Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Obras da prefeitura deixa trânsito engarrafado no centro comercial em Brumado Motoristas tiveram que ter muita paciência para trafegar no centro comercial da cidade nesta quarta-feira (07). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Eles tiveram um final de semana prolongado por conta do feriado e não fizeram nada nesses dias, aí quando a rotina volta em um dos dias mais movimentados da cidade, eles resolvem obstruir a via pra trabalhar”. Assim reclamou o motorista de caminhão Leandro Assis ao site Brumado Notícias, após ficar vinte minutos preso num engarrafamento provocado por causa das obras de recuperação nas vias em torno da Praça Armindo Azevedo na manhã desta quarta-feira (07). Para tentar controlar o trânsito, a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito atuaram juntos, entretanto a única saída foi parar as obras e liberar a via. “Brumado só tem uma via que interliga todo o centro comercial e aí eles boqueiam. Como é que o trânsito vai fluir desse jeito? Esse trabalho terá que ser feito à noite ou então teremos mais transtornos desse tipo. A cidade não pode parar por conta de uma programação errada da Prefeitura”, falou o motorista João Carlos.

Obras da prefeitura deixa trânsito engarrafado no centro comercial em Brumado Obras de recuperação nas vias em torno da Praça Armindo Azevedo causou um enorme engarrafamento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Assinada pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia inseriu na ata dos seus trabalhos uma moção de pesar pelo falecimento de Agnelo dos Santos Azevedo no último dia 06. Na moção, Bonfim faz uma trajetória da vida do brumadense, que tinha 105 anos. O centenário nasceu quando Brumado ainda era uma vila, chamada Bom Jesus dos Meiras, e dedicou sua vida à família e ao desenvolvimento do município. “[...] Nada mais justo que registre nesta Moção de Pesar a profunda tristeza pela passagem desse ilustre cidadão, externando que o seu legado, de lutas, ensinamentos e vitórias, estará eternamente cravado na história da cidade de Brumado”, escreveu o deputado.

Jovens italianos participam da celebração do Bom Jesus em Brumado Eles vieram ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, antes de regressarem para a Itália, resolveram fazer um intercâmbio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a celebração em homenagem ao padroeiro Bom Jesus, em Brumado, a comunidade católica local recebeu a visita especial de um grupo de jovens italianos. Eles vieram ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, antes de regressarem para a Itália, resolveram fazer um intercâmbio com jovens da cidade de Caetité, onde estão hospedados. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os italianos disseram estar satisfeitos com a experiência. “Para nós está sendo muito gratificante conhecer e acompanhar essa celebração. A jornada Mundial da Juventude nos deu oportunidade para expandirmos com nossos irmãos brasileiros, compartilhando da mesma fé. Vamos levar em nossas bagagens excelentes experiências e muito companheirismo, alegria e hospitalidade do Brasil. Esperamos nos encontrar novamente na Polônia, onde teremos a próxima JMJ”, falou um deles.

Jovens italianos participam da celebração do Bom Jesus em Brumado Os italianos disseram estar satisfeitos com a experiência. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Câmara lamenta morte de Agnelo Azevedo A mensagem, direcionada especialmente aos familiares do centenário, fala ainda que a morte de Agnelo Azevedo é uma grande perda.

Em nota enviada à imprensa, a Câmara Municipal de Brumado, em nome de todos os vereadores, declarou lamentar o falecimento de Agnelo dos Santos Azevedo. No texto foi lembrado que os 105 anos dele sempre foram pautados em uma conduta ilibada, primando pelo fortalecimento da estrutura familiar. A mensagem, direcionada especialmente aos familiares do centenário, fala ainda que a morte de Agnelo Azevedo é uma grande perda.

Brumado: Procissão e missa marcaram a celebração do Bom Jesus Mesmo com tempo nublado e garoa, centenas de fieis participam da homenagem que começou com uma grande procissão pelas ruas do centro comercial. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A comunidade católica em Brumado celebrou na última terça-feira (06) o seu padroeiro, Bom Jesus. Mesmo com tempo nublado e garoa, centenas de fieis participam da homenagem que começou com uma grande procissão pelas ruas do centro comercial no final da tarde. Ao final da caminhada, os católicos assistiram a uma missa campal na Praça da Matriz, celebrada pelo Bispo Dom Ricardo da Diocese de Caetité. De forma simpática, o Bispo fez um retrospecto da visita do Papa Francisco ao Brasil durante Jornada Mundial da Juventude, dizendo ainda que a igreja começa a viver um momento de renovação e de maior integração fraternal com sua juventude. Ao final, Dom Ricardo deixou sua benção aos fieis: “Que o Bom Jesus abençoe a todos”. 


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Bahia: Estado adere ao programa federal de combate ao crack A Bahia no Programa Crack, É Possível Vencer.

Na última terça-feira (06), o governador Jaques Wagner (PT) esteve no Ministério da Justiça e assinou o termo de adesão ao Programa Crack, É Possível Vencer. “O programa vai aumentar a oferta de tratamento de saúde, ao mesmo tempo em que o estado, em parceria com os ministérios, prefeituras e sociedade civil, vai intensificar ações contra o tráfico de drogas e as organizações criminosas”, declarou Wagner. No âmbito do Ministério da Justiça, o governador destacou que o mesmo irá apoiar no aumento de policiamento ostensivo nos pontos de uso da droga e na revitalização dos espaços abandonados utilizados pelos usuários. Na parte de prevenção, o programa oferecerá a capacitação de profissionais de saúde, de assistência social, de segurança e justiça, além de líderes comunitários e religiosos nas ações de combate ao crack. De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, R$ 1,6 bilhão será investido no programa em 2013, valor que está dentro do total de R$ 4 bilhões anunciados em 2011. Já fazem parte do programa os 26 estados brasileiros, e ainda 118 municípios.

Caetité: Acidente com funcionários da INB teve vítima fatal O acidente aconteceu na BR-112, na estrada do Distrito de Maniaçu, onde fica localizada a INB. (Foto: Fábio Alves/CaetFest).

Quatro funcionários das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estavam indo trabalhar, a bordo de um Eco Sport preto, por volta das 17 horas da última terça-feira, 06, quando sofreram um grave acidente. Luciana Evangelista de Jesus (28 anos) dirigia o carro, com placa policial de Guanambi – JMO 6750, pela estrada que leva ao Distrito de Maniaçu na BR-112, Caetité, no sudoeste baiano, no momento em que provavelmente perdeu o controle da direção. Por consequência, o veículo se chocou com um barranco e capotou várias vezes. Junto com ela estavam no carro Marcos Antônio Pereira Martins (37 anos), Anderson Rodrigues Prates (30 anos) e Vilson Alves de Moura, que morreu no local. Marcos Antônio sofreu fratura exposta na perna e Anderson teve várias escoriações pelo corpo, os dois foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, indo depois para a Fundação Hospitalar Senhora Santana. Já a condutora ficou com hematomas pelo corpo e está em choque. Segundo o site CaetFest, avítima fatal, Vilson Moura, tinha retornado das férias no dia anterior – trabalhava na Jamp Mineração, terceirizada da INB – e deixou esposa e uma filha de três anos.

Brumado: Novos semáforos são instalados na Avenida Otávio Mangabeira Nesta quarta-feira (07) serão instalados os semáforos no cruzamento da Praça Senhor do Bonfim. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Aproveitando o feriado municipal desta terça-feira (06), uma equipe de técnicos da empresa Sinaliza Bahia iniciou a instalação dos aparelhos semafóricos na Avenida Otávio Mangabeira, em Brumado. João Cotrim, encarregado da empresa, explicou ao site Brumado Notícias que, após a instalação dos equipamentos, técnicos irão cronometrar o tempo de passagem dos veículos em cada sentido da via nos principais horários de pico. Nesta quarta-feira (07) serão instalados os semáforos no cruzamento da Praça Senhor do Bonfim.  

Brumado: Banheiros públicos são interditados novamente na Praça Coronel Zeca Leite Por causa da impossibilidade de serem utilizados, muita sujeira está se acumulando no local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há anos que os banheiros públicos da Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, são motivo de reclamações da população. Após a conclusão da primeira etapa da reforma da Praça, os banheiros receberam melhorias, mas até o momento ainda não foram instaladas mobílias e nem água. Por causa da impossibilidade de serem utilizados, muita sujeira está se acumulando no local. Na tarde desta segunda-feira (05), o site Brumado Notícias flagrou o momento em que, ao invés de receberem os equipamentos, lacres eram colocados nos banheiros. A nossa equipe tentou contato com a empresa responsável pela reforma do logradouro público, bem como a empresa que faz a limpeza da praça para falar sobre o assunto, mas não obtivemos êxito.

