Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Aplicativos e ferramentas online ajudam a economizar água em casa Foto: Reprodução

Para ajudar na economia de água, diversos aplicativos e ferramentas online estão disponíveis para fazer a contagem e controlar o que é gasto de água em casa. Preocupado com a escassez de recursos hídricos, um grupo de alunos do Rio de Janeiro desenvolveu um aplicativo para combater o desperdício. O iWater.capile.net calcula o gasto de água em atividades do dia a dia como, por exemplo, um banho demorado, e carrega o histórico de consumo do usuário. O estudante Victor Capilé, de 16 anos, que desenvolveu o iWater, explica que, além da contagem, a ferramenta traz informações e curiosidades sobre os recursos hídricos no mundo. O aplicativo é gratuito e já está disponível na internet no iwater.capile.net. Os alunos agora querem aprimorá-lo e também estão arrecadando fundos para disponibilizar a versão para smartphones nas lojas de downloads. Além deste, o aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas.

Guanambi: A mando do pai, menor de 13 anos mata empresário com três tiros Foto: Reprodução/WhatsApp

Um crime trágico ocorrido no último domingo (02) chocou a cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, onde um adolescente de 13 anos matou a tiros um empresário local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Jeanevan Vieira dos Santos, de 36 anos, foi atingido com três tiros disparados pelo filho do vizinho, durante uma discussão. Os dois vizinhos já se desentendiam há algum tempo. O motivo da briga que culminou na morte do empresário teria sido o uso de som automotivo. Na briga, testemunhas relataram que houve agressão física e a esposa da vítima teria levado um tapa no rosto. Durante a discussão, o menor teria aparecido com uma arma e atirado com o consentimento do pai. O empresário morreu na hora. O adolescente e os responsáveis foram encaminhados à delegacia. A polícia compareceu ao local do crime e conteve a população, que estava bastante revoltada. O delegado Nilo Ebrahim autuou em flagrante João Dias Costa por homicídio, lavrou o procedimento de ato infracional praticado pelo menor e determinou a realização de perícia na residência dos acusados. 

Rio de Contas: Caminhão carregado com mármore tomba e deixa três feridos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três homens seguiam viagem em um caminhão carregado com pedras de mármore quando o veículo saiu da pista, desceu uma ribanceira de aproximadamente trinta metros e tombou. Testemunhas relataram ao site Brumado Notícias que o caminhão perdeu o freio e o motorista, natural do estado de Minas Gerais, acabou perdendo o controle da direção. O acidente aconteceu no final da tarde do último domingo (02), no trecho da linha verde da BA-148, entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. 

Rio de Contas: Caminhão carregado com mármore tomba e deixa três feridos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nossa reportagem apurou que o mármore seria entregue na cidade de Livramento. Apesar de já ter chegado ao seu destino, o motorista e o ajudante teriam resolvido conhecer as belezas naturais do município vizinho. Ao retornarem, eles acabaram se acidentando. Não há registro de óbitos. Com a ajuda de populares, os três ocupantes do caminhão foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados ao hospital de Livramento de Nossa Senhora com suspeita de fraturas.  

Aracatu: Polícia detém chefe do tráfico e apreende armas e drogas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na madrugada desta segunda-feira (03), as polícias civil e militar de Aracatu, no sudoeste baiano, deflagraram a Operação Aracatu Sem Drogas, através da qual estouraram uma boca de fumo localizada no Bairro Alto Maron. No local, os policiais detiveram Eliana Pereira Pires, natural da cidade de Vitória da Conquista, apontada como chefe do tráfico no município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, junto com ela, a polícia encontrou grande quantidade de maconha, cocaína e crack, além de armas de fogo, uma delas com a numeração raspada, dinheiro, anotações da contabilidade do crime e outros itens. O saldo da operação ainda está sendo contabilizando e a polícia continua fazendo buscas no intuito de realizar novas apreensões na cidade. A traficante e o material apreendido foram encaminhados à delegacia local. A polícia acredita que esta tenha sido a maior apreensão de drogas já realizada no município.

Brumado: Família se espanta ao encontrar sepultura aberta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias flagrou o momento em que uma família encontrou a sepultura de um ente querido aberta no cemitério Senhor do Bonfim. “Não fomos avisados sobre essa situação. Isso é uma falta de respeito. Como é que a gente vem prestar uma homenagem e encontramos a cova desse jeito?”, questionou o filho do falecido a nossa reportagem. A sepultura, que normalmente é coberta com uma laje, estava com um enorme buraco, tampado apenas com um pedaço de telha. Ao retirá-la era possível ver o caixão. A família declarou que irá cobrar explicações da coordenação do cemitério e da prefeitura. Outra reclamação dos visitantes ocorreu no Jardim Santa Inês, onde não havia banheiros disponíveis para uso público.

Brumado: Pax Nacional oferece flores no Dia de Finados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo a tradição do Dia de Finados, a Pax Nacional de Brumado compareceu aos cemitérios locais e entregou flores aos familiares em celebração ao dia. Muitos se emocionaram ao receber a homenagem em data tão marcante. A empresa também montou estandes com coroas de flores para serem depositadas nos túmulos. “Nosso objetivo é estar com as famílias em todos os momentos oferecendo a elas o mais simples dos consolos, ainda mais neste momento”, disse a direção da funerária.

Brumado: Pax Nacional oferece flores no Dia de Finados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
02/Nov/2014 - 17h00

Dia de Finados em Brumado

Dia de Finados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste Dia de Finados, os brumadenses compareceram em grande número para visitar seus entes queridos nos cemitérios da cidade. Os dois cemitérios locais foram bastante movimentados, mas o maior aglomerado de pessoas ocorre no Cemitério Jardim Santa Inês, localizado à margem da BA-148. 

Dia de Finados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os familiares aproveitaram a ocasião para lavar os túmulos memoriais, além de acender velas e depositar flores. A prefeitura providenciou a montagem de estandes para servir água aos presentes no Jardim Santa Inês. Até o final da tarde a coordenação dos cemitérios acredita que vinte mil pessoas tenham passado pelos locais.

Grupo explode cofre e destrói banco em Sátiro Dias Foto: José Roberto de Jesus/Vc no G1

Uma agência do Banco do Brasil da cidade de Sátiro Dias, ficou destruída após assalto realizado por volta das 3h da manhã deste domingo (2). De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a ação foi praticada por um grupo de nove homens armados. Cinco deles chegaram ao local do crime em um carro de passeio, enquanto outros quatro acompanhavam em duas motos. Segundo a PM, na ação que durou em torno de 10 minutos, o grupo entrou na agência, explodiu o cofre e saiu com o dinheiro. A polícia acrescenta que três explosões foram ouvidas, entretanto nenhum disparo de arma de fogo foi feito e ninguém ficou ferido na ação. Ainda de acordo com a PM, os homens fugiram em direção ao município de Inhambupe, pela rodovia estadual BA-233. Ainda não se sabe a quantia levada pelo grupo. As informações são do G1.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Guanambi: Prefeitura demite funcionários e prevê realização de concurso Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (31), o Diário Oficial do Município de Guanambi publicou a exoneração de 13 servidores municipais com cargos comissionados. Segundo a prefeitura, o ato administrativo visa reduzir os gastos com servidores. Conforme o secretário Walguimar Cotrim, pela primeira vez, os gastos chegaram ao índice de 54,3% e, por isso, mais cortes devem ser realizados. As medidas, segundo Cotrim, objetivam ajustar o quadro de funcionários. Também com essa intenção um concurso público deve acontecer no início do ano que vem. O Projeto de Lei que trata do concurso já foi encaminhado à Câmara de Vereadores. O número de vagas está estimado entre 200 e 400 vagas e o processo seletivo será realizado pela Uneb.

Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas reivindicam construção de lombada Luísa Souza/Brumado Notícias

Os moradores das Avenidas Saldino Lopes e Salvino Lopes, ambas localizadas na entrada da Vila Presidente Vargas, em Brumado, reivindicam há algum tempo a construção de uma lombada na BR-030 a fim de diminuir a velocidade dos carros que transitam no trecho. Nesta semana, a presidente da associação de moradores da Vila Presidente Vargas, Rosa Riqueza, esteve no escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para obter uma resposta quanto à solicitação da construção do quebra-molas. Os representantes do departamento responderam afirmativamente ao pedido e a presidente comunitária fez questão de agradecer a resposta. Os moradores esperam que a lombada seja construída o quanto antes.

Operadoras terão que entregar mínimo de 80% da velocidade da banda larga

Segundo norma estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que passará a entrar em vigor ontem (1º), as empresas de telefonia deverão entregar ao menos 80% da velocidade de banda larga fixa e móvel contratada pelos clientes. A regra integra o regulamento de Gestão da Qualidade nos serviços de Comunicação Multimídia aprovado pela Anatel, que desde 2012 tem cobrado que as operadoras entreguem a velocidade dentro de uma meta previamente estabelecida. Em novembro de 2012, o limite mínimo era de 60%; um ano depois passou para 70%.

Jovem sofre graves lesões ao cair de moto em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem motociclista sofreu um grave acidente ao cair de motocicleta na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, portão de entrada da BA-148, em Brumado. O acidente aconteceu próximo à Uneb, no final da tarde deste sábado (01). Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o piloto tentou frear e desviar de um caminhão baú que fazia uma manobra na via, mas acabou perdendo o controle da direção, se desequilibrando e caindo da moto. Com o capacete aberto, ele sofreu uma grave lesão na cabeça. O Samu 192 prestou os primeiros socorros no local e encaminhou a vítima com suspeita de várias fraturas e hemorragia interna ao Hospital Professor Magalhães Neto. A nossa reportagem apurou que o quadro clínico do motociclista é considerado gravíssimo e a família aguarda a liberação para cidade de Vitória da Conquista.

Previsão de chuva no domingo de finados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo previsão do instituto Clima Tempo, o domingo (02) de Finados será de chuva em Brumado. A temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima é de 27°C. O dia será nublado podendo ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia e da noite.

Pré-réveillon do Sítio Novo: Seu final de ano em grande estilo em Brumado

O fim de ano está chegando e os preparativos para o grande evento musical, o Pré-réveillon do Sítio Novo, já estão a todo vapor. A tradicional festa que acontece em Brumado possui uma produção impecável, uma mega infraestrutura, e é realizada em um dos locais mais agradáveis da região: o Sítio Novo. No local, haverá comida e bebida free, com exceção de energéticos e uísques. As atrações já foram confirmadas: a Banda Cheiro de Amor, a maior banda de pagode da Bahia, Harmonia do Samba, além das revelações do momento, Max e Leo e Kleytones. O evento acontecerá no dia 27 de dezembro, pontualmente às 18h. A produção recomenda que todos se vistam de branco para brindar a chegada do ano novo. A festa é uma realização da Só Legal Produções e de Beto Bonelly.

Brumado: Lira Ceciliana anima o encerramento do Outubro Rosa no Bairro Olhos D’água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O último dia de campanha do Outubro Rosa em Brumado contou com várias atividades promovidas pelas unidades básicas de saúde espalhadas pelo município. No Bairro Olhos D’água, os moradores aderiram às ações promovidas pela Unidade de Saúde Ivaneide Neves Teixeira e participaram de todas as atividades realizadas durante o período da campanha. O ponto culminante ocorreu exatamente no último dia do mês. No final da tarde da última sexta-feira (31), a unidade básica ganhou reforço da cinquentenária filarmônica Lira Ceciliana Brumadense, que tocou marchinhas e outros ritmos e puxou um cortejo em caminhada por várias ruas do bairro. Muitos moradores fizeram questão de registrar o momento em seus celulares. A unidade encerrou o Outubro Rosa com aumento do número de atendimentos na comunidade e já iniciou a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens quanto à necessidade de prevenção do câncer de próstata.

Comerciantes terão que vender garrafões de água com selo fiscal a partir deste sábado Foto: Reprodução

A partir de hoje (1º), os comerciantes deverão vender os garrafões de 20 litros de água mineral portando no lacre o selo fiscal registrado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Caso descumpram a determinação, os comerciantes ou empresas envasadoras de água pagarão multa de R$ 90 por garrafão irregular. A medida é uma garantia de procedência da água e também uma nova arma no combate à concorrência desleal e à sonegação de impostos no setor. Ainda neste mês serão realizadas operações com o intuito de o cumprimento da obrigação. Outra medida adotada pela Sefaz é a disponibilização de um canal para que consumidores e comerciantes possam aferir a autenticidade do selo. É necessário acessar o site da secretaria, clicar no ícone ‘Selo fiscal - autenticidade’ e digitar o número de série do produto, informado em cada selo. Caso encontre alguma irregularidade, o cidadão pode denunciar por meio do telefone 0800 0710071 ou (71) 3118-1555. Existe ainda a opção de fazer a denúncia via WhatsApp, pelo número (71) 9990-0071, que fica disponível 24 horas.

Bahia: Estado não paga salários de médicos desde agosto

Segundo denúncia divulgada pelo Bocão News, cerca de 800 médicos que prestam serviço em todo o estado estão sem receber salários desde o mês de agosto. Os profissionais de saúde vinculados à CooperSaúde, cooperativa de trabalho que terceiriza os serviços à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), teriam tornado o caso público. Paulo Henrique Duarte, chefe do setor jurídico da CooperSaúde, declarou que o governo do estado não estaria repassando os recursos ao setor. No total, a CooperSaúde fornece 1,5 mil profissionais. Somente na última sexta-feira (31), segundo Duarte, o governo resolveu pagar uma parte do que deve. Os médicos baianos devem entregar nos próximos dias um documento ao Conselho Regional de Medicina (Cremeb) e ao Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) com relatos de como o estado tem tratado os profissionais da área e cobrar providências para que possam ter a garantia do pagamento pelos serviços prestados.

As punições para motoristas que fazem ultrapassagens perigosas passam a ser mais severas a partir de hoje em todo o Brasil. Em alguns casos, as multas ficaram 900% mais pesadas e se equiparam com a de dirigir embriagado, chegando a R$ 1.915 - o valor mais alto para uma infração de trânsito no país. Ultrapassagens forçadas quando outro veículo vem em sentido oposto da via passam de R$ 191,54 para o valor máximo, além de suspensão da carteira de habilitação (CNH). Ultrapassagens ilegais ou perigosas são responsáveis pelo tipo de acidente que mais mata nas estradas federais: as colisões frontais. De janeiro a setembro de 2014, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 5.042 acidentes deste tipo - o equivalente a 3,99% do total de acidentes no período. Segundo levantamento da polícia, as colisões frontais deixaram 2.067 vítimas fatais nos 9 primeiros meses do ano, ou 33,5% do total de mortes nas estradas. O número de mortos em batidas de frente no período subiu 5,5% em relação ao ano passado. A segunda principal causa de mortes nas estradas é o atropelamento, que vitimou 940 pessoas até setembro. No total, são 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alterados, entre eles ultrapassar em faixa contínua (artigo 203) ou pelo acostamento (artigo 202). Neste último caso, a infração foi de grave para gravíssima. A mudança na legislação foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em maio deste ano, com validade após 6 meses.

iPhone 6 e 6 Plus devem ser vendidos a partir de 14 de novembro no Brasil Foto: Divulgação

A partir do dia 14 de novembro, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus devem começar a ser vendidos no Brasil nas lojas das operadoras TIM, Claro e Vivo, que já confirmaram a notícia. Os preço do iPhone 6 Plus pode chegar a R$ 4,4 mil. Os dois modelos de iPhone foram lançados nos EUA em setembro.

TJ-BA é o mais atrasado em julgamento de processos de corrupção Foto: Reprodução

Segundo levantamento inédito feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) é o mais atrasado em julgamentos de processos de corrupção. Até julho deste ano, o órgão julgou apenas 417 processos de 7.202 denúncias - equivalente a apenas 6% dos casos. Nacionalmente, o CNJ pretendia que 86.418 processos de corrupção, iniciados até dezembro de 2012, fossem julgados pelos Tribunais de Justiça dos estados. Segundo o levantamento, 31% dos casos de corrupção nas Justiças Estaduais tiveram réus condenados entre janeiro e julho deste ano. A meta proposta pelo CNJ não foi alcançada: foram julgados apenas 30.911 dos 86.478 casos de corrupção no país.

Brumado: Bandido do strip-tease volta a atacar e assalta dois escritórios de advocacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com uma arma de fogo e uma camisa cobrindo o rosto, um meliante entrou em um complexo localizado na Avenida Casemiro Azevedo, em Brumado, e invadiu um escritório de advocacia que pertence ao primo do prefeito da cidade. No local, ele anunciou o assalto exigindo da secretária dinheiro e celular. O bandido ainda mandou a vítima tirar a roupa, mas a mulher não cedeu a exigência. Em seguida, o elemento fugiu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, não satisfeito, ele entrou em outro escritório de advocacia situado na Praça dos Meiras, a poucos metros do primeiro assalto. No local, o elemento rendeu a advogada e uma secretária, levando das mesmas celulares e dinheiro. A polícia foi acionada e, pela descrição das vítimas e o modo de agir do bandido, os investigadores acreditam que se trata do mesmo suspeito de ter assaltado uma loja de móveis no dia 20 de outubro, ocasião em que o elemento também obrigou as atendentes a tirar as roupas. Populares apelidaram o marginal de bandido do strip-tease.

Jovens são presos após arrastões em lojas de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (31), um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes apreendidos suspeitos de envolvimento em arrastões em lojas da cidade de Vitória da Conquista. Segundo a polícia, o jovem e um adolescente de 15 anos foram capturados na Rua Rotary Club, nas proximidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), logo após assaltarem uma loja de celular e uma relojoaria. De acordo com o G1, com a dupla, foi encontrada uma sacola contendo cinco pares de aliança e 34 relógios, além de um revólver calibre 32, com munição. Os suspeitos alegam que praticaram o roubo a mando de um homem identificado como “Zoi”, que, segundo a polícia, tem envolvimento com o tráfico de drogas e teria saído do presídio há menos de uma semana. O outro adolescente, de 16 anos, que iria receber o material, foi localizado pelos policiais após informações dos outros dois suspeitos. Todos possuem passagem por roubo e tráfico. Zoi está sendo procurado.

Wagner é preferido do PT para assumir Petrobras Foto: Manu Dias/GOV BA

O mandato do governador Jaques Wagner (PT) está chegando ao fim e aumentam as especulações sobre o futuro do petista. O jornal Valor Econômico chegou a divulgar que Wagner é o preferido do PT para retomar a normalidade da Petrobras, com a crise de corrupção que afeta a estatal. O governador conquistou prestígio no partido devido à eleição do sucessor, Rui Costa (PT), e ao alto número de votos da presidente reeleita Dilma Rousseff na Bahia. Diante desse quadro, seu nome também já foi especulado como ministro da Fazenda, pela revista Veja, e da Casa Civil, pela Época. Wagner nega a possibilidade de assumir ambas as pastas.

Arquivo