Por conta da agressividade dos presos de Brumado, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que buscará junto ao Judiciário apoio para que as revistas de celas na cadeia local sejam realizadas por um agrupamento de choque de alguma companhia especializada, como a Cipe/Sudoeste ou a Rondesp. Durante entrevista coletiva, o Major esclareceu que a decisão tem o objetivo de evitar uma tragédia dentro da custódia devido ao comportamento dos presos, que, segundo ele, insistem em desrespeitar a autoridade policial. Os detentos estariam insultando os soldados militares e policiais civis e arremessando objetos e urina contra as guarnições, que não possuem equipamentos adequados para ações em casos de motins e rebeliões na custódia. O comandante destacou que muitas vezes apenas quatro policiais, sem treinamento para este tipo de situação, acabam tendo de se expor diante de mais de 20 custodiados enfurecidos.
“Somos treinados para manter o autocontrole, mas, como humanos, uma hora dessas algum soldado perde a paciência e acaba utilizando sua arma lá dentro. Nenhum soldado vai querer levar a pior perante o motim dentro da cadeia. Então, antes que o pior aconteça, estou entrando em contato com o judiciário para que providências sejam tomadas”, declarou o Major. Ele ainda alertou para os perigos dos presos receberem arma de fogo na cadeia. “Temos visto que comparsas têm abastecido os presos com drogas, serras e até macacos hidráulicos para fuga. Não vai demorar para esses presos receberem armas de fogo e aí podemos ter um conflito maior e um pai de família que está no cumprimento do seu dever perder a vida por falta de maior segurança no exercício da sua função. Essa cadeia é um barril de pólvora no centro da cidade, que poderá explodir a qualquer momento se medidas emergenciais de segurança não forem logo adotadas para conter a fúria desse presos”, pontuou o comandante.
Uma equipe do escritório regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Vitória da Conquista, coordenada por Jardel Novaes, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, realizou uma blitz de prevenção ao transporte irregular e clandestino de alimentos na região de Brumado.
Jardel esclareceu ao site Brumado Notícias que a blitz de rotina teve por objetivo impedir o transporte de animais sem a devida documentação de posse, bem como inibir o transporte de produtos e mercadorias sem a refrigeração adequada e barrar o transporte de produtos como carnes de abates clandestinos. O coordenador declarou que, mesmo com os trabalhos de fiscalização realizados pelo órgão, ainda é grande a ação dos comerciantes clandestinos na região. A blitz realizada no posto da PRE, na BA-262, apreendeu carnes mal condicionadas, além de outros produtos.
Na edição desta terça-feira (20), do Diário Oficial do Município, foi publicado o Decreto nº 4.802, que declara situação de emergência na cidade de Brumado em função da seca que assola a região. No documento, o prefeito considera o agravamento da seca e a carência de água potável para consumo humano, além da insuficiência de recursos financeiros por parte do município para prestar socorro às famílias prejudicadas. A situação de emergência é válida para a zona rural do município, comprovadamente afetada. O decreto estará vigente pelo prazo de 180 dias. Em Brumado, o Exército já deu início ao recadastramento dos caminhões que fazem parte da Operação Pipa, que deverá começar o quanto antes.
Acordos assinados pelo governador Rui Costa (PT) na Europa vão permitir que a Bahiafarma produza medicamentos para o tratamento de câncer e da anemia falciforme. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa no programa “Diga aí, Governador!” desta semana. “Nós fizemos um acordo para a produção de medicamentos na Bahiafarma. Eu destaco dois medicamentos. Um para tratamento da anemia falciforme, que incide mais sobre a população negra. Assinamos também o remédio para tratamento de oncologia, do câncer, medicamento de última geração, já aplicado nos Estados Unidos, na Europa, e aqui, na rede particular; nós vamos tratar de hoje por diante para que o SUS também inclua no seu tratamento e, a partir daí, a Bahiafarma possa fornecer”, explicou. A Bahiafarma também já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a produção de próteses e outros materiais para saúde, como testes diagnósticos e materiais descartáveis. A produção, que vai atender ao SUS da Bahia e de todo o Brasil, deve ser iniciada em até oito meses.
