Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Suzane Richthofen se casa com a ex de Elize Matsunaga na prisão Suzane foi presa em 2002 por participar da morte dos pais. (Foto: Agência Estado).

Condenada por participar da morte dos pais em 2002 e presa há 12 anos, Suzane von Richthofen, 30 anos, se casou, no mês passado, com Sandra Regina, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro de uma empresária em São Paulo. Na penitenciária de Tremembé, o casal passou a desfrutar de regalias dentro da prisão. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Sandra teria acabado de sair de um relacionamento com Elise Matsunaga, presa por matar e esquartejar o marido, Marcos Matsunaga, em 2012. 

Suzane Richthofen se casa com a ex de Elize Matsunaga na prisão Elize Matsunaga foi presa em 2012 após matar e esquartejar o marido. (Foto: Reprodução).

Após assinar um documento, Suzane trocou a ala das evangélicas, onde vivia, e passou a habitar a cela das presas casadas, onde divide espaço com mais oito casais. Pessoas ligadas a Elize e Sandra disseram que as duas estavam juntas desde o início do ano e que o relacionamento acabou justamente por causa de Suzane. As três trabalhavam na fábrica de uniformes da prisão, onde Suzane é chefe. O triângulo amoroso acabou rompendo a amizade entre elas.

Jovens sofrem tentativa de homicídio em Brumado Foto:Reprodução/WhatsApp

Dois jovens sofreram tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (27), enquanto trafegavam de moto pela Rua Osvaldo Cruz, também conhecido como beco da datilografia, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Noticias que os jovens foram interceptados por dois elementos armados, que efetuaram disparos e atingiram uma das vítimas nas costas. Os atiradores fugiram em seguida, mas teriam dito ao rapaz que o ocorrido foi apenas um aviso. A polícia realizou buscas na região, mas os criminosos não foram capturados. O rapaz baleado foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto e, apesar da gravidade do ferimento, não corre risco.

Vigilância de Ituaçu intensifica ações de combate ao Calazar Foto: Jornal Tribuna do Sertão

Em parceria com a 19ª Dires e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica de Ituaçu, no sudoeste da Bahia, está mapeando a cidade com o objetivo de identificar, capturar e classificar as espécies existentes da Leishmaniose, mais conhecida como Calazar. De acordo com o Jornal Tribuna do Sertão, o mapeamento identificará as áreas mais suscetíveis à evolução da doença e ajudará no seu controle eficaz. No início do ano, o setor já havia realizado um mutirão envolvendo agentes comunitários de saúde e de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros visando conscientizar a população sobre a gravidade da doença. Agora, em outubro, representantes da 19ª Dires estiveram no município para capacitar os profissionais da área. O município, assim como outras cidades circunvizinhas, é afetado pela doença, que é endêmica.

Rio do Antônio: Criança é internada com suspeita de meningite no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um bebê de um ano de vida, natural do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, está internado no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, desde a última sexta-feira (25) com suspeita de meningite. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o menino está em isolamento passando por uma bateria de exames a fim de a equipe médica chegar a um diagnóstico mais preciso do seu quadro clínico. Por enquanto, a principal suspeita é de que a criança esteja com meningite. A nossa reportagem apurou que o bebê poderá ser transferido para a cidade de Vitória da Conquista.

Brumado: Mãe e filha ficam na mira de revólver e têm moto roubada e recuperada na mesma noite Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mãe e filha passaram momentos de terror na noite do último domingo (26), quando trafegavam em uma motocicleta na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca. No local, elas foram abordadas por quatro menores; dois deles estavam armados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os criminosos ameaçaram as vítimas, mantendo as armas apontadas na direção da cabeça das mesmas e exigindo a moto. Após roubar o veículo, eles fugiram. Cerca de duas horas depois do ocorrido, uma guarnição do pelotão especial encontrou a moto em uma casa abandonada no Loteamento Malhada Branca. Além da moto, a guarnição encontrou na residência uma espingarda artesanal, que pode ter sido fabricada na mesma localidade. A polícia não encontrou os autores do roubo. A moto e a arma utilizada no crime foram levadas até a delegacia.

