Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Nov/2013 - 09h50

Oeste baiano: Praga na lavoura faz Ministério da Agricultura decretar estado de emergência

Oeste baiano: Praga na lavoura faz Ministério da Agricultura decretar estado de emergência O motivo é a praga Helicoverpa Armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. (Foto: David Short/Creative Commons).

Em razão dos estragos causados pela praga Helicoverpa Armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no oeste da Bahia. A declaração de emergência, que foi publicada na edição da última segunda-feira (04) do Diário Oficial da União, tem validade de um ano. O presente estado possibilita ao governo da Bahia a adoção de medidas emergenciais e eficazes no combate à praga, as quais serão providenciadas já nos próximos dias. A legislação prevê, inclusive, autorização para uso de agrotóxicos, mas não podem ser usados produtos que causem graves danos ao meio ambiente ou para os quais o Brasil não disponha de métodos de desativação de componentes. O Ministério da Agricultura também divulgou que 24 municípios do estado de Minas Gerais estão livres da praga Sigatoka negra, que atinge as folhas da bananeira. Com a concessão do status, sobe para 86 o total de municípios mineiros autorizados a comercializar plantas e frutos da bananeira para qualquer local do país. As informações são da Agência Brasil.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo