Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Idoso é preso após chamar servidor da Câmara de Livramento de Nossa Senhora de 'macaco' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (22), um idoso de 70 anos foi preso em flagrante por injúria racial depois de chamar um funcionário da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, de “macaco”. Policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados pelo jurídico do Legislativo para averiguar a denúncia e, no local, a vítima, um homem de 45 anos, confirmou que foi xingada pelo idoso. Segundo ele, o idoso disse que “aquele macaco não merecia estar ali”. À polícia, o idoso confirmou que teria se referido ao funcionário como “macaco”. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foi registrado o flagrante por injúria racial.

Brumado: Presidente do Sindsemb diz que agentes de trânsito estão atuando maltrapilhos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsem), Jerry Adriano, voltou a criticar o Município de Brumado por não fornecer uniformes novos aos agentes de trânsito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que, enquanto a prefeitura investe em viaturas e centro de monitoramento, os agentes trabalham com uniformes maltrapilhos e sem qualquer condição de uso. “Temos que ver primeiro aqueles que estão na frente, no dia a dia. Os agentes de trânsito precisam estar em condições para atuar com autoridade, mas estão piores que mendigos. Qual moral que o Município tem para colocar o agente nessa situação?”, argumentou. Segundo Adriano, a alegação de que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não estaria encontrando o tecido adequado para confecção do fardamento é falsa. “É história pra boi dormir. Tecido tem, o que não tem é boa vontade”, considerou. O presidente ainda levantou a possibilidade de que a categoria pode estar sofrendo perseguição. “Por que essa birra com os agentes de trânsito?”, questionou.

Temporal em Guanambi impede pouso e avião retorna para Belo Horizonte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O temporal que atingiu o município de Guanambi, a 141 km de Brumado, na tarde deste sábado (24), impediu o pouso de um avião da Azul Linhas Aéreas. As informações são do jornal A Tarde. Vindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o voo 4136 decolou às 13h19 e tinha previsão de pouso na cidade baiana às 15h. Ao se aproximar da cidade, a aeronave ATR-72 precisou voar em círculos esperando a melhora das condições climáticas. Como a situação não evoluiu de forma positiva, o comandante decidiu retornar à cidade de origem e, às 16h56, aterrissou com segurança na capital mineira. Ao todo, foram 3h36 de trajeto contabilizando ida e volta. Por conta do mau tempo, o voo 4137, que efetua o trecho inverso, foi cancelado. Uma nova viagem deve ser remarcada para a manhã deste domingo (25). A chuva registrada em Guanambi na tarde deste sábado foi a primeira depois de 160 dias de estiagem. Um pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indicou um acumulado de chuva de 60 mm na região.

Acusado de violência doméstica é preso com arma no Distrito de Ubiraçaba em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 41 anos acusado de violência doméstica foi preso na sexta-feira (23) por posse ilegal de arma de fogo, no Distrito de Ubiraçaba, zona rural da cidade de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a companheira do acusado, registrou boletim de ocorrência na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). De acordo com a vítima, ela foi agredida e confirmou com o seu companheiro estava armado. As filhas da mulher ajudaram para que ela saísse escondida de sua residência. O acusado ainda esvaziou os pneus do veículo da família, para que sua esposa e filhas não saíssem do local. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o homem. Durante buscas na residência, a arma foi localizada. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Idosa de 82 anos aguarda há 36 dias regulação para UTI em Una Foto: Cátia Silva

O repórter Mateus Oliver, da cidade de Una, na região sul da Bahia, procurou o site Achei Sudoeste, neste domingo (25), para pedir auxílio para uma idosa de 82 anos que aguarda há 36 dias regulação para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o repórter, Deusdete Nonato da Silva, está internada no hospital municipal Frei Silvério, desde o dia 20 de agosto, quando fraturou o fêmur após tomar uma queda. Atualmente o estado de saúde da idosa é delicado, a mesma se alimenta através de sonda, não consegue se pronunciar, sentindo muitas dores pelo corpo e após 36 dias de espera, a regulação estadual ainda não providenciou a transferência da paciente. A filha de Deusdete, Cátia Silva, postou diversas imagens da mãe hospitalizada, bem como fez um apelo nas redes sociais, para que as autoridades tomem providências urgentes. Até o momento, como a regulação é centralizada na capital do estado, Salvador, nenhuma resposta efetiva foi concedida. A secretaria de saúde da Bahia (Sesab) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Dom Basílio: TRE obriga 105 FM a tratamento isonômico após entrevista com prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A juíza Carina Cristiane Canguçu Virgens, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), concedeu uma liminar neste sábado (24), após o deputado federal e candidato à reeleição José Rocha (União Brasil), ingressar uma ação por abuso em propaganda política em rádio e uso indevido de meio de comunicação social contra Willian Torres Moura Matos da Rádio 105 FM, da cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. De acordo com o a ação, Rocha alega que tem trabalhos reconhecidos no exercício de mandatos parlamentares, sendo ele o deputado federal mais votado em Dom Basílio nas últimas eleições e afirma que a Rádio 105 FM realizou entrevista com o Prefeito Municipal, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, no dia 3 de setembro do corrente ano, no programa “Murilo com você”, oportunidade em que houve campanha para os candidatos a deputado do partido do governador Rui Costa (PT), pedindo votos nesse sentido.

Dom Basílio: TRE obriga 105 FM a tratamento isonômico após entrevista com prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua decisão, a magistrada escreve que deve ser conferido tratamento isonômico, no mesmo espaço, de modo que a entrevista feita com o prefeito municipal, enaltecendo candidatos filiados a outro partido político, gera a obrigatoriedade de abrir espaço para entrevista de candidato ao cargo de deputado, que está em disputa para o próximo pleito e que possui base eleitoral na região. Segundo a Carina, nestes termos, tem por configurado o fumus boni iuris indispensável para o deferimento do pedido liminar formulada, o que torna despicienda a verificação da presença do periculum in mora. “Presentes os requisitos autorizadores, defiro o pedido de liminar, para determinar que seja dado tratamento isonômico ao candidato representante, garantindo-lhe, ainda dentro do período de propaganda eleitoral, a sua participação em igualdade de condições, também na forma de entrevista, no mesmo espaço do programa de rádio "Murilo com Você", sob pena de multa diária no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais)”, sentenciou.

Vitória empata com o Paysandu e conquista acesso para a Série B Foto: Talita Gouvea/EC Vitória

Foi no drama, mas foi. O Vitória está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (24), o Leão empatou com o Paysandu, na Curuzu, em 1 a 1, pela última rodada da 2ª fase da Série C, e terminou na segunda colocação do Grupo B, com 9 pontos. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, como o Figueirense não venceu seu jogo contra o ABC, e terminou com 7 pontos, o acesso rubro-negro foi garantido. O Papão abriu o placar da partida já no segundo tempo, com Genílson, mas Dionísio, um dos destaques do Leão na temporada, fez o gol de empate. A temporada do Vitória, com a segunda colocação, está encerrada. O ABC, primeiro colocado do Grupo B, jogará pelo título contra o líder do Grupo A, a ser definido neste domingo (25).

Senado na Bahia: Otto Alencar tem 41% das intenções de voto, diz Ipec Foto: Reprodução/G1

Pesquisa realizada pelo IPEC (antigo Ibope), divulgada nesta sexta-feira (23) e contratada pela TV Bahia, indica que Otto Alencar (PSD) segue na liderança das intenções de voto para o Senado com 41% das intenções de votos. Esta é a segunda pesquisa divulgada pelo instituto e, na edição anterior, Otto aparecia com 30%. Este ano, os baianos elegem apenas um senador. Em segundo lugar nas intenções de voto está o candidato Cacá Leão (PP), com 19%, índice que na primeira pesquisa era de 11%. Já a candidata Raíssa Soares (PL) teve 9%, enquanto na pesquisa inicial seu percentual era de 7%. Os candidatos Marcelo Barreto (PMN) e Tâmara Azevedo (PSOL), que na primeira pesquisa apareciam empatados com 5%, agora estão empatados com 3%. Por fim, Cícero Aráujo (PCO) possui 3%, percentual que foi de 4% no levantamento anterior. Brancos e nulos somam 10%; não sabem ou não responderam 13%. A pesquisa é estimulada e os entrevistados responderam a seguinte pergunta: se a eleição para senador pela Bahia fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA - 05576/2022 (TRE) e BR - 04999/2022 (TSE).

Ipec mostra cenário consolidado para ACM Neto vencer no 1º turno Foto: Divulgação

Caso as eleições fossem realizadas hoje, o candidato da União Brasil a governador, ACM Neto, venceria a disputa no primeiro turno com 54% dos votos válidos e 17 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), que aparece com 37%, aponta pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada na sexta-feira (23) pela TV Bahia. A sondagem confirma a mesma tendência captada por sucessivos levantamentos realizados desde o início do período eleitoral, com vitória do ex-prefeito de Salvador no próximo dia 2. Na contagem dos votos válidos, excluídos os percentuais de brancos, nulos e indecisos, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) obteve 7%, enquanto os demais candidatos, juntos, têm 2%. No comparativo entre o percentual atribuído a ACM Neto pelo Ipec e a soma dos outros cinco concorrentes, o ex-prefeito acumula oito pontos a mais, distância suficiente para conquistar o governo baiano no primeiro duelo das urnas. De acordo com o cenário estimulado, quando os entrevistados tem acesso à lista com o nome dos candidatos, ACM Neto obteve 47% das citações, contra 32% do candidato petista, ex-secretário estadual de Educação. Em terceiro, vem João Roma, com 6%. Marcelo Millet (PCO) e Kleber Rosa (Psol) tiveram 1%, cada. Brancos e Nulos totalizaram 4%, enquanto 8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa. ACM Neto se mantém acima da curva dos 50% e com ampla vantagem sobre Jerônimo. Ao mesmo tempo, os dois institutos indicaram estagnação nos índices dos três outros candidatos. Para realizar a pesquisa, o Ipec ouviu 1.504 eleitores de 72 municípios baianos entre os últimos dias 20 e 22. A margem de erro foi estimada em três pontos, com nível de confiança de 95%.  A sondagem do instituto está registrada no TRE e TSE com os seguintes números: BA-05576/2022 e BR-04999/2022.

Professores baianos vão receber pagamento de precatório do Fundef até final de setembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia publicou, nesta sexta-feira (23), em edição suplementar do Diário Oficial (DOE), o decreto que regulamenta o pagamento do precatório judicial do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef). Segundo o órgão, até 30 de setembro, profissionais do magistério vão receber 90% do total a que têm direito. Os valores correspondentes aos 10% restantes serão pagos em até 90 dias. De acordo com o governo, nos próximos dias, as secretarias estaduais da Administração (Saeb) e Educação (Sec) vão publicar no DOE a lista com a relação dos profissionais que têm direito aos valores do precatório. O documento vai indicar os servidores ativos e inativos que já integram a folha de pagamento do Estado, e a relação daqueles que estão habilitados a receber os valores do precatório, mas não integram a folha de pagamento. O governo informou que os servidores da lista que constarem na folha de pagamento vão receber, até o final deste mês, o pagamento de 90% do valor total do precatório. Já os que não estiverem na folha de pagamento deverão realizar, no prazo de 30 dias a partir da publicação da lista no Diário, atendimento na Rede SAC, na capital ou no interior, para fazer o recadastramento e apresentar dados pessoais e bancários para viabilizar o recebimento do crédito. O atendimento dos educadores na Rede SAC acontecerá de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade, através de senhas distribuídas diariamente. O atendimento poderá ser agendado ou não, a depender do posto SAC escolhido. Aqueles profissionais que têm direito aos valores do precatório e que, não possuam nome na lista publicada terão também o prazo de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para solicitar a inclusão na relação de profissionais habilitados. Estes profissionais também podem encaminhar requerimentos no prazo de 30 dias, com o pedido de alteração da jornada de trabalho ou do período de efetivo exercício indicados na lista publicada. Logo após o término do prazo de apresentação dos requerimentos, será realizado, no prazo de até 60 dias, o julgamento deles. Em seguida, uma lista atualizada com o resultado dos julgamentos será publicada no Diário Oficial, assim como será efetuado o pagamento do valor residual do precatório (10% restantes). Este valor residual, conforme o governo, corresponde a possíveis ajustes em função de eventual alteração na base de rateio ou de equívoco identificado na antecipação do pagamento.

Aparecida de Goiânia: Bebê de 8 meses é encontrado morto dentro de casa após tia de 11 anos sair Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um bebê de 8 meses foi encontrado morto na quinta-feira (22) depois que a tia, uma criança de 11 anos, saiu para pedir ajuda a vizinhos na Vila Romana, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. A vítima morava com a avó, de 44 anos, que foi presa. Os pais são usuários de drogas e vivem em situação de rua. De acordo com o G1, a defesa da avó não foi localizada para que pudesse se posicionar sobre o caso até a última atualização desta reportagem. Vizinhos chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar. Eles contaram que a menina estava com o sobrinho, sem vida, nos braços, na rua e gritando por socorro. Na casa foram encontradas outras duas crianças. A suspeita é que o bebê morreu por desnutrição. “O estado de desnutrição e perigo completo a que a criança estava submetida foi confirmada pelo médico socorrista do Samu”, disse o delegado Dakir Specht. A avó não estava em casa no momento em que a menina de 11 anos pediu ajuda aos vizinhos, pois tinha saído para comprar comida. A mulher disse ao Conselho Tutelar que o bebê estava sem apetite há alguns dias e chegou a levar o neto a um posto de saúde na quarta-feira (21) para que fosse atendido. Depois de medicado, o menino voltou para casa. As crianças que estavam sozinhas na casa foram resgatadas pelo Conselho Tutelar e deixadas sob a responsabilidade de uma irmã, de 25 anos, que mora em outra casa. Os conselheiros contaram que é a segunda criança da família que morre em dois meses. O Conselho Tutelar informou que acompanha a família desde 2018 e aguarda as investigações para tomar outras providências. A Polícia Civil informou que os pais também serão investigados.

Aliado de Jerônimo, Geddel fala de evento em Caculé e cutuca coordenador de ACM Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Geddel Vieira Lima (MDB), usou suas redes sociais para poder falar de um evento do Partido dos Trabalhadores (PT), na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, nesta sexta-feira (23). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma caminhada foi realizada com a presença de deputados que apoiam a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia. 

Aliado de Jerônimo, Geddel fala de evento em Caculé e cutuca coordenador de ACM Neto Foto: Reprodução/Instagram

Em sua postagem, Geddel, que é aliado de Jerônimo, avisa de uma “onda vermelha” na Bahia. O ex-ministro ainda cutucou o ex-prefeito de Caculé e candidato a deputado estadual Luciano Ribeiro (UB). “Isso tá ocorrendo na minha querida Cacule,terra do Dep Luciano Ribeiro, coordenador da campanha do ex prefeito de Salvador”, escreveu em sua rede social, em referência ao candidato ACM Neto (UB). Vieira Lima classificou como “inacreditável” a movimentação política, já que não contava com nenhum membro da chapa majoritária petista.

Ministério da Saúde discute incluir remédio mais caro do mundo, de cerca de R$ 6 milhões, no SUS Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo

O Ministério da Saúde está discutindo a incorporação ao SUS do medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo. O remédio, aplicado em crianças com atrofia muscular espinhal (AME), custa em torno de R$ 6 milhões. De acordo com o jornal o Globo, a pasta abriu uma consulta pública para que a sociedade se manifeste até 3 de outubro sobre a inclusão. A Conitec (comissão que avalia novas tecnologias), no entanto, deu parecer preliminar desfavorável à medida. A recomendação cita que a comissão “observou uma incerteza na eficácia” em pacientes maiores de 6 meses e na “efetividade de longo prazo”. Também menciona preocupações com a segurança e o custo-benefício. Em paralelo, o ministério estuda restringir o direito de escolha dos pacientes ao tratamento. A comunidade AME advoga pela inclusão do remédio, aplicado em dose única. O medicamento obteve sucesso no tratamento de crianças em outros países, sobretudo onde há triagem neonatal. No Brasil, poucos pacientes tiveram acesso, graças a decisões judiciais. A burocracia tem tornado complexo o processo para administração de outros medicamentos para a AME. Há dois disponíveis no SUS: Spinraza e Risdiplam. Mas o acesso ainda não é amplo. As condições propostas pela Novartis, fabricante do Zolgensma, também são alvo de críticas. Quem atua em prol dos portadores de AME avalia que o preço e os critérios de parcelamento dificultam a sustentabilidade da cadeia de fornecimento.

Vitória da Conquista: PRF prende homem que utilizava documento falso Foto: Divulgação/PRF

Nesta quinta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 52 anos que apresentou CNH falsa durante abordagem no quilômetro 16 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Por volta de 17h30, o veículo Toyota/Corolla, de cor branca, foi abordado pela equipe de policiais para fiscalização. Durante as consultas, os policiais notaram que a CNH apresentada pelo condutor era falsa. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a polícia judiciária para adoção das medidas cabíveis.

Criança de 3 anos acha pistola de pai colecionador de armas e atira na cabeça do irmão gêmeo Foto: Reprodução/G1

Uma criança de 3 anos atirou acidentalmente na cabeça do irmão gêmeo depois de encontrar uma pistola do pai nesta quinta-feira (22). As informações são do G1. O caso aconteceu na Zona Norte de Macapá e, segundo as autoridades policiais, o homem era colecionador de armas. De acordo com a Polícia Militar (PM), o pai das crianças guardava a arma junto a outra de uma coleção em um cofre. Na tarde desta quinta-feira ele tirou a pistola para ir ao clube de tiro, quando uma das crianças entrou na sala, encontrou o armamento e acabou atingido o irmão. A criança baleada foi transferida para o Hospital de Emergência (HE), onde recebia atendimento médico até a publicação desta reportagem. Não há informação sobre seu estado de saúde. O 2º Batalhão da Polícia Militar, que atua na Zona Norte da capital, foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Novo Horizonte, para onde a criança foi levada por familiares. O pai das crianças foi levado para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval.

Brumado: João Roma esbanja otimismo e diz acreditar em vencer eleição no 1º turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato ao Governo da Bahia, João Roma (PL), esteve em campanha na cidade de Brumado, na manhã desta sexta-feira (23). Ele foi recepcionado por eleitores e o candidato a deputado estadual Juncal Filho (PL) na Praça da Matriz, de onde seguiu em carreata pelo corredor comercial até o Mercado Municipal. No local, cumprimentou feirantes e consumidores. O evento contou com a presença da candidata ao senado federal, Dra. Raíssa Soares (PL). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Roma disse que foi recebido com muito carinho pelos munícipes. “O desejo de mudança está estampado no olhar de cada um e quem quer mudança não vai ficar satisfeito em mudar 6 por meia dúzia. Tanto Neto quanto Jerônimo têm por hábito aumentar os impostos e distribuir migalhas em época de eleição. Queremos uma Bahia grandiosa”, destacou. 

Brumado: João Roma esbanja otimismo e diz acreditar em vencer eleição no 1º turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato prometeu alavancar o estado com a geração de emprego e renda e o incentivo aos seus potenciais. “A Bahia tem ficado pra trás com relação a outros estados. Isso é fruto de uma política atrasada. Precisamos mudar esse ciclo”, afirmou. Embora esteja atrás nas pesquisas, João Roma acredita em uma virada nessa reta final e em sua eleição ainda no primeiro turno. “Acredito no que tenho visto nas ruas. Vamos fazer uma reviravolta!”, assegurou.

Brumado: Dom Odontologia Premium não terá expediente neste sábado (24) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Dom Odontologia Premium informa que neste sábado (24) não haverá expediente na unidade localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. De acordo com comunicado emitido pelo consultório odontológico, a equipe DOM participará de uma convenção na referida data. Ainda de acordo com o comunicado, o evento será de suma importância para aprimoramento das atividades e serviços ofertados pelo consultório. A direção da Dom Odontologia Premium sistematicamente realiza convenções para buscar um atendimento cada vez mais eficaz e de excelência. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0728 e (77) 99801-0440.

Final de semana deve ser chuvoso na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com previsão meteorológica do Instituto Climatempo, o final de semana deve ser de muita chuva na cidade de Brumado. Nesta sexta-feira (23), podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite. Já no sábado (24) e no domingo (25), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado e chuva a qualquer hora. No sábado, a temperatura varia de 21°C a 30°C, com 83% de chance de chuva. No domingo, a temperatura varia de 20°C a 29°C, com 80% de chance de chuva. Ao todo, deve chover 17 mm em todo final de semana. 

Ibotirama: Polícia Civil cumpre mandados em nova fase de operação que prendeu vereador Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, realizou nesta sexta-feira (23), uma nova fase da Operação Petúnia, onde investiga a morte de Marcello Leite Fernandes, de 39 anos, ocorrida em julho deste ano, em Ibotirama, no oeste da Bahia. Oito mandados de busca e apreensão e mandados de prisão estão sendo cumpridos no Centro da cidade e em uma aldeia indígena da região. Na primeira fase da operação, o presidente da Câmara de Vereadores do município, e um policial militar apontado como seu parceiro foram presos (veja aqui). Eles seguem custodiados à disposição da Justiça. De acordo com Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a investigação contra com diversas linhas de investigação. A linha principal é a do crime ter sido motivo por desentendimentos relacionados à política local entre a vítima e um dos investigados, mas outras possíveis motivações, como de disputas de terras. “Após as duas primeiras prisões conseguimos elementos diante da análise do material apreendido, da escuta de testemunhas e oitivas, de modo a alcançar outros envolvidos no grupo criminoso. Os cumprimentos de hoje vão robustecer, ainda mais, a nossa investigação”, diz a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro. A ação conta com policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Polícia Federal (PF), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Brumado: Irenaldo Muniz assume Conseg e mira estrutura da segurança com o presídio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado Irenaldo Muniz foi eleito novo presidente do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Muniz disse que terá pela frente um desafio muito grande à frente do órgão. Diante da inauguração iminente do presídio, ele considera que Brumado ainda não está preparado para receber uma unidade prisional. “Quem terá um papel muito importante nessa ligação é o Conseg. Teremos que ter mais infraestrutura, mais juízes e promotores, mais efetivo policial. Assumo o Conseg com esse desafio grande”, avaliou. Do seu ponto de vista, o Conseg terá papel primordial na ligação entre o presídio e a comunidade. A nova diretoria do conselho será assim composta: presidente Irenaldo Muniz, vice-presidente Glauber Bacelar, diretores setoriais de segurança Major Leila Silva e o delegado Paulo Henrique de Oliveira, primeiro secretário José Bento, segundo secretário Lícia Ataíde, primeiro tesoureiro Fernando Henrique Coelho, segundo tesoureiro Idenor Amorim, primeiro direito patrimonial Josevaldo da Cruz, segundo diretor patrimonial Sandro Sodraque, primeiro diretor de relações públicas Iara Meira, segundo diretor de relações públicas Vinícius Assis, primeiro diretor de cultura Carolina Lima, segundo diretor de cultura Guimarino Silva, primeiro diretor social Leojanio da Silva e segundo diretor social Jerry Adriano.

Brumado: Com a saída da GCM, ambiente nas escolas deixou de ser pacífico, diz Sindsemb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente, a Secretaria de Educação de Brumado promoveu uma reunião com diversas autoridades para debater a pacificação nas escolas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsemb), Jerry Adriano, disse que, antes, quando a Guarda Civil Municipal (GCM) fazia a ronda nas escolas não havia tanta violência. Para ele, a terceirização da ronda escolar realizada pelo prefeito impactou negativamente na segurança das crianças na escola. “Temos dados que comprovam as ocorrências registradas pela guarda nas escolas, o que inibiu, naquela época, até o tráfico nas portas das unidades de ensino. Hoje, está lotado”, argumentou. Adriano alega ainda que o serviço da ronda escolar promovido pela GCM nas escolas municipais era um dos braços fortes da segurança pública em Brumado. Além de atuar na segurança, segundo Jerry, a GCM também agia no social, sendo uma parceira da educação. “Agora, tudo ficou no esquecimento. Tá pior do que antes”, opinou.

 Bahia tem o dobro da torcida do Vitória, aponta Datafolha Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Flamengo é o time preferido entre os eleitores baianos. É o que garante a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (21). De acordo com os resultados, o clube carioca aparece em primeiro lugar, com 24% da preferência.  O Bahia ocupa a segunda colocação, com 19%. O tricolor soma quase o dobro de votos do rival Vitória, que aparece na terceira posição, com 10%. O rubro-negro é seguido pelo Corinthians, que ficou com 9%. A relação de clubes citados pelos eleitores tem ainda Palmeiras (6%), Vasco e São Paulo (4% cada). A Seleção Brasileira apareceu como a preferida de 2% dos entrevistados. Santos, Fluminense e Botafogo somaram 1% cada. Outros clubes somaram juntos 2%, enquanto 17% afirmaram não torcer para nenhuma equipe.  A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro e foi feita como parte da pesquisa de intenção de votos para o governo do estado da Bahia.

Socorrista do Samu 192 destaca acidentes por negligência nas construções civis em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O socorrista do Samu 192 e bombeiro civil George Dias disse que é crescente o número de trabalhadores da construção civil vítimas de acidentes em obras. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a maior parte dos acidentes são quedas de alturas significativas, as quais podem deixar sequelas gravíssimas. Em se tratando de Brumado, onde o crescimento vertical é muito acelerado, Dias informou que é corriqueiro o atendimento desse tipo de ocorrência. Tanto as empresas quanto os próprios trabalhadores da construção civil, segundo alertou, devem se preocupar com os equipamentos de segurança. “O acidente acontece por falhas e a grande maioria das falhas é humana, infelizmente. A responsabilidade é do ser humano”, afirmou. No município, o Samu 192 faz esse tipo de resgate em altura devido à ausência de um Corpo de Bombeiros.

Governo da Bahia anuncia publicação de edital de concurso para PM e Bombeiros Foto: Divulgação/PM

O Governo da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai publicar o edital do concurso com 2,5 mil vagas para soldado da Polícia Militar (PM-BA) e do Corpo de Bombeiros (CBM-BA) na quarta (28). O Estado definiu a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora do certame. Segundo o governo, o edital vai trazer o cronograma, as datas das inscrições, dentre outras informações sobre o concurso. O concurso terá 2,5 mil vagas, distribuídas entre a capital e o interior da Bahia. Do total, duas mil serão para soldado da PM e 500 para o Corpo de Bombeiros. Este é o terceiro concurso público realizado nos últimos seis anos para soldado da PM-BA e do CBM-BA.

Brumado: Com canto de protesto, enfermeiros promovem manifestação em praça pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sob o coro de “Enfermagem na rua, Barroso a culpa é sua”, enfermeiros e enfermeiras de Brumado protestaram em praça pública nesta quarta-feira (21) contra decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que, através de liminar, suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem. Atuando no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, a técnica de enfermagem Daiane Neves disse ao site Achei Sudoeste que a categoria luta pela valorização do profissional da enfermagem. “Felizmente, não é uma realidade municipal, mas, nacionalmente, a enfermagem é desvalorizada. Normalmente, um técnico de enfermagem ganha um salário mínimo. Tem município que nem salubridade paga”, afirmou. Para Neves, a decisão é uma falta de respeito com a categoria, que vem lutando há anos para obter suas conquistas e que tanto se expôs durante a pandemia para ajudar o próximo. “É uma tristeza. Nossa Brasil não enxerga o profissional de saúde. É uma política corrupta”, lamentou.

Arquivo