Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Ago/2017 - 08h00

Bombeiros civis buscam apoio para instalação de um agrupamento em Brumado

Bombeiros civis buscam apoio para instalação de um agrupamento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado já pode planejar a criação e instalação de um agrupamento de bombeiros na cidade. Com o aval da Academia de Bombeiros Civis da Bahia e sob a regulamentação federal de número 11.901/09, foi formada a primeira turma de Bombeiros Profissionais Civis de Brumado no ano de 2016. Durante o período de um ano, os 31 alunos, dentre os quais 09 mulheres, receberam treinamento prático e teórico, coordenado pelo instrutor George Dias. Desde então, a qualificação está ociosa, uma vez que o município não conta com um destacamento para prestação de serviços à comunidade. Em 2013, a então vereadora Liu Vasconcelos fez um requerimento no intuito do Executivo aceitar a proposta de instalação de uma base do Corpo de Bombeiros da Bahia para atender a microrregião, que agrega 21 municípios. Na época, a parlamentar esteve na sede do Corpo de Bombeiros da Bahia em Salvador, onde foi recepcionada pelo subcomandante geral, Tenente Cel. Marcelo, e pelo subcomandante do interior, Tenente-Coronel Barbosa Neto. 

Bombeiros civis buscam apoio para instalação de um agrupamento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Eles declararam na ocasião que já existiam planos para que Brumado tivesse uma Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da Bahia, ligada à unidade de Vitória da Conquista. Entretanto, a vereadora, acompanhada do marido, agora presidente do Legislativo, Leonardo Vasconcelos, ouviram dos subcomandantes que, por causa da contenção de despesas por parte do Governo do Estado, a instalação da unidade brumadense teria de esperar. Apesar disso, no encontro, ficou acordado que, caso a prefeitura disponibilize um local provisório e um efetivo de pelo menos seis agentes, o Corpo de Bombeiros poderá ceder um Sargento Comandante e um Soldado Assessorista, além do treinamento para os agentes e um veículo de combate a incêndio. Quase cinco anos se passaram e o requerimento outrora engavetado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), voltou à tona com a formação dos bombeiros civis. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o bombeiro Tércio Santos Moreno, que vem atuando nas instalações do agrupamento do Parque Eólico, na Serra das Araras, reforçou a carência do município, que não tem uma base operacional de bombeiros. 

Bombeiros civis buscam apoio para instalação de um agrupamento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ele apontou que frequentemente há ocorrências em que se faz necessário a atuação especializada de bombeiros, como queimadas e acidentes automobilísticos em locais de difícil acesso para os socorristas do Samu 192. No momento, o há um agrupamento de bombeiros civis que atua dentro das instalações do Parque Eólico, o qual conta com o aparato de caminhões tanques de 20 mil litros equipados para o combate de incêndio em matas e áreas urbanas. “É um almejo nosso poder contar com um equipamento desses em nossa cidade e região. Vitória da Conquista já está sobrecarregada com a demanda de 51 cidades do sudoeste, então penso que um agrupamento em Brumado poderia desafogar mais a companhia regional”, destacou. O assunto deve voltar a ser debatido e poderá ser apresentado como projeto de lei na câmara de vereadores.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo