Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/Ago/2019 - 09h00

Brumado: Investigadora da Polícia Civil elabora aplicativo de combate à violência doméstica

Brumado: Investigadora da Polícia Civil elabora aplicativo de combate à violência doméstica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A fim de tornar mais efetivas as medidas protetivas de urgência, a Polícia Civil de Brumado lançou, no último dia 22, um aplicativo denominado “Ama Maria”, com o objetivo de facilitar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em Brumado. O sistema foi idealizado pela investigadora Débora Andrade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a investigadora disse que o aplicativo funcionará como um banco de dados de medidas protetivas. A ferramenta eletrônica está em fase de teste com os policiais civis. A plataforma tem como objetivo o fácil acesso, por parte das mulheres para o combate à violência doméstica contra a mulher e implementação da política de proteção às vítimas e seus familiares. Nos últimos dois anos e meio, a própria idealizadora do projeto fez um levantamento minucioso das ocorrências de agressão contra a mulher dentro do lar registradas na delegacia local e pode perceber um aumento nos casos durante o período, já contabilizando quase 700 ocorrências no município. A investigadora esclareceu que o aplicativo também vai disseminar informações sobre a Lei Maria da Penha, bem como oferecer serviços da rede de proteção e combate à violência doméstica contra a mulher.

Brumado: Investigadora da Polícia Civil elabora aplicativo de combate à violência doméstica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As medidas protetivas são instrumento da Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, e concedidas a fim de proteger a vítima de agressão doméstica, impedindo que o suspeito se aproxime novamente dela. As medidas são solicitadas pela autoridade policial, geralmente delegados, e concedidas pelo Poder Judiciário. A concessão e a suspensão das medidas são comunicadas diretamente às vítimas e aos investigados e, durante sua tramitação, podem vir a ser modificadas ou extintas, sem ser necessário que essas mudanças sejam comunicadas oficialmente aos policiais civis e militares. A ferramenta hospeda ícones de fácil manuseio aos usuários, dentre os quais o botão pânico, onde a vítima de agressão envia sinal direto ao Cicom, acionando viaturas com maior diligência ao local. A expectativa é que o aplicativo esteja disponível ao público a partir da primeira quinzena de agosto. A princípio, a ferramenta atenderá apenas o município de Brumado, mas o projeto ambiciona atender toda a região de cobertura da 20ª Coorpin. O projeto conta com aval do delegado coordenador Leonardo Rabelo e com o apoio da prefeitura local, que vem disponibilizando subsídios para o desenvolvimento do aplicativo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo