Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Flamengo de Guanambi poderá realizar jogos do Campeonato Baiano no Estádio Gilberto Cardoso Foto: Divulgação

Na manhã de ontem (16), o presidente do Flamengo de Guanambi, Lucas Carvalho, e o diretor de futebol da agremiação, Armando Filho, acompanhados do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), visitou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). No encontro foi discutida a possibilidade de o Estádio Gilberto Cardoso servir para o time de Guanambi mandar os seus jogos na disputa do Baianão 2016, já que o estádio da cidade está sendo reformado. Após a reunião com o prefeito, foi feita uma visita ao Estádio Gilbertão. No local, a comitiva elogiou os equipamentos e a estrutura do estádio. O prefeito Aguiberto analisou a solicitação do presidente do clube e se predispôs a fazer todos os esforços para que a mesma seja atendida. O gestor brumadense, porém, solicitou que os dirigentes façam uma planilha orçamentária para ver a viabilidade financeira da parceria. Caso o acordo seja fechado, será feito uma vistoria por parte da Federação Baiana de Futebol para dar o aval final.

BA-148: Caminhão tomba na Serra das Almas e homem é detido acusado de saquear a carga Foto: Reprodução/WhatsApp

Um caminhão baú carregado com sacas de arroz tombou na BA-148, na Serra das Almas, no trecho entre Livramento de Nossa e Rio de Contas, onde é comum serem registrados acidentes devido à quantidade de curvas. A ocorrência de hoje (16) não teve vítima fatais. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista e o ajudante sofreram apenas ferimentos leves. Eles foram conduzidos ao hospital municipal de Livramento. A polícia rodoviária estadual esteve no local e um homem foi detido por tentar saquear a carga. O acusado foi apresentado na delegacia. A mercadoria seria entregue em Livramento. O caminhão caiu de uma ribanceira de pelo menos 15 metros de altura.

Defensores públicos serão designados para cidade de Brumado

A cidade de Brumado finalmente receberá novos defensores públicos. Os profissionais tomaram posse em junho e estavam sendo capacitados desde então. Além do município, as cidades de Amargosa, Barreiras, Eunápolis, Irecê, Guanambi, Paulo Afonso, Serrinha e Valença também serão contempladas com novos defensores. Na última quinta-feira (15), o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, reuniu-se com os novos membros da Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE para conversar sobre as comarcas no interior do Estado onde eles passarão a atender aos cidadãos. A Portaria será publicada hoje (16), no Diário Oficial do Estado. A cidade de Brumado está sem defensor desde que a unidade da DPE havia sido fechada.

Brumado volta a registrar 40°C e fim de semana será de muito calor e baixa umidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelo segundo dia consecutivo, os termômetros registraram sensação térmica de 40°C no município de Brumado, no período entre o meio dia e às 15h. Com as altas temperaturas, a caatinga cinzenta marca o cenário do horizonte no município, que também registra baixa umidade relativa do ar, que está em 38%. Os serviços de meteorologia apontam que o final de semana continuará muito quente na cidade, com temperaturas entre mínima de 19°C e máxima de 36°C.

Homem é baleado ao tentar entregar drogas aos presos na custódia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com várias passagens pela polícia, o popular Marquinhos Pesão foi baleado no início da tarde desta sexta-feira (16) ao tentar passar drogas para os presos custodiados na delegacia de Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o acusado havia arremessado um pacote contendo maconha, cocaína e celulares no teto da cadeia, mas foi flagrado por um policial civil, que deu voz de prisão ao mesmo. O indivíduo ignorou o aviso e fugiu, momento em que o policial efetuou um disparo de advertência. Como o elemento não obedeceu, foi efetuado outro disparo que o atingiu na perna. 

Homem é baleado ao tentar entregar drogas aos presos na custódia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O acusado recebeu os primeiros socorros do Samu 192 no local e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto para retirada do projetil. Após o ocorrido, um esquadrão da polícia militar entrou na custódia para realizar vistoria no intuito de encontrar drogas e possíveis equipamentos para fuga.

Qualifica Bahia realiza curso de informática para jovens com deficiência na Câmara de Brumado Foto: Divulgação

Através do Programa Qualifica Bahia, um curso de informática básica está sendo ministrado no Infocentro da Câmara de Vereadores de Brumado.  Vinte alunos da rede municipal que residem na zona rural e urbana e que têm algum tipo de deficiência estão sendo contemplados com as aulas. O vereador Édio Pereira (PCdoB), viabilizou o curso, que, segundo ele, visa à necessidade de qualificação das pessoas com algum tipo de deficiência a fim de que possam buscar a inclusão no mercado de trabalho. O Programa Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado da Bahia, realizada através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, com o objetivo de promover a qualificação social e profissional. O público do programa são os trabalhadores e trabalhadoras que buscam colocação no mercado de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional, tendo prioridade de atendimento às populações socialmente vulneráveis do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, entre outros.

Primeira semana de greve dos servidores de Brumado é encerrada com caminhada, apitaços e vuvuzelas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dia após promover a simbólica lavagem da calçada da prefeitura de Brumado, professores e servidores públicos do município encerraram a primeira semana de manifestações com uma caminhada acompanhada de apitaços e vuvuzelas. Os grevistas voltaram a se concentrar na manhã de hoje (16), na entrada da prefeitura, de onde partiram em passeata pelo centro da cidade. Como as sextas-feiras é dia de maior movimentação no município por conta da feira livre, foram registrados pontos de engarrafamento nas principais avenidas do corredor comercial. Os grevistas mantêm a paralisação das atividades por tempo indeterminado e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e sua assessoria ainda não se posicionaram a fim de convocar os sindicatos para uma nova mesa de negociações.

68% dos baianos são favoráveis ao impeachment da presidente Foto: Reprodução

A maioria dos baianos é desfavorável ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O resultado foi mostrado em um estudo feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com o levantamento, 68% dos baianos são favoráveis ao impedimento da presidente, 0,3% a menos do que foi registrado em julho. De acordo com publicação da coluna Satélite, do jornal Correio, outros 23,7% são contrários ao impeachment da petista. O levantamento foi feito entre os dias 9 e 14 desse mês de outubro.

Brumado: Greves provocam queda de 6% nas vendas do comércio no período do dia das crianças Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Com os produtos inflacionados e a crise financeira que se instalou no país, os comerciantes do município de Brumado sentem uma queda significativa nas vendas. Apesar do cenário negativo, os comerciantes esperavam um aquecimento nas vendas no período do dia das crianças. No entanto, com as greves dos bancários e dos professores e servidores públicos do município, o dinheiro deixou de circular no comércio local. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi registrada uma queda de 6% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com a porcentagem negativa, o presidente da CDL, Bruno Pitombo, declarou que a média foi abaixo da estimativa de 20% estipulada pela entidade. “Tivemos uma boa movimentação de calçada, pois os lojistas destacaram que os clientes, na sua maioria, apenas apreciavam as mercadorias a distância”, disse Pitombo ao site Brumado Notícias. O dirigente apontou uma série de fatores para os números negativos, entre os quais a ocorrência das greves, mas declarou que o órgão dará início a uma série de campanhas visando atrair os consumidores para as lojas nos próximos meses.
Pesquisa aponta que Aécio venceria Lula ou Wagner em disputa para presidência na Bahia Foto: Reprodução

De acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, o senador Aécio Neves (PSDB) levaria a melhor em uma amostra que o coloca contra o ex-presidente Lula ou até mesmo contra o ex-governador do estado, Jaques Wagner, na Bahia. No estado, a presidente Dilma Rousseff (PT) teve ampla vantagem contra Aécio no ano passado, porém, se a eleição fosse hoje, o cenário seria bem diferente. Segundo publicação da coluna Satélite, do jornal Correio, Aécio tem 30,4%, contra 27,5% de Lula. Se o adversário fosse Wagner, o tucano apresentaria 32,6% e o petista, hoje ministro da Casa Civil, teria 20,3%, atrás de Marina Silva (Rede), que aparece em segundo lugar com 21,5%. O instituto ouviu 1.325 eleitores em 70 cidades baianas e mediu também a rejeição dos baianos aos eventuais candidatos. Cerca de 48% não votaria em Lula, 36,4% não votaria em Marina e Aécio tem rejeição de 29,2%.

Brumado: Gincana da Monteiro Lobato apresentará a África Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite desta sexta-feira (16) será realizada a gincana interna do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML), em Brumado. A direção e o corpo docente deram às equipes formadas pelos alunos a missão de pesquisar e apresentar a África, sua cultura, crenças e raízes. Na manhã de hoje, as equipe iniciaram a gincana com a apresentação dos temas. As avaliações de desempenho só serão computadas a partir das 19h, na quadra de eventos do CEML, localizada na Rua Aureliano de Carvalho.

Brumado: Acusada de ter envenenado a própria filha será julgada na segunda (19) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 19, às 8h20, será realizado o julgamento de Soliene Bastos dos Santos, acusada de tentativa de homicídio duplamente qualificado. O crime aconteceu no dia 3 de agosto de 2013, por volta de 19h, na residência da acusada, em Brumado. Soliene teria misturado o veneno conhecido como “chumbinho” ao iogurte e dado à filha de três anos de idade na época. O júri será presidido pelo juiz da vara crime de Brumado.

Governo Federal: Rombo nas contas já pode ter chegado a R$ 60 bilhões em 2015 Foto: Reprodução

O rombo nas contas do governo Dilma Rousseff (PT) pode ser superior a R$ 60 bilhões, cerca de 1% do PIB. Diante do cenário, a União pretende economizar 0,10% do PIB - R$ 5,8 bilhões, mas já havia a expectativa de um déficit de até R$ 20,6 bilhões. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o rombo maior seria causado por uma frustração de receitas e pelo pagamento de todas as dívidas do governo com bancos públicos, as chamadas pedaladas fiscais, para eliminar o risco de ser punido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que reprovou o atraso nesses repasses. A opção por um déficit maior neste ano também seguiria a estratégia de priorizar a obtenção de um superávit no próximo ano, já que, para 2015, praticamente não há mais chances de cumprir a economia prometida. Caso decida propor um rombo maior neste ano, o governo assumirá o compromisso de fazer o que for possível para cumprir o superávit de 2016 - de 0,7% do PIB.

Brumado: Curso de Direito da Uneb promove 2ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano

Em Brumado, o curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia - Uneb comunica que nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 8h, será realizada a 2ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano. Estudiosos da área e interessados podem participar do evento, apoiando a iniciativa que é de sua importância para os acadêmicos do sertão baiano. Os interessados devem se inscrever pelo blog jornadajuridicadosertao.blogspot.com.br, através do preenchimento da ficha de inscrição. A organização solicita apenas a doação de dois quilos de alimentos que deverão ser entregues no dia do evento, no momento do credenciamento. A jornada terá carga horária de 16 horas e cada mini-curso de 2 horas. Durante o evento, haverá espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos de alunos e demais interessados, conforme regras contidas no edital disponibilizado no blog.

Porto do Malhado: Comissão da Fiol acredita em viabilidade de operações Foto: Camila Queiroz

A Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, sob o comando da presidente do colegiado, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), se reuniram com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, na manhã da última quarta-feira (14) para tratar das novas perspectivas de viabilização da Fiol com a sua integração no Porto do Malhado, em Ilhéus. Segundo o secretário, antes da implantação do Porto Sul, o Porto do Malhado se apresenta como uma alternativa para auxiliar no processo de escoamento de cargas que serão transportadas pela Fiol. Para a viabilização do porto, o governo pretende, até o primeiro trimestre de 2016, começar um processo de concessão ou de uma Parceria Público Privada (PPP), não sendo descartada a possibilidade do investimento ser realizado através de recursos do Estado. O investimento de R$ 150 milhões contempla a implantação de uma via expressa ligando o terminal até o sistema rodoviário do entorno de Ilhéus, visando garantir boa acessibilidade ao porto, bem como obras de dragagem e recuperação dos berços, ampliando a capacidade de 10 m para 12 m. Com as intervenções, o porto terá a capacidade de escoamento de cerca de 5 milhões de toneladas/ano. A obra tem previsão para início em 2016 com conclusão em 24 meses.

Deputado Luciano Ribeiro apresenta proposições na Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Giselle Quintão

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Proposição de Emenda à Constituição do Estado da Bahia para que, assim como acontece na esfera Federal, a prerrogativa de julgar as contas prestadas pelo Governador de Estado e pelo Prefeito Municipal assista somente à Assembleia Legislativa e à Câmara de Vereadores, respectivamente, mediante parecer prévio do Tribunal de Contas, a quem incumbe exercer auxílio meramente técnico-jurídico. Para o deputado, desta forma será preservada a competência do Poder Legislativo para julgar as contas do Chefe do Executivo. “Já que temos o Congresso Nacional responsável pelo julgamento das contas prestadas pelo Presidente da República e não o Tribunal de Contas da União, desta forma, o julgamento das contas dos governadores caberá à Assembleia Legislativa e a dos prefeitos às Câmaras de Vereadores”, ressaltou ele. Ribeiro também apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a regulamentação do processo administrativo para julgamento de autuações e penalidades impostas por infrações de trânsito na Bahia. A proposição possibilita aos proprietários de veículos infratores o direito de tomar conhecimento das decisões proferidas pelas autoridades de trânsito e instâncias recursais dos órgãos julgadores, garantindo a eles o direito a ampla defesa e ao contraditório. Por fim, a suspensão da vistoria obrigatória para o licenciamento de veículos foi mais uma vitória da bancada de oposição que beneficia todos os condutores automotivos baianos.

Brumado: Moradores solicitam da prefeitura retirada de amendoeira cinquentenária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Meio século já se passou desde que uma grande amendoeira foi plantada na Travessa Moreira, no Bairro das Flores, em Brumado. Muito embora sua beleza e boa sombra agradem os moradores e comerciantes na localidade, a árvore cinquentenária vem se tornado uma vizinha indesejável nos últimos anos por conta de suas raízes, que tem invadido e afetado a estrutura dos imóveis, bem como das tubulações de água e esgoto na região. Os moradores disseram ao site Brumado Notícias que não queriam derrubar a árvore, mas infelizmente a mesma tem afetado as paredes das residências. Segundo os moradores, devido as suas longas raízes, que já passam dos trinta metros, costumam aparecer imensas valas nas ruas, principalmente em períodos de chuva. Os populares relataram que uma empresa que presta serviços terceirizados de limpeza para a prefeitura esteve no local e com a autorização da secretaria de meio ambiente realizará a retirada da árvore. “Vamos sentir muita falta dessa amendoeira, mas infelizmente é um mal que se faz necessário para nossa própria segurança”, disse um antigo morador da via.

Alta no álcool reflete no preço do açúcar e do arroz em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O aumento no preço dos combustíveis, principalmente no álcool, acabou inflacionando também alguns alimentos. Durante esta semana os brumadenses puderam constatar a alta no quilo do açúcar, que teve seu valor reajustado tanto na feira livre, quanto nas prateleiras da maioria dos supermercados. O açúcar passou de R$ 1,49 para R$ 1,99. Os comerciantes informaram ao site Brumado Notícias que nos últimos 15 dias houve três aumentos significativos no produto, que foi inflacionado em 50%, porém foram repassados apenas 35% ao consumidor final. Além do açúcar, outro item importante da cesta básica, o arroz, também está entre os campeões da inflação - o consumidor passou a pagar R$ 2,30 no quilo do grão. “Parece que regressamos para o período da inflação, pois toda vez que vamos renovar o estoque os fornecedores já apresentam um novo valor nas mercadorias”, disse um cerealista.

Brumado: Castilho Viana diz que a não realização do vestibular do curso de Direito é mais um 'tapa na cara' da população Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sessão legislativa, o vereador Castilho Viana (PSB) colocou a culpa no Partido dos Trabalhadores (PT) pela não realização do vestibular do curso de Direito. O parlamentar se posicionou sobre o caso após a Uneb anunciar que em 2016 o Campus XX, em Brumado, não irá realizar o processo seletivo referente ao curso. “Diante de tantas notícias negativas que recebemos em nossa cidade desde que o governador Rui Costa (PT) assumiu a Bahia, agora recebemos mais este tapa na cara”, afirmou o vereador. Castilho destacou ainda que a não realização do vestibular do curso de Direito na cidade é um prejuízo enorme a todos os jovens que sonham ingressar em uma universidade. Por fim, o parlamentar chamou a atenção para o fato de que com a disponibilidade do curso no município os estudantes não precisavam se deslocar para outras cidades, nem tampouco correr risco nas estradas. “Já estamos cansados de promessas para o futuro e a cada mês só estamos perdendo o pouco que temos”, finalizou o vereador.

