Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Pais e alunos suspeitam de água contaminada no Caic Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, mães de alunos do Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic) compareceram ao centro administrativo da prefeitura na tarde de quarta-feira (15) reclamando da qualidade da água no local. Elas disseram que os estudantes não conseguem beber a água servida no prédio, pois a mesma estaria com a cor amarelada e salgada. As mães queriam conversar com a secretária municipal de educação, mas o encontro não foi possível porque Acácia Gondim disse estar em uma reunião. Uma audiência para discutir o assunto foi agendada com os pais dos alunos na unidade do Caic, às 9h de hoje (16). O site Brumado Notícias apurou que a água utilizada na unidade de ensino vem de um poço artesiano e as mães afirmaram que há uma suspeita de contaminação no poço, tendo em vista a proximidade do mesmo com as fosses sanitárias das residências vizinhas. Elas ainda informaram que a prefeitura autorizou a Embasa a cortar o fornecimento de água encanada para a escola alegando alto custo nas contas.

Servidores da saúde entrarão em greve na Bahia na próxima sexta (17) Foto: Divulgação

De acordo com comunicado do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia – Sindsaúde-Ba, os servidores vão deflagrar greve a partir do próximo dia 17 em protesto contra o corte do adicional de insalubridade dos profissionais lotados nos núcleos e bases regionais de saúde. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada no último dia 13. Segundo o sindicato, o corte, medida adotada pelo governo do estado, ocasionou perdas salariais significativas aos servidores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), comprometendo o orçamento das famílias. 30% dos serviços essenciais, a exemplo da dispensa de medicamentos de alto custo e imunobiológicos, serão mantidos. “Estamos lutando por um SUS de qualidade e não ao desmonte da saúde pública na Bahia”, destacou a diretoria do sindicato, no comunicado.

Clínica Luiza Feres: Conheça o Power Lipo

Agora, na Clínica Luiza Feres está sendo oferecido o Power Lipo, programa de tratamento que reduz a gordura localizada e flacidez. O pacote associa 6 técnicas e inclui aparelhos modernos e dermocosmeticos que potencializam os resultados. Afina a cintura, remodela o contorno corporal e produz novas fibras de colágeno. Pode ser realizado em abdômen, flancos, culotes ou costas. Os resultados vão te surpreender! A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Superintendência de Trânsito faz nova alteração na sinalização do centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado fez mais uma alteração na sinalização do centro da cidade. Desta vez, a Rua Placídia Risério deixa de ser contramão para os veículos de passeio que sobem pela Rua Iluminato Lobo, sentido Praça Coronel Zeca Leite. A placa de sinalização fixada na via inibe apenas o tráfego de veículos grandes, acima de 2,5 toneladas. Assim, quem sai da Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema) sentido Praça Zeca Leite não é mais obrigado a passar pelo semáforo do cruzamento, entre o cemitério e a Praça Senhor do Bonfim. “O que o órgão tem contra avisar a população com antecedência sobre essas relevantes mudanças em nosso trânsito? Parece que os responsáveis pelo trânsito em nossa cidade têm o prazer de confundir os condutores. Um dia estamos na mão, no seguinte já estamos na contramão. Sem uma engenharia de trânsito vamos continuar com essa bagunça e o departamento, que seria a manivela para organizar, está bagunçando cada vez mais o dia a dia em nossa cidade”, comentou o motociclista Hemerson Alves. 

Nova votação da maioridade penal será realizada em agosto Foto: Reprodução

Depois de uma reunião entre líderes partidários realizada na última terça-feira (14), ficou acordado que a segundo votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que altera a maioridade penal de 18 para 16 anos, vai ficar para agosto, após o recesso parlamentar. A PEC foi aprovada em primeira votação no dia 2 deste mês. Menos de 24 horas antes, o projeto havia sido rejeitado pelos deputados, mas, após mudança no texto - que passou a considerar a redução para casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte -, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reapresentou a proposta e conseguiu a aprovação. Depois da decisão, deputados de 13 partidos protocolaram um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a segunda votação, mas o ministro Celso de Mello negou o pedido no sábado (11).

Uneb de Brumado oferece oficinas gratuitas para idoso através do programa UATI Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Universidade do Estado da Bahia convida toda a comunidade de idosos (a partir dos 55 anos) para participar do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade - UATI, que visa o bem-estar físico, mental e social. No programa, são oferecidas diversas oficinas, entre as quais Primeiros Socorros para Terceira Idade; Iniciação à Informática, Lazer e qualidade de vida; Arte e terapia; Roda de conversas; Ioga, Pilates e Direito do Idoso. As inscrições nas oficinas são gratuitas. Os interessados devem se dirigir à instituição, apresentar os documentos pessoais e fazer a matrícula. As inscrições serão abertas no próximo dia 17, quando poderão ser feitas das 19h às 22h, no Arraial da UATI; ou dos dias 18 a 24 de julho, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na própria Uneb. As aulas têm início no dia 28 de julho. As vagas são limitadas! 

Livramento de Nossa Senhora: Em alta velocidade, jovens filmam o próprio acidente na BA-148

A 140 km/h, dois jovens desciam de moto a Serra das Almas, na BA-148, trecho que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas, quando o condutor perdeu o controle da direção em uma curva e ambos caíram. Eles filmavam o painel da motocicleta no momento do acidente. O celular continuou filmando e é possível ouvir o desespero das pessoas. O carona da moto grita e pede socorro. “Ei, ei, acode aqui, ei moço, para aí (sic)”, diz o rapaz. Alguém para na rodovia para prestar socorro e o jovem começa a chorar pedindo ajuda. “Ajuda gente, ajuda gente, leva pro hospital logo gente (sic)”. Uma mulher tenta acalmar o rapaz, que questiona se o amigo havia morrido. Diversos outros acidentes já foram registrados no trecho, inclusive com vítimas fatais. No local, há uma placa indicando que a ultrapassagem é proibida e que a velocidade permitida na via é de 40 km/h. O Samu 192 foi acionado e encaminhou as vítimas para um hospital em Livramento. Não há informações sobre o estado dos jovens. 

Weliton Lopes fala sobre importância da criação de unidade do Procon em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de proposição de sua autoria, o vereador Weliton Lopes (SD) indicou ao executivo municipal que viabilizasse a instalação de uma unidade do Procon em Brumado. Lopes também é autor do projeto de lei nº 011/2015, que dispõe sobre “a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor- SMDC, institui a Coordenadoria Municipal do Consumidor - PROCON, a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor - CONDECOM e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - FMDC”. Após visita do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) ao Superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor, Marcos Medrado, o parlamentar ficou sabendo que uma unidade do órgão deve ser instalada no município. O vereador ficou bastante satisfeito com a notícia, em razão dos abusos que são cometidos em Brumado, a exemplo da demora dos atendimentos nos estabelecimentos bancários. “Direcionamos nosso mandato na busca de benefícios para a população brumadense e ficamos extremamente recompensados quando logramos êxito. Agradecemos o empenho do deputado Vitor Bonfim e destacamos a importância de seu trabalho, mas enfatizamos que fomos o autor do projeto de Brumado. Sendo assim esperamos que Brumado seja o primeiro a ser contemplado”, pontuou Lopes.    

Brumado: Ruas dos Bairros Santa Tereza e Olhos D'água recebem recuperação asfáltica Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado está realizando uma grande obra de recuperação asfáltica em várias ruas dos bairros Santa Tereza e Olhos D’água. Por meio da secretaria municipal de infraestrutura, a atual administração está desenvolvendo o projeto e, hoje, já foram recuperadas 23 ruas que ficam situadas nos bairros Santa Tereza (18.690 metros quadrados) e Olhos D’água (16.815 metros quadrados), as quais estavam com o asfalto deteriorado. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), juntamente com o secretário André Cardoso, visitou nesta semana várias dessas obras. Ele recebeu elogios dos moradores, que reconheceram a qualidade do trabalho. “Nossa gestão está intensificando cada vez mais essas ações, pois, além de ser um grande anseio da população, faz parte do nosso planejamento estrutural para tornar Brumado uma cidade cada vez melhor”, observou o prefeito, que adiantou que as obras também serão estendidas para outros bairros da cidade. 

Vereador Santinho acusa Detran de praticar farra de diárias e roubo legalizado com vistorias em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, repetiu as denúncias que já havia feito contra o Detran durante a sessão legislativa, na noite a última segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores de Brumado. O parlamentar disse que o Detran enviou uma equipe de fiscalização para o município a fim de investigar denúncias de favorecimentos a uma autoescola na 18ª Ciretran. Porém, segundo o parlamentar, a equipe acabou se desviando do foco, promovendo blitz abusivas. Para ele, a questão não passou de uma farra de diárias, patrocinadas pelo governo do estado. “Vieram para cá com o objetivo de fiscalizar a 18ª Ciretran, mas fiscalizar um trabalho que não existe? Pois a demanda é grande, mas o contingente de funcionários é reduzido. Aí eu pergunto, o que vieram fazer em Brumado? Ajudaram no atendimento? Havia uma denúncia de favorecimento da Ciretran a uma autoescola na cidade, o que seria investigado, mas nada disso foi feito. O governo do estado deveria se preocupar em enviar mais funcionários para a nossa Ciretran e não promover essa farra de diárias. Em nada ajudaram, por isso considero que foi uma farra de diárias, pois não beneficiou a cidade em nada”, reiterou Santinho, apontando em seguida que o Detran tem mantido um roubo legalizado na cidade com as vistorias de veículos. 

Vereador Santinho acusa Detran de praticar farra de diárias e roubo legalizado com vistorias em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo ele, são cobrados valores abusivos aos condutores da região. “Eles deveriam dar um jeito nas vistorias que é com certeza ilegal, um roubo legalizado pelo próprio órgão”, enfatizou o parlamentar. O vereador finalizou a entrevista cobrando do governo do estado mais funcionários para a Ciretran local, destacando a ineficiência do órgão diante da demanda. “Por conta de deficiências no órgão somos obrigados a buscar serviços em Vitoria da Conquista, pois até o horário de atendimento ao público é reduzido na parte matinal, ficando o período vespertino para serviços internos. Isso porque a demanda da região é grande, mas os trabalhadores são poucos e na sua maioria já prestes a se aposentar. Isso nem o Detran e nem o governo enxergam, apenas prezam por realizar blitz que geram mais multas à população para inchar cofres do governo”, concluiu o vereador.  

Um terço dos homens acima de 35 anos abusam de estimulantes sexuais e colocam saúde em risco

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de um terço dos brasileiros de 35 anos ou mais de idade, o equivalente a 29%, toma estimulantes sexuais, como o Viagra. Para melhorar o desempenho na hora do sexo, mais da metade (62%) dos que usam os remédios o fazem sem prescrição médica. Segundo especialistas, quem se automedica pode sofrer com os efeitos colaterais dos medicamentos, como diarreia e dores de cabeça e musculares. O levantamento analisou 3.200 voluntários em oito cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Entre os homens que tomam fármacos sem indicação médica, quase a metade (41%) pede sugestão a amigos. Há também aqueles que adquirem o produto sem receita na farmácia (39%) e até os que compram no camelô (5%). A pesquisa relatou ainda que entre os motivos do uso do fármaco estão melhorar a ‘performance’ e ter mais tempo de ereção (55%), além de aumentar o desejo sexual (25%). 

Brumado: Vereador Alessandro Lôbo diz que população não aguenta pagar mais impostos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fazendo uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores, o presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), citou na última sessão o discurso do deputado federal Jorge Solla (PT) realizado na 6ª Conferência Municipal de Saúde. Lôbo parabenizou o deputado pela palestra realizada no evento sobre a Gestão do SUS, Modelos de Atenção à Saúde, financiamento do SUS e a relação público-privado. Na ocasião, Solla falou acerca da necessidade de direcionamento de maiores recursos para a área da saúde e sobre a sua simpatia no retorno da Contribuição Provisória sobre as movimentações financeiras, que teve início em 1993 e foi extinta em 01 de janeiro de 2008. Quanto ao posicionamento, Lôbo declarou que os brasileiros não aguentam mais pagar impostos. “Somos tributados sobre tudo, não podemos mais aceitar a criação ou retorno de mais impostos. O deputado Jorge Solla, como um deputado atuante, não fez esse discurso a favor da CPMF de graça. O governo federal precisa estudar meios de direcionamento de maiores recursos para a saúde, porém não escorchando ainda mais a população que já vive momentos difíceis e sofre com sucessivos aumentos”, finalizou Alessandro.     

Projeto que altera legislação eleitoral é votado na Câmara dos Deputados Foto: Reprodução

Na última terça-feira (14), o plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação das emendas do projeto de Lei que regulamenta pontos infraconstitucionais da reforma política. O texto agora segue para o Senado. Os deputados mantiveram a limitação para o gasto de campanhas eleitorais de candidatos à Presidência da República, governos estaduais, mas alteraram a regras para as eleições municipais. Para prefeitos, foi aprovada por apenas 1 voto uma emenda que limita a R$ 100 mil gastos de campanha para os cargos de prefeito e de vereador em cidades com até 10 mil eleitores. O texto do relator Rodrigo Maia (DEM-RJ) estabelece o limite com gasto de campanhas eleitorais de candidatos à Presidência da República, governos estaduais a 70% do maior valor gasto na eleição anterior à entrada da lei em vigor, onde houve apenas um turno, e 50% do maior gasto para onde houve dois turnos.    O projeto determina ainda que uma empresa pode contribuir com até 2% do faturamento bruto no ano anterior à eleição, sem poder exceder o limite de R$ 20 milhões, e limita o percentual repassado a um único partido a 25% do total doado. O tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV foi diminuído de 45 para 35 dias anteriores ao pleito. Uma emenda aprovada restringe nas eleições majoritárias, a distribuição do tempo de propaganda eleitoral, na coligação partidária, ao tempo conseguido com as seis maiores bancadas dessa coligação. Nas eleições proporcionais, valerá a soma de todas as bancadas na Câmara dos Deputados. A emenda também aumenta de 10% para 25% o tempo da propaganda eleitoral no qual poderão aparecer apoiadores do candidato.

Brumado: Cartório eleitoral da 90ª Zona Eleitoral adere à greve nacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Cartório Eleitoral da 90ª Zona, que agrega as cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, aderiu à greve nacional em prol da sanção do Projeto de Lei que recompõe parte das perdas inflacionárias dos servidores do Poder Judiciário da União, que estão sem reajuste salarial há 9 anos. O Projeto de Lei já tramitou nas duas casas do Congresso Nacional e agora aguarda a sanção da Presidente da República. A proposta tem encontrado resistência, apesar de respeitar a autonomia financeira do Judiciário e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, vez que, se aprovado, será concedido um reajuste parcelado em 4 anos. Diante da adesão, o cartório eleitoral permanecerá fechado nos dias de paralisação - dias 15, 20 e 21 de julho - e nos demais dias de greve funcionará em regime de plantão, das 8h às 10h, apenas para o atendimento aos casos urgentes, como emissão de certidões para requerimento de aposentadorias e benefícios, passaporte, regularização eleitoral para fins de admissão, restabelecimento de direitos políticos e diligências para a realização das audiências previamente agendadas. O movimento conta com o apoio do Presidente do TRE-BA, entre várias outras autoridades políticas e judiciárias, e traz impacto em toda a Justiça Eleitoral na Bahia.

Dom Basílio tem gás de cozinha mais barato do que em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os consumidores brumadenses têm realmente motivos para reclamar do valor pago no gás de cozinha de 13 kg. Caso o consumidor busque o produto na porta da distribuidora pagará R$ 40, porém, caso solicite a entrega em domicílio, terá que desembolsar R$ 43. O Brumado Notícias registrou que na cidade vizinha de Dom Basílio, a Brasil Gás, do grupo Ultra Gás, vende a botija por R$ 35, seja para entrega em domicílio ou no ponto de atendimento. Esta é mais uma prova de que em Brumado o custo de vida tem sido mais alto do que nas cidades circunvizinhas, seja no que se refere ao valor dos combustíveis, como também nos alugueis, compra de imóveis, e até em entretenimento, envolvendo shows de artistas nas casas de eventos. “Culpa nossa que aceitamos essa imposição de altos valores e ficamos calados, se tivéssemos uma população mais unida e menos pacata na busca dos seus direitos, com lideranças políticas mais atuantes e representativas, com certeza teríamos produtos e serviços com valores mais acessíveis. Isso melhoraria a circulação monetária na cidade, mas infelizmente aqui só se reclama da boca pra dentro e não da boca pra fora”, comentou o ambulante Rogério Alves.

