Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: 'É momento de unirmos forças para salvarmos vidas', defende Amarildo Bomfim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Anfitrião da audiência pública que debateu a saúde mental e o enfrentamento ao suicídio infanto-juvenil na Câmara Municipal de Brumado, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) avaliou que o evento poderia ter sido mais produtivo se representantes do Poder Executivo Municipal tivessem participado da iniciativa. Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar lamentou profundamente a ausência de representantes do Executivo, em especial dos secretários de educação, assistência social, saúde e do próprio prefeito, os quais, segundo frisou, seriam fundamentais para execução de ações voltadas ao enfrentamento ao problema. “Quem perde com isso é o prefeito porque aqui surgiram várias ideias. Vamos colocar isso em prática, pode ter certeza. Essa audiência não será morta. Estamos à disposição para contribuir com essa causa tão nobre”, afirmou. Bomfim destacou que falta maturidade do prefeito em aceitar propostas e iniciativas da oposição, tal como o projeto que dispunha sobre a presença de psicopedagogos nas escolas, que foi vetado pelo mesmo. “É momento de unirmos forças pra salvarmos vidas. O prefeito tem que analisar isso, tem que parar de pintar paredes e cuidar das pessoas”, ponderou.

Brumado: Escolas terão porteiro eletrônico com reconhecimento facial dos alunos em 2023 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o ano letivo de 2023, o secretário de educação de Brumado, João Nolasco, adiantou que as escolas da rede municipal contarão com um sistema de reconhecimento facial. Nolasco explicou que as portarias das unidades irão dispor de um equipamento que fará essa leitura. “Em trinta segundos, os alunos serão reconhecidos facialmente e registrados no sistema”, afirmou. Além disso, o equipamento funcionará como uma espécie de porteiro eletrônico, fazendo o mapeamento daqueles alunos que não compareceram até uma tolerância de 15 minutos. O sistema irá disparar uma mensagem para os pais e responsáveis comunicando sobre o não comparecimento do aluno à escola após esse tempo. “É mais uma forma de segurança, tanto para os alunos quanto para os pais. Tenho certeza que isso será uma grande vitória. Vamos implantar nas escolas, pausadamente, ao longo do ano de 2023”, justificou.

Brumado: Prefeitura será mais rígida e menos tolerante com a violência nas escolas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em pronunciamento durante live na última semana, o secretário de educação de Brumado, João Nolasco, falou a respeito da audiência realizada com o juiz Genivaldo Alves Guimarães e diversas autoridades a respeito de dificuldades vivenciadas nas escolas, incluindo drogas, violência e sexo (veja aqui). Segundo ele, a reunião, que também contou com a presença de pais e alunos, foi bastante proveitosa. “O juiz foi bem claro, deixou uma mensagem muito forte para todos os pais e alunos presentes. Deu todo suporte e mostrou o caminho”, pontuou. A partir dessa audiência, o secretário frisou que será mais rígido com comportamentos indisciplinados nas escolas. “Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém ou fazer de conta que não estamos vendo. Vamos fazer o que for necessário pra manter a ordem. Esse é o nosso compromisso”, destacou.

Vereador Renato Santos é eleito presidente da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Renato Santos Teixeira (Sem Partido) foi eleito na noite desta segunda-feira (12) como presidente da Câmara Municipal de Brumado. O parlamentar foi indicação pessoal do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Vereador de primeiro mandato, Renato que é da total confiança de Eduardo, derrotou o candidato Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, opositor ao atual governo municipal. A vitória de Santos foi consolidada após a ida do vereador João Vasconcelos (União Brasil) para a bancada governista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Teixeira recebeu oito votos, contra seis de Domingão. Um edil votou nulo. Durante o processo eleitoral, a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, chegou a filmar o seu voto, o que foi questionado pelo candidato Reinaldo, que segundo ele, teria infringido o regimento interno da Casa. Mesmo com a ressalva, a atual presidente do poder legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (PT), decretou a vitória de Santos. A chapa exitosa tem José da Silva Santos (PSB), o Santinho, como vice-presidente, João Vitor Moura Vasconcelos (União Brasil) como 1º secretário e Tiago de Souza Amorim (PP) como 2º secretário.

Lula e Alckmin são diplomados no TSE Foto: Reprodução/TSE

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados nesta segunda-feira (12), no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A cerimônia oficializa os resultados das urnas e assim, marca o fim do processo eleitoral. Além disso, a diplomação é uma condição formal para que o presidente eleito e o vice tomem posse de seus respectivos cargos em 1º de janeiro, que e é quando o mandato começa. Seguindo o rito de diplomação, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, abriu a sessão e logo em seguida Lula e Alckmin foram convidados a comparecer a mesa. Após isso foi executado o hino nacional pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência, que será regida pelo 2º tenente Cláudio Márcio Araújo da Luz. Em seguida, Moraes leu o teor do diploma e entregou a Lula e Alckmin os diplomas de seus respectivos cargos para o qual foram eleitos. O diploma é um documento físico que deve conter o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente. A cerimônia de diplomação acontece desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a solenidade voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.

Bahia deve receber 6,2 milhões de turistas na alta temporada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após dois anos do início da pandemia da Covid-19, a expectativa é de que o estado receba cerca de 6,2 milhões de turistas durante o verão, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (12), onde também foi lançada a “Operação Verão 2023” da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Para atrair os visitantes, o órgão estadual elaborou o Plano Viva Turismo Bahia, que é baseado em quatro pilares. São eles: biossegurança sanitária, obas de infraestrutura, promoção do destino Bahia e capacitação de mão de obra. Além disso, foi criado o Programa Bahia Receptivo, que tem como objetivo orientar os turistas sobre os locais disponíveis para visitação, conforme explicou o titular da pasta Maurício Bacellar. “Vamos ter receptivos de turistas no litoral baiano e na Chapada Diamantina que, apesar de estar do interior do estado, recebe muita visitação durante o ano”, disse. Essa recepção será feita por guias de turismo e por técnicos da Setur-BA. “Vamos prestar informações aos turistas sobre roteiros, hospedagens, restaurantes, enfim, do que ele tem na Bahia para desfrutar nessa época do ano”, detalhou o secretário. Sobre a questão da segurança em meio à pandemia, Bacellar detalhou que as normas presentes no decreto estadual que está em vigor devem ser respeitadas como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais. “É prioridade do governo priorizar vidas, mas os decretos são proporcionais ao comportamento da pandemia. Existem protocolos de biossegurança sanitária específicos. O protocolo de hotéis [é um], [que é] diferente [daquele] para bares e restaurantes, entre outros”, afirmou.

Brumado: 'Executivo confundiu política pública com política partidária', dispara promotora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (09), uma audiência pública sobre saúde mental foi realizada na Câmara de Vereadores de Brumado. Diversas autoridades participaram do evento. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) não compareceu, nem enviou representantes para a reunião (veja aqui). Ao site Achei Sudoeste, a promotora pública Daniela Almeida disse que o saldo da audiência foi extremamente positivo. “Conseguimos reunir autoridades de diversas instituições ligadas à temática. Conseguimos reunir lideranças comunitárias e religiosas, todos com diversas opiniões sobre o assunto. Ao todo, somadas, trouxeram sim um grande alerta e avanço nessa luta contra o suicídio e em busca da solução para os problemas que enfrentamos em Brumado”, afirmou. Almeida lamentou a ausência de representantes do Poder Executivo Municipal em evento de tamanha importância. Para ela, o Executivo confundiu política pública vinculada à saúde mental com política partidária. “Infelizmente, nenhum representante do Poder Executivo compareceu a esse evento. Lamento! Essa ausência de representantes das secretarias de assistência social e saúde demonstra, ao menos, a falta de interesse com relação ao assunto”, criticou.

Produto de qualidade: Argamassa Caulimax está à venda em Brumado e região

A Argamassa Caulimax é uma argamassa colante industrializada, fabricada sob alto controle técnico e seguindo as exigências das normas brasileiras, sendo um produto indispensável para a sua obra. É indicada para o assentamento de diversos tipos de revestimentos e ambientes. Você já encontra as Argamassas Caulimax nas lojas de construções de Brumado e toda região. São vários tipos: Argamassa AC1 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos. Indicada para revestimentos de até 60x60 cm; Argamassa AC2 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos e externos, de até 80x80 cm; e Argamassa AC3 indicada para porcelanatos, cerâmicas, piso sobre piso, mármores e granitos de ambientes internos e externos. Revestimentos de até 120 x 120 cm para sobreposição e 140 x 140 cm base comum. Para mais informações, entre em contato e solicite a ficha técnica através do número (77) 99969-8623.

Brumado: Prefeito e secretários não participam de audiência de prevenção ao suicídio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Muito foi sentida a ausência do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e dos secretários João Nolasco (Educação), Cláudio Feres (Saúde) e Carlos Magno (Desenvolvimento Social) na audiência pública realizada na noite da última sexta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Brumado, onde os presentes debaterem saúde mental, depressão e combate ao suicídio infanto-juvenil no município (veja aqui). Cada participante lamentou a ausência dos representantes do Executivo Municipal, pois se esperava, ao término da audiência, ter a consolidação de ações estratégicas a serem adotadas em consonância com a gestão. Porém, mesmo com o mapeamento que expõe uma grave alteração de comportamento devido ao diagnóstico de quadros depressivos com contexto de violência, principalmente nas escolas do município, não houve sequer uma justificativa da administração para as referidas ausências. Ao final, medidas foram apresentadas, mas, com as cadeiras vazias, prevalece uma grande interrogação: a administração e suas pastas relacionadas vão atender ao grito de socorro de uma sociedade que clama pela recuperação de sua saúde mental e resguardo da vida da juventude?

Carla Zambelli irrita PL e pode ser cassada Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

“Ninguém aguenta mais essa Zambelli”. Foi assim que Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, respondeu a uma mensagem de um aliado nesta semana. O cacique mostrou-se sem paciência para a deputada federal mais votada do partido em São Paulo após mais uma reclamação que ela fez. A parlamentar está cada vez mais isolada na sigla e a tendência é de que pode ser cassada já no início do próximo ciclo. De acordo com o Tribuna da Bahia, um assessor da legenda conversou com a coluna e contou que Zambelli incomodou muito os diretores do PL nas últimas semanas. “Ela queria o mesmo tratamento que o presidente”, contou. Isso porque, todas as imposições feitas por Jair Bolsonaro ao partido foram atendidas, seja antes, durante ou depois das eleições. Este assessor confessou que a parlamentar exigiu que a legenda articulasse para que ela recuperasse suas redes sociais. Carla foi bloqueada em todas as redes do país após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), acusada de propagar fake news contra as eleições brasileiras. A parlamentar chegou a viajar para os EUA para denunciar o Supremo à Organização dos Estados Americanos (OEA) por violação dos direitos humanos por conta do episódio. Fontes próximas da deputada confirmaram que ela não se sentiu acolhida pelo PL. “Ela foi a deputada federal mais votada do PL em SP, ajudou a legenda a conseguir mais cadeiras e depois foi abandonada”, revelou um amigo. Para o núcleo de Zambelli, a parlamentar merecia um melhor tratamento porque, nas palavras deste grupo, “ela é o futuro do PL”. As cobranças, no entanto, fizeram efeito contrário e passaram a incomodar boa parte dos líderes da legenda. Valdemar da Costa Neto evita atender ligações ou responder mensagens da deputada faz alguns dias. A gota d'água foi a briga que ela teve com o próprio Bolsonaro, o cobrando por uma posição em defesa de um suposto golpe de estado, avaliam pessoas próximas ao cacique. A partir daí, toda a cúpula da sigla parou de dar atenção para a parlamentar e “soltou” a mão dela. Um membro do diretório nacional conversou com a coluna e afirmou que o problema de Zambelli é o ego. “Ela não tem noção do próprio tamanho e se acha maior do que é”, afirmou. “A Zambelli exigiu tratamento igual ao de Bolsonaro e chegou a se comparar a ele", continuou. Uma das frases que a deputada teria dito e que irritou o diretório nacional do PL, teria sido "Eu ganhei a eleição, ele perdeu”, se referindo ao presidente.

Audiência pública debate saúde mental de jovens e adolescentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (09), diversas autoridades se reuniram na Câmara de Vereadores de Brumado para uma audiência pública com o tema: “Saúde Mental: A sociedade que temos e a sociedade que queremos”. A audiência trouxe à tona a preocupação com a saúde mental de jovens e adolescentes após episódios que culminaram com o suicídio de dois alunos do Ifba. Diretor do instituto, professor Rui Santana falou ao site Achei Sudoeste sobre a importância da iniciativa para definição e concretização de ações voltadas à solução do problema, bem como para um alerta à sociedade. “Nós precisamos juntos construir uma proposta e, obviamente, para buscar efetivamente ações que possam minimizar toda essa situação que, por ora, permeia Brumado”, salientou. Para Santana, a sociedade precisa trabalhar “a várias mãos” para construir propostas e projetos que contribuam para a área da saúde mental. Compuseram a mesa de debates o vereador Amarildo Bomfim, a psicóloga do Instituto Catingueiro Allana Brito Almeida, a Promotora de Justiça e Representante do Ministério Público Estadual Daniela de Almeida, a representante do Conselho Tutelar Eliana Costa da Silva, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública da Indústria, Comércio e Entidades Afins de Brumado, Irenaldo Muniz da Silva, entre outros.

Morte de caetiteense leva inúmeras pessoas às ruas em busca de justiça Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A morte do funcionário público Juliano de Brito Oliveira, 42 anos, chocou a cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Ele foi encontrado morto dentro de um prédio escolar em construção, no dia 4 de dezembro. O crânio havia sido esmagado com tijoladas (veja aqui). Segundo a família, apesar da morte brutal, Juliano não tinha nenhuma inimizade. A irmã Ana Karla Oliveira disse que o irmão era trabalhador, decente, honesto e de reputação ilibada. “Ele foi brutalmente assassinado por motivos que nós ainda não conhecemos e isso é o que mais comoveu a cidade inteira. Ele era uma pessoa muito querida e conhecida”, contou. Após uma semana sem pistas, familiares e amigos organizaram uma caminhada para exigir justiça por Juliano. A mobilização aconteceu no último sábado (10), depois da missa de sétimo dia do funcionário público. Líder da iniciativa, a oficial de justiça e amiga Myna Silveira salientou a preocupação em não deixar que o crime fique impune. “Desde domingo, os amigos não têm notícias das autoridades, nem uma publicação a respeito de como andam as investigações. Nós não estamos entendendo o que está acontecendo. O inquérito policial só foi instaurado três dias depois e a autópsia do corpo só foi feita horas depois porque não tinha perito, então estamos muito preocupados de um crime brutal virar somente estatística”, afirmou. Além do ato nas ruas, os caetiteenses também estão se unindo nas redes sociais através da hashtag #JustiçaPorJuliano. A esperança é conseguir reunir o máximo de pessoas para obter respostas sobre o crime.

CDL divulga várias oportunidades de estágio em Brumado

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgou várias vagas de estágio em parceria com a Evoestágios. Com a chegada do final do ano, inúmeros contratos são encerrados e surgem oportunidades para diversas áreas: logística, administração, atendimento, saúde, educação e vendas. As vagas são para estudantes do ensino médio, técnico ou superior, com carga horária máxima de 30 horas semanais e bolsas que variam de R$ 450,00 a R$ 660,00. Para participar dos processos seletivos totalmente gratuitos, o candidato deve enviar currículo para [email protected]. Maiores informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (77) 99864-5069. Vale lembrar que as vagas não são temporárias.

Governo Federal reconhece emergência em Livramento de Nossa Senhora e Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (9), a situação de emergência em mais 148 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. Desse total, 140 estão na Paraíba e passam por um período de estiagem. As outras cidades que receberam o reconhecimento federal de situação de emergência são Livramento de Nossa Senhora, Mansidão e Rio do Antônio, na Bahia, que também enfrentam a estiagem, e Caracol, em Mato Grosso do Sul, e Anitápolis, Botuverá, Lajeado Grande e São José, em Santa Catarina, que foram afetadas por chuvas intensas. De acordo com o Brasil 61, cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado. A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Bahia deverá produzir 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023 Foto: Divulgação

A Bahia deverá produzir aproximadamente 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/23. O valor sinaliza um aumento de 4,7% em relação ao ciclo anterior. Já a área cultivada está estimada em 3,7 milhões de hectares, indicando expansão de 1,9% em comparação ao mesmo período. Os dados são do 3° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, publicado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A principal cultura do estado é a soja, que deve render quase 7,5 milhões de toneladas, um aumento de 2,8% em relação à safra passada. Em razão dos consideráveis volumes de chuvas de novembro, as áreas de sequeiro passaram a ser semeadas em ritmo mais acelerado em comparação a outubro. O plantio atingiu 88% da área prevista, e segue para o encerramento no início de dezembro. Cerca de 83% da área plantada está em desenvolvimento vegetativo, apresentando boas condições fisiológicas. Para a safra 2022/33 é estimado um aumento de 1,4% na área plantada, que deve alcançar 1,9 milhão de hectares. A segunda cultura de maior expressão no estado é o milho, para o qual estima-se produção de 2,3 milhões de toneladas apenas na primeira safra, aumento de 11% em relação à 2021/22. Assim como observado para a soja, a chegada das chuvas acelerou o avanço do plantio. Observa-se aumento na área plantada de 11,6%, justificado pela conjuntura favorável do mercado do milho, pelos bons resultados da safra passada e pela expectativa de boas condições climáticas. O estado deverá semear 490,8 mil hectares da cultura nesse primeiro ciclo. No caso do algodão, algumas lavouras na Bahia já iniciaram a semeadura e a Conab estima produção de quase 1,5 milhão de toneladas de algodão em caroço (+12,5%) e área de 308 mil hectares, estável em relação ao ciclo passado. A Bahia é o 2° maior produtor nacional de algodão, atrás apenas do Mato Grosso. A boa rentabilidade da cultura e a ampliação das vendas no mercado internacional servem de incentivo ao setor.

