Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Senadora Lídice da Mata visitará Brumado A visita será na próxima quinta-feira (30). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Está agendada para a próxima quinta-feira (30) a visita da senadora Lídice da Mata (PSB) ao município de Brumado. A visita terá início pelas instalações do Hospital Professor Magalhães Neto, onde a senadora fará uma inspeção nos equipamentos por ela conquistados para a unidade. Em seguida, Lídice e demais aliados cumprirão outros compromissos agendados na cidade, a exemplo de uma reunião com a base do partido para definir a estratégia do grupo na região. A previsão é de que a programação seja iniciada logo pela manhã.

Eleições 2014: Eduardo pode desistir de candidatura; especula-se rompimento com o prefeito O ex-prefeito vai se pronunciar sobre a desistência na próxima quinta-feira (30). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A aproximação das eleições, que acontece no dia 05 de outubro, tem agitado os bastidores da política brumadense. Afirmações que partiram da base do governo municipal sugerem um possível rompimento entre o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e o grupo do atual gestor, Aguiberto Lima Dias (SDD). Um dos argumentos seria o fato de Eduardo ter ingressado no partido da senadora Lídice da Mata (PSB), que declarou que irá lançar candidatura própria ao governo do estado em oposição ao atual governo. Por outro lado, Aguiberto tem declarado abertamente seu apoio ao candidato do governador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Eduardo negou tal conjectura apontando que se trata de especulação dos seus adversários políticos, que querem dividir a base aliada. Ele afirmou que haverá um acerto entre a senadora e o governador. 

Eleições 2014: Eduardo pode desistir de candidatura; especula-se rompimento com o prefeito Vasconcelos descartou possibilidade de rompimento com Aguiberto Lima Dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Isso é história de “cururu”, pois Lídice e Wagner vão acabar juntos. Isso aí é especulação transitória, mas eles vão acabar juntos. Isso é coisa de quem tem interesse em disseminar a discórdia”, resumiu Vasconcelos. Quanto à pretensão de concorrer à Câmara Federal, Eduardo parece não ter mais certeza se estará na disputa, indicando que pode desistir da candidatura. O ex-prefeito disse que a resposta definitiva será dada na próxima quinta-feira (30). “Estou fazendo algumas ponderações que estão sendo finalizadas para serem apresentadas a senadora Lídice. Estamos discutindo a melhor estratégia para o partido e para Brumado”, concluiu Vasconcelos.

Brumado: Calçados com até 80% de desconto na Minas Calçados e Confecções É nesta terça-feira (28)!

Precisa de calçados novos? Então chegou a oportunidade que você estava esperando. A Minas Calçados e Confecções preparou uma promoção de arrasar. Vários produtos da loja estão com um super desconto de até 80%. Isso mesmo: 80%. Além do preço amigo, você tem a garantia de qualidade dos calçados e uma variedade enorme de cores, estilos e tendências. Passe na loja e escolha os de sua preferência. Não perca tempo e vá agora. É nesta terça-feira (28)! A Minas Calçados fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

Vitória da Conquista: Gabinete do deputado Fabrício Falcão é arrombado O comunista não poupou críticas à segurança pública da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O gabinete do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), em Vitória da Conquista, foi assaltado no último final de semana. Um bandido arrombou o local e levou apenas uma impressora do imóvel, que fica na Rua Lourival Cairo, próximo à sede da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. O gabinete tem cerca elétrica, mas o equipamento não estava funcionando. Falcão disse ao Bahia Notícias que a violência na cidade chegou a níveis alarmantes. Somente no mês de janeiro foram vinte e dois assassinatos. Apesar de integrar a base do governador Jaques Wagner (PT), o deputado não poupou críticas à segurança pública em Conquista, de responsabilidade da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).

Brumado: Comissão de Direitos Humanos está engajada na luta pelo retorno da DPE O pastor João Mário destacou a importância do retorno da Defensoria Pública Estadual para o município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o pastor João Mário, presidente da Comissão Brasileira dos Direitos Humanos, em Brumado, destacou a importância do retorno da Defensoria Pública Estadual (DPE) para o município. O grupo está apoiando a comissão que foi formada em prol do retorno da defensoria para a cidade. O pastor disse que a situação está ficando cada vez mais difícil, tendo em vista que, segundo ele, quem sofre é a população mais carente, que não tem condições de arcar com a contratação de um advogado. “O defensor público é o agente da sociedade. É ele que ajuda a classe pobre a fazer valer seus direitos”, argumentou o presidente. Para ele, muitas pessoas estão sendo lesadas com o arquivamento de centenas de processos, enquanto outras acreditam que seus direitos estão sendo assegurados, quando não é isso que está acontecendo. O pastor reforçou que a Comissão de Direitos Humanos, em Brumado, está engajada nesta luta porque reconhece a importância e a necessidade da presença do órgão no município. Nesta terça-feira (28), a comissão formada por representantes da sociedade civil organizada em prol da do retorno da Defensoria Pública Estadual ao município irá formalizar uma ação pública contra o estado no Ministério Público (MP).

Dilma: “Minha Casa, Minha Vida beneficiou mais de 1,5 milhão de famílias” Desde o início de seu mandato, o governo contratou 2,24 milhões de moradias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma Rousseff (PT) declarou que mais de 1,5 milhão de famílias brasileiras foram beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo ela, além das moradias já entregues, 1,7 milhão de casas e apartamentos estão em construção em todo o país. Desde o início de seu mandato, o governo contratou 2,24 milhões de moradias. Até o final deste ano, a previsão é de que outras 510 mil sejam contratadas, atingindo a meta de 2,75 milhões de casas e apartamentos. Para a presidente, os números representam uma grande conquista. Dilma ressaltou que os dados se referem, sobretudo, a famílias de baixa renda, que, com o programa federal, estão recebendo um subsídio do governo, que banca uma parte importante do valor da moradia. As condições do financiamento variam de acordo com a renda da família.

Contrariando a suposta rivalidade existente entre as duas musas do axé, as cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte acabam de lançar um videoclipe no qual dividem as vozes na canção 'Deusas do Amor'. A música vai estar no repertório das duas artistas durante o Carnaval. A faixa foi composta pelo baiano Alexandre Peixe, que tem várias outras letras emplacadas nas vozes de artistas como, além de Ivete e Claudia, Latino, Daniela Mercury, Netinho, É O Tchan e Cesar Menotti e Fabiano.

Lagoa Real: Ivana Bastos celebra festa da padroeira do município A deputada participou das comemorações acompanhada do prefeito, vice-prefeito, vereadores e da população local. (Foto: Divulgação).

No último sábado (25), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve em Lagoa Real, no sudoeste baiano, para participar da missa em celebração a padroeira do município, Santa Virgens das Vitórias. O prefeito, o vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, além de outras lideranças locais, marcaram presença na ocasião. Aproveitando a visita, Bastos ainda participou da segunda edição do Encontro de Violeiros e Ternos de Reis, que reuniu grupos de violeiros e reisados de toda região. As festividades da padroeira seguem até o dia 02 de fevereiro, data em que será realizada a missa solene e a tradicional procissão. A deputada destacou a importância da formação identitária da região através das manifestações culturais. “Fico muito satisfeita em participar dessa festa e em verificar como Lagoa Real valoriza suas manifestações religiosas, festivas e culturais. Esse momento é muito importante ainda mais quando compartilhado com os moradores”, pontuou Ivana.

Brumado: Prefeitura utiliza terra para tapar buracos em asfalto Segundo a empresa, é necessário primeiro nivelar os pontos danificados, compactar a terra, para depois aplicar a camada de assalto por cima. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã desta segunda-feira (27), moradores do Bairro Olhos D’água ficaram surpresos ao ser iniciado o serviço de tapa buracos na localidade. O que chama a atenção também é o fato de os operários estarem utilizando terra vermelha para tapar os buracos em vias pavimentadas com asfalto. A reportagem do site Brumado Notícias esteve no local e comprovou as informações dos moradores. O encarregado da empreiteira que está executando o serviço na localidade esclareceu que a terra está sendo utilizada porque os buracos estavam muito fundos e, por isso, é necessário primeiro nivelar os pontos danificados, compactar a terra, para depois aplicar a camada de assalto por cima. “Vamos deixar essa terra aí por alguns dias para ser compactada pelos carros e depois é que vamos concluir com o asfalto. Não há nada de anormal nisso. Esse é o processo utilizado em qualquer lugar tendo em vista a profundidade dos buracos que se formaram com as chuvas”, explicou o empreiteiro.

Brumado: Menor alcoolizado invade residência com carro Com a colisão, o portão de entrada da residência ficou destruído, sendo necessário improvisar um tapume para garantir a privacidade dos moradores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na madrugada do último domingo (26), um carro invadiu a residência de um casal de empresários na Travessa Sílvio Schetini, próximo à Biblioteca Jarbas Passarinho, em Brumado. A polícia foi acionada por seguranças da rua e, ao chegar ao local, se deparou com um menor embriagado, que estava ao volante de um veículo. Com a colisão, o portão de entrada da residência ficou destruído, sendo necessário improvisar um tapume para garantir a privacidade do interior da casa. O carro foi recolhido e encaminhado ao pátio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Já o menor teve de comparecer à delegacia acompanhado dos pais a fim de prestar depoimento. A nossa reportagem não teve acesso à penalidade imposta. A família dormia no momento da colisão, mas, mesmo com a gravidade do ocorrido, ninguém se feriu.

Mais 2 mil médicos cubanos devem chegar ao Brasil esta semana Atualmente, dos 6.600 profissionais que atuam pelo programa Mais Médicos, 5.400 são cubanos. (Foto: Revista Veja).

O Programa Mais Médicos vai contratar mais dois mil profissionais de medicina que foram formados em Cuba para atuar aqui no Brasil. O anúncio foi realizado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, dos 6.600 profissionais que atuam pelo projeto, 5.400 são cubanos. Os novos profissionais começarão a chegar ao Brasil a partir de amanhã (28). Eles vão desembarcar nas cidades de Brasília, Fortaleza e São Paulo, onde farão o curso de formação e acolhimento, que tem duração de três semanas. Em seguida, passarão por avaliação e, caso aprovados, começarão a embarcar rumo às cidades nas quais vão atuar. A previsão do Ministério é de que esses cubanos comecem a atender em março, mas ainda não definiu em quais cidades. A decisão de trazer mais médicos do país caribenho ocorreu após a terceira fase do programa atrair apenas 891 profissionais brasileiros ou estrangeiros que se inscreveram de forma independente. O número equivale a apenas 14% das 6.300 vagas oferecidas pelo governo na terceira etapa. Para atingir sua meta de ter 13 mil médicos atuando pelo programa até março, o governo federal, além de trazer mais cubanos, abriu neste final de semana a quarta fase de inscrições do Mais Médicos. Os candidatos terão até o dia 5 de fevereiro para manifestar interesse. Com informações da Agência Brasil.

Brumado: Vereador se junta à população para reclamar da precariedade da BR-030 Alguns motoristas precisam dirigir longos percursos na contramão ou então pelo acostamento em razão da quantidade de buraco. (Foto: Lídio Santana/Brumado Notícias).

O trecho da BR-030 que liga Brumado ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, está bastante danificado e sem condições de tráfego. O presidente da associação de moradores do distrito de Cristalândia, Lídio Santana, disse, em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, que os motoristas estão sendo obrigados a dirigir em marcha reduzida e fazendo muito zigue-zague na pista por conta da situação. Segundo Santana, em alguns casos, eles chegam a dirigir longos percursos na contramão ou então pelo acostamento em razão da quantidade de buraco. Quem também está irritado com a precariedade da pista é o vereador Márcio Moreira (PSB), que registrou as crateras e fez severas críticas as condições da rodovia. “Isto aqui é o retrato do nosso Brasil, onde as rodovias encontram-se em estado de abandono total pelo governo federal. Espero que o atual governo do estado faça sua campanha eleitoral trafegando por estas estradas para sentirem na pele o que nós sofremos no nosso dia a dia. Talvez assim possam se sensibilizar e mover ações para a recuperação da nossa malha viária, que está entre as piores do país”, desabafou o parlamentar. Em recente entrevista a nossa reportagem, Paulo César, diretor regional do escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Vitória da Conquista, disse que o trecho da rodovia em questão ainda não foi transferido para o órgão e, por isso, não há como o departamento se responsabilizar pela restauração da pista.

Brumado: Vereador se junta à população para reclamar da precariedade da BR-030 O vereador Márcio Moreira (PSB) também entrou na luta e espera que o governo faça a sua campanha eleitoral trafegando pela rodovia. (Foto: Lídio Santana/Brumado Notícias).
Brumado: Obras de reforma da Câmara de Vereadores são reiniciadas Segundo o presidente Alessandro Lôbo, o teto está sendo recuperado, o que dará fim às goteiras que existiam em alguns gabinetes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Operários reiniciaram nesta segunda-feira (27) a reforma da Câmara de Vereadores de Brumado. A obra foi iniciada no ano passado, mas teve de ser paralisada. O presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL), disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o teto será recuperado, o que dará fim às goteiras que existiam em alguns gabinetes. Além do teto, ainda falta a manutenção e troca de parte do forro do auditório, onde ocorrem as sessões legislativas, e a pintura de alguns setores. O setor administrativo e contábil da Câmara informou que toda a obra está orçada em pouco mais de R$ 111 mil e que parte das despesas já foi paga. A previsão é de que até o final do mês de maio toda a reforma seja concluída. Até hoje já foram realizadas várias obras no local, a exemplo da troca do piso da garagem e reforma dos banheiros dos gabinetes.

Rio do Antônio: Prefeito pode ser cassado esta semana Celinho foi denunciado por compra de votos, abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio, dentre outras, nas eleições 2012.

Esta é uma semana decisiva para Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e Murilo Marcondes Dias Martins (PP), respectivamente, prefeito e vice-prefeito do município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Ambos foram acusados de compra de votos, abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio, dentre outras, nas eleições 2012. O processo deverá ser julgado finalmente na próxima quinta-feira (30), no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Celinho e Murilo tiveram o voto contrário do relator do caso, juiz Saulo José Casali Bahia e já acompanhou o voto o juiz Cássio José Barbosa Miranda. Um terceiro magistrado, que pediu vistas, deverá apresentar seu voto na sessão do TRE-BA e o processo será julgado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na cidade a expectativa é grande acerca da definição do caso no tribunal baiano, o qual poderá decidir pelo afastamento do gestor municipal do cargo. Este vem tendo a sua postura administrativa bastante criticada pela população e sofrendo diversas denúncias em diversos órgãos fiscalizadores do poder público.

Brumado: Trabalhadores são demitidos da Magnesita A empresa ainda não se manifestou sobre as causas das demissões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pelo menos onze operários foram demitidos da Magnesita neste início de 2014. Estranhamente, as demissões ocorreram justamente após a empresa construir um novo HW e comemorar um aumento na produção anual. O presidente do Sindicato dos Mineradores (Sindmineradores), José Santana de Andrade, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que ainda não obteve uma resposta satisfatória da mineradora com relação às demissões. Santana adiantou que esta semana se reunirá com representantes do setor administrativo no intuito de debater o assunto e obter esclarecimentos quanto às dispensas dos operários. A nossa reportagem entrou em contato com o setor de Recursos Humanos da Magnesita, em Brumado, mas fomos instruídos a encaminhar um e-mail ao setor de Comunicação, em Minas Gerais, tendo em vista que a gerência na Bahia não está autorizada a dar informações sobre o assunto. A nossa redação encaminhou o e-mail e ainda estamos aguardando um posicionamento da empresa. Segundo levantamento do Sindimenadores, atualmente cerca de 600 operários prestam serviços para a Magnesita. Este número não contabiliza os trabalhadores terceirizados da empresa.

Brumado: Onze concursados são chamados para atuarem como agentes de trânsito Atualmente, Superintendência de Trânsito conta com apenas oito agentes - um atua no setor administrativo e os demais operam nas vias públicas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A prefeitura de Brumado convocou recentemente onze concursados para atuarem na Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). O superintendente Clidemar Amorim explicou ao site Brumado Notícias que os candidatos estão sendo avaliados através de um psicoteste. Em seguida, os aprovados irão passar por um treinamento na escola do Departamento Estadual de Trânsito, o qual pode acontecer na cidade de Itabuna ou em Teixeira de Freitas. A estimativa, segundo Clidemar, é de que até o início do mês de março os novos contratados já estejam efetivados no cargo. Atualmente, a SMT conta com apenas oito agentes - um atua no setor administrativo e os demais operam nas vias públicas, distribuídos nos períodos matutino e vespertino. Para Amorim, o contingente de profissionais do setor encontra-se defasado. “Um contingente muito defasado para a real necessidade do município, que precisa de no mínimo 20 agentes para atuar em nossa cidade. Acreditamos que com os novos recrutados o setor conseguirá responder aos anseios da população”, comentou Amorim. 

Guajeru: Abastecimento de água é garantido com nova captação no Rio do Antônio A obra já está beneficiando cerca de 3,4 mil moradores da cidade. (Foto: Divulgação).

Após investir 1,2 milhões, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) implantou uma nova captação flutuante na barragem do Rio do Antônio, com dois conjuntos motor-bomba e 20,6 quilômetros de adutora de água bruta. A obra já está beneficiando cerca de 3,4 mil moradores da sede de Guajeru, município da microrregião de Brumado, no sudoeste baiano. A barragem, que tem capacidade de armazenamento de 1 milhão m³ de água, vai aumentar a garantia da continuidade do serviço de abastecimento mesmo em períodos de estiagem. A barragem que abastecia Guajeru esvaziou depois de anos de seca. Quatro poços e seis carros-pipa vinham sendo utilizados, desde 2012, para fornecer água tratada aos moradores. Todos os dias, os carros-pipa transportavam água do sistema de abastecimento de Caculé, a 38 km de distância, para complementar a oferta de água na localidade. Tatiana Cidreira, Superintendente de Operação Sul da Embasa, disse que o investimento realizado pela empresa visa melhorar a qualidade de vida dos habitantes do município, além de reduzir o gasto com ações emergenciais.

Nordeste vai atrair 1,6 milhão de turistas no Carnaval Estão previstos 690 mil visitantes para as cidades de Salvador, Trancoso, Costa do Sauípe e Arraial d´ajuda e um movimento de R$ 639 milhões. (Foto: Reprodução).

Apenas os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco devem atrair 1,6 milhão de turistas para o Nordeste no período do Carnaval. O número significa um acréscimo de R$ 1,55 bilhão na economia da região. Os dados fazem parte de um levantamento do Ministério do Turismo realizado nas principais cidades brasileiras que celebram a maior festa popular do país. Entre as localidades monitoradas, estima-se que o Carnaval reúna 6,6 milhões de turistas e acrescente R$ 6,1 bilhões à economia do país. O aumento de arrecadação se deve não só ao atrativo turístico das cidades analisadas, mas ao ganho de visibilidade com os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. O carnaval no estado de Pernambuco é o que mais deve atrair turistas na região. De acordo com o levantamento, espera-se que 850 mil pessoas visitem as cidades de Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Cabo. A movimentação econômica estimada é de R$ 787 milhões. A Bahia ficará em segundo lugar no quesito atração de turistas e movimentação de economia. Estão previstos 690 mil visitantes para as cidades de Salvador, Trancoso, Costa do Sauípe e Arraial d´ajuda e um movimento de R$ 639 milhões.

Lagoa Real realiza torneio de futebol para a abertura do Campeonato Municipal O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte. (Foto: Divulgação).

No último dia 12 de janeiro, dez equipes participaram de um torneio de futebol de campo, que inaugurou o 7º Campeonato Municipal, em Lagoa Real, no sudoeste da Bahia. Do total de times participantes do evento esportivo, oito são do próprio município e apenas duas equipes são da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Marcaram presença no campeonato o vice-prefeito Santo Batista (SDD), vereadores e secretários municipais, além do grande público. A equipe campeã foi da Comunidade de Tamboril e a equipe vice-campeã de Lagoa Real. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e apoiado pela Prefeitura Municipal.

Após o sucesso em várias regiões do Brasil, dupla Fábio e Rafael planeja conquistar a Bahia Uma das músicas foi um presente do cantor Luan Santana, que compôs a canção especialmente para que Fábio e Rafael pudessem interpretá-la.

Uma das duplas em maior ascensão no cenário da música sertaneja, Fábio e Rafael despontam para se tornar um grande sucesso de público e de crítica. A dupla lançou seu primeiro álbum, o qual conta com 13 canções inéditas, recentemente. As músicas “Soldado, Vírgulas e Eu Fico Como?” já fazem parte da lista das mais tocadas nas principais FMs do sul e sudeste do país. Vale destacar que a música “Vírgulas” foi um presente do cantor Luan Santana, que compôs a canção especialmente para que Fábio e Rafael pudessem interpretá-la. Com três anos na estrada, a dupla planeja alçar voos maiores, buscando ganhar mercados de outros estados, a exemplo da Bahia, que está no topo da agenda de trabalho da produção. Para 2014, muitos shows já foram agendados e espaços estão sendo reservados para apresentações da dupla. Inclusive, ambos mantiveram contato com um promoter brumadense para se apresentar na Capital do Minério, possivelmente ainda esse ano.

Acidente com retroescavadeira e ônibus deixa mais de 14 mortos na BR-110 O acidente aconteceu no trecho da cidade de Alagoinhas. (Foto: Carlos Alberto/Aragão Notícias).

Uma tragédia aconteceu na madrugada desta segunda-feira (27), no interior da Bahia, na cidade de Alagoinhas. Por volta das 06h30, na BR-110, Km 12, próximo a fabrica de telhas Simonassi Nordeste, uma retroescavadeira que estava em cima de uma carreta, caiu durante uma curva, e atingiu a frente de um ônibus da empresa Gontijo, que saiu de São Paulo e seguia para a cidade de Paulo Afonso. De acordo com o Aragão Notícias mais de 14 passageiros morreram no local. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias da Via Bahia foram acionadas para prestar socorro às vítimas feridas.

Acidente com retroescavadeira e ônibus deixa mais de 14 mortos na BR-110 A retroescavadeira que estava em cima de uma carreta, caiu durante uma curva, e atingiu a frente de um ônibus da empresa Gontijo. (Foto: Carlos Alberto/Aragão Notícias).
Brumado: Sindicato dos Comerciários lança Campanha Salarial 2014 e inaugura salão de beleza O salão de beleza está equipado para atender gratuitamente os comerciários. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Sindicato dos Comerciários de Brumado lançou a Campanha Salarial 2014 em uma marcha realizada no centro da cidade. Presidentes e representantes de vários sindicatos e entidades se reuniram em apoio à manifestação. Na ocasião, foram inauguradas as delegacias da FECOMBASE e do SINTRACAP, além de um salão de beleza pronto e equipado para atender gratuitamente os comerciários. 

Brumado: Sindicato dos Comerciários lança Campanha Salarial 2014 e inaugura salão de beleza A festa se completou nas ruas, onde um mini trio conduziu os sindicalistas pelas principais avenidas do comércio. (Foto: Divulgação).

Além das inaugurações, o sindicato também comemorou a regulamentação da profissão pelo Congresso Nacional, ocorrida em março do ano passado. A festa se completou nas ruas, onde um mini trio conduziu os sindicalistas pelas principais avenidas do comércio. A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE), que representa cerca de 450 mil trabalhadores de mais de 100 municípios baianos, propõe ao Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (SINDILOJAS) a estabilidade provisória para gestantes, pré-aposentados, trabalhadores acidentados e doentes, e aqueles que retornarem de férias. A campanha prevê também, além da multa, uma indenização equivalente a 20 pisos salariais aos comerciários vítimas de assédio moral. 

Brumado: Sindicato dos Comerciários lança Campanha Salarial 2014 e inaugura salão de beleza Os comerciários se uniram em defesa de melhores condições de trabalho e salariais. (Foto: Divulgação).

Outro item da pauta da categoria é a jornada de trabalho. Os trabalhadores reivindicam 44 horas semanais, de segunda a sábado, e trabalho aos domingos e feriados mediante autorização de Acordo Coletivo. Os comerciários também querem participação nos lucros, cesta básica mensal no valor de R$ 250, auxílio creche para as mulheres que têm filhos até 10 anos de idade, seguro de vida e vale refeição de R$ 15.

Caculé: Polícia prende homicida que estava foragido do presídio Lafaiete Coutinho Salvador Amado Santana foi detido após se envolver em uma briga, em um bar do município. (Foto: Divulgação/PM).

Salvador Amado Santana estava foragido do presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador, depois de não retornar de um indulto. No último sábado (25), o homem foi preso pela polícia militar de Caculé, no sudoeste do estado, que já rastreava seu paradeiro há um tempo, depois de descobrir que ele estaria na cidade. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, Salvador foi detido após se envolver em uma briga, em um bar do município. Ele se feriu durante a confusão e por isso foi encaminhado ao hospital municipal, onde recebeu atendimento médico. Posteriormente, Salvador foi transferido para a delegacia local. O preso fica à disposição e aguarda decisão da justiça para ser levado de volta para a capital baiana, a fim de cumprir o restante da pena.

Recuperação da BA-156: Visita de Otto e Rui é marcada por manifestação em Paramirim Moradores de Botuporã, Tanque Novo, Caturama e Igaporã querem a reforma da rodovia. (Foto: Divulgação).

Uma manifestação aconteceu na BA-156 em prol da recuperação asfáltica da rodovia estadual que se inicia em Caturama, passa por Botuporã, Tanque Novo, e vai até Igaporã, no sudoeste baiano. O movimento se encerrou no aeroporto de Paramirim, onde, no último sábado, 25, estiveram o vice-governador e pré-candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), e o secretário da Casa Civil e pré-candidato a governador da Bahia, Rui Costa (PT). Os vereadores Glauber Magalhães Marques (PR) e Adilton Lopes Cardoso (PP), o Russinha, respectivamente, de Botuporã e Tanque Novo, apoiaram a atitude dos manifestantes, vez que, segundo eles, a rodovia está abandonada pelo governo e o movimento é pacífico. Os manifestantes exigem melhorias na estrada, que estaria abandonada pelo governo estadual. 

Recuperação da BA-156: Visita de Otto e Rui é marcada por manifestação em Paramirim O prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt (PSD), tentou, mas sem sucesso impedir a manifestação. (Foto: Divulgação).

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na chegada dos manifestantes ao aeroporto de Paramirim, onde desembarcaram o vice-governador e o secretário da Casa Civil, o prefeito Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt (PSD), conversou com o vereador Glauber sobre sua não concordância em pessoas do movimento entrarem ao aeroporto com faixas e cartazes. Após dialogarem, o prefeito sugeriu aos mesmos que parassem o protesto. Em contrapartida, os vereadores e líderes do movimento conversariam com Otto Alencar de maneira reservada. A sugestão do gestor foi acatada, evitando, assim, um acirramento dos ânimos. Todos que apoiaram o movimento foram unânimes em afirmar que a “luta pela restauração da rodovia tem de continuar, independentemente de facção ou ideologia ideologias política”. Alencar afirmou que dificilmente a rodovia será recuperada ainda neste ano.

Recuperação da BA-156: Visita de Otto e Rui é marcada por manifestação em Paramirim O vice-governador Otto Alencar (PSD) afirmou que dificilmente a rodovia será recuperada ainda neste ano. (Foto: Divulgação).
João Bonfim: Obras da Adutora do Zabumbão começarão em breve A Adutora atenderá aos municípios de Boquira, Ibipitanga, Macaúbas, entre outros. (Foto: Divulgação).

Em evento realizado no último sábado (25), em Paramirim, foi anunciado pelo governo da Bahia que os recursos para construção da Adutora do Zabumbão já estão assegurados junto à Caixa Econômica Federal. A Adutora atenderá aos municípios de Boquira, Ibipitanga, Macaúbas, entre outros. A realização da obra é uma antiga solicitação do deputado estadual João Bonfim (PDT), que em diversas audiências reiterou a importância da construção da adutora a fim de amenizar o sofrimento dos moradores da região, castigada pela escassez de chuvas. Todos os estudos técnicos já foram finalizados e as obras começarão em breve. Somam-se a esta conquista, outras realizações recentes fruto de solicitações do deputado, a exemplo da construção da Adutora de Malhada de Pedras, inaugurada recentemente com a presença do governador Jaques Wagner (PT). A adutora, além de abastecer ao município, também proporcionou o melhoramento no abastecimento de algumas regiões de Brumado, localizadas em sua extensão.

Arquivo