Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Coelba informa que 41 mil clientes vão perder benefício da tarifa social na Bahia

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) estima que aproximadamente 41 mil clientes vão perder o benefício da tarifa social de energia entre o período de 27 de maio e 27 de junho. O motivo informado pelo órgão é por não atenderem mais os requisitos obrigatórios. O benefício disponibiliza descontos de até 65% na conta de energia. Perdem o direito a tarifa social de energia as famílias que tem Número de Identificação Social (NIS) ou Benefício da Prestação Continuada (BPC) não localizadas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal. Além disso, famílias com benefício em mais de uma unidade consumidora ou famílias com renda incompatível ao que prevê a resolução da Aneel, ou seja, maior que meio salário mínimo por pessoa. Salvador é o município com maior número de famílias que perderão a tarifa social, com 4.608, seguido por Feira de Santana com 1.073 casos. Os clientes que se sentirem prejudicados deverão comparecer à Prefeitura do seu município para atualizar suas informações junto ao CadÚnico e, em seguida, procurar um dos canais de atendimento da Coelba. No momento da atualização cadastral, o titular do benefício deve apresentar documentação com foto, CPF e, ao menos, um documento de todas as pessoas da família. É importante levar ainda comprovantes de residência, matrícula escolar das crianças e número de telefone para contato. No caso de clientes indígenas, será necessário apresentar também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Eleições 2016: Aguiberto poderá ter Zé Ribeiro como vice na sucessão municipal em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As especulações de uma possível aliança do atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) com o grupo petista aumentam nesse período em que as conversas de bastidores movimentam as articulações da sucessão municipal. Em recente entrevista concedida na inauguração da Praça Pompílio Leite, o prefeito não descartou nenhum acordo político e despistou dizendo que sua prioridade é seguir as orientações do seu partido. No entanto, conforme informações apuradas pela equipe de reportagem do site Brumado Notícias, pessoas ligadas ao PT e ao casal Pereira Santos, já teria orientado a lançar o nome do vereador José Ribeiro Neves (PT), como vice-prefeito na chapa de Aguiberto. Líderes dos dois partidos não confirmam essas informações e enquanto não se define as coligações partidárias as especulações tendem a aumentar. Para alimentar os bastidores da política brumadense a bancada petista e até o vice-presidente do partido, José Luiz Alves Ataíde, estiveram com prefeito durante a solenidade de inauguração da Praça Pompílio Leite.

Lava Jato: Lula pode ser condenado a 15 anos de prisão Foto: Reprodução

De acordo com informações de dentro da operação Lava Jato, há indícios suficientes e provas para condenar o ex-presidente Lula a pelo menos 15 anos de prisão. Segundo a Época, os procuradores já estão prontos para denunciá-lo pelos seguintes fatos: corrupção passiva por favores de empreiteiras e de José Carlos Bumlai e lavagem de dinheiro no sítio em Atibaia; corrupção passiva e lavagem de dinheiro no aluguel de containers pela OAS para a mudança de Lula; e corrupção passiva e lavagem de dinheiro na reserva do tríplex da OAS no Guarujá.

Brumadenses se emocionam com a reinauguração da Praça do Jurema Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um novo local de lazer, entretenimento e ponto de encontro das famílias. A Praça Pompílio Leite, popular Praça do Jurema foi reinaugurada na noite da ultima sexta-feira (10), no município de Brumado. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o Secretario Estadual de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, o deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), o vereador Welinton Lopes (DEM), além dos demais vereadores e secretários municipais e o prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará. Um bom número de brumadenses se emocionaram com a entrega da nova praça, pois foi o momento de recordar gratas lembranças da infância e juventude e marcaram toda uma época. 

Brumadenses se emocionam com a reinauguração da Praça do Jurema Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Construída no inicio da década de 1970 ficou conhecida como Praça dos Namorados, pois era o ponto de encontro dos casais por quase três décadas.  O vereador Welinton Lopes falou sobre esse momento singular. “Estamos reescrevendo nossa historia com a entrega dessa praça, pois aqui mais que um ponto de lazer, será mais uma oferta de qualidade de vida e encontro de velhos amigos que manterão acessas a boa convivência e as memorias da nossa comunidade”, destacou. A obra foi fruto de emenda parlamentar do deputado Luciano Ribeiro.

Presidente do Sindicato dos Comerciários denuncia abuso de empresários em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região, Gilcimar Silva Souza fez duras críticas ao Sindilojas e a um grupo de empresários de estabelecimentos comerciais pelo descumprimento da Convenção Coletiva que proíbe o funcionamento do comércio em feriados, no caso em questão da emancipação da cidade comemorado no último dia 11 de junho, em Brumado.  De acordo com Gilcimar houve o descumprimento de um direito trabalhista estabelecido na no artigo 7º, inciso XXVI da Constituição Federal que , estipula que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho. Segundo o presidente do sindicato não houve nenhuma solicitação antecipada para que o assunto fosse debatido e firmado um possível acordo.  Muitos trabalhadores preocupados com a manutenção de seus empregos foram obrigados a atender a convocação arbitraria e sofrerem assédio moral.

Juiz e promotor visitam carceragem após nova tentativa de fuga em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Juiz titular da vara crime da comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães acompanhado por um promotor público estadual realizou uma nova visita mensal na custodia da delegacia municipal, após ter sido registrado uma nova tentativa de fuga de presos na madrugada do último domingo (12). Logo após ter sido controlada a situação foi realizada uma vistoria no interior da carceragem realizada por agentes da Polícia Civil e contou com o apoio de policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe-Sudoeste.  Durante revista foram apreendidos 27 aparelhos celulares, um macaco hidráulico e diversos objetos perfurantes produzidos artesanalmente pelos detentos. Na avaliação do magistrado a situação se encontra dentro da normalidade, porém ao ser questionado sobre a decisão dos policiais civis que decidiram entregar a custodia a justiça, o juiz considera que os policiais estão fora de suas funções ao fazerem a custodia dos presos e que deve buscar uma solução junto a Secretária de Segurança Pública da Bahia para resolver essa situação. O juiz voltou a destacar a necessidade de mais celeridade na conclusão das obras e inauguração do presídio de Brumado, o primeiro na região da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o que seria uma medida que atenderia a necessidade da região.

Vitória da Conquista registra 14,4º C Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, registrou, na madrugada desta terça-feira (14), a temperatura de 14,4° C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O frio chega à região em meados de junho, quando geralmente as temperaturas começam a cair no mês de abril. A previsão do órgão é de que a temperatura máxima na cidade chegue em torno de 20º C nesta terça. Segundo o G1, a temperatura média registrada na região é em torno de 16º C e a sensação térmica pode chegar a 13º C. Os moradores da cidade, que sofrem racionamento de água desde o início de maio, ainda não podem comemorar a chegada da chuva forte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos até sexta-feira (17), as temperaturas baixas devem seguir acompanhadas de tempo nublado, mas com precipitação fraca. “Não tem previsão de chuvas intensas, apenas tempo nublado. Hoje [terça-feira, 14] tivemos 1,6 mm de chuva. É uma chuva fraca”, avalia a meteorologista do Inmet Cláudia Valéria Silva. A demora na chegada do frio neste ano, de acordo com climatologistas, é consequência do fenômeno climático El Niño, que eleva a temperatura do oceano. De acordo com a estação meteorológica da Universidade Estadual da Bahia (Uesb), a massa de ar polar deve permanecer até quarta-feira (15) e outras massas de ar frio devem chegar na cidade.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão informou nesta terça-feira, em nota, que o impacto do reajuste de servidores federais até 2018 será de 67,7 bilhões de reais. O reajuste foi aprovado no dia 2 de junho pela Câmara dos Deputados e, segundo o primeiro cálculo divulgado pelo governo, o impacto seria de 58 bilhões de reais. De acordo com a nota do ministério, “na tabela anteriormente divulgada, houve erro técnico na apuração dos impactos decorrentes dos reajustes concedidos no período 2017-2018”. As informações divulgadas deixaram de computar parte do efeito das anualizações dos reajustes concedidos nos anos anteriores. Desta maneira, os valores apresentados para 2017 e 2018 estavam subestimados. Segundo o ministério, mesmo com a correção, o impacto dos reajustes sobre a folha primária projetada para o período 2016-2018, considerados os seus efeitos anualizados, está abaixo da inflação esperada para o mesmo período. Depois da aprovação, o presidente interino Michel Temer buscou minimizar o impacto da aprovação sobre as contas públicas. Na ocasião, a Presidência da República escalou os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Dyogo de Oliveira (interino do Planejamento) para explicar que os gastos estão de acordo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que Temer propôs para limitar o aumento das despesas à inflação, estavam previstos no déficit de 170,5 bilhões de reais esperado para este ano e que a votação foi “conveniente” politicamente.

Problemas com a segurança pública é tema de sessão de vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A crise na segurança pública de Brumado foi tema de discussões na sessão da Câmara de Vereadores realizada na última segunda-feira (13). Na oportunidade foram debatidas as divergências envolvendo o Comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Jocevã Oliviera e o delegado regional da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo. Os acontecimentos registrados no município tem preocupado o povo brumadense como a fuga de um suspeito que estava algemado na viatura da Polícia Civil em movimento, a condução de um preso para julgamento no veículo do próprio juiz e por último as constantes tentativas de fuga da carceragem da cadeia anexa a delegacia.  O vereador José Santos (PTC), mais conhecido como ‘Santinho’, fez duras críticas ao comando da Polícia Militar em Brumado e a falta de habilidade política nas ações em parceira que deve existir com a Polícia Civil. O Major Jocevã chegou a consultar por telefone ao presidente da casa legislativa, Alessandro Lobo (PRB), para comparecer a sessão e responder os questionamentos dos vereadores. Porém, devido ao regimento interno o Major foi orientado a protocolar a intenção de fazer uso da tribuna o que deve acontecer com a presença de demais representantes da polícia. O comandante 34ª CIPM aproveitou para ressaltar que não há nenhum desentendimento com o delegado regional da 20ª Coorpin. 

Janot pede apuração sobre vazamento de pedidos de prisão de cúpula do PMDB Foto: Andressa Anholete/AFP

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou um ofício à Polícia Federal solicitando a abertura de um inquérito para apurar o vazamento de informações sobre os pedidos de prisão da cúpula do PMDB, que foram revelados pelo jornal O Globo na semana passada. Agora, caberá ao diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello, dar início ao procedimento. Na última sexta-feira (10), em um duro discurso, Janot negou que a PGR tenha sido responsável pelos vazamentos e chamou de “levianas” as acusações de que as informações saíram do órgão como forma de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a cumprir os pedidos de prisão contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Essa não é a primeira vez que o procurador-geral da República pede para que se apure quem foram os responsáveis por vazamentos de dados sigilosos da Operação Lava Jato. A PF, por exemplo, já abriu inquérito para investigar o vazamento da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC.

Agentes da Polícia Civil não vão cuidar da custódia de presos na delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por: Evilásio da Silva Amorim

Os investigadores da Polícia Civil tomaram a decisão de não serem os responsáveis em cuidar da custódia dos presos na carceragem da delegacia de Brumado. Essa iniciativa acontece após mais uma tentativa de fuga frustrada ocorrida na madrugada do último domingo (12) de cobertura da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).  O chefe do Serviço de Investigação da Polícia Civil de Brumado, José Guimarães representando a categoria concedeu uma coletiva de imprensa e falou do desvio de função que são submetidos.  “São 15 investigadores na coordenadoria que ao invés de estarem em campo elucidando os crimes, ficam retidos na delegacia fazendo custodia de presos e essa não nossa função”, afirmou. Ainda segundo o chefe do SI, divergências entre o alto escalão das polícias civil e militar no município, contribuiu para a decisão dos investigadores. Guimarães ressaltou que a cadeia municipal se tornou uma área de risco constante para os policiais, pois na ultima revista nas celas foram encontrados vários objetos perfurantes feitos artesanalmente pelos presos que põe em risco a integridade física dos agentes. 

Agentes da Polícia Civil não vão cuidar da custódia de presos na delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com essa medida que foi comunicada ao sindicato estadual que representa a categoria, à partir desta semana estarão suspensas as vistas dos parentes e dos advogados aos presos. “Vamos fazer a entrega passo a passo, para que se dê tempo ao estado tomar suas providencias, mas nossa decisão não volta atrás, não tomaremos mais conta das custodias”, destacou o investigador.  O Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil OAB/21ªSubseção Brumado serão notificados da decisão que se tornou insustentável para os agentes da Polícia Civil. A expectativa é que investigadores nos demais município de abrangência da 20ª Coorpin adotem essa mesma postura dos policiais de Brumado. Esse posicionamento preocupa o conselho municipal de segurança bem com toda a cúpula da segurança pública na região. O chefe dos investigadores falou sobre o risco de ocorrerem novas tentativas de fugas e rebeliões nas cadeias. “Sabemos que isso pode acontecer, mas preso não é responsabilidade dos investigadores da polícia civil, preso é de responsabilidade da justiça, então a justiça é que deverá tomar as medidas cabíveis”, finalizou.

Confira as novidades da 10ª edição do Arraiá Pé de Serra em Brumado

A 10ª edição do Arraiá Pé de Serra do bairro Baraúnas vem com novidades esse ano e promete fazer a alegria dos brumadenses em um novo espaço totalmente revitalizado e que vai contar com várias atrações para animar a festa.  O tradicional forró pé de serra que acontece nos dias 18 e 19 de junho contará com os shows de Bonde Apaixonado, Jéssica & Patrick, Adriano Oliveira & Luba do Sax e Serginho Cardoso. Além disso, o público presente vai poder curtir a apresentação da quadrilha Pé de Serra, quebra pote, corrida de saco, pau-de-sebo e aproveitar as delícias das  barracas com comidas típicas. Outro atrativo será o sorteio de brindes para os participantes.

Decretos e pedaladas que embasam impeachment passarão por perícia Foto: Carlos Humberto/STF

A comissão processante do impeachment no Senado vai formar um grupo técnico para realizar perícia, no prazo de dez dias, sobre as pedaladas fiscais e os decretos assinados pela presidente afastada Dilma Rousseff que liberaram crédito suplementar sem aprovação do Congresso. De acordo com a Veja, a perícia foi determinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que acolheu um recurso da defesa da presidente nesta segunda-feira. A partir de agora, os parlamentares vão apontar que pontos querem ver periciados, como se o atraso nos pagamentos ao Banco do Brasil pelo Plano Safra foram um ato de Dilma e se provocaram algum impacto na meta fiscal. Na semana passada, a comissão havia rejeitado realizar a perícia, mesmo depois de o relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG), ter se manifestado a favor do pedido.

Praticook inaugura maior showroom de comidas naturais, diet e light em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grande sucesso de público marcou a inauguração da loja Praticook realizada na noite da última segunda-feira (13), na Praça Coronel Zeca Leite, 08 em Brumado. Os clientes ficaram encantados com o maior showroom saudável da região Sudoeste da Bahia. A Praticook se destaca como a melhor opção em produtos sem açúcar, com menos sódio e uma linha especial para atender pessoas intolerantes a lactose e glúten. 

Praticook inaugura maior showroom de comidas naturais, diet e light em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na oportunidade os presentes puderam provar as delícias oferecidas na loja e elogiaram a qualidade dos produtos. A Praticook aguarda a população brumadense e região para conhecer os kits de emagrecimento: hipocalórico, semanal light e detox semilíquido. A Praticook espera por você e qualquer dúvida é só ligar pelo telefone (77) 3441-0687 ou ainda pelo Whatsapp 99961-0687.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Jovens lançam projeto para fiscalizar políticos em Livramento de Nossa Senhora

Engajados na construção de um país melhor e com a intenção de cobrar dos nossos governantes princípios éticos na política, um grupo de jovens se mobilizou e criaram o projeto ‘Força Revolucionária Jovem ‘ em Livramento de Nossa Senhora, na região Sudoeste da Bahia. O objetivo dessa iniciativa é fiscalizar as ações da classe política em meio aos casos de escândalos de corrupção e cobrar uma maior transparência pública. O projeto tem uma página no Facebook e vem repercutindo entre a juventude livramentense e região, com o aumento de novos integrantes adeptos da causa. Membros da FRJ estiveram na última sexta-feira (10) na sessão realizada na Câmara de Vereadores para acompanhar o trabalho do Legislativo Municipal. Na ocasião eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos vereadores e cobrar melhorias para a cidade de Livramento de Nossa Senhora. O grupo deseja criar um novo conceito de interação com a classe política e avançar nas conquistas em ver os direitos do cidadão serem respeitados.

Ex-prefeito de Brumado é absolvido de denúncias de participar de 'máfia das ambulâncias' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito de Brumado Edmundo Pereira Santos (PT) e o advogado Nildoberto Lima Meira foram absolvidos pela Justiça Federal das acusações de indícios de fraude nos processos de licitação para aquisição de uma unidade móvel de saúde para o município no exercício de 2002. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-chefe do executivo municipal de Brumado na gestão de 2000 a 2004, teria recebida recursos na ordem de aproximadamente R$ 72 mil reais, proveniente de convênio com o Ministério da Saúde. Esses recursos destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) tinha como objetivo viabilizar a compra de uma unidade móvel de saúde. Durante as investigações foram constatados irregularidades no processo licitatório, tendo Edmundo agido em cooperação com Nildoberto, presidente da comissão de licitação à época dos fatos, segundo o MPF. As ilegalidades foram denunciadas pela Controladoria Geral da União (CGU) em processos licitatórios para a aquisição de ambulâncias em vários estados do país. O esquema teria sido liderado pelo grupo empresarial Domanksi, com sede no estado do Paraná.

Cigana é morta com um tiro de calibre 12 pelo marido em Riacho de Santana Foto: Divulgação/PM

Um cigano de 53 anos  matou a própria esposa com um tiro de espingarda no início da noite do último domingo (12), por volta das 18h00, uma residência localizada na Rua Planejada, no bairro Alto da Boa Sorte, no município de Riacho de Santana, cidade que fica localizada a 173 quilômetros de Brumado. Conforme informações da Polícia Militar, José Africano Dourado matou Verônice Teixeira da Silva ­ com um tiro de espingarda calibre 12. A vítima chegou a ser encaminhada para uma unidade hospitalar, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Revoltados com a situação, os filhos de Verônice fizeram ameaças à equipe médica e funcionários do hospital, além de atearem fogo no carro do pai, apontado como autor do homicídio.  O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras onde foi realizado exames de necropsia. Uma guarnição da Polícia Militar realizou rondas na tentativa de localizar o suspeito, mas ninguém foi preso até o momento. A Polícia Civil já iniciou as investigações no sentido de prender José Africano que se encontra foragido.

Festa de São Pedro no bairro Olhos D'água promete grandes atrações em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O tradicional São Pedro promete animar brumadenses e turistas que procuram dançar forró nos festejos que acontecem no bairro Olhos D’água de 01 a 03 de julho. A expectativa é que a Praça Donatila Meira Lobo receba um grande público para dançar forró a noite inteira nos três dias de festa. A Prefeitura Municipal de Brumado por intermédio da Secretária de Cultura vai anunciar a grade de atrações que promete fazer o melhor São Pedro da região.

Alunos e professores se reúnem pela primeira vez no campus do IFBA em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O primeiro dia de aula no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) foi marcado por uma grande interação entre a direção, corpo docente e estudantes na manhã da última segunda-feira (13), em Brumado. O prédio onde funciona a unidade educacional foi inaugurado pela então presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 09 de maio, antes mesmo de seu afastamento das funções do executivo.  O moderno campus de Brumado oferece salas para aulas teóricas, oficinas e laboratórios para aulas práticas, amplo refeitório com cozinha, sala de eventos e sala de interatividade, quadra poliesportiva coberta e amplo espaço administrativo. 

Alunos e professores se reúnem pela primeira vez no campus do IFBA em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O diretor, Acirmanei Freitas concedeu entrevista ao site Brumado Notícias e revelou que apesar de já ter sido realizado a inauguração oficial, a direção e reitoria do IFBA está programando o descerramento da placa inaugural o que deve acontecer no dia 29 de junho. O diretor declarou que desta forma a população brumadense terá a oportunidade de conhecer o campus e sua oferta a comunidade local e de toda sua microrregião.

Semana de Inauguração da Franquia da Lava & Leva em Brumado

Brumado tem a sua disposição uma franquia da Lava & Leva, a lavanderia de maior sucesso do Brasil. A Lava & Leva disponibiliza pacotes mensais para vários tamanhos de famílias e também tem preços diferenciados para peças especiais e avulsas. Deixe as roupas da sua família aos cuidados de profissionais que realmente entendem do assunto. Nessa semana de inauguração a Lava & Leva está com condições imperdíveis, faça um visita, tome um cafezinho e confira. Rua Israel Dias de Oliveira, 22. Loja 02. Santa Tereza, 200 metros após a APAE. Telefone: (77) 3441-2972. www.lavaeleva.com.br. A Lava & Leva funciona de segunda a sexta das 8 ás 18:00h e não fecha para o almoço.

MPF pede suspensão dos direitos políticos de Eduardo Cunha por dez anos Foto: Michel Filho/Agência O Globo

Procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato entraram com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo o jornal O Globo, eles pedem a suspensão dos direitos políticos do parlamentar por 10 anos e o pagamento de uma multa de mais de R$ 100 milhões. “As investigações deixaram claro que o deputado Eduardo Cunha se valeu de seu mandato eletivo para sustentar o esquema de corrupção e obter vantagens ilícitas, desvirtuando a finalidade da função parlamentar para atender interesses espúrios particulares, comprometendo a imagem da Câmara dos Deputados, além de ter promovido expediente de lavagem de dinheiro no exterior, omitido a existência desse patrimônio e apresentando evolução patrimonial não justificada”, diz o documento entregue pelo Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba à Justiça Federal de Curitiba. Os procuradores afirmam que Cunha recebeu propina no valor de US$ 10 milhões na compra pela Petrobras de 50% dos direitos de exploração petrolífera sobre o bloco 4 localizado em Benin. Ainda de acordo com o jornal O Globo, ações por atos de improbidade administrativa tramitam em primeira instância. Dessa forma, o presidente afastado da Câmara pode ser processado no Paraná mesmo com foro privilegiado.

Suspeito leva tiro nas nádegas ao tentar arremessar droga e celular na cadeia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem foi atingido com um tiro nas nádegas quando tentava arremessar drogas para os presos custodiados na tarde desta segunda-feira (13), na delegacia de Brumado. Conforme informações apuradas pela equipe de reportagem do site Brumado Notícias, um investigador revelou que desconfiou de uma movimentação suspeita e de imediato sacou a arma e deu voz de comando para o homem parar. Ao perceber a aproximação do policial militar, o suspeito que estava à bordo de uma moto ignorou o aviso e abandonou uma sacola no meio da rua, além de empreender fuga em alta velocidade. Ao examinar o conteúdo deixado pelo suspeito foram encontrados papelotes de maconha prensada um aparelho celular e um carregador. Durante abordagem os militares realizaram alguns disparos e mais tarde foram notificados que um homem deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN) com a perfuração de projetil de arma de fogo nas nádegas. Uma equipe da Polícia Civil compareceu a unidade hospitalar e deram voz de prisão ao suspeito que assim que receber alta médica será conduzido até a prisão.

Palmas de Monte Alto: Jovem é preso após estuprar criança de 12 anos Foto: Vilson Nunes/Sudoeste Bahia

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante na manhã deste domingo (12), em Palmas de Monte Alto, por suspeita de estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Militar, Josimar de Jesus teria abusado sexualmente de uma garota de 12 anos em sua residência, localizada na Rua Drº Valdemar Teixeira de Moura, centro da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a mãe da adolescente procurou a polícia, após perceber que a parte íntima da menor estava sangrando. Conforme o relato da vítima, ela estava em uma festa quando foi abordada por Josimar que a convenceu a ir à casa dele, onde ocorreu o estupro. Preso, o homem contou que é casado e que mantinha um relacionamento com a garota a cerca de três meses. Ele admitiu ter cometido o crime, mas alegou que foi com o consentimento da vítima. Ainda em seu depoimento, o detido esclareceu que ficou com a vítima por cerca de 15 minutos e confessou que a sua esposa chegou no exato momento e ele precisou esconder a menina.

Vendas do Dia dos Namorados têm pior desempenho em dez anos Foto: Francois Lenoir/Reuters

As vendas no Dia dos Namorados, terceira data mais relevante para o varejo brasileiro, registraram pior desempenho desde 2006. De acordo com a Serasa Experian, as vendas no país na semana da data - de 6 a 12 de junho - recuaram 9,5% ante o mesmo período do ano anterior, o pior desempenho em dez anos, quando começou a série histórica. Já no final de semana (10 a 12 de junho), houve queda de 10,7% na comparação com o final de semana equivalente de 2015 (5 a 7 de junho). De acordo com o Estadão, somente na cidade de São Paulo, conforme a Serasa, as comercializações na semana diminuíram 8,9% e no final de semana, 8,6%. Os economistas da empresa explicam que o crédito mais escasso e mais caro, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Namorados deste ano.

Arquivo