Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Mãe pede inclusão e respeito aos alunos com necessidades especiais em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em carta aberta à população da cidade de Guanambi a 141 km de Brumado, e, em especial, aos dirigentes escolares e familiares de alunos que necessitam de educação especial, Margarete Cotrim Reis Silva, Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), falou a respeito da necessidade de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem nas escolas do município. Cotrim possui uma filha de 4 anos, diagnosticada com TDHA, que por 10 anos estudou em uma instituição de ensino onde, segundo Margarete, direção e coordenação não tiveram o mínimo de respeito e consideração diante da dificuldade que a aluna apresentava. “Laudo médico assinado por um renomado neurologista e relatório de uma psicopedagoga respeitada não foram levados em consideração”, disse. A posição da direção diante dos apelos da mãe era de que o colégio possuía regras que precisavam ser respeitadas. No entanto, Margarete acredita que toda regra tem suas exceções e excepcionalidades. “Não é sobre aprovar ou reprovar uma aluna. É sobre não validar o desenvolvimento de uma aluna com TDAH! Onde está a inclusão que o colégio expõe em posts e outdoors? Ah! Esqueci, me perdoem a ironia: uma aluna com TDAH, na visão do colégio, provavelmente, não será 1º lugar em concorridos vestibulares e assim sendo não estampará a logomarca da escola! Não busco estampas! Busco respeito”, afirmou.

Brasil pós-eleições tem 48 crimes políticos, incluindo sequestros e assassinatos

Em meio à repetição de ocorrências de hostilidade a políticos e personalidades públicas, o Brasil registrou 103 casos de?violência política?contra candidatos e políticos eleitos nos últimos dois meses – entre o primeiro e o segundo turno das?eleições de 2022. De acordo com dados do Grupo de Investigação Eleitoral (Giel) da?Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro?(UniRio), foram 48 casos só em novembro no País. De acordo com o Tribuna da Bahia, em outubro e novembro deste ano, foram 59 ameaças, 19 agressões, 13 homicídios, dez atentados e dois sequestros contra lideranças políticas. Os dados são preliminares, uma vez que o Giel elabora relatórios trimestrais e antecipou dados a pedido do?Estadão. Somados, os casos registrados nos dois últimos meses já equivalem à metade do número contabilizado no terceiro trimestre deste ano, período da?campanha eleitoral. As ocorrências se mantiveram em alta mesmo após as eleições. Entre julho e setembro, foram 212 ocorrências – um aumento de 110% em relação ao trimestre anterior. Os casos de violência contra políticos em 2022 já somam, até o momento, 529, e superam as ocorrências de 2021 (309) e de 2019 (148). Em 2020, ano de?eleição municipal, foram 538. De acordo com o cientista político?Felipe Borba, coordenador do?Giel/Unirio, os casos seguem uma curva de acordo com o processo eleitoral. Em 2022, o ápice ocorreu durante o auge da campanha no primeiro turno, assim como em 2020. Segundo Borba, os números tendem a cair no pós-eleição.

Brumado: Prefeito nega praça à Magnesita e cobra dívidas da empresa com o município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado negou o pedido feito pela Magnesita para uso da Praça Coronel Zeca Leite para realização de um evento cultural. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) disse que a empresa quer fazer uma encenação para população mostrando o seu trabalho social, que, segundo ele, não existe. “Uma empresa que fechou uma escola. Tínhamos uma escola com quatro salas de aula, mas, com o advento da escola de tempo integral, precisávamos aumentar o seu espaço. Encaminhamos um projeto para que eles ampliassem a unidade, mas eles nunca fizeram. Agora, estão pedindo o prédio de volta”, relatou. O gestor alegou que a mineradora quer vender para população a imagem de uma empresa cidadã, quando, na verdade, não é. “De cidadã não tem nada, muito pelo contrário. É um trust internacional, que vem explorar e depois deixar o rombo aí. Nem sequer os impostos pagam à altura, conforme devia pagar”, disparou. Por fim, o prefeito ainda acusou a empresa de fazer uma mineração predatória, explorando os recursos naturais do município.

Mãe faz apelo por ajuda para filha acometida com ceratocone em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A brumadense Elaine Souza Porto fez um apelo à comunidade para ajudar no tratamento da filha, Vitória Souza Evangelista, diagnosticada com ceratocone, problema de visão que pode evoluir para cegueira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Porto disse que a filha precisa fazer uma cirurgia para impedir que a doença progrida. “O médico não descartou a possibilidade de um transplante de córnea, porém isso só seria feito com 25 ou 30 anos. Hoje, ela tá com 12 anos”, contou. Segundo Porto, a menina possui muita dificuldade para enxergar e a cirurgia tem de ser realizada o quanto antes. No entanto, o procedimento é caro e a família não tem condições de arcar com o tratamento. “Pelo SUS de Brumado não tem. Teria que entrar com uma ação no Estado para que o mesmo arque com a cirurgia. Mas é um processo muito burocrático e demorado. Com o passar dos dias, a doença da minha filha está se agravando. O caso dela está avançando muito rápido”, relatou. O custo da cirurgia é de R$ 3 mil, fora a lente de contato e os colírios. Emocionada, Elaine pediu o apoio da população para ajudar a filha no tratamento e impedir que a menina fique cega. Os interessados em colaborar podem doar através da chave Pix 32287574808 (CPF).

Polícia encontra drogas e armas enterradas em Feira de Santana Foto: Divulgação/SSP-BA

Depois de receberem uma denúncia anônima, policiais encontraram, neste sábado (3), um fuzil calibre 5,56 modelo M4 Colt e uma submetralhadora enterrados em um terreno baldio no bairro Feira IV, em Feira de Santana, no interior da Bahia. Foram também encontrados 30 tabletes de maconha, dois carregadores de fuzil, duas porções de maconha e quatro de cocaína. Em nota, o major Denis Anderson Barbosa explicou que os policiais precisaram cavar para encontrar o as drogas e o armamento. Os materiais foram encaminhados à 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Feira de Santana).

Mais de 65 mil pessoas são afetadas pela chuva e 8,7 mil estão desalojadas na Bahia Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões da Bahia foram atualizados no início da noite deste sábado (3). Até então, 495 pessoas estão desabrigadas e 8.786 desalojadas. O número total de atingidos é de 65.515 pessoas. Não há registro de desaparecidos ou de óbitos. Os dados divulgados pelo governo do Estado têm como base as informações das prefeituras enviadas à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Os números correspondem às ocorrências registradas em 50 municípios afetados. Desse total, 16 estão com decreto de situação de emergência, são eles: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda, Olindina, Cachoeira, Eunápolis, Cardeal da Silva, Itapé, Ribeira do Pombal e Teodoro Sampaio. Na lista dos municípios afetados estão: Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Eunápolis, Ibicuí, Itabuna, Itambé, Itapé, Nova Viçosa, Olindina, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, Teodoro Sampaio, Vereda, Aiquara, Caravelas, Floresta Azul, Ibotirama, Itamaraju, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Wenceslau Guimarães, Catu, Ibicaraí, Itanhém, Itapicuru, Alcobaça, Aurelino Leal, Belo Campo, Cipó, Dário Meira, Gandú, Guaratinga, Inhambupe, Ipiaú, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jitaúna, Juazeiro, Maragojipe, Pau Brasil, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Sátiro Dias, Itajuipe, Ilhéus e Teixeira de Freitas.

Pelé responde bem a tratamento e quadro estável, diz hospital Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-jogador Pelé, de 82 anos, está internado desde terça-feira (29) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Neste sábado (3), o boletim afirma que ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. “Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h”. Na sexta-feira (2), o boletim médico apontou que o paciente está com uma infecção respiratória. Edson Arantes do Nascimento foi internado para uma reavaliação da terapia quimioterápica de um tumor de colón identificado em setembro de 2021. O texto é assinado por Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein; Rene Gansl, oncologista no hospital; e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares da instituição.

Brumado: Homem tenta matar enxu e coloca fogo em quintal de casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao tentar matar enxu, um homem acabou colocando fogo no quintal da própria residência neste sábado (03), em Brumado. O fato foi registrado na Rua Anita Garibaldi, no bairro Malhada Branca, às 16h. Ele tentou matar os insetos que estavam no imóvel. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o proprietário da casa, ainda tentou, sem sucesso, apagar as chamas com baldes de água. A Polícia Militar foi acionada e orientou no combate às chamas, já que no local possuía muitos itens inflamáveis. Um carro pipa foi utilizado e com a ajuda de vizinhos as chamadas foram apagadas. O proprietário da casa estava sozinho no momento do incêndio. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Bahia registrou 685 mortes por Aids em 2021, diz Sesab Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mês de dezembro marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que chama atenção da sociedade para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O alerta ocorre após os números voltarem a preocupar, principalmente após uma subnotificação durante a pandemia. A Bahia continua registrando altos números de contaminação. De 1 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2021, foram notificados 20.253 casos de HIV e 12.282 casos de Aids, em adultos maiores de 13 anos de idade, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de dezembro de deste ano, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Em 2021, foi identificada a maior ocorrência de mortes por Aids, sendo registradas 685, com taxa de mortalidade de 4,6 por 100 mil habitantes. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, no documento, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) pontuou que “a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função de sua transcendência e seu caráter pandêmico”. Analisando os dados, ainda é possível ver que, de 2014 a 2019, observa-se um aumento exponencial na taxa de detecção dos casos de HIV e queda na taxa de detecção da Aids. Já no período de 2020 a 2021, observa-se declínio das notificações dos casos, o que pode estar relacionado com a ocorrência da pandemia Covid-19, quando o número de testados caiu drasticamente. Ainda segundo os dados do boletim, no período analisado, 4.289 gestantes foram diagnosticadas com HIV. Durante o ano de 2017, 489 gestantes testaram positivo para o vírus, o que representa uma taxa de incidência de 2,4 por mil nascidos vivos (NV). Em crianças de até 5 anos, foram identificados 48 casos de HIV e 110 casos de Aids. Esse dado deixa o Estado bem distante da meta preconizada, que é de nenhuma ocorrência para transmissão vertical.

MP requer prisão preventiva de acusado de transportar 130 pássaros silvestres em Poções Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de Justiça Ruano da Silva Leite, denunciou criminalmente um homem flagrado transportando 130 pássaros silvestres, sem a devida licença ou autorização, no dia 27 de janeiro de 2021, no município de Poções, na região sudoeste da Bahia. O MP requer também que a Justiça decrete a prisão preventiva do denunciado, visando prevenir a reiteração do crime ambiental. Na ocasião, o denunciado foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto conduzia seu carro e, ao ser revistado o porta-malas, os policiais encontraram sete gaiolas, contendo cerca de 130 pássaros silvestres, da espécie cardiais de topete vermelho, que foram transportados por longa distância, em um curto espaço fechado, em condições degradantes, sem água e comida, e expostos a intenso sofrimento. Segundo o promotor de Justiça, o denunciado Joelson Cardoso Durval teria adquirido os pássaros em São Paulo, pelo valor de R$ 20,00 cada um, e pretendia comercializá-los na cidade de Cícero Dantas, onde reside. Ele foi denunciado pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei no 9.605/1998, por transportar espécies da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização da autoridade competente e por praticar maus-tratos contra os animais. Conforme a denúncia, Joelson Cardoso Durval mesmo tendo sido preso por mais de uma vez pelo mesmo crime, foi flagrado novamente no dia 20 de outubro deste ano, no Município de Paulista, no Piauí, transportando pássaros silvestres.

Com gol sofrido no fim, Brasil perde para Camarões na Copa do Mundo do Catar Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com um gol sofrido nos minutos finais da partida, o Brasil conheceu sua primeira derrota na Copa do Mundo. Aboubakar marcou aos 48 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória de Camarões por 1 a 0, pela última rodada do Grupo G. Ainda assim, a Seleção Brasileira garantiu a primeira colocação da chave, por ter mais saldo de gols que a Suíça - que venceu a Sérvia por 3 a 2. Apesar das boas chances criadas ao longo da partida, o time reserva escalado pelo técnico Tite não conseguiu abrir o marcador. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, o jogo marcou as estreias dos baianos Daniel Alves e Bremer na Copa do Mundo do Catar. As oitavas de final contra a Coreia do Sul serão na próxima segunda-feira (5), às 16h, no Estádio 974.

Brumado: 'O problema do esgotamento sanitário é a birra de Rui Costa', dispara prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua live semanal, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) rebateu as críticas que vem recebendo por conta do alagamento causado nas ruas da cidade em virtude das últimas chuvas. Vasconcelos disse que o grande problema de Brumado é o governador Rui Costa (PT), que estaria fazendo birra para não deixar o Município realizar o esgotamento sanitário através de uma licitação dos serviços de gestão de água e esgoto. “A gente licita, mas ele derruba a licitação. Ele quer que a Embasa fique mamando em Brumado a vida inteira”, criticou. Vasconcelos disse que a empresa tem obrigação de fazer o esgotamento sanitário municipal, mas não faz e ainda vende água por “preço de ouro”. “O esgotamento sanitário é competência do órgão saneador, que é a Embasa, mas ela nunca fez”, completou.

Bahia volta a chegar perto dos 7 mil casos ativos de Covid-19

Após alguns meses de rotina próxima à normalidade, a Bahia volta a ver o número de infectados pela Covid-19 crescer. Até esta quinta-feira (1), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 6.843 casos ativos da doença. Duas semanas atrás, em 17 de novembro, eram 1.443 pessoas ainda lutando contra o vírus. A diferença fica ainda mais alarmante quando a comparação é feita com o começo do mês passado: a pasta registrava 945 infecções ativas, ou seja, um índice sete vezes menor do que o atual. A circulação das subvariantes da Ômicron, as aglomerações típicas do fim de ano e a baixa cobertura do reforço (apenas 59,34% dos 12,7 milhões de baianos habilitados para a terceira dose compareceram aos postos) acaba sendo um prato cheio para a disseminação da Covid no Estado. Mesmo a retomada de medidas adicionais de prevenção, como o uso da máscara em ambientes fechados e nos modais de transporte ainda não foi suficiente para uma chamada de realidade: na tarde desta quinta-feira (1), três dias após o decreto estadual, a reportagem da Tribuna flagrou dezenas de pessoas circulando nos ônibus do sistema integra e no Plano Inclinado Liberdade-Calçada (PILC) sem usar a proteção. Com o vírus circulando com mais força, volta a pressão nas taxas de ocupação no sistema público de saúde. Até ontem, a Sesab registrava 74% de ocupação nas UTIs e 59% nas enfermarias para adultos. Já a enfermaria pediátrica segue em alta, com 75% das 20 camas ocupadas. Em Salvador, a ocupação nas UTIs não sai da casa dos 70% desde o dia 22 de novembro. Ontem, a taxa era de 77%. Vale frisar que embora a Bahia tenha 362 leitos Covid ativos entre UTIs e enfermarias, um dos menores números desde o começo da pandemia, é necessário que a população também faça a sua parte e procure os pontos de aplicação para colocar seu ciclo vacinal em dia. Ou comece: embora a vacinação tenha começado há quase dois anos, 992.567 pessoas acima dos 12 anos não tomaram nem a primeira dose. Enquanto isso, 1,8 milhão não tomou a segunda dose e mais de 5 milhões não receberam o reforço. Estar com a vacinação em dia é essencial: 85% das internações por Covid-19 são pacientes não-vacinados ou com esquema incompleto, de acordo com o último relatório emitido pela Saúde estadual. O governador Rui Costa (PT), considerou esse número ‘muito grave’.

Cão farejador encontra 72 kg de maconha durante abordagem em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Nesta quinta-feira (01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 72 quilos de maconha durante fiscalização a um ônibus, com foco no combate à criminalidade, no KM 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ao iniciar os procedimentos de inspeção nas bagagens, o cão K-9 Kaleu sinalizou que, dentro de 3 volumes, havia odor de drogas. Ao ser verificado o conteúdo dos pacotes, foram encontrados 78 tabletes de maconha. O motorista informou que os volumes foram despachados na cidade de São Paulo (SP) e tinham como destino final a cidade de Aracaju (SE). Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis.

PRF registra 99 ultrapassagens irregulares em estradas federais que cortam a Bahia Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registra, em média, 99 motoristas que fazem ultrapassagens irregulares em estradas federais que cortam a Bahia, diariamente. A infração é uma das principais causas de acidentes com mortes em todo o país. O dado foi divulgado na quarta-feira (30) e a polícia apontou que mais de 33 mil motoristas foram multados por este tipo de violação, entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2022. Neste período, a PRF fiscalizou mais de 313 mil veículos e 360 mil pessoas. As rodovias em que este tipo de situação foi certificada com maior incidência são: BR-324, em Tanquinho, Riachão do Jacuípe e outras cidades da região, BR-101, no sul e extremo sul, e BR-116, no trecho do sudoeste. A infração de ultrapassar em faixa amarela contínua é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35, além da perda de 7 pontos na carteira. Em caso de reincidência no período de um ano, a multa é dobrada.

Conquista: Pai e filho ficam feridos após explosão causada por vazamento de gás Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Pai e filho ficaram gravemente feridos em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, após uma explosão causada pelo vazamento de gás de cozinha. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu em um apartamento localizado no bairro Patagônia, na noite de quarta-feira (30). Ainda de acordo com os bombeiros, as vítimas tiveram queimaduras de segundo e terceiro grau e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. A identidade e o estado de saúde dos dois homens não foram divulgados. Segundo informações apuradas pela TV Sudoeste, o filho estava dormindo quando a explosão aconteceu. O Corpo de Bombeiros ainda informou que uma perícia será realizada no local, para investigar a causa do vazamento.

MPT-BA recebe 59 denúncias de atraso ou não pagamento do 13° salário Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT) recebeu 59 denúncias de atraso ou de não pagamento do 13° salário no estado. A informação foi divulgada pelo órgão na manhã desta quinta-feira (1°), um dia depois do prazo máximo dado por lei para que os empregadores paguem a primeira parcela dos trabalhadores em todo o Brasil. Segundo o MPT, tanto em 2020 quanto em 2021, as denúncias ficaram entre 30% e 40% abaixo do nível anterior, caindo de 207 em 2019 para 132 e 137 nos dois anos seguintes. O órgão destaca que nem todas as situações de atraso ou não pagamento do décimo terceiro na Bahia são investigadas, mas os dados são um termômetro da situação geral. O MPT orienta trabalhadores e empregadores a ficarem atentos aos prazos. A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda, até 20 de novembro. Caso não cumpra esses prazos o empregador pode ser autuado pela auditoria fiscal do trabalho e ficará sujeito a multa de R$ 170,25 por empregado atingido.

Rey de Domingão encabeça chapa na disputa da presidência da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta quinta-feira (01), a oposição protocolou o registro de uma chapa para concorrer às eleições da mesa diretora da Câmara Municipal de Brumado. A composição da chapa é a seguinte: Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, como presidente, Amarildo Bomfim (PSB) como vice-presidente, Verimar Meira (PT) como primeira secretária e Rubens Araújo (Podemos) como segundo secretário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim justificou que a demora da oposição em compor a chapa se deve ao processo democrático que permeou as decisões para referida composição. “Fizemos várias reuniões e chegamos a um consenso. Não tava como candidato. Fizemos uma articulação para que o grupo continuasse unido e seguimos fortes para conquistarmos a presidência da Câmara. Estamos confiantes”, destacou. Amarildo defendeu que é muito importante para a cidade ter um presidente que seja independente no Legislativo, haja vista a difícil relação com o prefeito, o qual chamou de “ditador”. “Espero apresentarmos as melhores propostas para que os vereadores possam escolher. Quanto mais uma Câmara independente melhor para o vereador. Os próprios vereadores da oposição sabem disso. Pedimos a oportunidade de fazermos uma Câmara cada vez mais forte e independente”, concluiu.

Sinal analógico será desligado em 76 municípios baianos a partir de 19 de dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir do dia 19 de dezembro, o sinal analógico de televisão será desligado em 76 municípios baianos. A ação tem como objetivo fazer a migração definitiva para o sinal digital. Para quem possui um aparelho de televisão sem o sinal digital, precisa colocar um conversor e instalar uma antena digital (UHF), de um modelo que possa ficar próxima à TV ou em ambiente externo. Com a adaptação dos equipamentos, é necessário fazer uma nova busca de canais para sintonizá-los na televisão. Confira a lista de cidades onde o sinal analógico será desligado em dezembro: Entre Rios, Rio Real, Esplanada, Conde, Ribeira Do Pombal, Euclides Da Cunha, Monte Santo, Jeremoabo, Santaluz, Tucano, Cícero Dantas, Morro Do Chapéu, Ruy Barbosa, Seabra, São Desidério, Correntinha, Santa Maria Da Vitória, Bom Jesus Da Lapa, Ibotirama, Barra, Xique-xique, Riachão Das Neves, Itacaré, Camamu, Ubaitaba, Ubatã, Ipiaú, Gandu, Canavieiras, Camacan, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Prado, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas, Jaguarari, Capim Grosso, Irecê, Senhor Do Bonfim, Jacobina, Uauá, Cansanção, Itiúba, Campo Formoso, Remanso, Casa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Inhambupe, Serrinha, Araci, Riachão Do Jacuípe, Conceição Do Coité, Valente, Ipirá, Itaberaba, Iaçu, Mutuípe, Itambé, Itapetinga, Poções, Jaguaquara, Jequié, Anagé, Barra Da Estiva, Macaúbas, Riacho de Santana, Caetité, Caculé, Guanambi, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus e Brumado.

Homem é esfaqueado e morto na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Vitor Erick, foi morto com golpes de faca nesta quinta-feira (01), na cidade de Guanambi a 141 km de Brumado. A vítima discutia com Hermison Souza Santos, de 49 anos, quando recebeu 4 golpes. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas Erick já estava sem vida. Segundo informou 0 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a motivação do crime teria sido uma desavença entre os dois. Há meses Vitor teria atirado em Hermison com uma espingarda tipo chumbeira. Diligências estão sendo realizadas para prender o suspeito. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso.

Apesar de redução, Bahia continua liderando ranking de mortes violentas no Brasil Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Bahia registrou a maior quantidade de mortes violentas no terceiro trimestre de 2022, de acordo com dados do Monitor da Violência. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, os números foram divulgados nesta quinta-feira (1º). Entre os meses de julho e setembro deste ano, mais 1.168 mortes violentas foram contabilizadas no estado, o que aumenta o índice anual para 3.798, o maior do país até agora. Conforme o levantamento, a Bahia ficou em primeiro lugar no ranking dos estados em todos os trimestres, que leva em conta homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Por isso, o estado registrou 2.630 mortes violentas, o maior número do Brasil no primeiro semestre. Apesar do índice alto, os números já são menores do que os de 2021, quando a Bahia registrou 4.252 mortes violentas entre janeiro e setembro, 454 a mais do que os registros de 2022. As reduções aconteceram nos três semestres deste ano. O Brasil teve uma queda no número de mortes nos nove primeiros meses de 2022: foram registrados 1.065 mortes a menos do que em 2021. Enquanto no ano passado o país contabilizou 31.252 entre janeiro e dezembro, neste ano o número foi de 30.187. Além disso, no terceiro trimestre houve redução de 102 mortes. O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Brumado: PRF apreende 486 kg de maconha e crime organizado tem prejuízo de R$ 1 milhão Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 486 kg de maconha escondidos no fundo falso de um caminhão. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda-feira (01), no km 351 da BR-030, no município de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, era por volta das 18 horas quando policiais rodoviários federais abordaram um caminhão durante fiscalização com foco no combate ao crime. Ao solicitar a documentação ao condutor, este empreendeu fuga à pé, sendo contido pela equipe. Os policiais deram continuidade à fiscalização e identificaram um fundo falso na carroceria do caminhão com 717 tabletes de substância análoga à maconha, com o peso total de, aproximadamente, 486 Kg. Questionado, o homem de 37 anos informou que recebeu a quantia de R$ 10.000,00 reais para conduzir o veículo de Alfenas (MG) para o interior do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Judiciária competente para a formalização dos procedimentos cabíveis. O motorista responderá pelo crime de tráfico de drogas, conforme dispõe o art. 33 da Lei 11.343/2006 que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão.

Com casos confirmados, aumenta procura pelas vacinas contra a Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 em Brumado nos últimos dias, a enfermeira Rebeca Pinheiro, que atua na Vigilância Epidemiológica Municipal, alertou à população para a importância de completar o esquema vacinal contra a doença. Ao site Achei Sudoeste, ela disse que a procura pela quarta dose do imunizante foi bem pequena. Por isso mesmo, dos 34 casos ativos na cidade no momento, Pinheiro informou que a minoria tomou a quarta dose da vacina. “Procurem se vacinar para que a gente possa, de uma vez por todas, eliminar esse vírus”, destacou. Na última semana, após a detecção de novos casos, a procura pela vacina aumentou nas unidades básicas de saúde em Brumado. “O município tem sim vacina disponível, tanto para criança quanto para adulto”, pontuou Rebeca.

Filhos confessam que mataram pai por causa da aposentadoria no Mato Grosso do Sul Foto: Divulgação/PC

Um idoso de 89 anos foi encontrado morto nesta quarta-feira (30), em uma pedreira que fica próximo a comunidade indígena de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Coincidentemente, Alonço Cabreira foi localizado no mesmo local em que a filha de 11 anos foi assassinada em 2021, vítima de estupro coletivo e assassinato.  O idoso estava desaparecido após ter ido almoçar na casa de um filho na última segunda-feira (28). De acordo com o G1, os filhos do idoso confessaram o crime. Na delegacia, eles informaram que queriam ficar com a aposentadoria do homem, por isso cometeram o latrocínio, roubo seguido de morte. Miguelito Ortiz Cabreira, de 21 anos, e Michelle Cabreira Ortiz, de 23, confessaram o crime ao delegado Erasmo Cubas, que acompanha o caso. Além deles, outras duas pessoas também foram ouvidas na delegacia. Eles podem responder por ocultação de cadáver e latrocínio.

Arquivo