Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Suzane Von Richthofen vai para o regime semiaberto Foto: Reprodução

Condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, Suzane Von Richthofen passará ao regime semiaberto. A informação foi confirmada pelo advogado Mauro Otávio Nassif. Suzane tem 30 anos e cumpre pena no presídio de Tremembé, no interior paulista, onde está desde 2006. Nassif afirmou que Suzane vai trabalhar como secretária executiva no escritório de outro advogado, Dernivaldo Barmi, que também a defende no processo e é amigo da família.

Brumado: Presos estariam diluindo drogas na cadeia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por diversas vezes, o site Brumado Notícias reportou ocorrências em que a polícia apreendeu drogas no teto da cadeia de Brumado. Na tarde desta quinta-feira (14), os investigadores chegaram à conclusão de que, além de receberem os entorpecentes, os detentos também teriam um laboratório improvisado dentro da custódia. A suspeita veio à tona depois de uma vistoria realizada nas celas, onde os policiais encontraram um pacote de bicarbonato de sódio, “produto utilizado para diluir crack e cocaína, aumentando o volume das substâncias”, conforme explicação de um policial. Embora não tenham sido encontrados entorpecentes durante a vistoria, os investigadores acreditam que os comparsas poderiam estar planejando realizar a entrega durante a semana, mas recuaram por conta das últimas ocorrências. Mesmo com o sistema de monitoramento na área externa da custódia, é comum a polícia encontrar o “kit cadeia”, uma sacola plástica contento drogas e celulares no teto e na área externa da delegacia.

Brumado: Polícia faz vistoria em cadeia e encontra celular com 4 mil minutos de bônus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Investigadores da polícia civil contaram com o apoio de soldados da Cipe/Sudoeste e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para realizar uma vistoria na cadeia, em Brumado, na tarde desta quinta-feira (14). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os quarenta custodiados foram colocados na área de banho de sol e dentro das celas foram encontradas ferramentas artesanais para puxar os produtos jogados no teto da custódia. Também foram localizadas barras de ferro, uma bateria artesanal e vários celulares. Nos aparelhos, a polícia descobriu que os detentos conseguiram promoções em algumas operadoras, garantindo assim muitas horas de contato. Só em um dos aparelhos havia mensagens que garantiam quatro mil minutos de bônus válidos até o final do mês. Os policiais esclareceram que os aparelhos entram na cadeia pelo teto, pois comparsas dos presos arremessam os mesmos por uma rua lateral à cadeia.

Brumado: Polícia faz vistoria em cadeia e encontra celular com 4 mil minutos de bônus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Coordenador da 20ª Coorpin diz que Xinha estava se tornando uma lenda do crime na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, traçou em entrevista à imprensa local um perfil do assaltante Renan Correa da Silva, o Xinha, morto em confronto com a polícia militar na última segunda-feira (11). Segundo o coordenador, há meses a polícia vinha buscando localizar o criminoso, que atuou em toda região e já estava se tonando uma lenda entre os comparsas. Rabelo comprovou a participação de Xinha em um assalto na prefeitura de Paramirim, onde R$ 40 mil que seria o pagamento dos servidores públicos da cidade foram roubados. O criminoso também atuou em Caetité com um bando batizado de “quadrilha gafanhoto” e nas demais cidades circunvizinhas. 

Brumado: Coordenador da 20ª Coorpin diz que Xinha estava se tornando uma lenda do crime na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Ele era extremamente perigoso e não tinha medo de atirar. Além disso, gostava de ostentar suas ações nas redes sociais, o que fez com que angariasse prestígio entre seus comparsas”, disse o delegado, acrescentando que, no dia do confronto no motel, Xinha e seus parceiros estavam comemorando os assaltos praticados, entre os quais o de Paramirim. Eles ainda estavam planejando uma nova onda de assaltos em Brumado. O delegado ressaltou que a polícia tem dado resposta aos clamores da população. “A polícia não tinha deixado de trabalhar e só agiu no momento deste embate. Quero deixar claro que o nosso trabalho não para, mesmo nos momentos de calmaria, nós estamos exercendo com o máximo empenho as nossas funções de investigar os crimes que acontecem em nossa região. A força letal só foi utilizada porque estamos combatendo uma criminalidade armada e cada vez mais audaciosa”, afirmou o coordenador.

Brumado: Poste quebrado na Mourão Guimarães assusta comerciantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o último sábado (09), um poste encontra-se danificado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Os comerciantes não souberam dizer ao site Brumado Notícias como o poste foi quebrado, mas tudo indica que um veículo bateu no mesmo. No entanto, não há registro do suposto acidente, que, segundo os empresários da localidade, teria acontecido na madrugada do sábado (09). Os comerciantes estão assustados, pois o poste possui um pesado transformador que sustenta a rede na região e o mesmo está apoiado apenas nas barras de ferro da base, podendo cair a qualquer momento. Uma equipe da empresa de eletrificação que presta serviço para a Coelba já compareceu ao local para averiguar a gravidade do problema, mas, segundo os funcionários das lojas vizinhas, os técnicos não disseram quando ocorrerá a substituição do poste.

Jovem natural de Macaúbas é encontrada morta com sinais de violência sexual em São Paulo Foto: Reprodução

Natural da comunidade de Lagoa Clara, no município de Macaúbas, no sudoeste baiano, a jovem Vanessa Rocha Dias, de 20 anos, foi encontrada morta na cidade de São Paulo. Segundo informações da polícia, o corpo foi encontrado com sinais de violência sexual no Parque do Carmo, no último sábado (09). A polícia trabalha com a hipótese de estupro seguido de assassinato. As roupas da jovem estavam amarradas no pescoço. De acordo com familiares, Vanessa morava na capital paulista há dois anos e trabalhava e residia no Bairro Itaquera. Ela foi vista pela última vez na noite da última quinta-feira (07), por volta das 22h, quando saiu de uma igreja evangélica, após assistir ao culto.

“Brumado respira certa tranquilidade, mas se preciso teremos reforço até de helicóptero”, diz Major Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Major Berlink, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, concedeu entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (14). Ele fez um breve relato das ações dos últimos dias no município, onde quatro assaltantes morreram em confronto com a polícia em um motel. No dia seguinte, um ônibus escolar foi incendiado por comparsas dos bandidos mortos. O comandante deixou claro que a polícia não foi ao motel para matar, mas para prender os assaltantes, que, segundo ele, revidaram com disparos de arma de fogo. “Os soldados também não foram lá para morrer, eles tinhas de se defender, então foi fogo contra fogo e os bandidos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Não fomos lá para matar, mas, como houve resistência, a polícia teve que se defender”, argumentou o Major, acrescentando que o reforço policial continuará na cidade por tempo indeterminado.

“Brumado respira certa tranquilidade, mas se preciso teremos reforço até de helicóptero”, diz Major Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Berlink considera que nos últimos três dias o clima é de certa tranquilidade. “Não se tem relato de assaltos, mas se preciso for teremos reforço seja de 10, 20, 30 policiais, mais viaturas e até helicóptero se for preciso”, garantiu o comandante. O Major pediu apoio da população para manutenção da segurança na cidade. “A nossa luta no embate a criminalidade não acabou com a operação da última segunda-feira, e a companhia continuará a desenvolver suas atividades de prevenção, mas é preciso que a comunidade participe conosco na promoção da paz em nossa cidade, denunciando e relatando as irregularidades”. Ainda com os boatos de possíveis retaliações dos criminosos, guarnições da Cipe/Sudoeste e do Tático Ostensivo Operacional da Polícia Rodoviária Estadual (TOR) continuam reforçando a segurança na cidade.

Família de Eduardo Campos agradece solidariedade de brasileiros Foto: Divulgação

Após a tragédia que vitimou o presidenciável Eduardo Campos, a família do candidato não quis conversar com a imprensa, mas enviou um comunicado através do prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Emocionado, ele transmitiu o recado dado pela esposa e filhos de Eduardo. “Eles agradecem toda a solidariedade que tem sido demonstrada por todo o povo brasileiro, pelos pernambucanos. A gente pede que as pessoas possam se unir nesse momento por Eduardo, é uma coisa muito importante nesse momento, a fé de todos, o pensamento por ele e pela família. Essa é uma mensagem que a gente traz da família para todos os brasileiros”, disse. O prefeito falou ainda sobre a dor de perder um amigo. “A dor é muito grande. Eduardo não é só um líder político, é o maior líder político que já conheci. Ele é uma figura humana maravilhosa. Eduardo, grande pai, marido, irmão, amigo, uma pessoa realmente iluminada, muito diferenciada. Uma tragédia muito impactante, e com apenas 49 anos”, declarou ele.

Brumado: Manoel Romar solicita sinalização em importante cruzamento da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão legislativa, o vereador Manoel Romar (SDD) realizou indicação solicitando a construção de uma rotatória ou semáforo e placas de sinalização na Rua Antônio Francisco da Silva, localizada no Bairro do Tanque. A via possui grande fluxo de veículos, principalmente, em horários de pico. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que em razão do crescimento populacional no bairro houve um aumento no fluxo de veículos que trafegam no local. Além disso, segundo ele, a via é um cruzamento com encontro de cinco ruas, o que dificulta a trafegabilidade com segurança na localidade. Romar acredita que a instalação de um semáforo melhorará a situação, vez que muitos condutores não respeitam a sinalização da rotatória. “Nossa intenção é que seja promovida a organização do trânsito e a segurança da população”, pontuou.

Brumado: Projeto Domingo em Movimento terá início no próximo fim de semana Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e a Secretaria de Esportes, convidam a toda a comunidade brumadense para prestigiar a abertura do projeto Domingo em Movimento. O evento acontece no próximo domingo (17), na Praça Senhor do Bonfim, com início às 06h e término às 08h. Segundo a Secretaria de Saúde, o projeto visa fomentar a prática de atividades físicas. Na ocasião, profissionais capacitados nas áreas de educação física, nutrição, e fisioterapia estarão no local orientando os participantes. O projeto promete movimentar os domingos em diversas praças da cidade.

Embasa: Abastecimento de água afetado em Malhada de Pedras e Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o abastecimento de água está paralisado no município de Malhada de Pedras. Segundo a empresa, o problema foi ocasionado por um quebramento na Adutora da cidade, ocorrido na manhã desta quinta-feira (14). Em Brumado, o quebramento afeta o Bairro São Jorge e a Vila Presidente Vargas. O serviço deve ser normalizado ainda na noite de hoje, de acordo com previsão da Embasa, que recomenda que a população economize água até a finalização dos trabalhos de manutenção e restabelecimento do abastecimento.

Prazo para solicitar voto em trânsito termina na próxima quinta (21)

Termina no dia 21 de agosto o prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições gerais, fazer o pedido à Justiça Eleitoral. O chamado voto em trânsito permite que o eleitor se desloque até municípios com mais de 200 mil eleitores para escolher o presidente da República. O eleitor deve procurar o cartório eleitoral até o fim do referido prazo indicando onde estará no dia da votação. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada no site www.tse.jus.br.

Eleições 2014: Vitor Bonfim e Erivelton Santana cancelam inauguração de comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cerimônia de inauguração do Comitê Central de Campanha dos candidatos Vitor Bonfim, (PDT) e Erivelton Santana (PSC), que seria realizada hoje (14), teve de ser adiada. Em comunicado, a coordenação das campanhas esclareceu que o fato se deve à morte do candidato à presidência, Eduardo Campos, ocorrida ontem (13). A coordenação disse que os dois candidatos lamentam a tragédia que abalou todo país e que a classe política brasileira está unida neste momento de dor. Uma nova data para inauguração será marcada.

Padroeira de Ituaçu é homenageada com selo comemorativo Foto: DiIvulgação/Correios

Nossa Senhora do Alívio, a santa padroeira da cidade de Ituaçu, foi homenageada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com um selo comemorativo. A homenagem foi prestada no último sábado (09), durante a festa da padroeira, que acontece há 117 anos. O superintendente dos Correios no sudoeste baiano, Nilton Santa Cruz Guedes, destacou na ocasião que a programação da festa contou com apresentações de artistas da terra e familiares do cantor Moraes Moreira, nascido em Ituaçu. “Agradecemos o nosso gestor da unidade dos Correios, Osvaldo Ribeiro Guimarães e sua equipe, que nos acolheram com muito carinho”, disse Guedes.

Brumado: Domingo acontece a votação para escolha da nova diretoria da AABB

Das 08h30 às 17h30 do próximo domingo (17), acontece a eleição para escolha da nova diretoria da AABB. A chapa 1 - A AABB Não pode Parar - é encabeçada por Maxuell Barreto, que atua há seis anos como vice-presidente da associação. Entre outras, a chapa propõe a transformação da casa residencial em uma brinquedoteca, revitalização da área das piscinas, construção de uma nova piscina, construção de uma nova quadra de areia com tamanho duplicado, e criação de um calendário exclusivo para atividades esportivas e culturais. Seja um sócio consciente e participe da votação.

Equipe Vôlei Brumado representa cidade na 1ª Copa Sub-23 realizada em Porto Seguro Foto: Divulgação

Nos dias 02 e 03 de agosto, a 1ª Copa Sub-23 de Vôlei Masculino foi realizada em Porto Seguro. Participaram do evento diversos atletas de todas as regiões. A equipe Vôlei Brumado representou a cidade na competição. O grupo fez questão de agradecer o apoio da prefeitura municipal de Brumado e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que vem conseguindo viabilizar o suporte necessário para participação dos atletas em competições de alto nível.

Rede de Farmácias Ultra Econômica vai inaugurar filial em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo domingo (17), uma filial da rede de farmácias Ultra Econômica será inaugurada em Brumado. Com uma proposta diferenciada, a Ultra Econômica oferece em um ambiente moderno os menores preços do mercado. Integrada à Rede de Farmácias que mais cresce na Bahia, a Ultra Econômica promete trazer para o município preços imbatíveis, tal como diz o slogan “Ninguém, ninguém vende mais barato”. A farmácia entra no mercado brumadense com um amplo portfólio de serviços. A inauguração acontecerá no domingo (17), a partir das 09h, na Rua Coronel Tibério Meira, 206. Na ocasião, haverá várias promoções e sorteios de brindes.

CDL de Brumado realiza palestra para associados nesta quinta (14) Foto: Divulgação

A FIEB, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Vitória da Conquista, está com um projeto em curso para a constituição de uma Rede Associativa multissetorial em Brumado. O projeto é um modelo de parceria entre micro e pequenas empresas, que tem ganhado cada vez mais força em todo o Brasil. O objetivo da rede é torná-las mais competitivas e lucrativas. O tema está sendo apresentado a empresários de Brumado. A FIEB também quer o apoio da prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo dia 14 de agosto, às 19h, uma reunião acontecerá na sede da CDL a fim de discutir o projeto. Todos os associados estão convidados a participar da discussão. A FIEB considera a Rede Associativa uma excelente oportunidade para que comerciantes, industriais e prestadores de serviço do município deem um salto à frente e mantenham-se alinhados com a tendência de cooperação e trabalho em rede. O evento é uma parceria com a CDL local e não haverá custos para os associados.

Brumado: Carros com propagandas eleitorais causam lentidão no trânsito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de carros de som circulam pelas ruas de Brumado movimentando as campanhas eleitorais em curso. Embora o momento seja propício para os proprietários dos veículos de propaganda volante, a população tem reclamado do incômodo causado neste período eleitoral. “Além da poluição sonora, esses carros que trafegam em marcha lenta acabam causando lentidão no trânsito, o que irrita os demais condutores”, comentou o motorista Hemerson Alves ao site Brumado Notícias. “Penso que os candidatos devem ser divulgados, mas a fiscalização eleitoral deve cobrar mais organização e respeito desses candidatos em suas campanhas”, argumentou outro motorista a nossa reportagem. Para outros condutores, já passou da hora de ser feita uma blitz medindo os decibéis utilizados nos carros de propaganda.

