Moreira Ferreira, ligado à OAS. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi apresentada na semana passada e aponta irregularidades no caso do tríplex no Guarujá e no armazenamento de bens pessoais. Segundo a acusação, a OAS beneficiou Lula com esses serviços no valor de R$ 3,7 milhões como forma de propina, em troca de contratos com a Petrobras. Em julho, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia do MPF que acusava Lula de obstrução da Justiça por comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

Sono é responsável por 30% das mortes no trânsito

O tráfego intenso e a vida corrida de quem mora em grandes metrópoles são fatores que intensificam as chances de acontecer acidentes de trânsito. Ainda mais quando o motorista conduz o veículo com sono.  A sensação de cansaço interfere nos estímulos do corpo e o faz ficar mais lento, por isso, quanto mais sonolento, menos o condutor conseguirá agir a tempo para desviar de uma batida ou corrigir a direção do seu veículo. De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 30% das mortes em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. É preciso estar atento aos sinais que o organismo dá de que o corpo está sonolento e cansado, como os bocejos frequentes e dificuldades para manter os olhos abertos. Além disso, o estresse é um dos fatores que mais refletem na qualidade do sono e que pode trazer prejuízos. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), dormir mal pode reduzir a concentração do condutor no trânsito em até 50%.

Vitória da Conquista: Azul retomará voo diário para Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, os voos diários entre Salvador e Vitória da Conquista serão retomados a partir do dia 7 de novembro. O voo diário entre as duas cidades será feito por uma aeronave de 70 assentos, com duração prevista de uma hora. Segundo o presidente da empresa, Antonoaldo Neves, a Bahia é o estado com maior número de cidades atendidas, com dez aeroportos. As cidades servidas pela companhia no estado são: Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Valença, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Barreiras e Lençóis.

De passagem por Brumado, deputada federal Tia Eron fala sobre política e projetos para mulheres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A deputada federal soteropolitana, Tia Eron (PRB), que ganhou notoriedade por ter dado o voto que culminou na aprovação do parecer de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB), no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, passou na última terça-feira (20) pelo município de Brumado. Na cidade, ela visitou a amiga Rosana Chaves e, em seguida, almoçou no Restaurante 3º Milênio. A deputada falou ao site Brumado Notícias sobre sua atuação na Câmara dos Deputados. A parlamentar declarou que acredita em um processo de mudança na política nacional, através do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e da cassação do ex-deputado Eduardo Cunha. “Sem dúvida, estamos vivendo uma nova ordem, em que há uma conjuntura muita nova de promotores que desejam expurgar e passar o Brasil a limpo. Não esperava que fosse tocar as pessoas, pois vivenciamos um período de quebra de princípios e troca de valores. No entanto, esse dois casos mostram que começamos a passar o Brasil a limpo”, destacou. A deputada, que tem feito uma turnê pelo estado prestigiando as bases aliadas nesse período de campanha eleitoral, citou o apoio ao candidato a prefeito pelo partido em Brumado, Alessandro Lôbo (PRB), bem como a amiga e candidata a vereadora, Rosana Chaves (PRB), além do candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB). Na capital, o nome de ACM Neto (DEM) recebeu muitos elogios por parte da parlamentar. Tia Eron falou ainda sobre seus projetos quanto a assistência às mulheres.

Professores de Brumado vão aderir à paralisação nacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o apoio da APLB/Sindicato, os professores de Brumado vão aderir a paralisação nacional da categoria na próxima quinta-feira (22). Nesta data, trabalhadores de vários segmentos se organizarão e paralisarão as atividades em todas as cidades do país para combater a pauta imposta pelo governo à classe trabalhadora. Segundo apurou o site Brumado Notícias, será uma paralisação nacional organizada pela CUT e CNTE - e demais entidades sindicais - com vistas a organizar uma greve geral nos próximos dias. Durante as paralisações por todo o país, os manifestantes vão apresentar uma pauta que traz as seguintes reivindicações: pagamento das pecúnias dos aposentados, reajuste imediato do vale-alimentação, Gestão Democrática/Eleições 2016, contra a Lei da Mordaça, contra a PEC 241, contra o PLP 257/PLC 54, contra o PL 4567, contra a reforma da previdência e em defesa da Lei do Piso. O corpo docente do município faz lembrar aos pais que neste dia não haverá aula nas escolas municipais de Brumado.

Eleições 2016: TSE nega recurso e mantém inelegibilidade de Manelão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado, Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, teve o seu pedido de efeito suspensivo negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quarta-feira (14). Segundo apurou o site Brumado Notícias, a decisão liminar do ministro Antônio Herman de Vasconcelos Benjamin foi publicada nesta terça-feira (20). “Desse modo, não estando preenchidos os critérios legais para que se conceda efeito suspensivo próprio ao recurso ordinário e não tendo os recorrentes demonstrado circunstâncias excepcionais - periculum in mora e fumus boni iuris - a amparar sua pretensão, impõe-se indeferimento do pedido”, sentenciou o ministro. A defesa de Manelão pretendia a liminar para suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que cassou os direitos políticos do peemedebista por uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e o uso de emissora de rádio irregular e abusiva antes e durante o pleito eleitoral de 2014, quando o acionado foi candidato ao cargo de deputado estadual.

Eleições 2016: Beto Maradona lidera disputa em Caculé

Segundo pesquisa realizada pela LM Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, lidera a corrida eleitoral em Caculé. Na modalidade espontânea, o prefeito e candidato à reeleição aparece com 54,60%. O único adversário, o empresário Pedro Dias da Silva, do PRTB, aparece com 26,18%%. Votos brancos e nulos somaram 1,11% e não souberam ou não responderam 18,11%. 

Eleições 2016: Beto Maradona lidera disputa em Caculé

Na modalidade estimulada, quando são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos, Maradona também lidera e amplia sua vantagem com 56,27% das intenções de voto. Já Pedrão, como é conhecido, registra 27,86%. Votos brancos e nulos somaram 2,23% e não souberam ou não responderam 13,65%.  A pesquisa, registrada no Superior Tribunal Eleitoral com o número BA-02641, foi realizada no período de 12 a 14 último e baseou-se em 400 entrevistas na sede e zona rural. A margem de erro é de quatro vírgula dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 90%.

Bezerro nasce com três olhos em Palmas de Monte Alto Foto: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

No início do mês, um bezerro com três olhos nasceu na Fazenda Três Irmãos, na comunidade Curralinho, em Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. O caso chamou a atenção da comunidade e assustou os moradores. O terceiro olho do animal está localizado na orelha. O bezerro morreu poucos dias após o nascimento. 

Bezerro nasce com três olhos em Palmas de Monte Alto Foto: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

De acordo com o Sudoeste Bahia, moradores da região disseram que nunca viram nada parecido. Embora nenhum veterinário tenha analisado o bezerro, pode ter sido um caso de malformação congênita.

Coelba avisa sobre desligamento de energia em parte do Bairro Olhos D'água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fornecimento de energia será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (22), de 7h45 às 13h45, em parte do Bairro Olhos D’água, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Ana Lídia Viana Cardoso, Av. Clemente Gomes, Av. João Paulo I, Rua Clemente Gomes, Av. Salgada, Rua Geronimo dos Santos Azevedo, Rua José Meira Leite, Rua Irmã Dulce, Rua Lindolfo Rocha, Rua Valdomiro Alves Luz, Rua Olegaria Augusta Viana e Rua Maria das Graças Abrantes. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

Campanha da Multivacinação é iniciada e Dia D será no próximo sábado (24) em Brumado

Na última segunda-feira (19), a Campanha de Multivacinação 2016 foi iniciada em todas as unidades básicas de saúde de Brumado. O objetivo é resgatar a população não vacinada e com esquema incompleto de vacinação entre crianças de zero e menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15. A campanha também será uma oportunidade para meninas de 9 a 13 anos receberem a vacina contra o HPV. A coordenadora da Vigep, enfermeira Valéria Vieira, destacou que a vacinação acontecerá de forma seletiva para a população alvo, que deve comparecer ao posto de vacinação com a caderneta. Serão ofertadas todas as vacinas da rotina: BCG, Hep B, Pentavalente,Tríplice Viral, Tetra viral, Rotavírus, Meningocócica C, Febre amarela, Pneumococica, VIP (vacina inativada contra poliomielite), VOP  (vacina oral contra Poliomielite), DTP (difteria, tétano e coqueluche), hepatite A.

Dois arrombamentos são registrados no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um duplo arrombamento foi registrado no centro comercial de Brumado, durante o último final de semana. Segundo o que foi relatado à polícia, os arrombadores tiveram acesso a uma farmácia de rede de franquia popular nacional, bem como a uma loja também de franquia de multinacional, no ramo de perfumaria. O site Brumado Notícias apurou que os meliantes conseguiram virar as câmeras do circuito de monitoramento contra as paredes para não serem filmados e invadiram vários departamentos dos locais. Os marginais conseguiram arrombar um cofre da farmácia e levaram o dinheiro que havia no interior, uma quantia bem elevada. A polícia ainda recuperou uma pequena quantia em moedas que os arrombadores deixaram para trás, em cima de um muro, durante a fuga. De acordo com a polícia, os bandidos se aproveitaram que as casas comerciais estavam com o dinheiro do final de semana guardado nos estabelecimentos por conta da greve dos bancos.

Jovem é morta na frente das filhas após queixa contra marido em Itabela Foto: Reprodução/Facebook

Uma jovem de 25 anos foi morta com golpes de facão na frente das filhas, de 3 e 5 anos, na noite de segunda-feira (19), em uma rua no centro de Itabela, região sul da Bahia. As informações são do delegado responsável pelo caso, Hermano Costa. Segundo ele, o suspeito de cometer o crime é o marido da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento. De acordo com o delegado, Juliana Menezes foi morta ao voltar para casa depois de prestar queixa de agressão contra o marido. “Eu expedi a guia para que ela fizesse exame de corpo de delito. Ela passou em casa para pegar os documentos e, nesse momento, ele [o marido] invadiu a residência e matou a vítima com golpes de faca e facão, na frente das filhas”, relatou Hermano Costa ao G1. O delegado ainda disse que uma outra mulher, vizinha de Juliana, teria entrado na casa na hora do crime e também será ouvida como testemunha. A vítima já tinha registrado outros boletins de ocorrência contra o marido. Juliana Menezes era casada com o suspeito e tinha uma filha de 3 anos com ele. A outra filha da vítima, de 5 anos, foi fruto de um relacionamento anterior. As crianças estão em casas de parentes. O corpo da jovem foi liberado ainda na manhã desta terça-feira. O enterro está  marcado para acontecer na quarta-feira, às 8h, no Cemitério Municipal de Itabela. Até a publicação desta reportagem, o suspeito não havia sido preso.

Foragido da delegacia de Brumado é recapturado pela polícia militar Foto: Divulgação/PM

Bruno de Souza Melo, vulgo Bruno de Sara, foi recapturado no último domingo (18) por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Bruno é foragido da delegacia de Brumado. Segundo a polícia, ele foi encontrado no Loteamento Brisa I e apresentado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Impeachment respeitou a Constituição, diz Temer Foto: Reprodução/TV Globo

Em sua estreia na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (20) a chefes de Estado do mundo inteiro que o processo de impeachment que culminou no afastamento de Dilma Rousseff (PT) da Presidência “transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional”. O peemedebista comentou o impeachment de Dilma quase ao final de seu discurso de 20 minutos na tribuna da ONU. Tradicionalmente, é o presidente brasileiro que faz o primeiro pronunciamento entre os chefes de Estado na Assembleia Geral. “O Brasil acaba de atravessar processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional”, discursou Temer ao abrir a 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas. De acordo com o G1, na tentativa de justificar o afastamento de Dilma, o novo presidente disse aos líderes mundiais que não há democracia sem regras que se apliquem a todos, inclusive, ressaltou o peemedebista, “aos mais poderosos”. “É o que o Brasil mostra ao mundo. E o faz em meio a um processo de depuração de seu sistema político”, enfatizou.

Brumado: Plano de carreira e reajuste dos professores passa por primeira votação no legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão realizada na noite da última segunda-feira (19), os vereadores de Brumado aprovaram em primeira votação o projeto 014/2016, que dispõe sobre a tabela de vencimentos dos profissionais do magistério, bem como o projeto 015/2016, referente ao plano nacional de educação, o plano de carreira dos professores. A sessão foi rápida, no entanto, os professores ainda estão apreensivos com o fato de o poder executivo não ter enviado os projetos em caráter de urgência, urgentíssima. Atendendo aos apelos dos professores, que ainda estão em estado de greve, a Câmara de Vereadores convocou uma sessão extra para segunda e última votação dos projetos, que acontecera às 19h da próxima quarta-feira (21).

Inscrições para o processo seletivo do Ifba terminam no dia 22 em Brumado

As inscrições para o Processo Seletivo 2017, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, terminam na próxima quinta-feira (22). As inscrições devem ser realizadas no site http://portal.ifba.edu.br/processoseletivo ou no Campus Brumado, na Rua Francisco Manuel da Cruz, s/n, Bairro São José. Em Brumado, são oferecidos os seguintes cursos: Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Técnico em Mineração. Com a mudança na data, os candidatos podem realizar o pagamento até o dia 23 de setembro. A data da prova será mantida para o dia 20 de novembro.

Palestra marca o pré-lançamento da Campanha Passos que Salvam em Brumado

Em Brumado, o grupo "Unidas por Edu" está promovendo uma palestra com o Farmacêutico Citologista Tadeu Silva, que trabalha há 15 anos no Hospital de Câncer de Barretos e é fundador e presidente da CAASE - Casa de Apoio Amigos da Saúde. A palestra irá promover o pré-lançamento da Campanha Passos que Salvam na cidade. Silva também é coordenador da referida campanha em Livramento de Nossa Senhora e região. Os organizadores do evento esperam contar com a presença da sociedade brumadense a fim de apoiar essa causa nobre, que é o combate ao câncer infanto-juvenil. O objetivo é conscientizar pais, professores, setores da saúde, médicos da cidade e toda sociedade acerca do diagnóstico precoce da doença. O evento acontece no auditório da Prefeitura de Brumado, às 19h, nesta terça-feira (20).

Venda de flores na Bahia movimenta R$ 200 milhões Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O setor de venda de flores movimenta R$ 216 milhões por ano na Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor). Os produtores baianos ocupam a oitava posição no ranking nacional de cultivo de flores e plantas ornamentais. A produção é considerada pequena, mas se destaca pela beleza e pela diversidade. De acordo com o G1, na estação da primavera, que começa na quinta-feira (22), a produção e o trabalho aumentam. No maior orquidário da Bahia, em Camaçari, são oitenta mil orquídeas produzidas, em vários tons e formas. Segundo o Ibraflor, cada baiano gasta por ano com flores em média R$ 15. O valor está abaixo da média nacional, de R$ 26,68, e de estados como São Paulo (R$ 44,86) e Ceará (R$ 18). Em todo o estado, cerca de 10 mil pessoas, entre produtores, floristas e comerciantes fazem das flores, além de um bom negócio, um trabalho prazeroso.

Polícia Civil elucida mais um homicídio em Brumado Foto: Divulgação/PC

No último dia 16, a Polícia Civil de Brumado instaurou inquérito para apurar a prática do crime de homicídio que vitimou Neander Carlos Amaral Silva, de 35 anos, que foi alvejado na madrugada do mesmo dia, em um bar, no Bairro Centenário. As apurações foram iniciadas pelos delegados Leonardo Rabelo e Cláudio Marques, juntamente com investigadores e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Na última segunda-feira (19), um indivíduo armado, com as mesmas características do autor do homicídio, foi preso por uma equipe da Polícia Militar em Vitória da Conquista. Dessa forma, a prisão preventiva de Lucas Benevides Fonseca Oliveira, de 27 anos, foi decretada. Ele foi autuado pela prática de porte ilegal de arma de fogo e permanecerá preso também em razão da prática do homicídio qualificado de Neander, tendo em vista que a prisão preventiva foi decretada pelo juiz da Vara Criminal de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães. O suspeito já respondeu a inquéritos pelas práticas dos crimes de receptação, roubo majorado e associação criminosa.

Incêndio atinge madeireira em Guanambi Foto: Reprodução/TV Bahia

Um incêndio atingiu uma madeireira em Guanambi, município da região sudoeste da Bahia, na segunda-feira (19). Como a cidade não possui Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas com ajuda de um carro-pipa da prefeitura. De acordo com o G1, o combate ao fogo aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (20). Durante a manhã, a situação estava controlada. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Polícia Militar, a madeireira fica na Avenida Santos Dumount. Na manhã desta terça, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) isolou o local para dar andamento à perícia e determinar a motivação do incêndio.

Arquivo