Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Governo da Bahia envia 70 policiais militares para reforçar a segurança no Distrito Federal Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) ordenou, no início da noite deste domingo (8), o enviou para Brasília de uma tropa de 67 homens e 3 mulheres da Polícia Militar da Bahia. O comandante do Batalhão de Choque, coronel Wildon Reis, é o responsável pelo grupo que atuará no combate aos atos que atingiram os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O chefe do executivo, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, foram ao Aeroporto Internacional de Salvador para conversar com a tropa antes do embarque. “A Bahia está, neste momento, se solidarizando com a Polícia e as Forças Nacionais. É um dia muito triste para a Democracia brasileira, uma coisa muito séria o que nós estamos passando, um ato covarde, criminoso, e eu espero que a Justiça possa dar conta de prender todos os que estão praticando esses atos contra a Democracia e contra o patrimônio público. É um desrespeito muito grande, isso não cabe mais na era da Democracia que nós estamos construindo no nosso país”, declarou o governador. Jerônimo lembrou que todas as providências já haviam sido tomadas no sentido de prevenir atos de vandalismo contra instituições e órgãos públicos do estado. “E a Bahia vai estar sempre vigilante, nós já pedimos ao Secretário da Segurança Pública, ao comandante da Polícia Militar, eu e Geraldo Júnior estamos atentos a isso, para que aqui, a gente possa tomar as decisões necessárias. Estamos atentos e vigilantes 24h aqui na Bahia em relação a esses fatos que aconteceram aqui no Brasil”. Ainda conforme o governador, outros estados também estão enviando agentes para fortalecer a segurança em Brasília.

Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por 90 dias. No domingo (8), as forças de segurança do DF não contiveram vândalos bolsonaristas que invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF. Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União. O ministro disse que os atos terroristas do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos. “A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Moraes na decisão. O ministro afirmou ainda que os ataques aos prédios e às instituições da República foram “desprezíveis” e não ficarão impunes. “Os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos”, afirmou o ministro. Moraes disse que o afastamento de Ibaneis se justifica diante do cometimento de crimes como: atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. “A democracia brasileira não será abalada, muito menos destruída, por criminosos terroristas”, completou.

Homem falta consulta médica e é encontrado morto pelo genro dentro de casa em Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 58 anos, identificado como Vanderlino Silva Leite, foi encontrado morto, nesta sexta-feira (06), dentro de sua residência, na cidade de Tanhaçu, a 78 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vanderlino morava sozinho na Fazenda Três Lagoas, zona rural do município. De acordo com a família, após ele faltar uma consulta médica, um genro encontrou Leite sem vida dentro do quarto de sua casa. Silva sofria de problemas cardíacos. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia não observou marcas de violência no local do crime e nem no corpo de Silva, que já estava em estado de decomposição. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com a hipótese de morte natural.

Medicamento usado para diabetes poderá ser usado contra a obesidade Foto: Reprodução/Pfizer

A aprovação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de um novo medicamento para tratamento da obesidade, trouxe uma esperança para pacientes que buscam tratamento para perda de peso. A semaglutida já era utilizada no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2 e agora pode ser usada também no tratamento de sobrepeso e obesidade, em forma de medicamento injetável. Há, no entanto, diferença de dosagem. Enquanto que para o controle da glicose a semaglutida aplicada é de 0,5 miligrama a 1 miligrama, para redução do peso corporal a substância é de 2,4 miligramas. A semaglutida é da mesma família da liraglutida, também utilizada nos dois tratamentos. Mas o diferencial do medicamento aprovado pela Anvisa no início deste ano é sua eficácia. A semaglutida é vista entre os médicos como um avanço no tratamento da obesidade. Isso porque os outros medicamentos existentes possibilitam uma perda de peso de, no máximo, 10%. “Quando o paciente tem uma indicação de perda de peso inferior a 5% do peso corporal, a melhor indicação é mudança de hábito alimentar. Quando tem a necessidade de perda de peso de mais de 5%, até 15%, aliam-se as mudanças de hábitos de vida e a terapia farmacológica. A novidade é que a semaglutida pode reduzir mais de 15%”, explica o médico Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Governador do Distrito Federal pede desculpas a Lula após invasão em Brasília: 'Inaceitável' Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a invasão às sedes dos Três Poderes, ocorrida neste domingo (8), na capital federal. Ibaneis gravou um vídeo horas após terroristas entrarem à força no Congresso Nacional, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Nas imagens, o governador inicia pedindo desculpas a Lula e aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), do Senado, Rodrigo Pacheco (MDB), e do STF, Rose Weber. “Todos sabem da minha origem democrática, do meu trabalho junto à Ordem dos Advogados na defesa da democracia do nosso país. O que aconteceu hoje na nossa cidade foi, simplesmente, inaceitável”, disse. Segundo Ibaneis, ele e o ministro da Justiça, Flávio Dino, acompanhavam o movimento dos extremistas desde sábado (7/1), mas não acreditavam que a situação tomaria tamanha proporção. O governador disse que irá atuar para punir os responsáveis. “São verdadeiros vândalos, terroristas, que terão, de mim, todo o efetivo combate para que sejam punidos. É isso que nós queremos. Brasília é um palco de manifestações pacíficas, onde as pessoas merecem e têm o direito de viver em liberdade. Isso que aconteceu foi inaceitável e, em momento nenhum vamos admitir”, afirmou. Ibaneis disse que vai apurar a responsabilidade da Polícia Militar sobre a escalada da violência. “A responsabilidade da Polícia Militar será apurada para que nós demos a resposta devida à população brasileira deste momento, não só à população do Distrito Federal. Confiem no nosso trabalho. Vamos seguir, em frente, unidos”, afirmou.

'Ataques terroristas serão responsabilizados', diz ministro Alexandre de Moraes Foto: Nelson Jr/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manifestou-se após os atos de violência promovidos, neste domingo (8), em Brasília. Durante os ataques, os extremistas invadiram a sede da Suprema Corte. Moraes classificou as ações como “terroristas” e afirmou que os envolvidos serão responsabilizados, “assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos”. O ministro é o relator do inquérito no STF que investiga ataques às instituições democráticas. Durante as invasões deste domingo, extremistas chegaram a arrancar a porta da sala onde fica a toga do ministro, no STF. “O Judiciário não faltará ao Brasil”, ressaltou o ministro.

150 bolsonaristas são presos após ataques golpistas no Distrito Federal Foto: Reprodução/Metrópoles

Pelo menos 150 pessoas já foram presas por invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, neste domingo (8). As informações são do Metrópoles. Os terroristas foram levados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em ônibus da Polícia Militar do DF. Os manifestantes apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Eles depredaram o patrimônio público e agrediram jornalistas durante o ato violento.

Presidente do PL diz que invasão 'é uma vergonha' e 'não representa partido' Foto: Reprodução/Jornal o Globo

Valdemar Costa Neto repudiou a invasão de terroristas bolsonaristas aos prédios dos Três Poderes em Brasília. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal o Globo. Em vídeo, o presidente do PL disse que a ação deste domingo não representa o PL ou Jair Bolsonaro. “Esse movimento é uma vergonha e não representa nosso partido e Bolsonaro”, disse. Neste tópico, Valdemar tentou livrar a cara de Bolsonaro. Mas obviamente é uma tentativa vã: Bolsonaro irresponsavelmente mantém-se quieto, como um cúmplice dos atos terroristas. O presidente do PL abre o vídeo afirmando ser um dia triste para o Brasil. Enaltece as manifestações que ocorreram após as eleições, em frente aos quartéis (como se elas não fossem uma espécie de irmã siamesa dos eventos de hoje), e critica os atos de agora há pouco. “Aqueles movimentos foram exemplo de educação, de confiança e de brasilidade. Lá, tinham famílias  representando a direta. Todos foram pacíficos e ordeiros. Esse movimento de Brasília hoje é uma vergonha para todos nós e não representa nosso partido, não representa Bolsonaro. A polícia e os setores de segurança têm de fazer a sua parte. Nós não apoiamos esse movimento”.

Jerônimo Rodrigues determina reforço na segurança de prédios públicos na Bahia Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) determinou, no fim da tarde deste domingo (8), o reforço do policiamento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e em outros pontos da capital e do interior. A medida visa evitar a reprodução, aqui no estado, dos atos terroristas praticados em Brasília (veja aqui). O Batalhão de Choque da Polícia Militar permanecerá de prontidão pelo tempo que for necessário para garantir a segurança. Jerônimo ainda defendeu a punição dos responsáveis pelas ações antidemocráticas. “Repudiamos essas ações criminosas e antidemocráticas em Brasília, nos solidarizamos com o STF, o Congresso Federal e a Presidência da República. Cuidaremos da Bahia com o rigor necessário e defendemos que essas pessoas que atuam contra o patrimônio público e contra a democracia sejam responsabilizadas de maneira firme e rápida”, afirmou o governador.

Jair Bolsonaro ainda se apresenta como presidente da República nas redes sociais Foto: Reprodução/Jornal O Globo

Uma semana depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-mandatário, Jair Bolsonaro (PL) ainda não mudou seu status nas redes sociais. As informações são do jornal o Globo. A biografia do candidato derrotado nas últimas eleições permanece inalterada e Bolsonaro continua se apresentando como presidente do Brasil. Neste sábado, Bolsonaro fez publicações no Instagram, no Twitter e no Facebook. Ele publicou nas três redes sociais informações sobre venda de imóveis da União, durante o tempo em que governou o país. “Capitão Paraquedista do Exército Brasileiro. Presidente da República Federativa do Brasil. Candidato à reeleição com o número 22”, diz a descrição dos perfis de Bolsonaro no Twitter e no Instagram. No Facebook não consta texto sobre a biografia do ex-presidente. Ainda no último domingo, durante a posse presidencial, o Google atualizou os status de Lula e Bolsonaro no maior site de buscas do mundo. O petista passou a constar como “presidente do Brasil”. Na mesma data, a plataforma modificou a qualificação de Bolsonaro como ex-presidente da República.

AGU pede prisão de Anderson Torres, ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Advocacia Geral da União (AGU) pediu a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres. Em razão da depredação dos órgãos dos Três Poderes, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou na tarde deste domingo (8) a exoneração do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o Metrópoles, o órgão de advocacia do presidente da República também pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Corte determine “às plataformas de mídias e de redes sociais a interrupção da monetização de perfis e transmissão das mídias sociais que possam promover, de algum modo, atos de invasão e depredação de prédios públicos”. “Igualmente, solicito que as empresas de telecomunicações, em especial as provedoras de serviço móvel pessoal, que guardem por 90 dias registros de conexão suficientes para definição ou identificação de geolocalização dos usuários que se encontram nas imediações da Praça dos Três Poderes e no Quartel General do Exército no DF”, disse a AGU em nota.

Vândalo arranca porta do gabinete de Alexandre de Moraes no STF Foto: Reprodução/G1

Durante a invasão ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8) por bolsonaristas radicais, a porta do armário onde é guardada a toga usada em plenário pelo ministro Alexandre de Moraes chegou ser arrancada. De acordo com o G1, uma foto que circula nas redes sociais mostra a porta sendo carregada do lado de fora do edifício. Para entrar na sede da Suprema Corte, os vândalos quebraram as vidraças do edifício e avançaram até alcançar o plenário, onde ocorrem os julgamentos. Os armários com as togas pretas usadas pelos magistrados ficam perto do plenário. Além do STF, os bolsonaristas também invadiram o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com pedaços de paus e pedras, os participantes defendem um golpe de estado, o que vai contra a Constituição. Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta. No entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional e avançaram sobre o Planalto e, depois, o STF. No Congresso, portas de vidro foram quebradas e os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa.

Lula decreta intervenção federal na segurança pública no DF até 31 de janeiro Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou neste domingo (8) um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal. A medida foi tomada após terroristas bolsonaristas invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) (veja aqui). A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor vai ser Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça. “O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, diz o decreto lido por Lula. O presidente deu uma coletiva para falar do decreto em Araraquara, no interior de São Paulo, para onde viajou no início da manhã para ver efeitos das intensas chuvas na cidade. Lula também disse que os terroristas envolvidos no ataque à democracia neste domingo devem ter “punição exemplar”. “Se houve omissão de alguém do governo federal que facilitou isso, também será punido”, continuou o presidente. Lula também disse que houve "incompetência, má-fé ou maldade" das forças de segurança do Distrito Federal. “Houve eu diria, incompetência, má vontade ou má-fé das pessoas que cuidam da segurança pública do DF. Não é a primeira vez. Vocês vão ver nas imagens que eles [policiais] estão guiando as pessoas na caminhada até a praça dos Três Poderes”, disse o presidente. “Esses policiais que participaram disso não poderão ficar impunes e não poderão participar da corporação porque não são de confiança da sociedade brasileira”, completou Lula.

Manifestantes bolsonaristas invadem Congresso Nacional, Planalto e STF em Brasília Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo (8), em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022. As informações são do Portal Metrópoles. Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas. Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados. Para invadir os prédios do Legislativo e do Executivo, os manifestantes partiram para cima dos agentes da PM que faziam o isolamento dos prédios públicos. O maior grupo de manifestantes partiu do quartel-general do Exército, em Brasília, rumo à Esplanada dos Ministérios por volta das 13h30.

Manifestantes bolsonaristas invadem Congresso Nacional, Planalto e STF em Brasília Rafaela Felicciano/Metrópoles

Alguns dos bolsonaristas foram à região central da capital da República com pedaços de pau na mão. Já na altura do Estádio Nacional Mané Garrincha, um caminhão com ambulante (foto na galeria acima) ofereceu água aos bolsonaristas, que recusaram e acusaram o vendedor de ser “petista”. “Não compre água dele, ele é petista”, gritou um manifestante. Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pararam parte dos extremistas que estavam armados e começaram a revistá-los. Algumas pessoas carregavam armas brancas. Havia manifestantes que portavam máscaras de gás. Ao passarem próximos aos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, hóspedes balançaram bandeiras em apoio a Lula e receberam gritos “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. A polícia precisou interromper o trânsito de duas faixas do Eixo Monumental, sentido Rodoviária, para garantir a segurança dos protestantes. Bem no início da Esplanada, ainda na altura da L2, a Polícia Militar revistou uma grande quantidade do público.

Morre Roberto Dinamite, aos 68 anos Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

Morreu, neste domingo (8), Roberto Dinamite, ídolo do Vasco. O ex-jogador de futebol faleceu aos 68 anos, vítima de um câncer no intestino descoberto em 2021. Ele deixa quatro filhos.  De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, Dinamite teve uma piora em seu quadro neste sábado (7), e estava internado no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro. Nascido em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ), Carlos Roberto de Oliveira jogou por 12 anos no Vasco da Gama, e é o maior goleador da história do clube, com 708 gols. Além disso, é quem tem o maior número de gols no Campeonato Brasileiro e no Campeonato Carioca. O ex-camisa 9 é, ao lado de Pelé e Rogério Ceni, o único jogador do futebol brasileiro a ter mais de mil jogos por uma equipe. Fora dos gramados, foi presidente do Cruzmaltino entre 2008 e 2014, e deputado estadual pelo Rio de Janeiro por cinco mandatos consecutivos.

Ex-vereador é assassinado no dia do próprio aniversário em Santanópolis Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um ex-vereador de Santanópolis, cidade do interior da Bahia, foi assassinado no dia do próprio aniversário, na última sexta-feira (6). Gilsimar Ferreira dos Santos, 43 anos, era dono de um quiosque em uma praça da cidade e foi morto enquanto trabalhava. O crime aconteceu por volta das 16 horas. De acordo com a polícia, testemunhas contaram que dois homens chegaram em uma motocicleta e atiraram na vítima. Eles fugiram e o ex-vereador morreu no local. Gilsimar foi eleito em 2016 pelo Partido Social Liberal (PSL). Na sexta pela manhã, o prefeito da cidade, Gilson Cerqueira Almeida, chegou a postar nas redes sociais uma mensagem em homenagem ao aniversário do ex-vereador, conhecido na região com Gessy do Kiosque. Poucas horas depois do crime, a prefeitura emitiu nota de pesar. Em nota, a Polícia Civil informou que foram expedidas as guias de remoção e de perícia, para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Mais detalhes não serão divulgados para não atrapalhar as investigações.

Jerônimo Rodrigues e Rui Costa discutem possível visita de Lula à Bahia Foto: Antônio Queiros/GOVBA

Em reunião neste sábado (7), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, discutiram possíveis datas para uma viagem do presidente Lula à Bahia. A previsão é de que a visita presidencial seja atrelada a entregas de obras, como construções do programa Minha Casa, Minha Vida ou de escolas de ensino integral. Por meio de nota, o governo indicou que o encontro de Jerônimo e Rui Costa serviu para alinhar demandas ligadas aos investimentos no estado. A reunião, que aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), fez parte do fluxo de transição do governo estadual, já que o atual ministro deixou o cargo de governador, além de servir como ponte para afinar projetos com o governo federal. “Nós estamos tratando de projetos que estão prontos para serem entregues, ou aqueles em transição ou elaboração para entrar em licitação. Além daqueles que queremos pensar para o período de quatro anos”, relatou, em nota, o governador. Na pauta da reunião estavam também projetos da gestão Rui Costa que estão em finalização e com datas próximas de entrega. Alguns, inclusive, foram apresentados à Casa Civil do governo federal. “Também falamos das prioridades do presidente Lula na área do saneamento; do (programa) Minha Casa, Minha Vida; de projetos estruturantes na área da educação, como a escola em tempo integral, e de investimentos na área da saúde”, completou Rui. Estavam presentes no encontro o vice-governador Geraldo Júnior, o presidente da Conder, José Trindade, além de secretários que serão nomeados após desincompatibilização de cargos na Câmara Federal, como Afonso Florence (Casa Civil) e Jusmari Oliveira (Sedur).

Homem em moto rouba malote com mais de R$ 160 mil em Formosa do Rio Preto Foto: Reprodução/Redes Sociais

A polícia civil investiga o roubo de um malote com cerca de R$ 165 mil em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. O crime aconteceu na sexta-feira (7), no centro da cidade, quando uma funcionária de uma distribuidora de bebidas estava em uma moto com a quantia em uma sacola. O dinheiro seria depositado em uma agência bancária. Imagens de câmeras de segurança mostram que um homem em uma moto seguiu a funcionária, que estava na garoupa de uma motocicleta. Ele aborda a vítima com uma arma e, após levar o malote, foge em alta velocidade. Boa parte do dinheiro era resultado das vendas de final de ano. A funcionária prestou depoimento e registrou boletim de ocorrência na delegacia. De acordo com a Polícia Militar, cerca de R$ 150 mil estavam em espécie e R$ 15 mil em cheques. Diligências têm sido realizadas para identificar o suspeito. Um homem chegou a ser conduzido à delegacia, mas não foi encontrado indícios de participação no roubo.

Menina de 10 anos é abusada por namorado da avó no Distrito Federal Foto: Agência Brasil

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o possível abuso sexual sofrido por uma menina de 10 anos de idade. O fato teria ocorrido entre os dias 29 e 31 de dezembro, quando o pai deixou a filha sob os cuidados da avó. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, ao buscar a criança, o pai tomou conhecimento que o companheiro de sua mãe, de 34, estaria abusando da filha. Segundo a menina, nos momentos em que ficava sozinha próxima do acusado, o homem pegava no seu bumbum, apertava os seios e, várias vezes, tomava banho de porta aberta para transitar sem roupa perto da vítima. Em certo momento, ainda de acordo com a criança, o homem chegou perto dela e disse que se ela contasse para alguém iria matar sua vovó e a bisavó. O acusado também contou que deu uma suposta facada em um homem, reforçando o que aconteceria se ela contasse para alguém. Assim que tomou conhecimento, o pai procurou a polícia para registrar o fato. O depoimento da menor contou com apoio de uma psicóloga, que não descartou a versão narrada. Pelo fato da filha não ter narrado dores ou conjunção carnal, o pai descartou a necessidade de levar a criança ao IML.

Brumado registra o primeiro homicídio em 2023 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Brumado registrou o primeiro homicídio de 2023 na noite deste sábado (07). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime foi registrado no bairro Baraúnas. No local, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e registrou a ocorrência. De acordo com testemunhas, a vítima, identificada como Alex Santana da Silva, 27 anos, chegou correndo e caiu em via pública.  A PM encontrou o corpo em solo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito. De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Alex estava com várias perfurações de arma de fogo. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que fez a perícia. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Governo federal fará levantamento de obras e ações prioritárias Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou nesta sexta-feira (5), no Palácio do Planalto, a primeira reunião ministerial de seu governo. Estiveram presentes todos os 37 ministros da nova gestão. O encontro começou por volta das 10 h, com um discurso do presidente, transmitido ao vivo, e depois a conversa seguiu a portas fechadas, com duração de quase cinco horas. Ao final do encontro, por volta das 15 h, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre os principais pontos da reunião. Entre as deliberações, está um levantamento de obras e ações prioritárias que possam ter entregas ao longo das próximas semanas e meses, além de agendas com a presença do presidente. “O presidente da República encerrou a reunião falando do seu otimismo e a determinação de, nos próximos dias, ele já fazer agenda nos estados, fazendo entregas, ações concretas de cada pasta. Já a partir da terça-feira [10], nós estaremos, pela Casa Civil, visitando cada ministério, para recepcionar as sugestões e prioridades dos ministros, e das ações que podem e devem ser tratadas com metas para os 100 dias de governo”, disse Costa. Ele não informou quais estados o presidente visitará, o que está em processo de definição. A lista de obras e ações prioritárias deve ser concluída em duas semanas. O ministro da Casa Civil, pasta que centraliza as ações dos demais ministérios, anunciou a retomada de programas como o Minha Casa Minha Vida, de habitação popular, e a construção de escolas e creches que estão com obras paralisadas. “Vamos hierarquizar do maior percentual de execução para o menor, para que possamos entregar o mais rápido possível”, explicou.

Jerônimo Rodrigues anuncia nomes do segundo escalão do governo da Bahia Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou em uma live nesta sexta-feira (6), 20 dos 40 nomes que vão compor a administração estadual. Segundo Jerônimo, os nomes restantes serão anunciados na próxima semana. São doze novos nomes e oito dirigentes mantidos da gestão anterior. Quatro mulheres e 16 homens foram anunciados neste primeiro bloco, entre eles a diretora do Hospital Roberto Santos, em Salvador. Jerônimo declarou que acompanhou de perto a escolha dos nomes, e que foram adotados critérios técnicos e apoios partidários. “A concepção é: se precisamos de apoio partidário para campanha, precisamos desses partidos para governar. Tivemos o cuidado de manter quem chegou primeiro mais perto, priorizando nas indicações. Contemporizamos de acordo com a relação. Mas quem chegou depois também fará parte”. O governador afirmou que os nomes que foram mantidos da gestão anterior deverão se alinhar ao perfil da nova administração. “É um novo governo, não é mais governo Rui Costa. É preciso entender isso para que a energia seja renovada”. Confira abaixo a lista com os nomes:

SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais) - José Acácio - superintendente

FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa) - Handerson Leite - diretor

FUNCEB (Fundação de Cultura do Estado da Bahia) - Piti Canela - diretora geral

IRDEB (Instituto de Radiodifusao da Bahia) - Flávio Silva Gonçalves - diretor geral

DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito)- Rodrigo Pimentel - diretor (permanece no cargo)

FLEM (Fundaçao Luis Eduardo Magalhães) - Rodrigo Hita - presidente (permanece no cargo)

FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente) - Regina Afonso - diretora (permanece no cargo)

SAC - Flávio Machado - diretor (permanece no cargo)

PRODEB (Companhia De Processamento De Dados Do Estado Da Bahia) José Rebouças - diretor executivo (permanece no cargo)

BAHIA GÁS (Companhia de Gás da Bahia) Luiz Gavazza - Diretor-Presidente (permanece no cargo)

Superintendência do PROCON Tiago Venâncio - diretor

PLANSERV - Socorro Brito - Coordenadora geral (permanece no cargo)

CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) Alexsandro Freitas Silva

SUPAT (Superintendencia Patrimonial) - Hemerson Cardoso Guimarães - superintendente

SUDEC (Superintentencia de Proteçao e Defesa CivIl - Heber Santana - superintendente

CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) Jeandro Laytynher Ribeiro - diretor-presidente

CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) José Trindade - presidente (permanece no cargo)

BAHIATER - Superintendência Baiana De Assistência Técnica e Extensão Rural - Lanns Almeida - superintendente

SIT (Superintendência De Infraestrutura De Transportes) - Saulo Pontes - superintendente (permanece no cargo)

CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia - Carlos Martins - diretor-presidente

Hospital Roberto Santos Lucrecia Sarvenini Freitas - diretora

CONTINUE LENDO
Câmera flagra homem enrolado em cobertor ao invadir e furtar loja em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Um homem enrolado em um cobertor branco foi flagrado por câmeras de segurança furtando uma loja de roupa no centro de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, nesta sexta-feira (6). As informações são da Polícia Civil. Nenhum suspeito foi identificado. Nas imagens, é possível ver o suspeito colocando as peças de roupas dentro de sacolas. Não foi detalhado o valor do prejuízo causado pela ação. De acordo com os moradores, as ações são recorrentes na localidade da cidade. Os suspeitos que se envolvem em cobertores brancos, são popularmente conhecidos como ''fantasminhas''. Na quinta-feira (5) uma dupla invadiu uma loja de eletrônicos também no centro da cidade, cobrindo os rostos com capuz e boné. Moradores dizem se tratar do mesmo grupo de assaltantes. A ocorrência foi registrada na 77ª Companhia Independente de Polícia Militar e será investigada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Segundo a Polícia Civil, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista teve acesso às imagens e deve iniciar a investigação.

Criança de 3 anos é achada morta com sinais de estupro e mãe é presa em Salvador Foto: Haeckel Dias/PC

Uma criança de três anos foi encontrada morta nesta sexta-feira (6), em um imóvel na rua Jaqueiro do Carneiro, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. A mãe da vítima foi presa por abandono de incapaz, conforme informou a Polícia Civil. A Polícia Militar esteve no local do crime e disse que foi acionada para o caso após denúncia de que o corpo da vítima tinha sinais de estupro. A Polícia Civil detalhou que a menina estava desaparecida após ter sido deixada pela mãe com outras pessoas que também são investigadas e não tiveram nomes revelados. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) realizou levantamentos iniciais e aguarda laudos para apontar as causas da morte. A mãe da criança foi apresentada e ouvida na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Criança e o Adolescente (Dercca). O teor do depoimento não foi divulgado. Outras pessoas serão ouvidas na unidade especializada e diligências serão realizadas para esclarecer o caso.

Chuvas não afetam produção agrícola na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As fortes chuvas que atingem a Bahia desde novembro de 2022 afetaram pelo menos 82 municípios e deixaram um longo rastro de destruição. Apesar dos prejuízos, as chuvas não afetaram a produção agrícola no estado.  De acordo com a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a produção agrícola não foi afetada diretamente e não houve perdas de safras, porém as estradas vicinais e rodovias utilizadas para transporte dos produtos foram afetadas, causando dificuldade para a entrega de alimentos e insumos. Segundo o representante da Aiba, o gerente de Agronegócios Aloísio Júnior, a estação meteorológica da Aiba registrou um acumulado de 500 milímetros em novembro, o dobro da chuva prevista para o período, mas os agricultores não se queixaram de prejuízos. “Durante essa safra 22/23, no período de novembro, tivemos um volume de chuva bastante significado e bem acima do normal previsto para a região, contudo nas nossas lavouras de grãos e fibras, não houve prejuízos de maneira direta e significativos nas lavouras, as chuvas provocaram problemas de infraestrutura em algumas estradas e rodoviárias”, comentou. Em seguida, Aloísio Júnior pontuou que as chuvas trouxeram algumas pragas para a produção agrícola. “O alto índice de chuva entre o final de dezembro e início de janeiro e acompanhado da abertura de sol provou o microclima favorável para existência de algumas pragas na lavoura de soja e algodão, como a incidência de mofo branco em algumas lavouras. Os fatores climáticos acabam favorecendo o surgimento de algumas pragas em algumas lavouras”, declarou, detalhando que a AIBA está fazendo o acompanhamento da situação. Por fim, o gerente de Agronegócios descartou a possibilidade no aumento do preço dos produtos por causa do atraso na entrega dos produtos causados pelos prejuízos na infraestrutura de estradas e rodovias. “Na nossa região não há possibilidade de aumento de preço dos produtos”, afirmou, ressaltando que o impacto das chuvas foi de forma indireta. 

Arquivo