Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Plantadeira de mandioca fortalece produção da agricultura familiar em Condeúba Foto: Divulgação/CAR

O Governo do Estado continua investindo e apoiando agricultores e agricultoras familiares da Bahia na ampliação da produtividade em diversos sistemas produtivos. Um deles, o da mandiocutura, está cada dia mais fortalecido em municípios como o de Condeúba, a 107 km de Brumado. Na região, os recursos do Bahia Produtiva estão sendo destinados a cooperativas como a Cooperativa dos Produtores dos derivados de mandioca da região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman) e a Associação de Produtores de Morrinhos e comunidades arredores. Cientes da importância do cooperativismo e associativismo, as duas entidades firmaram parceria para incrementar a mandiocultura na região. Pela Associação de Morrinhos, foi adquirido por meio do projeto uma plantadeira de mandioca, que foi utilizada para plantar dois hectares de terra cedidos e custeados pela Cooperman. O Agente Comunitário Rural (ACR) de Morrinhos, Fernando Moreira, comentou a importância desse equipamento para alavancar a produção na região. “É um equipamento revolucionário, que vai melhorar a nossa capacidade de produção e produtividade das nossas áreas. Vai reduzir o tempo que é gasto para plantar. Em uma área como essa, demoraríamos mais de dois dias para plantar de forma manual. Com a plantadeira, são em torno de 4 a 5 horas de trabalho, levando em consideração que nós temos a maniva pronta e a máquina já faz todo o processo: corta, abre a cova, aduba e fecha a cova”. Os investimentos na Associação foram de R$ 1,1 milhão. “A importância do Bahia Produtiva na comunidade é enorme, porque recebemos trator, plantadeira de maniva, espalhador de calcário, grade niveladora, arado reversível, subsolador, carreta agrícola e roçadeira, além da reforma da agroindústria de processamento de mandioca”, comemora o presidente da Associação, Manoel da Silva. Já para a Cooperman, foram destinados recursos de R$ 4,4 milhões, para a construção de galpão, entrega de máquinas e equipamentos, sementes/manivas de mandioca e caminhão baú, além de assistência técnica e extensão rural (ATER) qualificada, pelo edital 10 do Bahia Produtiva.

Aneel: Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023 Foto: iStockphoto/Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição. A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%. No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários. No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário. “A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência.

Macaúbas: Realizada aula inaugural do curso popular preparatório para o concurso da PM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O primeiro cursinho popular, o “Aprova PM”, que tem o intuito de preparar os alunos para realização do concurso público para soldado da Policia Militar da Bahia, foi iniciado na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. A aula inaugural contou com a presença do Capitão Lemos, Comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), além de diversas autoridades. Na oportunidade, o Tenente Gotado falou sobre os objetivos e conceitos do cursinho preparatório, realçando que o propósito é preparar os alunos para a realização e aprovação no concurso público. Após a fala dos demais presentes, o Capitão PM Lemos encerrou a apresentação agradecendo a parceria da Prefeitura Municipal em apoiar o projeto social e a diretora da escola pela cessão do espaço para as aulas. O momento foi encerrado com a apresentação da palestra ministrada pelo Promotor de Justiça, Victor Teixeira, com o tema: Missão Constitucional da Polícia Militar na Garantia dos Direitos Fundamentais.

Irã pressiona, faz gols nos acréscimos e vence País de Gales por 2 a 0 Foto: Maddie Meyer/Fifa

Irã e País de Gales abriram hoje (25) a segunda rodada da Copa do Mundo do Qatar com um jogo pra lá de emocionante. Depois de levar uma goleada de 6 a 2 para a Inglaterra na estreia, o time iraniano reagiu, dominou a equipe de Gareth Bale durante quase todo jogo e conseguiu a vitória de 2 a 0 com dois gols nos acréscimos. De acordo com o Uol Esporte, com a vitória, o Irã vai a três pontos e assume o segundo lugar do grupo, liderado pela Inglaterra, que soma os mesmos três e fica à frente pelo saldo de gols. O Estados Unidos é o terceiro, com um, enquanto País de Gales assume a lanterna, também com um, mas com menos saldo. Ainda hoje (25), às 16h (de Brasília), Inglaterra e Estados Unidos se enfrentam no estádio Al Bayt em jogo que fecha a segunda rodada da chave. Caso voltem a vencer, os ingleses —que somaram três pontos na estreia ao golear o Irã por 6 a 2— já garantem vaga nas oitavas de final. A última rodada do Grupo B da Copa do Mundo está marcada para a próxima terça-feira, dia 29. Com os dois jogos acontecendo ao mesmo tempo, às 16h, País de Gales e Inglaterra e Irã se enfrentam no Al Rayyan, enquanto Irã e Estados Unidos jogam no Al Thumama.

Hemoba promove dia especial em homenagem ao dia dos doadores de sangue em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (25), o Hemoba realizará em Brumado um evento especial em homenagem ao Dia Nacional dos Doadores Voluntários de Sangue. Sanitarista da unidade, Elenice Freitas convocou toda comunidade para aderir à campanha, que visa incentivar a doação de sangue e aumentar os estoques do centro. “Precisamos manter o estoque sempre suficiente para quando alguém precisar ter em número satisfatório”, destacou. Neste ano, em virtude da Copa do Mundo, a campanha tem como tema: “Torcida pela vida, sua doação já é um gol”. O Hemoba fica localizado na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, Jardim Brasil. No local, a programação terá início a partir de 8h. Durante a ação, haverá apresentações musicais, grupo de dança, corte de cabelo, manicure, sorteio de brindes e café da manhã. Os doadores que comparecerem à unidade amanhã receberão uma camisa como brinde. Segundo Freitas, o Hemoba necessita de todos os tipos sanguíneos. “Todas as ações foram planejadas com muito carinho e amor para prestigiar você, doador, que é o nosso campeão. Vamos abraçar essa causa nobre de salvar vidas. O sangue certo é o seu. Precisamos de todos os tipos de sangue”, afirmou. 

PRF encontra 10 kg de cocaína em mala de passageira dentro de ônibus em Jequié Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carga de dez quilos de cocaína, na quarta-feira (23), em trecho da BR-116, no município Jequié, no sudoeste da Bahia. A droga foi encontrada na bagagem de uma passageira de um ônibus de viagem. Após a prisão, a proprietária da mala afirmou ter recebido mil reais para transportar a droga do Rio de Janeiro para a cidade de Feira de Santana. Com a suspeita ainda foram encontrados 10 gramas de maconha. O coletivo saiu do Rio de Janeiro e seguia para Sobral, no Ceará. A PRF sinaliza que, inicialmente, ela poderá responder judicialmente por tráfico de drogas. De acordo com a PRF, a mala com a droga foi localizada e apreendida durante ações de abordagem e procedimentos padrões de checagem. O caso foi encaminhado à Polícia Judiciária.

Tiro de Guerra de Brumado completa 45 anos de criação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tiro de Guerra de Brumado foi criado pela Portaria Ministerial nº 2237, de 24 de novembro de 1977, e funciona por meio de acordo de cooperação celebrado entre a União, representada pelo Exército Brasileiro, e a Prefeitura Municipal. Aliado ao serviço militar, o Tiro de Guerra propicia a preparação de munícipes em noções de culturas morais e cívicas, transmitindo conhecimentos acerca dos problemas locais e despertando no jovem cidadão o interesse por aspirações e realizações de sua comunidade, de modo a integrá-los à realidade sociopolítico de sua cidade e país. Diante Segundo o Subtenente Pelissari, a entidade vem, ao longo de 45 anos de criação na cidade, formando, além de reservistas, cidadão cônscios de seus deveres e direitos enquanto cidadão brasileiro. “Parabéns ao Tiro de Guerra 06-024 Brumado pelos 45 anos de criação na cidade de Brumado, sendo sempre uma escola de civismo e cidadania. Tiro de Guerra, uma pequena amostra de um grandioso exército em uma nobre cidade”, destacou. 

Após eleição, governo federal corta verba e água potável de 1,6 milhão no Nordeste Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A operação Carro-Pipa, do governo federal, que leva água potável às famílias no semiárido nordestino há mais de 20 anos, teve os recursos cortados neste mês, levando os caminhões a pararem o fornecimento do produto a moradores do interior no Nordeste. Segundo a planilha do Exército, que coordena a operação, 1,6 milhão de pessoas teriam direito ao abastecimento em novembro em oito estados do Nordeste, mas estão prejudicadas. O corte de recursos ocorreu logo após o segundo turno da eleição, no dia 30 de outubro, em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado. A coluna apurou que o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, logo no início do mês, foi Alagoas. Já em Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralisação foi informada apenas na quinzena final de novembro, assim como vem ocorrendo nos demais estados, com os caminhões deixando de prestar o serviço à população. A operação Carro-Pipa é financiada com recursos do Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ambos confirmaram à coluna que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade. O MDR diz que alertou o Ministério da Economia sobre a falta de recursos, sem retorno. O UOL teve acesso a um documento do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE), endereçado a Defesas Civis de municípios de Pernambuco e Bahia. No documento do dia 14, assinado pelo coronel Paulo Francisco Matheus de Oliveira, o Exército informa que “o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço será somente para até o dia 15 de novembro corrente”. A suspensão, porém, pegou as Defesas Civis, pipeiros e moradores de surpresa. Pela regra, cada família tem direito a 20 litros de água por dia a cada integrante assistido. Ou seja, se a casa tem cinco moradores, são 100 litros diários. Eles já relatam prejuízos.

Brumado: CDL prepara show de prêmios para campanha de Natal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as eleições, o consumidor está mais acanhado para sair às compras. A avaliação foi feita pelo diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Brumado), Orlando Gomes. Ao site Achei Sudoeste, ele acredita que o Natal, maior período de vendas no comércio, vai mudar esse cenário. “Com a ressaca das eleições houve uma queda nas vendas, mas acreditamos que no Natal será melhor”, ponderou. Neste ano, a entidade está preparando, em parceria com a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) e com o Sebrae, um show de prêmios para a campanha natalina. Mais detalhes acerca da iniciativa serão divulgados em breve. 

Brumado: Barragem de Cristalândia recupera sua capacidade máxima e volta a sangrar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Barragem de Cristalândia voltou a sangrar em Brumado, na noite de quarta-feira (23). As chuvas registradas nos últimos dias na cidade e região aumentaram bastante o nível do reservatório, especialmente na cabeceira. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o aumento fez com que a barragem chegasse a sua capacidade máxima de 17 milhões de metros cúbicos, vertendo o volume excedente. Esta já é a terceira vez no ano que o reservatório sangra. Vale salientar que as obras de construção da estação de tratamento que vai abastecer o Distrito de Cristalândia e sua microrregião já estão bem avançadas.

Malhada de Pedras: Pai e filho respondem processo por lesão corporal culposa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (24), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, finalizou e remeteu à Justiça investigação policial de procedimento criminal que apurou as circunstâncias de um acidente automobilístico no qual um menor de idade, na condução de uma motocicleta, bateu em outra moto em um cruzamento entre as ruas Martiniano Rocha e Leonídio Martin. O acidente ocorreu no último mês de agosto. A vítima teve lesão grave em decorrência da colisão. O adolescente, que não deveria estar conduzindo veículo automotor, foi autuado pelo ato infracional análogo ao crime de lesão corporal culposa. O pai do menor também foi autuado criminalmente por ter entregado e confiado o veículo a pessoa não habilitada. Pai e filho responderão em liberdade.

Com dois gols de Richarlison, Brasil começa busca pelo hexa com vitória sobre a Sérvia Foto: Alex Livesey/Getty Images

Foram mais de quatro anos de espera, mais de 2,1 milhões de minutos, mas que passaram voando comparados com a tensão dos primeiros 62 minutos do Brasil na Copa do Mundo do Qatar 2022. O nervosismo tomava conta do país do futebol quando Richarlison liberou o grito de gol e abriu caminho para a vitória sobre a Sérvia por 2 a 0. De acordo com o Uol Esporte, a seleção brasileira teve o controle da partida desde o início, mas não conseguia furar o bloqueio sérvio. Raphinha teve a melhor chance do primeiro tempo, mas bateu fraco. Alex Sandro acertou a trave já na segunda etapa, mas foi então que Richarlison entrou em ação. O camisa 9 da seleção brasileira aproveitou jogada de Neymar, chute de Vini Jr e rebatida do goleiro Vanja para provar toda sua presença de área e abrir o placar. Depois, Vini Jr recebeu pela esquerda e serviu o Pombo, que viu a bola subir no domínio e não teve dúvidas: virou um voleio espetacular para ampliar e fechar a conta para o Brasil. Com o resultado, o Brasil lidera o grupo G por ter um saldo de gols maior do que a Suiça, que venceu hoje mais cedo a seleção de Camarões por 1 a 0. O time de Tite volta a campo nesta segunda-feira (28), às 13h, para enfrentar a Suíça.

Grupo H: Portugal vence Gana pela Copa do Mundo 2022 Foto: Divulgação/Fifa

A primeira rodada do Grupo H da Copa do Mundo se encerrou com vitória de Portugal sobre Gana, por 3 a 2, nesta quinta (24). Os cinco gols foram marcados no segundo tempo, e os lusitanos garantiram a liderança da chave, já que Uruguai e Coreia do Sul empataram mais cedo. Os gols portugueses foram marcados por Cristiano Ronaldo, de pênalti, João Félix e Rafael Leão. Portugal enfrenta o Uruguai na próxima rodada, na segunda-feira (28), às 16h, em Lusail. Já Gana terá pela frente a Coreia do Sul, no mesmo dia, às 10h, na Cidade da Educação.

Coligação de Bolsonaro é multada em R$ 22,9 milhões após PL pedir anulação de votos do 2º turno Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou os partidos da coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) - PP e Republicanos - em R$ 22,9 milhões pelo relatório de auditoria em que o PL pede anulação de votos do segundo turno das eleições 2022, sem apresentar provas. No documento, o ministro diz considerar que a ação do PL não traz qualquer indício ou circunstância que justifique a reavaliação de parte das urnas e determinou o bloqueio e a suspensão dos repasses do Fundo Partidário às siglas até que a multa seja quitada. Moraes rejeitou o pedido de verificação extraordinária do resultado das eleições 2022 e definiu a multa por identificar, na conduta dos partidos, “litigância de má-fé” – quando alguém aciona a Justiça intencionalmente com má intenção ou deslealdade, para causar tumulto. O ministro ainda citou no despacho o “possível cometimento de crimes comuns e eleitorais com a finalidade de tumultuar o próprio regime democrático brasileiro”. Moraes também determinou a abertura de um processo administrativo pela Corregedoria-Geral Eleitoral para apurar “eventual desvio de finalidade na utilização da estrutura partidária, inclusive de Fundo Partidário”; o envio de cópias do inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação sobre a atuação de uma suposta milícia digital para atacar a democracia e as instituições.

Ex-prefeito de Macaúbas é punido pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão desta quarta-feira (23), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram procedente o termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho, em razão do pagamento indevido de multas e juros por atraso no cumprimento de obrigações junto à Previdência Social no exercício de 2020. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o conselheiro relator, Cláudio Ventin, multou o prefeito em R$ 1 mil. A 2ª Câmara do TCM é presidida pelo conselheiro Mário Negromonte e composta pelo conselheiro Fernando Vita, pelo conselheiro substituto Cláudio Ventin e pelos auditores Antônio Carlos da Silva e Antônio Emanuel de Souza. Cabe recurso da decisão.

Governo Federal libera R$ 37 milhões para emissão de passaportes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, afirmou na terça-feira (22) que serão liberados R$ 37 milhões para a Polícia Federal (PF) voltar a emitir passaportes. Ele não informou uma data para a retomada do serviço, mas explicou que isso deve acontecer dentro dos próximos dias, após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO). Durante o encontro ocorrerá a aprovação do remanejamento da quantia de algum ministério para a PF. Desde o último sábado (19), a emissão de passaportes está suspensa pela Polícia Federal por causa de falta de recursos. Ainda segundo o secretário, há uma negociação em curso no Congresso Nacional para aprovar um projeto de lei complementar que, se aprovado, pode liberar mais R$ 37 milhões para a Polícia Federal. Porém, devido aos prazos de tramitação, o secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, disse que a tendência é que esse segundo valor seja recomposto somente em dezembro.

Prefeito de Caturama é multado por irregularidades em licitação Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão da 1° câmara, nesta quarta-feira (23), os conselheiros do TCM acataram denúncia movida por Luiz Henrique Fernandes Rodrigues contra o prefeito Paulo Humberto Neves Mendonça (PSD), do município de Caturama, no sudoeste baiano. A denúncia aponta irregularidades na contratação direta do fornecedor – MED Salvador – Sociedade Médica da Bahia Ltda, no valor de R$ 46,8 mil. O conselheiro relator Francisco Netto imputou multa de R$ 2 mil pelas irregularidades. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o cidadão moveu representação contra o gestor, listando as supostas ilegalidades encontradas no processo de inexigibilidade de licitação, visto que não foram preenchidos “requisitos para a contratação na modalidade, em afronta aos princípios da Lei 8.666, Artigos 13 e 25, inciso II”. O denunciante ainda ressaltou que “não há fundamentação legal, para que a administração pública municipal contrate tal prestação de serviços sem a realização do devido processo legal licitatório”. O conselheiro relator, Francisco Netto, citou a Constituição Federal e a Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/93) pontuando que “não consta da relação de possibilidades os serviços médicos contratados junto à empresa, não figurando possível a inclusão desses serviços nos incisos I a VII, do art. 13, da Lei Federal nº 8.666/93, pelo que tais contratos são irregulares”. Mesmo que o argumento do prefeito sobre “à impossibilidade, por motivos legais e financeiros, da contratação de médicos através de concurso público em tempos de pandemia” tenha sido aceito, a Corte compreendeu no sentido da irregularidade do procedimento, sendo passível de aplicação de multa proporcional. Cabe recurso da decisão.

Uruguai e Coreia do Sul ficam no empate na abertura do grupo H Foto: Divulgação/Fifa

Uruguai e Coreia do Sul ficaram no empate sem gols na manhã desta quinta-feira (24), na Cidade da Educação. A partida abriu o Grupo H da Copa do Mundo. O técnico Diego Alonso colocou o Uruguai em campo com: Rochet; Martín Cáceres, Godín, José Giménez e Mathías Oliveira (Viña); Vecino (De La Cruz), Betancour e Valverde; Pellistri (Varela), Luis Suárez (Cavani) e Darwin Núñez. Já a Coreia do Sul, do treinador português Paulo Bento, atuou na partida com: Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Young-Gwon, Kim Min-Jae e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Lee Jae-Sung (Son Jun-Ho); Son Heung-Min, Hwang Ui-Jo (Cho Gue-Sung) e Na Sang-Ho (Lee Kang-In). Com o resultado, Uruguai e Coreia do Sul marcam o primeiro ponto na tabela de classificação do Grupo H. O outro jogo do grupo será entre Portugual e Gana, ainda nesta quinta, a partir das 13h no horário de Brasília, no Estádio 974. Os classificados vão cruzar com os primeiros colocados da chave G, que tem o Brasil, nas oitavas de final. Na próxima segunda (28), os sul-coreanos enfrentam Gana, às 10h, na Cidade da Educação, pela segunda rodada. No mesmo dia, mas às 16h, os uruguaios encaram os portugueses, no estádio Lusail.

Brumado: UBS do Bairro das Flores mobiliza Novembro Azul na prevenção ao câncer de próstata Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Nilton Alves de Castro promove nesta quarta-feira (23) o Dia da Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata. Ao site Achei Sudoeste, a coordenadora da unidade, Adriana Áurea, informou que a adesão dos homens a esse tipo de campanha preventiva é cada vez maior. “Isso deixa a gente feliz porque mostra que o homem está mais atento a questões de prevenção e informação”, destacou. Hoje, quase 100 homens passaram pela unidade para participar das solicitações de exames, palestras, troca de experiências e cuidados para estimular a autoestima, como corte de cabelo. Segundo Áurea, apesar da campanha para sensibilização do público alvo estar sendo realizado ao longo do mês de novembro, os interessados podem procurar a UBS durante todo ano para realização dos exames preventivos. Presente na unidade, Lázaro Landulfo falou que faz questão de fazer os exames preventivos regularmente. “Temos que fazer todo ano. Foi tudo muito bem explicado e orientado. Venha fazer também o seu exame”, afirmou, estimulando a quebra do preconceito contra o exame de próstata. 

Brasil terá 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025, prevê Inca Foto: Pixabay

O Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. A projeção é do estudo “Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil”, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgado nesta quarta-feira, 23. O trabalho estima que as regiões Sul e Sudeste vão concentrar cerca de 70% da incidência da doença e aborda 21 tipos de câncer mais incidentes no País. São dois a mais do que na publicação anterior. Na edição deste ano, o Inca contabilizou os cânceres de pâncreas e de fígado. “Decidimos incluir esses cânceres por ser um problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base nas estimativas mundiais. O câncer de fígado aparece entre os dez mais incidentes na Região Norte, estando relacionado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crônicas. O câncer de pâncreas está entre os dez mais incidentes na Região Sul, sendo seus principais fatores de risco a obesidade e o tabagismo”, explica a pesquisadora da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA (Conprev) Marianna Cancela. O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma. Tem 31,3% do total de casos. É seguido pelo de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). O estudo aponta ainda que o câncer de próstata predomina em homens em todas as regiões do País. Totaliza 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio (2023 a 2025). Ficará atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição. Já nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente na população masculina. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente. Tem 74 mil casos novos casos previstos por ano até 2025. Nas regiões mais desenvolvidas, em seguida vem o câncer colorretal. Nas de menor IDH, o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Armas são apreendidas em barraco na zona rural de Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Ibipitanga, a 237 km de Brumado, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi informada por populares que um possível suspeito da prática de diversos furtos em residências e comércios da região estava escondido em um barraco nas proximidades da Lagoa da Tapera. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, de imediato, os policiais deslocaram-se para o endereço nesta quarta-feira (23). Ao perceber a presença da viatura, o indivíduo fugiu para o matagal, deixando para trás uma espingarda de fabricação caseira. No barraco, a polícia encontrou outras armas. Buscas foram feitas no perímetro para localizar o indivíduo, mas sem êxito. Os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.

Cartões lideraram forma de pagamento em 2021 com participação de 51% Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O uso de cartões, nas modalidades crédito, débito e pré-pago, foi a forma preferida pela população brasileira para fazer pagamentos em 2021. A ferramenta foi utilizada em 51,1% das transações de pagamento realizadas no país no ano passado, seguido pelo uso do Pix (16,2%), débito direto (11,4%), boleto (9,8%), convênios (5,1%), TED (2,1%), transferências intrabancárias (1,8%), e outros (2,5%). Os dados, divulgados hoje (22) pelo Banco Central (BC), não contemplam as transações de pagamento utilizando dinheiro em espécie. De acordo com o BC, a TED foi o instrumento de pagamento que teve o maior valor médio por transação em 2021 (R$ 27,8 mil), seguido da transferência intrabancária (R$ 14,7 mil), mostrando que esses têm sido os instrumentos de pagamento utilizados para as transações de maior valor. O valor médio das transações com boleto foi R$ 1,3 mil; a transação média com PIX foi R$ 548, e com cartão, R$ 86. Em relação ao canal de pagamento, o celular foi responsável por 60% da quantidade de transações, seguido das feitas no internet banking (17,8%); correspondentes bancários, como lotéricas (13,3%); agências de atendimento (5,7%); caixas 24 horas (2,4%), e outros (0,8%).

CDL acredita que vitórias do Brasil na Copa vão ajudar aquecer as vendas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Otimista, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acredita que a Copa do Mundo vai aquecer as vendas no comércio de Brumado neste mês de novembro e início de dezembro. Diretor institucional da entidade, Orlando Gomes, disse ao site Achei Sudoeste que, assim que a seleção brasileira for ganhando as partidas, o espírito do torcedor vai aflorar, o que refletirá positivamente no segmento. “Temos uma movimentação no comércio por causa do jogo de hoje. Muitas lojas estão com artigos relacionados à Copa do Mundo. Essa semana já teve uma melhora. Acredito mesmo que a coisa vai ser mais crucial hoje”, destacou. Segundo Gomes, com a demonstração de bons resultados durante os jogos e muitos gols, as vendas de artigos esportivos serão aquecidas no comércio. “Acredito que vamos trazer o hexa”, afirmou.

Suíça vence Camarões na estreia da Copa do Mundo 2022 Foto: Divulgação/Fifa

Integrante do Grupo G, que tem o Brasil, a Suíça saiu na frente com vitória sobre Camarões na estreia da Copa do Mundo do Catar. Na manhã desta quinta-feira (24), no estádio Al Janoub, os suíços bateram os camaroneses por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Embolo, que tem origem no país africano e não comemorou, aos dois minutos do segundo tempo. Dirigida pelo técnico Murat Yakin, a Suíça jogou com: Sommer; Widmer, Elvedi, Akanji e Ricardo Rodríguez (Cömert); Freuler, Xhaka, Sow (Frei) e Shaqiri (Okafor); Vargas (Rieder) e Embolo (Seferovic). Já Camarões, comandado pelo treinador Rigobert Song, esteve em campo com: Oana; Fai, Castelletto, N'Koulou e Tolo; Oum Gouet, Anguissa e Hongla (Ondoua); Mbeumo (Ngamaleu), Toko Ekambi (N'Koudou) e Choupo-Moting (Aboubakar). Com o resultado, a Suíça somou três pontos, enquanto Camarões segue zerado na tabela de classificação. Ainda nesta quinta, às 16h no horário de Brasília, a Seleção Brasileira pega a Sérvia no complemento da rodada. Na próxima segunda (28), os camaroneses encaram os sérvios, às 7h, novamente no Al Janoub, pela segunda jornada da chave. Um pouco mais tarde, às 13h, os suíços medem forças com o time Canarinho.

Acidente envolvendo três veículos deixa vítimas na BA-262 entre Aracatu e Anagé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 23h40 desta quarta-feira (23), um acidente foi registrado na BA-262, entre as cidades de Aracatu e Anagé, na região sudoeste da Bahia. No local, um veículo com placa de Jaguaquara, conduzido por um motorista de 21 anos, capotou em uma curva. Um segundo veículo, conduzido por um homem de 37 anos, se chocou com o carro capotado. Segundo informou a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), no choque, o motorista acabou atropelando o condutor de uma carreta que prestava socorro ao acidentado. A vítima atropelada foi hospitalizada, mas não há maiores informações sobre o seu estado de saúde. Já a vítima do capotamento teve apenas escoriações.

Arquivo