Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Liu visita instalação do sistema de abastecimento de água na zona rural O benefício para os moradores saiu após a solicitação da própria vereadora ao Governo do Estado da Bahia, através da CERB. (Foto: Divulgação).

No último final de semana, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), acompanhada pelo ex-vice-prefeito Marlúcio Abreu (PP), visitou a instalação do poço artesiano e do sistema de abastecimento de água na comunidade do Burro Morto, em Brumado. O benefício para os moradores saiu após a solicitação da própria vereadora e do seu esposo, ex-vereador Leonardo Vasconcelos, ao Governo do Estado da Bahia, através da CERB. “O poço artesiano foi aberto em 2012 e agora é a fase de complementação da instalação, para que a água possa ser distribuída logo nesse momento difícil de seca prolongada na zona rural brumadense”, comentou a parlamentar. A comunidade fica situada próximo à Samambaia, distrito de Ubiraçaba, localidade em que a Liu obteve mais de 200 votos nas eleições do ano passado. “Fui a vereadora mais votada nessa região, então tenho o compromisso de trabalhar por esse povo também. Mas não fico ‘pongando’ em obras que não pedi, como que um certo vereador que nem sei se teve votos por aqui”, falou Liu.

Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos Um casal de idosos reside na residência que fica localizada na Rua São João. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um casal de idosos residente na Rua São João, em Brumado, levou um susto na noite da última quarta-feira (25) por conta do desabamento da parede de uma construção vizinha, que caiu em cima do telhado da casa onde residem. A dona da casa, que preferiu não se identificar, disse que estava assistindo TV no momento em que ocorreu o acidente. “Foi por questão de segundo. Eu estava sentada na cadeira assistindo televisão quando levantei para beber água e o teto começou a cair. Entrei em desespero, pois fiquei sem forças para sair do lugar. Quando a voz voltou, só aguentei gritar por socorro”, contou a idosa ao site Brumado Notícias. O marido, que estava na varanda da casa, correu para socorrer a esposa, mas se apavorou ao ver parte do telhado da cozinha no chão. 

Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos A família prestou queixa na delegacia por danos ao patrimônio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Nessas horas a gente só pensa no pior. Como eu não tinha visto minha esposa pensei que ela estivesse debaixo dos blocos”, relatou o proprietário da casa. Após o incidente, a casa dos idosos teve o telhado e o forro danificados; a TV parou de funcionar e a cadeira onde a dona da casa estava sentada ficou totalmente destruída. Um operário da obra que desabou consertou o telhado e retirou os escombros de dentro da residência do casal, mas os demais danos ainda não foram reparados. A família prestou queixa na delegacia por danos ao patrimônio. Uma equipe de fiscalização de obras da prefeitura foi acionada para averiguar as condições de licenciamento e segurança da construção.

Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos Um operário da obra que desabou consertou o telhado e retirou os escombros de dentro da residência do casal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Desemprego atinge a menor taxa desde dezembro de 2012 Desemprego recua para 5,3% em agosto, indica IBGE. (Reprodução/G1).

Segundo Pesquisa Mensal de Emprego realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seis regiões metropolitanas do país, a taxa de desemprego foi de 5,3% no mês de agosto. Em julho, a pesquisa indicava a taxa em 5,6%. Esta foi a segunda queda seguida do indicador desde dezembro de 2012, quando a taxa de desemprego no Brasil era de 4,6%. Na comparação com agosto do ano passado, a taxa se manteve estável. De acordo com o G1, o rendimento médio real habitual dos ocupados aumentou para R$ 1.883,00, o que representa alta de 1,7% em relação a julho (R$ 1,851,01) e de 1,3% contra agosto do ano passado (1.858,74). A população desocupada totaliza 1,3 milhão de pessoas, o que representa queda de 6% em relação a julho. Quanto ao número de empregados, a pesquisa indica que hoje são 23,2 milhões de pessoas ocupadas – aumento de 1,2% com relação a agosto do ano passado (uma elevação de 273 mil ocupados no intervalo de 12 meses). A taxa de desocupação caiu em Recife (de 7,6% para 6,2%) e permaneceu estável nas demais regiões (São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador). Na comparação com agosto de 2012, a taxa apresentou alteração significativa em Salvador, ao passar de 6,4% para 9,4%. 

CMB: Projeto prestará homenagem a Agnelo Azevedo O vereador Weliton Lopes elaborou um projeto recomendando a denominação do trecho entre o anel viário e a Avenida Coronel Santos com o nome do ilustre brumadense. (Foto: Divulgação).

No intuito de homenagear Agnelo Azevedo, o filho mais velho da cidade de Brumado que morreu recentemente, o vereador Weliton Lopes (PR) elaborou um projeto recomendando a denominação do trecho entre o anel viário e a Avenida Coronel Santos com o nome do ilustre brumadense. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que Azevedo foi uma das figuras mais representativas da cidade e que sempre será referência de valores como a moralidade, ética e humildade. “Agnelo Azevedo sempre humilde, sereno, sem preconceito de qualquer espécie, prezou os amigos, respeitando-os com suas individualidades e em sua vida de comerciante contribuiu com o progresso e o desenvolvimento do município. Por tudo o que representou nós não poderíamos deixar de realizar esta homenagem a esse grande homem, filho de Brumado”, enfatizou o vereador.

Falta de energia compromete abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras A Embasa já acionou a concessionaria responsável, mas a mesma afirmou que ainda não há um prazo para conclusão do serviço. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em comunicado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa à população que, em decorrência de problemas no sistema elétrico que alimenta a estação de bombeamento na barragem de Cristalândia, o fornecimento de água nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente interrompido na manhã desta quinta-feira (26). A empresa já acionou a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no intuito de solucionar o problema e restabelecer a distribuição de água, mas a mesma afirmou que ainda não há um prazo para conclusão do serviço. A Embasa ressalta que os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção.

Brumado: Obras no Bairro Feliciano Pereira retornam hoje (26) Segundo o secretário de infraestrutura, as obras foram interrompidas porque durante as escavações foram encontrados rochedos que precisam ser detonados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há mais de 20 dias as obras de esgotamento sanitário no Bairro Feliciano Pereira, em Brumado, foram interrompidas. A paralisação deixou os moradores bastante insatisfeitos, vez que várias ruas ficaram com buracos expostos acumulando água suja e lixo. Por telefone, o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, garantiu a reportagem do site Brumado Notícias que as obras serão retomadas nesta quinta-feira (26). O secretário explicou que as obras foram interrompidas porque durante as escavações para instalação das manilhas foram encontrados rochedos que precisam ser detonados. Como há residências próximas das rochas não poderão ser utilizados explosivos com pólvora, mas outro tipo de explosivo, utilizado por etapa para não danificar a estrutura das casas. Segundo Cardoso, outro agravante era a falta de um profissional com experiência em detonação. Este já foi contratado pela prefeitura em outra localidade para efetuar o serviço. Após as detonações, a instalação das manilhas será iniciada.

Lacen de Brumado contará com consultas de resultados via internet Segundo os coordenadores da unidade, o paciente terá acesso ao sistema através de uma senha. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, o Lacen - Laboratório Central está implantando um novo sistema para consulta de resultados via internet. Segundo os coordenadores Fábio Jouberth de Lima Hora e Breno Machado, o paciente terá acesso ao sistema através de uma senha. Assim, ao entrar no site e digitar a senha de acesso, o paciente poderá obter os resultados dos exames na comodidade de casa. De acordo com Machado, o programa, denominado COMPLAB, será implantado em outubro somente nos Laboratórios Centrais que atendem ao setor de atenção básica, como é o caso da unidade de Brumado. Essa tecnologia, considerada pelos coordenadores bastante avançada, é interfaceada, ou seja, o resultado dos exames é liberado automaticamente no sistema após a sua avaliação, em um prazo de cinco dias, caso não haja nenhuma alteração. Havendo alguma alteração, um novo exame será realizado. Os coordenadores ainda adiantaram que, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), todos os Laboratórios Centrais irão implantar um outro programa denominado Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que funciona como uma rede unificada de dados. Este sistema é importante, segundo Jouberth, também em termos de estatísticas, com o intuito de fornecer dados ao Ministério da Saúde, a exemplo da epidemiologia do local, onde os recursos de saúde precisam ser melhor aplicados, quais os agravos de saúde e os índices de dengue de uma determinada região, entre outras informações.

Núcleo do CEAPA poderá ser instalado em Brumado A viabilidade da instalação do núcleo foi debatida com o prefeito municipal.

Representantes da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), Andréa Mércia e Ana Lucena, foram recebidas pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) em seu gabinete nesta quarta feira (25). Na ocasião, estiveram na recepção o secretário de Administração, Miguel Lima Dias, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Narvais, e os vereadores José Carlos dos Reis (PDT) e Castilho Viana (PSB). As representantes do CEAPA expuseram durante o encontro a importância de o município manter, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, um núcleo de apoio da Central oferecendo o reconhecimento das individualidades dos sujeitos e um sistema de monitoramento eficaz e humanizado. A viabilidade da instalação do núcleo foi debatida entre os presentes e todos concordaram com a importância de existir em Brumado este centro de apoio e acompanhamento àqueles que estão apenados por medidas alternativas, oferecendo oportunidades de socialização e enquadramento na comunidade. A CEAPA conta com uma equipe multidisciplinar composta de sociólogos, psicólogos e advogados, que dará toda a sustentação necessária aos apenados. A equipe emitirá pareceres com o perfil social e psicológico desses indivíduos. Estes pareceres serão encaminhados aos juízes, pelo setor jurídico, auxiliando os magistrados na tomada de decisões.

Lagoa Real: Lagoa do Rocha recebe certificação de Comunidade Quilombola O evento contou com a presença do prefeito Francisco José Cardoso de Freitas, do vice Santo Batista e lideranças. (Foto: Divulgação).

No último sábado (21), a comunidade de Lagoa do Rocha, em Lagoa Real, no sudoeste baiano, foi contemplada com o título de Comunidade Quilombola. Emitida pela Fundação Palmares, a certificação de comunidades quilombolas visa reconhecer e ampliar direitos. Durante o evento de entrega do título, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, o vice-prefeito Santo Batista (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, a secretária de Educação e funcionários da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estiveram presentes. O dia foi de festa na comunidade, onde houve apresentações culturais de Terno de Reis e muita música com a Banda os Briquiteiros do Forró para animar a noite.

Marquinho Viana participa do anúncio da barragem da Casa Branca A obra está orçada em mais de R$ 40 milhões e vai contar com a parceria público privada. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou da audiência com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, durante a qual foi anunciada a construção da barragem da Casa Branca, em Mucugê, destinada à irrigação do Agropolo de Mucugê/Ibicoara/Barra da Estiva. O empreendimento emprega mais de 7 mil pessoas da região e a obra está orçada em mais de R$ 40 milhões. Estiveram no encontro diversos prefeitos e políticos da região da Chapada Diamantina e sudoeste baiano. 

Marquinho Viana participa do anúncio da barragem da Casa Branca Vereadores e lideranças de Lafayette Coutinho revindicaram obras para o deputado. (Foto: Divulgação).

De volta a seu gabinete na Assembleia Legislativa, Viana recebeu os vereadores Márcio Novais Caetité, Jorge Almeida Mota e as lideranças políticas, Flávio Ricardo Silva Eliot e Juracy Antônio dos Santos Júnior. A comitiva apresentou ao deputado reivindicações de serviços e obras de infraestrutura, como perfuração e implantação de sistemas de abastecimento de água em Riacho de Ouro e Ararema, no município de Lafayette Coutinho. O deputado comprometeu-se a ajudá-los, nestas e em outras reivindicações.

Guanambi: Homem ateia fogo em casa e tenta matar toda a família Irani Silva Pereira Lopes, 28 anos, pediu auxílio da polícia, vez que o marido ainda ameaçou matar toda a família envenenada. (Foto: Reprodução).

Na última segunda-feira (23), Irani Silva Pereira Lopes, 28 anos, prestou queixa contra seu companheiro, Gilberto Lopes dos Santos, por tentativa de homicídio. Em um ataque de fúria, o homem teria tentado matar a mulher e mais quatro filhos. Na delegacia, a vítima contou aos policiais que Gilberto ateou fogo na residência, que fica localizada na Fazenda Curral de Varas, zona rural do município de Guanambi, no sudoeste baiano. Toda a família estava na casa no momento do ocorrido, porém Irani e os filhos conseguiram sair. Transtornado, Gilberto ainda teria tentado matar um dos filhos utilizando um espeto. Segundo o radialista Radiola, o acusado já tentou derrubar a casa dando marcha ré em um veículo. A mulher pediu auxílio da polícia, vez que o marido ameaçou matar toda a família envenenada.

“Regulamentação da profissão de vaqueiro vai beneficiar Lagoa Real”, diz deputada Mas conhecido como a Terra do Vaqueiro, a cidade mantém uma forte tradição cultural que conta com a famosa Missa do Vaqueiro. (Foto: Divulgação).

Na última terça-feira (24), um projeto de lei que regulamenta a profissão de vaqueiro foi aprovado pelo Senado, obrigando o empregador a prover seguro de vida e de acidente a esses trabalhadores. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou a notícia, em especial pelos benefícios que a conquista trará para os moradores do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Mas conhecido como a Terra do Vaqueiro, a cidade mantém uma forte tradição cultural que conta com a famosa Missa do Vaqueiro. A Vaquejada e Missa do Vaqueiro acontecem há 23 anos, onde são reunidos sertanejos de toda região para agradecer as bênçãos recebidas durante o ano e pedir proteção. “A tradição do homem sertanejo deve permanecer por muito tempo em Lagoa Real. Vemos nesse município tantos rituais e manifestações que emocionam. A aprovação da profissão não irá só contribuir para o funcionamento adequado das atividades, mas para que os filhos e netos dos vaqueiros permaneçam no caminho de forma segura e perpetuem as tradições do sertão brasileiro”, afirmou Bastos.

Brumado: Polícia detém jovem pichando sigla do PCC em posto de saúde A unidade de saúde Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, foi pinchada nesta quarta-feira (25). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deteve no final da tarde desta quarta-feira (25) um jovem de 19 anos, de prenome Matheus, acusado de estar pichando a sigla do PCC, facção criminosa da cidade de São Paulo, no muro do posto de saúde Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Populares viram a ação e denunciaram o caso a polícia. Os policiais chegaram ao local e flagraram o jovem com a lata de spray na mão. O jovem negou que estaria pichando o muro e alegou que estava apenas pintando a sua bicicleta. O rapaz foi apresentado na delegacia sob a acusação de prática de vandalismo, crime ambiental e apologia ao crime.

Brumado: Polícia detém jovem pichando sigla do PCC em posto de saúde Os policiais chegaram ao local e flagraram o jovem com a lata de spray na mão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Sol forte e baixa umidade deixam o tempo seco em Brumado O tempo seco preocupa os munícipes, principalmente crianças e idosos, que são mais atingidos pelos efeitos da baixa umidade do ar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O sol forte e calor intenso têm obrigado os brumadenses a saírem de casa usando bastante protetor solar e beberem muito líquido. O tempo seco preocupa os munícipes, principalmente crianças e idosos, que são mais atingidos pelos efeitos da baixa umidade do ar. De acordo com a estação digital do Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade registra nesta quarta-feira (25) temperatura de 33ºC com umidade relativa do ar em apenas 30%. A previsão da estação meteorológica é de que o tempo continue quente e seco até o próximo sábado (28), quando a temperatura sobe para 34ºC.  

Brumado: Hospital Magalhães Neto dobra capacidade de subestação de energia Para a ativação da UTI e da UTI neonatal, a prefeitura está realizando a substituição do gerador de 150 KVA para outro com capacidade de 300 KVA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, será ampliado. A obra prevê a construção de um novo centro cirúrgico, uma ala para UTI e outra para uma UTI neonatal. Em razão da ampliação, a prefeitura está realizando a substituição do gerador de 150 KVA para outro com capacidade de 300 KVA. O equipamento já começou a ser instalado e deve entrar em operação antes de as novas unidades serem inauguradas.

Brumado: Facebook ajuda mãe a encontrar filho que havia fugido de casa Os adolescentes foram encontrados caminhado pela BR-030 nas proximidades do Aeroporto da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois adolescentes de aproximadamente 13 anos fugiram de casa na manhã desta quarta-feira (25), em Brumado. Uma das mães percebeu que havia algo de errado quando recebeu uma ligação da escola, onde os garotos deveriam estar, perguntando sobre o aluno que não havia comparecido a aula. Assustada, a mãe foi até a escola e apurou com os colegas do filho que ele e outro aluno haviam premeditado a fuga. A mãe então publicou a foto do filho em sua página no Facebook na tentativa de encontrá-lo. A iniciativa deu resultado, pois, por volta das 13h, uma mulher que retornava para sua casa na comunidade da Formosa, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, viu os dois garotos andando pela BR-030. Ao acessar a rede social, a mulher reconheceu um dos meninos. Ela voltou à pista e levou os dois garotos para sua residência, onde os alimentou e ligou para a família, que foi buscá-los. Já em casa, os garotos não quiseram falar sobre o motivo da fuga. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os pais aproveitaram para agradecer aos amigos que compartilharam o apelo através do Facebook.

Dom Basílio: Vice-prefeito assume o comando da cidade por dez dias João Dias Pereira assumiu o comando da cidade nesta quarta-feira (25). (Foto: Sindservdb).

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Marilton Matias (PSD), foi hospitalizado na Clínica Santa Clara, em Vitória da Conquista, para retirada de um nódulo na língua. Durante o período de dez dias de licença médica do gestor, o vice-prefeito João Dias Pereira (PMDB), mais conhecido domo Careca, assumiu nesta quarta-feira (25) o cargo de prefeito do município. Dias afirmou na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores que mantém o compromisso com a população e que o trabalho na cidade seguirá forte. O prefeito já foi operado e está internado em tratamento. Não foi divulgado quando ele receberá alta médica.

Brumado: Palestra de planejamento familiar no Cras Yolanda Pires A palestrante Jozelma Cristiana Amorim Souza Pereira, alou sobre o tema, que é assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263, de 1996. (Foto: Divulgação).

Localizado na Vila Presidente Vargas, em Brumado, o CRAS Yolanda Pires realizou nesta quarta-feira (25) uma palestra sobre planejamento familiar. A palestrante Jozelma Cristiana Amorim Souza Pereira, mais conhecida como Têta, falou sobre o tema, que é assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263, de 1996, ressaltando que o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Segundo Jozelma, além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) repassados durante a palestra aos presentes, os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial entre os anos de 1972 e 1994. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos. No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007, incluindo oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

O Sindicato dos Comerciários de Brumado e região parabeniza a todos os Contadores pela passagem do seu dia, instituído em 22 de setembro de 1945 através do decreto 7988. O Sindicato acredita no papel de contribuição desde profissional para o crescimento do país, classificando o mês de setembro como o mês do Contador. A contabilidade seria mais que uma ciência social e o ato de contabilizar pode ser entendido como a arte de expor em papéis, gráficos e planilhas todas as movimentações econômicas, tributárias e as dinâmicas financeira que envolvem os ambientes empresariais. “São profissionais da área contábil que tem uma visão holística, indo muito além de números, valores e balanços patrimoniais. Estão mais participativos nos processos gerenciais das organizações, com uma visão humanística agindo no meio social”, afirmou o Sindicato, reafirmando a importância deste profissional.

“Está insustentável a permanência de Zé Carlos dos Reis como líder do prefeito”, diz Agno Meira Para o comunista, o vereador pedetista não está tendo habilidade política para conversar com os seus liderados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após as discussões na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado ocorridas na última segunda-feira (23), divergências vieram à tona até mesmo entre parlamentares da base do governo municipal. As discordâncias levaram o vereador Agno Meira (PCdoB) a contestar o posicionamento de José Carlos dos Reis (PDT), líder do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na Casa Legislativa. Em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (25), Meira disse que Reis não está tendo habilidade política para liderar o grupo e que sua liderança na Câmara está insustentável. “Da maneira como ele tem conduzido a sua liderança, a permanência dele como líder do prefeito está insustentável. Ele não está tendo habilidade política para conversar com os seus liderados. A última sessão foi uma prova disso. Ele teve de retirar o próprio requerimento de pauta, pois não teria o apoio dos seus liderados, haja vista que tal requerimento ia de encontro ao projeto do prefeito de reformulação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável”, afirmou Agno. Sobre um possível desentendimento com o colega, Meira declarou que há apenas conflitos de opiniões. “Não há desafeto entre nós. Eu até o respeito muito pela sua trajetória política. Temos sim discordâncias de opiniões, pois quando nós da oposição fazemos alguma crítica a administração temos o intuito de melhorar a mesma, mas ele não entende o nosso posicionamento e tenta defender de modo acirrado, o que acaba gerando um conflito de ideias”, finalizou o parlamentar.

Brumado: Loja Autorizada Vivo com promoção relâmpago em aparelhos Celulares com até 50% de desconto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Se você está pensando em trocar o seu aparelho de celular, a hora é essa! A Loja autorizada da Vivo em Brumado está com uma promoção exclusiva em ótimos celulares. Um LG Renoir, com preço normal de R$ 999,00, se for adquirido pelo plano Vivo Pré na loja, vai sair por R$ 699,00 (30% de desconto), mas se for no plano Vivo Controle, o desconto sobe para 50%, ficando por R$ 499,00. E para quem quiser habilitar o plano Vivo Você 60, o preço do celular fica ainda menor: R$ 399,00! Mais outros quatro telefones celulares estão em promoção: LG Chocolate – preço normal R$ 949,00, plano Vivo Pré R$ 669,00, plano Vivo Controle R$ 479,00, e plano Vivo Você 60 R$ 379,00; Blackberry – preço normal R$ 749,00, plano Vivo Pré R$ 529,00, plano Vivo Controle R$ 379,00, e plano Vivo Você 60 R$ 299,00; Motorola MB 502 – preço normal R$ 799,00, plano Vivo Pré R$ 559,00, plano Vivo Controle R$ 399,00, e plano Vivo Você 60 R$ 319,00; e Motorola Milestone – preço normal R$ 569,00, plano Vivo Pré R$ 399,00, plano Vivo Controle R$ 289,00, e plano Vivo Você 60 R$ 229,00. Não perca tempo e aproveite esses preços, que são exclusivos da Loja autorizada Vivo em Brumado, localizada na Praça Armindo Azevedo, 122. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0993.

Macaúbas: Médicas cubanas dividem casa de luxo e trabalham em posto sem banheiro Dunia Broche e Dorys Rosário com o prefeito de Macaúbas José João Pereira (PSB). (Foto: Mário Bittencourt/Folhapress).

Contratadas pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, as médicas cubanas Dunia Broche e Dorys Cristina del Rosário já estão no município de Macaúbas, no sudoeste baiano, onde atuarão pelos próximos três anos. As estrangeiras irão dividir uma casa com piscina, pomar, jardim, churrasqueira, salão de jogos, ampla garagem e quatro dormitórios, cujo aluguel no valor de R$ 1.200 será pago pela prefeitura. De acordo com o Jornal a Folha de São Paulo, as médicas estão hospedadas na sede do município, mas irão trabalhar na zona rural, onde o dia a dia de trabalho promete ser intenso. Os postos de saúde nos quais elas atuarão ficam em povoados a 30 km e a 40 km do centro da cidade e as condições das estradas são precárias. Mesmo assim, as duas estão animadas. No povoado de Lagoa Clara, o posto de saúde está com os sanitários interditados ao público. Apenas o banheiro do consultório funciona. Já na unidade de saúde do povoado de Lagoa do Maurício faltam equipamentos, que devem chegar em duas semanas, segundo a prefeitura. A demanda diária desses postos é de 20 a 30 atendimentos.

Macaúbas: Médicas cubanas dividem casa de luxo e trabalham em posto sem banheiro Piscina da casa em que as médicas cubanas Dunia Broche e Dorys Rosário vão morar. (Foto: Mário Bittencourt/Folhapress).
Lagoa Real: Comitiva do Exército Brasileiro é recebida na cidade A comitiva foi recepcionada pelo vice-prefeito Santo Batista. (Foto: Divulgação).

A Comitiva da 18ª Circunscrição de Serviço Militar, sediada em Ilhéus, no sul da Bahia, esteve na cidade de Lagoa Real nesta semana. Os oficiais visitaram a Junta de Serviço Militar do município, onde transmitiram orientações técnicas aos soldados. Na oportunidade, a comitiva também visitou a prefeitura municipal e agradeceu ao prefeito pelo apoio prestado ao longo do tempo ao órgão do Serviço Militar do município e ao Exército Brasileiro.

Arquivo