Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Ex-vereadores Dedéu e Giba declaram apoio ao pré-candidato Carlinhos Moura Foto: Divulgação

Os ex-vereadores Gedson Oliveira Soares, o Dedéu, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, o Giba, declararam apoio ao pré-candidato à prefeitura de Brumado, Carlinhos Moura. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Dedéu destacou que vê em Carlinhos, além de grande potencial como gestor, a possibilidade de uma nova política. “Não podemos mais aceitar uma política feita de barganha, temos que ter pré-candidatos que realmente tenham projetos em prol do povo”, disse. Já o apoio de Gilberto Lima Dias foi selado no domingo (17). Segundo Giba, a sua decisão foi embasada no perfil administrativo e na capacidade de dialogar do pré-candidato. Além disso, o presidente do CMDRS espera que Moura não se esqueça do homem do campo. O pré-candidato ficou feliz com os apoios recebidos e ainda mais entusiasmado com o projeto político do seu partido.

Brumado: Ifba abre inscrições para Processo Seletivo de 2017 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ifba abre nesta sexta-feira (22) as inscrições para o processo seletivo 2017. Ao todo, serão ofertadas 3.943 vagas em toda a Bahia, distribuídas entre cursos das modalidades integrada e subsequente. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas, que poderão solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição. Em Brumado, serão ofertados os cursos subsequentes de Edificações, Informática e Mineração. O Ifba disponibiliza 50% das vagas de todos os cursos subsequentes com aplicação de prova de questões objetivas e redação (o Prosel) e 50% das vagas pelo Sisutec (com nota do ENEM). No subsequente, o aluno estuda somente o curso técnico no IFBA.  A duração média é de 2 anos. O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula. As inscrições para o processo seletivo são feitas exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 30 para os cursos técnicos. O valor, no entanto, pode ser reduzido em 90% (para R$ 3) para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escola pública. Estes poderão solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição, mas nesse caso é necessário se inscrever até o dia 18 de agosto e entregar a documentação exigida no edital na sede do campus até o dia 19 de agosto.

PTdoB e Rede Sustentabilidade farão convenções nesta sexta-feira (22)

Em Brumado, as Comissões Provisórias Municipais dos Partidos Rede Sustentabilidade e PTdoB abrirão as convenções municipais para as eleições 2016 nesta sexta-feira (22). Os partidos convocam os convencionais com direito a voto para comparecerem no auditório da Semac, na Rua Dr. Mário Meira, 79, de 14h às 18h, onde serão discutidos assuntos importantes, a exemplo da deliberação sobre coligação partidária para eleição majoritária e proporcional, aprovação e nome da coligação; escolha do candidato a prefeito e vice-prefeito; escolha de candidatos a vereador; sorteio dos números  para candidatos a vereador, entre outros assuntos de interesse partidário eleitoral.

Cantora sertaneja Marília Mendonça é internada com pneumonia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Marília Mendonça foi diagnosticada com pneumonia e precisou cancelar sua apresentação na noite da última quarta-feira (20). A informação foi confirmada pela assessoria da cantora sertaneja na manhã desta quinta-feira, 21. De acordo com o Ego, Marília, que chegou ao hospital com muita tosse e dor no peito, tem previsão de alta para esta sexta-feira, 22, mas seguirá de repouso. “Informamos que a cantora Marilia Mendonça teve o diagnóstico de suspeita de pneumonia. Após se sentir mal, a cantora foi atendida por um médico na cidade de Floriano/PI, onde realizaria o show ontem, 20 de julho. A apresentação  de hoje, 21, em Santana do Acaraú-CE também será cancelada”, disse o comunicado. De acordo com a assessoria, Marilia “se submeterá a uma série de exames para que possa ter um diagnóstico preciso. Agradecemos o carinho e compreensão dos fãs e organizadores locais”.

Tentativa de homicídio em possível conflito do tráfico no Bairro São Félix em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última quarta-feira (20), um homem deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com ferimento na perna provocado por projétil de arma de fogo.  Informações da polícia apontam que um casal em uma motocicleta teria sido o autor dos disparos que atingiram o homem e a parede de uma residência na Rua Major Jovino Brito, no Bairro São Félix. Mesmo baleado, o homem conseguiu se esquivar dos atiradores e buscou apoio de populares na Rua da Abolição. O socorro do Samu 192 foi acionado e a vítima foi encaminhada a unidade hospitalar. Segundo informações da polícia, a suspeita é de que os disparam foram ocasionados por um possível conflito do tráfico por controle da região.

WhatsApp ganha novo  jeito de enviar mensagem  para amigos Foto: Tainah Tavares/TechTudo

A versão beta do WhatsApp ganhou um recurso parecido com a caixa postal utilizada nos celulares. A novidade, presente na atualização, permite enviar uma mensagem de voz para um contato, caso sua chamada seja rejeitada ou não atendida, sem precisar voltar para a conversa. Além disso, também é possível retornar a ligação. A nova função está disponível na versão de testes do mensageiro para Android e iPhone (iOS). Apenas os usuários com WhatsApp beta instalado no smartphone conseguirão gravar um áudio ou retornar a chamada. Vale lembrar que o WhatsApp Web, a versão do mensageiro para PCs, não tem a função de ligações e, por isso, não recebeu o novo recurso. A nova função lembra o conhecido recurso de caixa postal ou correio de voz, que é oferecido pelas operadoras de celulares. Quando você liga para alguém, mas a chamada não é atendida, é possível deixar um recado para que a pessoa escute depois. As informações são do TechTudo.

Praça de entrada da BA -148 vira dormitório para andarilhos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Avenida Lindolpho Azevedo de Brito tornou-se um cartão postal como portal de entrada da BA-148 no município de Brumado, após a urbanização que transformou o canteiro da rótula em praça. No entanto, o cenário está sendo marcado negativamente. Como se já não bastasse equinos e bovinos que pastam e se alimentam da grama e das plantas da praça, agora o local também começou a ser ocupado por andarilhos, que estão dormindo ao lado dos monumentos que faz referência as riquezas minerais da cidade. Comerciantes da região disseram ao site Brumado Notícias que há dias que chega a acontecer disputa de ponto para dormir na praça entre os pedintes. “Virou um dormitório público a céu aberto. Até quem gosta de fazer caminhada por aqui está começando a ficar com medo dessa situação, pois muitas vezes os andarilhos param as pessoas para pedir dinheiro”, declarou um morador da região.

Quatro presos fogem da delegacia de Poções Foto: Reprodução

Quatro detentos fugiram da delegacia do município de Poções, região sudoeste da Bahia, na quarta-feira (20). Segundo informações da delegacia, os presos serraram as grades de segurança da área usada para o banho de sol, e em seguida pularam o muro para deixar o local. Ainda de acordo com a delegacia, a fuga não foi em massa porque os policiais perceberam a movimentação dos presos e conseguiram cercar os fundos da delegacia, evitando que outros detentos também pulassem o muro. Segundo o G1, a Polícia Militar foi acionada para colaborar com as buscas. Rodas foram feitas pela região, mas até a manhã desta quinta-feira (21), nenhum fugitivo foi recapturado.

Venda de livros cai 16,3% no primeiro semestre de 2016 Foto: Reprodução

A venda de livros durante o primeiro semestre de 2016 fechou em queda de 16,3% em volume, em relação ao ano anterior. Em faturamento, a queda foi menor, de 6,94% — mas, descontando a inflação acumulada nos últimos doze meses, a queda real do faturamento é de 15,61%. O levantamento foi feito pela Nielsen por encomenda do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Segundo o Snel, os números são reflexo da crise econômica brasileira e da ausência de um fenômeno equivalente ao dos livros de colorir no ano passado, que testemunhou um boom entre abril e junho. De acordo com a Revista Veja, o preço médio dos livros passou de 38,55 para 42,87 reais, comparando o primeiro semestre de 2015 e 2016, um aumento de 11,19%. A pesquisa mostrou que também caíram as vendas no chamado período 6, entre 23 de maio e 19 de junho, de 18,41% em volume e 9,93% em faturamento, em relação ao mesmo período no ano passado. A pesquisa faz parte do Painel das Vendas de Livros no Brasil de julho. O estudo é feito todo mês, a partir de dados coletados em livrarias, canais de e-commerce e varejistas. 

Polícia Militar recaptura primeiro foragido da cadeia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fábio dos Santos Souza, que participou da fuga da cadeia no município de Brumado, ocorrida no início da madrugada da última quarta-feira (20), foi recapturado na manhã desta quinta-feira (21), na casa da sogra, no Bairro Baraúnas. Na fuga, Fábio e os demais foragidos utilizaram um macaco hidráulico e uma corda para escalarem as paredes da custódia, por onde escaparam. Por telefone ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira elogiou os trabalhos do núcleo de inteligência da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que investigou o caso com precisão. Fábio foi apresentando na delegacia e reconduzido à cadeia, onde ficará detido à disposição da justiça. Tão logo foi realizada a apresentação do recapturado, as guarnições da polícia militar retomaram às diligencias na busca aos demais.

Prefeito de Guanambi responde a mais de 40 processos na Justiça Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Guanambi, no sudoeste baiano, Charles Fernandes (PSD) é alvo de diversas ações na Justiça. Um levantamento feito na sessão de consultas processuais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aponta mais de 40 processos contra o gestor que tramitam em primeiro grau nas comarcas de Salvador, Vitória da Conquista e Guanambi. As ações se referem a denúncias por: simulação de venda de imóvel por meio de escritura em favor de funcionária da prefeitura; fornecimento irregular de medicamentos; contratação irregular de servidores públicos; publicidade indevida; fraude em licitação pública; favorecimento de irmã e cunhado em licitações; entre outras acusações. Os processos ajuizados contra Charles Fernandes (PSD) estão localizados na 2ª Vara Cível da Bahia, Tribunal Regional Federal - 1ª Região, Tribunal de Contas do Município, Receita Federal, Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista, Ministério Público da Bahia, Ministério Público Federal, 2ª. Vara da Fazenda Pública. Fernandes está em segundo mandato consecutivo.

Alessandro Lôbo comemora retorno da abertura de editais de cursos de medicina para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A notícia de que o Ministério da Educação (MEC) havia liberado através do programa Mais médicos a abertura de novos cursos de medicina em estados da região Norte, Nordeste e Centro Oeste e que dentro desta perspectiva Brumado constava da lista do MEC trouxe uma grande expectativa para todos os estudantes brumadenses, que poderiam ter o sonho realizado sem mesmo sair de sua cidade. Com a finalidade de conquistar esse grande benefício o legislativo brumadense constituiu uma comissão que tinha como grande articulador o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva (PRB), que como médico de profissão, conhece a grande importância da instalação do curso de Medicina em Brumado. Porém, após uma grande ação para que todos os ditames do MEC fossem cumpridos ocorreu em outubro do ano passado a suspensão dos editais para abertura dos novos cursos em função dos questionamentos de entidades médicas. Nesta quarta-feira (20) o Tribunal de Contas da União devolveu aos municípios selecionados o contentamento de poderem retomar o processo de instalação dos cursos de medicina. Para o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo essa é uma notícia que deixa a todos muito satisfeitos. “Foi com certeza uma das melhores notícias que poderíamos receber, pois a abertura desses novos cursos oportunizará a formação de novos profissionais que poderão atender a nossa maior carência que são nos interiores dos municípios e nos bairros que apresentam maiores carências. Como médico e como cidadão tenho essa grande preocupação de oferecer saúde de qualidade a toda nossa população. Temos que oferecer a medicina preventiva”, pontuou. 

Brasil só cria vagas formais de até 1 salário mínimo Foto: Reprodução/EPTV

Levantamento obtido com o Ministério do Trabalho e Previdência Social mostra que pelo menos desde 2015 o saldo positivo de vagas formais está se restringindo às faixas salariais de até um salário mínimo. Em 2014, houve saldo positivo de vagas até 1,5 salário. Em maio deste ano, houve o fechamento de 72,6 mil vagas, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos cinco primeiros meses do ano, um total de 448,1 mil vagas foram fechadas. Porém, dentro da faixa salarial de meio a 1 salário mínimo, única a apresentar saldo positivo de postos de trabalho, foram geradas 96,5 mil vagas até maio. Já as faixas salariais que mais fecharam vagas em 2014 foram de 1,51 a 2 salários e de 2,01 a 3 salários. Em 2015 o cenário se repete. Neste ano, as faixas com maior saldo negativo até maio são de 2,01 a 3 salários e de 3,01 a 4 salários. De acordo com o Ministério do Trabalho, os setores que tiveram saldo positivo de vagas do último mês do Caged dentro da faixa salarial de até 1,5 salário mínimo foram agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (40.653 vagas abertas), indústria da transformação (9.190 vagas) e serviços (2.012).

Brumado: Prefeito marca presença na abertura do II Campeonato do Gauchão Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) prestigiou a abertura do II Campeonato do Gauchão, que aconteceu no último domingo (17), no Estádio Gauchão, no Bairro das Baraúnas. Acompanhado do secretário municipal de Esportes, Miguel Lima Dias, o prefeito parabenizou mais uma vez a iniciativa da Associação dos Moradores do Bairro Baraúnas, organizadora do torneio. Em contrapartida, os diretores também fizeram questão de agradecer o apoio e a parceria da prefeitura municipal. Na primeira rodada, aconteceram dois jogos: o primeiro entre as equipes do Baraúnas Esporte Clube e Santa Clara, com uma vitória da equipe da casa; no segundo confronto, o time do Bairro Olhos D’água goleou a equipe do Status por 4x1, em um jogo muito movimentado. No total, dez equipes disputam o campeonato: Santa Clara, Olhos D’água, Baraúnas, Status, União Lagoa Funda, Real Campos, Família, 4 M, e Big Lanche, que estão divididas em duas chaves. O campeonato se encerra no dia 09 de outubro e a perspectiva é de grandes jogos.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Castilho Viana agradece prefeitura por iluminação do Cemitério de Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Castilho Viana (PSB) esteve mais uma vez na comunidade de Itaquaraí, zona rural de Brumado, para acompanhar os serviços necessários para o desenvolvimento da comunidade. O parlamentar visitou o cemitério da comunidade e verificou de perto o início dos trabalhos de instalação da iluminação, reivindicada pelos moradores há anos. O vereador aproveitou para agradecer a prefeitura municipal por atender mais um pedido de seu mandato, que desde o ano de 2014 cobra do poder executivo a sua realização. Segundo Viana, o serviço está sendo totalmente viabilizado pelo poder público municipal. “A partir de agora os cidadãos de Itaquaraí terão todas as condições de fazer o uso do cemitério no período noturno”, disse.

Atletas brumadenses conquistam medalhas de prata no Mundial de Jiu-Jítsu no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

Alexandra Cardoso e Hugo Possidônio, atletas de Jiu-Jítsu da Academia Aranha Team, de Brumado, conquistaram medalhas de prata no Campeonato Rio Open e Internacional Master de Jiu-Jítsu, que aconteceu no último de final de semana, no Rio de Janeiro. O evento, que uniu as duas competições consideradas de grande importância, contou com o apoio da Confederação IBJJF, bem como da CBJJ. Alexandra Cardoso ganhou duas medalhas de prata. Os atletas ainda tiveram a surpresa de serem graduados com novas cores de faixa. Alexandra passou para faixa preta e Hugo conquistou a faixa azul.

Brumado tem tabela mais alta para gastos dos candidatos nas próximas eleições

Foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as tabelas atualizadas com os limites de gastos de campanha, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Após publicação dos valores preliminares, o TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o parágrafo 2º, art. 2º, da Resolução TSE nº 23.459/2015. O índice de atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,7612367688657%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016. Para os municípios de até 10 mil eleitores e com valores fixos de gastos de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador, o índice de atualização aplicado foi de 8,03905753097063%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2015 a junho de 2016, visto que esses valores fixos foram criados com a promulgação da Lei nº 13.165/2015 (Reforma Eleitoral 2015). De acordo com a tabela, o maior limite de gastos para campanha, para o cargo de prefeito, está previsto para o município de Brumado, que tem hoje 47.845 eleitores. No primeiro turno eleitoral, os candidatos à prefeitura da cidade poderão gastar até R$ 292.443,77. Os candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal da capital do minério poderão gastar, no máximo, R$ 46.681,24.

Rodrigo Maia diz que descontará salário de deputado que faltar a sessões Foto: Sidney Lins

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (20) que descontará o salário de deputados que faltarem, sem justificativa, às sessões de votação no plenário da Casa. Maia quer garantir quórum para votar matérias de interesse do Palácio do Planalto, como o pacote de medidas econômicas, e também colocar em pauta o processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Rodrigo Maia também voltou a dizer que, no retorno das atividades da Casa em agosto, montará um esquema especial de trabalho para garantir o funcionamento da Câmara até as eleições municipais, marcadas para o mês de outubro. Em setembro, segundo Maia, é possível que as votações voltem a ser realizadas duas vezes por semana, em razão de que muitos parlamentares estarão envolvidos na eleição municipal. “Acredito que, no mês de agosto, a gente tenha alguma condição de fazer três vezes por semana. Quando chegar em setembro, em cima da eleição, é mais difícil três vezes na semana”, disse ele ao G1.

Prefeito João Francisco busca mais investimentos para o município de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (18), o prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e sua esposa, Dora Sarmento, viajaram para Salvador atendendo a um convite do governador Rui Costa (PT) para inauguração do Centro de Operações e Inteligência 2 de julho, considerado o melhor do Brasil e da América Latina em termos de segurança. Na oportunidade, o prefeito disse que conversou com o governador acerca da situação de seca vivenciada em Tanhaçu. João Francisco ainda pontuou para o chefe do executivo estadual sobre a falta de professores no Colégio Antônio Carlos Magalhaes (ACM). Um abaixo assinado feito pelos alunos será entregue pelo gestor pessoalmente ao secretário estadual de educação, Walter Pinheiro, reivindicando a contratação de professores. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito também adiantou que esteve com o deputado federal Carlos Araújo a fim de solicitar a liberação de emulsão asfáltica para pavimentar mais ruas da cidade e de Suçuarana, bem como demais obras. “Estamos fazendo várias visitas a secretarias na busca de mais benefícios para o povo”, destacou o gestor.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta quarta-feira (20) que, embora a palavra final sobre a taxa de juros seja do Banco Central, o presidente da República em exercício, Michel Temer, vê "com bons olhos" uma eventual redução. O Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por fixar a Taxa Selic, decidirá hoje se mantém, reduz ou eleva a taxa, atualmente em 14,25% ao ano, a maior dos últimos dez anos. "Se analisarmos todos os indicadores, vamos ver que os economistas do Brasil estão dizendo que forçosamente teremos queda nos juros. Isso agrada o presidente, e ele vê com bons olhos se nós pudermos [reduzir a taxa Selic]. Mas temos que respeitar a autonomia do BC", declarou Padilha. Mesmo pressionado pelo setor produtivo, por sindicalistas e pelo governo para iniciar o processo de corte dos juros básicos da economia, a expectativa do mercado financeiro é de que o Banco Central mantenha a taxa Selic estável em 14,25% ao ano.

Documentário internacional será gravado em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As filmagens do Documentário “The Running Phantoms” começam a ser rodadas a partir de agosto na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O filme será realizado por uma equipe técnica de Boston (USA) e terá a produção brasileira feita pela estudante do último semestre do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Patrícia Chaves, que também está trabalhando na adaptação do roteiro. O documentário conta a história de Joe Moreira, um empresário brasileiro que vive em Boston há mais de 20 anos e que nasceu no vilarejo. Em Rio de Contas, os produtores estão colhendo depoimentos de moradores e de amigos do empresário. Joe Moreira esperar inspirar jovens de comunidades ao redor do mundo com a sua história de sucesso.

Arquivo