Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Malhada de Pedras têm situação de seca reconhecida pela União Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com anúncio publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), a cidade de Malhada de Pedras teve o decreto de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. No município, a população afetada pelos efeitos da seca supera os 70% do contingente populacional. Segundo a última estimativa do IBGE, dos 8,9 mil habitantes da cidade, 6,4 mil sofrem com os efeitos da estiagem. A cidade já tinha a condição homologada pela prefeitura e pelo governo do estado. Com a inclusão no decreto em nível federal, o município pode requerer antecipação de benefícios, como FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço].

Um homem morreu atropelado por um caminhão no município de Ilhéus, no sul da Bahia, na noite de terça-feira (19). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima estava dormindo embaixo do veículo e não foi vista pelo motorista. De acordo com o G1, o caminhão estava parado em um estacionamento na rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Hernani Sá. Informações preliminares apontam que a vítima, possivelmente um morador de rua, tentou se proteger da chuva embaixo do veículo e acabou dormindo. Sem ver o homem, o motorista acabou dando partida e atropelou a vítima, que morreu na hora. O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo o órgão, a vítima ainda não foi identificada. 

Polícia divulga lista dos foragidos e registra terceira fuga em um ano na cadeia em Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Carcereiros e investigadores da polícia civil de Brumado contabilizaram 11 presos foragidos da cadeia local. A fuga ocorreu no início da madrugada de hoje. Mais uma vez, os detentos utilizaram um macaco hidráulico e a famosa Tereza (Corda feita com toalhas e lençóis) como ferramentas para escapar. Dentre os foragidos está um menor. Na lista da polícia civil aparecem os seguintes nomes: Bruno de Souza Melo, Caio Vinícius Cruz Morais, Hugo Paulo Moreira Vasconcelos, Fábio Santos Souza, Marlúcio Silva Santos, Paulo Sérgio dos Santos Oliveira, Marcos Henrique dos Santos Oliveira, Firmino Francisco Neto, Janderson Alves Cardos, Pedro Carlos de Oliveira Sampaio e Kaique Alves Cesar. As buscas já foram iniciadas em parceria com a polícia militar. 

Polícia divulga lista dos foragidos e registra terceira fuga em um ano na cadeia em Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Segundo apurou o site Brumado Notícias, em 2015, foram registradas duas fugas com o mesmo esquema utilizado nesta madrugada. A primeira ocorreu no mês de maio, quando seis detentos conseguiram escapar e a segunda aconteceu há exatamente um ano, em uma terça-feira do dia 21 de julho, quando mais quatro presos fugiram da custódia. Neste período, a polícia conseguiu interceptar e impedir vários planos de fuga. Há anos que policiais e carcereiros apontam a fragilidade da estrutura da cadeia, onde entram vários objetos, como celulares, drogas, serras e o macaco hidráulico, que são arremessados pelos comparsas dos presos pela rua lateral. Outra fragilidade apontada é o pequeno efetivo para custodiar os encarcerados. No momento da fuga, havia apenas um delegado, um investigador e um escrivão tomando conta da delegacia, que mantinha 41 presos. Com a fuga, as visitas que seriam realizadas nesta quarta-feira foram suspensas.  

SUS pode adotar pílula que evita infecção por HIV Foto: Paul Sakuma/AP

O Ministério da Saúde estuda incorporar do SUS a estratégia do uso preventivo do medicamento Truvada para evitar a infecção por HIV. Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), o método consiste no uso diário do remédio – que combina os antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por grupos mais vulneráveis à exposição ao vírus. De acordo com o G1, o anúncio foi feito durante uma apresentação da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul, nesta segunda-feira (18). Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais prepara um protocolo clínico de PrEP que será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o final desde ano. Segundo o ministério, a expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano de incorporação. A estratégia, que deve ser ofertada em serviços especializados do SUS, será destinada a “populações com alto risco de infecção pelo HIV”. A pasta, porém, não detalhou o perfil dos grupos que serão beneficiados.

PPS convida para realização de Convenção Municipal do Partido em Brumado

Em Brumado, a Comissão Provisória Municipal do Partido Popular Socialista (PPS) convoca os convencionais com direito a voto para comparecerem à Convenção Municipal do PPS, que será realizada no próximo dia 30, às 9h. O evento acontece na Câmara de Vereadores de Brumado, que fica situada na Praça Abias Azevedo, 145, Monsenhor Fagundes, juntamente com os partidos PSB e PEN. Na ordem do dia constam os seguintes tópicos: deliberação sobre coligação partidária para eleição majoritária e proporcional e discussão, aprovação e nome da coligação; escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador; além de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.  

