Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ricardo Lewandowski encerra três ações contra Lula que estavam suspensas Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o trancamento e encerramento de três ações da extinta Lava Jato e da Operação Zelotes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As investigações, que estavam suspensas, diziam respeito a doações da empreiteira Odebrecht ao Instituto Lula, à compra do terreno do instituto e a supostas irregularidades na compra de caças suecos para a Aeronáutica durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). As duas primeiras investigações estavam suspensas desde setembro de 2021 por ordem do STF. A apuração sobre um suposto tráfico de influência de Lula na aquisição dos caças F-39 Gripen havia sido suspensa em março do ano passado. As ações, que tramitavam na Justiça Federal em Brasília, foram encerradas. Na decisão, Lewandowski indicou que as provas apresentadas nas ações são ilegais. Segundo ele não há cabimento para que os processos continuem a tramitar. No texto, ele classificou as provas de “eivadas de vícios insanáveis e claramente desprovidas de lastro probatório mínimo”. A interrupção definitiva das investigações havia sido pedida pela defesa de Lula no processo de anulação das provas que constavam do acordo de leniência entre a Odebrecht e força-tarefa dos procuradores da Lava Jato no Ministério Público Federal. Os pedidos foram feitos com base em material apreendido pela Operação Spoofing da Polícia Federal, que prendeu um grupo de hackers que invadiram celulares de juízes e de procuradores da Lava Jato. “Examinado com verticalidade o mosaico fático-jurídico pormenorizadamente descrito acima, não concebo a existência de denúncias temerárias, sem o mínimo de elementos probatórios hígidos [salutares], e, ainda, sabidamente desprovidas de correlação legítima entre elas e fase pré-processual. Trata-se, em verdade, de imputações calcadas em provas contaminadas, que foram produzidas, custodiadas e utilizadas de forma ilícita e ilegítima, o que evidencia a ausência de justa causa para o seu prosseguimento”, escreveu Lewandowski na decisão.

Ciclone deixa 11 mortos na Nova Zelândia Foto: Lie Tu'imoala/Reuters

Ao menos 11 pessoas morreram na Nova Zelândia após a passagem do ciclone Gabrielle, há uma semana, informaram autoridades neste domingo (19). Entre os mortos está uma menina de 2 anos que foi arrastada pelas águas. De acordo com o G1, a tempestade deixou um rastro de destruição na Ilha Norte, uma das duas principais do país. Segundo o governo, mais de 6 mil pessoas são consideradas desaparecidas. Quase 10 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas e várias cidades continuam sem energia elétrica, água potável e comunicação. O governo informou que 62 mil casas em todo o país continuam sem eletricidade. De acordo com as administrações locais, há dezenas de estradas interditadas e comunidades isoladas. As cadeias de abastecimento estão interrompidas e muitas plantações foram destruídas. O ciclone atingiu a região mais ao norte da ilha em 12 de fevereiro e se espalhou pela costa leste, causando destruição. O primeiro-ministro Chris Hipkins chamou Gabrielle de “o maior desastre natural da Nova Zelândia neste século”. Ele assumiu o cargo há menos de um mês, após a renúncia da primeira-ministra Jacinda Ardern.

Prefeitura interdita parque que tem lagoa com agente causador da cólera em Feira de Santana Foto: Divulgação

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), decretou na tarde desta sexta-feira (17) a interdição total do Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira por tempo indeterminado depois que a bactéria causadora da cólera foi detectada na água da lagoa do equipamento. A medida foi oficializada através de decreto publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município. Na manhã desta sexta, o gestor municipal já havia anunciado a interdição da lagoa situada no equipamento por causa da constatação da contaminação da água pelo agente causador da cólera, o Vibrio cholerae. “Queremos evitar a presença de pessoas que possam se aproximar da lagoa e ter contato com a água. Peço a compreensão de todos e saliento que evitem contato com a água não só da lagoa do Parque Erivaldo Cerqueira, como também mananciais situados naquela região, e que também podem estar contaminados”, ressaltou Colbert. Após uma reunião realizada entre representantes das vigilâncias sanitária, epidemiológica e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi sugerida a interdição completa do Parque, o que foi acatado pelo prefeito. O órgão municipal divulgou a informação nesta sexta e solicitou que as pessoas que tiveram contato com a água ou ingeriram peixes do local prestem atenção nos sintomas da doença. A lagoa fica localizada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, um local onde os moradores costumam praticar esportes e fazer passeios ao ar livre. De acordo com a prefeitura, o local continua liberado para visitação, mas o entorno da lagoa foi isolado. O resultado que confirmou a presença da bactéria Vibrio Cholerae nas amostras de água foi liberado na quinta-feira (16), pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). As investigações foram iniciadas no dia 11 de fevereiro, depois que peixes começaram a aparecer mortos no local. A prefeitura ainda informou que as cepas isoladas serão enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise da patogenicidade, ou seja, a capacidade da bactéria causar doença. O prefeito da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos uma reunião, participarão de uma reunião para avaliar e discutir as próximas ações preventivas a serem adotadas.

