Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Iraniano que não toma banho há 60 anos procura amor Aos 80 anos, Amou Haji vive em uma cabana na região de Dejgah. (Foto: IRNA).

Um iraniano que não toma banho há 60 anos está à procura de um amor. Amou Haji acredita que "se estiver limpo ficará doente". Aos 80 anos, o iraniano vive em uma cabana na região de Dejgah. Além de não tomar banho, o idoso vive isolado, adora comer porco-espinho podre e fuma, em um cachimbo, fezes de animais. Quando precisa de um corte de cabelo, ele mesmo queima os fios. O iraniano decidiu viver afastado depois de ter sofrido problemas emocionais quando era jovem.

Agências bancárias das cidades de Capela do Alto Alegre, Várzea do Poço, Quixabeira e Ibiquera, todas no interior do estado da Bahia, foram atacadas por assaltantes na madrugada desta quarta-feira (15). Por volta de 1h30, cerca de nove homens usaram dinamite para explodir um caixa do Bradesco, em Ibiquera, na Chapada Diamantina. De acordo com a polícia, os bandidos chegaram a disparar dois tiros para o alto, mas ninguém ficou ferido. Cápsulas das balas foram encontradas na saída da cidade, no sentido BR-242. Em Capela do Alto Alegre, cerca de cinco homens armados invadiram a agência do Banco do Brasil, na praça principal. A ação ocorreu por volta de 2h. O grupo explodiu um dos caixas e ainda tentou explodir outro, mas não conseguiu. A delegacia da cidade não soube informar se os assaltantes fugiram com dinheiro. Já em Quixabeira foram explodidos dois caixas, sendo um do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e outro do Bradesco. Tudo aconteceu por volta de 3h30. Uma equipe da polícia militar chegou a trocar tiros com os bandidos, mas não conseguiu impedir a fuga. Caixas do Banco do Brasil e do Bradesco também foram atacados no município de Várzea do Poço, às 2h30. Os assaltantes furaram os pneus de uma viatura da polícia e, em seguida, detonaram um caixa do BB. Logo depois, um caixa do posto de atendimento do Bradesco foi explodido. Seis homens participaram da ação, que durou entre 5 e 10 minutos. Eles fugiram em dois carros de passeio, atirando para o alto. Não houve confronto com a polícia e a quantia roubada ainda não foi divulgada. As informações são do Jornal Correio.

Caetité: Patrimônio histórico e cultural é abandonado O casarão que serviu de morada para a educadora Helena Lima Santos está completamente abandonado. (Foto: Reprodução/Sudoeste Bahia).

Reconhecida por preservar o seu patrimônio histórico e cultural, a cidade de Caetité deu mau exemplo ao abandonar o casarão onde residia a professora Helena Lima Santos, um dos ícones da educação no município. O local está em ruínas, desgastado pelo tempo e corre o risco de desmoronar. Nascida em Livramento do Brumado, Helena foi estudar logo cedo em Caetité, retornando em 1926 como professora, nomeada pelo amigo e então secretário de Educação da época, Anísio Teixeira. A educadora construiu um legado memorável, com inúmeras ações que contribuíram para a consolidação da posição de polo cultural que a cidade ocupa. Recentemente, o telhado da casa começou a ser retirado, mas, devido a uma ação civil pública movida na Justiça pela própria população, a demolição foi suspensa e agora espera a decisão dos tribunais. Segundo o Sudoeste Baiano, o risco de desabamento aumentou bastante após as últimas chuvas e a população espera que as autoridades públicas iniciem o quanto antes um processo de restauração do local. Os munícipes também esperam que a casa seja transformada em Memorial, com o objetivo de contar a história da professora.

“Governador está retaliando e matando Brumado por asfixia por causa de Eduardo”, diz Giba O ex-vereador soltou o verbo contra o ex-prefeito da cidade e o culpou pelo fechamento da Defensoria Pública Estadual. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Primo do prefeito do município de Brumado, Gilberto Lima Dias, o Giba, que atualmente preside o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, afirmou em entrevista ao site Brumado Notícias que a cidade está sem Defensoria Pública Estadual (DPE) porque o governador Jaques Wagner (PT) está sendo vingativo em retaliação ao ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Isso porque, segundo Giba, durante sua gestão, Vasconcelos teria atacado o governador por diversas vezes em seu programa de rádio. Gilberto chegou a dizer que o programa do ex-prefeito era um “café com bobagem”, utilizado apenas para ofender Wagner. “Ele batia frequentemente, continuamente e insistentemente no governo do estado dizendo coisas que podem chocar qualquer autoridade”, reiterou. Ele ainda afirmou que por conta dessa desavença o governador estaria “matando o município por asfixia”.  “Atribuo isso a uma retaliação do governo do estado à gestão passada, quando o ex-gestor bateu de frente com o governador. Por falta de muitos recursos e atenção em diversas áreas, o município está sofrendo um efeito em cascata, uma morte por asfixia, em que vai se tirando o ar aos poucos. É o que está sendo feito em Brumado por falta de atendimento do governo do estado. Todos os órgãos importantes aqui, a meu ver, o governo vai tirar, pois está retaliando o município”, declarou Dias. 

“Governador está retaliando e matando Brumado por asfixia por causa de Eduardo”, diz Giba Gilberto chegou a dizer que o programa de Eduardo Vasconcelos no rádio era um “café com bobagem”, utilizado apenas para ofender Wagner. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Gilberto disse ainda que, se o candidato do governador for eleito, a perseguição possivelmente continuará. O presidente do CMDS colocou a culpa no ex-prefeito, que, segundo ele, feriu duramente o município com uma “política mal feita”. “A retaliação é fruto de uma política mal feita, é o morde e assopra, e isso não agrada a ninguém. Fica difícil o município conseguir alguma coisa frente ao governo do estado sem que haja um relacionamento politicamente correto e de entendimento. A corda sempre parte para o lado mais fraco e nesse caso o lado mais fraco não é nem o governador e nem o ex-prefeito, mas sim o povo que ficou sem Defensoria Pública”, concluiu Dias. Vale ressaltar que a DPE foi retirada do município em março de 2013 durante a gestão do atual prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Porém, ainda assim, Gilberto considera a retirada resultado do conflito entre o governador e o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos.

CONTINUE LENDO

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou, por volta das 09h desta quarta-feira (15), um acidente com vítima fatal ocorrido na BA-623, no trecho entre os municípios de Maetinga e Jânio Quadros, no sudoeste da Bahia. Um veículo de passeio, com placa de São Paulo, capotou no local e o motorista Lucas Ribeiro Nunes, de 18 anos, morreu no Centro de Saúde de Maetinga, para onde havia sido levado. O passageiro Denilson Ribeiro Silva, de 15 anos, teve apenas ferimentos leves. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

2º Trilhão de Arapiranga será realizado em Rio de Contas O evento será realizado no próximo domingo (19).

O 2º Trilhão de Arapiranga será realizado no distrito de Arapiranga, no município de Rio de Contas, no dia 19 de janeiro. Promovida em lugar de belíssimas paisagens e arquitetura, a trilha passa por diversos alambiques artesanais seculares, visto que na região é fabricada a melhor cachaça do Brasil. O Trilhão de Arapiranga caracteriza-se pelo envolvimento misto de várias modalidades, entre as quais: Motos (nível de dificuldade média com trechos com obstáculos e rios para atravessar - 39 km); ATV (nível de dificuldade moderada com trechos com obstáculos, erosões, pedras, lama e riachos para atravessar - 12 km); Veículos 4x4 ( será dividido em dois trechos, sendo um denominado Turismo Light, que compreenderá uma visita a um ponto turístico chamado “Rio de Água Suja” - 9 km; o segundo trecho terá nível de    dificuldade moderada com trechos com obstáculos, erosões, pedras, lama e riachos para atravessar - 12 km). O valor das inscrições varia de acordo com cada modalidade e elas devem ser feitas até o dia 18 de janeiro. Também no dia 18 será montada uma tenda eletrônica para recepcionar trilheiros e convidados. No dia seguinte, a largada será dada a partir das 09h. Ás 07h30 será servido um café da manhã. Mais informações, no site www.trilhaodearapiranga.com.br.

Brumado: Idosa de 92 anos era constantemente agredida pelo filho na Vila Presidente Vargas Segundo a vítima seu filho faz uso de remédios controlados e é alcoólatra. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Assistentes sociais do CRAS Irmã Dulce e do CREAS Chico Xavier acompanharam uma idosa de 92 anos na manhã desta quarta-feira (15) à delegacia de polícia em Brumado, a fim de prestar queixa de agressão. A idosa relatou ao delegado que o filho, que faz uso de remédios controlados e é alcoólatra, a agredia constantemente. Além dela, o marido e a filha também eram agredidos. Moradora da Vila Presidente Vargas, a mulher chegou ao local com alguns hematomas. Uma equipe da polícia se deslocou até a residência da idosa, mas não encontrou o filho, que fugiu sem deixar pistas. A aposentada irá passar por um exame de corpo de delito e o filho será intimado a depor na delegacia.

Brumado: Foragido se entrega e diz que fugiu da cadeia de Tanhaçu por causa das condições precárias Pablo Renan se apresentou hoje na 20ª Coorpin acompanhado da esposa e do filho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Foragido da cadeia de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, desde o dia 17 de dezembro de 2013, o brumadense Pablo Renan se apresentou hoje na delegacia de Brumado acompanhado da esposa e do filho. Pablo, que já está com audiência marcada com o Juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que fugiu da cadeia por causa das condições precários do local e porque estaria sendo ameaçado por estupradores. “Minha esposa e meu filho estavam passando dificuldades tendo até que vender os objetos de casa para poder comprar alimento. Dentro da cadeia eu estava agoniado com a situação. Lá é oferecido pão dormido e comida azeda aos presos”, afirmou o detento, que está à disposição da justiça.

Brumado: Comissão move ação no Ministério Público para o retorno da Defensoria Pública Estadual O vereador Weliton Lopes articulou uma comitiva para somar forças em prol do retorno das atividades da DPE no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As atividades na Defensoria Pública Estadual (DPE) em Brumado foram paralisadas desde o dia 26 de março de 2013 após 20 anos de funcionamento. Toda a mobília foi retirada de um anexo no Fórum Dr. Duarte Moniz, assim como todos os arquivos e materiais de DNA coletados para exames de paternidade. Desde então, a Defensoria Geral não informou para onde foi encaminhado o material e nem falou sobre a possibilidade de reabertura do órgão na cidade, que atendia mais de 700 processos por mês. Muitos ofícios foram encaminhados à entidade em Salvador com o objetivo de reverter a decisão. O tema também foi bastante discutido na Câmara Municipal de Vereadores. No local, até mesmo uma Moção de Repúdio contra a Defensora Geral Vitória Beltrão Bandeira chegou a ser aprovada. O vereador Weliton Lopes (SDD) tem agido incansavelmente no intuito de somar forças para que a DPE seja reaberta no município. Na manhã desta quarta-feira (15), o parlamentar se reuniu com membros da sociedade civil organizada para formar uma comissão que agirá em defesa dos interesses da cidade junto ao governador do estado e à Defensoria Geral no intuito de reabrir a entidade em Brumado. 

Brumado: Comissão move ação no Ministério Público para o retorno da Defensoria Pública Estadual Segundo a OAB, por falta da defensoria centenas de processos foram arquivados durante o ano de 2013. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A reunião foi realizada no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores e contou com a presença de Jude Caé Pinheiro, presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Campo Seco; do Pastor João Mário da Silva, coordenador regional da Federação Brasileira dos Direitos Humanos; de Eliana Castro, presidente do Conselho da Cidadania; de Gilberto Lima Dias, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável; do advogado  Ivan Meira, representando o presidente da 21ª Subseção da OAB; e do assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Samuel Milhazes, responsável por preparar toda a documentação legal de reconhecimento da comissão, assim como toda a ação que será apresentada ao Ministério Público. Durante o encontro, ficou acertada a realização de novas reuniões com o objetivo de agregar mais munícipes ao movimento de luta pelo retorno da DPE. Caso a Defensora Geral não dê uma resposta positiva até o dia 26 de março, será realizada uma grande manifestação no Fórum Dr. Duarte Moniz a fim de expor o descaso do estado, que não está cumprindo a lei de assistência jurídica aos menos favorecidos. O representante da OAB, Ivan Meira, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que por falta da defensoria centenas de processos foram arquivados durante o ano de 2013. Segundo ele, a justiça lança edital de convocação dos casos, mas por não terem acesso ao Diário Oficial e por não terem condições de contratar um advogado, as partes interessadas ficam desinformadas e acabam tendo as causas engavetadas.

Abracadabra e Abrumac promovem lançamento do Brumado Resgate O trabalho que será realizado com 20 jovens em situação de risco social foi apresentado na última terça-feira (14). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O projeto Brumado Resgate foi lançado na noite da última terça-feira (14), na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho. A cerimônia de lançamento contou com a presença de colaboradores, pais e jovens que serão assistidos pelo programa. Em entrevista ao site Brumado Notícias, um dos idealizadores do projeto, Paulo Esdras, falou sobre o Brumado Resgate e seus objetivos. Segundo ele, o trabalho será realizado com 20 jovens em situação de risco social. Os participantes terão acesso a aulas de xadrez, de violão com o professor Amarílio Lima, de capoeira com o Grupo Topázio, e de cidadania e literatura. Além disso, os alunos terão apoio psicológico com a psicóloga e psicopedagoga Mônica Pinchimel. Esdras salientou que o objetivo é tirar essas crianças e adolescentes das ruas através de um trabalho de acompanhamento social. Para os alunos que se destacarem e que realmente se interessarem serão disponibilizados cursos. Sobre o lançamento do evento, Esdras disse que ficou bastante satisfeito, principalmente com a presença dos pais dos alunos, uma vez que o projeto também visa fazer um trabalho de integração familiar. Isso porque, segundo ele, muitos casos de negligência acontecem devido à desestrutura do núcleo familiar. “Acreditamos que através da arte e do esporte podemos conquistar esses jovens e fazer com que o futuro deles seja diferente”, concluiu Esdras. Aprovado no edital municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto é de iniciativa do movimento cultural Abracadabra, com o apoio da Associação Brumadense de Manifestações Artísticas e Culturais (Abrumac).

João Bonfim cobra recuperação de trecho da BA-430 entre Caetité e Igaporã Com aproximadamente 45 km de extensão, o trecho interliga os municípios do sudoeste baiano. (Foto: Reprodução).

O deputado estadual João Bonfim (PDT) solicitou ao governador Jaques Wagner (PT), em caráter emergencial, a realização de obras para reconstrução e recuperação de parte da rodovia BA-430. Com aproximadamente 45 km de extensão, o trecho interliga os municípios de Igaporã e Caetité. No ano de 2011 o deputado já havia enviado indicação ao governador solicitando a restauração do trecho. Bonfim justificou a necessidade de realização da obra ressaltando a importância da rodovia como importante corredor de escoamento da produção agropecuária da região do Vale São Francisco, favorecendo diretamente o desenvolvimento de toda a região. A recuperação também garantirá boas condições de trafegabilidade e segurança para os motoristas e passageiros, diminuindo a ocorrência de acidentes.

BA: SSP comemora diminuição nos índices de violência na capal, mas não apresenta números do interior No balanço apresentado pelo secretário Maurício Barbosa não consta sequer as inúmeras ações de explosão a bancos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os grandes veículos de comunicação da capital do estado divulgaram na tarde desta terça-feira (14) os números apresentados pelo secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, os quais apontam diminuição nos índices de violência em Salvador e na região metropolitana. Os dados são do ano de 2013 comparados com os dados de 2012. O secretário chegou a declarar que “2013 foi um ano positivo no combate à violência”, destacando ações que foram programadas desde 2011 e que culminaram com a celebração do Pacto Pela Vida. Sobre a questão, Barbosa ainda justificou a baixa nos números ressaltando o aumento de efetivo e envio de novas viaturas para as companhias. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública sequer mencionou que 2013 foi o ano recorde de assaltos e explosões a bancos no interior do estado e nem tampouco apontou as demandas nas pequenas delegacias, onde em alguns casos há apenas um delegado e um escrivão para tomar conta de três municípios, como acontece na região de Igaporã. No relatório do secretário também não constou a superlotação nas cadeias públicas e muito menos a falta de efetivo policial nas companhias interioranas, a exemplo de Brumado, onde menos de 130 policiais militares tem que se desdobrar para atuar em 11 municípios. A secretaria declarou em junho de 2013 que seria assinada a ordem de serviço para início das obras do presídio de Brumado, mas até então nada foi feito. Em Vitória da Conquista, considerada a capital da região sudoeste do estado, as obras de construção da penitenciária, iniciadas há anos, ainda estão paralisadas e sem prazo para serem retomadas. O relatório negativo das ações da segurança pública é extenso no interior baiano, mas o governo propaga apenas o que convêm, maquiando os verdadeiros números da violência no estado.

Lagoa Real: Prefeitura e Derba iniciam Operação Tapa Buraco na BA-940 A rodovia de acesso ao município ficou bastante danificada após as fortes chuvas. (Foto: Divulgação).

Por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a prefeitura municipal de Lagoa Real iniciou a Operação Tapa Buracos, que visa recuperar a BA-940, bastante danificada por causa das recentes chuvas. Durante a operação, também será feito o patrolamento das estradas vicinais. Segundo o prefeito da cidade, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, com as fortes chuvas é grande o número de estragos que surgiu na rodovia, prejudicando o acesso à sede do município.

Mau exemplo: Carro de transportadora despeja lixo à margem da BR-030 em Brumado Sem fiscalização, o lixo continua sendo descartado à margem da rodovia. (Foto: Reprodução/Iago Santana/Facebook).

O internauta Iago Santana flagrou o momento em que o veículo de uma transportadora despejava lixo à margem do anel rodoviário, na BR-030, em Brumado. A imagem foi divulgada pelo internauta em uma rede social e rapidamente muitas pessoas começaram a compartilhar a foto, protestando com relação ao ocorrido. O site Brumado Notícias já havia feito uma matéria destacando o acúmulo de lixo no trecho, onde são jogados toda espécie de lixo, até mesmo ossos de animais, cujas carnes são vendidas na feira livre e nos mercados da cidade. Sem fiscalização, o lixo continua sendo descartado à margem da rodovia.

Brumado: Polícia Civil tenta elucidar ação de quadrilha que tentou estuprar vítima de assalto As investigações foram intensificadas e a polícia deve elucidar o caso nos próximos dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Acompanhado de dois investigadores da polícia civil lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, o delegado Cláudio Marques retornou na manhã da última terça-feira (14) ao local onde uma quadrilha rendeu mãe e filho na noite da última segunda-feira (13). Durante o assalto, os bandidos agrediram o adolescente e ainda tentaram estuprar a mulher. No confronto com a polícia militar, que foi acionada, houve troca de tiros e um dos assaltantes teria sido baleado. O delegado fez um levantamento dos fatos, ouviu os moradores do Bairro Olhos D’água, onde o crime aconteceu, e ainda registrou as marcas que ficaram nas paredes de algumas residências na Rua Francisco Alves.

Brumado: Polícia Civil tenta elucidar ação de quadrilha que tentou estuprar vítima de assalto O delegado Cláudio Marques e dois investigadores ouviram diversos moradores do Bairro Olhos D’água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A equipe de investigação também compareceu ao Hospital Professor Magalhães Neto para saber se o homem que foi alvejado durante o assalto havia comparecido para retirada do projétil. No entanto, até o final da manhã de ontem não havia sido feito registro desse tipo de atendimento na unidade de saúde. Um homem foi levado para a delegacia a fim de ser interrogado, mas o mesmo foi liberado por não terem sido encontrados indícios de sua participação no crime. “Estamos continuando as investigações. Contamos com a colaboração da população para que se tiverem alguma informação de algum suspeito que ligue para nós através do 197. A identidade dos denunciantes será preservada”, garantiu o delegado ao site Brumado Notícias.

Geddel receberá título de cidadão brumadense O peemedebista foi uma das grandes lideranças e representações da capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara Municipal anunciou na última terça-feira (14) a relação das personalidades que serão agraciadas com o título de cidadão brumadense no próximo dia 10 de fevereiro. Entre os relacionados está o presidente do PMDB da Bahia e ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. O peemedebista foi uma das grandes lideranças e representações da capital do minério. Durante os seus mandatos de deputado federal realizou em parceria com o ex-prefeito Edmundo Pereira Santos, hoje seu adversário político, grandes obras na cidade. O projeto de resolução aprovado pelo Legislativo foi apresentado em 2011 pelos então parlamentares Leonardo Vasconcelos e Marcelo Viana. Na ocasião, o atual presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), o ex-vereador Wanderley Amorim (PTC) e o ex-vereador e atual secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Miguel Lima Dias (DEM), foram contra a proposta. Na proposição aprovada em 2011, os ex-vereadores ressaltaram os trabalhos realizados por Geddel que ajudaram no progresso e desenvolvimento da cidade. (veja a lista).

Brumado: Carregadores caem de cima de caminhão carregado com bloco que atola em buraco Um caminhão ficou afundado em uma via do bairro Centenário. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Três carregadores caíram de cima de um caminhão que transportava blocos para uma construção na tarde desta terça-feira (14), em Brumado. O acidente aconteceu em um cruzamento entre as ruas Maria Caires Gama e José Caires Pinheiro, no Bairro Centenário. O local já foi alvo de denúncias publicadas em matéria no site na última segunda-feira (13), quando moradores se queixaram de abandono por parte do poder público municipal. O motorista do caminhão contou a nossa reportagem que acabou afundando em um buraco na via, o que provocou deslizamento dos blocos empilhados. Com isso os três ajudantes que estavam em cima da carga também se desequilibraram e caíram. Os blocos seriam entregues a menos de 10 metros do acidente. Até mesmo a viatura do Samu 192, acionada para socorrer os trabalhadores, teve dificuldades para chegar ao local do acidente. 

Brumado: Carregadores caem de cima de caminhão carregado com bloco que atola em buraco O Samu 192 foi acionado para socorrer as vítimas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um dos feridos, um homem de 54 anos, sofreu algumas escoriações e está com suspeita de ter fraturado uma das pernas. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Alguns moradores disseram que já haviam alertado o setor de obras da prefeitura para ao menos sinalizar os buracos, mas nada foi feito. “Todos os dias a gente vê as caçambas da prefeitura pra cima e pra baixo carregadas de entulhos e de terra sendo despejados em locais errados na cidade. Aí falaram pra gente que não tem material para tapar esses buracos daqui. Estamos ou não abandonados pela prefeitura?”, reclamaram os moradores.

João Bonfim comemora implantação de Núcleos de Ciência e Tecnologia O projeto, que tem como público-alvo crianças e adolescentes também será implantado em Brumado. (Foto: Divulgação).

Um Núcleo de Ciência e Tecnologia será implantado em Brumado, fruto de solicitações do deputado estadual João Bonfim (PDT) ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Paulo Câmara. Além de Brumado, os municípios de Guanambi, Riacho de Santana, Candiba, Sítio do Mato, Jacaraci e Canápolis também receberão o Núcleo de Ciência e Tecnologia. O processo já está em fase de licitação para escolha da empresa que realizará as obras. O projeto, que tem como público-alvo crianças e adolescentes, promove a democratização da educação em ciência e tecnologia, com a instalação de espaços interativos em praças públicas, montados dentro de módulos, em material de fibra de vidro reforçado. Serão expostos nos locais experimentos científicos lúdicos, promovendo o uso dos sentidos e o esforço intelectual, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência e tecnologia.

Câmara de Brumado realizará sessão solene para entrega de títulos de cidadão A sessão será realizada no próximo dia 10 de fevereiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara Municipal de Brumado irá realizar no dia 10 de fevereiro uma sessão solene para entrega de títulos de cidadão brumadense àqueles que promoveram ações em prol do desenvolvimento da cidade. O presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL), destacou que os projetos de resolução são de autoria dos vereadores, que através de seus mandatos elaboraram projetos que trouxeram benefícios para a população. “Estaremos nesta sessão entregando os títulos de cidadão e demonstrando nosso reconhecimento pelas pessoas que são e por terem amor e respeito por nossa querida Brumado”, disse Lôbo.

Espetáculo os Saltimbancos será apresentado em Brumado

O espetáculo Os Saltimbancos será apresentado em Brumado no auditório do antigo cinema Sophyplex, nos dias 17 e 18 de janeiro, a partir das 19h. Com texto de Chico Buarque e direção de Iggnis Cristalli, a peça é uma ótima opção para esse período de férias. O espetáculo será encenado pelo grupo Arte em Cena de Teatro, que presenteará o público infantil com uma estória divertida e cheia de magia, graça e cores. Não perca esta grande pedida cultural e traga toda sua família para assistir. A criançada vai adorar!

“Um governo apático, só de promessas”, diz vice-prefeito sobre Livramento de Nossa Senhora Gerardo Júnior não poupou críticas a gestão do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo. (Foto: Divulgação).

Gerardo Azevedo Júnior (PT), ex-secretário de saúde de Livramento de Nossa Senhora, e ex-diretor do maior hospital da região Sudoeste, o Hospital Geral de Vitória da Conquista, do qual se afastou para uma candidatura a vice-prefeito na cidade de Livramento de Nossa Senhora, disse em entrevista ao Blog do Fábio Sena que o governo do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP) é “apático e só de promessas”. Gerardo rompeu com o gestor após discordar da maneira como o mandato estava sendo conduzido. O vice-prefeito afirmou que os motivos das divergências se basearam no não cumprimento de promessas de campanha, denúncias sobre gastos públicos e propaganda enganosa e contundente. Sobre o governo, Gerardo disse que administrativamente ele não existiu em 2013. “Um governo apático, só de promessas e que pouco cumpriu com a população o que prometeu na campanha, no período eleitoral. Voltou a ser o antigo método de fazer política, mentindo, com propagandas enganosas, soltando foguetes, coisas que vem acontecendo. Só lembram do povo na hora da eleição, depois esquecem a verdadeira política”, reforçou Júnior, afirmando que falta organização na administração do município. Gerardo ainda falou sobre as deficiências da cidade, a exemplo do atraso nos salários dos servidores, obras inacabadas e a falta de transparência na gestão dos recursos públicos; e declarou que não há discussão com a população. “Estamos em 2014 e depois do presidente Lula as coisas mudaram, mas infelizmente os métodos em Livramento não mudam. Não há discussão”, concluiu ele.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a taxa de inadimplência do consumidor brasileiro no comércio varejista encerrou 2013 com um aumento médio de 2,33%, na comparação com 2012. Os dados foram embasados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Apesar da alta, ela foi bem menor que a registrada ao longo de 2012, quando a inadimplência subiu 12,18%, na comparação com 2011. Em dezembro de 2013, houve um recuo de 4,44% na inadimplência, na comparação com o mesmo mês de 2012. Essa foi a quarta queda mensal consecutiva no ano passado, e a mais acentuada desde o início da nova série histórica, que começou em janeiro de 2012. Segundo a CNDL, a queda da inadimplência é típica nesse período de fim de ano e está ligada a uma injeção extra de recursos após o pagamento do 13º salário, além da criação de vagas temporárias de trabalho. Assim, muitas famílias usam o dinheiro para pagar dívidas.

Brumado: Por falta do Inmetro veículos grandes estão sendo vistoriados em Vitória da Conquista De acordo com Katarine Medeiros, por enquanto, não é viável uma equipe do Inmetro ser deslocada até o município para realização da vistoria. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a coordenadora da 18ª Ciretran, em Brumado, Catarine Medeiros, falou a respeito das reclamações de proprietários de veículos grandes, que estão sendo vistoriados em Vitória da Conquista para conseguirem o licenciamento. Segundo a coordenadora, entrou em vigor a partir do dia 02 de janeiro de 2014 as portarias 2044 e 2045, as quais preveem que ônibus e micro-ônibus acima de 10 anos de fabricação e caminhão e caminhão trator acima de 05 anos de fabricação devem obrigatoriamente passar pela vistoria do Inmetro. O que acontece é que a sede mais próxima do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é a localizada na cidade de Vitória da Conquista. A coordenadora adiantou que por enquanto não é viável uma equipe do Inmetro ser deslocada até o município para realização da vistoria, vez que são muitos equipamentos e profissionais envolvidos no trabalho de inspeção dos veículos. Medeiros ressaltou por fim que essa vistoria do Inmetro é especificamente para obtenção de licenciamento, por isso não exclui a vistoria do transporte escolar, que deve acontecer em Brumado até o final deste mês de janeiro. “São procedimentos com exigências diferentes”, disse ela.

Garantia de uma instalação perfeita é na Suprema Refrigeração As melhores marcas com os melhores preços do mercado.

A Suprema Refrigeração oferece as melhores marcas do mercado pelo menor preço e com garantia em todas as suas instalações. Todos os aparelhos adquiridos e instalados com a Suprema têm a garantia total dos seus fabricantes em qualquer marca. Fazer a compra e a instalação com empresas diferentes ou até mesmo com pessoas sem qualificação gera prejuízos no funcionamento do equipamento, que não conseguirá atingir o máximo de eficiência, além do prejuízo financeiro e dos riscos de quebra por instalações feitas sem as devidas ferramentas e profissionais treinados. Quando pensar em climatização, pense Suprema Refrigeração: as melhores marcas, profissionais treinados e todas as ferramentas necessárias para uma instalação perfeita. Acesse www.supremarefrigeracao.com.br e conheça toda a linha de produtos oferecida pela loja. A Suprema fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Mais informações, ligue (77) 3441-1786.

Arquivo