Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

PF faz operação para combater garimpo ilegal na Terra Yanomami Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10) uma operação para combater o garimpo ilegal na terra indígena Yanomami. De acordo com o G1, a operação Libertação, tem como objetivo proteger a população Yanomami por meio da interrupção do garimpo ilegal. De acordo com a Polícia Federal, para impedir o garimpo ilegal, os agentes devem trabalhar em duas frentes: a inutilização da infraestrutura que sustenta o crime e a busca por provas. “O foco neste momento é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e efetiva retirada dos não indígenas da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos”, diz PF.

Livramento de Nossa Senhora: Indivíduo é preso com drogas no Bairro Benito Gama Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante Patrulhamento Tático Móvel no Bairro Benito Gama, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), visualizou um indivíduo em atitude suspeita. Foi realizado o acompanhamento, momento em que foi possível visualizá-lo entregando um pacote para um motociclista. Ao proceder com a abordagem policial, o mesmo empreendeu fuga. Depois de alcançado, a polícia encontrou com o indivíduo 02 trouxinhas de substâncias análogas à cocaína. Aos militares, o conduzido assumiu ser o proprietário do material, bem como informou que teria mais ilícitos na lateral do portão da sua residência. Em continuidade à diligência, foram localizadas mais 08 trouxinhas e 01 porção maior da mesma substância, além de material para pesagem e acondicionamento da droga. O indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.

Ministro diz ter indício de que 2,5 milhões recebem Bolsa Família indevidamente Foto: Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou nesta quinta-feira (9) que há indícios de que 2,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família de forma indevida. Segundo ele, está em andamento a revisão dos dados do Bolsa Família, e os resultados devem ser apresentados ao presidente Lula ainda neste mês. Wellington Dias deu as informações após ter visitado uma unidade da chamada Cozinha Solidária, projeto do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no Sol Nascente, no Distrito Federal. Segundo os dados mais atualizados do ministério, referentes a dezembro do ano passado, 21,5 milhões de famílias recebem o benefício. “Temos um foco de mais ou menos 10 milhões de beneficiários que estão na linha da avaliação dessa revisão do cadastro. Acreditamos que mais ou menos 2,5 milhões destes que recebem têm grandes indícios de irregularidade”, afirmou Dias. Na avaliação do ministro, o governo Jair Bolsonaro, em troca de votos, fez uma “bagunça” no Cadastro Único para garantir que famílias recebessem o benefício de forma indevida. “Foi desmantelado o cérebro do Cadastro Único. É como se tivesse uma bagunça para perder o controle”, disse o ministro. “Temos, infelizmente, pessoas com renda elevada, com nove salários mínimos, recebendo Bolsa Família. E pessoas sem renda, com fome, que não conseguem acessar [o programa]. É mais que uma atualização de cadastro, é justiça social”, declarou. Dias afirmou ainda que há indícios de uso do Bolsa Família para conseguir votos e que isso está em investigação.

Brumado: Prefeitura insiste em remendar asfalto com paralelepípedos e irrita condutores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No centro da cidade de Brumado, nos fundos da Igreja Matriz, em Brumado, o asfalto cedeu e a prefeitura fez o trabalho de tapa-buraco com paralelepípedo. A situação é recorrente e tem irritado os condutores que trafegam no local. Ao site Achei Sudoeste, Gileno Conceição Amorim, popular Gila, disse que, levando em consideração o porte de Brumado, não era mais para a prefeitura pavimentar as ruas com paralelepípedos. Segundo ele, as pedras acabam com os veículos. “Minha moto é na revisão direto. Queria que olhassem mais pra isso. A gente sofre. Trabalho de mototáxi e tem dia que chego em casa à noite arrasado. É um trabalho sujo porque dinheiro tem”, afirmou. Já Alcides Lopes criticou a administração por remendar asfalto com paralelepípedo. “É errado, erradíssimo. Isso não existe”, considerou.

O fungo descoberto no Brasil que se espalha e já preocupa cientistas Foto: Getty Images

Até meados dos anos 1990, o fungo Sporothrix brasiliensis era um ilustre desconhecido. De uma hora para outra, porém, ele se tornou um problema de saúde pública. Os primeiros casos de infecção por esse patógeno começaram a chamar a atenção no Rio de Janeiro, onde os pesquisadores observaram que a transmissão acontecia principalmente a partir de gatos de rua. Logo, as infecções se espalharam para outros Estados brasileiros. Alguns anos depois, a circulação do micro-organismo foi detectada na Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Panamá, com casos pontuais registrados também na Inglaterra e nos Estados Unidos. Mas o que explica esse espalhamento? Por trás dessa epidemia pouco conhecida, há um exemplo de como o desequilíbrio no meio ambiente pode levar a consequências surpreendentes e inesperadas.

Brumado: Apeb aponta que prefeitura está mais preocupada com a estética nas escolas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presidente da Associação de Pais e Estudantes das Escolas Públicas de Brumado (Apeb), Albertino Novaes criticou a falta de estrutura na parte interna das escolas da rede municipal. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que a gestão se preocupou apenas em embelezar a parte externa das unidades. “Quem passa por fora das escolas está às mil maravilhas, os muros, a pintura... a estética das escolas está ótima, mas estamos questionando a falta de estrutura”, explicou. Novaes falou que faltam vestiários, refeitórios, banheiros e armários para os alunos que passam o dia todo nas escolas. Para o tesoureiro da Apeb, Edvan Leite, a prefeitura está preocupada apenas com estética. “Eles não querem uma escola para os alunos, querem uma escola pra mostrar pra sociedade. Dizer que uma escola dessa é de tempo integral é piada. Tinha que ter estrutura”, disparou. Leite concluiu dizendo que no município existe a escola da propaganda e a escola real. “É um faz de conta”, falou.  

Terremoto na Turquia e Síria tem mais de 20 mil mortos e ao menos 75 mil feridos Foto: Erhan Demirtas/NurPhoto

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na noite de domingo (5) e madrugada de segunda (6) chegou a 20.451 nesta quinta-feira (9), segundo as autoridades. Na Turquia, o número de mortos aumentou para ao menos 17.134, com 70.347 feridos, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD). O número total de mortes na Síria sobe para 3.317 – incluindo 1.970 em áreas controladas por rebeldes no Noroeste, de acordo com o grupo de defesa civil Capacetes Brancos, e 1.347 mortes em partes controladas pelo governo da Síria – de acordo com a mídia estatal síria. O número total de feridos na Síria em todos os territórios afetados subiu para 5.245, com 2.295 nas áreas controladas pelo governo e 2.950 nas áreas controladas pelos rebeldes. Pelo menos 75.592 pessoas ficaram feridas na Síria e na Turquia, segundo dados do governo turco, dos Capacetes Brancos e da mídia estatal síria. Grandes esforços de resgate estão em andamento com a comunidade global oferecendo assistência em operações de busca e recuperação. Agências alertaram que as fatalidades do desastre ainda podem aumentar significativamente.

Caculé: Motorista desvia de cobra e acaba sofrendo acidente na BA-617 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (09), um acidente foi registrado na BA-617, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. No trecho, o motorista de um caminhão, ao tentar desviar de uma cobra, perdeu o controle e bateu contra um carro que trafegava no sentido contrário da pista. Após o ocorrido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros. A vítima teve leves ferimentos e foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Aparecida.

Justiça decide liberar Sérgio Cabral de prisão domiciliar no Rio de Janeiro Foto: Bruno Dantas

Por cinco votos a três, os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiram, na tarde desta quinta-feira, substituíram a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que estava em prisão domiciliar, por medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, a apreensão do passaporte do ex-governador e comparecimento mensal à Justiça. O processo é referente à Operação Calicute, que levou o político à cadeia em novembro de 2016. O advogado de Cabral já foi notificado da decisão, segundo a assessoria de comunicação do TRF2. O alvará de soltura, no entanto, ainda precisa ser emitido para que Cabral possa deixar a prisão domiciliar, em Copacabana. O ex-governador já está usando tornozeleira eletrônica. Segundo a advogada Patrícia Proetti, que estava na sessão onde foi decidida a soltura do ex-governador, Cabral só poderá sair de casa depois que a decisão for publicada e saírem os ofícios. Isso deve ocorrer apenas na próxima segunda-feira. O relator do processo, desembargador Marcello Granado, votou contra o pedido da defesa de Cabral de soltar o ex-governador. Na decisão, o magistrado alegou que a saída da cadeia e a ida para prisão domiciliar — o ex-governador deixou o presídio da PM em Niterói em 19 de dezembro do ano passado, após ficar seis anos preso — já favoreceu o réu. “A gravidade concreta do crime (de Cabral) afeta a ordem pública e traz um sentimento de indignação da sociedade brasileira”, disse Granado durante a sessão.

Brumado: Apeb cobra monitores nas escolas para inclusão dos alunos com necessidades especiais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação de Pais e Alunos das Escolas de Brumado (Apeb) voltou a cobrar a presença de monitores nas escolas da rede municipal. Com o início do ano letivo, muitas crianças com necessidades especiais estão fora das salas de aula em virtude da situação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da associação, Albertino Novaes, falou que os monitores, tanto para atuação em sala de aula quanto nos veículos do transporte escolar, deveriam ter sido contratados antes do início das aulas. “Gostaria de pedir ao secretário de educação e até ao gestor uma reunião, solicitada mais de uma vez. Não queremos brigar, queremos somar para benefício dos nossos filhos. É triste”, destacou. Edvan Leite, membro da associação, disse que, a cada ano, o ano letivo parece pior. Além da exclusão dos alunos com necessidades especiais, segundo Leite, outros tantos estão sem frequentar as salas de aula devido à precariedade das estradas vicinais na zona rural. “As reclamações são diversas. Tentamos falar com o secretário o recesso inteiro, mas ele sequer responde. Eles não estão preocupados. Parece que só estão preocupados com as empreiteiras e a propaganda. A luta é grande, mas vamos vencer”, garantiu.

Produto de qualidade: Argamassa Caulimax está à venda em Brumado e região

A Argamassa Caulimax é uma argamassa colante industrializada, fabricada sob alto controle técnico e seguindo as exigências das normas brasileiras, sendo um produto indispensável para a sua obra. É indicada para o assentamento de diversos tipos de revestimentos e ambientes. Você já encontra as Argamassas Caulimax nas lojas de construções de Brumado e toda região. São vários tipos: Argamassa AC1 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos. Indicada para revestimentos de até 60x60 cm; Argamassa AC2 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos e externos, de até 80x80 cm; e Argamassa AC3 indicada para porcelanatos, cerâmicas, piso sobre piso, mármores e granitos de ambientes internos e externos. Revestimentos de até 120 x 120 cm para sobreposição e 140 x 140 cm base comum. Para mais informações, entre em contato e solicite a ficha técnica através do número (77) 99969-8623.

Homem morre afogado após tomar banho na Lagoa das Gameleiras no centro de Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corpo de um homem de 40 anos, que se afogou na Lagoa das Gameleiras, no centro da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, foi resgatado por bombeiros no início da noite desta quinta-feira (09). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Adailton Teles teria se afogado enquanto tomava banho no local. De acordo com o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), o afogamento ocorreu no final da tarde de quinta-feira (09). Depois de resgatado, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A equipe de mergulhadores do 7º GBM, unidade de Vitória da Conquista, juntamente com uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, atendeu a ocorrência.

WSouza: Desenvolvimento de Sistemas cria e gerencia sites de forma profissional e completa

Referência no desenvolvimento de sistemas, a WSouza, em poucos passos, analisa suas necessidades, podendo criar um site, uma loja virtual, um blog e sua hospedagem. A empresa verifica o material que você já tem disponível, logomarca, imagens, vídeos e textos, e, a partir de novas ideias, conceitos de comunicação e marketing, apresenta para sua aprovação um primeiro layout base, que será o início do seu novo website. A oferta de empresas e pessoas para fazer sites é imensa. A maioria oferece plataformas para que você mesmo construa o seu site. Outros, oferecem modelos prontos. Já a WSouza trabalha sob medida, criando, implantando, desenvolvendo e gerenciando seu website, de forma profissional e completa. Para ser encontrado e realmente acontecer, seu website precisa de gestão profissional e atualizações constantes. Faça um orçamento via WhatsApp: (77) 99941-4144.

Guanambi: Filho de Nilo Coelho estaria mandando na administração no lugar do pai Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Denúncia feita pelo radialista Val Rodrigues, da Rádio 104 FM, nesta quinta-feira (9), revelou que um dos filhos do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União Brasil)., estaria ocupando o cargo. No entanto, caberia ao vice-prefeito, Arnaldo Azevedo (União Brasil), assumir o cargo na ausência do prefeito. O radialista afirmou que o cargo deveria ser ocupado pelo vice, mas quem manda é o filho do chefe do Executivo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação, Edésia Aparecida Lisboa de Araújo, e o secretário municipal de infraestrutura, José Antônio de Jesus Vieira, já teriam se desentendido com um filho de Coelho por conta da situação. Este estaria mandando na administração. Vale lembrar que Nilo Coelho completará 80 anos no próximo dia 01 de abril.

Simões Filho: Mulher é internada em UTI de hospital após ser diagnosticada com vírus raro Foto: Carol Garcia/GOVBA

Uma mulher de 41 anos residente de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da capital baiana após diagnóstico de Vírus Ilhéus. Segundo a Secretaria de Saúde de Simões Filho, este é o único caso registrado na cidade. De acordo com o G1, o Vírus Ilhéus é transmitido através de mosquitos e é comum em aves e roedores, mas bastante raro em humanos. Ele tem esse nome porque foi descoberto no município de Ilhéus, no sul da Bahia, no ano de 1947. Desde então, só há registros dele no Brasil, Equador e Bolívia. A paciente, que não teve o nome divulgado, está internada no Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade referência no cuidado a doenças infecciosas. Não foi detalhado o estado de saúde da mulher. Segundo a secretária de Saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, antes de ser transferida para o hospital, a mulher procurou uma unidade de saúde do município com sintomas como fadiga e dor de cabeça. “Ela teve muita sudorese, a pressão baixou muito e ela começou a apresentar um quadro neurológico de confusão mental. Ela não tinha articulação na fala, disse coisas desconexas e a dificuldade respiratória que ela apresentou chamou a atenção da equipe médica”, explicou a secretária. Após a piora do quadro, ela foi transferida para a capital baiana e as amostras de sangue dela foram encaminhadas para o Instituo de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde passou por diversas análises. Segundo a secretária de Saúde de Simões Filho, amostras da cidade foram coletadas e levadas para a análise. Ela informou que as equipes municipais vão continuar o combate ao foco dos mosquitos que causam arboviroses e haverá e intensificação nas ações de agentes de endemias.

Homem morre após colisão entre carro e caminhão na BA-262 em Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Edgard Brandão Gonçalves Filho, 64 anos, morreu na noite desta quinta-feira (09) após uma colisão na BA-262, trecho do município de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um veículo Renault Sandero, com placas de Vitória da Conquista, acabou colidindo contra um caminhão de uma empresa de empreendido agrícola da cidade de Macaúbas na rodovia. O caminhão acabou saindo da pista e o veículo de passeio ficou destruído. Preso nas ferragens, o condutor do carro não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Homem morre após colisão entre carro e caminhão na BA-262 em Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corpo foi retirado com a ajuda de bombeiros militares, que utilizaram ferramentas hidráulicas para o desencarceramento da vítima. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. O motorista do caminhão não se feriu. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga as causas do acidente, que ainda são desconhecidas.

Rede Atacadista abre 180 postos de trabalho em Brumado através do SineBahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de construção de um supermercado atacadista estão bem avançadas em Brumado. O supermercado funcionará na Avenida Dr. Londolpho Azevedo de Brito, em Brumado, entrada da BA-148 na cidade. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, 180 trabalhadores estão sendo recrutados através do Sine Bahia para atuarem no local. Os interessados devem apresentar os documentos pessoais no Sine. Há vagas para diversos setores.

TCM multa prefeito de Caraíbas em R$ 4 mil e aprova contas com ressalvas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta quinta-feira (09), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendaram à Câmara de Vereadores, a aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Caraíbas, da responsabilidade do prefeito Jones Coelho Dias, relativas ao exercício de 2021. O parecer engloba tanto as contas de governo quanto as de gestão. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do parecer, apontou como ressalvas: atraso na prestação de contas; medidas ineficazes para cobrança da dívida ativa, desrespeito às regras da Lei das Licitações e a contratação irregular de pessoal, entre outras. Após a aprovação do voto, o conselheiro apresentou Deliberação de Imputação de Débito com proposta de multa no valor de R$ 4 mil ao gestor, em razão das ressalvas contidas no relatório técnico. O município teve, no exercício de 2021, uma receita arrecadada de R$32.724.000,53 e uma despesa executada de R$30.447.366,32, revelando um superávit orçamentário na ordem de R$2.276.634,21. A despesa com pessoal da prefeitura alcançou o montante de R$17.260.827,37, que corresponde a 55,89% da Receita Corrente Líquida de R$30.884.657,71, desrespeitando o percentual máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A relatoria, com base no artigo 15 da Lei Complementar nº 178/2021, determinou que o gestor reduza no mínimo em 10% do excedente em cada exercício a partir de 2023, de forma que, ao final de 2032, a prefeitura esteja enquadrada nos limites estabelecidos na LRF. Sobre as obrigações constitucionais, o prefeito investiu nas ações e serviços públicos de saúde 18,97% do produto da arrecadação dos impostos, atendendo ao mínimo previsto de 15% e aplicou na remuneração dos profissionais do magistério e 77,31% dos recursos do Fundeb, também superando o mínimo de 70%. Já na manutenção e desenvolvimento do ensino, o investimento foi de 25,18%, cumprindo o mínimo obrigatório de 25%. Cabe recurso da decisão.

Mulher é morta a tiros enquanto amamenta filho em Feira de Santana Foto: Reprodução/G1

Uma mulher de 20 anos foi morta a tiros, enquanto amamentava o filho de um ano e sete meses dentro da própria casa em Feira de Santana, no interior da Bahia. De acordo com a polícia da cidade, o crime aconteceu na noite de quarta-feira (8) e o bebê foi atingido por estilhaços. Ninguém foi preso até esta quinta-feira (9). A vítima foi identificada como Pâmela dos Santos de Jesus. Além do bebê, ela tinha um filho de nove anos que também estava dentro do imóvel e presenciou o crime. A polícia informou que não encontrou a criança no local. Ainda de acordo com a polícia de Feira de Santana, dois homens invadiram a casa pelos fundos e atiraram contra a vítima, que morreu no local. O bebê foi levado para um hospital da região, onde foi submetido a uma cirurgia e passa bem. Ele não corre risco de morte. A polícia ainda contou que Pâmela não tinha antecedentes criminais e não há informações sobre a motivação do crime. Com este homicídio, Feira de Santana passa a registrar 47 crimes violentos em 2023. Doze deles aconteceram durante os nove dias de fevereiro.

Barra da Estiva: Presidente da câmara é alvo em ação que investiga desaparecimento de grávida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara de Barra da Estiva, Valdnei da Silva Caires (PP), 53 anos, mais conhecido como Bô, é suspeito no desaparecimento da jovem Beatriz Pires da Silva Santos, 25 anos (veja aqui). Uma guarnição da Polícia Civil, que compõe a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, cumpriu, nesta quinta-feira (09), mandado de busca e apreensão na Câmara de Barra da Estiva, após determinação da juíza Miriã Carvalho Dantas. No legislativo, a polícia apreendeu um computador no gabinete do vereador Bô. A Polícia Civil ainda cumpriu mandado na Fazenda Nascente do Prata e apreendeu um automóvel Uno, suspostamente usado no dia do desaparecimento da jovem. O computador apreendido no legislativo será periciado em Salvador. Beatriz, que está grávida de seis meses, foi vista pela última vez entrando em um carro no dia 11 de janeiro. Na última sexta-feira (03), os moradores de Barra da Estiva realizaram um protesto nas principais ruas do município (veja aqui).

Petróleo e gás natural batem recordes de produção em 2022 Foto: Divulgação/Petrobras

A produção anual média de petróleo e de gás natural bateu recorde no ano passado. A de petróleo ficou em 3,021 milhões de barris por dia (bbl/d), valor 2,47% acima do recorde registrado em 2020, quando atingiu 2,948 milhões de bbl/d. A produção de gás natural atingiu média anual de 138 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) em 2022, superando em 2,98% a marca de 134 milhões de m³/dia, observada no ano de 2021. As informações constam do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em dezembro de 2022, a produção total foi de 3,955 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), sendo 3,074 milhões bbl/d de petróleo e 140,14 milhões m³/d de gás natural. No petróleo, houve queda de 0,7% na comparação com o mês anterior. Na comparação com dezembro de 2021, houve aumento de 8,3%. No gás natural, a produção caiu 0,2% em relação a novembro e subiu 6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Ministério Público abre vagas de estágio para alunos de Direito em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (08), o Ministério Público Estadual (MPE) publicou os editais para abertura de processo seletivo para estagiários de Direito na regional de Brumado. Para participar, o candidato precisa comprovar estar matriculado e ter cursado metade do curso. A inscrição é gratuita e deverá ser feita de forma presencial nas sedes das regionais ou através do e-mail [email protected]. Para participar, o candidato precisa comprovar estar matriculado e ter cursado metade do curso. Serão 20h semanais de estágio. Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 900, além de auxílio-transporte caso seja necessário. Em Brumado, as inscrições vão do dia 10 deste mês a 13 de março. Serão preenchidas três vagas. Os candidatos interessados devem anexar na inscrição online a ficha de inscrição, uma foto 3X4 e documento oficial.  

Polícia Federal deflagra operação contra pornografia infantil em Barreiras Foto: Divulgação/PF

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (9) em Barreiras, no oeste da Bahia, cumpriu mandados de busca e apreensão contra pornografia infantil. Segundo a Polícia Federal (PF), a Operação Custódia Infante identificou um investigador responsável pelos compartilhamentos e disponibilização de imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil. Ainda segundo a PF, o homem faria parte de um grupo formado por brasileiros e estrangeiros que compartilhavam e trocavam o material pornográfico infantojuvenil, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. A operação visa coletar provas sobre os delitos de pornografia envolvendo crianças e adolescentes. O policial suspeito responderá pelos crimes de divulgação e armazenamento de material de abuso sexual infantil. Se condenado, as penas somadas podem alcançar dez anos de reclusão.

Guanambi: PRF apreende 25 mil maços de cigarro paraguaio escondidos em caminhão baú Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão baú carregado com caixas de cigarros de origem clandestina na tarde desta quarta-feira (08), no km 232 da BR-030, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais deram ordem de parada ao caminhão VW/24.280 com placas de Pernambuco. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e a nota fiscal da carga. Ao vistoriar o compartimento de carga, os PRFs encontraram cerca de 25 mil maços de cigarros paraguaios. O motorista não deu detalhes sobre o transporte da carga ilícita. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil local para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão. Em 2022, a PRF retirou de circulação 4.969.441 maços de cigarro na Bahia, ou seja, aproximadamente 100.000.000 de unidades de cigarros contrabandeados.

Pai e filho morrem após explosão de caminhão-tanque em Candeias Foto: Reprodução/G1

Um homem de 52 anos e o filho de 27 morreram após uma explosão de um caminhão-tanque, em um lava jato, na Estrada da Água, na cidade de Candeias, que fica na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o G1, o caso aconteceu na quarta-feira (8) e foi registrado na 20ª Delegacia Territorial (DT) de Candeias. As vítimas foram identificadas como Edimilson do Nascimento Castro e Evelin Ouchiton Santiago Castro. Segundo as Polícia Civil, outras duas pessoas também ficaram feridas, foram socorridas e levadas para uma unidade de saúde da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. A polícia investiga o motivo da explosão.

Arquivo