Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

21/Set/2017 - 08h00

Brumado: Acúmulo na Barragem de Cristalândia baixa 1,5 m, mas volume é considerado confortável

Brumado: Acúmulo na Barragem de Cristalândia baixa 1,5 m, mas volume é considerado confortável Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O acúmulo de água na Barragem de Cristalândia, que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, baixou 1,5 m, mas o volume ainda é considerado confortável, conforme apurado pelo site Achei Sudoeste. A barragem, que soma 17 metros de profundidade na sua cabeceira, perfazendo um acúmulo de mais de 16 milhões de metros cúbicos de água, está de pouco mais de 15 metros do nível máximo. Em comparação ao mesmo período de 2016, que apresentava a perda preocupante de pouco mais de 4 metros do seu volume, a situação atual no manancial é considerada até o momento dentro da normalidade, levando em consideração que, além do fornecimento aos dois municípios, ainda é feita constantemente a descarga ecológica, a qual mantém a perenidade do Rio das Contas. A realidade ainda não preocupa a Embasa com relação aos efeitos do prolongado período de estiagem - o município mantém um decreto emergencial de seca há mais de uma década. A expectativa é que ocorram as esperadas “chuvas do umbu”, que são registradas sempre entre os meses de outubro e dezembro, o que deverá recuperar a capacidade máxima da barragem.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo