Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Projeto Recicla Fashion comemora 22 em grande estilo na Escola Sá Teles Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (12), aconteceu mais uma edição do projeto educacional Recicla Fashion, na Vila Presidente Vargas, em Brumado. O projeto é de autoria da professora Sílvia Mello, que leciona Língua Inglesa há 23 anos na unidade. A iniciativa visa promover a educação ambiental, a valorização de todas as formas de vida no planeta, desde as macros até as microbiológicas, além da preservação de todos os recursos naturais. Trata-se de um projeto interdisciplinar, em que os alunos também têm acesso a conhecimentos nas áreas de Ciências, Geografia, História e Cultura. Cada ano um tema específico é escolhido para a culminância do projeto, que é um desfile de moda reciclável. O tema deste ano foi Rússia x Ucrânia em função da guerra. Os alunos fizeram pesquisas e apresentaram seminários e debates acerca dos países no que diz respeito à cultura, trajes típicos, comidas típicas, economia, religião, história, idiomas, geografia, entre outros.

Vereador denuncia exoneração de monitores e transporte escolar sucateado em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Nivaldo Balbino da Silva (PSD), o Niva, denunciou as péssimas condições dos veículos do transporte escolar de Aracatu, a 36 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a frota está sucateada. Nessa época de chuva, ele apontou que os ônibus não possuem sequer os para-brisas funcionando. “Em um ato de irresponsabilidade, a prefeita demitiu todos os contratados, inclusive os monitores do transporte escolar. É uma decisão muito prejudicial à população”, acusou. Nivaldo salientou que os monitores são fundamentais para garantir a segurança dos alunos durante o translado para casa. “Eles são essenciais pra conduzir qualquer problema dentro dos ônibus”, pontuou. O parlamentar adiantou que está encaminhando uma denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE) diante do sucateamento da frota do transporte escolar no município com o objetivo de resguardar a segurança dos alunos. Há dois anos, os veículos não passam por uma vistoria. “Confio na justiça”, declarou. Nesta segunda-feira (12), uma aluna de 11 anos quase morre arrastada por correnteza após ser abandonada em estrada vicinal (veja aqui).

Justiça decreta prisão de acusado de transportar 130 pássaros silvestres em Poções Foto: Divulgação/MP-BA

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça acatou a denúncia criminal e decretou a prisão preventiva de Joelson Cardoso Durval em razão do transporte de 130 pássaros silvestres sem a devida licença ou autorização. Ele foi flagrado transportando os pássaros no dia 27 de janeiro de 2021, no km 760, do Município de Poções, na região sudoeste da Bahia. A decisão foi publicada pela juíza Janine Soares. Conforme o promotor de Justiça Ruano da Silva Leite, no dia 27 de janeiro de 2021 o denunciado foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto conduzia seu carro e, ao ser revistado o porta-malas, os policiais encontraram sete gaiolas, contendo cerca de 130 pássaros silvestres, da espécie cardiais de topete vermelho, que foram transportados por longa distância, em um curto espaço fechado, em condições degradantes, sem água e comida, e expostos a intenso sofrimento. Na decisão, a juíza destacou a submissão dos animais a condições de maus tratos severos, além da grande quantidade de animais traficados. O promotor de Justiça afirmou que o denunciado possui registros criminais espalhados em diversos estados do país. ‘Vale destacar que, mesmo após ter sido preso por mais de uma vez, inclusive pelos fatos denunciados, no último dia 20 de outubro deste ano, ele foi novamente flagrado no município de Paulista, no Piauí, pelo mesmo motivo’. Ele foi denunciado pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei no 9.605/1998, por transportar espécies da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização da autoridade competente e por praticar maus-tratos contra os animais.

Filho é preso depois de atear fogo na casa da mãe em Anagé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na cidade de Anagé, a 80 km de Brumado, depois de colocar fogo na casa da própria mãe. O caso aconteceu na tarde da última terça-feira (13). Policiais militares foram acionados e, no local, já encontraram o incêndio controlado. Testemunhas informaram à polícia que Ronaldo Almeida Campos incendiou o imóvel sem motivo aparente. Na noite anterior, ele teria agredido fisicamente e ameaçado a mãe de morte. Segundo informou a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de posse das características físicas do autor, os militares localizaram o indivíduo após realização de rondas na região. Ronaldo foi conduzido e apresentado na delegacia. 

Caso de estupro de vulnerável contra criança é investigado em Jacobina Foto: Jacobina Notícias

A Polícia Civil de Jacobina, no norte da Bahia, investiga um caso de estupro de vulnerável contra uma criança de 5 anos, dentro de um estabelecimento comercial da cidade. O suspeito de cometer o crime não foi identificado pelo órgão até a última atualização desta reportagem. O caso aconteceu na segunda-feira (12). Segundo a polícia, a vítima estava no mercado da tia, quando um homem desconhecido passou a mão nas partes íntimas dela e fugiu do local. A Polícia Civil informou que equipes da 1ª Delegacia Territorial de Jacobina vai analisar imagens de câmeras de segurança do estabelecimento para identificar e prender o autor do crime.

Homem de 50 anos acusado de agredir a irmã de 35 acaba preso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 50 anos foi preso na noite desta quarta-feira (14), no Bairro Urbis II, em Brumado, acusado de agredir a sua irmã de 35, após uma discussão na residência da família. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizava rondas na região, quando foi abordada pela vítima das agressões. A PM foi até a residência, mas não encontrou o homem. Ele foi localizado em um bar nas proximidades do local e assumiu as agressões. O acusado foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado. O delegado plantonista autuou o homem com base na Lei Maria da Penha.

Produto de qualidade: Argamassa Caulimax está à venda em Brumado e região

A Argamassa Caulimax é uma argamassa colante industrializada, fabricada sob alto controle técnico e seguindo as exigências das normas brasileiras, sendo um produto indispensável para a sua obra. É indicada para o assentamento de diversos tipos de revestimentos e ambientes. Você já encontra as Argamassas Caulimax nas lojas de construções de Brumado e toda região. São vários tipos: Argamassa AC1 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos. Indicada para revestimentos de até 60x60 cm; Argamassa AC2 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos e externos, de até 80x80 cm; e Argamassa AC3 indicada para porcelanatos, cerâmicas, piso sobre piso, mármores e granitos de ambientes internos e externos. Revestimentos de até 120 x 120 cm para sobreposição e 140 x 140 cm base comum. Para mais informações, entre em contato e solicite a ficha técnica através do número (77) 99969-8623.

PF apura lavagem de dinheiro em Conquista, Livramento, Rio de Contas e Irecê Foto: Divulgação/PF

Uma operação contra lavagem de dinheiro foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (15) nas cidades de Vitória da Conquista, Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora e Irecê. Segundo a Polícia Federal (PF), a operação, denominada de “Serviço”, apura contratos feitos por prefeituras. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, um contador é apontado como suspeito de ocultar a movimentação de recursos públicos e possibilitar o favorecimento indevido de terceiros. A PF informou que apenas uma das empresas recebeu mais de R$ 46 milhões de prefeituras em cerca de três anos. Ainda segundo a PF, uma parte significativa desse valor foi movimentada para conta pessoal do contador, também utilizada para transferências em favor de secretários municipais, outros agentes públicos, parentes de um prefeito e suas empresas. Os mandados a serem cumpridos nesta quinta foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia.

WSouza: Desenvolvimento de Sistemas cria e gerencia sites de forma profissional e completa

Referência no desenvolvimento de sistemas, a WSouza, em poucos passos, analisa suas necessidades, podendo criar um site, uma loja virtual, um blog e sua hospedagem. A empresa verifica o material que você já tem disponível, logomarca, imagens, vídeos e textos, e, a partir de novas ideias, conceitos de comunicação e marketing, apresenta para sua aprovação um primeiro layout base, que será o início do seu novo website. A oferta de empresas e pessoas para fazer sites é imensa. A maioria oferece plataformas para que você mesmo construa o seu site. Outros, oferecem modelos prontos. Já a WSouza trabalha sob medida, criando, implantando, desenvolvendo e gerenciando seu website, de forma profissional e completa. Para ser encontrado e realmente acontecer, seu website precisa de gestão profissional e atualizações constantes. Faça um orçamento via WhatsApp: (77) 99941-4144.

Brumado: Idosa pede socorro após enxurrada abrir cratera e deixar sua casa em risco Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As chuvas constantes que estão caindo em Brumado têm causado uma série de transtornos para os moradores de diversos pontos da cidade. Na Rua Jovina Maria Soares, a dona de casa Lucidalva Meira reclamou da quantidade de buracos abertos na via. Ao site Achei Sudoeste, ela relatou que, em frente de sua residência, um buraco enorme já quebrou até o passeio. Meira chegou a acionar a Defesa Civil logo nas primeiras chuvas devido ao risco de desabamento do imóvel. “Depois dessa madrugada, quando vi a cratera com a água represada eu me desesperei. Pedi ajuda pra sair de casa. Agora, meu passeio vai todo embora e a casa vai ser alagada”, contou. Com 63 anos, a idosa mora sozinha e tem vários problemas de saúde. Ela fez um apelo em virtude da gravidade do problema. “A Defesa Civil chegou vir aqui, fez vídeo e disse que o caso era feio, mas não resolveu nada. Estou quase entrando em depressão. Não tenho pra onde ir”, disse, pedindo socorro diante da situação.

Natal de ofertas é na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Natal de Ofertas é na Squaresom e Polly Móveis. Neste mês de dezembro, as lojas estão com diversos produtos com preços promocionais. São produtos selecionados com super desconto para você. Além das ofertas imperdíveis, as lojas prepararam um sorteio de Natal para celebrar. Fazendo suas compras na Squaresom e Polly Móveis, você garante um cupom para concorrer a 4 celulares. Não perca tempo e compre já. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Aluna de 11 anos quase morre arrastada por correnteza após ser abandonada em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (12), nas imediações da comunidade rural Lagoa do Alto, na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, uma menina de 11 anos quase morreu ao ser arrastada pela correnteza. Ela teria sido deixada pelo motorista do transporte escolar no local, por volta de 19h, debaixo de forte chuva. Pai da criança, Rosivaldo Santana de Araújo contou ao site Achei Sudoeste que a filha e outros alunos fizeram uma espécie de corrente para atravessar o riacho. “Umas quatro pessoas passaram e ela escorregou. Foi parar debaixo d’água. Celular, sandália, foi tudo embora. Um colega que resgatou ela já sem fôlego”, relatou. Depois do ocorrido, Rosivaldo disse que a filha ficou bastante traumatizada e tem necessitado de apoio psicológico. O vereador Nivaldo Balbino está prestando apoio jurídico para os pais dos alunos que foram deixados sozinhos pelo motorista na estrada vicinal, em condições de perigo. Para o parlamentar, foi uma imensa irresponsabilidade o que aconteceu. “A administração tem sempre deixado a desejar, mas ainda não tinha chegado a esse ponto. Foi uma irresponsabilidade do tamanho do mundo”, destacou.

Homem conta como sobreviveu após ser carregado por enxurrada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No final de novembro, o brumadense Marcos Novaes da Silva quase perdeu a vida ao ser carregado por uma enxurrada na Rua Jovino Maria Soares. Bastante emocionado, ele contou ao site Achei Sudoeste que viu a morte de frente. Durante a chuva forte, Marcos saiu de casa porque a sua van estava sendo carregada pela correnteza. “Na hora que eu escorei no fundo da van, a van desceu e eu escorreguei e passei por debaixo. Minha perna chegou a enganchar na roda, mas depois fui descendo e parei no esgoto”, relatou. 

Homem conta como sobreviveu após ser carregado por enxurrada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Silva foi carregado por cerca de 150 metros até o bueiro, onde ficou preso na grade. Ele foi resgatado do local com a ajuda de um vizinho. “Quando ele me tirou, me deu um tapa atrás das costas porque eu bebi quase um balde de água”, afirmou. Após o resgaste, Marcos foi atendido pelo Samu 192. Passado o susto, ele cobrou da prefeitura um sistema de drenagem pluvial na região.

MP denuncia ex-prefeito de Carinhanha por contratações irregulares Foto: Reprodução/Facebook

O ex-prefeito do Município de Carinhanha, Paulo Elísio Cotrim (PT), o Paulo da Yonara, foi denunciado pelo Ministério Público estadual por irregularidades na contratação de servidores municipais, enquanto era prefeito do município, no ano de 2014. A denúncia, protocolada no dia 7, pelo promotor de Justiça Alex Bezerra Bacelar aponta que, entre os meses de agosto e dezembro de 2014, o prejuízo causado pelas contratações ilegais chegou a R$ 1.356.800,00. O prejuízo ao erário foi provocado pela “excessiva contratação de servidores em cargos temporários, em detrimento dos servidores efetivos”, conforme comprovam documentos colhidos pela investigação do MP. As provas levantadas pelo MP foram encaminhadas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que concluiu que as contratações por prazo determinado, no período de agosto a dezembro de 2014, se efetivaram sem previsão em lei municipal e também sem processo simplificado de seleção.

Muro de canal pluvial desaba em Brumado e estrutura frágil da obra preocupa moradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais uma galeria desabou na Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado, com as chuvas dos últimos dias. A rua faz interligação entre a policlínica regional de saúde e o campus do Ifba. A moradora Cleonice Nascimento se assustou com o barulho do desabamento, ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (14). Ao site Achei Sudoeste, ela contou que, ao acordar pela manhã, viu o “desastre”. “Pra mim é muito preocupante porque a água invade. É perigoso. Tô com medo”, disse. Para os moradores, a estrutura da obra é frágil e, se continuar chovendo, a outra parte do canal pluvial deve desabar também. A comunidade cobra que a prefeitura, responsável pela obra, feche o canal a fim de dar mais segurança para todos os moradores.

Suspeitos de desviar verbas hospitalares são alvos de operação do MP-BA Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (14), nas casas de sete investigados por irregularidades nas operações de serviços de saúde no Hospital Santa Clara, em Salvador. As ações foram feitas na capital baiana, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Teixeira de Freitas, em Goiânia (GO) e em Brasília (DF). Segundo o MP-BA, a "Operação Pandemia" foi deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e das 2ª e 7ª Promotorias de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público da capital. De acordo com o Ministério Público, a contratação da Prefeitura de Salvador, realizada em agosto de 2020, foi destinada a atendimentos de pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Clara. O contrato, estimado em um total de R$ 18,6 milhões, foi feito para prestação de serviços de saúde relacionados ao tratamento ambulatorial e à internação durante a pandemia do coronavírus. O MP-BA informou que a Prefeitura de Salvador pagou à contratada valor superior a R$ 1,5 milhão. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais de sete investigados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador. Foram apreendidos celulares, pendrives, computadores e documentos. Segundo as investigações, a contratação resultou em prejuízo financeiro para a Prefeitura de Salvador e em desassistência à saúde da população. Os valores destinados à aquisição de insumos e medicamentos teriam sido desviados pela entidade contratada, propiciando o enriquecimento de investigados em detrimento da saúde das pessoas atendidas no hospital e dos profissionais que trabalharam no local.

Brumado: Eleições para mesa diretora do conselho rural é adiada por conta das chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (14), foi realizada a última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado. Presidente do órgão, Márcio Aguiar justificou ao site Achei Sudoeste que a eleição da nova mesa diretora do conselho, prevista para acontecer durante a reunião, não pode ser realizada em virtude da chuva. Isso porque, segundo explicou, não houve quórum suficiente para votação dos diretores que irão atuar no próximo biênio. “Muitos dos nossos presidentes de associações não puderam vir por conta do descolamento dos transportes”, disse. 

Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Itambé Foto: Divulgação/SSP-BA

Quatro pessoas, que não tiveram nomes revelados, foram presas em flagrante por tráfico de drogas na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na terça-feira (13). De acordo com o delegado da Delegacia Territorial (DT) de Itambé, Márcio Allan de Oliveira Assunção, após denúncias anônimas, policiais encontraram porções de cocaína e uma quantia em dinheiro dentro da casa de um casal. Depois do interrogatório com eles e a continuidade das investigações, a polícia prendeu mais dois homens. Com a dupla, foram apreendidos um revólver com numeração raspada, um celular, uma balança de precisão e porções de cocaína e maconha. Segundo a polícia, a arma apreendida foi encontrada no guarda-roupas de um deles. Os quatro, juntos, são suspeitos de integrarem um grupo criminoso. Todos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Itambé, onde seguem presos nesta quarta (14), à disposição da Justiça. Eles foram autuados por tráfico de drogas, associação criminosa, e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido com numeração suprimida. O material apreendido foi encaminhado para a perícia. A polícia não detalhou a quantidade de entorpecentes apreendidos.

Ação na justiça pede anulação de eleição na Câmara de Brumado por quebra de decoro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As eleições da Câmara de Vereadores de Brumado ainda continuam tendo diversos desdobramentos após a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espirito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, ter utilizado um telefone celular para fazer imagens do seu voto (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, disse que a colega quebrou o decoro parlamentar com a atitude. “Foi uma eleição fajuta. Pedimos lisura no processo eleitoral, mas tem vereadores que ainda têm o voto de cabresto. Tem que provar como votou e ela assim fez”, destacou. Domingão, que encabeçou a chapa que perdeu as eleições, garantiu que entrará, ainda nesta quarta-feira (14), com uma ação na Justiça pedindo a anulação do pleito e a punição da vereadora por quebra de decoro parlamentar. “Queremos uma nova eleição. Independente de quem ganhar, tem que ser um negócio honesto”, afirmou.

Canarana: Jovem morta pelo companheiro era mãe de bebê nascido há 45 dias Foto: Reprodução/G1

A jovem Ylcare Gonçalves dos Anjos, de 24 anos, que morreu após ser queimada pelo companheiro em Canarana, no norte da Bahia, deixa um recém-nascido de 45 dias. A criança é filha do investigado, que foi preso na terça-feira (13). O homem não teve nome divulgado pela polícia, por causa da Lei de Abuso de Autoridade. Ele jogou um líquido inflamável em Ylcare, antes de atear fogo nela, no domingo (11). A jovem teve ferimentos graves na cabeça, no pescoço e também no tórax. A vítima foi levada para um hospital de Canarana, depois transferida para uma unidade de Irecê. Ela seria regulada para Salvador, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes da transferência. De acordo com o G1, testemunhas disseram à polícia que o investigado já havia agredido Ylcare outras vezes. Após cometer o crime, o suspeito fugiu para a casa dos pais, onde foi preso. Ele responderá por feminicídio e está à disposição da Justiça.

Conseg faz balanço das ações em 2022 e projeta calendário para 2023 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg), Irenaldo Muniz falou ao site Achei Sudoeste sobre a última reunião do órgão neste ano de 2022. Muniz destacou que o encontro teve o objetivo de fazer uma avaliação das ações desenvolvidas pelo Conseg ao longo do ano. “Foi uma reunião mais avaliativa. Diria que deu frutos porque o projeto de maior intenção, que é a criação do Batalhão em Brumado, tá na mão do governador. Foi muito rápido. O pontapé foi dado e agora só depende de força política”, afirmou. Na oportunidade, Muniz disse que também foi feito um planejamento das ações do conselho para 2023. Nesse sentido, ele adiantou que o Conseg atuará junto à Secretaria Municipal de Educação para realização de palestras nas escolas da rede. A Vara de Execuções Penais também será uma das lutas do conselho no próximo biênio, assim como as implicações do presídio na comunidade brumadense.

Três pessoas da mesma família morrem em acidente na zona rural de Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (11), um grave acidente tirou a vida de três pessoas da mesma família na cidade de Ibipitanga, a 237 km de Brumado. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, dois irmãos e a filha de um deles estavam a bordo de uma motocicleta quando colidiram com um veículo próximo da ponte sobre o Rio Paramirim, que divide o território do município de Ibipitanga e Macaúbas. As vítimas, identificadas como Rafael Jesus Silva, 30 anos, Luís Fernando Leão silva, 18 anos, e Millena Oliveira Silva, 08 anos, seguiam em direção à sede municipal depois de participarem de uma cavalgada. Imagens que circulam em aplicativos de mensagens mostram corpos despedaçados, lançados às margens da rodovia. A Polícia Miliar esteve no local controlando o trânsito até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa. Os sepultamentos aconteceram na segunda-feira (12).

Eleições 2022: Contas de Jerônimo Rodrigues são aprovadas pelo TRE-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As contas do então candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O petista, que venceu a disputa contra o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), teve um total de despesas no valor de R$ 10.596.859,07. Até o momento, R$ 9.146.014,07 já foram pagos. O valor é menos da metade do limite de gastos, fixado em R$ 26.683.209,24. As principais fontes de doação vieram da direção nacional do PT (R$ 5.746.901,99), da direção estadual (R$ 1.126.489,27) e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (R$ 500.000,00).

Paramirim: Barragem do Zabumbão ultrapassa de 90% de sua capacidade Foto: Rodrigo Castro/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (12), foi feita uma medição na barragem do Zabumbão, que fica em Paramirim, a 141 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia. Após a medição, foi constatado que o equipamento já ultrapassou 55 milhões de metros cúbicos, 91,6% da capacidade máxima. Falta apenas 1 metro e 18 centímetros para que a barragem transborde. Isso pode acontecer ainda nesta semana, já que existe possibilidade de chuva no município. Por isso, a Prefeitura de Paramirim anunciou recomendações para a população local: remanejamento de animais alocados às margens do rio; retirada de barracas, trailers e eletrodomésticos do local; suspensão do fornecimento da energia elétrica no balneário; retirada de bombas e equipamentos de irrigação nas margens do rio; proibição do trânsito de veículos pela passagem molhada do balneário; proibição da circulação de pessoas no vertedouro da barragem. Além de Paramirim, a barragem do Zabumbão abastece as cidades de Botuporã, Caturama e Tanque Novo.

Neymar é absolvido na Espanha em processo por fraude e corrupção Foto: Getty Images

Um tribunal catalão absolveu nesta terça-feira (13) o jogador de futebol brasileiro Neymar e outros réus em um caso de fraude e corrupção sobre sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013, depois que os promotores retiraram todas as acusações no julgamento de alto nível, disse o tribunal em um comunicado. A ação foi movida pela empresa de investimentos brasileira DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos. Ele agora joga pelo Paris Saint-Germain. A DIS argumentou que perdeu uma parte da transferência porque seu valor real foi subestimado. Na ocasião a empresa pediu uma pena de prisão de cinco anos para Neymar e uma multa total de 149 milhões de euros (R$ 835 milhões) para os réus. O pedido não foi atendido. Em outubro, o promotor Luis Garcia Canton pediu ao tribunal de Barcelona que absolvesse todos os réus, pois “não havia o menor indício de crime”. Além de Neymar, os ex-presidentes do Barcelona envolvidos na acusação, assim como seu pai e sua mãe foram inocentados no caso.

Arquivo