Brumado: Prefeito está otimista com mina de ferro e o início das obras do Parque Eólico Uma jazida de ferro foi descoberta na região e será explorada pelo Grupo Santa Fé; Já o Parque Eólico será um empreendimento da Sowitec. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), comentou com otimismo as projeções futuras para o município após a descoberta da jazida de ferro na região. A mina está entre Brumado, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora e será explorada pelo Grupo Santa Fé. “O início das atividades é questão de tempo, tendo em vista as provisões de logística para o empreendimento, já que o mesmo dependerá de condições adequadas de armazenamento do aço”, assegurou. O gestor ainda informou que em setembro as obras do parque eólico serão iniciada no Distrito de Cristalândia. A empresa responsável pelo empreendimento é a Sowitec. “Com o parque e com a mina de ferro, nossa cidade continuará a manter uma boa oferta de empregos e teremos um salto em nossa economia”, comentou Dias.

Brumado: Deputada Ivana Bastos lamenta morte de Agnelo Azevedo Em maio de 2012, a parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma Moção de Congratulações ao brumadense. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Consternada com a morte de Agnelo Santos Azevedo, ocorrida na madrugada desta terça-feira (06), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) fez questão de enviar uma mensagem aos familiares e destacar a alegria e serenidade do amigo. “Foram 105 anos de alegrias, trabalho duro, atuação política e amizade. Estes ficarão junto à imagem serena, equilibrada e ponderada. Meu sincero e profundo pesar pela morte do filho mais velho de Brumado. Unidos ao seu sofrimento, desejamos aos familiares e amigos um pronto restabelecimento da vida cotidiana, agora, sem a presença de Agnelo, que retorna à casa do nosso grande arquiteto do universo”, disse Bastos em nota enviada ao site Brumado Notícias. Em maio do ano passado, a deputada havia apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma moção de congratulação pela passagem dos 104 anos do patriarca; ocasião em que a parlamentar ressaltou a história de vida do centenário e seu engajamento político no município. Agnelo faleceu em Salvador vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O corpo será velado em Brumado em horário que ainda será confirmado pela família.

Realizada a III Conferência de Cultura de Brumado A conferência teve a participação de vários artistas locais, de instituições e grupos ligados à arte, forrozeiros, cantadores e fanfarras. (Foto: Divulgação).

Brumadenses participaram na última sexta-feira (02) da III Conferência de Cultura do município. Promovido pela prefeitura de Brumado, o evento visa à promoção e resgate de várias culturas regionais. A conferência teve a participação de vários artistas locais, de instituições e grupos ligados à arte, forrozeiros, cantadores e fanfarras. Um grande público presente ao anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite assistiu a apresentações de alunos das escolas municipais, grupos de capoeira, violeiros e da Lira Ceciliana.

Brumado: SAC é alvo de críticas da população Muitos reclamam da lentidão no atendimento e cobram mais ações dos atendentes, outros reclamam que há falta de organização nas filas e distribuição de senhas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De segunda-feira a sexta-feira é comum se deparar com uma imensa fila na entrada do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão – em Brumado por volta das 6 horas da manhã. Além dos próprios brumadenses, moradores dos 21 municípios que formam a microrregião de Brumado comparecem ao órgão para retiradas de documentos. Muitos reclamam da lentidão no atendimento e cobram mais ações dos atendentes, outros reclamam que há falta de organização nas filas e distribuição de senhas. A nossa reportagem esteve no SAC nesta segunda-feira (05) e se deparou com um grande número de pessoas aguardando o atendimento. Tentamos uma entrevista com a coordenadora do órgão, Fátima Martins, para tratar do assunto, mas ela declarou não estar autorizada a falar sem autorização prévia da assessoria de comunicação do SAC, em Salvador. Ainda assim, o site Brumado Notícias apurou que por dia são atendidas 100 pessoa na unidade, número considerado como normal para o setor dentro da demanda da microrregião.

Brumado: SAC é alvo de críticas da população A nossa reportagem esteve no SAC nesta segunda-feira (05) e se deparou com um grande número de pessoas aguardando o atendimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
06 de agosto, dia do Bom Jesus, é feriado em Brumado Católicos da cidade começaram a celebração às 06h, quando foi realizada uma alvorada com queima de fogos na Praça da Matriz. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta terça-feira, 06 de agosto, é feriado no município de Brumado, que celebra o seu padroeiro, o Bom Jesus. Católicos da cidade começaram a celebração às 06h, quando foi realizada uma alvorada com queima de fogos na Praça da Matriz. Em seguida, a comunidade católica participou de um café da manhã na Casa Memorial Monsenhor Fagundes. Às 17h, haverá uma procissão que percorrerá algumas ruas do centro da cidade e se encerrará na Praça da Igreja do Bom Jesus, onde uma missa em homenagem ao padroeiro será realizada.

No dia de Bom Jesus, padroeiro da cidade, morre Agnelo Azevedo, o filho mais velho de Brumado Aos 105 anos, o patriarca sofreu um AVC e, mesmo com todo acompanhamento médico, não resistiu e morreu nesta terça-feira (06). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia de Bom Jesus, padroeiro da cidade, morre em Salvador, por volta das 3h da madrugada, Agnelo dos Santos Azevedo, o filho mais velho de Brumado. Aos 105 anos de idade, Azevedo nasceu em Brumado na época em que o município ainda era uma vila. Muito conhecido entre os brumadenses, Agnelo era irmão de Armindo Azevedo, primeiro prefeito da cidade e que dá nome a praça central do município. Há um mês, Azevedo estava internado em um hospital de Salvador para tratamento de complicações advindas de uma gripe. Na clínica, Agnelo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, mesmo com todo acompanhamento médico, não resistiu e morreu nesta terça-feira (06). Sempre muito festeiro, o patriarca recebia em sua residência no mês de janeiro os rezeiros, que cantavam para ele e seus convidados. O corpo de Agnelo Azevedo está sendo transferido para Brumado e deve chegar ao município por volta das 15h. O local do velório ainda será confirmado. Filomena Azevedo, sobrinha de Agnelo e diretora da Direc 19, fez questão de salientar a nobreza do tio. “Brumado perde hoje um dos seus filhos mais ilustres, um homem doce, que viu o nascimento do progresso nesta terra que ele tanto amava. Toda a família lamenta sua perda, mas também agradece a Deus por lhe ter dado tantos anos de vida para acompanhar de perto o nascimento e crescimentos dos seus filhos, netos e sobrinhos. Parte não só o homem como também uma das memórias vivas do município e a alegria de toda uma família”, disse em entrevista ao site Brumado Notícias.

“É o consolo dos perdedores”, diz Aguiberto com respeito às ações judiciais Prefeito responde a quatro ações na justiça eleitoral, sendo que uma delas foi impetrada pelo Ministério Público. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), justificou as ações que foram movidas contra ele por seus adversários políticos derrotados – Marizete Pereira (PT) e Marlúcio Abreu (PP). Para ele, tais processos são uma forma de consolo para aqueles que perderam as eleições de 2012. “Isso se trata de um artifício dos adversários. Eles não aceitam a sequência de derrotas nas urnas”, explicou, dizendo estar tranquilo com a situação. De acordo com ele, durante o mandato do seu antecessor, Eduardo Vasconcelos, também existiram processos. “Eles não ganharam as eleições e perseguiram Eduardo, que esteve nas barras da justiça aqui em Brumado, em Salvador e em Brasília durante seus dois mandatos”, contou. Dias enfatizou que no seu mandato não será diferente, reiterando que processar é único consolo que os oposicionistas têm. Sobre as acusações, o prefeito garantiu ser inocente. “Não fiz nada e nem mandei fazer. Quem fez é que deveria pagar. Eu estou aberto a tudo e a todos para poder provar minha inocência. Eles não aceitaram e não aceitam a derrota e é por isso que estão correndo atrás do ‘tapetão’”, encerrou.

Dilma Rousseff sanciona o Estatuto da Juventude Presidente vetou artigo que previa meia-passagem em transporte interestadual. Para eventos de lazer, meia-entrada será limitada a 40% do total. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR).

O Estatuto da Juventude foi sancionado nesta segunda-feira (05) pela presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto. O documento, que prevê direitos para jovens de 15 a 29 anos, teve os artigos 11º e 45º vetados pela Presidente. O primeiro tratava da meia passagem para estudantes em transporte interestadual, independente da finalidade da viagem. Desse artigo, Dilma manteve apenas a reserva de duas cadeiras gratuitas e duas meia-passagens para jovens de baixa renda em ônibus interestaduais. O segundo ponto vetado se referia aos recursos extra-orçamentários para o transporte público. Através do estatuto, os jovens de baixa renda e estudantes terão o direito garantido de meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país, desde que comprovada a matrícula em instituição através de carteirinha estudantil expedida por entidades estudantis filiadas às organizações nacionais. Entretanto, tais regras não servirão para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e nem às Olímpiadas, já que as entradas são reguladas pela Lei Geral da Copa. A nova lei ainda delimita a quantidade de ingressos destinados aos jovens, 40% do total. Outros pontos da lei são: garantia de direitos básicos aos jovens e a criação de conselhos estaduais e municipais de juventude.

Brumado pode ter supermercado da Rede Walmart Segundo a prefeitura da cidade, a vinda de um supermercado Walmart será um grande diferencial para a economia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), e o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, se reuniram com a equipe de relações institucionais do grupo Walmart, o qual engloba as marcas Bom Preço, Hiper Bom Preço e Todo Dia. E de acordo com o secretário, a conversa foi em torno da possível vinda do supermercado Todo Dia para a cidade. “Eles estão um estudo sobre a viabilidade de se instalarem em Brumado”, afirmou Cardoso. Segundo ele, o mercado deve ficar numa área perto da Igreja São Cristóvão, ocupando cerca de 1.200 metros quadrados. “Ainda não é 100% de certeza da vinda do Todo Dia, mas já estamos em 90% de acerto com a Prefeitura e com o Grupo Vanderlito Souza [dono da área] para fazer a instalação aqui”, garantiu André Cardoso ao site Brumado Notícias. Na questão de geração de emprego, Cardoso comentou que a equipe citou em torno de 40 a 50 empregos diretos. “Ainda estão sendo estudados os empregos indiretos”, completou. No início, o mercado deverá ter quatro mil itens, produtos de venda, podendo expandir para cinco mil, e sendo viável, pode começar a funcionar nos primeiros meses de 2014. “Nós teremos a resposta deles até final de outubro, quando encerram os estudos de viabilidade para começar a implantação. E eles já anteciparam que a construção deles dura em torno de 120 dias, ou seja, dando tudo certo, no início do ano que vem estaremos com o Grupo Walmart em Brumado”, contou o secretário. Cardoso finalizou dizendo que a vinda do Todo Dia será um grande diferencial para Brumado, pois o Grupo Walmart é mundial, e vai melhorar a economia do município. “E todo esse estudo que estão fazendo é tendo em vista a vinda do IFBA para Brumado, de cursos para a Uneb, a Fiol estando aqui, a saúde que hoje abrange 22 municípios. Então toda essa infraestrutura está sendo analisada por eles”, emendou.

Brumado: Começa mobilização contra a bolha imobiliária Prefeitura já está buscando uma forma de conter essa situação, já que adquirem um terreno, mas não constrói, aguardando a valorização do lugar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com a facilidade de compra de imóveis através de financiamentos governamentais, a procura por residências em Brumado, levando a um consequente aumento de preço. A grande demanda somada a uma baixa oferta no setor é o que muitos chamam de ‘bolha imobiliária’. Isso se dá por que muitos compram o imóvel por conta do valor especulativo: adquirem um terreno, mas não constrói, aguardando a valorização do lugar. Isso impede o surgimento de novas construções e faz com que o valor do metro quadrado aumente. Muitos entendidos do assunto já estão considerando Brumado como uma das localidades mais caras para comprar imóvel. “É mais fácil investir nesse campo em Salvador e Brasília, do que em Brumado”, dizem especialistas. O site Brumado Notícias apurou que o gestor municipal, Aguiberto Lima Dias (PSL), ao lado da secretaria de Infraestrutura do município, já está buscando uma forma de conter essa situação. Uma das soluções é expandir o perímetro urbano de Brumado, mas este tema ainda depende de uma discussão entre os Poderes Executivo e Legislativo para a elaboração de um projeto. O líder do prefeito na Câmara, vereador José Carlos dos Reis (PDT), já teria feito tal projeto para apresentar aos colegas da Casa e ao prefeito. No texto do vereador contém uma avaliação preliminar dos custos da mudança e os recursos que precisam ser implementados.

Fiol: Lançada licitação para compra de trilhos Serão adquiridos 147 mil toneladas de trilho, os quais servirão para os trechos entre Ilhéus e Barreiras, compreendendo 1.100 quilômetros da rodovia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Ferrovia de Integração Oeste Leste - Fiol - terá seus trilhos em breve, pois a empresa estatal Valec abriu licitação para aquisição do material nesta segunda-feira (05). A licitação será por menor preço global por lote e o pregão será aberto em 18 de setembro, quando também ocorrerá a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. Serão adquiridos 147 mil toneladas de trilho, os quais servirão para os trechos entre Ilhéus e Barreiras, compreendendo 1.100 quilômetros da rodovia. O valor da licitação é de R$ 559 milhões. 

Brumado: Ex-vereador participa de audiência com ministro do STJ Leonardo Vasconcelos e o desembargador do TJ-BA, Antônio Roberto Gonçalves, debaterem o atual momento do judiciário com o Ministro Castro Meira. (Foto: Divulgação).

Leonardo Vasconcelos (PMDB), ex-vereador brumadense, participou de uma audiência nesta segunda-feira (05) com o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o livramentense, José de Castro Meira. No encontro, ocorrido em Brasília, o peemedebista estava acompanhado do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Antônio Roberto Gonçalves. A ocasião serviu para os baianos debaterem o atual momento do judiciário e a necessidade de reforma do mesmo. Além disso, Vasconcelos e Gonçalves solicitaram melhorias para as comarcas do interior do estado.

Brumado: Criança envenenada pela mãe recebe alta A mulher deve receber alta médica também nesta segunda-feira e pode responder por tentativa de homicídio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A criança de três anos de idade que foi envenenada pela mãe na noite de 03 de agosto recebeu alta do Hospital Professor Magalhães Neto (HMN) nesta segunda-feira, 05. A mulher, de 23 anos, moradora do Bairro Malhada Branca, em Brumado, colocou chumbinho num iogurte e deu para a menina beber. A mãe também tomou o líquido contendo o produto químico, muito utilizado para matar ratos. Após ser encaminhada pelo Samu 192 ao HMN, a criança passou por desintoxicação e foi acompanhada por assistentes sociais e pelo conselho tutelar. Por causa da gravidade da situação, os conselheiros levaram o caso para o Ministério Público e para a Vara da Infância e Juventude, no Fórum Duarte Moniz. A justiça decidiu de imediato que a guarda da menina deve ser passada para o pai. No momento a criança de três anos está na casa dos avós paternos, junto com seu genitor, os quais já entraram com uma ação judicial contra a mãe. A mulher deve receber alta médica também nesta segunda-feira e pode responder por tentativa de homicídio. Os motivos para a mãe da menina cometer o crime, conforme apurado pela reportagem do site Brumado Notícias, teriam sido conflitos com a própria família.

Botuporã: Deputado Marquinho Viana lamenta falecimento do prefeito Parlamentar em encontro recente com Hedílio Marques e seus familiares. (Foto: Divulgação).

Através de nota enviada ao site Brumado Notícias, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) disse lamentar profundamente o falecimento do prefeito de Botuporã, seu amigo Hedílio Brandão Marques (PMDB). No texto, Viana lembrou a trajetória do gestor e médico, considerando-o como um 'dos mais tradicionais políticos da região'. De acordo com o deputado, com o falecimento de Dr. Tila - como era conhecido o gestor de Botuporã, a cidade e a região perderam um político de excepcional valor.

Brumado: Prefeitura divulga resultado do processo seletivo da Secretaria de Saúde Aqueles que quiserem entrar com recurso contra o resultado parcial devem fazê-lo até o próximo dia 07 de agosto.

Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura Municipal de Brumado divulgou, através da empresa Alpha Concursos, o resultado parcial do processo seletivo realizado no último dia 14 de julho. No resultado, estão os nomes dos candidatos aprovados e que ficaram como excedente nos cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, bioquímico ou biomédico, motorista PSF, condutor de ambulância, condutor de motocicleta, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, instrumentador cirúrgico, médico, nutricionista, odontólogo, rádio operador, pedagogo, porteiro, psicólogo, técnico em enfermagem, técnico em radiologia e fisioterapeuta. Aqueles que quiserem entrar com recurso contra o resultado parcial devem fazê-lo até o próximo dia 07 de agosto. O resultado final será divulgado dia 09 de agosto. Confira aqui o resultado parcial.

Botuporã: Prefeito morre de infarto aos 61 anos Dr. Tila, havia acabado de chegar ao Hospital Santa Bárbara, quando sofreu um ataque cardíaco fulminante, por volta das 11h30. (Foto: Divulgação).

Com 61 anos, o prefeito de Botuporã morreu no final da manhã do último domingo, 04, por consequência de um infarto.  Hedílio Brandão Marques (PMDB), mais conhecido como Dr. Tila, havia acabado de chegar ao Hospital Santa Bárbara, quando sofreu um ataque cardíaco fulminante, por volta das 11h30. Mesmo já dentro do hospital, não foi possível reanimá-lo, pois o infarto foi rápido. O prefeito, Dr. Tila, era bastante influente na região - foi gestor de Botuporã por vários mandatos, e deixou esposa e três filhos, um deles é vereador na mesma cidade, Glauber Magalhães.

Arquivo