Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Michel Temer destrava obras um dia antes de votação do impeachment Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente em exercício Michel Temer recebeu no Planalto um grupo de senadores para definir um pacote de 1.519 obras paralisadas. O encontro ocorreu na véspera da votação do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) sobre o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. De acordo com a Vejam a retomada dessas obras, com valores entre 500.000 reais e 10 milhões de reais, totalizando 1,8 bilhão de reais, atende a um pedido dos senadores. A votação no plenário hoje, embora exija maioria simples para dar andamento ao processo, será uma prévia dos números que Temer terá, no fim de agosto, para garantir ou não a permanência no cargo. A definição das obras seria anunciada no dia 2, mas foi adiada para esta segunda (8).

Grávida de 7 meses esfaqueia a própria barriga e mata feto

Uma jovem de 20 anos, que estava grávida de sete meses e meio, ficou ferida após dar várias facadas na própria barriga e matar o bebê. Segundo o G1, o caso aconteceu na manhã de segunda-feira (8), em Ibirá, interior de São Paulo. A jovem chegou a ser socorrida, porém, devido a gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital de Base (HB). O boletim de ocorrência foi registrado como aborto provocado ou com consentimento da genitora. A jovem está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não tem previsão de alta. Ainda não há informações sobre o que levou a jovem a desferir facadas em sua própria barriga. A polícia investiga o caso.

Voyage acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Voyage Trend, 2013/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é regulamentado em Brumado

A Prefeitura Municipal de Brumado regulamentou, por meio do Decreto 4.272, de 06 de dezembro de 2005, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo objetivo é facilitar a captação, repasse e aplicações dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente. São priorizados os programas de proteção à criança e ao adolescente expostos a situação de risco pessoal e social. O fundo é subordinado à Secretaria Municipal de Finanças e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deve elaborar o Plano de Ação Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo. O mesmo será aprovado pelo prefeito e pelo legislativo.

Eleições 2016: TRE-BA confirma inelegibilidade de Manelão por oito anos em Brumado Foto: Divulgação/TRE-BA

Em julgamento realizado na última terça-feira (9), a Corte Eleitoral julgou procedente representação recebida durante as eleições gerais de 2014, que acusava Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, de “uso indevido dos meios de comunicação com fins eleitorais”, protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na época, Manelão concorria a uma das vagas para deputado estadual. Na decisão, alcançada por quatro votos a dois, o TRE baiano também cassou o registro de candidatura do político. Conforme voto do Juiz Relator Fábio Alexsandro Bastos, Emanoel Lima utilizou a Rádio Alternativa FM com a finalidade de promover a sua candidatura. Em 2014, Manelão era presidente da Fundação Rádio Educativa Brumas FM, mantenedora da rádio. Com a decisão, Emanoel, que não chegou a ser eleito em 2014, torna-se desde já inelegível para as Eleições 2016. Contra o julgamento, no entanto, ainda cabe recurso, que poderá ser interposto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No julgamento, a Corte acompanhou o relator, juiz Fábio Alexsandro, que trouxe seu voto fundamentado pelo inciso XIV do artigo 22 da Lei Complementar 64/1990. O trecho foi um dos alterados pela “Lei da Ficha Limpa”, que traz, dentre outras determinações, a sanção de inelegibilidade, além da cassação do registro ou diploma, do candidato que seja diretamente beneficiado pela interferência dos meios de comunicação.  São também réus na representação e, portanto, tiveram seus direitos políticos cassados por oito anos, os radialistas André Santos, Hebert de Souza, Carlos Alberto Silva, Marquito Gomes e Sinval José de Souza.

Brumado: 'Hoje, Manelão está inelegível', esclarece renomado advogado eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reafirmando o compromisso com a informação, o site Brumado Notícias buscou se inteirar ainda mais acerca do processo julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que tornou inelegível o empresário Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão. O empresário pleiteava disputar as eleições ao executivo municipal em Brumado, porém, com a decisão eleitoral, até o presente momento, está fora do processo. Um dos maiores advogados eleitorais da Bahia, Manoel Guimarães Nunes, falou acerca da inelegibilidade decorrente de abuso de poder. “Para que ele consiga ter o registro deferido ou participar sem problemas [do pleito eleitoral], terá que obter uma liminar suspendendo a decisão do tribunal, ou reformar esse processo em Brasília”, afirmou. Em seguida, o advogado ressaltou que “ele está inelegível hoje, independente de qualquer recurso que ele ingresse na justiça eleitoral”. Também consultada, a assessoria de comunicação do TRE-BA confirmou o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) na última terça-feira (9).

Deputada Ivana Bastos acompanha pedidos de energia na SUPEC Foto: Camila Queiroz

Com o objetivo de acompanhar as solicitações de energia para as comunidades rurais de diversos municípios baianos, a deputada Ivana Bastos se reuniu com o superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, na tarde desta terça-feira (9). A pedido do prefeito de Caetité, a parlamentar solicitou a ligação de energia elétrica para a Praça da Simpatia e verificou o andamento dos processos para a execução das obras das localidades de Olhos D'água dos Pires e Fazenda Cuba. Bastos também acompanhou os pedidos da Fazenda Olaria, em Candiba; das comunidades de Santa Rita, Garrido, Serragens e fazenda Empoeira em Carinhanha, do povoado Caldeirão, em Ibitiara; do povoado Colosso, em Lajedinho; do povoado de Tanquinho, em Lençóis, além da localidade de Poço do Cedro, em Feira da Mata. Também foram verificadas as solicitações para a localidade de Larga Dois e fazenda Cangulo, em Guanambi; Fazenda Capão, em Livramento de Nossa Senhora; povoado Paus Preto, em Pindaí e Olho D'água, em Riacho de Santana, além das localidades de Passagem Funda e Juazeiro em Urandi. Foram acompanhados ainda os pedidos para o assentamento Palmeiras, Lagoa do Chico, das fazendas Poções, Fandango, Paga Tem, Curralinho, Barrocas; e das comunidades de Sertão de Mari, Pedra de Fogo, Vargem Grande e Paveleira de Pedra no município de Palmas de Monte Alto. Segundo Silvano Ragno, as obras estão com previsão de execução ainda para o fim deste ano.

Pré-candidato a vereador esclarece denúncias feitas ao Ministério Público em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o empresário Cézar Paulo Ribeiro (PDT), o Cézar de Lim, pré-candidato a vereador no município de Brumado, prestou esclarecimentos quanto à instauração de procedimento eleitoral movido pelo promotor público da 90ª Zona Eleitoral. O pré-candidato é acusado de doar material de construção, bem como patrocinar a realização de uma cavalgada. A confirmação das denúncias pode configurar captação ilícita de sufrágios, gastos ilícitos de campanha, campanha eleitoral antecipada e abuso de poder econômico. O empresário rebateu as denúncias alegando que já prestou depoimento ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e apresentou todos os esclarecimentos necessários. “Foram denúncias infundadas que servem apenas para esquentar o processo político, nada que nos tire o sono”, afirmou o pré-candidato.

Caetiteense com leucemia precisa de transplante de medula óssea em São Paulo Foto: Reprodução

Natural da cidade de Caetité, Paulo Júnior, de 19 anos, foi diagnosticado com leucemia em 2014 e luta para conseguir um doador de medula óssea. O jovem, que é morador da comunidade de Lagoa do Araça, está internado no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, aguardando um transplante. De acordo com o Caetité Notícias, a família iniciou uma corrente de solidariedade a fim de conscientizar as pessoas a realizar o cadastramento como doador de medula óssea, aumentando assim o número de doadores mapeados no Brasil. Basta procurar o Hemocentro mais próximo de sua cidade e apresentar os documentos pessoais. Na unidade de coleta, será retirada uma amostra de sangue, a qual será enviada ao Banco de sangue de Medula Óssea Nacional. Um pequeno gesto pode ajudar a salvar inúmeras vidas como a do jovem Paulo Júnior.

Brumado: 'Continuo no páreo', diz Manelão, rebatendo decisão do TRE Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o empresário e radialista Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, garantiu que segue na disputa como candidato a prefeito de Brumado. “Continuo no páreo”, garantiu, explicando que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), embora desfavorável, não interfere em sua candidatura. O pré-candidato disse ainda que sua equipe de advogados já está recorrendo da decisão. “Em última hipótese, em um campo de suposição, caso meu nome fosse retirado das disputas, a chapa continuaria com outro nome, pois temos um projeto que não é meu, mas sim do povo de Brumado. Mas volto a afirmar que continuo nas disputas”, reiterou o empresário.

Otorrinolaringologista Rafael da Hora vai atender na Clínica Mais Vida em Brumado

O Otorrinolaringologista Rafael da Hora acaba de chegar na cidade de Brumado, onde vai atender na Clínica Mais Vida. Desde a fundação do centro de saúde, a especialidade é a mais procurada pelos pacientes. O primeiro atendimento do médico, que é graduado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em cirurgias de garganta e nariz, será realizado na próxima quinta-feira (11). A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica, clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e do pescoço, especialmente ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). A principal função do otorrino é a de cuidar da audição, da respiração, da voz (englobando as cordas vocais), da garganta e de tudo que estiver relacionado a isso, como o sono e as alergias das vias respiratórias. A avaliação clínica do Otorrino é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento de possíveis afecções. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo de cada caso especificamente.

Jovem acusado de matar o pai a pauladas tem prisão decretada em Guanambi Foto: Bonny Silva

Em Guanambi, Cleriston Nascimento Fernandes, de 22 anos, teve a prisão preventiva decretada e foi apresentado na delegacia pelo delegado titular José Ribeiro Lopes. De acordo com o radialista Bonny Silva, Cleriston é acusado de ter matado o pai, Roberto Fernandes Amado, de 48 anos, a pauladas. O crime aconteceu no dia 6 de fevereiro, na Fazenda Lapinha, durante uma briga entre pai e filho. Em depoimento, a viúva da vítima e mãe do acusado, Edmeia Nascimento Fernandes, disse que o marido era violento e que a agredia com frequência. No dia da confusão, segundo ela, a vítima estava mais uma vez agredindo-a e o filho saiu em sua defesa.

Mãe é morta a tiros com filho na frente da filha de 7 anos em casa Foto: Arquivo Pessoal

Mãe e filho foram assassinados a tiros dentro de casa, no Centro de Vila Pavão, no Espírito Santo, na noite de segunda-feira (8). De acordo com o G1, a servidora da prefeitura da cidade, Nauva Bening, de 34 anos, e o filho dela, Vitor Bening, de 18 anos, foram mortos na frente da filha da servidora, de sete anos. Foi a criança quem pediu socorro aos vizinhos. Segundo a polícia, o assassino entrou na casa da família por volta de 19h e atirou contra as vítimas. Ainda não há suspeitos. Nas redes sociais, familiares e amigos das vítimas lamentaram o crime.

MP instaura procedimento eleitoral para investigar o Avante Sertanejo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O promotor público da 90ª Zona Eleitoral, Ruano Fernando, instaurou procedimento preparatório eleitoral para apurar o programa Avante Sertanejo no município de Brumado. Com alegação da crise econômica, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) suspendeu o programa em outubro de 2015, no entanto, em maio deste ano, o avante sertanejo foi reativado a fim de beneficiar cerca de 700 famílias cadastradas no CadÚnico, com o recebimento de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal. Atualmente, o programa gera um ônus de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos do município. O Avante Sertanejo já havia sofrido suspensão por parte da justiça eleitoral durante as eleições municipais de 2008.

Deputado Luciano Ribeiro parabeniza quadrilha junina de Caculé que se apresentará nas Olimpíadas

A convite da organização das Olimpíadas 2016, o município de Caculé fará parte da programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com a apresentação da Quadrilha Junina Busca-Pé. A apresentação será realizada nesta quarta-feira (10), a partir de 16h, na Casa Brasil - espaço montado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O objetivo é expor a diversidade cultural e esportiva do país, além de buscar atrair investimentos e negócios internos e externos. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) parabenizou o município de Caculé e o grupo Busca-Pé por mais este destaque, dentre tantos prêmios conquistados desde a sua formação. “Tenho certeza de que o grupo será um show a parte nas Olimpíadas, levando um pouco da nossa cidade, do nosso Estado e da cultura nordestina para o mundo. Ansiosos para revê-los”, disse o parlamentar.

Ministério Público instaura procedimento eleitoral contra pré-candidato a vereador em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir de denúncia anônima encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE), o promotor público da 90ª Zona Eleitoral em Brumado, Ruano Fernando, instaurou procedimento preparatório eleitoral que investiga o pré-candidato a vereador, Cézar Paulo Ribeiro (PDT), o Cézar de Lim. As denúncias apuradas pela promotoria apontam que o pré-candidato estaria doando material de construção, bem como patrocinando a realização de uma cavalgada. Caso a denúncia seja confirmada, a promotoria vai configurar as ações como captação ilícita de sufrágios, gastos ilícitos de campanha, campanha eleitoral antecipada e abuso de poder econômico.

Justiça libera protestos políticos nas Olimpíadas do Rio Foto: Edmar Barros/Futura Press

O juiz federal substituto do Tribunal Regional Federal 2ª Região (TRF2), João Augusto Carneiro de Araújo, determinou na segunda-feira (8), em decisão liminar, que a União, o Estado do Rio de Janeiro e Comitê Organizador Rio 2016 se abstenham de reprimir “manifestações pacíficas de cunho político” em locais dos jogos. O magistrado acatou pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a posição do Comitê Rio 2016 de impedir e até expulsar das arenas olímpicas torcedores que exibam cartazes ou usem roupas com frases de cunho político. Em seu despacho, o juiz substituto impôs multa de R$ 10 mil por cada ato que viole a decisão. A decisão ainda pode ser questionada em instâncias superiores.

Brumado: Professores já pensam em greve caso veto do prefeito ao reajuste seja aprovado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a ameaça de veto ao reajuste dos seus vencimentos, os professores de Brumado se reuniram em assembleia com os diretores locais da APLB/Sindicato no intuito de decidir as ações a serem tomadas após o novo posicionamento do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). Em entrevista ao site Brumado Notícias, a diretora sindical Vanusa Lobo declarou que a categoria decidiu por unanimidade apoiar o indicativo de greve, caso a câmara aprove o veto do prefeito. Os professores se manifestaram na sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira (8) e cobraram apoio do parlamento para que seja mantido o projeto de reajuste acordado durante as negociações entre a categoria e a administração. A sindicalista denunciou que, além de propor o veto, a administração vem manipulando alguns professores com ameaças. 

Brumado: Professores já pensam em greve caso veto do prefeito ao reajuste seja aprovado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diante do quadro, o sindicato e os professores irão votar um indicativo de greve, caso o veto do prefeito seja aprovado, o que poderá provocar uma nova paralisação no ano letivo. “Estão criando uma situação ruim de desgaste e desconforto para os professores, para os alunos e para a própria gestão. A secretária de educação já havia decretado cortar o ponto e dar falta aos professores que comparecessem à assembleia, mas voltou atrás porque mostramos que tal atitude estaria ferindo o direito dos trabalhadores. Vamos marcar um indicativo de greve na próxima assembleia, pois a gestão está querendo puxar nosso tapete. Os professores estão revoltados, pois aceitamos uma porcentagem abaixo do reajuste real e até nos curvamos diante da carga horária imposta pela administração, mas não vamos aceitar esse veto”, pontuou a sindicalista.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista brasileiro tiveram variação positiva de 0,1% em junho na comparação com o mês anterior. No primeiro semestre, o varejo acumula queda de 7% e, em 12 meses, de 6,7%, a maior da série histórica, que começa em 2001. Na comparação com maio do ano passado, a retração é de 5,3%. Foi registrada estabilidade, na comparação mensal, nos setores de combustíveis e lubrificantes (-0,1%); móveis e eletrodomésticos (-0,1%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,2%). O que pressionou negativamente a média global do varejo foram as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuaram 0,4%, seguido por equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,6%). Contribuíram para que a queda não fosse ainda maior o avanço no volume de vendas nos segmentos de tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,8%), seguidos por livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%).

Brumado: Réu é condenado por agressão e cárcere privado contra menor de idade Foto: Divulgação

O réu Fábio Santos de Souza, 24 anos, vulgo “Fala Mansa”, foi condenado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães por cárcere privado e agressão física. O crime foi cometido contra a sua companheira, uma menor de 15 anos. Segundo a denúncia, Fábio ameaçou e agrediu a companheira por diversas vezes, entre os meses de dezembro de 2015 e fevereiro de 2016. As agressões eram motivadas por ciúmes. O condenado chegou a manter a menor trancada em casa, impedindo-a até mesmo de usar o banheiro. Ele a ameaçava inclusive com arma de fogo. Em fevereiro deste ano, o acusado tentou acertar a vítima com um golpe de tesoura no pescoço, mas a mesma se defendeu, sendo atingida na mão direita. Após o ocorrido, a vítima requereu medidas protetivas. Fábio foi condenado a pena de quatro anos e dez meses de reclusão, em regime inicial fechado. O acusado já foi definitivamente condenado por porte ilegal de arma de fogo e responde por roubo.

