Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Suprema deseja boas festas aos brumadenses A equipe da loja deseja a todos os munícipes um Natal abençoado e de muita união, paz e amor.

Às vésperas do Natal, a Suprema Sistemas Frigoríficos não poderia deixar de mandar uma mensagem de boas festas aos brumadenses. Há 15 anos atuando no ramo e fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas, a Suprema deseja a todos os munícipes um Natal abençoado e de muita união, paz e amor. Que o Ano Novo que se aproxima seja de muita prosperidade e realizações. Em 2014, a Suprema Sistemas Frigoríficos continuará oferecendo um serviço de qualidade e ainda mais primoroso. Esses são os votos da loja para o ano vindouro. A Suprema fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786 ou acesse www.supremaice.com.br.

Tanhaçu: João Francisco participa de confraternização e deseja boas festas aos munícipes O petista participou na última sexta-feira (20) da confraternização da Secretaria de Assistência Social. (Foto: Divulgação).

O prefeito do município de Tanhaçu, João Francisco dos Santos (PT), participou das confraternizações de final de ano que ocorreram durante a semana na cidade. Na última sexta-feira (20), o gestor esteve presente na comemoração da Secretaria de Assistência Social juntamente com a secretária municipal, os funcionários do Creas, Cras, Bolsa Família e seus familiares para juntos agradecerem a todos pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano e se prepararem para os novos desafios que virão no próximo ano. Na oportunidade, João Francisco desejou a todos um feliz Natal, com paz, saúde e alegria, e um Ano Novo de muito trabalho, realizações, sucesso e harmonia entre todos aqueles que têm trabalhado em prol das pessoas mais humildes.

Tanhaçu: João Francisco participa de confraternização e deseja boas festas aos munícipes O prefeito deseja toda a população da cidade um um feliz Natal, com paz, saúde e alegria, e um Ano Novo de muito trabalho, realizações, sucesso e harmonia.
Brumado: Fredinho deseja boas festas O petista ainda agradeceu aos companheiros do partido pela votação expressiva que o elegeu presidente do PT no dia 10 de novembro.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, deseja a todos os brumadenses um feliz Natal e um Ano Novo de muito trabalho e realizações para a cidade. Além de desejar boas festas aos munícipes, Rêgo agradeceu a população pela votação expressiva que o elegeu presidente do PT no dia 10 de novembro.

Guanambi: Ministério da Educação autoriza criação de curso de Medicina Uma comissão de especialista visitará o município no próximo ano para verificar a estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de graduação em Medicina na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Na relação divulgada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (20), ainda constam mais cinco municípios da Bahia que serão contemplados com o curso, entre os quais as cidades de Alagoinhas, Eunápolis, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. No próximo ano, os municípios serão visitados por uma comissão de especialistas, que deverá verificar a estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes, além de avaliar as propostas das instituições interessadas em abrir os cursos sobre investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi autorizada a criar 60 novas vagas no curso de Medicina, dobrando assim o número de vagas. Em todo país, 49 municípios foram autorizados a criar os cursos de medicina, e a expectativa é de que sejam criadas 3,5 mil vagas.

Brumado: Trio é preso após invadir casa de advogado Os jovens foram detidos e estão custodiados na delegacia local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Três jovens foram detidos pela polícia no início da madrugada deste domingo (22) acusados de terem invadido a casa de um advogado, localizada na Praça Dr. Nelson Lula, em Brumado. Um dos rapazes pulou o muro da residência, mas acabou caindo em cima do teto da varanda. Insistente, o assaltante subiu no telhado da casa e quebrou algumas telhas. O genro do advogado, que dormia na casa com a esposa e os filhos, ouviu o barulho e sem saber o que estava acontecendo trancou a família no quarto. Em seguida, acionou a polícia. Duas guarnições chegaram rapidamente ao local e prenderam o trio em flagrante. À polícia, os jovens alegaram que um deles queria se esconder de outros elementos que tentavam agredi-lo. No entanto, testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que viram o momento em que os jovens apareceram na rua e quando dois deles fizeram base para o terceiro pular o muro. Os suspeitos foram levados para a delegacia, onde foi lavrado o flagrante e fixada a fiança de R$ 1.000 para cada um. O trio é acusado de invasão de domicílio e tentativa de furto. Os jovens continuam custodiados. Entre eles, um menor que no mês de junho participou de uma agressão coletiva contra um locutor de rádio local.

Visite a Minas Calçados e Confecções e conheça a coleção festas de fim de ano Ao comprar na Minas Calçados e Confecções você concorre a um carro e uma moto 0 km. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em clima de celebração, a Minas Calçados e Confecções convida a todos os brumadenses para visitarem a loja e conhecerem a coleção de fim de ano. São roupas, calçados e acessórios para deixar você e toda sua família arrumados nas festas de Natal e Réveillon. Além da grande variedade e qualidade dos produtos, você ainda pode dividir as suas compras em 10 vezes sem juros. Dá pra comprar presentes para toda a família e dividir tudo em parcelas que cabem no seu bolso. E o que é melhor: ao comprar na Minas Calçados e Confecções você concorre a um carro e uma moto 0 km. Quer presente de Natal melhor? Quem sabe você começa o ano motorizado? Passe na loja e faça suas compras de fim de ano. A Minas Calçados e Confecções fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

BA-148: Mecânico morre atropelado enquanto consertava ônibus José Pereira, 48 anos, chegou a ser socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital de Livramento, mas não resistiu aos ferimentos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O mecânico da empresa interestadual Novo Horizonte, José Pereira, 48 anos, morreu na noite do último sábado (21) depois de ser atropelado por uma caminhonete enquanto consertava um ônibus da empresa. O coletivo apresentou defeito na BA-148, em um trecho entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Em contato com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Livramento de Nossa Senhora, o site Brumado Notícias foi informado de que o condutor do veículo que atropelou o mecânico fugiu do local, mas foi capturado logo em seguida por uma guarnição da polícia. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, o condutor estaria em alta velocidade no momento do acidente. Apesar de ter tentado frear, ele acabou colidindo com a traseira do ônibus e atingiu o mecânico. O carro ainda teria batido de frente com outro veículo que trafegava na rodovia. O mecânico chegou a ser socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Municipal em Livramento, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A polícia ainda investiga as acusações de populares que disseram que o local onde o ônibus estava sendo consertado não estava devidamente sinalizado.

Capitão da Marinha e comitiva chegam a Brumado para prestigiar casamento do Tenente Clécio A cerimônia será realizada neste sábado (21). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma equipe da Marinha está em Brumado para prestigiar o casamento do Primeiro Tenente Clécio Pereira, filho do vereador Édio Pereira. A cerimônia será realizada neste sábado (21). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Capitão Andrade, um dos mais veteranos oficiais da Marinha do Brasil, falou sobre a visita ao município. Segundo ele, além de estarem representando a Marinha, os oficiais estão na cidade para prestar homenagem ao Tenente Clécio, um amigo querido. “Não poderíamos deixar de vir. Ele é um garoto muito bom, de boa índole, honesto, correto; tínhamos que vir para essa cerimônia de qualquer jeito”, disse o Capitão, que desejou boas festas para os munícipes e progresso para o país.

Capitão da Marinha e comitiva chegam a Brumado para prestigiar casamento do Tenente Clécio O Capitão Andrade é um dos mais veteranos oficiais da Marinha do Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Carroceria se desprende de cavalinho na BA-148 O veículo ficou atravessado na pista, causando congestionamento na comunidade Fazendinha, divisa entre os municípios de Dom Basílio e Livramento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um acidente inusitado foi registrado na tarde deste sábado (21), na BA-148, na comunidade Fazendinha, divisa entre os municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Na localidade, a carroceria de um veículo se desprendeu do mesmo depois que o motorista passou por uma lombada. Testemunhas informaram ao site Brumado Notícias que o carro ficou atravessado na pista, causando congestionamento no trecho. Mesmo com a gravidade do acidente, não houve feridos.

Brumado: Morre o empresário Zé Carvalho José Leal Ivo de Carvalho, dono do Supermercado Carvalho, sofreu um infarto e não resistiu.

O empresário brumadense José Leal Ivo de Carvalho, dono do Supermercado Carvalho, morreu no final da tarde deste sábado (21) aos 87 anos de idade. As primeiras informações obtidas pelo site Brumado Notícias dão conta de que o empresário sofreu um infarto e não resistiu. Zé Carvalho é tido como pioneiro no ramo de mercados no município. Chegou a ter uma rede com três supermercados na cidade, mas atualmente mantinha apenas o que está localizado no centro comercial, o qual funciona há décadas. A família não quis se pronunciar sobre a morte do empresário.

Brumado: Caminhão baú tomba na BR-030 O motorista do caminhão perdeu o controle da direção após desviar de um veículo que seguia logo à frente quando o mesmo freou bruscamente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um caminhão baú tombou na tarde deste sábado (21), na BR-030, na Fazenda Formosa, próximo ao aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o motorista tentou desviar de um veículo que seguia logo à frente quando o mesmo freou bruscamente. O condutor do caminhão acabou perdendo o controle da direção e tombou à margem da rodovia. Populares relataram que, por conta das fortes chuvas das últimas semanas, o número de acidentes aumentou no trecho. Foram cinco apenas nos últimos dias. Os motoristas reclamam da pouca visibilidade na rodovia em razão do tempo chuvoso. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) alerta os condutores para redobrarem a atenção durante as viagens, pois em muitos locais há pontos de alagamento e curvas sinuosas que aumentam os riscos de acidentes.

Brumado: Grávida está há 13 dias perdendo líquido sem ser operada Ednalva dos Santos Abreu está sendo obrigada a usar fraldas geriátricas por causa da grande quantidade de líquido que vem perdendo diariamente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cozinheira Ednalva dos Santos Abreu, 35 anos, está internada no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, por conta de complicações em sua terceira gestação. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, ela contou que está internada na unidade de saúde desde o dia 08 de dezembro, quando começou a perder líquido amniótico em seu local de trabalho. Do hospital municipal a cozinheira chegou a ser transferida para o Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, na noite da última segunda-feira (09), mas foi mandada de volta para casa na quarta-feira (11). Sentindo dores, a mulher foi levada novamente ao HPMN na última segunda-feira (16), onde permanece internada desde então. Ednalva disse a nossa reportagem que durante esse período está sendo obrigada a usar fraldas geriátricas por causa da grande quantidade de líquido que vem perdendo diariamente. Segundo ela, os médicos e a direção do hospital apenas informaram que ela terá de aguardar uma vaga em uma clínica neonatal para realização do parto. Somente se o coração da criança acelerar, a cesariana será feita. “Por favor, estou clamando para que alguém toque no coração desses médicos e na direção desse hospital para que eu possa ser atendida o quanto antes e meu filho venha ao mundo com saúde. Quero poder passar o Natal com meu filho e ao lado da minha família e dos meus amigos em casa. Me ajudem, por favor”, pediu a gestante. O HPMN está sem médico pediatra e a paciente está sendo atendida por clínicos gerais.

Atlético-MG sofre, mas vira e vence com gol no fim para ser 3º no Mundial O Galo venceu o Guanghzou Evergrande, da China, por 3 a 2 e ficou com um prêmio de consolação no Mundial de Clubes de 2013. (Foto: AFP Photo/Gerard Julien).

Uma vitória de virada, um gol quase no final, uma torcida apaixonada cantando o hino do time, Ronaldinho ovacionado. O cenário dos sonhos do Atlético no Marrocos efetivamente aconteceu neste sábado, mas com o maior dos poréns: foi na disputa do terceiro lugar, não do título. O Galo venceu o Guanghzou Evergrande, da China, por 3 a 2 e ficou com um prêmio de consolação no Mundial de Clubes de 2013. Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Luan fizeram os gols do time brasileiro. Muriqui e Conca marcaram para a equipe chinesa. Na despedida de Cuca, o Atlético foi burocrático, mecânico. Escancarou sua tristeza e chegou a ser envolvido pelo adversário. Quase criou um fiasco – correu sério risco de perder. Mas saiu com o mínimo que se esperava dele, o terceiro lugar. Destaque para Ronaldinho, autor de um gol e idolatrado pela torcida, mas expulso de campo pouco antes do gol de Luan, aos 45 minutos do segundo tempo. A entrada do atacante, por sinal, foi determinante para a vitória. Ele deu novo ritmo ao ataque e fez o gol decisivo. Informações Globo Esporte.

Ivete Sangalo diz que vai sacudir Brumado A rainha do axé esteve com o promoter Beto Bonelly na última sexta-feira em Guanambi. (Foto: Divulgação).

Após embalar a cidade de Guanambi em um mega show realizado na noite da última sexta-feira (20), a rainha do axé Ivete Sangalo esteve com o promoter Beto Bonelly e disse que a cada dia que passa cresce a expectativa de se apresentar pela primeira vez em Brumado. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias neste sábado (21), Bonelly afirmou que Ivete fez um show inesquecível na vizinha cidade para mais de 10 mil pessoas. “Foi um prazer enorme conhecer Ivete Sangalo, pois ela é carismática, simpática e muito humilde”, disse. Beto ainda revelou que a rainha do axé já buscou todas as informações sobre a capital do minério e prometeu sacudir o público presente, pois a cidade tem a energia de Salvador. O show de Ivete Sangalo será realizado no próximo domingo (29), no Parque de Exposições Santa Inês. Além da rainha do axé, o pré-réveillon também terá a participação da Banda Sem Limite.

IPVA 2014 na Bahia terá redução média de 5% De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Felix, a diminuição ocorreu principalmente em função do aumento da venda de veículos novos. (Foto: Reprodução/Cnews).

De acordo com tabela divulgada neste sábado (21), no site da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), em 2014, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sofrerá uma redução de 5% na Bahia. Os automóveis apresentam uma redução média de 4,6% e, para as motos, a queda é de 5,8%. Também em percentuais médios, os caminhões vão pagar menos 2,6%; os ônibus e microônibus, 2,1%, e os veículos utilitários, 3,8%. De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Felix, a diminuição ocorreu principalmente em função do aumento da venda de veículos novos, impulsionada pelas medidas de desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os contribuintes baianos poderão aproveitar novamente o desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 26 de fevereiro de 2014.

Hotel 3º Milênio II é inaugurado em Brumado O empreendimento é apontado como um dos mais suntuosos da região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Foi inaugurado na noite da última sexta-feira (20) o hotel 3º Milênio II, localizado no Anel Rodoviário da BR-030, em Brumado. O empreendimento apontado como um dos mais suntuosos da região apresenta um ambiente requintado e que preza pelo bom gosto a fim de atender ao público mais exigente. Várias autoridades locais e da região, além de muitos convidados, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, que teve início com uma pequena missa ministrada pelo Padre Sandro, que abençoou o recinto. Os presentes ficaram maravilhados com a estrutura do local. O hotel conta com uma ampla ala de acomodações e todos os quartos possuem varandas com sacadas, móveis planejados e banheiros com mobília de última geração. A recepção e o refeitório são bastante aconchegantes e a decoração mistura elementos rústicos e modernos. Na entrada, uma fonte luminosa embeleza ainda mais o local. 

Hotel 3º Milênio II é inaugurado em Brumado O casal Maria Aparecida e Edgar Monteiro apostou na boa qualidade do novo empreendimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O 3º Milênio II também possui área de lazer com parque infantil, piscina com ponte e cascata e bar interligado. “A nossa cidade é conhecida na região por ter um povo amigo e hospitaleiro, então nós idealizamos oferecer aos nossos visitantes e também aos nossos conterrâneos o que a nossa cidade tem de melhor: a boa hospitalidade. Investimos neste empreendimento como a realização de um sonho e de uma luta. Parabéns a Brumado e região por estarem recebendo o que há melhor no conceito hoteleiro em todo o país. Estamos de portas abertas para todos vocês”, disse os empresários Maria Aparecida e Edgar Monteiro donos da rede hoteleira. (Veja Fotos).

Arthur Maia se destaca como o quarto melhor deputado federal do Brasil O “ranking do progresso” foi divulgado pela Revista Veja neste sábado (21). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O baiano Arthur Maia (SDD) é o quarto melhor deputado federal do Brasil de acordo com ranking divulgado na Revista Veja deste sábado (21). Maia aparece em quarto lugar entre os deputados federais que mais trabalharam em 2013. Publicado há três anos, o “ranking do progresso” avalia o posicionamento de deputados federais e senadores em relação a propostas de ajuste na legislação brasileira capazes de contribuir para a consolidação de um país mais moderno e competitivo. Em 2013, Maia contribuiu para a tramitação de importantes projetos na Câmara dos Deputados. Ele é o relator do projeto de lei que regulamenta as relações de trabalho terceirizado no país, o qual visa proteger os mais de 12,5 milhões de terceirizados no país. Neste ano, a proposição avançou na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e está pronta para ser votada em Plenário. Segundo o parlamentar, essa é uma lei que, quando aprovada, dará segurança jurídica às empresas e garantias sócio-trabalhistas aos terceirizados. Além disso, o deputado é o presidente da Comissão Especial que analisa a proposta de reformulação do Código Comercial no Brasil, cujo objetivo é sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre pessoas jurídicas. Segundo a Veja, o perfil dos congressistas que ficaram melhor colocados no ranking de 2013 corresponde ao de um grupo de parlamentares que exibem em seu currículo uma vasta experiência política, dentro e fora do Legislativo. Para o deputado, este é um resultado de muito trabalho e esforço. “Fico muito honrado em saber que todo o nosso esforço durante o ano de 2013 em Brasília foi reconhecido e ajudou o Brasil a crescer. Vamos continuar empenhados em 2014, contribuindo para o desenvolvimento da nação e por uma vida melhor para cada brasileiro”, enfatizou Maia.

Brumado: Carro do secretário-geral da Câmara também cai em buraco O veículo de Carlos Magno teve algumas avarias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os buracos nas ruas da cidade de Brumado aumentaram bastante após as chuvas que caíram no município. Na noite da última sexta-feira (20), o carro do secretário-geral da Câmara, Carlos Magno, caiu em um buraco, sofrendo algumas avarias. Estava chovendo e a poça d’água no meio da via impediu que o motorista enxergasse o buraco que se escondia debaixo da lama. Maguinho, como é conhecido o secretário-geral do legislativo, não se pronunciou sobre o ocorrido, mas sabe-se que ficou bastante irritado com a situação.

Brumado: Carro do secretário-geral da Câmara também cai em buraco Os buracos nas ruas aumentaram bastante após as chuvas que caíram no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Prefeito se nega a proferir mensagem de final de ano Aguiberto Lima Dias (SDD) adota postura de censurar a nossa equipe de reportagem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Participando de um evento particular na noite da última sexta-feira (20), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD) foi procurado pela equipe do site Brumado Notícias para que deixasse uma mensagem de fim de ano aos munícipes, mas o mesmo se negou a conceder qualquer declaração alegando estar com pressa. Mesmo com a justificativa, Aguiberto continuou no local por mais de uma hora. O acontecido reforça a tese de que o prefeito está censurando a nossa reportagem. Além de se negar a deixar a mensagem de fim de ano, o alcaide também se negou, por duas ocasiões durante o evento, a aparecer nas fotos ao lado de autoridades políticas da região e até mesmo com alguns encarregados de empreiteiras.

Brumado: Câmara encerra ano com jantar de confraternização Além do jantar, a confraternização contou com um amigo secreto e a animação da banda Kaso Kontrário. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vereadores, assessores e servidores da Câmara de Vereadores de Brumado participaram de um jantar de confraternização realizado na noite da última quinta-feira (19). O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e a ex-vereadora Olindina Reis estiveram presentes no evento, que, além do jantar, contou com um amigo secreto e animação musical da Banda Kaso Kontrário. (Veja Fotos).

Brumado: Vereadores aprovam orçamento de 2014 e enviam mensagem à população O valor do orçamento não foi divulgado, mas sabe-se que passa da casa dos R$ 140 milhões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Encerrando os trabalhos do ano legislativo, os vereadores de Brumado aprovaram por unanimidade o orçamento municipal para o exercício de 2014. O valor do mesmo não foi divulgado, mas sabe-se que passa da casa dos R$ 140 milhões. Além do orçamento, os parlamentares também votaram e aprovaram outros itens apresentados na noite da última quinta-feira (19). Durante seus pronunciamentos, os vereadores fizeram votos de boas festas e de feliz Ano Novo aos munícipes.

PRF inicia a Operação de Fim de Ano Segundo a polícia, a operação visa, principalmente, prevenir acidentes de trânsito e preservar a integridade das pessoas. (Foto: Reprodução).

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizará a Operação de Fim de Ano entre os dias 21 de dezembro e 02 de janeiro. Segundo a polícia, a operação visa, principalmente, prevenir acidentes de trânsito e preservar a integridade das pessoas. Isso porque, com o aumento dos fluxos rodoviários devido às festas de fim de ano - estimado em 40% nos dias de maior movimentação -, aumentam também os riscos e os números de acidentes de trânsito nas rodovias. A PRF vai reforçar a fiscalização através de um esquema especial, que contará com reforço no policiamento, escala extra e apoio do Núcleo de Operações Especiais (NOE). Serão utilizadas todas as viaturas operacionais, inclusive resgates, postos móveis e motocicletas. Os policiais contarão ainda com o auxílio de etilômetros e radares para coibir o uso de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade dos condutores. A polícia alerta quanto aos riscos da direção perigosa, pois somente este ano, entre janeiro e novembro, foram registradas 59.518 imagens de veículos com excesso de velocidade em diversos trechos de rodovias federais do estado. No mesmo período, a PRF também notificou 28.281 condutores por ultrapassagens proibidas e outros 13.006 por não estarem usando o cinto de segurança. Também foram realizados em todo o estado até novembro de 2013, 52.000 testes de alcoolemia, com 1.459 condutores flagrados e 508 condutores que, além de notificados, também foram encaminhados às Delegacias de Polícia Judiciária das localidades as quais ocorreram os flagrantes. Em 2012, na mesma Operação, ocorreram 373 acidentes, que deixaram 250 feridos e 50 mortos, conforme tabela apresentada a seguir.

Brumado: Voto aberto gera debates acirrados na Câmara de Vereadores Os parlamentares José Carlos dos Reis e Castilho Viana ficaram irritados com a retirada do projeto de pauta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As discussões se acirraram durante a sessão extraordinária realizada na noite da última quinta-feira (19), em Brumado, com o objetivo de votar o Projeto nº 12/2013, de autoria dos vereadores Márcio Moreira (PSB), Castilho Viana (PSB) e José Carlos dos Reis (PDT) referente à implantação do voto aberto no Legislativo. O projeto não foi votado e o presidente da Câmara Municipal, Alessandro Lôbo (PSL), justificou a retirada do documento da votação com base no regimento interno, que estabelece ser necessária a assinatura da maioria absoluta dos vereadores no documento. Com a decisão, foi proposta a criação de uma comissão para que se avalie a reformulação da Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa Legislativa. Irritado, o vereador José Carlos do Reis, foi o primeiro a disparar contra a mesa diretora e os demais vereadores por causa da retirada do projeto de votação. Reis acusou os pares de estarem tentando se esconder atrás das urnas, negando transparência à população e buscando apenas interesses individuais. Também bastante aborrecido, o vereador Castilho Viana (PSB) disse que houve uma manobra nos bastidores para que os demais parlamentares que não assinaram no projeto voltassem atrás, adiando desta forma a votação do mesmo. “Essa justificativa só nos deixa a entender que os interesses do povo ficam por último. As questões jurídicas são usadas para explicar simplesmente uma falta de interesse. E esta comissão ficará apenas na promessa. O que estamos vendo aqui é uma maioria utilizando as urnas para se esconder”, disparou Viana. 

Brumado: Voto aberto gera debates acirrados na Câmara de Vereadores O vereador Édio Pereira (PCdoB) disse que o projeto não pode ser apresentado com pressa para atender aos anseios de terceiros. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contrapartida, o presidente Alessandro Lôbo, o vice-presidente Édio Pereira (PCdoB), o secretário Weliton Lopes (SDD) e os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e José Santos (PTC), o Santinho, disseram ser a favor do projeto, mas sem que o mesmo fira o regimento interno da Casa. “Estaríamos descumprindo o regimento; não estamos nos escondendo através da urna. Meu voto é favorável ao voto aberto, mas para isso precisamos cumprir o regimento e a lei orgânica. Reformar, sim, mas dentro da legalidade”, reforçou Weliton Lopes. Para Édio Pereira, a pressa em apresentar o projeto para atender aos anseios de terceiros fez com que o mesmo fosse formulado de forma incorreta. “Apresentou um projeto ilegal por falta de assinatura da maioria. Sou a favor do voto aberto e vamos discutir isso ano que vem de forma democrática e legal, e não de forma afobada para atender interesses alheios”, resumiu Pereira.

Brumado: Centro comercial bastante movimentado antes do Natal A CDL comemora o momento de aquecimento nas vendas neste período. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O tráfego de veículos estava bastante intenso na manhã desta sexta-feira (20) em todo o centro comercial de Brumado. Achar uma vaga para estacionar era uma tarefa quase impossível, tamanho foi o fluxo de veículos na cidade, que convive com uma frota maior do que o normal por conta da chegada de muitos visitantes neste final de ano. As lojas também estavam bastante movimentadas com a entrada e saída de consumidores. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) comemora o momento de aquecimento nas vendas neste período que antecede o Natal. Mesmo com as chuvas que caíram durante a manhã, a movimentação também foi intensa no Mercado Municipal e na feira livre.

Brumado: Promoção de Natal imperdível no Supermercado Super Bom Preço O supermercado fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, 162. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7490.
Arquivo