Na última sessão legislativa, membros da família Ataíde estiveram na Câmara Municipal de Vereadores a fim de receberem das mãos do vereador Weliton Lopes (Sem Partido) a Moção de Aplauso em homenagem a Rita Alves Ataíde. Na oportunidade, Lopes destacou que a Moção é uma forma de prestar tributo a uma pessoa tão especial, que com 93 anos de idade, completados no último dia 17 de outubro, é uma referência de simplicidade, dedicação, determinação e amor. A Moção de Aplauso foi entregue a sua filha, Rosa Ataíde, e a sua neta, Ednéia Ataíde, que fizeram uso da tribuna para agradecerem ao parlamentar pela homenagem. Elas disseram que a matriarca não pode comparecer a solenidade por motivos de saúde. “Agradecemos imensamente ao vereador Weliton Lopes pela Moção oferecida a essa grande mulher, que para nós é um exemplo que sempre será seguido, pois é o alicerce de nossa família, nossa referência maior”, destacou Ednéia Ataíde.
Idealizador do projeto Criança Feliz, o atleta Jessé Silveira, acompanhado da família, compareceu à Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (19) a fim de receber do legislativo uma moção de aplausos e congratulação pela realização da 12ª Edição da Maratoninha. O evento reuniu mais de 1600 crianças no dia das crianças, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A moção foi uma indicação do vereador Édio Pereira (PCdoB). Na tribuna livre, o atleta agradeceu a homenagem e também aos apoiadores do evento, em especial a Igreja Batista, que mantém o projeto.
Jessé ainda estendeu as homenagens aos pais e irmãos e falou sobre a importância do município unir forças a fim de dar maior atenção aos projetos sociais que ajudam a tirar os jovens do submundo das drogas. O atleta ainda rogou para que a secretaria de esportes reconheça e insira a Maratoninha no calendário esportivo do município. “Peço aos senhores vereadores que apoiem os projetos sociais de nossa cidade. Se não fosse pelos projetos aqui existentes, com certeza os números da violência aliados ao tráfico de drogas estariam bem maiores em nossa comunidade. Em nome dos demais projetos eu rogo aos senhores parlamentares para que incentivem e promovam esses projetos que muito contribuem para inserir os jovens em nosso meio social”, finalizou Jessé Silveira.
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) foi lançado em São Paulo, no dia 7 de outubro, com o objetivo de medir a qualidade da educação nos estados e nos municípios. O índice é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública, com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho, que oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens em uma determinada localidade. Em seu discurso do dia 19 de outubro, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) analisou o novo índice da educação no Brasil, que colocou a Bahia em 25º lugar. Apesar da colocação da Bahia, o município de Caculé, terra natal do deputado, obteve destaque, com um índice de 4,5, atingindo a média nacional e ultrapassando a média da Bahia, de 3,6. O deputado parabenizou o município, todos os alunos e os profissionais envolvidos na educação e, em especial, o prefeito Beto Maradona (DEM).
Acusada de ter envenenado a própria filha no dia 03 de agosto de 2013, Soliene Bastos Santos foi a júri popular na última segunda-feira (19), no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado. O júri presidido pelo juiz criminal de Brumado teve de ser suspenso, pois a defesa da acusada alegou que a mesma sofre de distúrbios psiquiátricos. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Justiça Criminal esclareceu que a acusada será submetida a exames a fim de atestar a sua condição. “Em plenário, a pedido do Ministério Público, e com anuência da defesa, foi suspenso o processo e instaurado incidente de insanidade mental. A acusada será levada ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Salvador, para ser submetida a exame, por médicos peritos, para verificação de sua imputabilidade, conforme previsto no art. 26, do Código Penal. Logo após a juntada do respectivo laudo será designada data para julgamento perante o Tribunal do Júri, ainda esse ano, ou no primeiro semestre de 2016”, diz a nota.
Uma equipe do Exército Brasileiro, que faz parte da coordenação da Operação Pipa na microrregião do município de Brumado, esteve na cidade realizando uma nova vistoria e recadastramento dos caminhões que participam do programa. O site Brumado Notícias apurou que cerca de 600 veículos foram vistoriados e tiveram os cadastros renovados para continuarem na operação. Os soldados do exército checaram os tanques de água, bem como as condições mecânicas e estruturais dos veículos e suas documentações. Em Brumado, 23 caminhões são utilizados para atender cerca de 250 comunidades rurais que convivem com a seca há mais de uma década. Segundo levantamento da secretaria municipal de recursos hídricos, cerca de 20 mil moradores das comunidades rurais passam por dificuldades de abastecimento por conta da seca.
A cidade de Caculé superou a média da Bahia e se destacou no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades educacionais da educação básica. A educação do município atingiu média de 4,5, avaliação superior a média do estado da Bahia, que é de 3,6, ocupando o 6º lugar. Em 2014, Caculé recebeu a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, também sendo destaque com média superior a nacional. Para o prefeito Beto Maradona (DEM), os bons resultados em ambos os índices são a prova da excelência do ensino em Caculé. “Essa conquista é resultado de um trabalho de qualidade de toda a equipe escolar e de investimentos constantes em materiais escolares, em uma merenda nutritiva e na infraestrutura das escolas”, avaliou Maradona.
Nesta terça-feira (20), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) negou as acusações feitas pela coordenadora da APLB de Brumado, Vanúzia Lobo, de que teria zombado dos professores municipais durante a negociação ocorrida na noite da última segunda-feira (19). “Eu jamais iria zombar dos professores municipais, pois foi uma categoria que sempre tive e continuarei tendo um respeito muito grande. O que houve foi um mal-entendido, pois eu estava em uma conversa unilateral com a coordenadora da APLB e não com a entidade”, esclareceu o gestor. Aguiberto explicou ainda que, mesmo com a sala cheia, estava em uma conversa particular com a coordenadora. Na ocasião, ele relatava a professora que com a crise todos têm de buscar atividades alternativas para complementar renda. “Tanto que citei que eu, mesmo como prefeito, me esforço para exercer os meus serviços de contabilidade, então, aproveitei e, sem a mínima intenção de macular ou zombar da atividade do professor, disse que, no caso dela como professora, existia a alternativa de dar banca, ou seja, dar aulas extras para reforçar o orçamento, o que sempre foi uma prática comum em nossa região”, completou o prefeito, reiterando que não se dirigiu à classe como um todo, mas sim à professora. “Logo, dizer que eu zombei da categoria é uma enorme distância, uma avaliação equivocada do que estávamos tratando”, afirmou o gestor, ressaltando por fim que a administração municipal tem feitos todos os esforços para conceder o melhor reajuste possível aos professores e servidores municipais.
Aprovada em reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), a Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira será composta por deputados de diversos partidos políticos e começará a reunir-se a partir da próxima semana. Os parlamentares que compõem a comissão também analisaram nota técnica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que trata, entre outras questões, das deficiências do Porto de Ilhéus, que atualmente não conta com infraestrutura que garanta a defesa fitossanitária do Estado. Utilizado por anos para a exportação do cacau produzido na Bahia, o porto hoje é a única via de ingresso de amêndoas de cacau vindas da África Ocidental e Ásia, e não possui estrutura capaz de garantir a proteção adequada contra a introdução de pragas, segundo nota da ADAB. Ao final da reunião, da qual participaram representantes das bancadas baianas da câmara e do senado; secretaria de agricultura; produtores e entidades representativas do segmento, o deputado Vitor Bonfim falou à imprensa. “De posse desta nota técnica a comissão vai solicitar ao Ministério da Agricultura que delegue à ADAB a função de fiscalização fitossanitária do trânsito de produtos vegetais no Porto de Ilhéus. Com o apoio das nossas bancadas em Brasília e agora mais fortalecidos pela criação da frente em defesa da lavoura cacaueira, vamos cobrar dos órgãos federais que desenvolvam ações concretas, tendo em vista a crise pela qual passa o segmento”, destacou Bonfim.
Neste mês de outubro a Madeireira Real está recheada de ofertas especiais. Para conferir os produtos com preço promocional, faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 307, e garanta já suas compras com as melhores condições de pagamento. Para informações sobre outras promoções ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.
Após denúncias de que tiveram suas campanhas supostamente patrocinadas por empresas da Lava Jato, os deputados Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo Fontes (PT) emitiram nota de esclarecimento ao site Brumado Notícias negando as informações. Segundo eles, as doações apontadas na denúncia foram feitas à chapa majoritária - governador, vice e senador - da aliança liderada pelo PT, cuja prestação de contas foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não tendo os deputados recebido quaisquer doações das empresas citadas. “As doações em questão - conforme consta nas prestações de contas feitas por ambos ao TRE - foram recebidas da chapa majoritária em forma de materiais gráficos de campanha eleitoral (mini-doors, big hands, banners, etc.), nos quais foram veiculadas imagens dos parlamentares em conjunto com os candidatos majoritários. Os valores destes materiais doados foram estimados em dinheiro para efeito de prestação de contas junto à Justiça Eleitoral, conforme a legislação em vigor”, disse a assessoria jurídica dos deputados, na nota. O procedimento teria acontecido, igualmente, com os demais candidatos a deputados que compunham a aliança partidária liderada pelo PT.
Em nota divulgada na segunda-feira (19), o Tribunal de Justiça de São Paulo informou que vai manter a decisão que reconhece o sertanejo João Paulo como culpado da própria morte, no acidente de automóvel que chocou o Brasil em 1997. O TJ também anunciou a redução da indenização que a BMW terá que pagar à família do cantor, uma vez que empresa é reconhecida como parcialmente responsável pelo acidente. “Por entender que houve a culpa concorrente da vítima (por excesso de velocidade e por não utilizar o cinto de segurança), a turma julgadora reduziu em 2/3 as indenizações fixadas”, diz o comunicado do Tribunal de Justiça. A viúva e a filha de João Paulo vão receber R$ 100 mil cada por danos morais. João Paulo, que fazia dupla com Daniel, morreu em um acidente em 1997, quando voltava de um show no ABC, em São Paulo. O carro capotou e ele morreu carbonizado.
Às vésperas da Black Friday - maior promoção do comércio eletrônico brasileiro que movimentou cerca de R$ 500 milhões em 2014 e ocorre no final de novembro –, estudo da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais, mostra que as tentativas de fraude em compras a partir da internet feitas na Bahia superam as médias nordestina e nacional. De acordo com o Mapa da Fraude no Brasil, o índice de tentativas de fraudes na Bahia é de 6,1%, contra 5,9% da região Nordeste e 4,1% do país. Isso significa que a cada R$ 100 gastos no e-commerce baiano, R$ 6,10 são uma tentativa de fraude. Na primeira edição da pesquisa, o índice da Bahia era de 7,2%. Os segmentos mais procurados pelos fraudadores no Nordeste no Mapa deste ano permaneceu igual nas duas primeiras posições. Telefonia celular na primeira, com 13,9%, seguido de aparelhos e jogos de videogame, 13%, e produtos de beleza, 10,7%. Máquinas e filmadoras (10,6%) e eletrônicos (8,7%) completam a lista nas quarta e quinta posições. Especialistas em segurança eletrônica dão algumas dicas de proteção. A principal delas é o uso atualizado de sistemas antivírus. Esse tipo de programa também está disponível para smartphones, plataforma que registra forte crescimento de uso em transações comerciais. Outras dicas importantes para o consumidor proteger seus dados - especialmente os de cartões - são comprar apenas em lojas confiáveis e com sistema de criptografia e evitar fazer compras em redes públicas de acesso à internet. No caso do evento promocional, é interessante atentar também se a loja possui o selo Black Friday Legal 2015, concedido pela Câmara Brasileira de Comércio eletrônico, que identifica as empresas que aderiram ao Código de Ética da iniciativa, comprometendo-se com as boas práticas do e-commerce, incluindo a questão da segurança de dados. As informações são do jornal Correio.
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (20) em entrevista à imprensa ao lado do presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, que o governo dela não está envolvido em esquema de corrupção. Ela deu a resposta ao ser questionada sobre declaração do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, nesta segunda (19), disse lamentar “que seja com um governo brasileiro o maior escândalo de corrupção do mundo”. “Eu não vou comentar as palavras do Presidente da Câmara. O meu governo não está envolvido em nenhum escândalo de corrupção. Não é o meu governo que está sendo acusado atualmente”, disse Dilma. De acordo com o G1, há dois meses, a Procuradoria-Geral da União ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Cunha por corrupção e lavagem de dinheiro. Na semana passada, o STF autorizou abertura de novo inquérito para investigar contas de Cunha na Suíça. A presidente faz viagem oficial à Escandinávia desde o sábado. Ela passou os primeiros três dias cumprindo agenda oficial na Suécia e, na noite de segunda, foi para a Finlândia. Depois da declaração à imprensa, ela participou de um almoço oficial oferecido pelo presidente finlandês. Depois, estava prevista uma reunião com empresários. Na entrevista desta terça, Dilma comentou também os pedidos de impeachment protocolados pela oposição contra a presidente. “Eu acredito que o objetivo da oposição pode ser inviabilizar a ação do governo, mas a ação do governo não vai ser inviabilizada pela oposição, faça ela quantos pedidos de impeachment fizer”, afirmou Dilma.
O serviço de internet Oi Velox encontra-se sem sinal em Brumado desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (20). O centro comercial da cidade foi o local mais afetado com a inoperância, que gerou muita reclamação dos clientes da operadora. Diversos serviços do comércio local estão afetados devido à necessidade do uso da internet para efetuar processamentos de dados. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, inúmeros usuários do serviço já acionaram a operadora Oi, mas até o momento não houve nenhuma previsão para a normalização do serviço.
A professora Vanúzia Lobo, diretora do núcleo da APLB/Sindicato em Brumado, desabafou a sua indignação contra o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) após as negociações ocorridas na tarde da última segunda-feira (19), na sala de audiências da prefeitura. A professora disse ao site Brumado Notícias que, ao falar do baixo salário da categoria, o prefeito teria ironizado e sugerido que ela abrisse uma banca de cursos para complementar o salário. “Ele fala em corte na carne, mas deveria cortar o próprio pomposo salário de R$ 20 mil em 50% e aí abrir uma banquinha de contabilidade para complementar o salário dele. Isso para mim foi um insulto aos professores de Brumado, ele não atingiu só a mim, pois eu estava lá representando toda a categoria”, declarou a sindicalista. Nossa reportagem flagrou o momento em que a professora convidou o gestor a ir apresentar sua justificativa diante da assembleia na porta da prefeitura. Segundo ela, o prefeito recusou o convite por medo de ser agredido.
A oitava rodada de negociações entre a administração e os representantes sindicais dos professores e servidores públicos de Brumado aconteceu na tarde da última segunda-feira (19). A reunião contou com a presença de parte dos vereadores e pela primeira vez o próprio prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) conversou com os grevistas. As negociações foram tensas e a contraproposta do gestor não agradou aos sindicalistas e aos servidores públicos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito esclareceu que ofereceu um reajuste de 5% aos servidores, o qual seria parcelado em 4,5% - referente a maio; e em novembro ele acrescentaria 0,5% restante. Já para os professores a proposta seria de reajuste de 5% retroativo a maio, mais 1,5% em novembro e janeiro, fechando o percentual geral em 8%.
O gestor declarou que esse é último recurso da administração, tendo em vista o teto limite prudencial dentro daquilo que a prefeitura poderia se responsabilizar em cumprir. Os grevistas, que querem reajuste de 8% aos servidores e de 13,1% aos professores, se reuniram em assembleia na porta da prefeitura logo após as negociações com o gestor e optaram pela permanência da greve por tempo indeterminado. “O prefeito fala em responsabilidade fiscal e não se atenta à lei salarial, que aponta que o trabalhador não pode receber abaixo da inflação, e isso é exatamente o que ele está fazendo, ofertando uma esmola abaixo da inflação e ainda por cima covardemente parcelado”, apontaram os sindicalistas durante a assembleia.
As denúncias do diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, delator da Operação Lava Jato, apontando que o atual chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), foi beneficiado com desvios de dinheiro da estatal para campanha eleitoral para o governo da Bahia, teve efeito cascata, atingindo os deputados conquistenses Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo Fontes (PT), além do vereador brumadense José Ribeiro Neves (PT). O parlamentar brumadense teve também suas contas de campanha de 2014, quando pleiteou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Considerando que as falhas apontadas comprometem a regularidade, a consistência e a confiabilidade das contas, adota-se o art. 54, inciso III da Resolução TSE nº 23.406/14, para desaprovar o numerário sub examine”, decidiu a Corte Eleitoral, acrescentando ainda que nas prestações de contas da campanha do candidato a deputado estadual houve “vícios de natureza insuperável comprometendo a regularidade, a consistência e a confiabilidade dos numerários apresentados”. De acordo com o levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE,) o parlamentar teve sua campanha de 2014 abastecida por empresas que foram denunciadas na operação Lava Jato, como a Odebrecht, UTC e a OAS. (Clique aqui e pesquise a prestação de contas do candidato).
Questionada sobre se as denúncias de que o presidente da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), teria contas secretas na Suíça causavam constrangimento ao Brasil no exterior, a presidente Dilma Rousseff (PT) lamentou que ele seja brasileiro. “Seria estranho se causasse. Ele (Cunha) não integra meu governo, eu lamento que seja um brasileiro, se é isso que você está perguntando. Eu lamento que seja com um brasileiro. Acho que se distingue perfeitamente no mundo o país de qualquer um de seus integrantes”, defendeu. Em resposta às declarações, o deputado teria dito que responderia à presidente na Câmara dos Deputados depois de avaliar os detalhes da declaração. “Será inevitável responder”, teria dito.
Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taigun Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Crossfox completo, 2013/2014, com IPVA 2015 pago. Esse e mais diversos outros modelos só na Taigun Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.