Achei Sudoeste

09 Jun 2013 - 08:51h

Promovido pela Associação de Moradores do local, o São João do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, está chegando. Serão dois dias de muita festa e arrasta pé. No dia 23 de junho, a folia será animada por Serginho Cardoso e Pressão da Bahia do Forró. Já no dia 24 de junho, tem Jéssica e Patrick e Heróis do Forró. Além das atrações musicais, a festa conta com quadrilha e quebra-pote, as brincadeiras mais tradicionais nessa época do ano e que não poderiam faltar no São João mais aguardado da cidade. Faltam apenas 14 dias para o arrasta pé do Bairro Dr. Juracy e você não pode perder esta grande festa.

08 Jun 2013 - 22:26h

O engenheiro Gil Augusto Gomes Barbosa, de 53 anos, foi baleado na tarde deste sábado (08) ao entrar por engano numa rua de acesso à Vila do João, no Complexo de favelas da Maré, em Bonsucesso. Ele seguia em seu Ecosport branco para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, para buscar a mulher. Mas ela lhe telefonou dizendo que preferiu pegar um táxi e que já estava a caminho de casa, na Barra da Tijuca. Gil Gomes, então, tentou fazer o retorno e acabou entrando na favela, onde foi atingido por um tiro. Socorrido, o engenheiro foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A direção do hospital informou por meio de nota que o quadro de saúde da vítima é grave. Ele foi operado e está em observação. Os disparos também atingiram um catador de lixo que trabalhava na Linha Amarela. Ele levou um tiro de raspão e passa bem. De acordo com o delegado de plantão na 21ª DP (Bonsucesso), Flávio Loureiro, agentes foram às ruas tentar localizar provas e testemunhas que possam ajudar na identificação do autor dos disparos que atingiram o engenheiro e um catador de lixo. O veículo foi periciado em busca de digitais e do projetil que atingiu a vítima. O caso foi registrado como tentativa de homicídio. O catador de lixo que também foi atingido informou que viu o carro entrar na comunidade e, logo após, ouviu os tiros e sentiu que foi atingido. Em depoimento, ele disse que não conhecia quem o levou para o hospital em uma Kombi. As informações são do Jornal O Globo.

08 Jun 2013 - 20:19h

O engenheiro civil brumadense, Gil Augusto Gomes Barbosa, 53 anos, foi baleado na cabeça neste sábado (08) ao entrar por engano em uma favela de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Gil dirigia o seu veículo no momento em que foi atingido. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Notícias, o brumadense foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, onde está internado. Não há maiores informações sobre o estado clínico do engenheiro, mas a nossa reportagem está acompanhando o caso e trará novas informações a qualquer momento.

08 Jun 2013 - 16:48h

Estiveram em Brumado nesta semana o professor Expedito Maia, docente do curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e sua turma. Em entrevista ao Brumado Notícias, Maia explicou que a visita é um trabalho de campo da disciplina Análise Ambiental, por meio do qual os alunos fazem uma análise do cenário ambiental do trecho que vai da cidade de Vitória da Conquista ao município de Rio de Contas, parando em pontos estratégicos ao longo do percurso, como é o caso do Rio do Antônio, em Brumado. O objetivo da pesquisa, segundo o professor, é analisar a magnitude das transformações ambientais nesses locais, principalmente com relação ao uso dos recursos naturais e as derivações socioambientais decorrentes do uso inadequado desses ambientais de maior fragilidade. No caso específico do Rio do Antônio, o professor adiantou que, como se trata de um rio que se localiza, em parte, em área urbana, há um impacto maior na alteração da qualidade da água; além de maior nível de contaminação. Para recuperação do rio, Maia acredita que seja necessário um trabalho de controle dos resíduos sólidos que são despejados no afluente e ações de recuperação que envolvem a recomposição da mata ciliar, da qualidade da água e dos seus sedimentos.

08 Jun 2013 - 15:50h

Com diversos outdoors espalhados pelo município, a Câmara de Vereadores de Brumado felicita a cidade pela passagem do seu aniversário de 136 anos de emancipação política, que será comemorado na próxima terça-feira, 11 de junho. Nos outdoors, a Câmara expõe os trabalhos realizados pelo legislativo local em prol do município por meio de indicações, projetos, requerimentos e audiências públicas.

08 Jun 2013 - 15:04h

Acontece na tarde deste sábado (08), em frente à Biblioteca Jarbas Passarinho, na Avenida Otávio Mangabeira, em Brumado, a 1ª Feira de Leitura do município. Com o tema “Nos caminhos dos livros, Brumado vê o mundo”, o evento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. A Feira terá início às 16h com a participação de alunos e professores das escolas da rede municipal de ensino. A biblioteca está sendo preparada com stands e a via está sendo pintada de verde e amarelo em alusão à Copa das Confederações, que começa a ser disputada no Brasil no próximo fim de semana.

08 Jun 2013 - 13:55h

A cidade de Brumado irá comemorar no próximo dia 11 de junho 136 anos de emancipação política e o presidente da Câmara de Vereadores Alessandro Lôbo (PSL), fez questão de parabenizar o município. “É com muito orgulho que comemoro junto com todos os brumadenses os 136 anos de emancipação de Brumado, desejando que continue a trilhar o caminho do crescimento e do desenvolvimento. Somos nós que escrevemos a nossa história semeando ações no presente para colhermos conquistas no futuro. Não existem limites ou fronteiras para alcançarmos nossos objetivos, apenas alguns obstáculos que são vencidos com tenacidade e compromisso com nosso dever de representante do povo”, disse. O parlamentar finalizou a mensagem desejando que a cidade possa continuar andando “pelos caminhos que nos levam ao progresso e a conquista de uma cidade cada vez melhor para se viver”.

08 Jun 2013 - 12:28h

O município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, impetrou mandado de segurança para garantir direito líquido e certo contra ato do juiz Egídio Lima, da 164ª Zona Eleitoral, que havia determinado a busca e apreensão de um contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e o DesenBahia, cujo objeto seria a realização de uma obra pública. Na época, com as proximidades do pleito municipal em 2012, o juiz entendeu que a obra poderia ocasionar desequilíbrio na disputa eleitoral. Em contrapartida, no julgamento do mandado de segurança, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) considerou que o contrato foi legal e livre de qualquer irregularidade. Além disso, o TRE revelou que os recursos para realização da obra já tinham sido liberados em 2011, muito anteriormente ao pleito eleitoral do ano de 2012. “Sob a perspectiva eleitoral, não existe mais ameaça à igualdade de condições entre as partes, enquanto que, sob o ponto de vista judicial, tanto a população deixa de ser beneficiada com a implementação das obras de infraestrutura, quanto a Prefeitura Municipal pode vir a ter problemas futuros com o seu contrato por força de embargo à obra”, sentenciou a juíza relatora do processo, Maria do Socorro Santiago, reconhecendo em seguida o direito da Prefeitura de Barra da Estiva em prosseguir com a obra de pavimentação de ruas da referida cidade. 

08 Jun 2013 - 12:18h

A ornamentação junina da cidade de Brumado foi inaugurada nesta sexta-feira (07) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) parabenizou ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, pela iniciativa e resultado dos trabalhos de decoração. Para este ano, o prefeito espera que o comércio se fortaleça ainda mais, pois com o seu crescimento o município também se desenvolve. “A ornamentação está muito bonita. Fomos solicitados para fazer a colocação dos enfeites e prontamente atendemos. Sempre estamos prontos a atendê-los, não só nessa parte como também em outras, porque o nosso município será um grande parceiro da CDL”, disse o gestor.

08 Jun 2013 - 11:07h

Será inaugurada, neste sábado (08), a sede da Loja Maçônica Manoel Carvalho, situada no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Com uma fachada grandiosa, a loja apresenta um visual que mescla arquitetura de padrão histórico e moderno ao mesmo tempo. Faz parte da programação solene, com início às 18h30, o hasteamento da bandeira nacional e a posse da nova administração. Além dos membros efetivos da entidade, é aguardada também a presença de vários representantes da sociedade civil organizada e autoridades políticas, as quais devem brindar ao evento com um coquetel de confraternização. A construção do novo templo maçônico foi iniciada em abril de 2008 com a colocação da pedra fundamental. Segundo Alessandro Silva, presidente da entidade, todos os obreiros da Loja Maçônica e a sociedade brumadense apoiaram e uniram esforços para que o templo fosse erguido. “O novo templo maçônico representa a força que a nossa região demonstra na busca por um mundo mais justo e perfeito. Fraternidade que devemos estabelecer em prol dos mais necessitados e mais um espaço que se oferece a toda comunidade brumadense”, disse Silva.

08 Jun 2013 - 10:25h

Dentro de sua programação de aniversário, a cidade de Brumado irá sediar neste domingo (08) uma etapa da Copa Mosso de Mountain Bike. A prova de trilha prevê a participação de cerca de 200 ciclistas profissionais de várias partes do estado e promete muita adrenalina e emoção. A largada e a chegada da prova serão na Praça da Matriz, com início às 08h.

08 Jun 2013 - 10:19h

Em parceria com o Posto São Cristóvão, a Disbel,, irá disponibilizar todos os sábados, das 08h às 12h, um Pit Stop com a van do Projeto Curtisom. A parada ocorrerá em pontos estratégicos da cidade, onde a população poderá conferir de perto todas as novidades e promoções dos produtos Ambev e do Posto São Cristóvão. Para começar, este último está sorteando uma moto Zero KM aos seus clientes. Para entender a dinâmica da promoção, informe-se com os atendentes do posto. Mais uma vez inovando em suas ações publicitárias, a Disbel leva seus produtos até você.

08 Jun 2013 - 10:12h

Os funcionários da Câmara Municipal de Brumado realizaram na noite da última sexta-feira (07) o Forró dos Servidores do Legislativo. (Veja Fotos).

08 Jun 2013 - 06:56h

Nesta sexta-feira (07), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) inaugurou a ornamentação das principais ruas do comércio da cidade de Brumado. O presidente do órgão, Manoel Messias, falou com o Brumado Notícias sobre a satisfação com o retorno da decoração. “Voltamos a viver a alegria das cores e das ornamentações. Além disso, as lojas estão estimuladas a fazer seu vitrinismo. Mais uma vez contamos com a parceria da Prefeitura Municipal, que promoveu a colocação de todos os ornamentos adquiridos com a união e a força do comércio brumadense”, destacou o presidente. Messias colocou-se à disposição da atual administração “para juntos proporcionarem esses momentos de felicidade a que o consumidor tem direito”. A Campanha de São João da CDL já foi lançada. Neste ano, estão sendo sorteadas três motocicletas, 10 notebooks e três tablets. Para participar, basta comprar nas lojas associadas à CDL e preencher os cupons promocionais.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

07 Jun 2013 - 17:44h

Os professores da rede municipal de ensino de Brumado, atualmente 600, estão vivenciando a expectativa do fim das negociações salariais com a Prefeitura. Diante da situação, a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb) realizou, na noite da última quinta-feira (06), uma assembleia para a classe. Convidados pela presidente da entidade, Conceição Machado, representantes da Confederação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais palestraram sobre os avanços conquistados pela categoria. Entretanto, muitos docentes deixaram o evento revoltados, alegando a assembleia foi convocada para tratar das negociações salariais e não para palestra. “Nós já sabemos desses dados de trás pra frente. O que nós queremos agora é saber como estão as negociações com a Prefeitura e sobre o nosso aumento salarial”, indignou-se um dos professores. Os docentes ainda comentaram que o reajuste salarial não ocorreu em 2012, “mas o sindicato nos faz sair de casa para vir aqui e ouvir o que está sendo feito fora da nossa alçada. Estão querendo nos ‘cozinhar em banho Maria’”. Tais reclamações fizeram com que o local do evento, o auditório SEMAC, ficasse praticamente vazio. Por conta disso, na manhã dessa sexta-feira (07), a presidente do Sindsemb, acompanhada da representante interestadual dos servidores estaduais e municipais, Marlene Gonçalves, se reuniu com a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, para tratar das negociações salariais e da carga horária da categoria. “A secretaria de educação irá fazer um apanhado de todos os professores da Prefeitura para certificar de fato os valores das verbas arrecadadas mensalmente pelo município e também os valores recebidos pelos professores, pois eles têm direito não apenas pelo piso de vencimentos, mas também às gratificações”, explicou Marlene. A representante interestadual fez questão ainda de lembrar aos professores que somente o Sindsemb tem legitimidade para participar das negociações com a administração municipal. “Por força do dispositivo da lei federal, o Sindsemb é a única categoria que tem legitimidade para firmar acordo de salários entre os professores e a administração, e a assembleia de quarta-feira foi legítima”, ressaltou Gonçalves.