Prefeito de Guanambi nomeia denunciado por fraudes no Glaucoma na secretaria de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Guanambi, Nilo Augusto Moraes Coelho (União Brasil), nomeou Manoel Paulo Fraga Rodrigues, para o cargo de Superintendência Administrativa Geral, da Secretaria Municipal de Saúde. Manoel já ocupou o cargo de secretário de saúde na gestão dos ex-prefeitos Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), hoje deputado federal e Jairo Silveira Magalhães (PSD). Em novembro de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação penal contra três médicos e o então secretário de saúde de Guanambi, por estelionato e falsificação de dados no Projeto Glaucoma, financiado pelo Ministério da Saúde com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) (veja aqui). Segundo o MPF, entre 2013 e 2017, a clínica alvo da ação chegou a receber R$ 9,4 milhões do SUS para atendimentos em Guanambi e em outros 30 municípios próximos. Porém, conforme demonstrado na denúncia, os médicos responsáveis colocaram em risco a saúde de pacientes, descumprindo diversos requisitos da Política Nacional de Atenção Oftalmológica e inserindo dados falsos no sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Essa atuação criminosa só foi possível com a postura omissa e conivente adotada pelo secretário municipal, responsável por credenciar, regular, controlar e avaliar a empresa.

Cartão de Jair Bolsonaro tem registro de vacina da Covid-19 Foto: Agência Brasil

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, afirmou nesta sexta (17), que é preciso concluir a apuração sobre a possibilidade de adulteração do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes de decidir por divulgar o documento ou manter o sigilo de cem anos imposto pelo governo passado. Como revelou o Estadão, a CGU está investigando se houve algum tipo de adulteração no cartão de vacinação virtual de Bolsonaro. Segundo a reportagem apurou, o processo apura se houve inserção ou mesmo retirada de dados do cartão do ex-presidente. Carvalho disse que existe no sistema do Ministério da Saúde um registro de vacinação de Bolsonaro contra covid-19 no dia 19 de julho de 2021 na UBS do Parque Peruche, em São Paulo. “Esse registro existe. Esse registro, se ele está no ofício da CGU, eu não tenho como negar”, afirmou o ministro em entrevista à CNN Brasil. Bolsonaro disse não ter se vacinado contra a Covid-19. Ele impôs sigilo de um século sobre o documento e alegou privacidade. Durante a pandemia, o então presidente questionou a eficácia da vacina e desestimulou a imunização.

Bancos não funcionam no feriadão de Carnaval Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os bancos não vão ter expediente durante o feriado de Carnaval, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias fecham na segunda-feira (20) e na terça-feira (21) de Carnaval. Já na Quarta-Feira de Cinzas (22), o atendimento ao público começa às 12h (horário local), e o encerramento segue o horário habitual de fechamento, no município. Contas de consumo – como de água, energia e telefone –, e os boletos com vencimento em 20 e 21 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo de juros e multa, no dia útil seguinte, que será a Quarta-Feira de Cinzas. Já os tributos, normalmente já tem as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. As operações do sistema de pagamento Pix estarão em pleno funcionamento, no período. A Febraban orienta os clientes a usarem, preferencialmente, os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamentos de contas nos dias de folia, quando não haverá expediente bancário nas agências.

Bell pede que PM não maltrate funcionário detido em bloco no Carnaval de Salvador Foto: Fred Pontes/Bahia Notícias

O cantor Bell Marques levou um susto na noite desta sexta-feira (17): do alto do trio no bloco Vumbora, viu um de seus funcionários ser detido pela Polícia Militar. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Nas imagens, Bell, que chegava a Ondina, parou o show para conversar com os PMs e pediu que não agredissem o homem. “Calma, deixa eu falar uma coisa. Ele trabalha para mim, ele é meu funcionário, dos melhores que tenho”. Em determinado momento, contudo, ele perdeu a paciência: “Não faça isso, senão vou ligar para o coronel agora. Não faça isso, porque não precisa. Pelo amor de Deus”. Bell defendeu ainda o trabalho da polícia, e disse que não sabia o que tinha acontecido para o funcionário ser detido, mas que acompanharia o caso assim que deixasse o trio. “Você vai com ele, pode deixar que depois vou lá. Mas não precisa maltratar, pelo amor de Deus. [...] Ok, fique tranquilo, não sei o que houve, eu confio em você”. “A polícia está cumprindo o papel deles, agora também não precisa exagerar. Por favor, policial, pode levar ele, que é uma pessoa muito tranquila, um dos melhores funcionários que tenho. Não precisa fazer isso”, reforçou.

Ibicoara: Homem é morto a tiros em posto de combustíveis na BA-900 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 49 anos, foi morto a tiros em um posto de combustíveis, na última quinta-feira (16), no povoado da Canjerana, na BA-900, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. O homem, de prenome Stênio, conhecido como Barriga, foi executado por dois homens a bordo de uma motocicleta. A motivação do crime ainda é desconhecida. A ocorrência foi atendida pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Stênio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. O corpo de Stênio foi enterrado nesta sexta-feira (17) em Ibicoara.

Suspeito de estupro contra crianças da família é preso em Carinhanha Foto: Divulgação/PC

Um homem de 38 anos foi preso preventivamente, nesta quinta-feira (16), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, como suspeito de estupro de vulnerável naquele município. O mandado cumprido é resultado de uma investigação da própria unidade. De acordo com o apurado, o homem tirava fotos das partes íntimas de enteadas, sobrinhas e filha quando estavam dormindo ou tomando banho. Os registros, quase 100, estavam armazenados no notebook do suspeito. O titular da DT, Zanderlan Fernandes, explica por que os atos do homem se enquadram no crime de estupro de vulnerável. “Para realizar as fotografias, ele tocava na parte íntima da criança a fim de afastar a roupa, o que já configura o ato libidinoso”, declarou o delegado. Além do delito citado, o suspeito também responderá pelos crimes de fotografar cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente; e armazenamento de fotografia, vídeo que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.

Brumado: Sem carnaval, Terminal Rodoviário registra queda de 50% no movimento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante da falta de festas de carnaval na cidade de Brumado, a procura por passagens de ônibus no Terminal Rodoviário do município registrou uma queda de 50%. Segundo o supervisor da empresa que administra o terminal, Douglas Rodrigues, desde o início da semana, o movimento tem sido abaixo da média. “A expectativa é que aumente a partir desta sexta-feira [17], mas não muito. Podemos ter uma média de duzentos passageiros por dia”, disse. Destinos que antes eram muito requisitados, como Rio de Contas, Salvador e São Paulo, tiveram poucos ônibus extras adicionados às frotas. Mesmo com a diminuição da procura, a expectativa até o fim de semana é que o número de viagens cresça.

Pastor é morto a tiros na frente de igreja em Santo Antônio de Jesus Foto: Reprodução/G1

Um pastor foi morto a tiros na porta da Igreja Batista Missionária Redenção, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Segundo o G1, o crime ocorreu na noite de quinta-feira (16) e até o momento ninguém foi preso. A vítima foi identificada como Marcos José Froz de Almeida, de 45 anos. Ainda segundo a polícia, ele foi socorrido para o Hospital Regional da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos se aproximaram em um veículo e atiraram várias vezes contra o religioso. Eles não foram identificados. A polícia não tem detalhes sobre a motivação do crime. A delegacia de Santo Antônio de Jesus investiga o caso.

46ª CIPM recebe reforço para garantir a segurança nos carnavais de Rio de Contas, Paramirim e Jussiape Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na área de abrangência da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) serão realizadas festas de carnaval nas cidades de Rio de Contas, Paramirim e Jussiape. Ao site Achei Sudoeste, o comandante Major Wagner Rocha disse que já está tudo encaminhado para que a PM possa garantir a segurança nos eventos. “Vamos receber reforço operacional de algumas unidades do sudoeste. Então, teremos um grande efetivo empregado nos eventos. Está tudo pronto apenas aguardando o início das festas”, salientou. O comandante adiantou que o maior número de policiais será direcionado para Rio de Contas, tendo em vista o grande público que se espera para o tradicional carnaval do município. “O foco maior é em Rio de Contas. A prefeitura fala em uma estimativa de público de 30 mil pessoas. A expectativa é muito grande para o carnaval da cidade pós-covid, mas já estamos com tudo planejado aqui, inclusive com a realização de um trabalho prévio justamente para termos um carnaval tranquilo”, assegurou.

Brumado: Fabrício Abrantes critica ausência da prefeitura em evento promovido pela CDL Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (14), o empresário Fabrício Abrantes marcou presença no 1º Fórum de Debates de Políticas Públicas no Comércio de Brumado, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Brumado. Na oportunidade, diversos comerciantes e prestadores de serviços debateram o futuro do comércio local e a importância das políticas públicas para o segmento. Apesar da importância da discussão, Abrantes criticou o fato de a prefeitura não ter enviado nenhum representante para participação no evento. “Sabemos que políticas públicas para o comércio dependem, principalmente, dos poderes executivo e legislativo, que devem firmar parcerias com a CDL para alavancar as vendas. Ao incentivar o comércio local, em parceria com a CDL, o Município promove a geração de empregos e melhora a sua economia”, afirmou. Após discutirem sobre a diminuição da carga tributária, desburocratização, facilidade de acesso a crédito nos bancos, aprendizagem profissional, cultura, lazer, turismo, saúde e bem-estar, Fabrício sugeriu a criação de uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos no município (veja aqui). “Se tivéssemos esta secretaria, o seu responsável já estaria neste importante evento nos ouvindo e implementando as políticas públicas para Brumado, mas, infelizmente, o atual gestor não comparece e sequer envia um representante. Essa gestão já não inova no presente e nem planeja o futuro de Brumado”, reiterou.  

Carnaval de Paramirim será recheado de muitas atrações na praça e no balneário Foto: Carla Luz/Achei Sudoeste

Já está tudo pronto para a festa de carnaval da cidade de Paramirim, a 123 km de Brumado. Assessora de comunicação do Município, Carla Luz disse que todos os munícipes e visitantes estão muito animados e com altas expectativas para realização do evento. Ao site Achei Sudoeste, Luz informou que a rede de hotelaria já está cheia e quase não há mais vagas em virtude da abertura da festa carnavalesca, que acontece nesta sexta-feira (17), às 17h. “Economicamente falando, as expectativas são muito boas. O movimento já está muito grande nas ruas. Esperamos um bom retorno econômico. Vai ser muito positivo”, pontuou. Serão cinco dias de folia na Praça Santo Antônio.

Carnaval de Paramirim será recheado de muitas atrações na praça e no balneário Foto: Carla Luz/Achei Sudoeste

Hoje, o evento terá início com um desfile à fantasia e marchinhas de carnaval no local. A partir de sábado (18), a festa começa às 18h com a realização de matinês. De domingo em diante, ao meio dia, shows ao vivo acontecem no balneário, incluindo do cantor Adelmário Coelho. Segundo Luz, a programação do evento está bem recheada para aguardar todos os tipos de públicos, dos mais novos aos mais idosos. “Ficamos dois anos sem carnaval por conta da pandemia e agora estamos realmente chegando com tudo. São sete atrações todos os dias. Tudo muito organizado e pra fazer um verdadeiro carnaval”, destacou.

Prefeitura e Câmara de Bom Jesus da Lapa são recomendadas a adequar Portal Transparência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes Dias, e ao presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Rêgo Filho, que realizem a implementação plena, nos sítios eletrônicos da Prefeitura e do Legislativo Municipal, do Portal Transparência. A orientação, do promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize, é para que as adequações sejam efetivadas no prazo de 120 dias. Ele também recomendou a implantação do serviço de informações ao cidadão nos sítios eletrônicos do Executivo e do Legislativo. Segundo o promotor de Justiça, relatório de análise técnica elaborado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Caopam) indicou que a Prefeitura e a Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa não cumprem, em sua plenitude, as exigências estabelecidas por lei com relação ao Portal da Transparência, “onde foram constatadas algumas inconformidades”. Paulo Zavarize recomendou que sejam divulgados no portal os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; prestações de contas; relatórios resumido de execução orçamentária e de gestão fiscal. Além disso, registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros e de despesas; informações relativas a procedimentos licitatórios; a remuneração dos agentes públicos; dentre outras informações previstas pela legislação. Na recomendação, o promotor destaca que a omissão dolosa na implementação do Portal da Transparência pode levar à configuração de ato de improbidade administrativa.

34ª CIPM reforça efetivo para apoiar carnaval de Rio de Contas e manter a segurança em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) reforçará a segurança durante o carnaval da cidade de Rio de Contas. Segundo a Major Leila Silva, comandante da entidade, policiais da 34ª CIPM serão enviados para auxiliar no policiamento do município, que faz parte da 46ª CIPM. Ao site Achei Sudoeste, Silva informou que, em Brumado, a PM fará a segurança em dois eventos pontuais no período, bem como estará nas ruas garantindo a paz da população. “Nós nos preocupamos em fazer o reforço no policiamento porque é um período em que as pessoas saem de suas casas, viajam, e a cidade fica mais esvaziada. Então, estamos fazendo uma operação específica para esse período para não deixar a cidade desguarnecida. Nesse período, sabemos que existe uma tendência de ações delituosas. Por isso, duplicamos o nosso efetivo, intensificando o policiamento”, afirmou.

Carnaval dos 300 promete ser o maior da história de Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, o carnaval irá marcar também o início das comemorações dos 300 anos da cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito do município, Cristiano Cardoso de Azevedo (PSB), detalhou que a festa contará com dois palcos na Praça da Matriz: um com músicas mais modernas e outro com as tradicionais marchinhas e músicas clássicas de axé. O evento terá ainda o famoso baile de fantasias, que já acontece nesta quinta-feira (16). “A expectativa é muito boa. São várias atrações para os foliões”, prometeu. A abertura oficial do carnaval de Rio de Contas será realizada na sexta-feira (17) com atrações de renome nacional. Para o gestor, a festa movimentará a economia do município, fomentando diversos segmentos, como rede hoteleira, comércio e restaurantes.

Alimentação e combustível representam 41% do orçamento dos brasileiros Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pesquisa sobre os Hábitos de Consumo no Brasil, feita pela Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do país, gerida pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, revela que os brasileiros destinam até 46% da renda doméstica para as contas de alimentação e combustível. A pesquisa reúne fontes de dados de 2020 até o final de 2022, considerando mais de 43 milhões de cartões ativos da marca e a média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras gerenciadas pela empresa, em todos os estados do país. Em relação aos gastos essenciais, por exemplo, alimentação e combustível mostraram peso de 41% no orçamento doméstico, para todas as faixas de renda, nos últimos 12 meses, em comparação aos 12 meses anteriores. Para os brasileiros de baixa renda a margem sobe para 46% no período, sendo que as compras presenciais, nessa faixa de renda, atingem quase 98%. Entre os mais ricos, alimentação e combustível têm peso de 26% no orçamento. Em relação às compras feitas no comércio eletrônico, a sondagem apurou que houve expansão de 44% nos gastos pelo público de maior renda após a pandemia do novo coronavírus. Enquanto os mais ricos e a classe média gastaram pelo menos R$ 199 por compra, na classe de menor poder aquisitivo, o valor caiu para R$ 59 por compra. O valor médio desse tipo de transações evoluiu 23% no período pesquisado. De acordo com a pesquisa, a opção por compras online é a favorita dos brasileiros de qualquer classe econômica, revelando que 91% das compras no comércio digital são feitas no crédito.

Sebrae vai implantar projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ainda neste ano, o Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), deve implantar no município de Brumado o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jéssica Lopes, gestora do Sebrae em Brumado, explicou que, através do projeto, os professores da rede pública municipal são treinados para multiplicar dentro das matérias do currículo básico a temática do empreendedorismo. “A gente consegue trabalhar do primeiro ao nono ano com problemas e com a prática de ações voltadas ao empreendedorismo”, afirmou. Ainda não há uma data previsto para o início das capacitações.

TJ-BA suspende prazos e obrigatoriedade de uso do novo uniforme da PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu os prazos e a obrigatoriedade do uso do novo uniforme da Polícia Militar. A decisão foi assinada pelo juiz Francisco de Oliveira Bispo, na terça-feira (14). No documento, o TJ-BA afirmou que a mudança de uniforme das tropas da PM foi anunciada no site do governo do estado sem “nenhuma notícia de realização de licitação pública para aquisição dos novos materiais”. Por meio de nota, a Polícia Militar disse que foi informada e que cumprirá a referida decisão.

'Brinque o Carnaval, mas não brinque com sua vida': PRE conscientiza foliões em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, o lema da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para a Operação Carnaval 2023 é “Brinque com o carnaval, mas não brinque com a sua vida”, cujo foco será o combate à embriaguez ao volante e a redução do número de acidentes nas rodovias do sudoeste baiano. Ao site Achei Sudoeste, o Capitão Marcos Farias, que representa a assessoria de comunicação da PRE, orientou que os motoristas não consumam bebidas alcoólicas se forem dirigir porque, conforme destacou, mais do que a questão punitiva, o mais importante é a vida. “Estaremos prontos e presentes 24h para servir à população e a todos os foliões para que não aconteça nenhum acidente”, pontuou.

Apresentador Sikêra é sedado após ser internado em hospital Foto: Divulgação

O apresentador da RedeTV! Sikêra Jr., 56 anos, foi sedado após ser internado em um hospital de Manaus (AM). Segundo Laura Peixoto, esposa do apresentador, ele foi diagnosticado com um quadro de otite severa bacteriana. “A gente viajou e, quando nós voltamos, devido à descida do avião, ele ficou com essa dor de ouvido. Passou um tempo e ele achou que iria melhorar, mas não melhorou”, disse. “Está com otite severa bacteriana. Como ele não é uma pessoa muito quieta, acharam melhor sedar para as medicações fazerem efeito e para que ele não queira fugir do hospital”, explicou. “Quero agradecer a todas as mensagens lindas, uma mais linda do que a outra. Em breve, quem vai estar conversando com vocês aqui é ele. Muito obrigada e continuem em oração”, pediu a mulher do apresentador do Alerta Nacional. Laura desmentiu que Sikêra esteja internado para tratar de outra doença mais grave. “Preciso pedir para não acreditarem nas maldades que dizem”.

Empresários cobram criação de secretaria de desenvolvimento econômico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante o primeiro fórum de debates de políticas públicas (veja aqui), realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sebrae em Brumado, os comerciantes e empreendedores cobraram a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico no município. Ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, presidente da CDL, disse que a proposta é interessante, visto que se cria um elo entre comércio, comerciantes e poder executivo. “Há necessidade de um diálogo maior e de um olhar mais atento do poder público para o comércio, que é fonte de emprego e renda”, pontuou. Estas e outras sugestões serão apresentadas ao poder público pela CDL.

Carnaval 2023 tem início em Salvador após entrega de chave da cidade do Rei Momo Foto: Fred Pontes/Bahia Notícias

Foi dada a largada: começou o Carnaval 2023 em Salvador. Após dois anos de espera, em decorrência da pandemia do coronavírus, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) entregou nesta quinta-feira (16) a chave da cidade ao Rei Momo durante cerimônia que marca a abertura do Carnaval de Salvador. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, a solenidade ocorreu no camarote Expresso 222, no circuito Dodô (Barra/Ondina). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve ao lado do prefeito. Após a entrega da chave, a cantora Ivete Sangalo iniciou a abertura da festa com um trio pipoca a. Depois de Ivete, a folia acontece com mais quatro atrações com o apoio da Prefeitura no circuito Dodô: Saulo, Claudia Leitte, Parangolé e Xanddy Harmonia. Este ano, serão mais de 1.000 atrações com o apoio da Prefeitura no Carnaval, sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e 400 nos palcos temáticos e nos bairros. Serão mais de 2.600 horas de música ao longo da folia.

Arquivo