Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral deixa a cadeia depois de seis anos Foto: Reprodução/Globo News

O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral deixou, por volta das 20h30 desta segunda-feira (19), a Unidade Prisional da Polícia Militar, no município de Niterói, região metropolitana do estado. Ele era o último político preso em regime fechado no âmbito da Operação Lava Jato. Sua prisão ocorreu em 2016. Sergio Cabral ficará, a partir de agora, em prisão domiciliar em apartamento pertencente à família, situado no bairro de Copacabana, na zona sul da capital fluminense, e terá de usar tornozeleira eletrônica, cujos custos, tão logo sejam indicados pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, deverão ser arcados pelo próprio Cabral. A defesa do ex-governador fluminense assegurou que ele respeitará todas as determinações estabelecidas pela Justiça e acrescentou que, “neste momento, Cabral não se manifestará à imprensa, pois o seu maior desejo é estar na companhia de sua família”. O advogado de Cabral, Daniel Bialski, não acompanhou a libertação do cliente, porque teve de retornar a São Paulo, onde tem escritório. O alvará de soltura foi assinado nesta segunda-feira pela juíza federal substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, Gabriela Hardt. A soltura foi autorizada pelo juiz Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Prefeitura de Brumado diz que água da lavanderia pública não foi cortada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste, o secretário de administração de Brumado, Carlos Magno, informou e enviou à redação os comprovantes de pagamento de todas as contas da lavanderia pública municipal. A água do local não foi cortada, conforme informou as lavadeiras (veja aqui). Segundo o secretário, a Embasa informou que não houve nenhum desligamento no local e que o motivo de não estar havendo o abastecimento de água é por conta de um vazamento na rede de abastecimento do Bairro São Félix. Por isso foi preciso trancar o registro de distribuição para resolução do problema. Em breve, o abastecimento da lavanderia e de parte do bairro serão retomados.

Foragido da Justiça é preso com seis mil pés de maconha na cidade de Curaçá Foto: Divulgação/PM

Um homem foragido da Justiça foi preso com seis mil pés de maconha, em uma fazenda, na cidade de Curaçá, no norte da Bahia. Segundo a Polícia Militar, equipes da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) receberam uma denúncia de que havia uma plantação de maconha na fazenda. Ao chegarem no local, os militares encontraram o plantio e o homem, que se apresentou como dono do terreno e da droga. A PM informou que a droga foi incinerada e o suspeito, apresentado na delegacia. Há quase um mês, equipes da Polícia Militar erradicaram 8,5 mil pés de maconha na zona rural do município de Curaçá. Na oportunidade, ninguém foi preso. A Polícia Militar erradicou mais de 796 mil pés de maconha neste ano.

Decisão da justiça sobre eleições da Câmara de Brumado deve sair ainda hoje, diz vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A chapa encabeçada pelo vereador Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, entrou com uma ação na justiça após perder as eleições para presidência da mesa diretora da Câmara de Brumado. Isso porque a vereadora Lia Teixeira filmou o próprio voto durante o pleito, infringindo a regra do sigilo do voto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Brito considerou um absurdo o que aconteceu na votação. “Uma vereadora do porte dessa vereadora filmar o próprio voto e ainda confessar que o fez é um absurdo. Temos decisões sérias do Superior Tribunal Federal (STF) proibindo isso. Tenho certeza que nenhum juiz vai deixar isso passar impune e vai anular essas eleições independente do resultado que virá na frente”, afirmou. O vereador acredita que o resultado judicial do pedido feito pela sua chapa sairá ainda nesta terça-feira (20). “Tenho certeza que haverá novas eleições”, garantiu.

Começou a Semana de Natal com preços baixos na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

A Semana de Natal chegou na Squaresom e Polly Móveis. Para comemorar, diversos produtos estão com preços baixos. Tem produtos com 35%, 45% e 55% de desconto. São camas box, painel para TV, roupeiro com seis portas, sofá de canto com puff e muito mais. Além dos preços promocionais, as lojas oferecem condições de pagamento facilitadas, com parcelas que cabem no seu bolso. Não perca a chance de comprar melhor e mais barato. Passe agora mesmo na Squaresom e Polly Móveis. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Câmara de Vereadores de Brumado encerra os trabalhos no ano de 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Brumado realizou a última sessão do ano. Na oportunidade, foram aprovadas indicações, moção de pesar e requerimento. Além disso, a tribuna livre foi utilizada por Zenildo Correia para falar sobre a rede de educação do município. Durante o ano de 2022, a Câmara Municipal se manteve ativa no cumprimento dos deveres com a população. Dentre as atividades desenvolvidas pelos quinze vereadores em atuação, mais de 1 mil indicações foram apresentadas a favor dos brumadenses. Para o próximo ano, existe a expectativa de ainda mais trabalho.

Malhada de Pedras: Paróquia Senhor Bom Jesus celebra 60 anos de fundação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aconteceu no último sábado (17), às 18h, a missa em ação de graças pelos 60 anos de fundação da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. A celebração foi presidida pelo padre Afonso de Lima, pároco da cidade. A Santa Missa contou com a presença de fiéis da sede e de algumas comunidades rurais. Após a missa, foi exibido o documentário “Especial 60 anos”, uma produção da Pastoral da Comunicação (Pascom) que conta a história da Paróquia nessas seis décadas de fé, missão e evangelização. A Paróquia Senhor Bom Jesus conta hoje com 29 comunidades rurais e com a atuação de diversas pastorais e movimentos.

Bahia tem mais de 140 mil pessoas afetadas pelas chuvas e 13 mil estão desalojadas Foto: Divulgação/PMVC

A Bahia tem 147.322 pessoas atingidas pelas chuvas registradas em algumas regiões do estado, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) que foram atualizadas nesta segunda-feira (19). Além disso, 804 estão desabrigados, 13.907 desalojados e 132.603 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Sete pessoas ficaram feridas e uma morreu. Com relação às rodovias baianas, não houve atualização nos números de intervenções realizadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Os dados divulgados nesta segunda correspondem às ocorrências registradas em 80 municípios afetados. Desse total, 62 estão com decreto de situação de emergência, são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barra do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jiquiriça, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

Brumado: Eficaz Empreendimentos lança dois projetos residenciais no Condomínio Euroville

A Eficaz Empreendimentos lançou dois projetos para construção de casas residenciais no Condomínio Euroville em Brumado. As obras já estão em andamento. A primeira residência, com padrão intermediário, é localizada em um terreno de 300 m² e 185 m² de área construída.

Brumado: Eficaz Empreendimentos lança dois projetos residenciais no Condomínio Euroville

O projeto conta com piscina, suíte casal com closet, duas demi-suítes, sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo, área de serviço e varanda gourmet.

Brumado: Eficaz Empreendimentos lança dois projetos residenciais no Condomínio Euroville

Já o outro projeto residencial, de alto padrão, situa-se em um terreno de 369 m² e 235 m² de área construída. A casa contém: suíte casal com closet, duas suítes, home office, sala de estar, sala de jantar, cozinha, home cine, varanda gourmet, lavabo, área de serviço e depósito.

Brumado: Eficaz Empreendimentos lança dois projetos residenciais no Condomínio Euroville

A proposta da Eficaz Empreendimentos é de obras com padrão construtivo de alta qualidade e arquitetura inovadora. São projetos perfeitos para quem procura segurança, bem estar e qualidade de vida. Para maiores informações sobre as duas casas, ligue: (77) 99910-5949.

Acidente deixa dois mortos e um ferido na BR-116 em Manoel Vitorino Foto: Diulgação/PRF

Duas mulheres morreram e um homem ficou ferido em um acidente entre um carro e um ônibus, nesta segunda-feira (19), na BR-116, no trecho do município de Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia. As vítimas, identificadas como M.L.T.N., de 63 anos, e L.T.S., de 44, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região. Inicialmente, a PRF da região afirmou que as vítimas seriam mãe e filha, no entanto, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) negou essa informação. O homem, foi encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, e está internado na sala vermelha. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. De acordo com a PRF, o motorista do ônibus, que havia saído da cidade de Vitória da Conquista em direção ao município de Jequié, teria sido surpreendido pelo carro, com placa de Mogi das Cruzes (SP), que tentava fazer uma ultrapassagem. Ainda de acordo com a PRF, o condutor do coletivo desviou para o acostamento para evitar o acidente, no entanto, o carro bateu na roda traseira do ônibus. O impacto da batida foi tão forte que o carro de passeio ficou destruído. Além disso, destroços e objetos dos passageiros ficaram espalhados pelo chão. Segundo a concessionária ViaBahia, que administra o trecho, um congestionamento de cerca de 4 quilômetros se formou no local, mas por volta das 17h o tráfego de veículos estava normalizado. Não há informações se os veículos foram retirados da pista.

Morte de designer de sobrancelhas ainda repercute em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A morte da designer de sobrancelhas Andreia Alves de Oliveira, 28 anos, que teria se afogado durante uma confraternização entre amigos no Bairro Baraúnas, em Brumado (veja aqui), ainda está repercutindo bastante. Amigos e familiares lamentam o ocorrido. Irmão da jovem, Cláudio Carvalho disse que Andreia comemorava com amigos após vencerem um campeonato na cidade. “Ela estava numa confraternização aqui no bairro e, quado a gente soube, ela já estava no hospital. Não sabemos o que aconteceu”, contou. De acordo com o Boletim de Ocorrência, Andreia deu entrada na unidade de saúde com suspeita de afogamento. Em depoimento aos policiais, amigas relataram que eles haviam ingerido bebida alcoólica e se alimentado. Além disso, comentaram que Andreia comeu carne de porco e andu e, depois, saiu do meio do grupo para entrar na piscina. Os amigos já a encontraram desacordada no local. Sem conseguir contato com o Samu 192, os amigos levaram Andreia em um veículo particular até o Hospital Municipal de Brumado. Na unidade, foi realizada uma tentativa de reanimação, mas a vítima já estava sem vida.

Maracás: Motorista é preso com mais de 1,7 mil comprimidos de ecstasy na BR-330 Foto: Divulgação/PRF

Um motorista foi preso e 1.785 comprimidos de ecstasy foram apreendidos nesta segunda-feira (19), no Km 712 da BR 330, próximo ao município de Maracás, no sudoeste da Bahia. A informação é da A Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela ação. Os comprimidos estavam escondidos em um compartimento do carro de passeio e seriam vendidos em Salvador. Não foi detalhado em qual compartimento do veículo a droga estava. Os comprimidos apreendidos, assim como o motorista, preso em flagrante por tráfico de drogas, foram apresentados na delegacia de Maracás, conforme informações da Polícia Civil.

Fazer uma viagem para os Estados Unidos está entre os maiores objetivos de muitos brasileiros. Mas com a necessidade de um visto, muita gente acaba deixando esse sonho de lado. Neste sentido, o formulário ESTA vem como algo capaz de facilitar a sua entrada no país. O formulário ESTA é uma autorização online que permite a entrada de viajantes de determinadas nacionalidades. Em outras palavras, os Estados Unidos aceitam dupla cidadania ao invés do visto tradicional. Mas antes de organizar sua viagem com destino à América do Norte, é importante entender o que é o formulário ESTA e para quem ele se aplica. Assim, se você tiver as condições certas, pode pular a etapa burocrática de emissão de visto, e ter mais praticidade para fazer a sua viagem. 

O que é o formulário ESTA?
Não é novidade para ninguém: os Estados Unidos têm uma política bastante restrita e controlada de entrada de visitantes, seja por motivos de turismo, estudos ou trabalho. Pensando em tornar a chegada dos turistas mais simples, o governo americano criou o formulário ESTA. Trata-se de uma autorização de viagem, que permite que cidadãos de países selecionados preencham um formulário online e recebam aprovação (ou não) da entrada nos Estados Unidos. Por ser totalmente online, o processo é muito mais rápido e prático. Além de preencher o formulário, o viajante precisa pagar uma taxa e aguardar para ter o resultado do pedido de autorização. Os órgãos responsáveis vão analisar o seu histórico e, entendendo que você não representa um risco, podem autorizar a entrada. Uma vez que você tenha a aprovação no formulário ESTA, pode entrar nos Estados Unidos sem um visto específico. O ESTA tem validade de 3 anos. Essa facilidade foi muito bem-vinda para algumas pessoas durante a crise do Covid-19. Isso porque, muitos cidadãos de países variados, inclusive brasileiros, conseguiram se vacinar antes mesmo dos grupos de risco serem imunizados por aqui.

Facilidade, mas somente para alguns
Apesar do formulário ESTA representar uma grande facilidade, essa vantagem não se aplica à todas as pessoas. Isso porque, somente cidadãos de países que fazem parte do Programa de Isenção de Vistos podem solicitar a entrada nos Estados Unidos com o ESTA. Infelizmente, o Brasil não é um desses países. Atualmente, cerca de 40 países podem se beneficiar do ESTA. Da América do Sul, o único que conseguiu essa vantagem foi o Chile, até então considerado por muitos especialistas como o maior sucesso econômico do nosso continente. Se o ESTA não está disponível para os brasileiros de modo geral, quem possui dupla cidadania em um dos países do Programa de Isenção de Vistos americano pode utilizar o recurso a seu favor. Assim, se você for brasileiro, mas tiver documentação de dupla cidadania de países como Itália, Alemanha, Espanha, Irlanda, Portugal, Reino Unido, Austrália e outros, consegue solicitar a autorização de viagem ESTA a partir do passaporte dessa cidadania secundária.

O formulário ESTA é obrigatório para uma viagem aos EUA?
O formulário ESTA não é obrigatório para viajar para os Estados Unidos porque ele não é disponibilizado para todos os viajantes. Dessa forma, quem tem dupla cidadania, pode buscar pela autorização ESTA para entrar nos Estados Unidos. E, uma vez conseguindo esse “visto”, precisará apresentar na imigração – ou seja, somente neste cenário ele se torna obrigatório. Quem não tem dupla cidadania, tem a obrigação de conseguir um visto tradicional para entrar nos Estados Unidos. Na prática, para entrar na América do Norte, você é obrigado a apresentar uma documentação: o ESTA para quem tem cidadania de países selecionados, e o visto de turismo, trabalho ou estudo para quem o possui.

Com conseguir emitir um ESTA?
Caso você perceba que tem a possibilidade de usar o ESTA com a sua dupla cidadania, precisa seguir algumas etapas para conseguir a autorização de viagem. Primeiro, acesse e preencha o formulário online do ESTA. Você vai precisar inserir dados pessoais, com as suas informações do Brasil. Entretanto, no campo Nacionalidade, você precisa selecionar o país da dupla cidadania. Ali, você vai informar o número do seu passaporte secundário, já que o ESTA será emitido para este documento. Depois de preencher todos os campos, siga para a etapa de pagamento. O processo de autorização pode levar mais de 24 horas, por isso, é importante fazer o formulário ESTA com alguma antecedência da sua viagem. Mas atenção: o ESTA pode ser negado! Caso você tenha alguma pendência com a justiça ou se os Estados Unidos entenderem algum risco com a sua entrada, você poderá acabar sem a autorização de viagem. Erros no preenchimento do formulário também podem resultar em uma negativa. Nesse caso, você pode tentar novamente a candidatura, corrigindo áreas do formulário que possam estar incorretas. Uma vez que o seu formulário ESTA esteja pronto, é só imprimir e se preocupar com outros tópicos da viagem, como o roteiro ou as vacinas obrigatórias.

Para quem não tem dupla cidadania
E quem não tem dupla cidadania de países isentos de visto? Neste cenário, não há o que fazer – você não poderá utilizar essa ferramenta para ter facilidade na entrada dos Estados Unidos. Cidadãos brasileiros, assim como de outras dezenas de nacionalidades, precisam recorrer à emissão de visto tradicional. Esse processo é mais longo e burocrático do que o formulário ESTA. Exige uma série de etapas, incluindo a visita a uma das Embaixadas Americanas no Brasil. E como existe uma fila de espera, é interessante que você solicite o visto com um bom tempo de antecedência da sua viagem. Há quem prefira comprar a passagem somente depois da chegada do visto, especialmente porque hoje as filas dos consulados estão durando mais de um ano. A verdade é que, seja com o formulário ESTA ou com o visto tradicional, os Estados Unidos representam uma viagem que vale a pena ser feita! Planeje com cuidado, busque informações consulares, e aproveite ao máximo a sua estadia.

Metadescription: Não é obrigatório, mas pode tornar a sua entrada no país muito mais simples. Entenda tudo sobre o formulário ESTA e veja se você tem direito a essa facilidade.

 

 

 

 

Exposição marca 60 anos da Paróquia São Pedro Apóstolo em Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (16), foi realizada a exposição histórica e linha do tempo dos 60 anos da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Aracatu, a 36 km de Brumado. Pela primeira vez, a paróquia contou com uma exibição de tamanha importância. Durante a ação, foram expostos objetos litúrgicos, vestes, móveis, sacrários, estandartes e imagens que marcaram a caminhada dos 60 anos da paróquia. Além da exposição, aconteceu a exibição da linha do tempo com fotos e textos que mostram a trajetória nesses 60 anos: a instituição da paróquia, acontecimentos históricos e fundação de grupos, a passagem da Congregação das Religiosas Missionarias de Nossa Senhora das Dores, fotos e dados sobre a velha e nova Igreja Matriz e a biografia dos padres que passaram pela paróquia e suas contribuições. Vários paroquianos passaram pela exposição.

Matrícula na rede estadual de ensino será entre 16 e 24 de janeiro Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou o cronograma de matrícula para o ano letivo 2023 nesta segunda-feira (19). O processo de matrícula começa para as Pessoas com Deficiência (PcD), no dia 16 de janeiro, via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. O governo também divulgou as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD), transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual, matrícula de estudantes oriundos das redes municipais e novos estudantes da Educação Básica nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Já o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, deverá solicitar, no dia 17 de janeiro, a sua transferência diretamente na unidade escolar em que está matriculado. O calendário da matrícula segue, nos dias 18 e 19 de janeiro, para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, apenas oriundos da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, pela internet, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. No dia 20 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já nos dias 23 e 24 de janeiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Prefeitura não paga a conta e água da lavanderia pública é cortada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A água da Lavanderia Pública Municipal foi cortada e as lavadeiras estão sem condições de trabalhar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Elenir Vieira Santana, uma das lavadeiras mais antigas do local, disse que a prefeitura é a responsável por pagar as contas de água e luz da lavanderia. Dona Elenir criticou o prefeito e disse que o gestor deveria retribuir os votos que as lavadeiras depositaram nele. “Será que o prefeito não tem dó de quem tá lavando roupa pra ganhar o pão de cada dia? Se ele não tem dó de quem pode, tem dó de nós. A gente precisa”, pediu. Segundo a lavadeira, a prefeitura, nem tampouco a Embasa, fizeram qualquer notificação às trabalhadoras antes de fazer o corte da água. “Queria saber por que cortaram a água da lavanderia?”, questionou.

Jerônimo Rodrigues anuncia secretários do novo governo Foto: Divulgação

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou os primeiros secretários do novo governo da Bahia, nesta segunda-feira (19). Três nomes do governo Rui Costa (PT) se manterão nas pastas que já são titulares, e duas atuais secretárias vão trocar de área. Ao todo, o próximo governo terá 25 secretários, além da chefia de Gabinete, que tem status de subsecretaria. Com isso, Jerônimo Rodrigues divulgou 11 nomes: Agricultura: Wallison Torres (atual deputado estadual pelo Avante); Assistência e Desenvolvimento Social: Fabya Reis (atual secretária de Promoção da Igualdade Racial); Casa Civil: Afonso Florence (reeleito deputado federal pelo PT); Chefe de Gabinete: Adolpho Loyola; Educação: Adélia Pinheiro (atual secretaria da Saúde); Fazenda: Manoel Vitório (segue no cargo); Infraestrutura: Sérgio Brito (eleito deputado federal pelo PSD); Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas; Relações Institucionais: Luiz Caetano (segue no cargo); Saúde: Roberta Santana; Turismo: Maurício Bacellar (segue no cargo). Conforme o governador eleito, na quarta-feira (21) serão divulgados mais quatro nomes, e o restante será anunciado na sexta-feira (23). O vice-governador eleito, Geraldo Júnior (MDB), também participou da cerimônia.

Brumado: Obras do Parque da Cidade avançam e moradores cobram vigilância contra vândalos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A primeira etapa das obras do Parque da Cidade, em Brumado, está chegando ao fim. Ao site Achei Sudoeste, o morador José Terto disse que a praça está valorizando bastante a região. "A população fica muita agradecida com essa praça", destacou. Apesar do avanço das obras, Terto pediu que a prefeitura coloque vigilantes na área para preservação do patrimônio público. 

Brumado: Obras do Parque da Cidade avançam e moradores cobram vigilância contra vândalos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo ele, se a providência não for tomada, os vândalos vão tomar conta do equipamento, que conta com quiosques, mirante e academia pública. "Uma pena os vândalos tomarem conta de uma praça tão bonita como essa. É preciso ter a segurança do patrimônio público", cobrou. Para o morador, a Guarda Civil Municipal deve ser convocada para garantir a segurança da estrutura, que reúne tantos investimentos.

Brumado registra 60 casos ativos de Covid-19; foram mais de 250 nos últimos trinta dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, a cidade de Brumado possui, no momento, 60 casos ativos da Covid-19. Ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Rebeca Pinheiro Aguilar disse que, nos últimos trinta dias, houve um aumento expressivo da doença no município. Foram, no período, mais de 250 casos confirmados da Covid-19. "A gente já registrou, de novembro pra cá, mais de 250 casos. No momento, ativos, ou seja, em tratamento em isolamento domiciliar, são 60 casos. Vale ressaltar que são casos leves, sem necessidade de internamento", afirmou. Aguilar disse que os sintomas mais comuns são dor de garganta, febre, dor de cabeça, tosse, coriza e diarreia. A faixa etária mais acometida são jovens e adultos.

Anvisa aprova medicamento da AstraZeneca para tratamento da Covid-19 Foto: JC Gellidon/Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (16) por unanimidade o uso emergencial do medicamento Evusheld (ou AZD7442), da AstraZeneca, para tratamento da Covid-19. O medicamento possui uma combinação de anticorpos monoclonais cilgavimabe + tixagevimabe e era indicado para indivíduos que não estão infectados com a Covid-19 e não tiveram contato com o vírus. De acordo com a agência reguladora, o medicamento é indicado para pacientes com 12 anos ou mais com Covid-19 que não necessitam de oxigênio suplementar e que demonstrem risco aumentado de progressão para o estado grave da doença. O medicamento também é indicado para pessoas que não devem tomar a vacina da Covid-19 devido a um histórico de reação adversa grave. Para quem pode usar o imunizante, ele deve ser administrado pelo menos duas semanas após a vacinação. O Evusheld já foi aprovado por outras agências reguladoras em países como os Estados Unidos, França, Israel, Itália, Barein, Egito e Emirados Árabes Unidos.

Menina de 11 anos morre afogada na cidade de Poções Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Neste domingo (18), uma menina de apenas 11 anos morreu após se afogar na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. Evelyn Pereira de Souza era aluna do Polo Educacional Abi?lio Ferreira Campos, localizado na regia?o do Mulungu. A Prefeitura Municipal emitiu uma nota de pesar lamentando a partida precoce da criança. “Neste momento de dor e consternação nos unimos aos funcionários do Abi?lio Ferreira Campos para prestamos nossas mais sinceras condolências aos pais, familiares e amigos, externando nossa solidariedade e votos de forc?a para superar ta?o difi?cil perda. Compadecemo-nos da dor da fami?lia e rogamos a Deus que conforte o coração de todos, e conceda a Evelyn o descanso eterno”, afirmou, na nota.

Estudante baiano é morto e tem corpo esquartejado em Aracaju Foto: Arquivo Pessoal

Henrique José de Andrade Matos, de 22 anos, foi encontrado morto, no sábado (17), no condomínio onde morava, na Zona Sul de Aracaju. Henrique era natural do município de Cícero Dantas, no agreste baiano, e estudava o curso de odontologia em uma universidade particular da capital sergipana. As informações são do G1. O jovem teve o corpo esquartejado. O principal suspeito de ter cometido o crime foi preso em flagrante e confessou a ação, de acordo com a Polícia Civil. Em entrevista ao G1, a tia de José Henrique, Gorete Matos, disse que ele e o suspeito de ter cometido o crime se conhecem desde criança. Segundo a polícia, um motorista de aplicativo foi solicitado por um morador e subiu para o apartamento para pegar algumas malas. Nesse momento, teria visto um lençol com marcas de sangue. O motorista saiu do local e avisou à portaria que acionou a Polícia Militar. A diretora do DHPP de Sergipe, a delegada Juliana Alcoforado, disse que diante as primeiras informações coletadas, é possível afirmar que o crime aconteceu após uma discussão entre os dois colegas. Outros detalhes sobre o caso só devem ser revelados após a finalização do laudo cadavérico que será feito pelo Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe.

Homem é preso após fazer disparo de arma de fogo na zona rural de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 18h20 deste domingo (18), a polícia foi acionada acerca de um disparo de arma de fogo ocorrido em frente de um bar, localizado na Fazenda Salinas, região do Poço do Magro, na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, no local, ao efetuar o referido disparo, o indivíduo teria fugido com destino à sede do município a bordo de um veículo Ford Ranger branco. Ele foi interceptado na Avenida Valdir Pires, no Bairro Santa Catarina e, dentro do veículo, foi encontrada a pistola Taurus usado no crime. O autor apresentou o Certificado de Registro Federal de Arma de Fogo e alegou ser atirador esportivo. Foi conduzido para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil Foto: Marcos Serra Lima/G1

O ex-candidato do PTB à Presidência da República, Kelmon Luís Souza – ou Padre Kelmon, como se apresenta – foi desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil. A informação foi divulgada, em nota da instituição publicada nas redes sociais, na sexta-feira (16) e assinada pelo arcebispo metropolitano no Peru e autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, e o Mons. Miguel, Phellype Thiago Martins, vigário episcopal no Brasil. “Decidimos cancelar a Provisão 0025/21 conferida ao Pe. Kelmon Luis da Silva. Também informamos que decidimos desencardinar (sic) do clero o Pe. Kelmon Luis da Silva e também o Pe. Lucas Soares Chagas. Dessa forma, os mesmos ficam proibidos de ministrar os sacramentos e de falar em nome da Igreja Ortodoxa do Peru-Tradição canônica Síro Ortodoxa Malankara Indiana”, disse a nota da igreja. Nesta segunda-feira, o Padre Kelmon publicou um comunicado oficial nas redes sociais. No texto, ele conta que pediu a “excardinação”, ato de liberação de padres ou diáconos.

Mulher de 28 anos morre vítima de suposto afogamento em piscina de espaço de eventos em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Militar foi acionada, na tarde deste domingo (18), para apurar um suposto afogamento ocorrido em um espaço de eventos no Bairro Baraúnas, em Brumado. A vítima, uma jovem de 28 anos, foi encontrada desacordada durante uma confraternização entre amigos. Ela, possivelmente, teria se afogado na piscina do espaço. No local, os policiais encontraram os participantes da festa socorrendo a jovem em um veículo particular, visto que não teriam conseguido contato com o Samu 192. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ela chegou a ser conduzida ao Hospital Municipal de Brumado, mas não resistiu e veio a óbito. Peritos da Polícia Técnica realizaram um levantamento no espaço e a Polícia Civil irá investigar as circunstâncias envolvendo a morte.

Arquivo