Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Confira todas as novidades do SPA Glamour da Sobrancelha

Destaque neste ano como o melhor centro de estética do olhar de Brumado e região, o SPA Glamour da Sobrancelha tem novidades para todos os seus clientes. Especializado em técnicas nacionais e internacionais de visagismo de sobrancelhas, incluindo a famosa técnica de dermopigmentação, o SPA Glamour também é referência no alongamento de cílios. Além disso, o centro de estética conta com uma sala específica para limpeza de pele profunda e rejuvenescimento facial, uma sala exclusiva de depilação, banho de lua e esfoliação, com todos os materiais esterilizados e assépticos, e a grande novidade: unhas em gel, acrigel e porcelana, o alongamento de unhas que é febre entre os maiores centros de estética do mundo. Faça uma visita e marque a sua avaliação no SPA Glamour da Sobrancelha, o que há de melhor em estética para você. O centro de estética fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554 A, Centro. Para marcar uma avaliação, ligue (77) 3441-5713 ou (77) 99827-1358 (whatsApp).

Brumado: Contemplados assinam contratos de posse para moradias nos Brisas III e IV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As 356 famílias contempladas com as residências nos condomínios Brisas III e IV, do programa Minha Casa, Minha Vida, em Brumado, compareceram nesta terça-feira (15) ao Ginásio Poliesportivo Antônio Ribeiro, onde assinaram os contratos de aquisição do imóvel na presença dos representantes da Caixa Econômica Federal. Também estiveram presentes o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que parabenizou os contemplados, o secretário de esportes, Miguel Lima Dias, a secretária de desenvolvimento social, Thames Narvais, e toda equipe da secretaria de desenvolvimento social com o núcleo de habitação. 

Brumado: Contemplados assinam contratos de posse para moradias nos Brisas III e IV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a secretária destacou que, através do programa federal, o município está conseguindo aos poucos quitar o seu déficit habitacional. Ela ressaltou que ainda há projetos para cadastrar mais pessoas para futuros programas que ajudem na aquisição da casa própria. Embora os contemplados tenham assinado o contrato hoje (15), a secretária não pode confirmar a data de entrega do empreendimento, uma vez que se cogita a presença do governo Rui Costa no dia do ato solene. Além da assinatura dos contratos, os beneficiados ainda passaram o dia assinando contratos de ligações de água e energia junto à Embasa e a Coelba, bem como foram vistoriar as residências.

Vigep estuda utilização de agentes naturais no combate ao aedes aegypti em Brumado Foto: Reprodução/Youtube

Ainda sem receber o larvicida, produto que ajuda no controle da proliferação do mosquito aedes aegypti, a Vigilância Epidemiológica do município de Brumado estuda a possibilidade de utilizar agentes naturais no combate ao vetor. A intenção é adquirir sementes da crotalária - Crotalaria juncea L., que é uma planta leguminosa comum no Nordeste. Segundo especialistas, a espécie possui substâncias naturais em suas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O coordenador de endemias, Fábio Azevedo, explicou ao site Brumado Notícias que a planta ajuda a combater o mosquito, mas não é a solução do problema. “Por isso estamos estudando a viabilidade e os custos para adotar o método no município. A princípio, plantaríamos as sementes da crotalária nas praças públicas e, em seguida, iríamos distribuir as sementes nas residências. O que podemos passar à população é que estamos buscando todos os mecanismos possíveis e viáveis para combater o mosquito transmissor e tentar impedir que o município passe por mais um período tenebroso de epidemias”, ressaltou Azevedo.

Brumado: Feirantes cobram segurança e pedem o impeachment do administrador do mercado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma comissão formada por feirantes esteve na câmara de vereadores na noite da última segunda-feira (14) para cobrar dos vereadores apoio a fim de reforçar a segurança na região do Mercado Municipal, em Brumado. Açougueiros, cerealistas e verdureiros reclamaram que estão sofrendo prejuízos por conta da ações criminosas praticadas no Mercado. “Todos os dias tem arrombamento nesse mercado e, além de levarem nossas mercadorias, os marginais ainda danificam nossas quitandas. Para piorar, nos dias de maior movimentação, tem muitos batedores de carteira na feira, o que tem afugentado nossa clientela. Sem barracas, sem material de venda e sem clientes como vamos sobreviver? E ninguém faz nada”, disseram os feirantes ao site Brumado Notícias. Além das cobranças, eles ainda pediram o impeachment do administrador do Mercado, Manoel Gonçalves. 

Brumado: Feirantes cobram segurança e pedem o impeachment do administrador do mercado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Pensamos que se ele não tem capacidade para resolver o problema então tem que sair. Se não está na alçada dele que o prefeito designe alguém mais capacitado para a função”, afirmaram. Diante do impasse, nossa reportagem ouviu o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, e o mesmo garantiu que já existe um reforço do policiamento no mercado, nos principais dias de feira. O comandante ressaltou que os patrulhamentos são feitos durante as noites e madrugadas, porém ele não pode designar soldados para ficarem de plantão no local, uma vez que outros pontos críticos do município também precisam de policiamento. Nossa reportagem também ouviu o administrador do mercado, Manoel Gonçalves, e o mesmo preferiu não dar respostas diante da situação. Ele lamentou os ocorridos e se limitou a dizer que colocou o cargo à disposição do prefeito.

15/Dez/2015 - 17h30

Clínica Maná: Psicologia

Clínica Maná: Psicologia
Câmara de Vereadores de Brumado encerra ano legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite de segunda-feira (14) foi realizada a última sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Brumado. A bancada de oposição estava completamente vazia, já que a maioria dos petistas e a comunista Liu Vasconcelos não compareceram. Também foi notada a ausência do presidente Alessandro Lôbo (PSL). Diante disso, os projetos de lei de autoria do poder executivo e do próprio legislativo saíram da pauta de votação, mas retornarão na próxima quinta-feira (17), às 09h, quando ocorrerá uma sessão extraordinária. Durante a sessão de ontem (14), os parlamentares que fizeram uso da palavra apresentaram um retrospecto de suas atividades durante o ano, já desejando felicitações de Natal e Ano Novo aos munícipes. A sessão contou ainda com a presença do secretário de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente, Frederico Neves, que representou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). O secretário também apresentou um resumo de ações da pasta durante o ano e agradeceu em nome do prefeito a colaboração dos parlamentares por mais um ano de harmonia entre o legislativo e o executivo. Ao final foi servido um coquetel aos presentes, que ainda apreciaram a iluminação natalina na praça legislativa.

Ministério do Desenvolvimento Social quer apoio da população para evitar cortes no Bolsa Família Foto: Reprodução

Na madrugada de hoje (15), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disparou diversos emails para pedir ajuda na manutenção dos valores do programa social no Orçamento de 2016. Na correspondência eletrônica, o órgão federal lembra que o relatório do deputado Ricardo Barros (PP-PR) sugere corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família para 2016 - proposta que deve ser votada na Comissão Mista de Orçamento na próxima semana. “Mande um e-mail com a mensagem abaixo para os deputados dessa Comissão pedindo que votem contra o corte, que tiraria 23 milhões de pessoas do Programa. Não podemos deixar que os mais pobres paguem a conta”, alerta a pasta. O pedido apresenta um texto base para ser encaminhado aos membros da comissão e a lista de todos os parlamentares envolvidos na decisão. No texto, o governo defende que o corte tiraria 23 milhões de pessoas do Programa e colocaria em risco conquistas importantes do país.

Deputado federal mais votado em Brumado vota contra processo de cassação de Eduardo Cunha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado federal baiano Erivelton Santana (PSC), que foi o mais bem votado nas eleições 2014 em Brumado, com 3970 sufrágios, compareceu à sessão do Conselho de Ética nesta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, para ser contra o processo de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Santana e outros parlamentares, tentaram adiar a decisão sobre o andamento da matéria e foram derrotados. O também deputado baiano José Carlos Araújo (PSD), presidente do Conselho de Ética, optou por abrir uma decisão “democrática” durante a sessão para evitar novo adiamento da votação de admissibilidade do processo contra o peemedebista carioca. Após pedido de vista por um dos membros do grupo, Araújo decidiu que não tomaria uma decisão monocrática de encerrar a discussão e permitiu que o plenário votasse sobre a concessão de tempo para análise do novo relator, apresentado pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO) - o que transferiria a definição de admissibilidade para a sexta-feira (18). O presidente do Conselho passou a presidência ao seu vice, Sandro Alex (PPS-PR), para que pudesse votar em pedido de vista e discussão. As informações são do Bahia Notícias.

Pastor de Livramento de Nossa Senhora morre com suspeita de Calazar em Salvador Foto: Arquivo Pessoal

Um pastor que liderava as Assembleias de Deus no município de Livramento de Nossa Senhora morreu na manhã desta terça-feira (15), em Salvador, com suspeita de Calazar. Segundo informações obtidas pelo Bsite rumado Notícias, o pastor Jason Cardoso estava internado em um hospital da capital baiana com complicações de saúde. Informações ainda não confirmadas revelam que ele teria sido diagnosticado com leishmaniose visceral, conhecida como Calazar. O falecimento deixou muitas pessoas consternadas na cidade. O pastor tinha esposa e dois filhos adolescentes.

Brumado: Major rebate críticas e diz que vereador só aparece para pedir retirada de veículos irregulares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Jocevã Oliveira, rebateu em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (15) as críticas do vereador José Santos (PTC), o Santinho, que foram atribuídas à polícia. Durante discurso na câmara de vereadores, o parlamentar declarou que a companhia está sem comando, que os policiais temem fazer patrulhamento nos bairros periféricos e ainda preferem passear nas viaturas pelos bairros nobres do município. “Ele me ofendeu como policial e ofendeu muito mais a tropa ao dizer que somos covardes. No linguajar dele os bandidos são corajosos e os policiais são medrosos. Só queria saber em que time ele está jogando”, respondeu o comandante, denunciando o que do seu ponto de vista seria o real motivo da insatisfação do vereador com o comando. 

Brumado: Major rebate críticas e diz que vereador só aparece para pedir retirada de veículos irregulares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Ele é o único vereador que aparece aqui na companhia e quando aparece é acompanhado dos seus eleitores para pedir a retirada de veículos irregulares que foram apreendidos pelos soldados nas vias públicas. Acredito que ele tenha criado uma birra com a companhia por não cedermos a esse tipo de comportamento dele”, afirmou o Major. Segundo ele, ao invés de criticar o trabalho da polícia, o parlamentar deveria fazer valer o seu mandato apresentando projetos que colaborem com ações sociais. O Major também respondeu as afirmações de que as guarnições só passeiam pelo centro da cidade. “Ele está muito equivocado, pois as viaturas não passeiam, fazem patrulhamento, e nossos soldados são técnicos, se não teríamos um relatório gigantesco de embates da polícia com os bandidos. Ao invés disso, sem o embate, mas com a eficiência, fizemos a apreensão de 60 armas de fogo esse ano em Brumado. Ele precisa se informar melhor, ler mais os blogs de notícias do município, para ele ver que mesmo com as nossas limitações nossos soldados agem como verdadeiros heróis. Quando patrulhamos mais o centro da cidade é porque ali há a maior concentração de pessoas e é ali que os bandidos agem para cometerem seus delitos”, explicou Jocevã. 

Brumado: Major rebate críticas e diz que vereador só aparece para pedir retirada de veículos irregulares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar do pouco efetivo policial, o Major deixou claro que os soldados têm se desdobrado para trabalhar em prol da segurança local. “Queria que ele passasse apenas uma noite a bordo de uma viatura para que pudesse sentir na pele o que é o trabalho ostensivo de um policial militar. Assim, ao invés de fazer críticas infundadas, ele passasse a enxergar o sacrifício do ofício”. Ao final o comandante deu um alerta ao vereador. “Ele deu ousadia aos bandidos, se o objetivo era esse eu não sei, mas ele passou para a comunidade um retrato mentiroso de que os bandidos não temem a polícia daqui, quando na verdade, ao fazermos rondas nos bairros periféricos, os marginais logo se escondem temendo o policiamento. O senhor vereador e a comunidade brumadense podem ter a certeza de que nossa companhia é formada de homens corajosos que não medem esforços em trabalhar em prol da segurança pública da comunidade”, finalizou o comandante.

Mais de 40% dos usuários de planos de saúde estão insatisfeitos, diz pesquisa

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha apontou que 42% dos brasileiros classificam os serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde como péssimos, ruins ou regulares. “Isso mostra que a diferença entre os setores público e privado está cada vez menor e não por um melhora do primeiro, mas devido a uma piora da saúde suplementar”, avaliou Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), que solicitou a pesquisa. No geral, 17% dos entrevistados usuários do sistema suplementar responderam estar aguardando do plano de saúde autorização para a realização de um atendimento. Desses, 52% esperam por uma consulta; 24%, cirurgias, 23%, exames e 1% por outros procedimentos. O tempo de espera é, para a maioria dos casos (63%), de até um mês. “O pior é que, muitas vezes, as demoras e dificuldades são planejadas para que o paciente seja obrigado a procurar o SUS”, afirmou Vital. A falta de acesso a medicamentos foi o ponto mais criticado pelos entrevistados: 30% deram nota de zero a quatro para este item. Já 27% dos usuários criticaram os valores das mensalidades. O reembolso de gastos com consultas, procedimentos e exames foi criticado por 19% dos entrevistados. A recusa do plano para liberar procedimentos recebeu nota negativa de 15%. Os itens melhor avaliados foram a qualidade das instalações dos locais de atendimento, quantidade de médicos, qualidade no atendimento de emergência, quantidade de hospitais, clínicas e laboratórios e quantidade de profissionais de saúde.

Câmara Municipal de Brumado disponibiliza áudio da sessão legislativa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio. 

Conquista: Comandante da PM de Brumado e delegado participaram da Meia Maratona Olivia Run Foto: Divulgação

No último domingo (13), mais de 400 atletas participaram da 1ª Meia Maratona Olivia Run Super Herói Haley em Vitória da Conquista. A corrida, composta por distâncias de 5, 10 e 21 km, contou com presenças ilustres, como o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Jocevã Oliveira, e o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, Cláudio Marques. Debaixo de um sol forte, os dois fizeram o percurso mais longo. O pódio foi formado pelos seguintes competidores: Gilmar Guimarães (5 km), Vanderlan Santos (10 km) e Edilson Marinho (21 km).

Caetité: Quadrilha de roubo de moto e assalto a estabelecimentos comerciais é desarticulada

Uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas e assaltos a estabelecimentos comerciais que atuava em Caetité e na zona rural da cidade foi desarticulada pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar no último domingo (13). Segundo informações da polícia, os assaltantes foram presos depois de roubarem uma pastelaria. Os policiais detiveram dois suspeitos em uma oficina a partir de descrições fornecidas pelas vítimas do assalto. A dupla estava com um revólver calibre 32. Dando continuidade a operação, a guarnição localizou mais três elementos. Com eles foi apreendida uma motocicleta roubada. Além disso, outra moto roubada foi encontrada em um matagal. Os acusados, a arma apreendida e as motos roubadas foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité. Eles vão responder por roubo à mão armada e organização criminosa.

Brumado: Atividades do Programa de Integração AABB Comunidade são encerradas Foto: Divulgação

Em parceria com o Programa AABB Comunidade, a Secretaria de Educação de Brumado trabalhou neste ano com a proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação foi efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde, higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Na última quinta-feira (10), aconteceu no Salão de Festas da AABB de Brumado o encerramento das atividades do programa. O evento contou com apresentações dos alunos e educadores. A Secretária de Educação do Município, Acácia Gondim, parabenizou toda a equipe envolvida no evento e ressaltou que o Programa AABB Comunidade vem crescendo a cada ano e em 2016 promete ser ainda melhor.

Bolsa Família vai complementar a renda de 14 milhões de famílias neste mês Foto: Ana Nascimento/MDS

Desde a última quinta-feira (10), quase 14 milhões de famílias brasileiras começaram a ter sua renda complementada com o pagamento do Bolsa Família. Até o próximo dia 23, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar R$ 2,3 bilhões aos beneficiários do programa. Como em todo mês de dezembro, o calendário de pagamento é antecipado, para que termine antes da véspera de Natal. Para saber o dia em que o recurso estará disponível para saque, o beneficiário precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no seu cartão. Para cada final, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família poderá fazer a retirada do dinheiro. O valor fica disponível para saque por 90 dias. O beneficiário deve estar atento ao seu extrato, que traz a próxima data de saque. Além disso, ele pode também consultar o calendário pelo aplicativo Bolsa Família para smartphones (telefones celulares com acesso à internet), que é gratuito. Na Bahia, neste mês de dezembro, serão beneficiadas 1.797.610 famílias - o equivalente a um investimento de R$ 295.855.438.00.