Brumado: Homem ameaça vizinho com arma de brinquedo no Residencial Brisas II Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (09), um homem foi preso após ameaçar o vizinho usando uma arma de brinquedo. O fato aconteceu no Residencial Brisas II, em Brumado. Segundo a vítima, por volta de 22h40, o vizinho, que é segurança, fez as ameaças utilizando uma faca, uma pistola e um cassetete. A polícia foi acionada e, no local, encontrou o segurança em sua residência. Ele negou ter feito qualquer tipo de ameaça contra o vizinho. Ambos foram levados à delegacia para prestar depoimento. A ocorrência foi registrada como ameaça.

Pelo 2º mês seguido, Brasil bate recorde de produção de petróleo e gás natural Foto: Geraldo Falcão/Petrobras

Pelo segundo mês seguido, o país registrou recorde de produção nacional de petróleo e gás natural e ficou acima da marca de 4 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Número que só havia sido alcançado em janeiro de 2020. Em outubro de 2022, a produção foi de 4,18 milhões de barris de petróleo por dia (boe/d), sendo 3,24 milhões de barris/dia (bbl/d) de petróleo e 148,7 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d) de gás natural. Em setembro, o número da produção de barris foi de 4,04 milhões. Ums variação mensal de 3,27% e um aumento de 15,9% na comparação com outubro de 2021, quando país produziu 3,60 milhões de boe/dia. As informações são do Painel Dinâmico de Produção de petróleo e Gás Natural. Ainda de acordo com a agência, a produção no Pré-sal aumentou 4,75% em relação a setembro de 2022 e alcançou 3,14 milhões boe/d, representando 75,18% do total nacional e a produção nos contratos de partilha da produção teve um aumento de 18%, atingindo 995,2 mil boe/d, representando 23,8% do total do país. O aumento foi impulsionado pela produção das plataformas P-77, FPSO Guanabara e FPSO Pioneiro de Libra.

Brumadense morre afogado em rio na cidade de Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O brumadense Gilson Santos Rocha, 30 anos, morreu afogado na última sexta-feira (09), em um rio na cidade de Tanhaçu, a 74 km de sua terra natal. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Gilson estava visitando a residência de sua mãe, no Povoado de José Alves, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. O óbito foi confirmado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Rocha foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Morador do bairro Malhada Branca, Santos foi sepultado no sábado (10).

WSouza: Desenvolvimento de Sistemas cria e gerencia sites de forma profissional e completa

Referência no desenvolvimento de sistemas, a WSouza, em poucos passos, analisa suas necessidades, podendo criar um site, uma loja virtual, um blog e sua hospedagem. A empresa verifica o material que você já tem disponível, logomarca, imagens, vídeos e textos, e, a partir de novas ideias, conceitos de comunicação e marketing, apresenta para sua aprovação um primeiro layout base, que será o início do seu novo website. A oferta de empresas e pessoas para fazer sites é imensa. A maioria oferece plataformas para que você mesmo construa o seu site. Outros, oferecem modelos prontos. Já a WSouza trabalha sob medida, criando, implantando, desenvolvendo e gerenciando seu website, de forma profissional e completa. Para ser encontrado e realmente acontecer, seu website precisa de gestão profissional e atualizações constantes. Faça um orçamento via WhatsApp: (77) 99941-4144.

Idoso com todas as doses da vacina morre em decorrência da Covid-19 em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (11), a Secretaria de Saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou o 144º óbito em decorrência da Covid-19 na cidade. Trata-se de um idoso de 72 anos, diabético. Ele havia tomado as quatro doses da vacina. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o paciente também foi diagnosticado com pneumonia bacteriana. O boletim epidemiológico do último domingo (11) mostra que o município possui 76 casos ativos, dos quais cinco internamentos.

Natal de ofertas é na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Natal de Ofertas é na Squaresom e Polly Móveis. Neste mês de dezembro, as lojas estão com diversos produtos com preços promocionais. São produtos selecionados com super desconto para você. Além das ofertas imperdíveis, as lojas prepararam um sorteio de Natal para celebrar. Fazendo suas compras na Squaresom e Polly Móveis, você garante um cupom para concorrer a 4 celulares. Não perca tempo e compre já. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: Bryan é diagnosticado com 74 bactérias após retirada de cateter Foto: Henrique Alves/Achei Sudoeste

A família do pequeno Bryan Loran Gomes dos Santos, de 1 anos, tem passado por um momento difícil em razão das complicações provocadas pela hidrocefalia no filho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pai de Bryan, Henrique Alves, contou que o caso se agravou, visto que foram retiradas 52 bactérias da válvula no cérebro, porém ainda há 23 no cateter. “Os médicos só retiraram a válvula achando que as bactérias estavam apenas lá, mas no cateter também. Agravou o quadro dele porque agora ele está convulsando de 5 a 6 vezes no dia. Tá bem delicado”, afirmou. No momento, segundo Alves, a criança está passando por um tratamento com antibióticos. Vivendo em um kitnet na cidade, a família tem passado por inúmeras dificuldades para se manter fora e pagar as despesas com o tratamento do filho. Com poucos recursos, Henrique pediu o apoio da comunidade para se manter na luta pela vida do filho na cidade vizinha. As doações podem ser feitas através da chave Pix: 77999369171 (celular) ou, pessoalmente, na Rua Virgílio Ataíde, nº 60.

Eleições na Câmara de Brumado: Oposição confirma apoio a Rey de Domingão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As eleições que decidirão a presidência e a mesa diretora do próximo biênio na Câmara de Vereadores de Brumado serão realizadas nesta segunda-feira (12). A chapa formada pela bancada de oposição, encabeçada pelo vereador Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, recebeu apoio incondicional dos edis que formam o grupo. Ao site Achei Sudoeste, todos os sete vereadores que compõem a base oposicionista confirmaram que manterão a integridade da bancada. “Estamos com Rey”, expressaram. Brito acredita em uma vitória surpreendente, levando em consideração que, no momento, a chapa governista em apoio ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) conta com oito dos quinze votos. “Nosso pensamento é de que a Câmara de Vereadores, embora tenha que andar em harmonia com o poder executivo, não pode ser encarada como um puxadinho do gabinete do prefeito. Nosso papel enquanto vereador é fiscalizar as demandas dos recursos públicos gerenciados pelo executivo. Dessa forma, temos que ser independentes. Acredito que, no final das contas, a boa consciência irá direcionar corretamente o voto dos demais parlamentares”, declarou. 

Ex-juiz bolsonarista pede prisão de Alexandre de Moraes Foto: Nelson Jr./STF

O ex-juiz Wilson Issao Koressawa apresentou uma representação criminal no Superior Tribunal Militar (STM) e um pedido de prisão preventiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O caso está movimentando as redes bolsonaristas neste final de semana. Koressawa é figura frequente entre os agitadores de manifestações antidemocráticas e já foi autor de ao menos um pedido anterior de prisão de ministros do STF, em setembro de 2021, como registrou o Estadão Verifica. Em janeiro de 2022, o ex-juiz entrou com pedido de prisão do apresentador da TV Globo William Bonner por “incentivo à vacinação”. Ambos foram negados pela Justiça. A nova ação, contra Moraes, foi aberta no último dia 5 e será analisada pelo ministro Artur Vidigal de Oliveira. No processo, foram protocoladas duas petições, mas os documentos não podem ser acessados pelo público externo. Koressawa foi juiz no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) de 1994 a 2001 e, posteriormente, atuou como promotor de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), onde se aposentou em 2011 por invalidez permanente. Atualmente, atua como advogado e tem atuação política. Na eleição deste ano, foi candidato a deputado federal pelo PTB. Ele já havia disputado eleições anteriores para o Legislativo sem conseguir se eleger.

Jovem de 20 anos é morto a tiros em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 20 anos foi morto a tiros no município de Carinhanha, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu no bairro Sudene, neste sábado (10). Ninguém foi preso. De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Pedro Henrique Dias Nascimento, de 20 anos. Ainda segundo a polícia, testemunhas contaram que dois homens fizeram os disparos. Eles ainda não foram identificados e não há informações sobre a motivação do crime. O jovem foi socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil informou que as guias para remoção e perícia foram expedidas. Além disso, as oitivas das testemunhas foram agendadas.

Arquivo