Livramento é beneficiada com passagem da linha de transmissão de energia do Norte/Nordeste Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está sendo instalada à margem da BA-148, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, uma sub-base de apoio para atender a demanda da passagem de linha de transmissão de 500 kV. O site Brumado Notícias apurou que se trata de um programa de transmissão de energia que faz parte do Programa do Aceleramento do Crescimento (PAC), do governo Federal, que tem previsão de operação para o ano de 2016. O objetivo é atender à demanda de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN), que liga as regiões Norte e Nordeste ao SIN e possibilita o escoamento da energia produzida para a região Sudeste. 

Livramento é beneficiada com passagem da linha de transmissão de energia do Norte/Nordeste Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empreendimento atravessa 47 municípios nos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. A nossa reportagem apurou ainda que serão 1.890km de linha de transmissão. A obra está dividida em seis trechos, contando com 20 canteiros, dentre os quais o que está sendo instalado na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Na passagem pelo município estão sendo ofertadas vagas de emprego, principalmente para mão de obra especializada. A expectativa é de que pelo menos 50% da mão de obra contratada seja de operários da região.

Operação Águia de Haia: Investigação mostra 'tabela' para negociações entre prefeituras e empresários Foto: Divulgação/PF

As investigações sobre o esquema de fraudes com verbas federais destinadas à educação básica, desbaratado ontem pela Operação Águia de Haia, revelaram a existência de um tipo de “tabela” nas negociações de empresários presos pela PF com prefeitos e secretários de cidades do interior baiano. Segundo um dos integrantes da operação, R$ 2 milhões era o valor aproximado para fechar contratos superfaturados com empresas do paraibano Kells Belarmino Mendes - a KBM Informática e a KTech -,  em troca de 10% de propina sobre o montante. Grande parte das licitações sob a mira da PF e do Ministério Público Federal está nessa faixa. As informações são do Jornal Correio.

Brumado: Safadão Prime será realizado dia 09 de agosto

Vem aí o Safadão Prime, festa que acontece no Parque de Exposições de Brumado, no dia 09 de agosto, às 17h. Além da atração principal, o cantor Wesley Safadão, o evento terá ainda a dupla André e Mauro e a banda Kart Love se apresentando no local. A festa terá camarote open, com direito a cerveja, vodka, refrigerante e água à vontade. Se prepare porque o Safadão Prime promete abalar as estruturas da cidade.

Livramento: Show de 'Bar Das Coleguinhas' será no próximo sábado (18)

A apresentação da dupla Simone e Simaria, conhecida como “Bar das Coleguinhas”, que aconteceria no dia 19 de julho, em Livramento de Nossa Senhora, foi antecipada o dia 18 de julho. Os organizadores da festa informaram que a mudança ocorreu porque a banda de forró universitário se apresentará em um programa de televisão no dia 19, não sendo possível seu comparecimento nesse dia na cidade. O evento acontecerá no Clube de Campo Caiçara, às 17h.

Taigun Auto completa 1 mês de portas abertas em Brumado

Nesta quarta-feira (15), a Taigun Auto está comemorando um mês desde que abriu as portas em Brumado. Apesar da crise no segmento, a Taigun segue criando boas alternativas para os consumidores poderem adquirir quilômetros de sucesso com seu veículo. Quem quiser conferir de perto todos os veículos e marcas que são vendidos na concessionária pode se dirigir a Avenida Centenário, 853, Novo Brumado, onde a loja fica localizada. O telefone é (77) 3441-5551. Vá celebrar com a concessionária!