Partidos já podem escolher candidatos para eleição municipal

A partir de hoje (20), os partidos políticos poderão realizar as convenções partidárias para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As convenções poderão ser feitas até o dia 5 de agosto. Também a partir desta quarta-feira, juízes que forem cônjuges ou parentes de candidatos não poderão exercer algumas funções. De acordo com o TSE, pai, mãe e filhos são considerados parentes consanguíneos em primeiro grau. Já irmãos, avós e netos são de segundo grau. São considerados parentes por afinidade em primeiro grau sogro, sogra, genros e noras e de segundo grau, padrasto, madrasta, enteados e cunhados.

Vigilantes recebem pagamentos e Banco do Brasil volta a atender em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A agência do Banco do Brasil no município de Brumado voltou a atender a população nesta quarta-feira (20). O local estava sem atendimento ao público desde a última quinta-feira (14), quando foi deflagrada a paralisação dos vigilantes que prestam serviço no banco através da empresa terceirizada Vipac Seguranças. Após as negociações entre a direção da instituição financeira, a empresa e o sindicato dos vigilantes da Bahia, os pagamentos foram efetuados no início da noite de ontem (19). Com o retorno das atividades, são grandes as filas que se formam no interior da agência.  

Prédio da Polícia Federal é alvo de tiros e tem vidros perfurados em Goiânia Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Na noite da última terça-feira (19), o prédio da Polícia Federal em Goiânia foi alvo de tiros e os vidros da fachada da instituição foram perfurados pelos disparos. Além das janelas, foi encontrada uma marca de tiro na grade do Parque Areião, que fica em frente ao local. Em nota, a PF explicou que instaurou inquérito policial para apurar o caso e identificar os responsáveis. Os tiros foram ouvidos por volta das 23h, na sede da instituição, no Setor Bela Vista, região sul da capital. Segundo a Polícia Federal, não serão divulgadas quaisquer detalhes até que a perícia seja feita e os todos os depoimentos sejam concluídos.

Eleições 2016: Alessandro Lôbo recebe apoio do PHS Foto: Divulgação

O presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Adonato Moreira, declarou o apoio de todo o grupo à pré-candidatura de Alessandro Lôbo à prefeitura da cidade de Brumado. Ele destacou que o partido anseia por inovação e acredita no potencial de Alessandro para realização de mudanças. Moreira ainda ressaltou que o trabalho que o parlamentar vem realizando à frente da Câmara de Vereadores foi decisivo para que o PHS declarasse seu apoio a ele. Adonato atuou de forma ativa na conquista da aliança política do PT, através do casal Edmundo e Marizete, consolidando o nome de Alessandro como representante do grupo. “O apoio do casal Edmundo Pereira e Marizete foi com certeza um grande triunfo para nós, que contaremos com essa importante força política que também acredita na renovação como mola propulsora para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.

Empresário usa outdoor para dar 'recado' a ladrões após 5 roubos Foto: Reprodução/Start Outdoor

Em Poços de Caldas (Minas Gerais), um empresário mandou confeccionar um outdoor com um recado direto para ladrões que atuam na zona oeste da cidade. “Fique esperto porque a polícia vai te pegar”, diz a publicidade. Victor Hugo Xavier, dono de uma empresa que trabalha com anúncios em espaços públicos, conta que se cansou de ter as lâmpadas de led dos holofotes furtadas. Já foram cinco ocorrências em menos de seis meses. O outdoor foi colocado na Avenida João Pinheiro, uma das principais da cidade. Segundo o empresário, em cada furto, ele sofreu um prejuízo de até R$ 1 mil. “Além dos holofotes, eles levam os timers e os fios de cobre. Sem contar que temos que mandar eletricista no local para instalar e repor as novas peças”, disse o empresário ao G1.

Projeto do deputado Arthur Maia quer evitar bloqueios do aplicativo Whatsapp Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De autoria do deputado Arthur Maia (PPS-BA), projeto de lei altera o Marco Civil da Internet e proíbe a suspensão dos serviços de comunicação pela internet, como é o caso do whatsapp. A proposta deve ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados em agosto. A ideia é votar a urgência do projeto a fim de evitar mais prejuízos aos usuários do aplicativo. A proposta do deputado Arthur Maia também veda a concessão, pelo Poder Judiciário, de medidas cautelares ou a determinação de providências que impliquem o bloqueio de aplicações de comunicação de uso público via internet. Na avaliação do parlamentar, o bloqueio é abusivo e desproporcional. Para ele, a aplicação de multas poderia ter o mesmo efeito coercitivo que a juíza quer conseguir com a suspensão do serviço. “Acredito ser adequado que a legislação imponha limites aos poderes do magistrado, pois os juízes não têm o poder de cercear a comunicação de milhões de pessoas em todo o país. Considero essa decisão desproporcional, uma vez que existem outros meios igualmente eficazes para impelir indivíduos ao cumprimento de decisões judiciais, como é o caso da multa coercitiva. É descabida, portanto, a utilização justamente da modalidade mais prejudicial aos usuários, que é o bloqueio de um serviço tão essencial, usado inclusive para fins profissionais ou comerciais”, disse Maia.

Brumado: Não perca a chance de fazer o curso de Ciências Contábeis na Unopar

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais capazes de atender as demandas específicas da contabilidade, com visão gerencial e empresarial, comprometidos com valores morais e éticos. O mercado de trabalho do profissional contábil é bastante abrangente. Nos últimos anos, a profissão vem sendo cada vez mais valorizada, principalmente no mercado financeiro. Mesmo em momentos de crise econômica, como o atual, o contador tem perspectivas de trabalho promissoras, certificadas pelas melhores agências publicitárias. Os conteúdos prepararam para atuar no mercado de trabalho de forma diferenciada e atualizada. Em Brumado, a Unopar oferece esse e outros cursos. Basta comparecer à unidade uma vez por semana e assistir as aulas com transmissão ao vivo. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas Araújo, 55, Hospital. Os telefones são: (77) 3441-7979 e (77) 99949-5503.

Menina de 10 anos morre após ser atropelada em Ibicoara Foto: Divulgação

Uma menina de 10 anos foi atropelada por um motociclista na última segunda-feira (18), em Ibicoara. Nicoly Xavier chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o condutor da moto fugiu do local sem prestar socorro à vítima, que é natural da cidade de Barra da Estiva. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Brumado. A polícia está investigando o caso na tentativa de localizar o motociclista.

Um homem foi morto durante uma discussão dentro de um bar em Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com informações apuradas pelo G1, o crime aconteceu no último domingo (17), mas só foi divulgado pela Polícia Civil na noite desta terça-feira (19), já que os investigadores trabalhavam para solucionar o caso. Segundo a polícia, o crime aconteceu na esquina da Avenida São João com a Rua Carvalho Pinto, no bairro Pae Cará. A vítima estava próximo de um salão de beleza, acompanhado de amigos em um bar, quando começou a discutir com Marcelo Machione Mendes Faria, conhecido como “Marcelinho”. A polícia ainda investiga o motivo da discussão.  Durante a discussão, “Marcelinho” teria atirado contra a vítima, que foi baleada três vezes. A vítima chegou a ser encaminhada ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após trabalho de investigação, policiais do 2º Distrito Policial de Guarujá identificaram “Marcelinho” como autor do crime e foram até a casa onde ele morava, mas o suspeito não foi encontrado. A polícia segue investigando o paradeiro do suspeito. De acordo com informações da Polícia, Marcelo Rúbio Lima Gomes, de 36 anos, é filho de um irmão do ex-presidente Lula por parte de pai.

Presos fogem da delegacia de Brumado Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Após quebrar quatro cadeados e utilizar um macaco hidráulico para separar uma viga de concreto, vários presos conseguiram fugir da delegacia de Brumado, no início da madrugada desta quarta-feira (20). 

Presos fogem da delegacia de Brumado Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Os foragidos utilizaram uma corda conhecida como Tereza (feita com lençóis) para escalar as paredes da custódia. Por telefone ao site Brumado Notícias, o delegado Fábio Lago declarou que a fuga poderia ter sido em massa, mas vários detentos preferiram permanecer na carceragem. 

Presos fogem da delegacia de Brumado Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

No entanto, o delegado alertou que os presos mais perigosos fugiram. Assim que foi descoberta a fuga, as Polícias Civil, Técnica e Militar montaram um plano de contenção e iniciaram as buscas no intuito de recapturar os foragidos. O delegado disse que ainda não pode precisar quantos presos fugiram, pois aguarda a apuração da quantidade de presos que havia na cadeia após a transferência que aconteceu na manhã de ontem (19).

Hospital é condenado a pagar R$ 100 mil após paciente ter olho arrancado

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o Hospital das Clínicas de Botucatu (SP) indenize em R$ 100 mil por danos morais o filho de uma paciente que foi atacada por outra e teve um olho arrancado. O caso aconteceu em maio de 2012. De acordo com o processo, uma paciente, na época com 52 anos, que se recuperava de uma cirurgia teve um surto e agrediu outra paciente. A vítima, de 75 anos, se recuperava de um acidente vascular cerebral (AVC) e estava parcialmente amarrada ao leito não teve possibilidade de defesa. Segundo o G1, a paciente teve um surto psicótico pós-cirúrgico e arrancou com as próprias mãos um dos olhos da vítima. O olho foi recolocado cirurgicamente, mas a lesão causou cegueira. O relator da apelação, desembargador Nogueira Diefenthaler, afirmou ser “patente que a saúde mental da agressora demandava cuidados especiais, o que torna incontroversa a falha ocorrida no dever de guarda e vigilância do qual está incumbido o apelante”. Ainda conforme o processo, o médico que prestou informações na delegacia disse que a agressora passou por episódio conhecido como “delirium”, que pode acontecer como reação a alguns tipos de cirurgia. “Foi justamente por não atuar com a devida prontidão na percepção destes manifestos acontecimentos que o hospital falhou”, relatou o desembargador no processo.

Parceria entre SEAP e Projeto Viver Arte promove ressocialização de infratores em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há dois anos, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP) vem mantendo uma parceria com o projeto Viver Arte no município de Brumado, com o objetivo de promover a ressocialização de pessoas que entraram em conflito com a lei. O casal de pastores e artesãos, Mezaque e Zilma Cunha, que coordenam o projeto, disseram ao site Brumado Notícias que as pessoas são recebidas sem preconceitos e logo se identificam com a proposta do projeto, de promover a alegria da vida através da arte. A pastora declarou que são pessoas de todas as idades e de diversas classes sociais que demonstram interesse em serem reabilitadas. 

Parceria entre SEAP e Projeto Viver Arte promove ressocialização de infratores em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atualmente, 12 pessoas foram encaminhadas pela justiça a fim de buscarem sua reabilitação, a maioria são capacitados profissionalmente como carpinteiros, serralheiros ou pintores. “Nós não nos preocupamos em saber qual foi o delito da pessoa, pois buscamos cultivar nela o desejo de vencer seus obstáculos, deixando para trás a mancha negativa de suas vidas e buscando a renovação do caráter através da arte e do espírito. Os resultados até o momento estão sendo satisfatórios, pois temos visto bons progressos na transformação de antigos infratores em cidadãos que querem colaborar com a ordem social”, pontuou a pastora. 

21ª Subseção da OAB adota medidas de apoio a cultura e a arte brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No intuito de aproximar a classe dos advogados e a comunidade local, a mesa diretora da 21ª Subseção da OAB/Brumado vem adotando medidas de valorização e apoio à cultura e à arte no município. Na última semana, o órgão, através do seu presidente, Osvaldo Laranjeiras Júnior, e alguns membros, esteve na sede da Lira Ceciliana Brumadense, onde foram entregues 34 cadeiras longarinas por meio de um acordo firmado entre as instituições. Antes disso, a OAB já havia conseguido a doação de uma caçamba de pedras de Magnesita para os artesãos no Mercado Municipal de Artes, que transformam o popular ouro vermelho da Serra das Éguas em obras artesanais que são levadas para diversas partes do planeta. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Laranjeiras destacou a influência do juiz trabalhista, Marcos Vitório, que fez a ponte entre a OAB, empresas e beneficiados. O advogado adiantou que a Subseção local continuará atuando em prol das instituições culturais e artísticas do município.

Falta de pagamento de motoristas prejudica estudantes em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias apurou que centenas de alunos residentes em comunidades rurais do município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, ficaram sem aulas na última segunda-feira (18) devido à falta de pagamento dos motoristas dos transportes escolares. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, os motoristas e proprietários dos ônibus suspenderam os serviços em protesto, pois há três meses estão com os salários atrasados. “Caso o problema não seja solucionado ainda hoje (19), haverá uma paralisação geral do transporte público, o que afetará as aulas nas escolas da rede municipal de ensino”, disseram alguns condutores. 

Falta de pagamento de motoristas prejudica estudantes em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone, o presidente da câmara de vereadores, Cícero Monteiro Sertão, o Tim Monteiro, declarou que já denunciou supostas fraudes no transporte público do município ao Ministério Público Federal em Vitória da Conquista. Segundo ele, a Polícia Federal esteve recentemente na cidade apurando as irregularidades. “É inconcebível essa situação, pois a verba do transporte vem do governo federal para ser repassada aos motoristas e proprietários dos ônibus. Há uma falha grosseira entre a empresa responsável pelos serviços de transporte e a prefeitura, que tem causado todo esse embaraço e prejudicado o ano letivo em nossa cidade”, destacou o vereador. O clima político em Malhada de Pedras é tenso. Os vereadores do município formaram uma comissão parlamentar e já entraram com uma ação no MPE pedindo o impeachment do prefeito Valdecir Bezerra, o Ceará. O mesmo já teve seus direitos políticos cassados pela justiça eleitoral e está inelegível pelos próximos oito anos.  

Brumado: Homem é preso após ser flagrado com 50 pedras de crack no Bairro Urbis II Foto: Divulgação/PM

Nesta terça-feira (19), uma equipe do Grupamento Motociclístico da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu Robert dos Santos Lima durante abordagem de rotina no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informações da polícia, ele dispensou cerca de 50 pedras de crack ao avistar a viatura. Ele foi encaminhado para a delegacia, juntamente com o material apreendido. No local, o indivíduo deve ser autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Motocicleta roubada é recuperada durante abordagem na cidade de Aracatu Foto: Divulgação/PM

Em Aracatu, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordou um motorista que circulava com uma motocicleta roubada, de placa policial DYQ-0721. A informação foi confirmada pelos policiais após consulta no sistema de dados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista foi encaminhado, juntamente com o veículo, para a delegacia. A polícia já iniciou uma investigação para apurar a autoria do roubo e localizar o proprietário da moto.

Convenção do PSDB vai escolher candidatos à disputa eleitoral em Brumado

O Presidente da Comissão Executiva Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Brumado, em conformidade com o Estatuto Partidário e com a legislação eleitoral vigente, convoca os convencionais com direito a voto para comparecerem à Convenção Municipal. O evento será realizado no dia 30 de julho, entre 9h e 17h, no auditório da Câmara de Vereadores de Brumado, que fica localizado na Praça Abias Azevedo. Na oportunidade, serão discutidos: deliberação sobre Coligação Partidária para Eleição Majoritária e Proporcional com discussão para aprovação do nome da Coligação se houver; escolha de candidato a prefeito e vice-prefeito; escolha de candidatos a vereadores; sorteio dos respectivos números para candidatos a vereador, e outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

FMI prevê crescimento do PIB brasileiro em 2017 Foto: Reprodução

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou suas perspectivas para a economia brasileira neste e no próximo ano, mas ainda assim o país terá desempenho bem aquém do cenário desenhado para a América Latina. Na revisão de seu relatório “Perspectiva Econômica Global”, divulgado nesta terça-feira, o FMI passou a ver contração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 3,3% em 2016, contra retração de 3,8% estimada em abril. Para 2017, o organismo passou a ver uma leve recuperação, com crescimento de 0,5%, contra estagnação projetada anteriormente. Parte dessa revisão deve-se à contração menor do que a esperada da economia brasileira nos três primeiros meses do ano, de 0,3% sobre o quarto trimestre. Além disso, “a confiança do consumidor e das empresas parece ter saído do nível mais baixo”, destacou o FMI. Só em junho, por exemplo, a confiança da indústria e do consumidor mostraram importante impulso, diante da melhora nas expectativas, segundo dados da Fundação Getulio Vargas. As informações são da agência Reuters.

Secretaria penitenciária faz transferência de oito condenados de Brumado para Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (18), equipes da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização estiveram em Brumado para realizar a transferência de oito presos condenados pela justiça local. Os detentos foram conduzidos ao presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador. Mesmo com a transferência, a cadeia anexa à delegacia de Brumado e a sede administrativa da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior continuam superlotadas com cerca de 40 detentos, quando a capacidade é para 16 pessoas.  

Arquivo