Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

TJ-BA nega recurso impetrado por vereadores sobre eleição da mesa diretora do legislativo de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em dezembro de 2014, a eleição da mesa diretora apresentou momentos de conflito com relação ao entendimento do regimento Interno da Câmara de Vereadores de Brumado. Na época, a chapa composta pelos vereadores Castilho Viana (PSB), José Carlos dos Reis (PDT) e José Ribeiro Neves (PT) não aceitava a reeleição alegando que contrariava o disposto nas leis municipais. Não satisfeitos com o resultado do pleito que reconduziu a chapa a sua reeleição, os vereadores entraram com agravo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) solicitando indeferimento da eleição. O Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá negou provimento ao agravo declarando que em momento algum houve desatendimento ou fraude aos textos legislativos. O Ministério Público também constatou que a documentação apresentada pelos agravantes estava desatualizada, tornando insubsistente a alegação. O presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo (PSL), ficou satisfeito com a decisão, visto que dá como encerrada uma disputa que já teve seu final no mês de dezembro de 2014. “A mesa diretora vem trabalhando com o propósito de estar cada vez mais integrada com a população, buscando a realização de ações que visem sempre o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade, ofertando uma vida de melhor qualidade a todos os brumadenses”, pontuou ele.

Prêmios da 17ª Corrida Ecológica são divulgados pela organização do evento

A premiação oficial da 17ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas foi divulgada pela organização do evento. Nesta edição, os ganhadores vão receber R$ 11 mil em dinheiro; troféu para os atletas que chegarem do primeiro ao quinto lugar em todas as categorias; e medalhas de participação para todos os inscritos. A competição é válida pelo ranking nacional de ciclismo, além de ser fiscalizada pela Federação Baiana de Ciclismo. Neste ano, não haverá inscrições no dia do evento, por isso inscreva-se já pelo site oficial www.corridaecologica.com.br. Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas: mais que uma disputa, uma grande emoção!

Vitória da Conquista: Padrasto joga óleo quente em enteada grávida de 3 meses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um crime bárbaro chocou a comunidade de Vitória da Conquista no último fim de semana. Na cidade, uma adolescente de 16 anos, grávida de três meses, foi queimada com óleo quente pelo padrasto. O crime aconteceu dentro de casa. O Conselho Tutelar tomou conhecimento do caso após a jovem dar entrada em um hospital com queimaduras nas pernas e na barriga. O órgão denunciou o crime à polícia, que intimou o homem, cujo nome não foi divulgado. Ele deve comparecer na delegacia para ser ouvido hoje (23). Segundo a mãe da jovem, ela estava na cozinha fritando carne quando foi surpreendida pelo padrasto. Ao G1, a delegada Decimária Cardoso disse que a menor foi liberada da unidade de saúde na terça-feira (21), dois dias após a agressão. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o crime. A adolescente também deve prestar depoimento nesta quinta-feira. A mãe da jovem prestou queixa e foi levada até a unidade policial para fazer a ocorrência por membros do Conselho Tutelar.

Brumado: Praça da Ciência deve receber aparelhos em agosto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Bahia é o estado pioneiro do projeto Praça da Ciência, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI-BA). Trata-se da implantação de equipamentos públicos para que a juventude possa ter acesso a experiências científicas de maneira lúdica, com brinquedos educativos. São aparelhos de apresentação e iniciação científica. O objetivo é popularizar a ciência e inserir os jovens nesse mundo. A proposta do governo é que 40 praças sejam instaladas no estado. A iniciativa prevê ainda a instalação de equipamentos educativos nos espaços cedidos pelas prefeituras, entre os quais conchas; bicicleta geradora; harpa; alavanca; gangorra de comprimentos diferentes; cadeira giratória; balanços de comprimentos diferentes e basquete giratório. As prefeituras de Macaúbas, Juazeiro, Muritiba, Ubatã, Santa Luz e Brumado são algumas das que já assinaram convênio para instalação dos equipamentos. 

Brumado: Praça da Ciência deve receber aparelhos em agosto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o espaço cedido é o da Praça Manoelita Gama, que faz entroncamento entre as Avenidas Mestre Eufrásio, Otávio Mangabeira e João Paulo I. As bases já foram montadas desde o início do ano e, a princípio, os aparelhos serão instalados na primeira quinzena de março. No entanto, houve entraves na programação do estado por conta da liberação orçamentária do governo, que ocorreu no mesmo período, e por isso o programa foi adiado. Segundo informações do setor de infraestrutura local, foi elaborada uma nova programação pelo governo estadual e os equipamentos devem chegar a Brumado no mês de agosto.

Brumado: Prédio do Shopping Áppio passa por reforma para abrigar o Campus XX da Uneb Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma grande reforma está sendo realizada no prédio do antigo Shopping Áppio, em Brumado, o qual dará lugar para o Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As galerias que antes serviam para lojas comerciais estão sendo transformadas em salas de aula e na sala administrativa do campus. Também estão sendo realizadas novas instalações elétricas e hidráulicas para atender a construção de banheiros. O campus contará ainda com um auditório ao lado do prédio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac). No local também estão sendo construídos banheiros individuais para o auditório da Uneb e para o Sac. A previsão é de que toda a obra seja conluída em um prazo máximo de 120 dias.

Quatro nomes estão na lista para assumir o comando técnico da seleção de Brumado no intermunicipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanuel Araújo Lima, apresentou uma lista com quatro nomes que podem assumir o comando técnico da Seleção Brumadense nas disputas do campeonato Intermunicipal. Os nomes sondados são de Guimarino Leite, que já defendeu as cores da seleção como jogador nos anos 90 e início de 2000; o veterano goleiro Adriano, ainda em atividade; Paulo Lobo, o Paulinho, que dirigiu a equipe no ano passado, e Fezinho, ex-atleta que também já teve passagem como técnico do time. A nossa reportagem ouviu o goleiro Adriano e o mesmo declarou que se sentiu lisonjeado por ter sido lembrado, mas ainda não havia sido contatado pela Liga. “Estou no aguardo”, completou ele. Já Paulinho disse que pretende apoiar a comissão técnica e por isso prefere que seja convocado um dos demais nomes que aparecem na lista. O ex-treinador já atuou como olheiro nas disputas dos campeonatos de futebol de várzea nos Bairros São Félix e Dr. Juracy. “Prefiro ajudar a comissão técnica, mas caso não seja possível para os outros nomes citados estarei à disposição da seleção”, afirmou Lobo. Nossa reportagem não conseguiu contato com os outros nomes cotados. O presidente da liga afirmou que até o final desta semana já terá o nome do novo comandante da seleção.

Brasil terá ações pela igualdade racial para os próximos dez anos Foto: Agência Brasil

O Brasil terá um plano de ações para promover a igualdade racial pelos próximos dez anos, anunciou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes. As ações estarão divididas em três eixos - reconhecimento, justiça e desenvolvimento - e deverão começar a ser discutidas com os movimentos sociais em novembro, mês da Consciência Negra. O plano faz parte da Década Internacional de Afrodescendentes, que se estende até 2024. A década consta na Resolução 68/237 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, os negros são, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, mais da metade da população - 52,9% – soma daqueles que se declaram pretos e pardos. Apesar disso, os dados de educação, equiparação salarial e violência - que mostra jovens negros como as principais vítimas - mostram que ainda há desigualdade racial no Brasil. Além de um plano próprio, o Brasil terá que cumprir metas globais que estão sendo discutidas no âmbito da ONU e deverão ser definidas nos próximos meses.

O governo federal anunciou, para este ano, uma contração de 1,49% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos no país), maior do que a prevista anteriormente, de 1,2%, e também elevou a previsão da inflação para 2015, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 9%, também superior à projeção de alta de 8,26% feita antes. As mudanças estão no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas divulgado ontem (22) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Publicado a cada dois meses, o documento traz atualização das previsões de arrecadação, gastos e metas do governo, além de revisão das projeções para os principais indicadores econômicos. De acordo com a Agência Brasil, a projeção do mercado financeiro para o PIB é uma retração ainda mais acentuada, de 1,7%. Para a inflação, investidores e analistas esperam alta de 9,15%. As informações estão no boletim Focus divulgado na segunda-feira (20). O Focus é uma pesquisa semanal feita pelo Banco Central junto às instituições financeiras do país.

Brumado: Estádio Gilberto Cardoso poderá ser inaugurado com jogo do intermunicipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Informações preliminares apuradas pelo site Brumado Notícias revelam que o Estádio Gilberto Cardoso poderá ser inaugurado com um jogo da seleção local na segunda rodada do Intermunicipal de Futebol, no dia 16 de agosto. Por telefone, o presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanuel Araújo Lima, explicou que está sendo aguardada a última medição da Caixa Econômica Federal (CEF) para o último repasse da verba da obra para que o estádio possa ser inaugurado. A expectativa, segundo ele, é de que isso aconteça ainda esta semana. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, estão articulando a festa inaugural do novo estádio na primeira partida da seleção brumadense com seu mando de campo em casa. Segundo o presidente da liga local, a Federação Baiana de Futebol (FBF) ainda não apresentou a tabela de disputas e por isso não se sabe ainda a chave em que a seleção estará e nem quais serão seus adversários na fase classificatória. Porém, ele confirmou que Brumado fará sua estreia na competição fora de casa, no dia 09 de agosto, o que daria mais tempo para os preparativos para a festa.

Brumado: Micro-ônibus da Novo Horizonte cai da garagem da empresa em quintal de bar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um micro-ônibus da empresa Novo Horizonte caiu dentro do quintal de um bar na madrugada desta quinta-feira (23). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o coletivo estava na garagem da empresa quando o acidente aconteceu. O bar fica localizado na Avenida Coronel Santos, em Brumado, em frente à garagem. Por pouco, o micro-ônibus não entrou no estabelecimento. Na manhã de hoje, o veículo ainda estava no quintal do local. Não há informações sobre feridos.

Jussiape: Aluno invade escola para matar diretora, mas acaba ferindo porteiro Foto: Will Assunção/Jussi UP

Por volta das 15h da última quarta-feira (22), um aluno invadiu o Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape, na Chapada Diamantina, com um facão. Encapuzado, ele pretendia matar a diretora do colégio, Verailza Oliveira de Assis, depois de ser suspenso da escola por mau comportamento. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, na confusão, o menor acabou atingindo o segurança do colégio. O homem de 32 anos foi levado ao hospital com um corte profundo na cabeça. Uma guarnição da polícia militar foi acionada. Ao perceber a chegada dos policiais, o adolescente se prendeu em uma sala de aula, recusando-se a se entregar. A polícia arrebentou a porta e apreendeu o menor, que na delegacia confessou que seu intuito era matar a diretora. 

Jussiape: Aluno invade escola para matar diretora, mas acaba ferindo porteiro Foto: Will Assunção/Jussi UP

O rapaz foi levado até à Delegacia de Rio de Contas acompanhado dos pais. No local, ele prestou depoimento. Assustada, a diretora relatou que na terça-feira (21) suspendeu o adolescente porque o mesmo teria soltado bombas dentro da escola. “Mandei ele pra casa e pedi para ele se apresentar no colégio somente com a presença de seus pais”, completou ela. O segurança foi socorrido, passou por procedimento cirúrgico e encontra-se em observação. Os moradores da cidade ficaram bastante assustados com o ocorrido. Em 2012, um atirador matou o então prefeito, a primeira-dama e o gerente da Embasa, além de ter baleado dois policiais no município.

Nepotismo: Prefeito de Guajeru é multado pelo TCM e terá que exonerar esposa do cargo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 2 mil o prefeito da cidade de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PT), o Gil Rocha, pela prática de nepotismo. Ele nomeou a mulher, Marta Santos Lima Rocha, para o cargo de tesoureiro, no exercício de 2014. O conselheiro relator, Mário Negromonte, determinou o imediato afastamento da servidora do cargo. Em sua defesa, o gestor disse que não se tratava de nepotismo, tal como vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, vez que a Súmula Vinculante do STF nº 13 admite a contratação para cargo de natureza política. A relatoria contestou a defesa e afirmou que o cargo de tesoureiro é qualificado como cargo em comissão. Ainda cabe recurso da decisão.

Vitor e Aguiberto solicitam instalação de Policlínica e Unidade de Apoio à Agricultura Familiar em Brumado Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o deputado Vitor Bonfim (PDT) se reuniram na Secretaria de Relações Institucionais da Bahia com o secretário Josias Gomes. Na audiência, eles solicitaram a criação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) em Brumado. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o órgão garantirá o apoio aos empreendimentos da agricultura familiar em articulação com o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, o SEMAF. O prefeito Aguiberto ressaltou que a unidade dará maior rapidez à execução dos projetos e políticas públicas no município. Além do SETAF, também foi solicitada ao secretário a instalação de uma Policlínica na cidade. O projeto prevê que a unidade funcione com 32 especialidades e equipamentos como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. “O secretário Josias Gomes conseguiu marcar uma reunião na próxima semana com José Saturnino Rodrigues, responsável pela Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), da Secretaria Estadual da Saúde, quando o prefeito e eu discutiremos com ele diversos pontos para avançarmos na questão”, informou o deputado Vitor Bonfim.

Power Lipo na Clínica Luiza Feres em Brumado

Agora, na Clínica Luiza Feres está sendo oferecido o Power Lipo, programa de tratamento que reduz a gordura localizada e flacidez. O pacote associa 6 técnicas e inclui aparelhos modernos e dermocosmeticos que potencializam os resultados. Afina a cintura, remodela o contorno corporal e produz novas fibras de colágeno. Pode ser realizado em abdômen, flancos, culotes ou costas. Os resultados vão te surpreender! A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Bebida indígena apresenta efeitos rápidos em tratamento de depressão Foto: Reprodução/Vice

Após estudar as propriedades da ayahuasca, bebida utilizada em cerimônias ritualísticas na América Latina, cientistas biomédicos descobriram propriedades farmacêuticas da substância. De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a bebida pode ser usada para tratar depressão. Publicado na revista Scientific American, o estudo foi desenvolvido apenas com seis voluntários, mas demonstrou efeitos rápidos, em poucas horas, com duração do efeito por cerca de três semanas. “Para monitorar seus sintomas de depressão, foram utilizados questionários clínicos padrão. Sinais de melhora foram observados dentro de duas ou três horas, embora os efeitos psicodélicos de uma dose possam levar cerca de cinco horas para desaparecer”, explicou o neurocientista responsável pelo trabalho, Jaime Hallak, ao R7. Ele contou ainda que o efeito foi considerado muito rápido, já que antidepressivos comuns levam até semanas para mostrar resultados. O tratamento apresentou vômito como efeito colateral.

Coberto de neblina, aeroporto de Vitória da Conquista fecha por 1h30 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em  Vitória da Conquista, na sudoeste da Bahia, ficou fechado por cerca de uma hora e meia nesta quarta-feira (22) porque a cidade amanheceu coberta por neblina, o que causa pouca visibilidade. De acordo com o G1, o espaço opera 73 voos regulares por semana, registrando média 150 viagens por mês. Por volta das 8h30, o aeroporto foi reaberto e até então não precisou ser fechado novamente. Nenhum voo foi cancelado e nem atrasou.

Regras para proteção ao emprego entram em vigor Foto: Reprodução

As regras estabelecidas pelo governo, que visam proteger o emprego, foram publicadas hoje (22) no Diário Oficial da União. O texto traz uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego e duas resoluções do Comitê do Programa de Proteção ao Emprego (PPE).  Criado por medida provisória no último dia 6, o PPE permite a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição em até 30% do salário: o governo arcará com 15% da redução salarial, usando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A complementação é limitada a R$ 900,84, valor que cobre 65% do maior benefício do seguro-desemprego. O maior benefício do seguro-desemprego é R$ 1.385,91.  Segundo o governo, o programa vai gerar economia de recursos que seriam gastos caso os empregados fossem demitidos. O governo trabalha com uma referência inicial de R$ 100 milhões a serem utilizados no programa, provenientes do FAT, mas os recursos serão adequados à medida que houver adesão ao programa. Com a publicação, os textos já estão em vigor e as empresas podem aderir ao programa. As informações são da Agência Brasil.

Presidente da Câmara terá audiência na SEAP para tratar do presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de tomar conhecimento de que o secretário de administração penitenciária e ressocialização, Nestor Duarte, teria anunciado o início das obras do presídio em Brumado, o presidente do legislativo local, Alessandro Lôbo (PSL), agendou uma audiência com o mesmo a fim de solicitar informações a respeito da notícia, visto que as obras não foram iniciadas. A audiência deve acontecer ainda nesta semana, porém, antes mesmo do encontro, o secretário entrou em contato por telefone com o presidente da Câmara e justificou que a notícia veiculada pela mídia estava equivocada. Lôbo informou que segundo Duarte as obras não foram iniciadas porque o primeiro terreno apresentado para construção da unidade prisional foi transformado em lixão e apresenta riscos quanto à liberação de gases prejudiciais à saúde. Ele ainda declarou que o governo do estado contraiu empréstimo no valor de 1,2 milhão, os quais serão distribuídos entre as secretarias, incluindo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. O recurso possibilitará a realização de todos os trâmites legais para que as empresas licitadas retomem os serviços e no início de agosto as obras sejam efetivamente iniciadas. Lôbo também afirmou que Duarte se colocou à disposição para visitar, juntamente com os vereadores que compõem o legislativo, o presídio de Vitória da Conquista, cuja obra é igual a que será realizada em Brumado.   

Vistoria de veículos em Brumado está quase o dobro do valor praticado em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cada vez mais se comprova que o custo de vida em Brumado está acima da média das demais cidades da região. Prova disso e que o site Brumado Notícias pesquisou os valores praticados para vistoria de veículos e, em comparação com a cidade de Vitória da Conquista, os proprietários de veículos do município estão pagando quase o dobro dos serviços cobrados na cidade vizinha. Dentre três estabelecimentos credenciados pelo Detran no município um apresenta valor promocional de R$ 135, e os demais cobram R$ 145 para veículos populares de passeio. Inconformado com o alto custo, o taxista Noé Pereira, de passagem por Vitória da Conquista, resolveu pesquisar os preços e se surpreendeu com a cobrança de R$ 80. 

Vistoria de veículos em Brumado está quase o dobro do valor praticado em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo o taxista, ele ainda recebeu um cupom promocional para concorrer a uma motocicleta de 150 cilindradas. “O atendente me explicou que se eu tivesse levado um amigo teríamos a promoção de R$ 60 na vistoria de cada veículo”, afirmou ele, apresentando a nota fiscal do serviço realizado. Em seguida, o taxista fez um desabafo sobre o assunto. “Parece que o suor e o salário dos brumadenses são mais valiosos do que o dos moradores das cidades vizinhas. Tudo por aqui é mais caro para nós. Acho que está na hora de deixarmos de lado a fama de cidade pacata, tirarmos o cabresto e sermos mais enérgicos nas nossas cobranças, a começar pela queda nesse alto custo de vida que temos por aqui”, pontuou o taxista.

Brumado: Sem salários, funcionários de terceirizadas do estado buscam apoio do vereador Weliton Lopes Foto: Divulgação

Sem receber o salário há meses, funcionários de empresas terceirizadas do estado procuraram o vereador Weliton Lopes (SD) a fim de resolver a questão. Na manhã de hoje (22), mesmo em recesso parlamentar, o vereador recebeu os funcionários e traçou uma série de ações com o objetivo de solucionar o impasse. Além dos pagamentos atrasados, o parlamentar busca uma solução para resguardar os direitos trabalhistas dos que foram demitidos e até o momento não foram indenizados. Lopes destacou que o problema vem acontecendo desde que as empresas terceirizadas foram contratadas. “Estamos convivendo com esse problema há muito tempo e não é justo que essas pessoas saiam de suas casas para realizar os trabalhos para os quais foram contratadas e não recebam seus salários. Esse fato está submetendo os empregados a momentos de insegurança e preocupação familiar. Muitos já se encontram com o nome nos serviços de proteção ao crédito. Isso é uma injustiça. Enquanto pais de famílias passam por constrangimentos os donos das empresas utilizam os recursos para seus momentos de lazer”, disse ele. A primeira ação a ser efetivada pelo vereador será protocolar denúncia no Ministério Público em Vitória da Conquista, quando todos os funcionários estarão presentes. A seguir, eles irão até a cidade de Caetité, local para onde foi transferida a Direc, para juntos buscarem uma audiência com a responsável pelo órgão e quem deveria dar explicações aos prestadores de serviços contratados pelo Estado através das empresas terceirizadas.

Tanhaçu: Ruas do Distrito de Sussuarana são contempladas com pavimentação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diversas ruas do Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, estão sendo pavimentadas pela administração municipal. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o prefeito João Francisco Santos (PT) ressaltou que as obras estão sendo realizadas em parceria com o governo do estado. De acordo com ele, além das vias que já foram pavimentadas, outros logradouros também serão beneficiados. Em todas as localidades também está sendo efetuada a rede de esgoto. 

Tanhaçu: Ruas do Distrito de Sussuarana são contempladas com pavimentação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A nossa administração continuará em busca de novos benefícios para toda a nossa cidade. Temos convicção de tudo que já realizamos em prol de nossa população, mas a consciência de que ainda vamos realizar muito mais”, destacou o gestor tanhaçueense. As obras em Sussuarana atendem a uma antiga reivindicação dos moradores, que já comemoram o pleito atendido pelo prefeito João Francisco.

Nos seis primeiros meses do ano cheques devolvidos somam 2,19% Foto: Reprodução

De acordo com informações do Serasa Experian, os cheques devolvidos entre janeiro e junho somaram 2,19% em relação ao total emitido - o pior resultado ocorreu no primeiro semestre de 2009, um ano após a crise econômica de 2008, quando o percentual ficou em 2,3%. Para os economistas da Serasa Experian, a alta semestral “deve-se principalmente aos reflexos do aumento do desemprego, da inflação e das taxas de juros na capacidade de pagamento dos consumidores”. Na avaliação mensal, o indicador registrou 2,02% de cheques sem fundos. A taxa é menor que a verificada em maio (2,29%). Em relação a junho de 2014, no entanto, o percentual foi 1,92%. Para o cálculo do indicador, a empresa de consultoria considera apenas os cheques rejeitados pela segunda vez.

Brumado: CEEP abre matrícula para curso técnico em Administração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o CEEP em Gestão e Meio Ambiente informa que as matrículas para o período letivo 2015.2, do curso técnico em Administração (Modalidade PROEJA, turno Noturno) se encerram na próxima sexta-feira (24). Os interessados devem se dirigir à secretaria da escola com os originais e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade e/ou Registro de Nascimento, CPF, Comprovante de Residência, Atestado de Escolaridade ou Histórico Escolar e 3 fotos 3x4. A forma de articulação PROEJA Médio, com duração de 2,5 anos, é direcionada para jovens e trabalhadores que têm 18 anos ou mais e já concluíram o ensino fundamental.

Balcão Previdenciário estará em Brumado na próxima terça-feira (28)

O balcão previdenciário do estado estará em Brumado na próxima terça-feira (28) com o objetivo de prestar atendimento, de caráter informativo e resolutivo, sobre temas previdenciários. Na oportunidade, uma equipe da Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (Suprev) estará no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional de Gestão e Meio Ambiente, das 8h às 17h, formando um grande “balcão” de serviços. Esclarecimentos sobre descontos previdenciários ao FUNPREV e BAPREV; informações sobre aposentadorias, pensões e auxílios-reclusão; simulações da data provável da aposentadoria; informações sobre gratificações incorporáveis aos proventos; tramitação de processos; recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição; abono de permanência - cabimento; e orientações sobre aposentadoria compulsória são os serviços que serão oferecidos na ocasião.

Estudantes baianos criam dispositivo que impede o uso de moto sem capacete Foto: Reprodução/G1

Moradores do município de Conceição do Coité, dois jovens de 16 anos desenvolveram um dispositivo que inviabiliza o acionamento de motos sem o uso de capacete. Marcelo Oliveira Pinto e Poliana Mascarenhas, estudantes do Colégio Estadual Polivalente, são autores da criação. Em entrevista ao G1, Marcelo Oliveira explicou que o dispositivo foi idealizado após um colega de escola ter sofrido um acidente de moto e ficado quase um mês em coma. O jovem ferido na queda estava sem capacete e bateu a cabeça no chão. Depois do acidente, professores e alunos da escola iniciaram uma série de pesquisas a fim de identificar a existência de dispositivos que impedissem o acionamento de motos sem capacete. Marcelo detalha que montou um equipamento que é encaixado na ignição da moto e dentro do capacete, que são interligados via transmissão de rádio. “Quando a pessoa coloca o capacete, um botão é acionado permitindo que a moto seja ligada. Caso contrário, ela não liga”, explicou ele. Por causa da ideia, Marcelo e Poliana foram premiados na Feira de Ciências da Bahia (Feciba), em outubro de 2014. Em maio deste ano, os jovens também apresentaram o projeto no Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Milset), em Fortaleza. No evento, a ideia foi classificada para a Mostratec, uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Arquivo