Eleições 2014: Gilson Dias convida população para lançamento de candidatura Foto: Divulgação

O candidato a deputado estadual, Gilson Dias (PV), fará o lançamento de sua candidatura e a inauguração do comitê de campanha na próxima sexta-feira (15). O evento terá início às 19h, na Rua Teodora da Silva Leite, 314. Estarão presentes na ocasião o candidato a deputado federal, Ivanílson Gomes (PV), a vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente do PV, Célia Sacramento, o presidente estadual do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, e o vice-presidente nacional do PV, Edson Duarte. Além do evento, haverá uma carreata em direção ao comitê.

Conquista: Obras do novo aeroporto seguem cronograma de execução Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

A obra de construção do novo aeroporto da cidade de Vitória da Conquista segue o cronograma de execução. A previsão é de que a obra seja entregue em 2016. Na manhã de hoje (13), uma comitiva composta pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, o diretor de terminais da Seinfra, Denisson Oliveira, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, esteve no canteiro de obras. Para Cavalcanti, as obras seguem em ritmo acelerado. “Já estamos com toda a área da pista desmatada, com o serviço de terraplanagem avançada e previsão para o início da pavimentação da pista para o final de setembro”. A obra está orçada em 60,3 milhões. O futuro terminal aeroportuário terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, e área total de seis milhões de metros quadrados.

CONTINUE LENDO
Ele estava cheio de sonhos, disse Marina Silva sobre Campos Foto: Reprodução/Rede Globo

Visivelmente abatida, a candidata à vice-presidência na chapa de Eduardo Campos, Marina Silva, falou em Santos (SP) pela primeira vez sobre a morte do político. “Essa é sem sobra de dúvida uma tragédia que nos impõe luto e profunda tristeza”, disse Marina.  “Durante esses dez meses de convivência, aprendi a admirá-lo, a confiar em suas atitudes e ideais de vida”, disse a ex-senador. Marina juntou-se a Campos depois de concorrer à presidência, em 2010, pelo Partido Verde (PV), Marina Silva tentou criar uma nova sigla, o Rede Sustentabilidade, mas não conseguiu o registro na Justiça Eleitoral. Filiou-se, então, ao PSB, e incorporou ao programa de governo os princípios da sustentabilidade e defesa do meio ambiente. “A imagem que quero guardar dele foi da nossa despedida de ontem cheio  de alegria, cheio de esperança”. Marina Silva fez um pronunciamento breve e não conversou com jornalistas. O futuro político da chapa Unidos pelo Brasil não foi mencionado. As informações são da Agência Brasil.

Livramento de Nossa Senhora: Gerente de ótica desaparece sem deixar pistas Foto: Divulgação

O gerente de uma ótica, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, Sivanildo Rodrigues Pereira, está desaparecido desde às 15h30 de ontem (12). Segundo familiares, ele saiu de casa com seu veículo, um Fox branco, placa policial OLC 3181, em direção ao trabalho, mas não chegou lá. Sivanildo estava com o uniforme da ótica, uma camisa branca e uma calça cinza. Quem tiver informações sobre o paradeiro do gerente, pode entrar em contato através dos números (77) 8102-5896, (77) 3444-2414 ou (77) 3441-1627.

Brumado: Prazo para apresentação de jovens no Tiro de Guerra termina dia 21 de agosto Foto: Divulgação

Os jovens que realizaram o alistamento na Junta do Serviço Militar de Brumado e que não se apresentaram na data prevista para seleção no Tiro de Guerra poderão se apresentar até o dia 21 de agosto, das 07h às 09h. Segundo o chefe de instrução, Jean Carlo, o cidadão que não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá, entre outros, obter passaporte ou prorrogação de sua validade; trabalhar com carteira assinada; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público. O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) será fornecido ao cidadão que passar por todas as etapas da seleção, que são: Teste de Seleção Inicial (TSI), entrevista, exame médico e apresentação. Os jovens da zona rural deverão comparecer munidos de comprovante de endereço. Em caso de não comprovação, o jovem terá que passar por todas as etapas de seleção, além de pagar multa.

Arquivo