Eleições 2016: TRE-BA cassa registro e Manelão fica fora da disputa eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) julgou nesta terça-feira (09), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra o pré-candidato a prefeitura de Brumado, Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) da Bahia, acusou Manelão de uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e o uso de emissora de rádio irregular e abusiva antes e durante o pleito eleitoral de 2014, quando o acionado foi candidato ao cargo de deputado estadual. No processo eleitoral constam diversas gravações que comprovaram o uso indevido da emissora Rádio Educativa Brumas FM, a Alternativa FM, em favor de Emanoel.  Com isso, Manelão teve os seus direitos políticos cassados por oito anos. Além dele, os radialistas da Alternativa FM, Carlos Alberto Silva, Heber de Souza, André Bonfim dos Santos e José Marcos Gomes Meira também tiveram seus direitos políticos cassados por oito anos.

Confuso, prefeito de Brumado envia à câmara projeto para vetar reajuste dos professores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sessão legislativa, realizada no dia 4 de julho, os vereadores de Brumado aprovaram o projeto de lei 009/2016, que trata da atualização dos vencimentos dos professores. Contrariando o que já havia sido acordado durante a mesa de negociações com os sindicatos que representam a categoria, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) encaminhou um novo projeto ao parlamento, em caráter de urgência, urgentíssima, solicitando o veto do reajuste. O veto proposto pelo prefeito provocou uma assembleia dos professores, que foi realizada na plenária da câmara, no final da tarde de ontem (08), quando os profissionais da educação decidiram permanecer até a sessão da noite no intuito de cobrar apoio dos vereadores. Para a decepção dos professores, três vereadores da base aliada do prefeito e mais dois da bancada de oposição se ausentaram. Desta forma, o vice-líder do prefeito na câmara, Márcio Moreira (PSB), indicou a retirada do projeto do veto de pauta a fim de que o mesmo possa ser melhor avaliado pelo parlamento. O presidente do legislativo convocou uma nova sessão para a próxima quinta-feira (11) para que seja aprovado ou reprovado o veto do prefeito ao reajuste dos professores.

Criança morre em rio ao caçar pokémons com amigo Foto: Renato Dias/Correio do Imbé

O corpo de Arthur Bobsin, de 9 anos, foi localizado na noite de segunda-feira (8), no rio Tramandaí, na cidade de Imbé, no Rio Grande do Sul. A criança caiu na água ao tentar caçar pokémons através do aplicativo "Pokémon Go". De acordo com o G1, a vítima estava acompanhada de um amigo, que conseguiu se salvar. Fenômeno mundial, "Pokémon Go" é um game gratuito para smartphones em que os jogadores precisam andar pelas ruas para encontrar as criaturas a serem capturadas. Segundo informações da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, por volta das 15h, Arthur e o amigo foram até um terreno baldio próximo à casa de um deles para pegar um barco de fibra usado por pescadores da região. Eles chegaram a entrar no rio Tramandaí com o barco, que virou perto da margem. Os garotos caíram na água e Arthur desapareceu. O caso foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Tramandaí e a investigação será conduzida pela Polícia Civil de Imbé.

Tanhaçu: Polícia apreende adolescente que matou idoso para roubar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um adolescente de 18 anos foi detido por uma equipe da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) na Fazenda Pica Pau, no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações do delegado Leonardo Rabelo ao site Brumado Notícias, quando tinha 17 anos, em novembro de 2015, o adolescente, juntamente com mais dois homens, tirou a vida de Joaquim José da Silva, de 60 anos. O crime aconteceu no Povoado Pau de Colher, na cidade de Aracatu. A vítima foi morta a tiros devido a uma quantia de R$ 8 mil. Os outros dois comparsas foram presos no ano passado e já foram condenados pela prática do crime de latrocínio.

Arquivo