Brumado: Leilão beneficente acontece no dia 31, na Fazenda Lagoa do Jurema Foto: Divulgação

No próximo dia 31, a partir das 20h, acontece na Fazenda Lagoa do Jurema, localizada próximo da comunidade de Terra Vermelha, em Brumado, um leilão beneficente. Toda renda arrecadada no evento será revertida para o tratamento de saúde de uma moradora do Bairro Dr. Juracy, de nome Nilzete, que está perdendo a visão e precisa fazer uma cirurgia de urgência. A família é humilde e não condições de pagar o tratamento. Os interessados em contribuir com o leilão ou com o tratamento podem entrar em contato através do telefone (77) 99821-1931.

Comunidades rurais de Brumado serão beneficias com poços Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

Em audiência realizada com o diretor da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) conseguiram autorização para as instalações de poços em comunidades rurais de Brumado. Os poços vão beneficiar as comunidades de Agrestinho, Baixão, Caatinga Grande, Lagoa do Mato, Pedra do Mocó, Gameleira, Capote e Campo Largo. Após a instalação, programada para novembro, o próximo passo será a construção do sistema que levará água às residências. Além destas localidades, os moradores das regiões de Angico Imbé e Sítio São José também serão beneficiados por obras já aprovadas junto a CERB, que serão executadas nos próximos meses.

Bahia tem maior número de homicídios do país Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A região com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes do país é o Nordeste (33,76), seguida da Região Norte (31,09) e do Centro-Oeste (26,26). As regiões Sudeste e Sul apresentam taxas menores, 16,91 e 14,36, respectivamente. No Nordeste, o estado com a maior taxa por grupo de 100 mil habitantes é o Ceará, com 46,9 homicídios, equivalente a 4.144 mortes, seguido de Sergipe (45 assassinatos por 100 mil habitantes). Os dados, de 2014, estão no relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. No estado do Ceará, as maiores taxas de homicídios dolosos são registradas nas cidades de Fortaleza (72,7), Maracanaú (73,7) e Caucaia (65,8), na região metropolitana. De acordo com o jornal Correio, em números absolutos, o estado que registrou o maior número de assassinatos em 2014 foi a Bahia, com 5.450 (36 por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Rio de Janeiro (4.610) e São Paulo (4.294), com taxas de 28 e 9,8 por grupos de 100 mil habitantes. No ranking absoluto, o Ceará aparece em quarto lugar. Santa Catarina, com 587 mortes, registra a menor taxa do país (8,7 homicídios por 100 mil habitantes). “Para se ter uma noção comparativa no âmbito internacional sobre essa taxa, países com históricos de guerra civil, como o Congo (30,8), e com altas taxas de homicídio associadas ao narcotráfico, como a Colômbia (33,4), possuem taxas menores que as do Nordeste brasileiro”, informa o relatório.

Brumado: Feijoada Entrevip acontece dia 31 de outubro

Neste mês de outubro, no dia 31, acontece na AABB, em Brumado, a Feijoada Entrevip, uma realização da Revista Entrevip. Serão nove horas de festa open bar! Muita gente bonita, ambiente agradável, estrutura aconchegante e muita organização são a marca registrada do evento. Neste ano, a festa será animada pelas seguintes atrações: pelo cantor Pablo Moraes, pelo sertanejo universitário Yurisá e pelo ex Abadaba Betão.  Mesmo estando apenas em sua segunda edição, a Feijoada Entrevip já é sucesso na região. Não fique de fora. O segundo lote de ingressos é limitado por apenas R$ 120,00. Garanta logo o seu em um dos pontos de vendas credenciados.

Caixa Econômica Federal lidera ranking de reclamações de clientes pelo terceiro mês seguido Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Caixa Econômica Federal lidera, pelo terceiro mês seguido, o ranking de reclamações de clientes bancários. Em setembro, o Banco Central (BC) recebeu 842 reclamações contra a instituição consideradas procedentes. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. No caso da Caixa, o índice ficou em 10,88. Em seguida, vem o Bradesco, com índice em 9,28. Em terceiro lugar ficou o Itaú, com 7,69. No ranking estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes. A maioria das reclamações registradas em setembro foi relacionada à restrição de portabilidade de operações de crédito consignado, com 435 casos considerados procedentes. Em seguida estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (411 casos). Em terceiro lugar ficaram as queixas relativas a débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 293 situações. As informações são da Agência Brasil.

Arquivo