Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Governo de Caculé assina acordo de cooperação com a Apae Foto: Divulgação

No último dia 17, a prefeitura municipal de Caculé firmou convênio de cooperação técnica e financeira com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. O acordo visa atender as despesas de manutenção da entidade e, consequentemente, garantir melhoria na qualidade dos serviços prestados pela associação, que hoje atende 150 pessoas com deficiência. Durante a cerimônia da assinatura do convênio estiveram presentes o prefeito de Caculé, Beto Maradona, a primeira dama, Maria das Graças Alves Neves, a presidente da Câmara, Sônia do Carmo Neves Santana, secretários, alunos, familiares, colaboradores, voluntários e a equipe Apaeana. “Fico muito contente quando percebo a evolução que já obtivemos desde a fundação dessa associação, mas desejo continuar contribuindo para a melhoria do atendimento prestado à entidade”, destacou o prefeito.

3.130 vagas em cursos superiores com avaliação insatisfatória são suspensas pelo MEC

O ingresso a 27 cursos superiores foi suspenso pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (19). O corte se deve ao resultado insatisfatório pela segunda vez consecutiva na avaliação da pasta. Serão suspensas 3.130 vagas. O ingresso será suspenso mesmo nos casos em que já foram realizados vestibulares para 2015. A lista completa foi divulgada no Diário Oficial da União. Além desses, outros 53, que ofertam 2,4 mil vagas, também foram reincidentes, mas, segundo o MEC, já passavam por medidas de supervisão e punição. No total, 80 cursos ofertados por instituições privadas também são excluídos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes já matriculados não perdem os benefícios. As instituições também não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Entre as instituições, estão a Universidade Federal do Acre (educação física), Universidade Federal Fluminense (serviço social), Universidade Federal de Alagoas (educação física), Universidade Federal do Pará (agronomia), Universidade Federal Rural da Amazônia (zootecnia) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (farmácia).

Um protocolo de intenções foi assinado no último dia 18 pelo procurador-chefe do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), Pablo Barreto, e pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE/BA), Márcio Fahel. O documento estabelece a implantação do MPEduc nos municípios baianos, por meio da atuação conjunta de procuradores da República e promotores de Justiça. O objetivo é unir esforços para melhorar a qualidade da educação básica no estado. Com a assinatura do protocolo, foi criado o Grupo Interinstitucional de Apoio à Execução do projeto na Bahia. Através da iniciativa, serão priorizados os municípios e escolas que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na Bahia, o MPF já implementou o projeto nos municípios de Brejões, Canudos, Carinhanha, Maiquinique e Malhada, por meio de inquéritos civis públicos.

Justiça nega medida cautelar e mantém eleição da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães indeferiu a medida cautelar impetrada pelos vereadores Castilho Viana (PSB), José Carlos dos Reis (PDT) e José Ribeiro Neves (PT) em face da Câmara Municipal de Brumado e dos vereadores Alessandro Lôbo e Silva (PSL); Édio da Silva Pereira (PCdoB); Welliton Lopes do Nascimento (SDD); e Heliane Bonfim Vasconcelos (PCdoB), atuais componentes da mesa diretora eleita. Os parlamentares entendem que a Lei Orgânica do Município, no art. 24, par. 1º, e o Regimento Interno da Câmara, no art. 11, impedem a recondução ou reeleição para o mesmo cargo na eleição subsequente. Eles alegam ainda que impetraram mandado de segurança no último dia 05, a qual se encontra pendente de apreciação a liminar. Em sua decisão, Guimarães relata que os requerentes falsearam deliberadamente a verdade, tentando impedir a realização da eleição. Sobre o pedido de liminar, o juiz esclareceu que o mesmo foi indeferido. 

Justiça nega medida cautelar e mantém eleição da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Na data prevista para a eleição, quatro horas antes da realização da sessão na Câmara, novamente os ora requerentes peticionaram nos autos do mandado de segurança, juntando documentos e, com frágeis argumentos, tentaram impedir a eleição. Na mesma data me desloquei ao fórum e, de forma fundamentada, mantive a decisão anterior, pelo indeferimento da liminar. Portanto, não e lícito aos ora requerentes, em 10 de dezembro, data do ajuizamento desta medida cautelar, alegarem que o pedido de liminar, nos autos do mandado de segurança, ainda não havia sido apreciado”, disse o magistrado. Na decisão, o juiz ainda cita o advogado dos requerentes, afirmando que o mesmo “vem patrocinando seus interesses no mandado de segurança”. Por fim, Guimarães diz que os impetrantes basearam-se em normas que sofreram alteração em 2004 e que não há nada de novo capaz de mudar o entendimento já exposto nos autos do mandado de segurança.

Coral de Vitória da Conquista se apresenta em Brumado hoje

Neste sábado (20), o coral CJAC, da cidade de Vitória da Conquista, irá se apresentar em Brumado. A apresentação “Cantos de Natal” acontece na Câmara de Vereadores, às 19h30. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a prestigiar e entoar junto os cânticos natalinos.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado: Prefeito encontra governador e fala sobre verba para recuperação da cidade após as chuvas Foto: Divulgação

Em razão das fortes chuvas que castigaram a cidade de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) decretou estado de emergência e está traçando um planejamento para reestruturação das vias públicas que ficaram danificadas. Na manhã de hoje (19), o gestor esteve no município de Lagoa Real, onde conversou com o governador Jaques Wagner (PT), que estava de passagem pela cidade. No encontro, Aguiberto relatou a situação do município e solicitou a liberação de verbas emergenciais para as obras de recuperação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito informou que o governador se mostrou receptivo e preocupado. “Ele disse que irá se reunir ainda hoje com o futuro governador Rui Costa para buscar uma saída para essa situação, já que é final de mandato e as liberações ficam muito mais complicadas nessa época. Wagner ainda solicitou de nossa parte que enviássemos um relatório amplo dos estragos à Defesa Civil Estadual, o qual está em fase final de elaboração e que será enviado o mais rápido possível para o órgão”, afirmou Dias. O gestor declarou que está otimista com a possibilidade de uma grande contribuição do governo do estado e do governo federal. “Todos sabem que os recursos próprios do município de Brumado são insuficientes para realizarmos a reestruturação de nossas ruas e avenidas”, concluiu ele.

Municípios da região sudoeste são contemplados com ações do governo do estado Foto: Manu Dias/GOVBA

O governo do estado contemplou três municípios do sudoeste baiano - Lagoa Real, Sebastião Laranjeira e Riacho de Santana - com um pacote de ações. O mesmo inclui um trator, um ônibus escolar e dois sistemas de abastecimento de água, em Lagoa Real; um trecho de mais de 50 quilômetros da BA-263, no município de Sebastião Laranjeira; e um trator com implementos agrícolas em Riacho de Santana. Em discurso, o governador Jaques Wagner garantiu que a meta de visitar os 417 municípios baianos entre 2007 e 2014 será cumprida até segunda-feira (22). Ele ressaltou que os equipamentos que estão sendo entregues são importantes para o desenvolvimento do estado e para o bem estar da população. Em Sebastião Laranjeira, a pavimentação dos 54 quilômetros da BA-263 contou com investimento de R$ 23.047.040,79 e irá beneficiar 115 mil habitantes. Em Riacho de Santana, o trator e os implementos agrícolas, que vão melhorar a renda dos agricultores familiares da região, representam investimentos de R$ 120 mil.

Pesquisa mostra que brasileiro passa mais tempo na internet que na frente da TV Foto: Reprodução

Embora a televisão ainda seja o principal meio de comunicação no Brasil, a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mostra que os brasileiros passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. Segundo o levantamento, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos. A pesquisa afirma ainda que a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação. Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. Segundo a Agência Brasil, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias.

Rui Costa fecha  lista de secretários Foto: Divulgação

O governador eleito Rui Costa (PT) divulgou na manhã desta sexta-feira (19), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os 11 nomes que faltavam na composição das secretarias de estado. Na terça-feira (16), foram anunciados 14 nomes. Confira nomes divulgados nesta sexta (19)

Casa Civil: Bruno Dauster
Secretaria da Administração (Saeb): Edelvino Góes (permanece)
Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur): Carlos Martins
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): Manoel Gomes de Mendonça
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atual Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração: James Correia (permanece)
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): Jerônimo Rodrigues
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura: Fernanda Mendonça
Secretaria do Turismo (Setur): Nelson Pelegrino
Secretaria da Cultura (Secult): Jorge Portugal
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Olívia Santana

Brumado: Prefeitura convida população para realização do Natal Reciclável

O Natal Reciclável é uma iniciativa proposta pela prefeitura municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. O evento acontece na Praça Coronel Zeca Leite, no próximo sábado (20), a partir das 18h. Toda a comunidade está convidada a participar do projeto, que contará com uma programação especial.

Brumado: Madeireira Real lança promoções incríveis de final de ano

Neste final de ano, é comum as famílias receberem parentes em suas casas. Que tal renovar a sua casa para essa ocasião? Com as promoções imperdíveis da Madeireira Real seu desejo será facilmente realizado. As ofertas estão incríveis, porém o estoque é limitado. Corra agora mesmo e adquira os produtos que você precisa pelo melhor preço do mercado. Faça uma visita a Madeireira Real hoje. A loja fica localizada na Avenida Coronel Tibério Meira, 307. Para informações sobre produtos e quantidade em estoque, ligue (77) 3441-3041 ou acesse www.madeireirareal.com/jornalofertas.pdf.

Brasil: Taxa de desemprego aumenta em novembro Foto: Reprodução

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país aumento em novembro desta no, ficando em 4,8% - a taxa está acima das observadas em outubro deste ano (4,7%) e em novembro do ano passado (4,6%). No total, são 1,2 milhão de pessoas estavam desocupadas no mês; já o número de pessoas ocupadas manteve-se em 23,4 milhões nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. Segundo a Agência Brasil, o número de pessoas com carteira assinada no setor privado também manteve-se estável, em 11,8 milhões.

'Enquanto tem político que defende a Embasa, o povo de Brumado é quem sofre', diz Castilho Viana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Castilho Viana (PSB) visitou alguns bairros que foram castigados pela chuva, em Brumado. Nos locais, Viana pode observar o quanto a população está sofrendo. Para o parlamentar, providências precisam ser tomadas urgente. “A falta do esgotamento sanitário em paralelo com galerias de captação de águas pluviais são os verdadeiros motivos para termos tanto estragos. Com as chuvas, com a força das águas e sem a maneira correta de sua escoação com certeza teremos este resultado por toda a eternidade, caso a Embasa e os governos não façam a sua obrigação”, disse o vereador, afirmando em seguida que não precisa ser mestre em engenharia ou em física para entender o que está acontecendo na cidade. “Como que pode um povo que sofre tanto com a seca chegar ao ponto de torcer para que as chuvas parem? Vivemos na contramão da direção; uma cidade que há dez anos vem entrando em situação de emergência por conta da seca, agora está em situação de emergência por conta das chuvas. Será que a culpada é a natureza?”, questionou o parlamentar. Viana ainda indagou sobre quantos carnavais vão precisar deixar de acontecer por negligência de quem governa. “O povo de Brumado não aguenta mais tanta desculpa esfarrapada”, concluiu ele.

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato recebe Prêmio Quality Foto: Divulgação

No último dia 11, as diretoras do Centro Educacional Monteiro Lobato, Maria Pires e Nilvane Pires, estiveram em São Paulo, no Centro de Exposições e Convenções Expo Center Norte. Em cerimônia no local, elas receberam da Sociedade Brasileira de Educação e Integração o Prêmio Quality Educação 2014. A premiação entregue à escola é um reconhecimento pela responsabilidade social e o compromisso com o desenvolvimento do país. O prêmio também visa estimular organizações a incentivar a cultura, promovendo a melhoria da condição de vida das comunidades, consciência social e colaborando efetivamente para a formação de cidadãos socialmente responsáveis.

Vereador brumadense sofre acidente com veículo da câmara na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Santos (PTC), o Santinho, sofreu um acidente com o carro da câmara de vereadores de Brumado na tarde da última quinta-feira (18), enquanto trafegava pela BA-262, próximo ao município de Aracatu. Ele regressava da cidade de Vitória da Conquista. O parlamentar disse por telefone ao site Brumado Notícias que viajava com mais quatro pessoas no veículo. Segundo ele, a chuva teria provocado o acidente. 

Vereador brumadense sofre acidente com veículo da câmara na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Quando o carro jogou o fundo, eu consegui firmar o volante e colocá-lo de volta na pista. Foi um susto e tanto”, relatou o parlamentar. Ninguém se feriu. Esta é a segunda vez que o vereador sofre um acidente conduzindo um veículo oficial. Em setembro de 2013, ao retornar da capital do estado após uma audiência pública, na companhia do vereador Romar Pereira (PSB), o parlamentar colidiu com uma capa de pneu de caminhão que estava na pista de rolamento da BR-030, nas proximidades do Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu.

Falso juiz federal que aplicou golpes em Livramento é preso em Vitória da Conquista Foto: Conquista News

Um homem que se passava por juiz federal foi preso em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O delegado responsável pelo caso, Ney Brito, considera Jean Paulo Francisco um dos maiores estelionatários da Bahia. Além de estelionato, ele é acusado de receptação de mercadorias roubadas e furtos. Jean Paulo ainda responde a oito processos criminais. Segundo o Conquista News, ele atuava em Salvador, Livramento de Nossa Senhora e Feira de Santana. No mês de junho, se passando por juiz e se dizendo primo do radialista Herzem Gusmão, o acusado conseguiu ganhar mais de R$ 700 de um empresário da cidade. “Ele já foi condenado por estelionato ao comprar uma fazenda de um juiz por R$ 500 mil, com um cheque falso, e vender por R$ 300 mil”, disse o delegado, que informou que nos últimos seis meses quatro inquéritos foram abertos contra Jean. Ele se apresentava às vítimas como João Gusmão.

Ufba: Formandos de Medicina Veterinária homenageiam brumadense Charles Müller Foto: Reprodução/Facebook

Em homenagem ao brumadense Charles Müller Silva dos Santos, assassinado em março deste ano, em Salvador, a turma de Medicina Veterinária, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da qual ele fazia parte, incluiu a foto do jovem no convite de formatura. Charles foi morto a tiros, em frente à residência universitária. Na época, dois homens abordaram o jovem, que estava dentro do seu carro, e, em seguida, efetuaram os disparos. Charles teria se recusado a entregar as chaves do veículo para a dupla de assaltantes, que atirou duas vezes na cabeça do rapaz. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A homenagem dos amigos do jovem já circula na internet, onde as pessoas se emocionam ao relembrar o caso.

O natal mais saboroso de Brumado é com os panetones da Padaria Rejane Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já é Natal na Padaria Rejane! Há décadas inserida no mercado da panificação em Brumado, a padaria oferece a sua clientela o mais tradicional e saboroso panetone da cidade. O famoso pão recheado com frutas cítricas de fabricação própria ganhou consumidores de toda a região, sendo destaque pela leveza e sabor inconfundível da massa. 

O natal mais saboroso de Brumado é com os panetones da Padaria Rejane Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além do tradicional panetone, a Rejane oferece também um delicioso café da manhã, com serviço de lanchonete, além de bolos e outras iguarias derivadas do trigo. Padaria Rejane, a Rainha das Massas, fica localizada na Avenida Centenário, em Brumado. Para maiores informações e encomendas, ligue: (77) 3441-1956.

O natal mais saboroso de Brumado é com os panetones da Padaria Rejane Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Editais da UAB/UESB são suspensos para realização de correções Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os editais da UAB, que haviam sido publicados pela Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB, foram suspensos pela instituição para realização de correções. Os editais fazem parte da seleção de alunos para cursos de graduação e pós-graduação no Sistema UAB. Segundo portaria publicada no portal da instituição, assim que as correções forem executadas, os editais serão publicados novamente com novo cronograma.

A Pax Nacional deseja a Brumado e região um feliz Natal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Papai Noel já distribuiu alegria, brindes e gostosuras aos colaboradores da Pax Nacional, em Brumado. Cada representante da empresa recebeu do bom velhinho um kit de Natal para animar ainda mais a festa que lembra o nascimento do menino Jesus. O espírito natalino reina na mais conceituada funerária da região, que faz votos de felicitações a todos os clientes e amigos. “Nos momentos mais difíceis, a Pax Nacional sempre esteve ao seu lado e nossa meta é continuar auxiliando com humanitarismo e solidariedade a todas as famílias de Brumado e sua microrregião. Desejamos que todos passem um feliz Natal, com muita saúde e paz, e que o bom velhinho traga muitas alegrias as nossas famílias”, são os votos de Perinalva Silva e toda família Pax Nacional.

Dilma Rousseff e Michel Temer recebem diploma no TSE Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Na última quinta-feira (18), a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o diploma, ambos estão aptos para tomar posse. A cerimônia está marcada para o dia 1º de janeiro de 2015. A diplomação é um ato formal, através do qual a Justiça Eleitoral reconhece a eleição dos candidatos para que eles possam ser empossados no cargo. Segundo a Agência Brasil, participaram da solenidade os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), além de outras autoridades do Judiciário. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney também estiveram presentes.

Brumado: Prefeito prestigia entrega das residências do Brisas I e II Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (18), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) participou da cerimônia de entrega das 396 residências do conjunto habitacional Brisa I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida. Além do gestor, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Cunha Maia, o gerente geral da Caixa de Brumado, Fredson da Mota Souza, e representantes da Construtora E2 Engenharia estiveram presentes na cerimônia. Aguiberto realizou a entrega simbólica da chave para uma das proprietárias do empreendimento. As novas residências possuem 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. A obra, orçada em R$ 47 mil, custou aos cofres federais cerca de R$ 19 milhões. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, 1.500 pessoas foram beneficiadas. “Este é um momento marcante da história de nosso município, que sempre teve um déficit habitacional popular muito baixo, mas que, agora, com esses dois conjuntos residências escreve uma nova página no setor. Parabéns às 396 famílias contempladas, as quais conseguiram realizar o sonho da casa própria”, disse o gestor.

Escolas não podem recusar matrícula de aluno com Síndrome de Down Foto: Reprodução

Segundo a Lei nº 7.853/89, negar matrícula a pessoas com deficiência em escolas públicas ou particulares é crime. Apesar da norma, ainda há estabelecimentos de ensino que descumprem a legislação. Em caso de recusa da escola, os pais devem procurar a Defensoria Pública para início das providências judiciais cabíveis. De acordo com a Agência Brasi, para ajudar as famílias de crianças e jovens com deficiência a garantir seu direito, o Movimento Down lançou a campanha #EscolaParaTodos. Em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (OAB-RJ), o Instituto Alana e a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República, além de outros órgãos, o Movimento elaborou uma cartilha sobre o tema intitulada “Educação Inclusiva: o que os pais precisam saber?”. A publicação traz informações sobre os direitos da criança com deficiência à educação inclusiva, o que é escola inclusiva e o que fazer caso a escola se recuse a aceitar a matrícula de um aluno por causa de sua deficiência.

Arquivo