Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumadense foge da cadeia de Tanhaçu Pablo Renan serrou a grade da cela onde estava e fugiu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O criminoso Pablo Renan, natural da cidade de Brumado, fugiu da cadeia pública de Tanhaçu, no sudoeste baiano, na madrugada desta terça-feira (17). Pablo havia sido transferido para o município vizinho porque estava causando tumulto na cadeia brumadense. Considerado de alta periculosidade, o fugitivo tinha diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo. Segundo informou o delegado Marco Torres ao site Brumado Notícias, o detento serrou a grade da cela onde estava e fugiu. Uma equipe da Polícia Técnica de Brumado se deslocou até Tanhaçu a fim de realizar perícia na cadeia. No local, foi encontrada a serra utilizada pelo fugitivo para serrar a grade. Após descoberta da fuga, a policia intensificou buscas na região a fim de recapturar o foragido. Em dezembro de 2012, Pablo fugiu da cadeia de Brumado e, na época, tentou matar a esposa com água fervente enquanto ela dormia. Dias depois, ele foi recapturado pela polícia escondido embaixo de uma cama no Bairro Urbis II. 

Brumado: Sábado (21) tem a 4ª Caravana de Natal na Vila Presidente Vargas O evento será realizado pela Associação de Moradores da localidade. (Foto: Divulgação).

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas irá realizar a Caravana de Natal na Praça Saldino Lopes. Com o incentivo de vários apoiadores, o evento começará às 17h com a chegada do Papai Noel, brincadeiras e distribuição de brinquedos para as crianças. Para animar os adultos, haverá seresta e forró com Leila Silva e Cristiano e ainda Serginho Cardoso.

Marquinho Viana e o ex-deputado Robério Nunes visitam lideranças de Érico Cardoso e Rio do Pires A dupla ainda conseguiu o apoio de um suplente a vereador de Érico Cardoso. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) e o ex-deputado Robério Nunes conseguiram que o suplente de vereador, Régis, se desfiliasse do Partido dos Trabalhadores (PT) e assinasse a ficha de filiação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A aliança dá ainda mais força ao deputado Marquinho, que cada vez mais empenha-se para viabilizar as obras e serviços solicitados pelos moradores de Érico Cardoso, no sudoeste baiano. Viana e Nunes também participaram de uma reunião com o vereador Lourival, as lideranças políticas Hélio e João da Mata, e outros amigos do município de Rio do Pires, na última sexta-feira (13), na residência do ex-vereador Armindo. Durante o encontro os presentes firmaram compromisso de trabalho para os próximos anos, visando viabilizar obras e serviços para atender às demandas dos moradores do município de Rio do Pires. Os políticos mantiveram contato com o ex-presidente da Câmara Municipal e com o ex-prefeito da cidade.

Marquinho Viana e o ex-deputado Robério Nunes visitam lideranças de Érico Cardoso e Rio do Pires Lideranças firmaram apoio ao deputado do Partido Verde. (Foto: Divulgação).
Caculé: Foliões estão contando os dias para a festa Trêis Pontim Em sua 4ª edição, a festa acontece no dia 21 de dezembro, às 22h.

Os foliões de Caculé e região já estão na contagem regressiva para realização do Trêis Pontim. Em sua 4ª edição, a festa acontece no dia 21 de dezembro, às 22h. A cada ano, o evento tem se tornado maior, alcançado números mais impressionantes e ganhado destaque no cenário festivo de toda região. A festa é Open Bar e terá no comando o artista já consagrado e considerado o príncipe do arrocha, Lucas Kart, com sua Banda Kart Love. A folia também será animada pelo axé da Banda Zero 77 e o swing de Kleytones Show. O Trêis Pontim será realizado no Clube de Campo de Caculé com organização da Trêis Pontim Produções, sinônimo de animação e qualidade. Garanta já o seu ingresso!

Brumado: Bandidos roubam bolsa e trocam tiros com a polícia Os marginais abandonaram uma motocicleta e fugiram a pé até chegarem em um matagal, onde conseguiram despistar a perseguição policial. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Logo que chegou em sua casa localizada na Rua João XXIII, uma mulher foi surpreendida por dois elementos que passaram em alta velocidade em uma motocicleta e arrancaram a sua bolsa. Percebendo que uma viatura da polícia estava próxima, a mulher gritou que estava sendo assaltada. Os policiais ouviram os gritos de socorro e aceleraram no intuito de prender os marginais. Os bandidos atiraram contra os soldados, que revidaram e um dos disparos atingiu o pneu traseiro da motocicleta. Os marginais abandonaram o veículo no meio da Avenida Centenário e fugiram a pé até chegarem em um matagal, onde conseguiram despistar a perseguição policial. A bolsa da vítima foi encontrada no mato. Um dos elementos também deixou o celular para trás e a polícia está tentando identificar o proprietário a fim de chegar até o meliante. A motocicleta, com placa da cidade de Franca, no interior do estado de São Paulo foi encaminhada à delegacia para ser periciada pela equipe técnica. Já no período da tarde, a polícia encontrou um dos suspeitos tomando café na casa da avó. O acusado foi encaminhado para a delegacia, onde foi reconhecido pela vítima como autor do roubo.

 

*Matéria atualizada às 19h27.

Deputado João Bonfim é indicado pelo PDT para ser conselheiro do TCE A indicação afeta diretamente a capital do minério, já que o parlamentar representa a cidade na AL-BA há mais de uma década. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O deputado estadual João Bonfim (PDT) foi indicado na noite da última segunda-feira (16) para ocupar uma cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tal como sempre desejou. Esta não é a primeira vez que Bonfim vai buscar a nomeação no cargo. No entanto, agora as chances são maiores, pois o acordo deve fazer parte dos pedidos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para aceitar a composição do PT com o PP nas eleições de 2014. A indicação do pedetista afeta diretamente o município de Brumado, já que o deputado representa a cidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) há mais de uma década. No próximo ano, duas vagas estarão disponíveis para o TCE. O site Brumado Notícias, tentou, sem sucesso, falar com João Bonfim nesta terça-feira (17), mas os telefones estavam desligados. Resta saber se o deputado colocará na disputa de 2014 um dos seus filhos - Guilherme Bonfim, que é diretor na Agerba e presidente do PSD de Brumado, ou o vereador de Guanambi, Vitor Bonfim (PDT). Ainda existe a possibilidade de Bonfim apoiar outra candidatura no pleito estadual.

Governo da Bahia antecipará repasse de verbas aos municípios O pedido foi feito pela presidente da UPB, Maria Quitéria. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Em anúncio feito nesta terça-feira (17), o governador Jaques Wagner (PT) disse que antecipará para o dia 30 de dezembro o último repasse do ano às prefeituras, referente à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). O pedido foi feito pela presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes (PSB). A gestora se justificou dizendo que se o pagamento fosse efetuado no dia 31 de dezembro, como previsto, só seria creditado em janeiro, após o feriado. “Tal situação leva a dificuldade e confusão contábil para os municípios, vez que os valores ficam vinculados ao ano em que for efetivamente creditado na conta do município, e não na data do lançamento”, explicou Quitéria em nota enviada ao site Brumado Notícias. Wagner afirmou que já acionou o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, para tratar da liberação do recurso, e se comprometeu ainda em apoiar os prefeitos na luta pela retomada da autonomia municipal.

Bancos funcionarão em horários especiais nas vésperas do Natal e Ano Novo Nos dias 25 e 31 de dezembro, assim como em 1ª de janeiro, as agências estarão fechadas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O horário de funcionamento dos bancos na véspera do Natal e do Ano Novo será alterado. Segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 25 e 31 de dezembro, assim como em 1ª de janeiro, as agências estarão fechadas. De acordo com a associação, no dia 24 de dezembro, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. Nas agências localizadas na Bahia, o atendimento será das 8h às 10h, seguindo o horário local. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados.

Brumado: Juízes mantêm silêncio sobre processo de cassação do prefeito Aguiberto Lima Dias Maurício Kertzman e Cássio Miranda preferiram não comentar o processo que está em julgamento do TRE-BA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Está marcada para quarta-feira (18) mais uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que relata o processo de cassação do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD). O gestor já se encontra na capital baiana. O juiz Maurício Kertzman Szporer, relator de um dos processos, esteve em Brumado por causa da inauguração da sede do Fórum da 90ª Zona Eleitoral na última sexta-feira (13). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Kertzman disse que os juízes participantes da relatoria não podem se pronunciar a respeito do processo. “O processo está em julgamento e por isso não podemos fazer comentários”, explicou. Pelo mesmo motivo, o Juiz Cássio José Barbosa Miranda apenas esclareceu porque pediu vistas ao processo. “Pedi vistas para melhor examinar a causa. O processo está em andamento e só poderei me pronunciar no momento próprio”, pontuou o magistrado. A expectativa é de que o julgamento continue nesta quarta-feira (18), mas, caso a Corte não aprecie o processo nesta data, ficará para 2014 devido ao recesso de final de ano. Ainda faltam votar os juízes Josevando Souza Andrade, Cássio José Barbosa Miranda e a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.

Brumado: Presidente da OAB aponta que defensora geral e estado fizeram falsas promessas Para Osvaldo Laranjeiras é um descaso e desrespeito aos cidadãos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O ano de 2013 se encerra sem uma solução ou resposta plausível quanto à retirada da unidade da Defensoria Pública do Estado da cidade de Brumado. Por conta da decisão, milhares de processos deixaram de ser julgados ou avaliados durante o ano na comarca, onde a Defensoria Estadual atuou durante 20 anos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Osvaldo Laranjeiras, presidente da 21ª Subseção da OAB-Brumado, foi enfático em dizer que a defensora geral, Vitória Beltrão Brandão, e o estado estão desrespeitando a comarca e os municípios assistidos por conta da retirada da defensoria. “Ela firmou um compromisso de que buscaria em breve um retorno da defensoria pública para Brumado, mas infelizmente foi uma promessa vazia. Já oficiamos o governo do estado e a defensoria. Continuaremos nessa luta para retomar a defensoria para o nosso município e para as comarcas vizinhas onde não há defensores públicos”, disse advogado. Laranjeiras afirmou ainda que o estado está desrespeitando os cidadãos da região por não garantir a estes o direito constitucional de acesso à justiça. “É um descaso e um desrespeito aos cidadãos de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu, pois tínhamos um excelente atendimento aqui. Os cidadãos acabaram ficando órfãos deste atendimento e infelizmente as autoridades não tomaram nenhuma providência. Continuamos nesse marasmo, sem respostas objetivas”, concluiu Laranjeiras.

Malhada de Pedras: Ceará explica rejeição de contas O gestor disse que está tranquilo e que já solicitou a reconsideração da decisão e reavaliação das contas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Recentemente, as contas do município de Malhada de Pedras foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Questionado sobre o assunto, o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, disse ao site Brumado Notícias que está tranquilo e que já solicitou a reconsideração da decisão e reavaliação das contas. O gestor esclareceu que o inchamento nas contas ocorreu por causa de uma revista do município, em que a contabilidade não encaminhou os dados precisos para a Inspetoria do TCM em Caetité. Ceará aproveitou para dizer que o município está vivendo um bom momento após a passagem do governador Jaques Wagner (PT) pela cidade por ocasião da inauguração da adutora que transporta água da Barragem de Cristalândia. O governo sinalizou positivamente quando à requisição de mais pavimentação para a cidade e demais solicitações envolvendo as comunidades rurais.

Copa e eleições podem favorecer nova onda de protestos em 2014 Especialistas acreditam que a onda de manifestações que tomou conta das capitais e de diversas cidades brasileiras pode se repetir em 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Especialistas acreditam que a onda de manifestações que tomou conta das capitais e de diversas cidades brasileiras pode se repetir em 2014. A Copa do Mundo e as eleições seriam fatores motivadores para os novos protestos. “Como todo ano eleitoral, há maior tendência de ocorrerem movimentações, reivindicações, porque é um momento em que a classe política está mais atenta às demandas sociais por ser um período de avaliação dos governos por meio das eleições”, afirmou o sociólogo e professor Luís Antônio Vital Gabriel ao Uol. O pesquisador acrescentou que a Copa do Mundo também propiciará o debate e a mobilização, haja vista que os manifestantes reivindicarão dos governos os mesmos investimentos da Copa nos serviços públicos. Na opinião do sociólogo e professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Eduardo Oyakawa, os altos gastos com a construção dos estádios despertaram na população um sentimento de indignação que foi determinante durante os protestos registrados no meio do ano.

Livramento de Nossa Senhora: Contagem regressiva para o Maracubom 2013 O evento será realizado no próximo final de semana e promete agitar o público do sudoeste baiano.

O 9º Festival da Manga e do Maracujá - o Maracubom 2013 já está quase chegando e, para animar os foliões, a programação do evento foi divulgada. No dia 21 de dezembro, os portões serão abertos às 21h e o público presente será animado pelas bandas Swing Maluco, Trio da Huanna e Guetho é Guetho. Já no domingo, dia 22 de dezembro, a festa terá início mais cedo, às 18h. Para fechar o evento com chave de ouro, o Maracubom será abrilhantado por Kleytones, Renan Moreira, Harmonia do Samba e Luxúria. Já comprou o seu ingresso? Ainda não?! Então compre agora mesmo e garanta o seu passaporte para felicidade. A festa acontece no Clube Tio Dedé, em Livramento de Nossa Senhora. É bom, é Maracubom!

Brumado: Câmara encerra sessões em 2013 O presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo (PSL), destacou os debates e os projetos que foram debatidos no ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Encerrando os trabalhos do ano, a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado foi realizada na noite da última segunda-feira (16). As discussões ultrapassaram o tempo previsto para o encerramento da sessão e, durante a votação do projeto de reforma administrativa do município, a bancada de oposição se absteve de votar. Mesmo assim, o documento foi aprovado com os sete votos da bancada de situação. Em seguida, a sessão foi transformada em solenidade e representantes de órgãos da sociedade civil formaram a mesa ao lado da diretoria legislativa. A palavra foi franqueada aos membros da mesa e cada vereador teve cinco minutos para fazer suas considerações e apresentar um resumo dos trabalhos parlamentares realizados ao longo do ano. O presidente da Casa Legislativa, vereador Alessandro Lôbo (PSL), destacou que durante o ano foram debatidas 422 indicações, 41 projetos de lei, 42 requerimentos, 22 moções, 13 projetos de resoluções e 3 emendas. Lôbo ressaltou as discussões envolvendo o sistema de esgotamento do município, a segunda etapa da Barragem de Cristalândia, o porto seco da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), o salário dos professores e servidores públicos municipais, melhorias na saúde, atendimento nos bancos, serviço de telefonia e a segurança pública. O presidente disse ainda que os debates foram salutares em busca da melhor qualidade de vida na cidade e no campo. Ao final, uma sessão extraordinária foi convocada para a próxima quarta-feira (18), quando será votado o projeto do voto aberto e o orçamento do executivo municipal para 2014.

Mineradores se reúnem com Magnesita com mediação do DRT de Vitória da Conquista A proposta será submetida à apreciação dos trabalhadores em assembleia que será realizada nesta quarta-feira (18), às 19h, no clube dos mineradores. (Foto: Divulgação).

