Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brasília: Marco Prisco sofre infarto após ser ameaçado por internos Foto: Divulgação

O vereador e líder grevista, Marco Prisco (PSDB), sofreu um infarto após tentativa de fuga de internos no presídio da Papuda, em Brasília, onde permanece cumprindo a prisão preventiva desde o dia 18 de abril. A informação foi divulgada em nota oficial enviada à imprensa na noite de sábado (03). Seu advogado, Leonardo Mascarenhas, disse que Prisco sentiu fortes dores no peito, sendo atendido na UPA como vítima de infarto. Ele teria sido ameaçado pelos internos, que o acusaram de “informante”. Por volta das 20h40, ele foi transferido para o Hospital Regional Asa Norte.

Brumado: Vende-se filhotes de Bulldog Campeiro

Em Brumado, vende-se filhotes de Bulldog Campeiro nas cores branco e tigrado. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o proprietário através do número (77) 9913-2787.

Vida mais saudável evitaria 37 milhões de mortes prematuras Foto: Reprodução

Estudo divulgado ontem (03) revela que cerca de 37 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas até 2025 no mundo se a população adotasse um modo de vida mais saudável. De acordo com a pesquisa, os objetivos de vida mais saudável consistem em reduzir de um terço à metade o consumo do tabaco, limitar em 10% o álcool, diminuir em 30% a quantidade de sal consumida, reduzir em 25% o número de pessoas que sofre de hipertensão e parar o aumento de obesos e diabéticos. Até 2025, mais de 16 milhões de mortes poderiam ser evitadas ou adiadas entre a população mundial entre os 30 e os 70 anos e evitar 21 milhões de óbitos prematuros depois dos 70.

Mãe Dináh morre aos 83 anos em São Paulo Foto: Reprodução

Morreu na última sexta-feira (02), em São Paulo, Benedicta Finazza, 83 anos, conhecida como Mãe Dináh. A causa da morte teria sido uma infecção generalizada. A informação foi confirmada pelo secretário pessoal da vidente. O corpo foi velado neste sábado (3) no Cemitério da Paz, no Morumbi, zona sul de São Paulo. Mãe Dinah ficou famosa na década de 1990, quando supostamente previu o acidente aéreo que matou o grupo Mamonas Assassinas, em 1996.

Lagoa Real: Lavrador morre após picada de abelha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um lavrador do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, morreu neste sábado (03) após ser picado por uma abelha em sua propriedade rural. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Manoel Francisco de Oliveira, 70 anos, foi picado enquanto trabalhava na Fazenda Espigão. Alérgico, ele começou a passar mal e vizinhos buscaram socorro na comunidade Nossa Senhora da Conceição, de onde trouxeram uma ambulância. Apesar do esforço, o homem já estava quase sem vida quando o veículo chegou ao local. Ele foi transportado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Caetité, mas não resistiu e morreu na unidade.

Eleições 2014: ACM Neto reforça apoio a Luciano Ribeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Amigos de longa data, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o ex-prefeito da cidade de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), estão empenhados no fortalecimento da chapa que disputará o governo do estado e é encabeçada por Paulo Souto (DEM). Visando fortalecer o grupo oposicionista, o caculeense lançou a sua pré-candidatura a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Em encontro realizado recentemente na cidade de Vitória da Conquista, Neto enalteceu a pré-candidatura de Luciano saudando todas as lideranças regionais em nome do amigo e o apontou como grande referência para reforçar as conquistas do sertanejo na AL-BA. Para o prefeito de Salvador, o amigo terá uma das votações mais expressivas no interior e será um dos grandes nomes no parlamento baiano.

Brumado: Agentes de proteção a menores entram em ação durante a exposição agropecuária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães expediu alvará regulamentando a participação de menores de idade na ExpoBrumado 2014. O documento contém restrições sobre o uso de bebidas alcoólicas e acompanhamento de pais ou responsáveis durante os dias do evento. Os adolescentes que já completaram 13 anos poderão ingressar e permanecer no local, ainda que desacompanhados de pais ou responsável, desde que comprovem a idade por meio de documento oficial com fotografia. Para fazer valer o alvará, as restrições serão fiscalizadas pelos organizadores do evento. No entanto, uma equipe de agentes de proteção a criança da Vara da Infância e da Juventude da comarca local também estará em atividade durante a festa. Na noite de estreia do evento, os agentes já estavam no Parque de Exposições Santa Inês fazendo valer a regulamentação do magistrado.

Sindicato dos Mineradores realiza programação especial pela passagem do Dia do Trabalhador Foto: Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Mineradores realizou ontem, 1º de maio, uma vasta programação pela passagem do Dia dos Trabalhadores. A programação teve início às 10h, no clube da categoria, com jogos de mesa e muita confraternização. Às 18h, aconteceu sorteio de brindes entres os associados. Foram contemplados Robson da Silva Souza, da Vix Logística, com uma TV de 50’; Antônio Lima da Silva, da Xilolite, com uma bicicleta; Djalma Moreira da Silva, da Magnesita, com um ventilador; e Valdinei Santos, da Vix Logística, com um forno microondas. O presidente do Sindmine, José Santana de Andrade, e o vice-presidente Édio Pereira falaram aos trabalhadores sobre a data, as bandeiras da classe trabalhadora, a exemplo da redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, fim da terceirização, bem como conclamaram a todos para uma reflexão sobre a importância da manutenção do projeto político comandado pela presidente Dilma Rousseff. A programação foi encerrada com um grande show com a Banda Chica Baiana.

Sindicato dos Mineradores realiza programação especial pela passagem do Dia do Trabalhador Foto: Divulgação
03/Mai/2014 - 14h30

Começa a ExpoBrumado 2014

Começa a ExpoBrumado 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sexta-feira (02), teve início a ExpoBrumado 2014. O evento, promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), se encerra no domingo (04). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Coopmab, Luiz Martins, falou sobre a abertura da exposição. Martins destacou a renovação da área da ExpoBrumado e agradeceu o apoio da prefeitura nesse processo. Como diferencial desta edição, o presidente destacou o melhoramento do espaço de realização da exposição. Segundo ele, os animais estão em locais específicos, totalmente isolados do público e da área de stands. Além disso, os tradicionais shows e leilão de animais atraem inúmeras pessoas e pecuaristas da cidade e região. “Queremos dar uma nova cara e projeção a ExpoBrumado 2014. Essa marca tem muito a crescer e a expectativa é muito boa”, resumiu ele. 

Começa a ExpoBrumado 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Buraco toma conta da Ápio Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já foram muitas as reclamações quanto ao buraco que toma conta de parte da Avenida Ápio Cardoso, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. O buraco, que já está quase bloqueando a passagem da via, surgiu após as chuvas do final do ano de 2013 e desde então tem prejudicado o dia a dia de quem trafega pelo local, principal caminho de acesso para o Bairro São José (Urbis I). Moradores relataram ao Brumado Notícias que já levaram a reclamação ao conhecimento da prefeitura, mas até então nada foi feito. “Por aqui passam carros pesados da prefeitura, ônibus escolares e outros veículos grandes que só tem feito aumentar ainda mais o buraco. No mês de janeiro, caminhões que prestam serviço para a Fiol ficaram atolados e quase tombaram. Já estamos quase ficando sem a passagem por causa desse buraco que cresce a cada dia. Até quando?”, indagou a dona de casa Romilza Alves.

Sensus indica segundo turno entre Dilma e Aécio Neves

Pesquisa Istoé/Sensus divulgada na madrugada de hoje (03) indica pela primeira vez que haverá segundo turno. Segundo a pesquisa, a presidente Dilma Rousseff continua caindo. Ela possui 35% das intenções de votos. Em seguida, aparece Aécio Neves com 23,7% e Eduardo Campos com 11%. Com o quadro, se as eleições fossem hoje haveria segundo turno entre Dilma e o tucano Aécio Neves, pois juntos Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma votação de Dilma (diferença de 0,3%). A pesquisa tem uma margem de erro de 2,2%. O levantamento ouviu dois mil eleitores entre os dias 22 e 25 de abril.

Brumado: Loja Bella Vista lança promoção especial de Dia das Mães

A loja Bella Vista Embalagens e Festas está lançando uma promoção especial pela passagem do Dia das Mães. São sacos e sacolas de presentes, papel e fitas para presente, caixas, cestas e muito mais com um preço camarada. Na loja, você encontra todos os tipos de embalagens para os presentes. Use sua criatividade e faça a festa dos sonhos. Passe na loja e visite um universo de cores e formas. A Bella Vista fica localizada Avenida Centenário, 222-A.  Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1830/3453-1835.

Tanhaçu: Sinal de telefonia celular é liberado no distrito de Sussuarana Foto: Divulgação

Nesta semana, foi liberado o sinal de telefonia móvel no distrito de Sussuarana, antiga reivindicação dos moradores da localidade. O sinal foi liberado em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT). A conquista só foi possível graças ao empenho do gestor junto ao então Secretário de Ciências e Tecnologia, hoje deputado estadual Paulo Câmera (PDT). O mesmo conseguiu com o governo do estado a instalação da torre que capta o sinal de Tanhaçu e distribui para a torre de Sussuarana. O deputado também está tentando viabilizar a liberação de mais torres de distribuição de sinal para as localidades dos Povoados de Ourives, Laços e Várzea da Pedra, para que estes moradores tenham acesso ao sinal de telefonia celular.

Tanhaçu: Sinal de telefonia celular é liberado no distrito de Sussuarana Foto: Divulgação
Lula diz que eleições não serão fáceis para Dilma Foto: Reprodução

Presente no evento que formalizou a pré-candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as eleições não serão fáceis para a candidata. Porém, ele garantiu que estará ao lado de Dilma durante a campanha. Fora da política no momento, Lula reforçou que vai se empenhar pela reeleição da atual presidente. "Estarei por conta da campanha. A Dilma, por conta dos acordos e das alianças, não vai poder estar em vários lugares", afirmou.

Brumado: Árbitro é baleado dentro de bar durante tentativa de assalto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após reagir a uma tentativa de assalto, um árbitro de futebol da cidade de Brumado foi baleado por um meliante dentro de um bar no Bairro Santa Tereza, na noite da última sexta-feira (02). A vítima, que também é operário em uma empresa de mineração no município, foi alvejado na região do abdômen. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia e está fora de perigo. A dupla de meliantes fugiu sem conseguir concluir o assalto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ambos estavam de bicicleta, mas, na fuga, deixaram o veículo no local. A polícia realizou buscas no intuito de capturar os elementos, mas os mesmos não foram encontrados. A bicicleta foi apresentada na delegacia. O delegado Cláudio Marques, que apura o caso, já iniciou as investigações.

Dilma anuncia reajuste de 10% no Bolsa Família Foto: Reprodução

O programa Bolsa Família sofrerá um reajuste de 10%. A informação foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante pronunciamento no rádio e na televisão sobre o Dia do Trabalhador. Na ocasião, Dilma afirmou que já assinou o decreto, o qual vai atualizar o valor do benefício para 36 milhões de brasileiros do programa Brasil sem Miséria. Segundo a presidente, isso assegura que “todos continuem acima da linha da extrema pobreza definida pela ONU (Organização das Nações Unidas)”. No discurso, a presidente garantiu ainda que o governo continuará a política de valorização do salário mínimo. “A valorização do salário mínimo tem sido um instrumento efetivo para a diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida social que ainda temos com os nossos trabalhadores mais pobres”, disse.

PT lança pré-candidatura de Dilma Rousseff A intensão do partido foi afastar fantasma do 'Volta, Lula'. (Foto: Reprodução).

A indicação da presidente Dilma Rousseff (PT) como pré-candidata à reeleição foi formalizada durante o 14º Encontro Nacional do PT, realizado na noite de sexta-feira (2), em São Paulo. A oficialização da candidatura se dará somente em junho, na convenção nacional do partido. De acordo com o G1, o ex-presidente Lula e Dilma foram recepcionados por cerca de 800 delegados do PT sob aplausos e aos gritos de “Um, dois, três, Dilma outra vez”. Em seu discurso, Rousseff disse que o lançamento de sua pré-candidatura à eleição de outubro é uma “prova” da confiança mútua entre ela e o ex-presidente Lula. Ela assumiu que a missão é desafiadora e fez uma retrospectiva do seu governo. “Eu tive uma tarefa fantástica, uma tarefa que a gente pode chamar de avassaladoramente forte, hercúlea, de suceder [o ex-presidente Lula]”, afirmou. A presidente disse que o momento é de avançar com reformas e defendeu, em especial, a reforma política.

Em seis anos, consumo de cigarro cai 20% no Brasil Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo revelou que o consumo de cigarro diminuiu 20% no país nos últimos seis anos. Segundo o levantamento, a maior queda no consumo foi registrada entre os adolescentes - de 6,2%, em 2006, para 3,4%, em 2012, uma redução de quase 50%. A mulher tem mais dificuldade para abandonar o vício. Especialistas afirmam que o tabagismo é a maior causa de doenças evitáveis no mundo, a exemplo do câncer de pulmão, de laringe e de bexiga, além de doenças cardiovasculares.

Ministério da Saúde suspende repasse de recursos para 14 municípios do sudoeste baiano Riacho de Santana está entre as cidades penalizadas.

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) no Diário Oficial da União suspendeu o repasse de recursos para 14 municípios do sudoeste baiano. As cidades são: Boa Nova, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Itiruçu, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Nova Canaã, Potiraguá, Riacho de Santana e Sebastião Laranjeiras.  No total, foi cancelada a transferência de recursos financeiros para 1.027 municípios que não cadastraram os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial. O texto diz que fica suspensa a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Vigilância em Saúde, da competência dos meses de janeiro a abril de 2014, para estados e municípios irregulares no monitoramento feito no dia 25 de março.

Poções: Família procura homem desaparecido que foi visto pela última vez em Caetité Foto: Divulgação

Natural de Poções, Joelson Alves dos Anjos, 45 anos, está desaparecido. Segundo familiares, Joelson saiu de casa na manhã da última quinta-feira (10) com destino à cidade de Jequié. Ele foi visto pela última vez em Caetité. Joelson estava usando calça jeans, camisa e tênis branco. Quem tiver informações sobre o paradeiro do homem pode ligar para os números (77) 9141-8421 ou (77) 8106-3457.

Brumado: Lavrador recupera moto roubada na Páscoa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um lavrador de mais de 60 anos de idade encontrou sua motocicleta que havia sido roubada no domingo de Páscoa. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o idoso declarou que na ocasião ele trafegava por uma estrada vicinal que dá acesso à comunidade das Correias quando dois elementos em outra motocicleta emparelharam os veículos e o carona desligou a sua moto. Ele chegou a cair do veículo. “Nesta hora, mesmo sentindo muita dor, corri para dentro do mato com medo de eles me matarem. Aí eles fugiram com minha moto”, relatou o lavrador.

Brumado: Lavrador recupera moto roubada na Páscoa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na mesma estrada onde foi assaltado, o idoso encontrou a moto abandonada à margem a BA-148 nesta quinta-feira (01). Após montar novamente o veículo, a vítima levou a moto até a delegacia para ser realizada perícia e os procedimentos de liberação. O homem ainda apresentou as marcas das feridas na perna provocadas na ocasião do roubo. “Minha maior preocupação era chegar vivo em casa, e graças a Deus continuo vivo e agora tenho minha moto de volta”, disse o idoso.

Brumado: Menor circulava com moto roubada; ele disse que a comprou por R$ 100 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em ronda realizada na noite da última quinta-feira (01), uma guarnição da polícia militar da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou um menor pilotando uma motocicleta vermelha no Loteamento Malhada Branca. Segundo disseram os soldados ao site Brumado Notícias, antes mesmo de ser questionado, o menor se justificou dizendo que havia comprado a moto por apenas R$ 100. A polícia então encaminhou o jovem à delegacia para prestar esclarecimentos. Ao apurar as informações, os investigadores descobriram que o veículo havia sido roubado na manhã de quarta-feira (30), próximo à Fazenda União, comunidade rural do município. Na ocasião, pai e filho foram vítimas de dois elementos, que levaram as motocicletas de ambos, uma feira de mercado, celulares e a quantia de R$ 200. A polícia suspeita de que, ao invés de receptador, o adolescente tenha sido um dos autores do roubo. O mesmo encontra-se detido para a elucidação do caso.

Brumado: Associação Divina Providência participa do evento Sertão Vivo Foto: Divulgação

Representantes da Associação Divina Providência estiveram presentes no evento “Sertão Vivo - Ações de Convivência com o Semiárido”, realizado pelo governo federal na cidade de Feira de Santana. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o Coordenador Executivo da ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro) na Bahia, Naidison Baptista, além de ministros, deputados, prefeitos e outras autoridades políticas e municipais prestigiaram o evento, durante o qual foram anunciados investimentos do governo em inclusão produtiva rural. Em todo o Semiárido, já foram entregues 545,7 mil cisternas e 54,7 mil tecnologias de apoio à produção agrícola. O governo tem a meta de entregar, até o final de 2014, 750 mil unidades para consumo familiar e 76 mil de apoio à produção. Naidison Baptista destacou a resistência dos sertanejos, enfatizando a importância da parceria entre governo e sociedade civil na perspectiva das políticas de Convivência com Semiárido. “Com a chegada das cisternas, a vida do povo no sertão mudou. Quando falamos em desafios, estamos falando de 4,5 milhões de pessoas que não tinham acesso à água e hoje desfrutam de água de qualidade”, concluiu.

Vereador Édio Pereira homenageia trabalhadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cada 1º de maio, desde 1890, é celebrado o Dia Internacional dos Trabalhadores. A data conserva a origem e o protagonismo das demandas de reivindicações sociais e trabalhistas. Defensor da causa trabalhista, o vereador Édio Pereira (PCdoB) reafirmou o seu compromisso com a classe trabalhadora e suas lutas, em prol do fortalecimento e coesão de suas entidades e pela conquista de suas bandeiras, a exemplo do desenvolvimento com valorização do trabalho, manutenção da política de aumento real do salário mínimo, redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário e realização da reforma agrária e apoio à agricultura familiar. “Não poderia deixar de recordar também os cinco mártires de Chicago condenados a morte depois dos acontecimentos violentos que tiveram lugar naquela cidade nos dias 1º e 4 de maio de 1886. Dias melhores e a transformação social virão. Viva a classe trabalhadora do nosso país!”, afirmou Pereira.

Arquivo