Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Presidente Jânio Quadros: Professor diz que prefeitura mente ao negar corte no salário Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Presidente Jânio Quadros, Lélio Alves Brito Júnior (PL), negou que a prefeitura tenha realizado um corte salarial de 20% em face dos professores da rede pública de ensino, tal como havia sido denunciado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, Marcos Neri (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Neri voltou a dizer que a prefeitura cortou, em média, 20% do salário da categoria. Ele ainda lamentou que a gestão não esteja cumprindo com a sua função, que é cuidar do bem público e do servidor. “Ele cortou da nossa própria carne. Eu sou e estou professor deste município há 25 anos. Cortou, em média, R$ 1200, que equivale a 20% do nosso salário. Todos estão aqui muitos tristes”, afirmou. Segundo o sindicalista, a gestão está tentando enganar a população e a nota publicada pela prefeitura tem o objetivo de confundir as pessoas. O caso já foi judicializado e a categoria realizará uma assembleia na primeira quinzena do mês de junho para decidir sobre a possibilidade de deflagrar uma greve diante do impasse.

Brumado: Guardas Municipais participam da 18ª Marcha Azul Marinho em Brasília Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (31), uma caravana composta por cinco Guardas Civis Municipais de Brumado participou da 18ª Marcha Azul Marinho em Brasília. Ao site Achei Sudoeste, o guarda civil municipal Jerry Adriano informou que a GCM marcou presença no evento para reivindicar os direitos da entidade, como o piso nacional e o porte de armas. Adriano frisou que a GCM recebeu o apoio de deputados de diversos estados, que se colocaram a favor dos pleitos da categoria. Também presente na oportunidade, o guarda civil Agnaldo Augusto destacou que a entidade está sendo incluída no rol de instituições de segurança pública no país e daí a importância da liberação do porte de arma. “Está tudo bem encaminhado. É uma luta em prol da segurança nacional”, pontuou.

Guanambi registrou quatro óbitos por Covid-19 nos últimos 38 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado publicados para a imprensa na noite desta terça-feira (30), a cidade registrou quatro óbitos relacionados a Covid-19, o novo coronavírus, nos últimos 38 dias, o que dá uma média de um óbito a cada 9,5 dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em sua maioria, são de idosos acima de 80 anos de idade. O último óbito foi registrado na terça, se tratando de uma idosa de 84 anos que estava internada no Hospital Municipal. Segundo o último boletim epidemiológico, do mesmo dia, Guanambi está com treze casos ativos de Covid-19, apenas uma pessoa internada e no total, 152 pessoas vieram a óbito devido a doença.

Homem que guardava várias peças de moto em sua residência é preso em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (31), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) recebeu informações de que havia uma moto escondida em um terreno localizado no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. As informações são da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Com o apoio de uma equipe da Rondesp Sudoeste, a polícia foi até o local exato informado, onde encontrou um homem que tentou fugir ao perceber a presença da guarnição. Ele foi contido e identificado. Trata-se de Geovane Braga de Oliveira, 30 anos. Nos fundos de sua residência, foram apreendidas várias peças de moto, incluindo uma etiqueta com o número do chassi de um veículo furtado. Diante da situação, o suspeito e o material encontrado foram conduzidos e apresentados à autoridade policial para adoção das medidas legais cabíveis.

Caetité: Corpo de idosa é encontrado dentro de casa em avançado estado de decomposição Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, uma idosa de 70 anos foi encontrada morta dentro de sua residência na Rua Vale do Jordão, no Alto do Cristo. A polícia militar foi acionada ao local na última terça-feira (30), por volta de 15h, e precisou arrombar a porta da casa, onde o corpo foi achado em avançado estado de decomposição. O nome da idosa ainda não foi divulgado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também esteve no local para investigar a causa da morte. O caso foi registrado como morte suspeita e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Suspeito de praticar furtos na cidade de Brumado é preso pela Polícia Civil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta quarta-feira (31), a Polícia Civil, através da Delegacia Territorial de Brumado, cumpriu mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de ter envolvimento na prática de furtos ocorridos recentemente na cidade. Durante a diligência, foram encontradas e recuperadas 02 furadeiras e 01 retífica que tinham sido furtadas no último dia 29 de maio deste ano, no Bairro Rodoviário. Também foi apreendida pequena quantidade de substância análoga à maconha. O suspeito foi preso em flagrante delito pela prática do crime de receptação e posse de drogas para consumo pessoal. As investigações continuarão para identificar se ele também possui envolvimento na prática do crime de furto das ferramentas.

Guanambi: Prefeitura oferece plano odontológico para servidores municipais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Administração, firmou convênio com um consultório para oferecer plano odontológico para os servidores concursados, comissionados e contratados. O secretário de administração Marcelo Santana Pita explicou que a adesão ao plano é opcional. Além dos preços acessíveis, o plano odontológico pode ser aderido em caráter individual ou familiar. O valor mensal é de apenas R$ 18 por pessoa, o qual será descontado em folha após o servidor realizar a sua inscrição. O servidor interessado deverá procurar o setor de Recursos Humanos (RH) da prefeitura para fazer o seu cadastro. O plano odontológico oferece consultas, limpeza, emergência, raio-x, restauração em resina, canal, extração dentária e cirurgia simples.

Operação Pombo-Correio: Polícia de Brumado cumpre mandados em escritório de advocacia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (01), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, com o apoio da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), deflagrou a segunda fase da Operação Pombo-Correio na cidade de Vitória da Conquista. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência e no escritório de advocacia de uma advogada investigada e indiciada por integrar organização criminosa em coautoria com outra advogada que atua no município de Brumado. As investigações apontaram que ambas utilizaram de sua profissão para ter acesso ao Conjunto Penal de Brumado e transmitir informações de integrantes de facção criminosa/organização criminosa a pessoas em cumprimento de pena, o que caracteriza crime cuja pena de prisão é de até 08 anos. 

Operação Pombo-Correio: Polícia de Brumado cumpre mandados em escritório de advocacia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Foi identificado que a advogada de Vitória da Conquista orientava a colega sobre como deveria levar as mensagens para dentro do presídio. Ela instruía dizendo que era para “colocar em letras pequenas, escondidas em umas folhas”. Foram apreendidos celular, notebook e cadernos com anotações de interesse da investigação, os quais serão encaminhados para perícia. Não houve prisão e as indiciadas respondem em liberdade. A primeira fase da operação foi realizada no dia 24 de maio em Brumado (veja aqui).

Cidade de Macururé está há mais de dois anos sem registrar homicídio Foto: Divulgação/SSP-BA

A cidade de Macururé, no Norte baiano, não registra mortes violentas há 770 dias, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Outros municípios da mesma região também contabilizam um longo período sem contabilizar homicídios: Pedro Alexandre (514), Abaré (413), Várzea do Poço (212), Umburanas (139), Chorrochó (121) e Mirangaba (109). Somados, os números totalizam 2.236 dias sem crimes deste tipo computados. De acordo com a SSP, os resultados fazem parte das ações desenvolvidas pelas unidades subordinadas ao Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) e pelas 16ª, 18ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins). Para o coronel Valter Araújo, comandante do CPR-N, o trabalho é intenso nas zonas urbana e rural. “Temos a Operação Distrito, a Ronda Rural entre outras estratégias contra o tráfico de drogas. Outro ponto é a união que temos com a Polícia Civil, além de gestores municipais”, destacou. A Polícia Militar cumpre as missões preventivas e ostensivas por meio das 24ª e 91ª Companhias Independentes da Polícias da Militar (CIPM), pelos 6º e 20º Batalhões da Polícias Militar (BPMs), além do apoio das Rondas Especiais (Rondesp) Norte, além do apoio das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Semiárido. O coordenador da 16ª Coorpin/Jacobina, Antônio Eduardo Santos Brito, que cobre cinco dessas cidades, informou que a Polícia Civil segue na realização do trabalho conjunto, planejando operações nas localidades, além do cumprimento de mandados contra traficantes e homicidas. Além dessas cidades, Ourolândia também não computou homicídios este ano.

Assessoria diz que Eduardo Vasconcelos lançará candidato a prefeito de Brumado em 2024 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Brumado divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (31) anunciando que Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) terá candidato ao executivo municipal nas eleições 2024. De acordo com a assessoria, o lançamento será feito somente no próximo ano. Durante sua live semanal, Vasconcelos foi questionado pelo secretário municipal de administração, Carlos Magno de Souza Novais (MDB), o Maguinho, sobre a sucessão em 2024. Segundo a nota, um forte e influente empresário da região, que não teve seu nome divulgado, ligou para o secretário perguntando sobre um possível lançamento de candidato a prefeito ainda este ano. “Eu gosto mesmo é de trabalhar. Vamos trabalhar e, no ano que vem, a gente fala em candidatura. Candidato, não é?”, disse o prefeito de Brumado. Lima continuou sua fala chamando a atenção para o fato de termos eleições a cada dois anos, sendo a eleição municipal “uma batalha” para a posição de prefeito. “Aqui em Brumado, por causa disso, aqui mal nós saímos de uma campanha presidencial, aí já começou a se falar na sucessão municipal. Espera aí gente. Inclusive eu cometi um erro de avaliação quando numa rádio aí, acho que foi até na rádio da câmara, me perguntaram sobre (e eu disse) a daqui a um mês ou dois eu vou anunciar. Eu acho que está cedo”, finalizou. Em maio deste ano, o site Achei Sudoeste divulgou matéria em que Vasconcelos pode não anunciar e nem apoiar candidato para a sucessão do seu cargo (veja aqui). Na Câmara Municipal, 6 de 8 vereadores da base aliada do chefe do executivo já estão com compromissos firmados para 2024 (veja aqui). Os parlamentares se movimentaram após conversas com Eduardo, em que o mesmo teria expressado o seu desejo de terminar a sua gestão e virar a página política. Durante os últimos dias, Lima tem sido pressionado por um de seus aliados a rever o seu posicionamento sobre a disputa do próximo ano.

PUBLICIDADE
Revitalle dispõe de atendimento psicológico para cuidado da saúde mental e emocional

Em Brumado, a Revitalle, odontologia e saúde, está comprometida em cuidar de todos os aspectos da saúde e bem-estar dos seus pacientes. A clínica acredita que cuidar da saúde mental e emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física e seus pacientes podem desfrutar dos benefícios do atendimento psicológico. Com a abordagem da psicóloga Bianca Amorim, você pode esperar um cuidado personalizado e efetivo para ajudá-lo a enfrentar questões emocionais que possam afetar a sua qualidade de vida. Entre em contato e agende uma consulta para começar a sua jornada de cuidados completos para a saúde e o bem-estar. Em Brumado, a clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 620, Centro. Agende sua consulta através do telefone (77) 99963-5729.

Presidente Jânio Quadros: Crianças não vão à escola por falta de monitor no transporte escolar Foto: Dalvan Nascimento/Achei Sudoeste

Na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 98 km de Brumado, pais de alunos estão proibindo os filhos de irem para escola por falta de monitores nos veículos do transporte escolar. O problema persiste desde o ano passado. Ao site Achei Sudoeste, Dalvan Souza Nascimento, que é pai de aluno, disse que a Secretaria Municipal de Educação prometeu que a situação seria resolvida e os monitores contratados, porém, o meio do ano letivo está se aproximando e o problema continua. Crianças de 4 e 7 anos são transportadas nos veículos sem qualquer supervisão. Segundo Dalvan, o motorista do ônibus já disse aos pais que não se responsabiliza por incidentes envolvendo os alunos no caso de uma freada brusca ou outro tipo de ocorrência. Nascimento denunciou que, além da ausência do monitor, os ônibus trafegam com capacidade superior a lotação, visto que transportam funcionários da prefeitura. “Os ônibus não possuem cinto, vai criança no colo de criança. Os mais velhos que cuidam dos menores. Tem hora que vai criança em pé porque os ônibus também carregam funcionários da prefeitura. O ônibus vai acima da lotação”, afirmou. Vale salientar que os servidores são transportados com autorização da própria gestão. Pais de alunos denunciaram o Município ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas ainda não há uma resposta. “A prefeitura fala que é perseguição política, que vão resolver o problema, mas até agora nada. Já estamos na metade do ano, vamos esperar até quando?”, questionou Dalvan. De acordo com Nascimento, os veículos não possuem cinto de segurança e os pequenos são supervisionados apenas pelos mais velhos. Em nota, a Secretaria de Educação do Município respondeu que são mais de 30 solicitações para monitoria protocoladas e o Município não tem condições de assumir a despesa, avaliada em um aumento de quase R$ 20 mil na folha de pagamento. “É importante salientar que não é obrigatória a matrícula das crianças menores de 4 anos, além de o fato dos pais terem assinado documento assumindo a responsabilidade de levarem as crianças até a creche”, escreveu.

PUBLICIDADE
Clínica Santa Clara dá dicas para manter organização no ambiente de trabalho

Especializada em saúde ocupacional, a Clínica Santa Clara destacou que, no ambiente de trabalho, é preciso ter a organização como prioridade. Segundo frisou, o acúmulo de obrigações pode deixar a organização da mesa de trabalho em segundo plano. A dica é manter a ordem no ambiente como prioridade em seu dia a dia. Procure incorporar iniciativas para que sua produção renda de forma crescente. À medida que você notar uma evolução, adote novas medidas de aprimoramento e incentive seu time a fazer o mesmo. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.       

Prefeitura de Guanambi divulga concursos públicos para preenchimento de 472 vagas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Guanambi, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município dois editais para realização de concursos públicos com 472 vagas. Os certames serão executados pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAM), a mesma instituição que realizou os concursos para agentes comunitários de saúde e de endemias e de professor e coordenador pedagógico. O período de inscrição é de 01/06/2013 a 18/07/2023 pelo site (clique aqui). A taxa é de R$ 125. Já o período de isenção é de 01/06/2013 a 07/06/2023. Um edital se refere aos cargos de Agente de Trânsito, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem – a prova será aplicada no dia 20/08/2023. O total de vagas é de 165. Já para o segundo edital, as vagas são para Analista de Controle Interno; Analista de Sistema; Arquiteto; Assistente Administrativo I; Assistente Social; Auditor Fiscal; Auxiliar de Saúde Bucal; Bibliotecário; Biomédico; Cirurgião-Dentista (Bucomaxilofacial); Cirurgião-Dentista (Endodontia); Contador; Educador Físico; Engenheiro Civil; Farmacêutico-Bioquímico; Fiscal de Obras; Fiscal Sanitário; Fiscal Tributário; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico; Médico Especialista; Médico Plantonista; Nutricionista; Odontólogo; Psicólogo; Técnico de Informática; Técnico em Laboratório; Técnico em Radiologia; Terapeuta Ocupacional; Topógrafo; Tradutor e Interprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras e Veterinário. São 307 vagas no total e a prova será aplicada no dia 10/09/2023.

PUBLICIDADE
Cevib cita hábitos que devem ser evitados para manutenção da saúde dos olhos

Para cuidar da saúde dos olhos, o Centro de Visão da Bahia (Cevib) destacou que é preciso estar atento e evitar alguns, como: passar muito tempo no computador ou celular, dormir de lente, coçar os olhos com frequência e não usar óculos de sol. Para uma consulta detalhada e mais orientações sobre a sua saúde ocular, ligue (77) 3441-6967 ou (77) 99929-6967 e agende um horário. O Cevib fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 175, Centro, em Brumado. Mantenha sempre os exames em dia.   

Bandidos espancam, dopam e roubam idoso em mais de R$ 40 mil na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 71 anos foi espancado, dopado e roubado por bandidos no Bairro Ovídio Teixeira, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, no último sábado (27). Hieront Batista de Oliveira foi surpreendido em sua residência por duas mulheres e outros meliantes. O idoso foi rendido, amordaçado e espancado para revelar onde estavam escondidos os objetos de valor e dinheiro. Em seguida, a vítima foi dopada. Os bandidos fugiram levando da casa 03 motos, 02 televisores, celular e uma quantia aproximada de R$ 14 mil em dinheiro. Os bens somam um total de quase R$ 40 mil. O idoso foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimetno (UPA) 24 horas de Caetité, na segunda-feira (29), com diversos hematomas pelo corpo e três costelas fraturadas. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, onde a investigação já foi iniciada, inclusive com a identificação dos possíveis autores do crime. A vítima continua internada em uma unidade de saúde da cidade se recuperando do trauma sofrido.

Sindicato dos Bancários protesta contra fechamento da agência do Itaú em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A agência do banco Itaú será fechada na cidade de Brumado no dia 12 de junho (veja aqui). Ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, disse que o fechamento não condiz com o histórico do banco nos últimos anos, tendo em vista que o Itaú possui o maior índice de lucratividade do país. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre do ano, segundo Viana, o banco já apresentou um lucro de mais de R$ 8 bilhões, marca considerada um recorde histórico para esse período. “É uma prática do banco que não condiz com o que ele vem apresentando financeiramente, já que é uma agência que apresenta resultados positivos para o banco. A nível nacional também o banco vem apresentando recordes e recordes de lucro”, afirmou. Viana acredita que o banco esteja querendo forçar os clientes a utilizarem o atendimento virtual, bem como aumentar a sua lucratividade através do fechamento da agência e da demissão dos funcionários. O fechamento, segundo Viana, é uma decisão equivocada do banco que vai prejudicar a população e o próprio município, visto que retira da cidade uma circulação financeira importante.