07 Jun 2013 - 17:39h

A Bahia terá duas novas universidades federais, graças à lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no último dia 05, quarta-feira. Acompanhada do governador Jaques Wagner (PT), de ministros, prefeitos e outras autoridades, a presidente aprovou a criação da Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia) e da Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia). O estado contará, através das duas universidades, com mais 19 mil novas vagas em 71 cursos nas mais diversas áreas acadêmicas. A Ufoba, com 35 cursos – entre graduações e pós-graduações, será sediada em Barreiras, com campi em Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A Federal do Oeste terá capacidade para atender 7.930 estudantes. Já a Ufesba terá campi em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e a sede em Itabuna. Com 36 opções de curso, a Federal do Sul comportará 11.110 alunos de graduação e pós. Satisfeita com a sanção da presidente, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comentou que essa atitude presidencial traz a certeza de que o acesso ao ensino é prioridade tanto no governo federal quanto no estadual. “Para os nossos estudantes do oeste do estado, a universidade trará ainda mais oportunidade de um ensino de qualidade e gratuito, que possibilita a construção de uma Bahia ainda mais forte e qualificada”, completou Bastos.

07 Jun 2013 - 15:15h

A loja Minas Calçados e Confecções, de Brumado, não só se preocupa em deixar seus clientes satisfeitos, mas também tem grande preocupação com a saúde de seus colaboradores. Foi pensando nisso que a empresa realizou no auditório da CDL de Brumado, durante a noite do dia 04 de junho, uma palestra com o fisioterapeuta Vitor Júnior. Especialista em traumatologia e ortopedia, Vitor abordou temas relacionados à postura corporal, direcionados aos funcionários da loja. Foram apresentados exercícios básicos, mas que podem reduzir lesões em 90%. A Minas Calçados investe na saúde dos seus colaboradores, para que eles estejam sempre felizes em atender melhor aos clientes.

07 Jun 2013 - 14:37h

Na manhã desta sexta-feira (07), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve no Palácio Thomé de Souza, em Salvador, e se reuniu com o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM). O democrata de Caculé, considerado como uma das principais lideranças políticas nos últimos anos do sudoeste baiano, disse ter ficado bastante satisfeito com o encontro. “Mesmo com diversos compromissos, o prefeito ACM Neto nos recepcionou e eu aproveitei a oportunidade para parabenizar a grande gestão que vem implantando em Salvador”, declarou Luciano em entrevista ao site Brumado Notícias. Durante a reunião, Neto ficou contente com o crescimento do nome de Ribeiro na região, confirmando total apoio na candidatura do ex-prefeito a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no pleito de 2014.

07 Jun 2013 - 13:56h

 Através de uma nota enviada ao Brumado Notícias, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunicou sobre a situação do abastecimento de água nas localidades atendidas pela Estação de Tratamento de Lagoa Funda. De acordo com a empresa, a distribuição foi afetada por conta da redução da vazão de água, e passará, portanto, a ser feita em dias alternados. Esse problema está atingindo os povoados de Itaquaraí, Lagoa Funda, Lagoa do Arroz, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré e Gatos. Mesmo já trabalhando para solucionar o problema, a Embasa recomenda que a população economize água e evite o desperdício. A empresa espera voltar a ofertar água para o pleno atendimento à região em breve. Mais informações através do telefone (77) 3441-3991, ou no Escritório Local de Brumado.

07 Jun 2013 - 11:03h

Na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi realizada na última quarta-feira (05) uma reunião que contou com a presença do prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM). Na ocasião, a CAR autorizou algumas solicitações pleiteadas pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), entre as quais avaliações técnicas para a mecanização agrícola das Comunidades de Lagoa Seca, em Palmas de Monte Alto, e Formosa e Vereda, em Malhada de Pedras, a aprovação de avaliações para construção de cisternas na Lagoa do São João, em Brumado, e para implementação de sanitários residenciais na Comunidade de Laguna, em Riacho de Santana. Também foi autorizada a aquisição de dois tratores New Roland, que beneficiarão a comunidade brumadense de Baixa da Baraúna e Lagoa Azul, em Caetité. Os equipamentos devem ser entregues em breve. O prefeito de Caculé também aproveitou a oportunidade para verificar o andamento de alguns pleitos encaminhados ao órgão através do deputado, com quem participou de algumas audiências e encaminhou solicitações a secretarias de Estado, a exemplo da CERB, buscando a liberação de três mil metros de tubos para obras de melhoramento na adutora que atende a Comunidade de Truvisco. As obras, que beneficiarão mais de 500 famílias, serão realizadas em parceria com a prefeitura municipal.