A partir de julho do próximo ano, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo, que possuirá 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. A nova CNH terá um código cifrado com informações criptografadas que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celulares. A ferramenta vai facilitar a identificação de fraudes. Há também mudanças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança. Os documentos dos veículos que são o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança para evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor. As mudanças não vão aumentar o custo para os condutores e proprietários de veículos, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
                                Foto: Reprodução                            Segundo estudo realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade), o número de jovens que estão adiando a entrada no mercado de trabalho aumentou - a proporção de jovens com idade entre 16 e 24 anos que só estudam pulou de 6,8%, no biênio 1986-1987, para 15,4%, no período de 2012 e 2013. Já a taxa de participação no mercado de trabalho caiu de 79,6%, em 1986, para 74,2%, em 1999, e 72,9%, em 2013. A pesquisa revela que esse adiamento da entrada no mercado de trabalho está associada a uma maior frequência à escola e ao aumento do nível de escolaridade. Quase metade dos jovens de 16 a 24 anos (48,6%) só trabalhavam no período de 1986 a 1987, taxa que diminuiu para 39,1%, entre 2012 e 2013. A redução também é expressiva na faixa entre 16 e 18 anos (de 31,4% para 14,1%). Outro indicador relevante é a queda da parcela de jovens de 16 a 24 anos que não estudam nem trabalham (de 14,9% para 11,5%).
                                Foto: Divulgação                            A obra de maior urgência para o município de Brumado só não foi executada pela defasagem e por erros no projeto enviado pela Embasa ao Ministério das Cidades. Esta informação bombástica foi obtida pelo prefeito Aguiberto Lima Dias na manhã desta quarta-feira (10) em Brasília, a qual foi passada pelo gerente de Águas e Esgoto do referido ministério, Hélio José de Freitas, que detalhou todo o contexto ao gestor brumadense, que ficou estarrecido com as novas informações. O chefe do executivo brumadense, foi a Brasília acompanhado do assessor especial Amarildo Bonfim, onde encontrou o deputado federal Erivelton Santana para cumprir sua agenda de trabalho e obter novos recursos para o município, sendo que o esgotamento sanitário estaria no topo da pauta, pois é considerado “prioridade das prioridades”. Sua ida ao Ministério das Cidades, que a princípio era muito otimista quanto a boas novas sobre o projeto do esgotamento sanitário, acabou se revertendo em frustração ao receber as informações pelo gerente Hélio Freitas, que explicou que o projeto enviado pela Embasa era muito desatualizado, pois era datado do ano de 2.000, ou seja, com 14 anos de atraso, sendo que no mesmo haviam erros grotescos, o que fez com que os recursos não pudessem ser liberados. O prefeito Aguiberto, mesmo diante do choque que as informações causaram, garantiu ao Brumado Urgente por telefone que “não vamos descansar enquanto não vermos a execução desse projeto primordial para Brumado que é o esgotamento sanitário”. Ele ainda declarou que “é realmente lamentável termos o conhecimento que a falta de atualização do projeto, o qual segundo o gerente do Ministério das Cidades era cheio de erros grotescos, o que acabou impedindo a execução do esgotamento sanitário de Brumado. Agora só nos resta unirmos forças e buscar a reversão desta situação, com a apresentação de um projeto atualizado, o qual, garanto, terá todo o nosso acompanhamento.
                                Foto: Reprodução                            Atacante do Vitória, o brumadense Alan Pinheiro pode ser contratado por um clube japonês. Segundo Carlos Falcão, presidente do Rubro-Negro, já existe uma proposta, mas a mesma precisa ser formalizada. “Se for formalizada, ele deve ser novamente emprestado”, disse Falcão em entrevista ao Bahia Notícias. O procurador do atleta, Otacílio Lima, confirmou o interesse do clube japonês, mas não deu mais detalhes. Nesta temporada pelo Leão, o atleta disputou oito partidas e marcou dois gols. Em agosto foi emprestado para o ASA (AL), onde disputou a Série C e atuou em seis jogos.
A renda da agricultura familiar está em queda em Brumado e os produtores estão com dificuldades para manter as plantações por conta da falta da linha de crédito para as lavouras. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, apontou que os agentes financeiros estão dificultando a vida do produtor rural por conta da burocracia e não liberação da linha de crédito para o setor. O conselheiro destacou que no município a linha de crédito do governo está apenas na propaganda, pois os bancos, principalmente o Banco do Brasil, não tem financiado o crédito aos pequenos produtores alegando que o índice de inadimplência do município está acima da regra de créditos. “O que está no papel não é o que se vê na prática. Há muitos anos que o Banco do Brasil em Brumado não financia com a desculpa de que há uma inadimplência acima de 5% no município, no entanto, o Banco do Nordeste está emprestando”, informou Gilberto, questionando onde estaria os R$ 24 milhões da propaganda do governo.
As cobranças do conselheiro foram corroboradas pelo presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Leite de Brumado, Antônio Leite. Ele afirmou que a queda na lavoura tem atingindo diretamente a economia da cidade. “Tínhamos quatro usinas algodoeira em Brumado e hoje estão todas fechadas e o plantio do feijão tem sido apenas para o consumo próprio das famílias”, citou Leite. Ele ainda apontou o programa Bolsa Família como vilão no sentido de manter alguns produtores acomodados. “Algumas pessoas ficaram acomodadas com o Bolsa Família e com isso estão abandonando as lavouras. O programa deveria não apenas dar o peixe, mas incentivar o beneficiado a pescar. O benefício do programa é muito pouco e as comunidades estão perdendo muito com a baixa produtividade no campo”, concluiu ele.
Hoje (10), o deputado federal Arthur Oliveira Maia (SD/BA) assume a liderança do Partido Solidariedade na Câmara dos Deputados. Ele ocupará o lugar de Fernando Francischini (SD/PR), que pediu licença para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na época em que o Partido Solidariedade foi criado, em setembro de 2013, Maia havia sido escolhido como o 1º vice-líder. Desde então, vem exercendo o papel de interlocutor da sigla junto ao Palácio do Planalto. Agora, ele passa a comandar a bancada, orientar a discussão e a votação de propostas, participar da definição da pauta de votações, além de representar o partido nas negociações junto à Mesa Diretora, aos demais líderes e às comissões da Casa. “Vou continuar trabalhando para que o Solidariedade atue na Câmara em defesa dos interesses do Brasil e permaneça firme na missão de cobrar do Governo Federal mais transparência e eficiência com a coisa pública. Assumo com honradez a cadeira, que foi do nobre colega Francischini desde a criação do partido, e me comprometo a trabalhar de maneira digna e competente cobrando do Estado mais responsabilidade e mais empenho para ajudar o Brasil a crescer e a prosperar”, afirmou ele.
                                Foto: José Marques/ Secom-PB                            Os governadores do Nordeste solicitaram formalmente nesta terça-feira (9) a votação do mérito da ADIN 4917, que permite que a Lei dos Royalties do Petróleo entre em vigor. O pedido está listado na Carta dos Governadores do Eleitos do Nordeste, documento final do Encontro de Governadores realizado nesta terça-feira em João Pessoa, capital da Paraíba. O evento aconteceu Centro de Conveções de João Pessoa e a meta era discutir uma pauta única para a região. Os governadores que vão assumir a gestão dos estados nordestinos em 2015 participaram. Além do anfitrião Ricardo Coutinho (PSB), que foi reeleito governador da Paraíba, também participaram Camilo Santana (PT), do Ceará; Robinson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte; Renan Filho (PMDB), de Alagoas; Rui Costa (PT), da Bahia; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Flávio Dino (PC do B), Maranhão; e Wellington Dias (PT), do Piauí. Também participou o vice-governador Belivaldo Chagas Silva (PSB), de Sergipe. A carta elaborada pelos participantes do encontro pontua 15 questões relacionadas a diversos aspectos e anuncia a recriação do Fórum dos Governadores do Nordeste. “Entendemos que o diálogo interfederativo é um passo importante e decisivo para ajudar a tornar o Nordeste mais forte, mais igual e mais justo”, diz a carta. As informações são do G1.
                                Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias                            Moradores da cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, encaminharam nota à redação do site Brumado Notícias denunciando as condições precárias de funcionamento da delegacia da cidade. Eles relataram que há apenas o delegado e um escrivão para tomarem conta dos oito custodiados na cadeia. A indignação dos familiares e amigos de alguns presos aumentou devido ao cancelamento das visitas nesta quarta-feira (10). “O estado engessou os braços no que tange à segurança pública. Essa cadeia não oferece condições nem para os presos e muito menos para o delegado e o escrivão que lá estão. Se providências não forem tomadas, vamos acionar a justiça apelando pela interdição dessa delegacia, que sem pessoal para trabalhar está sendo de pouca valia para nossa comunidade”, diz a nota. A nossa reportagem entrou em contato com o delegado da cidade, Fábio Lago, mas o mesmo preferiu não comentar o assunto. “Sou apenas um servidor, quem toma as medidas é o estado com a secretaria de segurança pública. Não tenho autorização para falar do assunto”, disse ele. Segundo apurou a nossa reportagem, o mesmo delegado responde ainda pela delegacia de Aracatu. Procurado para comentar o caso, o delegado regional Leonardo Rabelo se limitou a dizer que o problema existe e que não é novidade. Ele aguarda com grande expectativa a designação de novos delegados, investigadores e escrivães, aprovados em concurso público para regional da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, que abrange 21 municípios, o que amenizaria, segundo Rabelo, o problema do baixo contingente.
                                Foto: Reprodução                            Nesta quarta-feira (10), o pagamento do 13º salário dos servidores públicos da Prefeitura de Guanambi já está disponível. A primeira parcela havia sido paga no mês de outubro. Segundo a prefeitura, o pagamento foi antecipado com o intuito de que os funcionários possam realizar as compras de fim de ano. Além do 13º, a prefeitura também efetuará o pagamento do salário de dezembro antes do Natal. O gestor do município, Charles Fernandes (PP), disse que a antecipação demonstra o controle das finanças públicas em sua administração. “Estabelecemos desde o início da nossa gestão um planejamento eficaz, o que nos permite manter todos os nossos compromissos em dia, seja com o funcionalismo ou com os fornecedores”, avaliou ele.
                                                            Segundo a comissão organizadora do Maracubom, festa realizada na cidade de Livramento de Nossa Senhora, o evento será monitorado com o objetivo de dar mais segurança aos foliões. As câmaras de alta resolução serão instaladas em todo o perímetro do Parque de Exposição. Além disso, profissionais treinados foram contratados para acompanhar as imagens e duas equipes de seguranças para circular na festa. Na entrada do evento, também haverá revista com detectores de metais. Neste ano, o Maracubom acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro, no Parque de Vaquejada Tio Dedé. Em sua décima edição, a festa conta com atrações de peso, como: Psirico, Léo Santana, Duas Medidas, Kit Ilusão, A Turma da Bregadeira, Renan Moreira e Swing do Maluco.
                                Foto: Reprodução                            Uma grande mobilização deve ser realizada hoje (10), na Câmara dos Deputados, por representantes de organizações sociais. O grupo quer evitar a aprovação do projeto de lei (PL 3.122/12), que regulamenta aquisição e circulação de armas de fogo e munições no país e revoga pontos polêmicos do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Conhecida como Estatuto das Armas de Fogo, a proposta foi apresentada pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que argumenta que a redução de 90% no comércio de armas de fogo e munição pós Estatuto do Desarmamento não refletiu na redução dos homicídios no Brasil. De acordo com a Agência Brasil, a proposta reduz de 25 anos para 21 anos a idade mínima para porte de armas, retira a exigência de justificativa da Polícia Federal e amplia de seis para nove o número de armas de fogo por cidadão. O projeto também eleva a quantidade de munições permitidas anualmente: passaria das atuais 50 por arma para 50 munições mensais, podendo atingir 5,4 mil munições por ano caso o comprador tenha o número máximo de armas.
                                Foto: Arquivo Pessoal                            Na última terça-feira (09), Rosângela Dias Prado, de 30 anos, desapareceu quando saía de casa para trabalhar no Hospital Municipal de Condeúba, no sudoeste baiano. A família acredita que ela tenha sido vítima de um sequestro. De acordo com o Jornal Folha de Condeúba, Rosângela teria entrado em contato com a família através do próprio celular. Nas ligações, ela diz que está trancada em um quarto e teve seus cartões e documentos roubados. Apesar da suspeita de sequestro, nenhum dinheiro foi pedido como resgate. Familiares da vítima dizem que têm um suspeito. A polícia já está investigando o caso.
Em recente pronunciamento, o governador eleito, Rui Costa (PT), falou sobre a possibilidade de extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e implantação dos núcleos de apoio do estado. Em Brumado, os funcionários da 19ª Dires estão preocupados com a notícia. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o sanitarista Marcelo Rocha falou sobre a mobilização dos funcionários do órgão, que lutam pela permanência da regional no município. Segundo Rocha, a cidade tem muito a perder caso a proposta, que será votada nesta quarta-feira (10), seja aprovada. Ele ressaltou que a Dires de Brumado tem 29 anos de existência e que a cidade é carente de serviços. “A Dires de Brumado abrange 13 municípios. Além disso, na cidade está instalada a sede da regional de saúde, composta pela Dires de Brumado e Boquira - essa região tem 21 municípios, onde residem 421 mil pessoas. Estamos falando de uma região muito importante e que não pode ser esquecida pelo governo do estado”, destacou o sanitarista. Rocha também salientou que a Dires local oferece serviços de excelência para a região: são quase três mil pacientes atendidos na diretoria com medicamentos de alto custo.
Segundo o sanitarista, com a extinção do órgão, esses pacientes terão que se deslocar para outros centros em busca desses medicamentos. Além disso, há na Dires um laboratório que controla a qualidade da água de consumo humano. Esse laboratório atende 04 Dires (Brumado, Boquira, Caetité e Guanambi). É uma população de quase 1 milhão de habitantes beneficiada por essa análise da água. “Se esse laboratório se localizasse em Salvador, essa análise da água seria inviabilizada”, completou ele, chamando a atenção para o fato de que os municípios ainda não tem condições de seguir sem as Diretorias Regionais de Saúde. Os funcionários da 19ª Dires estão elaborando uma carta que será encaminhada ao governo do estado. No documento, eles defendem que os Núcleos Regionais de Saúde, que vão substituir as Dires, sejam 27 no total, que corresponde ao desenho das regiões de saúde do estado. Segundo ele, com 27 núcleos, a Dires de Brumado seria mantida.
Começou a chegar uma remessa de mais 40 cisternas de polietileno no município de Brumado através do Programa Água Para Todos. O secretário de recursos hídricos, Frederico Neves, esclareceu ao site Brumado Notícias que as cisternas serão entregues as famílias cadastradas no programa. O secretário disse ainda que, mesmo com a nova remessa, ainda é lenta a entrega do material na região do município, pois, segundo ele, “a liberação das cisternas passa por um processo burocrático do próprio programa e, com isso, a secretaria está buscando a flexibilização dos tramites para conseguir captar mais cisternas no intuito de atender um maior número de famílias”. As cisternas são utilizadas na maior parte por famílias de comunidades rurais para captação de água da chuva.
De responsabilidade de Guilherme Menezes de Andrade (PT), as contas da prefeitura de Vitória da Conquista, referentes ao exercício de 2013, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Durante a sessão desta terça-feira (09), o gestor foi multado em R$ 5 mil pelas irregularidades remanescentes no parecer, entre as quais a abertura de créditos adicionais suplementares sem a existência dos recursos correspondentes. A relatoria determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor. No exercício de 2013, o município apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$ 468.290.061,81 e realizou despesas no montante de R$ 475.096.792,02, resultando em um déficit orçamentário de R$ 6.806.730,21. Ainda cabe recuso da decisão.
                                Veículos sem condições de uso estariam sendo abastecidos. (Foto: Euvaldo Rebouças/Brumado Notícias).                            Em denúncia apresentada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Ministério Público Estadual e Federal, a Presidente da Câmara Municipal de Ibiassucê, Maria de Lourdes Brito (PSB), relatou no último dia 05 uma série de irregularidades no município, administrado pelo prefeito Manoel Adelino Gomes de Andrade (PT), o Neto. Segundo disse Maria de Lourdes ao site Brumado Notícias, as irregularidades teriam sido verificadas ao longo das inspeções mensais efetuadas nas contas do executivo pelos vereadores.
                                Gasto contabilizado com materiais de construção para reforma da ponte dos trajanos, continua sem condições de tráfego. (Foto: Euvaldo Rebouças/Brumado Notícias).                            A denúncia aponta o abastecimento, alinhamento e balanceamento de carros que estão sem condições de uso, sucateados, estacionados no Parque de Exposições; o gasto contabilizado com materiais de construção para reforma da ponte dos trajanos, a qual, de acordo com a presidente, continua sem condições de tráfego, colocando em risco à população; gasto de combustível com ônibus da educação - Maria de Loudes disse que o mesmo faz parte do contrato de terceirização da educação com a empresa Transeg, ou seja, deveria ser abastecido pela empresa terceirizada e não pela prefeitura. A nossa reportagem buscou contatos com a prefeitura de Ibiassucê, mas os telefonemas não foram atendidos.
O município de Brumado começou a receber as primeiras remessas dos materiais que serão utilizados na construção do prédio do complexo penal. Duas carretas descarregaram os 19 primeiros pilares pré-moldados de concreto e ferro que darão sustentação às paredes do presídio. Nos próximos dias, outras remessas serão entregues na cidade. As obras só devem ser reiniciadas no período da primeira quinzena de janeiro de 2015.
                                Foto: Reprodução/TV Bahia                            Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a moradora de São Paulo que aguardava há dois meses por uma cirurgia na coluna no Hospital Regional de Vitória da Conquista, deve realizar o procedimento para esta quarta-feira (10), em unidade de Salvador. Mirla Maria Rios e o marido, o caminhoneiro Raimundo Albuquerque, sofreram um acidente de carro no mês de outubro, na BR-116. Ele sofreu ferimentos leves, enquanto Mirla se machucou gravemente. A demora para realização da operação ocorreu porque o hospital onde a mulher estava internada, em Conquista, não tinha suporte para fazer o procedimento cirúrgico e Mirla não conseguia vagas em unidades da capital. O marido da paciente disse ao G1 que na última sexta-feira ( 6) ela conseguiu uma vaga no Hospital Manoel Vitorino, em Salvador.
                                Foto: Reprodução                            Após quinze dias de internação, no início da tarde de hoje (09), o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 74 anos, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Pelé havia sido hospitalizado no dia 24 de novembro com quadro de infecção urinária. No dia 13 de novembro, ele chegou a ser submetido a uma cirurgia para retirada de cálculos renais. Durante os exames, os médicos constataram que o problema era causado por cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução do fluxo urinário. Ele teve alta no dia 15, dois dias depois da operação.
                                Foto: Divulgação                            Por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, o governo de Caculé realizou na última sexta-feira (05) uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar à comunidade o Plano Municipal de Educação (PME) e adequar suas metas e estratégias. Estiveram presentes na ocasião a Representante da Secretaria do Estado (PROAM), Mirian Oliveira Rotondano, o prefeito de Caculé, Beto Maradona, a Primeira-Dama, Maria das Graças de Souza Alves Neves, a presidente da Câmara de Vereadores, Sônia do Carmo Neves Santana, o Padre Gilvan Pereira Rodrigues, a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, Profissionais da Educação e alunos. A reunião contou com apresentação do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Educação Especial, além do Ensino Médio e Superior. O encontro também discorreu sobre a Valorização dos Profissionais da Educação finalizando as apresentações da Audiência.
                                Foto: Divulgação                            O artista brumadense Luciano Pauferro esteve no Rio de Janeiro, no dia 20 de novembro, na Câmara Municipal de Macaé. No local, ele recebeu da prefeitura do município de Macaé, através da Coordenadoria da Extraordinária de Igualdade Racial, a Medalha de Honra ao Mérito Carucango na categoria Cultura. O evento está em sua segunda edição, a qual homenageia a memória de um grande líder negro quilombola da Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Em sua página pessoal na internet, Luciano Pauferro disse que ficou lisonjeado com a homenagem. “Fico lisonjeado por começar a fazer parte deste povo, desta cultura, desta cidade que me acolheu e continua me acolhendo como se filho legítimo fosse”, escreveu ele. A medalha é uma premiação que visa homenagear pessoas e/ou instituições que ao longo no ano apresentaram ações voltadas para a valorização e a promoção da igualdade racial.
A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na segunda-feira (08), que reelegeu o presidente Alessandro Lôbo (PSL), teve um momento festivo com a solenidade de inauguração da iluminação e ornamentação natalina na praça da Câmara. Durante o ato inaugural, Lôbo aproveitou para deixar uma mensagem de final de ano do legislativo local.
“Foi um ano de muitas batalhas e conquistas, votamos projetos, emendas, indicações e tudo buscando sempre um alinhamento com o executivo no intuito de melhorar os assuntos de interesse da comunidade. Esperamos que, mesmo com a projeção de uma grande recessão, o ano de 2015 seja de muitas realizações para a comunidade brumadense. Que nós possamos contribuir de comum acordo pelos anseios da nossa terra. Feliz Natal e um 2015 de muita paz, alegria e saúde a todos”, disse Lôbo em entrevista ao site Brumado Notícias.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            
                                            Em plena campanha salarial coordenada pela direção do Sindmineradores, os trabalhadores das empresas mineradoras ainda não conseguiram fechar o ACT 2014/2015. A direção do Sindmineradores esteve nesta manhã na portaria da Ibar Nordeste convocando os trabalhadores para a assembleia da próxima quarta-feira (10), às 19h, no clube da entidade. Segundo a diretoria do Sindmine, “nos últimos anos a direção da Ibar tem adotado uma política de discriminação em relação aos seus funcionários da unidade de Brumado, parecendo aquela coisa nojenta dos paulistas que não gostam dos nordestinos, como ficou claro nas últimas eleições presidenciais, pois a empresa, mesmo tendo seus lucros aumentados a cada ano, tem concedido o reajuste salarial abaixo do praticado em sua unidade em Poá, São Paulo”. “É uma discriminação inaceitável”, disse o diretor do Sindmine, Gilberto Leite. Para o vice-presidente do Sindmine, Édio Pereira, “a Ibar tem se comportado também como uma filial da Magnesita, em Brumado, vez que na mesa de negociação, a empresa faz questão de afirmar que vai aguardar o desfecho das negociações com a Magnesita para apresentar a sua proposta final aos seus trabalhadores. A direção do sindicato salientou que irá repudiar a postura da Ibar na assembleia com os trabalhadores e propor greve por tempo indeterminado fim de forçar a empresa a apresentar uma proposta aceitável. As negociações com a Magnesita serão retomadas na próxima quinta-feira (11).