Projeto que permite internação de menores por até dez anos é aprovado no Senado Foto: Reprodução

Na última terça-feira (14), o Senado aprovou o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para permitir o aumento do tempo de punição para menores de idade que cometerem crimes hediondos, exceto tráfico de drogas. O relator acolheu emenda do autor do projeto para ampliar o tempo máximo de recolhimento do menor de oito para dez anos. Atualmente, o tempo máximo de punição para qualquer tipo de crime praticado pelos menores é de três anos. Os jovens que praticarem esse tipo de crime ficarão recolhidos em um sistema diferente dos demais adolescentes, mas também diferente dos presídios comuns para adultos. O projeto prevê também que esses adolescentes passarão por avaliação, a cada seis meses, do juiz responsável pelo caso deles. Eles poderão ficar presos até os 27 anos, e não mais até os 21, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente atualmente. O texto seguirá agora para a Câmara dos Deputados e, se sofrer modificações, voltará para o Senado para uma análise dessas mudanças. Depois disso, a matéria irá para a presidenta Dilma Rousseff (PT) sancioná-la ou não.

Relatadas por João Bonfim, contas do DPT são desaprovadas pelo TCE Foto: Divulgação/TCE

Por maioria, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) desaprovou a prestação de contas do Departamento de Política Técnica (DPT), unidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP), relativas ao exercício de 2008. Os conselheiros constaram a ocorrência de graves irregularidades, cometidas durante a gestão do diretor Raul Coelho Barreto Filho. O processo TCE/000527/2009 reuniu as prestações de contas de 12 unidades da SSP do exercício de 2008, que foram apreciadas em conjunto na sessão plenária de terça-feira (14). O relator do processo foi o conselheiro João Bonfim e atuou como revisora a conselheira substituta Eliane de Sousa Silva.

Brumado: Amarildo Bonfim agradece apoio recebido após acidente que vitimou sua sogra Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último dia 5, o assessor parlamentar do deputado federal Erivelton Santana (PSC), o brumadense Amarildo Bonfim, capotou o veículo que conduzia na BR-122, próximo ao município de Urandi. O acidente aconteceu devido a uma peça que se soltou de um caminhão que trafegava à frente. Mesmo tentando desviar, ele passou por cima da peça, perdeu o controle da direção e o veículo capotou. A sogra de Amarildo, Jovenita Oliveira dos Santos, de 50 anos, acabou morrendo em razão dos ferimentos ocasionados pelo acidente e ele fez questão de agradecer as orações de todos os amigos. “Um dos momentos mais difíceis da minha vida, óbvio que não por causa de perdas materiais e dos ferimentos que tivemos, mas pelo fato de minha sogra, dona Jovenita, que veio a falecer depois do ocorrido, uma mulher fantástica, que tinha a mim como um filho. Em meio a essa grande dor que enfrentamos e ainda estamos enfrentando, eu, minha esposa Lucidalva e família podemos também sentir o abraço amigo, ter o conforto de orações sinceras e palavras que vem nos ajudando a superar um momento tão difícil. Venho a público agradecer de todo o meu coração, a familiares, amigos, e todos que de alguma forma participaram de tal momento com a minha família”, disse ele, que está surpreso com as manifestações de amor e carinho.

Ibama garante compromisso para liberação do Porto Sul Foto: Lorena Vasconcelos

Presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) reuniu os membros do colegiado em uma audiência, em Brasília, com a presidente do Ibama, Marilene de Oliveira. A reunião teve por finalidade tentar viabilizar a autorização da supressão vegetal, imprescindível para início das obras do Porto Sul. O encontro também contou com a participação do secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster. Na ocasião, o órgão ambiental explicou que é preciso ser atendida uma nova demanda para que a liberação aconteça. Segundo Marilene de Oliveira, é necessário que seja editado um Decreto de Utilidade Pública Federal para a área onde será construído o porto. Em resposta imediata, o representante do Governo da Bahia afirmou que a solicitação será superada, pois o que está em foco neste momento no empreendimento é a construção de terminais de uso privativos, sendo necessária apenas a Declaração de Utilidade Pública Estadual já constante no processo do Ibama. Ao final do encontro e em atenção à mobilização dos deputados, a presidente do Ibama determinou que os técnicos do órgão, junto aos técnicos do Governo da Bahia, finalizem até o próximo dia 31 de julho as pendências existentes. “Após esta data, a Comissão voltará a Brasília com a expectativa de obter definitivamente a autorização de supressão vegetal que permitirá o início dos trabalhos de construção do Porto Sul”, declarou a deputada Ivana Bastos.

Arquivo