Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Prefeitura de Guanambi decreta situação de emergência devido à estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Diário Oficial da última sexta-feira (16), a prefeitura de Guanambi publicou o Decreto nº 1040, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem. A medida leva em consideração a falta de chuvas nos últimos meses, principalmente a partir do mês de abril/2022, e o número significativo de propriedades rurais que tem experimentado graves prejuízos às atividades produtivas por conta da falta d’água. Com o decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Departamento Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. Autoriza-se ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. O documento tem validade de 180 dias. 

Aracatu: Homem coloca fogo em vegetação e morre asfixiado com fumaça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem morreu asfixiado com fumaça na zona rural de Aracatu, a 36 km de Brumado, na sexta-feira (16). Vanderlei Pinheiro Coqueiro teria colocado fogo no pasto da fazenda, no Distrito de Piabanha, o que acabou provocando um incêndio de grande proporção. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, enquanto tentava controlar o fogo, ele inalou bastante fumaça e morreu por asfixia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Embora esse tipo de queimada seja proibido, a prática é comum na região.

Vitória da Conquista: Mulher é flagrada com arara-maracanã em bolsa de viagem Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 52 anos foi flagrada ao transportar arara-maracanã dentro de uma bolsa de viagem, no km 830 da BR-116. Ela, que estava em um ônibus de viagem, foi abordada no trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O coletivo tinha como destino a cidade de Tapiramutá. O nome da mulher não foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, que apreendeu o animal. Popularmente chamada de “ararinha”, por causa do seu tamanho, a ave estava em um ambiente escuro e sem ventilação adequada. Aos agentes, a mulher informou que cria a arara-maracanã há mais de 10 anos. Ela foi autuada e responderá por crime contra o meio ambiente. Depois de ouvida, ela foi liberada. O animal foi levado para cuidados de órgãos ambientais.

Associação de pais e alunos cobra explicações quanto à violência nas escolas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Secretaria de Educação de Brumado promoveu uma reunião com autoridades das áreas jurídica, de segurança pública, ação social e diretores escolares no sentido de promover a pacificação do ambiente escolar. Mesmo representando os pais de alunos, a Associação de Pais e Alunos das Escolas Municipais de Brumado não foi convidada para participar da audiência. Ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Abetino Novaes, disse que a reunião deveria ter sido amplamente divulgada para maior participação dos principais interessados. Ele cobrou maior integração da escola com os pais e responsáveis. “Hoje, a gente só fica sabendo de algum problema se alguém denunciar. Tenho filho formado. Antes, a integração com a escola era muito maior”, criticou. Novaes sugeriu a instalação de câmeras de segurança nas unidades de ensino, bem como a contratação de guardas municipais para coibir a violência no ambiente escolar. Para o tesoureiro da associação, Edvan Leite, a reunião com o tema de pacificação nas escolas é uma prova de que a escola de tempo integral não deu certo. “Se eles estão buscando ajuda com juízes, com a polícia, o Cras e o Conselho Tutelar é porque eles não estão conseguindo. É uma declaração pública de que a escola de tempo integral não deu certo”, disparou.

Homem é morto a tiros e grávida é baleada em cabana de praia no sul da Bahia Foto: Divulgação

Um homem foi morto a tiros e a esposa dele, que está grávida, foi baleada em uma das praias mais movimentadas de Ilhéus, no sul da Bahia, no sábado (17). O caso é investigado pela Polícia Civil e nenhum suspeito do crime foi preso, até o momento. De acordo com o G1, o crime aconteceu em uma cabana na famosa praia dos Milionários e foi cometido por dois homens a bordo de uma motocicleta, segundo a Polícia Militar (PM). Agentes da 69ª Companhia Independente foram acionados, mas já encontraram o homem morto. Ele foi identificado como Felipe Ariel Santos Madureira, de 29 anos. A esposa dele, que não teve identidade divulgada, foi socorrida para o Hospital Costa do Cacau e não há detalhes sobre o atual estado de saúde dela, nem do bebê. Conforme a Polícia Civil, ela foi atingida no braço e não corre risco de morte. A praia estava cheia no momento do crime, e houve correria entre banhistas, que ficaram muito assustados. Após a perícia do Departamento de Polícia Técnica no local, o corpo de Felipe foi removido para ser necropsiado. Segundo a Polícia Civil, ele tinha envolvimento com tráfico de drogas. O caso será investigado pela 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus e até o momento, não há pistas sobre autoria e motivação do crime. Policiais militares fizeram buscas na região durante a tarde, mas não localizaram nenhum suspeito.

Briga entre amigos termina em tragédia na cidade de Urandi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Urandi, a 205 km de Brumado, uma briga entre amigos acabou em tragédia no Bairro DC-5. A polícia militar foi acionada ao local, onde encontrou Silvino Francisco de Andrade, de 60 anos, deitado no chão, ainda com vida, apresentando três ferimentos de faca: na região do abdômen, no pulmão e embaixo do braço esquerdo. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal de Urandi. Na unidade, o óbito foi atestado pelo médico plantonista. O agressor, identificado como João Nunes dos Santos, 55 anos, foi localizado no mesmo bairro, com lesões na cabeça provocadas por populares. Ele não portava a faca no momento da prisão, sendo conduzido para a delegacia, juntamente com as testemunhas, para ser autuado pelo crime de homicídio. Segundo o irmão da vítima, os dois iniciaram a briga em um bar e a discussão prosseguiu até a casa da vítima, onde ocorreu o crime. Autor e vítima eram amigos e os dois criavam porcos juntos.

Eleições 2022: Candidatos só podem ser presos em flagrante Foto: Reprodução/EPTV

Desde o último sábado (17), os candidatos que disputam qualquer cargo nestas eleições não podem mais ser presos, a não ser que seja em flagrante. A legislação eleitoral estabelece que a regra entre em vigor faltando 15 dias para o primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o objetivo da medida é evitar que prisões sejam utilizadas como manobras para prejudicar um candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha. A lei também proíbe que nos cinco dias que antecedem as eleições, no caso, a partir de 27 de setembro, até 48 horas após o término do pleito, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, com o objetivo de garantir o direito ao voto para o eleitor. A exceção é se ele for pego em flagrante ou existir contra ele uma sentença criminal condenando por crime inafiançável, como racismo ou tortura, ou, ainda por desrespeito a salvo-conduto.

Brumado: Professores do Estado cobram pagamento de precatórios com juros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (16), os professores da rede estadual de ensino de Brumado se reuniram na Praça Armindo Azevedo, em frente à Escola Getúlio Vargas, para protestar contra o Governo do Estado diante do não repasse dos recursos do antigo Fundef à categoria. Vice-presidente da APLB, André Azevedo disse ao site Achei Sudoeste que o governo insiste em fazer o pagamento, que é obrigatório, mas sem os juros e correção dos valores, o que impactaria em uma perda de 40 a 50% para os professores. “As negociações estão acontecendo desde segunda-feira, mas sem avanço. Estamos paralisados de segunda até esta sexta”, afirmou. Na próxima segunda (19), uma assembleia com todas as regionais da APLB foi marcada em Vitória da Conquista para serem deliberadas sobre as novas ações da categoria. Embora não seja um desejo da categoria, Azevedo deixou claro que a paralisação com indicativo de greve é o primeiro passo para greve geral caso as negociações continuem não avançando. “Estamos esperançosos de que tudo seja resolvido antes da greve. Esses valores são nossos, direito do professor”, acrescentou.

Eleições 2022: Paraná Pesquisas/Bahia Notícias aponta vitória de Otto Alencar para o senado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

O senador Otto Alencar (PSD) mantém uma larga vantagem na corrida pela vaga de 2022 ao Senado na Bahia, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias. Candidato à reeleição, Otto oscilou positivamente - dentro da margem de erro - para 33,9% das intenções de voto, frente aos 31,8% registrados no dia 6 de setembro. Mesmo com Cacá Leão (PP) também oscilando para cima, a diferença entre ambos cresceu. O progressista tinha 17,1% no começo do mês e agora fica com 19,2%. Otto, que compõe a chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a registrar o mesmo índice de intenções de voto do primeiro levantamento do Paraná Pesquisas após a definição de Cacá como integrante da chapa de ACM Neto (União) - apesar da mudança de João Leão ter sido anunciada em abril, o levantamento do Paraná Pesquisas a contar com a alteração aconteceu apenas em julho. O candidato do PP se distanciou de vez de Dra. Raíssa Soares (PL), que aparecia empatada tecnicamente com ele ao longo das últimas pesquisas. A candidata da chapa de João Roma oscilou negativamente e agora tem 14%, frente aos 14,7% registrados no começo de setembro. Os demais candidatos também oscilaram dentro da margem de erro. Tâmara Azevedo (PSOL) tinha 3,4% e caiu para 2,7%, e Marcelo Barreto (PMN) e Cícero Araújo (PCO) registraram agora 2,1% e 1,5% - ambos tinham 1,7% cada há duas semanas. O número de votos branco e nulos foi de 16,7% e apenas 10% não souberam ou não responderam. O levantamento ouviu 1540 eleitores em 70 municípios baianos entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022. Possui margem de erro de 2,5% e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob nº BA-02288/2022.

Homem é esfaqueado por mulher dentro de bar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi esfaqueado por uma mulher na noite da última sexta-feira (16), dentro de um bar no Mercado Municipal de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima de 34 anos estava no bar quando foi surpreendida pela mulher, que, segundo ele, é desconhecida. Ele foi atingido nos braços e no peito de raspão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Na unidade de saúde, foi medicado e, em seguida, liberado. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), esteve no HMPMN, mas a vítima disse que não iria registrar a ocorrência na Delegacia Territorial de Brumado por não saber a identidade da agressora.

Eleições 2022: Paraná Pesquisas/Bahia Notícias aponta vitória de ACM Neto no 1º turno Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A nova rodada do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, aponta uma redução da distância entre o líder da corrida eleitoral, ACM Neto (União), e o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-prefeito de Salvador oscilou para baixo na disputa, ficando agora com 51,2% das intenções de voto - tinha 52,9% no dia 6 de setembro -, enquanto o petista cresceu para 24,5%, frente aos 20,5% registrados na primeira rodada deste mês. Ainda que a distância entre os dois primeiros colocados tenha caído, o cenário registrado pelo Paraná Pesquisas mantém a perspectiva de uma vitória em primeiro turno de ACM Neto. Para além da vantagem mantida por ele, o terceiro colocado, João Roma (PL), que tende a ser decisivo para uma disputa em dois turnos, também oscilou negativamente, ficando com 10,4% contra os 11,6% registrados em 6 de setembro. Completam a lista no cenário estimulado Kleber Rosa (PSOL) e Marcelo Millet (PCO) com 1% cada e Giovani Damico, com 0,5%. O número de brancos e nulos se manteve em 6,9% e o número de indecisos caiu de 5,8% para 4,9% - tendência natural após o início da campanha eleitoral propriamente dita. O ex-prefeito de Salvador é o mais citado pelos eleitores quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao governo. Para 31,5% dos entrevistados, ACM Neto fica como opção imediata. O candidato do União Brasil tem mais que o dobro das intenções de voto na espontânea que o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues, que figura com 14%. João Roma é citado por 6,4%. Nesse cenário, há uma quantidade expressiva de eleitores que ainda não decidiram o voto. Quando perguntados em quem votaria, sem a lista dos nomes, 41,5% dos entrevistados disseram não saber ou optaram por não responder. Brancos e nulos atingem 5,8%. Kleber Rosa foi citado por 0,3% da amostra e Giovani Damico e Marcelo Millet por 0,1%. Outros nomes também foram citados, mas somam apenas 0,4%. O levantamento ouviu 1540 eleitores em 70 municípios baianos entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022. Possui margem de erro de 2,5% e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob nº BA-02288/2022.

Brumado: Preservativos encontrados em escolas levantam suspeita de fornicação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presidente da Associação de Pais e Alunos das Escolas Municipais de Brumado, Abetino Novaes chamou a atenção para o tempo livre e ocioso dos alunos no período vespertino, nas escolas de tempo integral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a falta de atividades no ambiente escolar tem incentivado o namoro precoce. Denúncias que chegaram ao conhecimento da associação levantam a suspeita de prática de sexo entre alunos nas escolas da rede municipal. “Mandamos nossos filhos para escola para estudar e não pra receber nenhuma filha grávida”, afirmou Novaes. Tesoureiro da associação, Edvan Leite contou que preservativos teriam sido encontrados nas lixeiras de algumas escolas da rede, o que pode indicar uma brincadeira de mau gosto ou a prática de sexo nas escolas. Segundo Leite, a secretaria de educação tem que investigar as denúncias. “Tem que ser investigado, não podemos ficar no achômetro”, pontuou.

Brumado: Ainda sem Operação Pipa, idoso percorre 17 km em busca de água para beber Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O idoso José Francisco de Souza, morador da Fazenda Lagoa do Facão, 81 anos, esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Brumado para cobrar o retorno da Operação Pipa na localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a situação na região é crítica porque a falta d’água é geral. “Eu mesmo tô pegando água dos 9 pra tomar, pra meu consumo. São mais de 17 km. Vou de carro, coloco o tambor dentro e levo”, relatou. Há mais de 15 dias, o idoso tem feito esse percurso para matar a sede de sua família. Nos poços artesianos da localidade, há apenas água salobra para as atividades do dia a dia. Segundo Seu José, a secretaria pediu que ele aguardasse mais um pouco até que a região possa ser contemplada pela Operação Pipa. “Não podemos ficar sem água porque, como diz o prefeito, água é vida”, completou.

Brumado: Filho é esfaqueado na cabeça pelo pai após tentar libertar irmã de cárcere privado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um filho foi esfaqueado na cabeça pelo próprio pai após tentar libertar sua irmã de cárcere privado em Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na Rua Getúlio Vargas, no bairro Malhada Branca, na noite deste sábado (17). De acordo com a PM, o homem estava embriagado e mantinha sua filha em cárcere privado. O filho, tentou adentrar na residência de seu pai para libertar a sua irmã, quando foi esfaqueado na região da cabeça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto (HMPMN). Até o momento, a unidade de saúde não informou sobre o estado de saúde do paciente. Já o autor do crime foi preso em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Estudante tem reação alérgica pós-procedimento estético e rosto incha no Tocantins Foto: Reprodução/Uol

Uma jovem de 20 anos sofreu uma reação alérgica severa a um material usado durante um procedimento estético e foi parar no hospital. O caso foi em Palmas, no Tocantins. Isis de Oliveira foi até uma clínica de estética para corrigir um procedimento que já tinha feito. Um dos produtos usados nesse segundo momento, contudo, acabaram gerando a reação. “Eu fiz um preenchimento labial com ácido hialurônico e ele acabou ficando com excesso de produto no lado direito superior do meu lábio. Com essa diferença que deu, precisei corrigir com a hialuronidase, que foi a que me deu alergia”, explicou ela ao Uol. A hialuronidase é usada para dissolver líquidos injetáveis e, por isso, costuma ser usada em reparos de procedimentos. Assim que foi aplicado, a paciente começou a sentir uma ardência na boca e não demorou para o rosto inchar. “Senti muita vermelhidão, dor e coceira. Mandei uma foto para minha mãe e ela falou 'vamos para o hospital agora, que isso não é normal”, lembra. Ela conta que inicialmente, na clínica, foi informada que a situação era normal, porque o produto casa inchaço, mas ela achou que a reação tinha passado do esperado e foi até o hospital. Lá, ela foi medicada com corticoide, adrenalina e antialérgico. Depois de quatro dias, o rosto de Ísis voltou ao normal. O caso aconteceu no início do mês e viralizou depois que Ísis publicou um vídeo no TikTok contando o ocorrido.

Pagamento do IPVA para veículos com placas de finais 5 e 6 terminam neste mês na Bahia Foto: Maksuel Martins/GEA

Os prazos para os proprietários de veículos com placas de finais 5 e 6 pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), sem desconto e em parcela única, terminam neste mês de setembro. Também neste mês, vencem alguns prazos de parcelamentos para a placas terminadas em 7, 8, 9 e 0. As informações são da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). Para os veículos com placas de finais 5, o último dia é 29 de setembro. Já os proprietários com a placa 6, devem realizar o pagamento até 30 de setembro. Além disso, os vencimentos da terceira parcela para as placas 9 e 0, são no dia 29, e da quarta parcela para as placas 7 e 8, no dia 30. O pagamento pode ser realizado em uma agência, caixa eletrônico ou pela internet através dos sites e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informa que para o veículo estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e possíveis multas. Outro alerta é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento, através do SAC Digital.O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site da Sefaz, na sessão Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, os motoristas podem ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para [email protected]

PRF apreende 200 kg de maconha dentro veículo na BR-030 em Brumado Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite deste sábado (17) 200 kg de maconha na BR-030 em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a droga estava dentro de um veículo Fiat Uno, licenciado no município de Araxá (MG). A PRF realizava patrulhamento na rodovia, quando localizou o veículo com duas pessoas a bordo e flagrou o condutor arremessando um cigarro pela janela do carro. De acordo com a PRF, além disso, a guarnição percebeu que o veículo viajava em velocidade reduzida e com características visíveis de que estava transportando uma carga pesada. 

PRF apreende 200 kg de maconha dentro veículo na BR-030 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante a abordagem, os homens que diziam ser vendedores, demonstraram muito nervosismo, o que chamou a atenção dos policiais que estavam na ação. Os PRFs sentiram um forte odor que exala do interior do veículo característico com maconha. Após buscas, foram localizados 246 tabletes, pesando 200 kg de maconha. De acordo com os ocupantes do veículo, a droga foi adquirida na cidade de Montes Claros (MG) e seria comercializada em Campina Grande, na Paraíba. Todo o material foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado. Os dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Segundo a PRF, a apreensão causou um prejuízo de R$ 435 mil ao narcotráfico.

Incêndio atinge a Serra do Barbado em Rio do Pires Foto: José Carlos Almeida de Oliveira

Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Barbado, em Rio do Pires, a 177 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia. As chamas começaram na sexta-feira (16) e desde então vêm se alastrando por uma área de proteção ambiental. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio do Pires, a região afetada conta com vasta vegetação de cerrado e caatinga, além de muitas nascentes, constituindo parte importante para a fauna e a floral local. Conforme o secretário José Carlos Almeida de Oliveira, o município não conta com brigada de incêndio e como a área é de difícil acesso, brigadistas voluntários que atuam em Piatã e outras cidades da Chapada Diamantina não conseguem atuar no combate ao fogo. Segundo ele, a prefeitura acionou o Corpo de Bombeiros e as equipes devem chegar na cidade ainda neste sábado (18). De acordo com o G1, não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem o que ocasionou o as chamas. Além da preocupação ambiental, o fogo avança rapidamente, por causa da seca e das altas temperaturas, e se aproxima de algumas propriedades rurais. Os meses de agosto e novembro são os que historicamente registram mais casos de queimadas na Bahia, por causa da estiagem prolongada em algumas regiões.

Eleições 2022: ACM Neto recebe apoio de prefeito de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) recebeu neste sábado (17) o apoio de mais um prefeito de uma grande cidade e, além disso, que era da base aliada do governador Rui Costa (PT). Eduardo Vasconcelos, gestor de Brumado, confirmou a sua adesão à coligação “Pra Mudar a Bahia”. Além dele, o vice-prefeito de Cândido Sales, Robson Freitas (PSB), também anunciou apoio. “Não resta dúvida de que para o povo de Brumado essa relação já antiga que eu tenho com Neto, e que está reavivando agora, nesse pleito, será de proveito mútuo. Porque Brumado vai estar toda fechada com Neto, temos dois grupos políticos lá e ambos estão com ele”, declarou Eduardo durante o encontro em Guanambi. O prefeito também lembrou da sua relação antiga com o grupo que Neto representa hoje. “Além disso, estaremos voltando ao nosso começo, quando ACM Neto, na sua primeira candidatura a deputado federal, recebeu cerca de 12 mil votos da gente em Brumado e ele não esquece disso. Então, é uma parceria que continua”, completou. ACM Neto agradeceu ao apoio do prefeito nesta reta final de campanha, a 16 dias das eleições. “Eduardo me acolheu em Brumado há 20 anos e participou da construção da minha primeira eleição para deputado federal”, disse. “Estamos aqui não só para agradecer, mas também reafirmar o nosso compromisso de trabalhar muito por essa querida cidade. Vocês terão a partir do próximo ano um governador que conhece essa cidade de perto e tem laços afetivos com ela”, completou o candidato.

Rede municipal de Licínio de Almeida tem melhor Ideb da Bahia e Itambé o pior Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta sexta-feira (16), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos finais de 2021. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Na lista, 111 municípios da Bahia não pontuaram, enquanto 305 municípios, apresentaram pontuações que vão de 6,3 a 3,0. As cinco maiores notas registradas são dos municípios de Licínio de Almeida, com 6,3; Jacaraci, com 6,2; Sebastião Laranjeiras, com 5,8; Novo Horizonte, com 5,7; e Mundo Novo, com 5,5. Já as cinco cidades baianas que registraram a menor pontuação foram: Pilão Arcada, Ponto Novo, Serrinha e Teodoro Sampaio, com 3,1, e Itambé com 3,0, que amargou a última posição.

Eleições 2022: Bahia Notícias entrevista ACM Neto, do União Brasil, no Projeto Prisma

Encerrando a série de entrevistas com os candidatos ao governo da Bahia, o Bahia Notícias recebe na próxima segunda-feira (19) o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). Após três mandatos como deputado federal e duas gestões no comando da prefeitura da capital baiana, ACM Neto tenta pela primeira vez chegar ao Palácio de Ondina. A entrevista acontece às 16h, no Projeto Prisma, transmitido pelo canal do Bahia Notícias no YouTube. Liderando as pesquisas eleitorais realizadas até aqui, ACM Neto é secretário-geral do União Brasil, partido resultante da fusão entre o PSL e o Democratas, presidido até então por ele. Tem utilizado o período dele à frente da prefeitura como trunfo contra adversários, incluindo o ex-chefe de gabinete, João Roma (PL). O principal adversário, no entanto, tem sido Jerônimo Rodrigues (PT). Teve o nome para o Senado na sua chapa substituído pouco mais de um mês após o anúncio e viu Cacá Leão substituir o pai, João Leão, na disputa pela vaga baiana de senador em 2022. Completa a chapa a empresária Ana Coelho (Republicanos), que “desbancou” nomes tradicionais da cena política baiana. Acione o alerta e acompanhe a entrevista:

Falta de respeito: Embasa deixa população de Brumado sem água há mais de uma semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A falta de respeito da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com a população de Brumado está cada dia pior. Líder de queixas e reclamações dos consumidores da capital do minério, a Embasa continua sem compromisso com a população. Desta feita, a cidade está sem abastecimento há mais de uma semana. As queixas de falta de água são de todos os bairros, atingido também comunidades rurais. Durante esta semana, um consumidor, ligou rigorosamente todos os dias para a Embasa, para pedir soluções contra o desabastecimento, mas a reposta era sempre que o serviço serial normalizado no período noturno. “A Embasa está uma empresa em que não podemos confiar. A única coisa que ela faz é prometer, mas nunca cumpre com sua obrigação”, disse um cliente revoltado. Muitos consumidores, até com crianças recém-nascidas, estão utilizando baldes de água para a higienização pessoal. “É um sofrimento sem tamanho. A Embasa faz chacota, brinca e maltrata com a cara da população de Brumado. É um verdadeiro caos”, garantiu um consumidor. Sem confiança, a comunidade brumadense está desacreditada e espera uma intervenção dos órgãos competentes. “É necessário que o Ministério Público faça algo para defender os consumidores que são lesados e enganados sistematicamente pela Embasa”, finalizou um usuário do serviço. Até o momento, a Embasa não se pronunciou oficialmente sobre escassez no abastecimento no município de Brumado.

Homem é condenado a mais de 16 anos de reclusão por homicídio em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/AMAB

Jurandir Oliveira Nascimento foi condenado a 16 anos e dois meses de reclusão pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver, corrupção de menor e porte ilegal de arma de fogo. Ele, que já está preso preventivamente, foi condenado ontem, dia 15, em sessão do Tribunal do Júri, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a cumprir a pena em regime fechado. A tese sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira foi acatada pelo Júri presidido pelo juiz Rodrigo Souza Britto. O crime foi qualificado por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. De acordo com a denúncia do promotor de Justiça José Junseira, no dia do crime, em 21 de agosto de 2018, o acusado e um adolescente atraíram a vítima para um matagal onde ele foi morto com dois tiros. O motivo teria sido o fato de ele ter tido um relacionamento com a ex-namorada de um amigo Jurandir. Após o homicídio, eles ocultaram o corpo numa lagoa e o cadáver só foi encontrado no dia 27 de agosto.

Anagé: Garimpeiros são presos com explosivos em região de mineração Foto: Divulgação/PC

Dois garimpeiros de 51 anos foram presos em flagrante por uso de material explosivo em uma mina de esmeraldas na cidade de Anagé, sudoeste da Bahia, na quinta-feira (15). Segundo a Polícia Civil, a área onde eles agiam não oferece permissão para utilização destes artefatos. De acordo com o G1, a polícia não divulgou nomes por causa da Lei de Abuso de Autoridade. As investigações da polícia apontaram que um deles agia como “blaster”: a pessoa encarregada de organizar e distribuir os explosivos usados para o desmonte de rochas, onde as esmeraldas eram encontradas. Foram apreendidos 64 cartuchos de emulsão explosiva, mais de 500 metros de cordel detonante e 30 metros de estopim, 221 espoletas e 100 quilos de nitrato de amônia – substância usada no preparo de explosivos. Eles vão responder por posse ilegal de arma de fogo, munições e explosivos. A dupla foi levada para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, e está à disposição da Justiça. A polícia segue com as investigações para identificar a origem do material explosivo.

Arquivo