Submetralhadora é apreendida com traficante em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma submetralhadora calibre 9 milímetros, munições e drogas foram apreendidas, na segunda-feira (29), por equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. Um traficante achado com o material acabou preso. Segundo o comandante da unidade, major Vagner Ribeiro Almeida, policiais faziam rondas no bairro Guarani, quando as manobras arriscadas de um veículo chamaram a atenção. Ao abordar o condutor, os PMs encontraram a submetralhadora, cinco carregadores, quase 200 munições, três balanças, uma máquina de cartão de crédito e um quilo de droga. O criminoso foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), juntamente com o veículo e os ilícitos apreendidos.

Prefeito de Guanambi exonera Diretor Geral e de Enfermagem do Samu 192 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União Brasil), segue realizando muitas mudanças em diversos setores de sua administração. Após mais de 20 (vinte) mudanças no seu secretariado e demais órgãos municipais, como SMTrans, Samu, Atenção Básica, Imprensa e muitos outros, desta vez, foram publicadas na edição do Diário Oficial do Município (DOM) na noite desta terça (30), as exonerações do Diretor Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sandro Santana Fernandes e da Diretora do Departamento de Enfermagem Andrea Chaves Silva Mendes. O Samu é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, gerida pelo médico Edson Luís Lélis Costa, o Dr. Luia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, conhecido como ‘Sandro Tamfox’, o agora ex-diretor é filho da ex-vereadora Ivanie Santana Fernandes (PSDB), aliada histórica do prefeito municipal. O novo Diretor Geral foi nomeado na mesma edição do Diário Oficial e será o profissional Márcio Kennedy da Silva Gomes, já o cargo do Departamento de Enfermagem, será ocupado pelo enfermeiro Thiago Felipe Aguiar Fausto. Recentemente, já tinha sido exonerado o Diretor Operacional Nilvan Patez da Silva. Um médico que fazia parte da equipe do Samu de Guanambi teve contrato rescindido, após ser acusado de cometer assédio sexual contra um operador de rádio, caso este que ganhou forte repercussão estadual (veja aqui).

Operação em Eunápolis apreende mais de meia tonelada de drogas Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma operação deflagrada pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis resultou, na terça-feira (30), na apreensão de 535 quilos de maconha, 11 kg de craque e 8 kg de cocaína. A droga estava enterrada em regiões de mata, na zona rural daquele município. Duas espingardas calibre 12, três carregadores de fuzil e 133 munições de diferentes calibres também foram apreendidas durante a ação. De acordo com o coordenador regional de Eunápolis, delegado Moisés Nunes Damasceno, o material apreendido pertence a um grupo criminoso com atuação na cidade, que está sendo investigado. “Nenhum integrante do bando estava no local, mas seguimos com as diligências para identificar e prender todos os envolvidos. A disputa pelo tráfico de drogas no município tem resultado em enfrentamento entre duas quadrilhas, que disputam por territórios”, ressaltou Damasceno. “No início do mês, investigações em curso resultaram em transferências de internos do sistema prisional, apontados como lideranças desses dois grupos, para o regime disciplinar diferenciado, a ser cumprido no Conjunto Penal de Serrinha”, acrescentou o delegado.

Câmara de Brumado debate redução de carga horária para servidoras com filhos autistas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Brumado debateu o projeto de lei que prevê a redução de carga horária para servidoras com filhos autistas. A proposta foi apresentada pelo vereador Rubens Araújo (Podemos). Ao site Achei Sudoeste, a professora Elianar Guimarães, idealizadora do projeto Rede de Apoio às Famílias de Autistas de Brumado (Rafa B), explicou que a proposta já existe no âmbito federal, porém não é uma realidade no município. “É um direito concedido através de lei federal aos funcionários públicos para que haja uma redução de carga horária para aqueles que comprovarem o transtorno nos filhos ou cônjuges. O direito é dado sem prejuízo no salário”, salientou. Tendo conhecimento do recurso, Guimarães teve de acionar a justiça porque em Brumado, mesmo sendo lei federal, o direito não é assegurado por vias administrativas. Depois de dois anos, ela conseguiu que a justiça fosse feita. “Sou a primeira funcionária pública de Brumado a conseguir esse direito. Vim aqui esclarecer aos vereadores do que se trata a proposta e pedir o apoio de todos para aprovação desse projeto para que outras famílias não precisem pagar advogado para ter um direito assegurado”, afirmou. Para Elianar, não há justificativa plausível para que a Administração Municipal negue esse direito às famílias de autistas em Brumado.

Duas toneladas de salmão e pescados sem nota fiscal são apreendidos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PC


Duas toneladas do peixe salmão e outros pescados foram apreendidos na segunda-feira (29), depois de serem encontrados em uma carga de um caminhão em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, os alimentos não tinham nota fiscal. O dono da mercadoria já foi identificado. Ainda conforme as investigações, ele estava fornecendo e abastecendo vários restaurantes da cidade através da sonegação de impostos.  A apreensão aconteceu em uma área próxima à Avenida Juracy Magalhães, no momento que o caminhão descarregava as mercadorias. Havia dois tipos de pescados: os que tinham notas fiscais e os sonegados. Este segundo tipo ficava misturado com a carga legalizada. Segundo a Polícia Civil, a fraude pode ter acumulado milhões de reais ao longo dos últimos anos. O motorista do caminhão foi conduzido para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e confirmou o transporte da carga de peixes. Um inquérito foi instaurado para apurar o crime.
Samu 192 aponta falta de conscientização para redução de acidentes na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Passado o período pandêmico, a coordenadora do Samu 192 Regional em Brumado, Regina Coqueiro, destacou que os excessos voltaram a ser cometidos e os acidentes aumentaram na cidade e em toda região. Ao site Achei Sudoeste, Coqueiro disse que os acidentes graves estão sendo registrados com mais frequência, inclusive com a perda de muitas vidas. Neste mês de maio, segundo a coordenadora, apesar da realização da campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito, o número de acidentes, especialmente aos finais de semana, se manteve da mesma forma, não havendo nenhuma redução. “Acidentes de moto, colisões, capotamentos continuam acontecendo. A gente precisa procurar alguma forma de coibir esses acidentes. As pessoas precisam ter mais responsabilidade”, afirmou.

Pai é preso em flagrante por espancar a própria filha de 14 anos em Mairi Foto: Haeckel Dias/PC

Um homem acusado de agredir a própria filha, de 14 anos, foi preso em flagrante nesta terça-feira (30), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Mairi. Conforme informações, a menina é espancada desde os quatro anos e apresenta lesões pelo corpo. “O flagrante ocorreu após o comparecimento de membros do Conselho Tutelar, que informaram terem visto lesões nas pernas da menor, na manhã de hoje, provocadas pelo seu genitor, antes dela ir ao Colégio em que estuda”, explicou o titular da DT/Mairi, delegado Paulo Victor. Em seguida, o levantamento inicial realizado pelo Serviço de Investigação da delegacia detectou que a vítima vinha sofrendo agressões físicas desde os 4 anos como meio de “disciplina” por parte do genitor, afetando o psicológico da adolescente. O homem foi encaminhado para a custódia, onde segue preso. A mãe da adolescente também foi ouvida na unidade policial e ambas serão acolhidas pelos órgãos de proteção à mulher do município.

Vereador comemora aprovação do projeto que inclui Libras na grade curricular em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto de Lei nº 017/2023, de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), que dispõe sobre a inclusão da disciplina Libras - Língua Brasileira de Sinais como componente da grade curricular nas escolas públicas municipais de Brumado, foi aprovado por unanimidade durante a sessão legislativa realizada nesta segunda-feira (29). Ao site Achei Sudoeste, o vereador disse que a inserção da disciplina no currículo das escolas possibilita, de fato, incluir os deficientes auditivos na sociedade. “Se esse projeto tivesse sido colocado em prática há 20 anos atrás, imagine como a nossa sociedade seria totalmente diferente. As pessoas com deficiência auditiva não teriam dificuldades de convivência”, afirmou. Embora a Libras seja a segunda língua oficial do país, Amarildo lamentou que ela ainda não tenha o mesmo espaço que o inglês e o espanhol, por exemplo. Com o projeto, o parlamentar espera que a Língua Brasileira de Sinais seja uma realidade de fácil acesso no município. “Pra uma mãe que tem uma criança com deficiência auditiva em casa e que não sabe a Libras porque não teve oportunidade de aprender porque o Poder Público não ofereceu esse atendimento esse projeto é muito importante. É a inclusão das pessoas, uma questão de humanidade”, salientou. Agora, resta ao prefeito sancionar a proposta e colocá-la em prática nas escolas da rede pública.

Arquivo