Homem é brutalmente assassinado dentro de casa em Livramento de Nossa Senhora Foto: Reprodução/WhatsApp

Um homem de 57 anos foi assassinado a tiros dentro de casa na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (15). Segundo informações da polícia, Edson Machado Ribeiro, conhecido como Edson do PT, foi encontrado ensanguentado e somente de cueca. Vizinhos disseram ter ouvido pelo menos dez disparos durante a madrugada. A polícia acredita que a vítima tenha sido surpreendida pelos criminosos enquanto estava dormindo. Peritos preservaram a cena do crime e o caso está sendo investigado. Edson era militando do Partido dos Trabalhadores e uma pessoa bastante conhecida na cidade. Amigos mais próximos acham que ele tenha sido morto por engano. Este é o segundo homicídio registrado em Livramento em menos de vinte dias.

Dois ministros são alvos da Operação Catilinárias da Polícia Federal Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Agentes da Polícia Federal estiveram, na manhã desta terça-feira (15), nas residências oficiais dos ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB). Os dois são alvos de mandados de busca e apreensão da Operação Catilinárias, que visa evitar a destruição de provas de sete processos instaurados a partir da Lava Jato. Nesta manhã, a PF também esteve na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA). A ação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em oito estados: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo a Folha de S. Paulo, embora não seja alvo direto de um mandado de busca, o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) também é objeto desta operação. Um dos inquéritos investigados nesta fase é o dele. As buscas ocorrem em endereços funcionais de investigados, sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos com o objetivo de “evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados". De acordo com a PF, também foi autorizada apreensão de bens "que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa”.

Vereador faz duras críticas à polícia militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O clima de recesso das sessões legislativas em Brumado foi quebrado com o pronunciamento do vereador José Santos (PTC), o Santinho, que subiu o tom da voz e fez duras críticas à polícia militar no município. O parlamentar também não poupou o Estado, que em suas colocações desprezou a segurança na cidade. Santinho afirmou que os soldados preferem “passear” de viatura pelos bairros centralizados, abandonando as periferias. “Aqui não está faltando efetivo policial, mas sim a vontade de enfrentar o inimigo, pois para mim está claro que falta coragem para a grande maioria dos policiais. Não se vê as viaturas fazendo ronda nos bairros periféricos, pois a maioria dos policiais prefere ficar passeando de viatura nos bairros nobres da cidade”, disparou o vereador ao site Brumado Notícias.

Vereador faz duras críticas à polícia militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo o parlamentar, falta comando e vontade de agir da polícia no município. “Brumado não pode ficar assistindo a esse filme de terror que está sendo protagonizado pelos criminosos que agem como se aqui fosse uma terra sem lei”, reiterou ele, alegando não ter medo da polícia. “Muitos policiais não gostam de mim porque sabem que eu não tenho papas na língua”, concluiu José Santos. Em entrevista coletiva, o vereador reafirmou as críticas e acrescentou que alguns policiais desabafaram que está faltando comando na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar. “Estão com saudade dos comandos anteriores”, asseverou Santinho.

Agência Móvel da Coelba atende em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado recebe esta semana, na terça (15), quarta (16) e quinta-feira (17), uma Agência Móvel da Coelba, especialmente montada para levar até os consumidores os serviços da concessionária. A unidade de atendimento ficará estacionada na Avenida Doutor Guilherme Dias, 442, no Ginásio Industrial. O atendimento será realizado de 8h às 16h. No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis têm o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar a concessionária da comunidade.

Operação Lava Jato: Polícia Federal faz buscas nas casas de Eduardo Cunha em Brasília e no Rio Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é alvo de nova ação da Operação Lava Jato. Segundo a Folha de S. Paulo, a operação deflagrada na manhã desta terça-feira (15) cumpre mandado de busca e apreensão na residência oficial do parlamentar, que é alvo de dois inquéritos sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Cunha mora na Península dos Ministros, em Brasília, e sua casa amanheceu cercada por viaturas da polícia. De acordo com a publicação, a nova fase se chama Catilinárias e se restringe a autoridades políticas com foro privilegiado, mas até agora não houve nenhuma prisão. 

Operação Lava Jato: Polícia Federal faz buscas nas casas de Eduardo Cunha em Brasília e no Rio Foto: Reprodução/TV Globo

A ação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e teve aval do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Os agentes da PF também cumprem mandados de busca e apreensão no condomínio de Cunha no Rio de Janeiro e nas casas do deputado Aníbal Gomes (PMDB-AL) e do senador Edson Lobão (PMDB)-MA). Os dois também são investigados por envolvimento no esquema de desvios. Cunha já foi denunciado pela PGR pelo suposto recebimento de propina, mas o STF ainda não acolheu o processo. Logo, o presidente da Câmara não é oficialmente considerado réu.

Na falta de larvicida, agentes de endemias utilizam peixe para combater a dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há meses o município de Brumado não recebe o larvicida para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e da chikungunya. Desde então, o índice de proliferação do mosquito subiu, o que preocupa a Vigilância Epidemiológica (Vigep). Dentre os locais mais afetados estão os bairros São Félix, Malhada Branca, São Sebastião, Apertado do Morro, Urbis II e III, Residencial Bom Jesus, Cidade das Esmeraldas e Irmã Dulce. Nessas localidades os agentes de endemias Genivaldo Rocha da Silva e Valdir de Freitas Santos estão utilizando uma espécie de peixe conhecido no agreste do Pernambuco como Guppy para combater o mosquito. É um peixe pequeno, que se alimenta de 100% das larvas que surgem nos reservatórios. Ele também é conhecido como “chupa pedra” por trabalhar limpando as bordas das caixas de alvenaria, comendo qualquer substância orgânica que encontrar pela frente. O peixe é forte e resiste a água clorada e com baixa salinidade, além de se reproduzir rápido - uma fêmea pode produzir até 100 filhotes por mês, segundo dados coletados pelos agentes. 

Na falta de larvicida, agentes de endemias utilizam peixe para combater a dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Valdir, que fez a primeira captura de 26 peixes há seis anos, disse ao site Brumado Notícias que já distribuiu vários filhotes na região. “Sempre que fazemos a entrega incentivamos os moradores que tão logo percebam que os peixes deram cria passem para seus vizinhos. Desta forma todos se tornam agentes multiplicadores no combate ao mosquito”, afirmou o agente de endemias. Segundo Genivaldo Rocha, supervisor dos agentes de endemias na região, foram detectadas mais de 900 larvas do mosquito na localidade durante o ano. O supervisor apresentou um lote com mais de 170 amostras coletadas no último mês. “Se a comunidade não participar, não vamos conseguir vencer esse mosquito. O peixinho vai ajudar e muito, mas para isso os moradores precisam colaborar com as nossas ações. Sem a mobilização popular e do poder público, o mosquito conseguirá fazer muitas vítimas em nossa cidade”, pontuou o agente supervisor.

Fies: 70% das vagas em 2016 serão para áreas de saúde, engenharia e licenciatura

O Ministério da Educação definiu que, do total de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) previstas para o primeiro semestre do ano que vem, 70% irão para os cursos considerados pela pasta como prioritários: saúde, engenharia e de formação de professores. Do total de vagas para cada microrregião, 45% destinam-se a cursos da área de saúde, 35% aos de engenharia e 20% aos de licenciatura, pedagogia e normal superior. Dos cursos reservados para a área de saúde, 35% das vagas são para medicina. Das vagas reservadas para a área de licenciatura, 25% serão destinados aos cursos de física, química e língua estrangeira; 25% aos de sociologia, artes e filosofia; 15% aos de geografia, história e educação física; 15% aos de matemática, biologia e português; 15% aos de pedagogia e normal superior e 5% às demais licenciaturas. A norma está em portaria publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.

IBGE: Brasil tem mais de 3 milhões de crianças trabalhando Foto: Impacto Granja

A campanha “Trabalho Infantil - você não vê, mas existe” foi lançada hoje (14) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para combater a exploração de meninos e meninas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3 milhões de crianças, entre 5 e 7 anos de idade, trabalham no Brasil - outros 70 mil têm, no máximo, 9 anos. Além de receberem baixos salários, uma em cada quatro crianças deixa a escola e muitas trabalham em condições degradantes. Em cinco anos, foram registrados mais de 12 mil acidentes de trabalho envolvendo menores. As principais formas de trabalho infantil são o trabalho escravo; a exploração sexual; a destinação para atividades ilícitas, como tráfico de drogas, e trabalhos que oferecem risco à saúde - no lixo, nas pedreiras, no carvão e nas indústrias do tabaco. Do total de crianças exploradas, pouco mais da metade está na zona urbana. Dessas, 61% não recebem salário fixo e 90% sofrem prejuízos escolares.

Arquivo