Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Morre o empresário Antônio Pereira Dias, o Tõe de Rafael Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O empresário do ramo de autoescola na cidade de Brumado, Antônio Pereira Dias, 70 anos, morreu nesta quinta-feira (09), em Vitória da Conquista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Tõe de Rafael, como era conhecido o empresário, estava internado no Hospital de Base de Vitória da Conquista (HGVC), após ter realizado um procedimento cirúrgico. Ele não resistiu e foi a óbito. O corpo de Antônio será velado e sepultado em Brumado. O horário ainda não foi divulgado. Ele deixou esposa e duas filhas.

Governador rebate fala de político gaúcho que chama estado de 'sujo' e 'pobre' Foto: Divulgação/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou nesta quarta-feira (8) sobre o vídeo em que um político chama o estado de 'pobre' e 'sujo' (veja aqui). O conteúdo foi postado nas redes sociais pelo deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Mauricio Marcon (Podemos), e teve repercussão negativa na Bahia durante a semana. “A gente sabe o valor que o nordeste e a Bahia têm. Ele vai responder na Justiça”, disse Jerônimo. O governador não especificou se o Estado já acionou ou se irá acionar a Justiça. No Rio Grande do Sul, a informação é que o deputado estadual Leonel Radde (PT) disse ter registrado um boletim de ocorrência contra Marcon pelas “falas racistas e repletas de preconceito”. As declarações do deputado foram dadas em uma live realizada na noite de domingo (5). Na tarde desta quarta, Maurício Marcon postou uma nota nas redes sociais onde disse que sua fala foi “maldosamente distorcida por grupos que e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente”. Além do governador, o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, comentou o caso. Ele classificou as falas como preconceituosas e odiosas. “Sujeira é o preconceito, o ódio. Sujeira é tentar dividir o Brasil ou dividir a humanidade como se fôssemos classes diferentes de seres humanos. Nós não aceitamos mais isso e eu espero que esse deputado seja punido por essas declarações xenófobas e extremamente preconceituosas”, disse.

Brumado: Programa Achei Sudoeste no Ar será transmitido pela Rádio Nova Vida FM 87,9 Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste e a Rádio Nova Vida FM 87,9 firmaram uma parceria para o retorno do programa Achei Sudoeste no Ar. O programa volta às ondas do rádio na próxima segunda-feira (13), a partir de 17h. O diretor e editor chefe do site, Kauê Souza, explicou que havia uma cobrança do público em geral pedindo o retorno do programa, apresentado com o intuito de agregar aquilo que já é feito no site através da rádio. “Afinal de contas, nossa vida de imprensa teve início no rádio e o rádio corre em nossas veias. Foi um prazer concretizar essa parceria com a Rádio Nova Vida e os ouvintes com certeza vão aprovar essa proposta”, afirmou. Segundo Souza, o site estará nos próximos meses firmando parcerias com diversas rádios do sudoeste baiano para transmissão do programa. Já o repórter e apresentador Lay Amorim está feliz e animado com a nova oportunidade. “Nossa vida é assim, quando há uma porta que se fecha há outra que se abre nos dando novas oportunidades. Vamos continuar levando ao ar o nosso jornalismo sério, pautado na verdade, dando voz e vez a nossa comunidade”, disse. Diretor da Nova Vida FM, Luan Porto falou que será um prazer ter o Achei Sudoeste na programação da rádio. “Graças a Deus tivemos a oportunidade de receber o Achei Sudoeste com esse novo projeto. Nossa perspectiva futura é de uma parceria de muito frutos e coisas boas pra todos nós. É o que a população quer: um jornalismo sério e de qualidade”, comemorou.

Percentual de famílias endividadas se mantém em 78% Foto: Marcos Santos/USP

A parcela de famílias com dívidas - em atraso ou não - se manteve em 78% na passagem de dezembro de 2022 para janeiro deste ano. Em janeiro do ano passado, o percentual era de 76,1%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (8), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre aqueles que ganham até três salários mínimos, os endividados são 79,2%. Já aqueles que ganham mais de dez salários são 74,4%. As famílias com dívidas em atraso, as chamadas inadimplentes, somam 29,9% do total, abaixo dos 30% de dezembro, mas acima dos 26,4% de janeiro do ano passado. Entre aquelas com renda de até três salários mínimos, 38,7% são inadimplentes. Já entre os que ganham mais de dez salários, a inadimplência atinge 13,5%. As famílias que não terão condições de pagar suas dívidas são 11,6%, percentual superior aos 11,3% de dezembro e aos 10,1% de janeiro de 2022. O problema atinge 17,4% daqueles que ganham até três salários mínimos e 2,9% dos que ganham mais de dez salários.

Mato toma conta da cidade e UTI aérea não consegue pousar no aeroporto de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, moradores do Bairro Monte Pascoal denunciaram o descaso da atual gestão do prefeito Nilo Coelho (União Brasil) diante do mato crescendo ao redor da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. De acordo com o radialista Mário Filho, do Programa Radar Guanambi, a prefeitura não corta o mato há quase um ano e até cobras já foram encontradas perto do posto de saúde. Além disso, muitos insetos e animais peçonhentos são atraídos para as residências próximas devido ao matagal. 

Mato toma conta da cidade e UTI aérea não consegue pousar no aeroporto de Guanambi Foto: Mário Filho/Radar Guanambi

A situação se repete em lotes particulares, praças e em dezenas de vias públicas. Uma foto que viralizou nas redes sociais mostra alunos de uma escola dividindo a calçada da unidade de ensino com o mato. Uma UTI Aérea tentou pousar à noite no Aeroporto Isaac Moura Rocha, porém o voo foi arrebatado por conta de matos na pista. A aeronave seguiu para a cidade de Montes Claros (MG).

Ministra da Cultura diz que vai ampliar a Lei Rouanet para incluir a diversidade do país Foto: Max Haack/Ag.Haack

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse nesta quarta-feira (8) que o Ministério da Cultura ampliará a aplicação da Lei Rouanet para projetos que representem a diversidade brasileira. A pasta prepara um decreto que alterará as regras de aplicação da lei que, segundo a ministra, também vai restaurar a participação da sociedade na gestão dos projetos. Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, autoriza produtores a buscar investimento privado para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas podem abater do Imposto de Renda devido por elas uma parte do valor investido no projeto cultural. Em fevereiro de 2022, o governo de Jair Bolsonaro (PL) fez uma série de mudanças nas regras, entre elas a redução do limite do cachê pago por apresentação a artistas e o limite que pode ser captado por empresas. Estamos, na verdade, recolocando o decreto coerente com a lei. Mas ampliando mais a lei para atender as diversidades, as transversalidades que o governo Lula traz”, disse a ministra durante café com jornalistas nesta quarta. “Ele [Bolsonaro] não gosta de cultura. A felicidade que nós estamos, estamos muito felizes pela volta do ministério da Cultura, pela volta de um presidente que tem um olhar de sensibilidade e entende que o fazer cultura e fazer artístico é um processo não só de emancipação social, mas também da volta do funcionamento do mercado. A cultura produz praticamente 3% do PIB do país”, completou. Segundo a ministra, ainda não há data prevista para a publicação do decreto. Mas a ministra afirmou que deseja que o instrumento da Lei Rouanet possa ser utilizado por mais atores culturais em todas as regiões. Margareth Menezes declarou ainda que deseja inaugurar canais de diálogos com as empresas que destinam recursos para projetos da Rouanet a fim de indicar a necessidade de diversificar e ampliar para regiões além do “eixo central, o Sudeste”. No campo da participação social, a ministra disse que a aplicação da Lei Rouanet vai voltar a ter participação de um grupo de pessoas que incluem a sociedade civil. “Uma coisa principal do decreto é a volta do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura, que foi retirado. É mais uma prerrogativa de avaliação dos projetos. Foi retirada essa comissão, que é uma comissão democrática. Os projetos eram avaliados por uma pessoa apenas [no governo anterior]”, disse.

Brumado: Condutores alertam riscos de acidentes no anel viário da BR-030 devido a matagal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quem faz uso constate do anel rodoviário na BR-030, em Brumado, tem percebido um risco constate de acidentes devido à vegetação alta no percurso, principalmente na rótula próximo à Vila Presidente Vargas. Em contato com o site Achei Sudoeste, Fabiana Alves, moradora na região, declarou que o tráfego de veículos é grande no trecho, pois trata-se do caminho de casa para o trabalho. “O matagal muito alto nos tira a visibilidade do fluxo na rótula e, muitas vezes, até tomamos susto nos deparando com outros veículos. Se de dia está ruim, pior ainda à noite, pois não há iluminação no local e as placas de sinalização estão escondidas em meio à vegetação”, disse a condutora. O radialista Jair Araújo cobrou ações dos órgãos responsáveis pelo percurso para que se providencie a roçagem do mato e iluminação do contorno. “Pra gente que trafega por aqui todos os dias enxergamos um sério risco de possíveis acidentes. É por isso que estamos fazendo esse alerta, tanto para os demais condutores, quanto para as autoridades para que tomem as providências cabíveis”, afirmou.  

40% das mortes relacionadas ao câncer podem ser evitadas

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Cerca de 10 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da doença. E ela se torna mais frequente à medida que a população vai envelhecendo, como é o caso do Brasil. Este ano, a estimativa do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, é que o Brasil tenha mais de 700 mil novos casos da doença - um aumento de 12% em relação ao ano passado. Mas, ao mesmo tempo em que os casos aumentam, os tratamentos também evoluem e há muita coisa pra se fazer em termos de prevenção. De acordo com o Bem Estar, da Rede Globo, é importante lembrar que 40% das mortes relacionadas ao câncer podem ser evitadas porque estão ligadas a fatores de risco que a gente pode modificar como: deixar de fumar, não exagerar no consumo de álcool e de alimentos ultraprocessados e não ser sedentário. Além disso, é fundamental combater as fake news que rondam o câncer e esclarecer alguns mitos que só atrapalham o tratamento da doença.

Brumado: Embasa conserta esgoto e deixa buraco aberto na Rua Geni Miranda Amorim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há cerca de 3 meses, os moradores cobram a manutenção da Rua Geni Miranda Amorim, no Bairro das Flores, em Brumado, após estourar um esgoto no período das chuvas. Esta semana, uma equipe da Embasa esteve no local para realizar os reparos, porém não tapou o buraco e deixou os paralelepípedos soltos na via. Ao site Achei Sudoeste, o morador Maurício Santos relatou que a empresa deixou o serviço pela metade. “Eles só fizeram abrir o buraco e colocar umas manilhas. Ainda não vieram colocar o calçamento”, falou. O morador considera o problema um descaso com a comunidade, visto que a rua está obstruída.

Resultado do Exame Nacional do Enem 2022 já está disponível

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema. A previsão inicial era que o resultado só fosse disponibilizado na próxima segunda-feira (13). O ministro Camilo Santana avisou sobre a mudança na quarta-feira (8) durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. A nota do exame é usada na seleção de estudantes por universidades públicas e privadas no Brasil e até em instituições internacionais.

Livramento de Nossa Senhora: Pais reclamam de estrutura e demora em reforma de escola Foto: Reprodução/Portal FM

Pais de alunos da Escola David Mendes Pereira, localizada no Distrito de Iguatemi, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, estão indignados com a prefeitura devido à demora para concluir uma reforma que está acontecendo na unidade de ensino. De acordo com a Rádio Portal FM, em março de 2022, pais e responsáveis denunciaram as péssimas condições do local. Na época, a gestão municipal alegou que parte da do prédio passava por uma reforma. Contudo, desde o início deste ano letivo em 6 de fevereiro, os pais voltaram a reclamar da unidade. Entre os problemas, estão falta de papel higiênico nos sanitários, falta de merenda escolar e ausência de bebedouros e assentos. Na terça-feira (07), um vereador que representa a comunidade disse que é inadmissível que alunos fiquem sem merenda escolar no local. Também cobrou mais atenção da gestão com a unidade de ensino. O secretário de educação da cidade, Sebastião Oliveira, disse que a situação já foi solucionada, e que a merenda escolar já foi encaminhada à unidade de ensino, assim como também os itens básicos. Ele disse que o motivo da demora na merenda foi porque a empresa responsável que vence a licitação precisa de um prazo para a entrega dos alimentos. Sobre a demora na reforma, foi dito por ele que, a gestão decidiu fazer uma reforma na unidade de ensino, mas após análises, foi decido que um novo colégio será construído na localidade, em parceria com o Governo da Bahia. De acordo com Sebastião, a previsão é de que a nova unidade de ensino seja entregue em no máximo um ano.

Neto LX é preso por não pagar a pensão alimentícia do filho Foto: Divulgação

Elmiro C. Ferreira Filho, conhecido por Neto LX, foi preso nesta quarta-feira (8), em Ilhéus, por meio de um mandado de prisão expedido pelo juízo da Vara da Família da cidade de Paulo Afonso, extremo norte da Bahia. As informações são do Ilhéus 24h. Neto é acusado de não pagar pensão alimentícia do filho de 7 anos. A dívida do cantor soma cerca de R$ 131 mil. Neto já foi conduzido para o presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Este não é o primeiro caso envolvendo o cantor Neto LX. Em 2018, o famoso cantor Neto LX se envolveu em uma polêmica, em Itabuna. De acordo com o Bahia Notícias, o pagodeiro foi flagrado em um carro com maconha e ecstasy. Ainda segundo o portal, Marilene Aboboreira, a assessora do artista, alegou que ele não é usuário de drogas e o acontecimento foi um mal-entendido. “Pegou uma carona com o primo e a mercadoria estava no veículo”. Ele foi encaminhado para prestar esclarecimentos e liberado em seguida”, disse Marilene. Em 2021, Neto foi detido pela Polícia Civil de Ilhéus com drogas e um carro furtado.

Brumado: Acusado de tentativas de homicídio é absolvido durante júri popular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (07), aconteceu no Fórum da Comarca Brumado o júri popular de Vanderson Aguiar Pires, de 21 anos. O jovem era acusado de duas tentativas de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas (veja aqui). O fato teria ocorrido no Bairro Malhada Branca, no interior de uma oficina. O réu foi absolvido durante o tribunal. A representante do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no momento de sua sustentação, requereu a condenação do réu. A sustentação defensiva, por sua vez, pugnou pela absolvição com base na tese de negativa de autoria, visto que, segundo a defesa, não existem provas suficientes para comprovar qualquer participação de Vanderson nos fatos criminosos. A defesa disse que o Ministério Público, representado pela Promotora de Justiça, atuou de maneira técnica e muito respeitosa. “Foi um debate de alto nível. A palavra de um jovem negro não vale menos que a palavra de outra pessoa. A presunção de inocência é um direito de todo cidadão e o ônus da prova está nas mãos da acusação”, destacou. “Devolvemos para o seio familiar um jovem que estava preso há mais de um ano por um fato que ele não cometeu”, concluiu a defesa.

Suspeitos de cometer mais de 30 homicídios são presos em Juazeiro Foto: Divulgação/PC

Seis pessoas foram presas por suspeita de envolvimento em pelo menos 30 homicídios no município de Juazeiro, no norte da Bahia. As prisões aconteceram durante uma operação da Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (8). Na ação, além dos suspeitos, um adolescente foi apreendido. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos são investigados por praticar 30 homicídios em 2022 e oito somente neste ano. Outros integrantes já haviam sido presos anteriormente. Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) também participaram da ação. Ainda conforme a polícia, os suspeitos foram localizados no bairro do Alagadiço. Entre os presos estão cinco homens e uma mulher. A Delegacia de Homicídios investiga o grupo e, durante as apurações, apontou que eles atuam com tráfico de drogas. Com os suspeitos foram apreendidos uma submetralhadora, um revólver calibre 32, 19 munições para os calibres 9mm e 32mm, 49 porções de crack, uma balança de precisão, uma maquineta, quantia em dinheiro e quatro celulares. Segundo a delegada Lígia Nunes, responsável pela operação, quatro deles possuem mandados de prisão e dois foram presos em flagrante com o material citado. Além disso, o adolescente está à disposição da Vara da Infância e Juventude. Os homens também são acusados de serem responsáveis por um latrocínio ocorrido em 2022, contra um motorista de aplicativo. A investigação desse caso está em aberto. Os suspeitos foram conduzidos para a unidade e, posteriormente, serão encaminhados para exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde ficam custodiados à disposição da Vara Criminal. As informações são do G1.

Jovem de 26 anos é morto a tiros dentro de um bar e Brumado registra 2º homicídio em 24h Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de 26 anos, identificado como Ramon Pereira da Silva, foi assassinado, na noite desta quarta-feira (08), dentro de um bar, na Rua Dom Pedro II, no bairro São Félix, em Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Ramon estava com amigos no local, quando foi surpreendido por dois homens, que chegaram em uma motocicleta e dispararam diversos tiros de arma de fogo. Silva não resistiu aos ferimentos e morreu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito. A motivação do crime ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Pereira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Até o momento, ninguém foi preso. Este foi o segundo homicídio registra na cidade, em menos de 24h. Na terça-feira (07), Valter Oliveira dos Santos Nunes, 28 anos, foi assassinado com 10 tiros de arma de fogo, na Rua Padre Anchieta, no bairro Dr. Juracy (veja aqui). Os dois casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Brumado: Crianças andam quilômetros até o transporte escolar devido a estradas precárias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na comunidade rural do Espinheiro, em Brumado, as estradas vicinais estão em situação precária. Ao site Achei Sudoeste, a moradora Alessandra Silva Souza relatou que as condições são tão ruins que as vans e ônibus escolares não estão conseguindo trafegar na região. “As crianças estão tendo de andar muito pra poder ter acesso ao ônibus ou a van escolar”, falou. Em alguns casos, as crianças chegam a andar quilômetros de distância para pegar o ônibus que leva até as escolas. A moradora disse que a comunidade foi esquecida pelo poder público. Desde as primeiras chuvas, no mês de novembro do ano passado, as estradas esburacadas causam transtornos aos moradores da região, que têm encontrado dificuldades para acesso à sede do município. “Fomos abandonados”, afirmou Silva.

Padre Lely Almeida é empossado na paróquia de Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (05), a Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Igaporã, a 149 km de Brumado, acolheu seu novo pastor, o Padre Lely Almeida. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Carvalho. Participaram da celebração pessoas de Piripá, primeira paróquia onde Padre Lely serviu, e de Riacho de Santana e Guanambi, onde atuou como vigário cooperador. A presença mais marcante foi dos paroquianos de Igaporã, que lotaram a Matriz para recepcionar o conterrâneo, agora pastor paroquial. Lely Almeida, igaporaense, foi ordenado padre no dia 3 de fevereiro de 2013, em Igaporã, e 10 anos depois retorna ao altar de Nossa Senhora do Livramento para receber a missão de guiar o seu povo nos caminhos de Jesus.

Kezinha Produções promove sexta edição do Carnaval Infantil em Brumado

No intuito de resgatar e devolver para a população brumadense a alegria contagiante do carnaval, a Kezinha Produções teve a iniciativa de buscar apoio do comércio e da mídia local para a realização do Carnaval Infantil na Praça. O evento será realizado no dia 17 de fevereiro, a partir de 18h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A festa é aberta ao público. Neste ano, o evento está em sua sexta edição. Todas as famílias estão convidadas para levar as suas crianças fantasiadas para curtir a folia. Além do desfile de fantasias, a festa contará com apresentação do Grupo de Dança Marquinhos Antony, musical com a turma da Disney, frevo, marchinhas e animação com Dj. O promoter Antônio Cardoso, popular Kezinha, lamentou que a tradição do carnaval tenha se perdido na cidade. “Gosto de carnaval desde criança. Já pulei em clubes, blocos, passei na praia, pulei em cidades históricas. Nossa Brumado já foi referência nacional com a realização de grandes carnavais, mas, de um tempo pra cá, graças a falta de planejamento e aos caprichos políticos, esta festa magna saiu do nosso calendário festivo”, declarou.

Comandante da PM de Brumado fica ferida após viatura capotar em acidente na BA-026 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A comandante da Polícia Militar de Brumado, Major Leila Silva, ficou ferida após um acidente envolvido uma viatura oficial e um veículo de passeio, na BA-026, no Povoado de Pé de Serra, trecho do município de Maracás. O acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (08), às 13h e a viatura acabou capotando. As causas do acidente ainda serão investigadas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, além da comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), um soldado identificado como Araújo e o major Pinheiro estavam a bordo do veículo.

Comandante da PM de Brumado fica ferida após viatura capotar em acidente na BA-026 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com a 34ª CIPM, a major Leila sofreu um ferimento na cabeça e por isso foi encaminhada para uma unidade de saúde em Jequié para realizar uma tomografia do crânio. Ela está bem e lúcida. A major vai ter alta médica nas próximas horas. Já os outros dois ocupantes da viatura tiveram ferimentos leves. O motorista do veículo de passeio fugiu do local. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Governo Federal prorroga prazo para cadastro na Agricultura Familiar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério do Desenvolvimento Agrário prorrogou por um ano o prazo de validade das declarações de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com vencimento entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024.   A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. No caso de declarações de aptidão já vencidas, o agricultor precisará emitir o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). A pasta informou ter montado uma força-tarefa para readequar o sistema, possibilitando que todos possam fazer a emissão do documento que dá acesso aos programas. Já para as declarações de aptidão com vencimento a partir de 1º de fevereiro de 2024, os prazos serão mantidos. Quem quiser tirar dúvidas pode entrar em contato com o ministério pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 9965-6115 (ligação ou WhatsApp). “A portaria, assinada pelo ministro Paulo Teixeira, garantirá o acesso às políticas públicas voltadas para o campo, enquanto o sistema do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) está sendo aperfeiçoado para melhor atender as agricultoras e os agricultores familiares”, destacou a pasta.

Praça da Ciência sob ataques de vândalos e abandono do poder público em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Inaugurada no dia 10 de setembro de 2015, durante a gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias, a Praça da Ciência completará 8 anos em setembro. Apesar do investimento do Governo do Estado, os equipamentos no local só se mantiveram inteiros apenas por uma semana. Ao site Achei Sudoeste, a moradora Simone Alves falou que, logo após a inauguração, vândalos já começaram a danificar e roubar os brinquedos da praça. “Nunca funcionou como deveria. Até hoje não tem brinquedo para as crianças se divertirem. A pracinha está à Deus dará”, afirmou. Alves contou que não permite que sua filha brinque no espaço porque, com a depredação dos equipamentos, muitos passaram a oferecer perigo para as crianças. Ela cobrou uma ação do Poder Público para manutenção e vigilância da praça. “Nem vemos movimento de criança aqui porque não tem nada. Virou abrigo para morador de rua”, completou.

Deputado federal do Rio Grande do Sul diz que Bahia é lugar sujo e de pobreza Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauricio Marcon (Podemos) disse que a Bahia é um lugar “sujo” e de “pobreza”. Ele ainda comparou o estado nordestino ao Haiti. As declarações foram dadas em live realizada na noite de domingo (5) no perfil pessoal do parlamentar no Instagram. “A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é'”, disse Marcon. Em publicação postada no início da tarde desta quarta-feira (8), que denominou como “nota à sociedade”, Mauricio Marcon afirmou que sua fala foi “maldosamente distorcida por grupos que e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente”. O deputado federal alega que a declaração teve o intuito de "fazer uma crítica construtiva, a qual deveria ser encarada de forma positiva, pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico". Autodeclarado conservador e antipetista, o deputado fez as críticas ao comentar o volume de votos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Lula venceu a corrida presencial com 72% dos votos válidos e só perdeu em dois dos 417 municípios baianos. Após a publicação do vídeo, o deputado recebeu críticas na publicação. No Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa rebateu as declarações. “Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, disse Joaquim Barbosa.  O deputado estadual do RS Leonel Radde (PT) afirma que registrou um boletim de ocorrência contra Marcon pelas “falas racistas e repletas de preconceito”. “Não é possível que o nosso país conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!”, escreveu o político petista em uma rede social.

Casal sofre tentativa de homicídio no Distrito de Cascavel em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um casal foi atingido por disparos de arma de fogo no último domingo (05), no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara a 177 km de Brumado. As duas vítimas, uma mulher de 20 anos, e um homem de 22 anos, foram encontradas pela polícia baleadas dentro de casa no Bairro Renascer. Ambos foram socorridos ao Posto de Saúde de Cascavel. A mulher foi atingida no braço direito e o homem na coxa direita e na região pélvica. À polícia, a mulher contou que ela e o companheiro foram surpreendidos pelos tiros ao saírem na sacada da residência. No local, os militares encontraram cápsulas de calibre ponto 40. As vítimas não souberam dizer quem poderia ter praticado a tentativa de homicídio contra eles. O fato foi registrado na delegacia e a Polícia Civil irá investigar o crime.

Aracatu: Morre o ex-prefeito Sílvio Maia Filho, o Silvinho, aos 66 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoedste

A cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, está em luto com o falecimento do ex-prefeito Sílvio Maia Filho, o Silvinho, aos 66 anos, na tarde desta quarta-feira (08). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele foi o 11º prefeito da história do município e ocupou a gestão por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2012. De acordo com a família, Silvinho estava lutando contra um câncer no fígado e seu estado de saúde se agravou nos últimos dias. Os detalhes de velório e sepultamento ainda não foram divulgados. A prefeita da cidade, Braulina Lima Silva (Republicanos), decretou luto oficial de três dias no município. Silvinho era um político muito querido em Aracatu. A Câmara Municipal também decretou luto. Silvinho é pai da atual vereadora Juliana Fagundes Maia (PP).

Brumado: 'Câmara se tornará um puxadinho da prefeitura', dispara Amarildo Bonfim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a eleição do vereador Renato Santos (Sem Partido) para ocupar a presidência da Câmara de Brumado, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) acredita que o colega atenderá a todos os pedidos do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Ao site Achei Sudoeste, Amarildo disse que, infelizmente, a Câmara de Brumado se transformará em um “puxadinho da prefeitura”. “Um local onde deveria existir um poder independente, mas não vai existir. Vai ser um puxadinho da prefeitura. Infelizmente, eles vão fazer o que quiserem”, lamentou. Para o vereador, dias difíceis estão por vir com a apresentação de projetos oriundos da “maluquice do prefeito”. “Vamos buscar fazer o nosso papel. Vou usar a mídia para divulgar para população o que está acontecendo aqui. É importantíssimo que a população acompanhe a casa legislativa a partir de agora”, afirmou.

Arquivo