Representada pelo presidente José Santana de Andrade, e pelo vice-presidente, Édio Pereira, a direção do Sindicato dos Mineradores participou de uma reunião de mediação com a Magnesita na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Vitória da Conquista. O objetivo era encontrar uma saída para o impasse nas negociações salariais do ano. A mineradora alega prejuízos financeiros e se mantém firme em relação à melhoria no percentual de reajuste de salário proposto em 6%. Em contrapartida, o Sindicato exige 8,5%. Depois de mais de 4 horas de discussão, o Subdelegado do Trabalho, Renato César de Almeida, apresentou proposta intermediária, que consiste em reajuste salarial de 6%; ticket alimentação dos atuais R$ 135 para R$ 200, sendo que o ticket alimentação e o reajuste salarial têm retroatividade a 1º de outubro; rediscussão do banco de horas em fevereiro de 2014 e manutenção das conquistas anteriores. A proposta da DRT será submetida à apreciação dos trabalhadores em assembleia que será realizada nesta quarta-feira (18), às 19h, no clube dos mineradores.

Rio de Contas: Motociclista morre em acidente na BA-148 Fábio Luís Novaes de Melo, 33 anos, faleceu ainda na rodovia em razão de graves ferimentos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, por volta das 17h de ontem (16), dois veículos se envolveram em um acidente na BA-148, no trecho entre os municípios de Rio de Contas e Jussiape, e uma pessoa morreu. Fábio Luís Novaes de Melo, 33 anos, que pilotava uma motocicleta com placa de Vitória da Conquista, faleceu ainda na rodovia em razão de graves ferimentos. O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal de Brumado. Já César Silva Cerqueira, 36 anos, motorista do Polo com placa de Itaberaba, saiu ileso do acidente. As causas da colisão estão sendo investigadas.

Sistema de abastecimento de Brumado volta a operar Em comunicado, a empresa afirmou que a força da chuva danificou um trecho da adutora que conduz água da barragem de Cristalândia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o Sistema de Abastecimento Integrado de Brumado está voltando a operar gradativamente após a correção de um vazamento na adutora de Cristalândia, registrado no último domingo (15), em consequência de fortes chuvas na região. O fornecimento de água tratada no município de Malhada de Pedras também está sendo restabelecido. Em comunicado, a empresa afirmou que a força da chuva danificou um trecho da adutora que conduz água da barragem de Cristalândia para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Técnicos da empresa percorreram os mais de 40 km de extensão da tubulação, em terreno de difícil acesso, até encontrar o ponto danificado, localizado em um riacho na comunidade rural de Roça de Baixo. Em Aracatu, o abastecimento foi normalizado durante a manhã de ontem (16).

Márcio Moreira cobra imediata recuperação das ruas de Brumado O vereador pediu uma atenção maior do poder público com o bairro Olhos D’água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na noite desta segunda-feira (16), o vereador Márcio Moreira (PSB) pediu urgência da administração municipal na recuperação das vias públicas após as chuvas do último domingo (15) e de hoje (16). O parlamentar pediu especial urgência no início das obras de recuperação do Bairro Olhos D’água, pois, segundo ele, a localidade ficou com diversas ruas intransitáveis devido à força da água. “Tenho certeza de que o prefeito e o secretário de Infraestrutura já têm conhecimento das ruas que ficaram danificadas e, por isso, em caráter de urgência, solicito a imediata realização da recuperação”, disse o parlamentar.

Brumado: Ruas sem estrutura ficam destruídas com a passagem da chuva O Bairro Olhos D’água foi um dos mais afetados na cidade, pois, sem um sistema de drenagem, várias crateras se abriram com a força da água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, várias ruas ficaram bastante danificadas após as fortes chuvas do último domingo (15) e desta segunda-feira (16). O Bairro Olhos D’água foi um dos mais afetados na cidade, pois, sem um sistema de drenagem, várias crateras se abriram com a força da água. Um enorme buraco também se abriu em uma via, onde grandes pedras e manilhas de esgoto ficaram expostas. Em outra rua, segundo os moradores, a prefeitura parou uma obra de pavimentação e a força da enxurrada carregou todo material, inclusive uma placa de sinalização, que está bloqueando a passagem de carros e motos na Rua Francisco Gomes. Em protesto, os moradores fixaram a placa no centro da rua, cobrando providências da prefeitura. Além disso, várias lojas na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães foram invadidas por muita lama. Outro ponto crítico está na antiga ladeira do cinema, onde os paralelepípedos foram arrancados e as pedras tomaram conta da Rua Coronel Tibério Meira, causando congestionamento na via. Já no Colégio Estadual Getúlio Vargas as aulas foram interrompidas no período da manhã por conta das goteiras nas salas de aulas. A água invadiu também a Central Marcação e Regulação de Exames. No local, além das goteiras no teto, a rede de esgoto ficou entupida e provocou alagamento no recinto. 

Brumado: Ruas sem estrutura ficam destruídas com a passagem da chuva Moradores sinalizam e protestam contra o descaso da prefeitura municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma rua no Bairro Santa Tereza, a rede de esgoto estourou e retornou para dentro das casas. O local mais atingido na manhã de hoje foi a Rua Alta Leite de Oliveira, também no Bairro Santa Tereza, onde o Riacho do Bufão transbordou por conta do entupimento do canal e acabou invadindo várias casas. Os moradores perderam muita mobília estragada pela lama. No período da tarde, o setor de Infraestrutura da prefeitura providenciou uma retroescavadeira para realizar a limpeza do canal obstruído. Por telefone, o secretário de Recursos Hídricos, que também responde pela Defesa Civil Municipal, Federico Neves, disse ao site Brumado Notícias que a Defesa Civil está realizando um mapeamento da cidade a fim de avaliar os estragos. Segundo ele, ainda é cedo para falar em decretar estado de alerta ou emergência no município. Neves garantiu que o setor já está tomado as medidas cabíveis para sanar as avarias pela cidade.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mão de homem é reimplantada após ficar ligada ao tornozelo Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para membro receber fluxo sanguíneo. (Foto: HAP/Quirky China News/Rex Images).

Após sofrer um acidente de trabalho em novembro, o jovem chinês Xiao Wei teve a mão direita reimplantada por médicos chineses. Antes do implante, a mão do jovem ficou durante um mês ligada ao tornozelo para que continuasse recebendo fluxo sanguíneo. O quadro do paciente era crítico e os médicos acreditavam que a mão não poderia ser salva. “Seu ferimento era grave. Além dos ferimentos de corte, o braço dele estava esmagado. Tivemos que limpar e tratar seus ferimentos antes de iniciarmos a cirurgia de reimplante da mão”, disse um dos médicos à Rex Features, agência de notícias internacional. De acordo com os médicos, ele terá de passar por vários outros procedimentos, mas eles estão esperançosos de que recuperará a função da mão.

Portuguesa é punida com a perda de quatro pontos e Fluminense permanece na Série A O relator Felipe Bevilacqua de Souza (à esquerda) durante o julgamento no STJD. (Foto: Reprodução).

A Portuguesa foi julgada nesta segunda-feira (16) e perdeu quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com a derrota no jurídico, o time paulista é rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, enquanto o Fluminense se salva da degola. A escalação irregular do jogador Héverton pela Lusa na última rodada do Brasileirão acarretou na perda dos pontos e multa de R$ 1 mil ao time paulista. O relator Felipe Bevilacqua de Souza votou a favor da punição e foi acompanhado pelos auditores Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira (DF), Douglas Blackhman (RJ) e Vinicius Augusto Sá Vieira (SP). A defesa da Portuguesa alegou que a punição do atleta não foi confirmada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até momentos antes da partida, além de alegar que é vergonhoso por um país da Copa ter seu campeonato principal decidido depois de seu final. Apesar de o relator se mostrar receoso com a formação de um precedente, o STJD decidiu pela punição.

Brumado: Camelôs e motoboys são retirados da calçada da Caixa Econômica Federal O Departamento de Trânsito cumpriu uma determinação solicitada pela agência bancária. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por determinação da prefeitura, camelôs e motoboys foram obrigados a desocuparem a calçada da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brumado. Os ambulantes e motoboys foram notificados na última quinta-feira (12) de que teriam 48 horas para cumprirem a determinação. Porém, em menos de 24 horas, na sexta-feira (13), a ordem já estava sendo cumprida. Por telefone, Clidemar Amorim Risério, diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), esclareceu ao site Brumado Notícias que o Departamento recebeu um ofício da CEF solicitando que a calçada fosse desocupada em cumprimento à lei de acessibilidade e à determinação nacional de segurança em frente a agências bancárias. Após o pedido, a calçada foi liberada, mas os motoboys e camelôs continuam trabalhando na rua em frente à Caixa.

Igaporã: PM prende dois traficantes A dupla atuava nas proximidades do Cemitério da cidade. (Foto: Divulgação/PM).

Por volta do meio dia do último domingo (15), dois rapazes, Pedro Emílio Mendes Rodrigues, 22 anos, e Fausto Pereira Fernandes Neto, 19 anos, foram presos em flagrante pela polícia militar enquanto vendiam drogas nas proximidades do Cemitério Municipal de Igaporã, no sudoeste da Bahia. Com eles foram apreendidas 15 trouxinhas de maconha, 01 papelote de cocaína, R$ 92,75 em espécie, óculos de sol, um aparelho celular e um controle remoto de portão eletrônico. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, os traficantes foram presos depois de várias denúncias anônimas. Eles utilizavam uma barraca que fica na lateral do cemitério para esconder a droga. O proprietário da barraca disse desconhecer o fato. Os jovens foram levados para a delegacia de Caetité, onde foi lavrado o flagrante. Em seguida, a dupla será transferida para a carceragem de Tanque Novo. Em menos de um mês, a polícia militar do município, com o auxílio da população, efetuou a prisão de 03 traficantes que atuavam na cidade.

Sudoeste Baiano: Temporais afetam abastecimento Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu estão com o abastecimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os sistemas de abastecimento de água de várias cidades da região sudoeste atendidas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foram afetados devido as fortes chuvas registradas na tarde do último domingo (15) e nesta segunda-feira (16). Em Brumado, a força da chuva danificou um trecho da adutora que conduz água da barragem de Cristalândia para a Estação de Tratamento (ETA). Após detectar o problema, técnicos da empresa começaram a percorrer os mais de 40 km de extensão de tubulação, em terreno de difícil acesso, a fim de identificar o local danificado. Com isso, o abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras encontra-se paralisado até que o que vazamento seja corrigido. Em Aracatu, o sistema também foi atingido e, neste momento, a empresa trabalha visando identificar as causas do problema para solucioná-lo e voltar a operar normalmente. Enquanto restabelece o abastecimento dos municípios, a Embasa solicita a compreensão da população e recomenda aos moradores que façam a reserva e o consumo racional da água.

Câmara de Brumado encerra as atividades em 2013 No expediente será feito um balanço das ações do Legislativo durante o ano.

Nesta segunda-feira (16) acontece o encerramento do exercício Legislativo de 2013 e a Câmara Municipal de Brumado convida a todos os munícipes para participarem da sessão, que acontece especialmente às 20h. A Casa Legislativa fica na Praça Abias Azevedo, no Bairro Monsenhor Fagundes, 145. No expediente será feito um balanço das ações do Legislativo durante o ano.

Arquivo