SUS vai distribuir remédio para autismo em 2015

A partir de 2015, o Sistema Único de Saúde vai oferecer medicamento para o autismo. Conhecido como Resperidona, o remédio auxiliará na diminuição dos principais sintomas do autismo, como as crises de irritação, agressividade e agitação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem autismo. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento deve beneficiar cerca de 19 mil brasileiros por ano, já não são todas as pessoas com autismo que precisam do remédio.

Brumado: Morre o empresário e ex-candidato a prefeito de Dom Basílio, Zé Bonfim

O empresário José Caires do Bonfim, 74 anos, proprietário da empresa EPCL, que presta serviços de manutenção de rede e eletrificação para a Coelba na região de Brumado, Guanambi e Bom Jesus da Lapa, morreu no início da noite desta segunda-feira (27), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que, no início da tarde, ao chegar à empresa, ele sentiu fortes dores no peito, sendo socorrido por um dos filhos. O empresário foi levado às pressas à unidade hospitalar, onde teve duas paradas cardíacas. Apesar das tentativas da equipe médica para reanimá-lo, Zé Bonfim não resistiu e faleceu às 18h15. Bonfim também era ligado à política, sendo candidato à prefeitura de Dom Basílio no ano de 2012. Na época, ele não conseguiu se eleger. Familiares do empresário ainda estão no hospital. O corpo será sepultado na cidade de Dom Basílio.

Brumado: Por conta do feriado dos servidores, sessão da Câmara é adiada para quarta-feira (29) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente acontece nas noites de segunda-feira, esta semana será realizada na próxima quarta-feira (29) por conta do feriado do dia do servidor público, antecipado para esta segunda-feira (27) no município. Diante da mudança, os projetos e indicações serão debatidos no meio da semana.

Brumado: CEML realiza XIV Feira de Ciências, Arte e Cultura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem compareceu à Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, na noite da última sexta-feira (24) pode conferir de perto as apresentações que marcaram a abertura da XIV Feira de Ciências, Arte e Cultura, promovida pelo Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML). Este ano, o tema “Ideias que mudaram o mundo” conduziu a Feira. O anfiteatro da praça ficou repleto de espectadores, que se encantaram com as encenações elaboradas pelo corpo docente e alunos da escola. Vários momentos da história do homem foram representados com um show de cores, coreografias e musicas. As atividades do evento continuaram durante o sábado (25), no prédio do CEML, onde foram montados stands com exposição de pesquisas feito pelas equipes da escola.

Chuva e muito vento em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva pegou os brumadenses de surpresa no final da tarde desta segunda-feira (27). Os munícipes passaram por dias quentes nas últimas semanas com temperaturas acima dos 30°C. A estação meteorológica Clima Tempo já havia apontado a possibilidade de chuva para o município para hoje (27). O forte vento preocupa os brumadenses. O serviço de meteorologia aponta que as pancadas de chuva na cidade devem continuar durante toda a semana.

Chuva e muito vento em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado amanheceu parcialmente limpa após o dia de eleição Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A maioria das ruas de Brumado estava limpa nesta segunda-feira (27), após o dia de votação do segundo turno das eleições municipais, com exceção da Rua Dr. Guilherme Dias, onde se encontra o Colégio Estadual de Brumado, maior colégio eleitoral do município. 5 mil eleitores votaram no local. Além da via, as ruas no entorno da Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, endereço do Colégio Roberto Santos, também ficaram entre as mais sujas. Nas duas localidades, os garis tiveram mais trabalho, tendo em vista a quantidade de material de campanha jogado nas vias. “Foi menos do que no primeiro turno, mas não deixou de estar poluindo”, comentou um gari ao site Brumado Notícias.

Ibicoara: Secretário de Transportes tem prisão decretada

O secretário municipal de transportes de Ibicoara, Gercílio Ribeiro Santos, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz eleitoral da Comarca de Barra da Estiva, Egildo Lima. O secretário é acusado por crime de desacato, previsto no Artiggo 330 do Código Penal por desobedecer a ordem legal de funcionário público. A pena para esse tipo de crime é detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. O município é administrado pelo prefeito Arnaldo Pires (PSL). Até o momento o chefe do executivo municipal e o secretário não se pronunciaram sobre o caso.

Senado vota amanhã obrigatoriedade da guarda compartilhada Foto: Reprodução

Na próxima terça-feira (28), o plenário do Senado debaterá o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 117/2013, que regula a guarda compartilhada de filhos de casais separados. A proposta já passou pelas Comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça. Segundo o projeto, caso os pais não cheguem a um acordo quanto à guarda do filho, a opção de compartilhamento dessa responsabilidade será obrigatória. A regra só não será adotada quando o pai ou a mãe, mesmo apto a exercer o poder familiar, declarar ao juiz que não deseja a guarda compartilhada do filho. A proposta também fixa multa para o estabelecimento que se negar a dar informações a qualquer um dos genitores sobre os filhos, entre eles a escola.

Eleitor tem 60 dias para levar justificativa de ausência de voto a cartórios eleitorais Foto: Reprodução

O eleitor que não votou no último domingo (26) tem 60 dias para levar o Requerimento de Justificativa Eleitoral a qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, via postal, ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. A falta de justificativa pode levar o eleitor a ficar impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos e obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo. Para quem não justificou o voto no primeiro turno, mas votou no segundo, deve levar o requerimento acompanhado de documento que comprove as razões da ausência até o dia 4 de dezembro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão aceitos passagens ou atestado médico.

Brumado: IFBA divulga listas das inscrições homologadas do Processo Seletivo 2015

As listas das inscrições homologadas para o processo seletivo de alunos nas modalidades Médio Integrado, Médio Subsequente, Médio Subsequente - Enem, Superior - Enem e Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram divulgadas pelo IFBA. Os candidatos que não tiveram a inscrição homologada têm até o dia 30 deste mês para recorrer, inclusive, concorrentes às vagas reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais. Para isso, basta dirigir-se ao campus para o qual se inscreveu e abrir um requerimento. A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h30. Os locais da prova serão divulgados a partir de 26 de novembro. Acesse www.portal.ifba.edu.br e confira as listas.

Na Bahia, Aécio supera Dilma em apenas cinco cidades Foto: Reprodução

Em apenas cinco cidades baianas, o candidato Aécio Neves (PSDB) ganhou da presidente Dilma Rousseff (PT) neste segundo turno das eleições. No primeiro turno, o tucano só havia superado a petista em Buerarema, sul do estado - na cidade, ele conseguiu crescimento de 67% para 69% em relação ao último turno. Até mesmo nas cidades do sudoeste baiano em que os petistas Guilherme Menezes (Vitória da Conquista) e José Carlos Moura (Itapetinga) se elegeram em 2012, a presidente não conseguiu ultrapassar Aécio. Em Conquista, Dilma recebeu 49,41% contra 50,59% do tucano. Já em Itapetinga, Aécio ganhou da presidente por 55,14% a 44,86%. Em Luís Eduardo Magalhães, a presidente recebeu apenas 45,31% dos sufrágios na cidade. Aécio conseguiu a maioria no município, com 54,68%. O tucano ganhou de 51,95% por 48,05% em Eunápolis. Em todo o estado, a presidente recebeu 70,16% contra 29,84% do candidato do PSDB. Dilma teve ampla vantagem também na capital (67,28% por 35,35%) e em Feira de Santana (66,73% por 33,27%). As informações são do Bahia Notícias.

De capacete aberto, jovem de Guajeru cai com a moto, sofre edema e morre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com apenas 24 anos, o jovem Adeilton Pereira de Souza, residente na comunidade Olaria, em Guajeru, no sudoeste baiano, morreu na noite do último domingo (26). O site Brumado Notícias apurou junto à familiares que Adeilton trafegava de moto por uma estrada vicinal a caminho da casa da namorada, quando perdeu o controle da direção em uma banca de terra e caiu. Com o capacete aberto, o jovem bateu com a cabeça no chão e sofreu um edema cerebral. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e liberado na manhã desta segunda-feira (27). A nossa reportagem ouviu populares da região de Guajeru e os mesmos afirmaram que é comum acidentes de moto na localidade. Nesses casos, a principal causa de mortes é o uso incorreto do capacete. O corpo de Adailton está sendo velado na casa da família, na comunidade Olaria, e será sepultado no final da tarde no cemitério local.

Márcio Moreira e Vítor Bonfim reafirmam compromissos em prol de Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado, o deputado estadual eleito Vítor Bonfim (PDT) acompanhou a apuração do 2º turno das eleições, que reelegeu a presidente Dilma Rousseff (PT). Após um encontro com o vereador Márcio Moreira (PSB), ambos reafirmaram a parceria de trabalhar em prol do progresso e desenvolvimento da capital do minério. Moreira e Bonfim ainda ressaltaram que os trabalhos que serão realizados terão o indiscutível apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). “Votei na presidente Dilma nesse segundo turno em busca de uma Brumado, uma Bahia e um Brasil cada vez melhor. Agora conclamo a todos que não apoiaram a petista para nos unirmos em nome de nossa cidade para que juntos possamos trazer mais benefícios para a capital do minério”, ressaltou Márcio.

Posse presidencial e de nova equipe de governo ocorre em 1º de janeiro de 2015 Foto: Reprodução

A data oficial para posse de Dilma Rousseff (PT) é dia 1º de janeiro de 2015. A cerimônia tem início no Congresso Nacional. Porém, apesar de o Brasil ser um país laico, os últimos empossados têm optado por iniciar os compromissos com uma missa na Catedral de Brasília. De lá, seguem para a sede do poder legislativo, em carro aberto, sob a escolta de Dragões da Independência. O decreto determina que o vice-presidente esteja à esquerda do presidente eleito e, na frente, o chefe do Gabinete Militar e o Chefe do Gabinete Civil. No Congresso Nacional acontece a cerimônia chamada de Compromisso Constitucional. Os eleitos serão recebidos pelos Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso Nacional os declara empossados. O Hino Nacional é executado e, em seguida, a presidenta eleita faz o primeiro discurso à nação. Estarão presentes os integrantes dos antigos ministérios, bem como os chefes do Gabinete Militar, Civil, Serviço Nacional de Informações e Estado-Maior das Forças Armadas, assim como os futuros ocupantes desses cargos no governo que se inicia. As informações são da Agência Brasil.

Dilma Rousseff destaca união e reforma política em primeiro discurso após vitória Foto: EFE

Em seu primeiro discurso após a reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) falou em união e reforma. Em Brasília, Dilma negou que o país esteja dividido e pediu paz entre todos. “Conclamo, sem exceção, todas as brasileiras e brasileiros a nos unirmos em favor de nossa pátria, de nosso país, do nosso povo. Não creio que essas eleições tenham dividido o país. Entendo que elas tenham mobilizado ideias e emoções, às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca por um futuro melhor para o Brasil”, disse. Durante o pronunciamento, Rousseff afirmou que entendeu que a sociedade exige mudanças. “Algumas palavras e temas dominaram essa campanha. A palavra mais repetida, mais falada, foi mudança. O tema mais amplamente convocado foi reforma. Sei que estou sendo reconduzida para ser a presidenta que irá fazer as grandes mudanças que a sociedade precisa”, disse, reiterando que a primeira reforma que ela buscará será a política. Dilma disse que vai procurar o Congresso Nacional para conversar, assim como movimentos da sociedade civil. Ela voltou a insistir na necessidade de um plebiscito para “dar força e legitimar” a reforma.

Sites recebem denúncias de preconceitos contra nordestinos na web Foto: Reprodução

Após o resultado das eleições presidenciais e a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), as mensagens de ódio e preconceito contra nordestinos se intensificaram nas redes sociais. No Nordeste, a presidente obteve uma votação bastante expressiva. A página do Tumblr Esses Nordestinos passou a reunir postagens discriminatórias nas redes sociais, que poderão ser usadas como prova em uma eventual ação criminal. Os criadores do site criaram uma campanha contra as publicações preconceituosas. De acordo com a Agência Brasil, a página recebe cópia das postagens e apresenta dicas de como fazer a denúncia diretamente ao Ministério Público Federal (MPF). Para denunciar diretamente ao MPF, clique aqui. Caso a pessoa não queira se identificar ao fazer a denúncia, é possível utilizar o site da OnG SafernetBrasil, que trabalha pela defesa dos direitos humanos. Em parceria com o próprio MPF, o site www.denuncie.org.br recebe, de forma anônima, denúncias de discriminação, preconceito ou incitação ao crime na web e os encaminha aos órgãos públicos competentes. Casos de punição semelhantes foram registrados ao final das eleições de 2010.

Brumado: Direção do PCdoB comemora reeleição de Dilma Rousseff

A direção municipal do PCdoB, os vereadores Édio Pereira, Agno Meira e a militância partidária ainda estão comemorando a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições. Para o vereador Édio Pereira, a vitória foi gigantesca. “Vencemos um sistema financeiro que sabotou o Brasil por meses a fio, vencemos um império da comunicação que vem nos massacrando por vários anos e Dilma venceu sem ter o apoio dos jornais, das televisões, dos bancos e das grandes empresas”, destacou ele. Segundo Pereira, o momento é de comemoração, mas depois é preciso se preparar para implementar as mudanças que a sociedade exige. “Foi uma grande vitória, foi uma vitória do Brasil”, reiterou o vereador.

Brumado: Aguiberto comemora vitória de Dilma e se destaca como grande líder político da cidade Foto: Divulgação

Após a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) comemorou a reeleição da candidata e confirmou a sua posição de maior líder político da cidade. Em Brumado, Dilma obteve uma votação expressiva. Ela conquistou 25.214 votos (70,34%) contra 10.633 votos (29,66) de Aécio Neves (PSDB). Ao lado do presidente do PT local, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, do vereador José Ribeiro Neves (PT), e de outras lideranças petistas, o prefeito comemorou a vitória em uma festa na Praça Coronel Zeca Leite, onde a população se juntou para celebrar a decisão.

Brumado: Feriado do servidor público é antecipado para amanhã (27)

De acordo com a Portaria 161, de 31 de janeiro de 2014, que estabelece o Calendário de Compensação dos Feriados e dos Pontos Facultativos no expediente da Prefeitura Municipal de Brumado, o feriado do dia do servidor público, comemorado no próximo dia 28, foi antecipado para amanhã (27). A portaria estabelece a dispensa do trabalho nos dias de segunda-feira e sexta-feira, quando o feriado coincidir na terça-feira ou na quinta-feira. Segundo a mudança, não haverá expediente para o Funcionalismo Público Municipal na próxima segunda-feira, 27 de outubro.

Aécio diz que parabenizou Dilma pela vitória e que sai da campanha com 'missão cumprida' Foto: Divulgação

Ao som de "Aécio guerreiro, orgulho brasileiro", o candidato Aécio Neves (PSDB), derrotado na eleição deste domingo por Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República, agradeceu os quase 51 milhões de votos que recebeu que o "permitiram voltar a sonhar com a construção de um novo projeto"​. "Cumprimentei agora a pouco a presidente reeleita e desejei sucesso em seu próximo mandato", contou. Segundo o tucano, a prioridade agora deve ser unir o Brasil em um projeto que "dignifique" os brasileiros. Emocionado, Aécio agradeceu, ainda, os membros do partido e seu candidato a vice-presidente, Aloysio Nunes (PSDB) e disse sair da campanha com o sentimento de "missão cumprida". "Saio desta campanha mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, com sentimento de que cumprimos nosso papel", defendeu. Presente durante o discurso feito em Belo Horizonte (MG), o senador eleito por São Paulo, José Serra, confessou estar "triste" com o resultado. "Lógico [que estou triste]! Em São Paulo ele mostrou estar à frente... Aliás, teve uma votação extraordinária, mas infelizmente na média não deu", afirmou.

Arquivo