Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Kombi pega fogo na Rua Antônio Francisco da Silva em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (15), uma Kombi pegou fogo na Rua Antônio Francisco da Silva , em Brumado. Com o auxílio de um extintor de incêndio, a Polícia Militar e populares conseguiram apagar as chamas e impedir que o carro fosse completamente incendiado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, muitos curiosos se aproximaram para saber o que estava acontecendo. No vídeo, é possível ver o foco do incêndio. Ainda não há informações sobre como o fogo teria começado.?

Placas com limites de velocidade nas vias visa fiscalização eletrônica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fixou placas com limites de velocidade entre a Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães e a Av. Centenário, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista informou que a sinalização visa a instalação dos controladores de velocidade, os famosos radares, nas vias. As placas estabelecem limites de 30 e 40 km/hora. Segundo Evangelista, a SMTT dará início, na próxima semana, às campanhas educativas para orientação dos motoristas acerca da mudança. “Já colocamos essa sinalização para que todos fiquem inteirados do limite de velocidade naquela via. Além disso, também vamos fazer todo um trabalho de orientação dos munícipes e para quem vier de fora quanto a esse limite de velocidade. Serão ações intensas. Depois, ninguém poderá dizer que não sabia”, destacou. Todas as vias onde serão instalados os radares estão sendo, devidamente, sinalizadas pelo departamento. A próxima etapa consiste na efetiva instalação desses equipamentos.

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS Foto: Divulgação

Pacientes com câncer de mama podem contar com o medicamento Trastuzumabe Entansina. Indicado em monoterapia - método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento - para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença. A Portaria que incorpora o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (12). “A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, mais de 620 mil mulheres morreram de câncer de mama em todo o mundo. No Brasil, o número total de novos diagnósticos ao ano chega a 60 mil, resultando em uma taxa de incidência de 60/100 mil habitantes. Em 2017, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) reportou 16.724 mortes em mulheres. No ano de 2018, o Brasil foi o quarto país com a maior incidência em câncer de mama e o quinto em mortalidade. Estima-se que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%, diz OMS.

Entrega de equipamentos impulsiona agricultura familiar de Riacho de Santana Foto: Divulgação/SDR

Agricultoras familiares que integram a Associação de Mulheres Camponesas, do município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, celebraram nesta quarta-feira (14), a entrega da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca equipada. Um equipamento que vai potencializar a produção de mandioca de 28 famílias agricultoras do território do Velho Chico.  Com a implantação da Unidade será possível agregar valor à produção de mandioca, que passará por um processo de agroindustrialização, onde a mandioca in natura será transformada em biscoitos, bolo, sequilhos e outros alimentos, que são comercializados pela Associação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Durante a inauguração da Unidade os alunos da Associação das Escolas das Comunidades de Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba) prestigiaram o evento e também comemoraram o recebimento de 40 kits de apicultura. O Velho Chico é um dos territórios promissores no segmento da agricultura familiar, pois possui muitos sistemas produtivos em ascensão. Além da mandioca, o leite e o mel são também fontes de renda para muitos agricultores e agricultoras. Para garantir a segurança alimentar do rebanho, os agricultores e agricultoras familiares da Associação dos Produtores Rurais de Terra do Arroz e Adjacência, (APRATERRA), produtores de leite em Riacho de Santana, Matina e Igaporã, receberam 27 kits de irrigação para estruturação do processo hídrico, fundamental para garantir alimento para o gado leiteiro.

Fim da pandemia de covid-19 está à vista, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (14) que o mundo nunca esteve em melhor posição para encerrar a pandemia de covid-19. “Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, destacou, ao lembrar que, na semana passada, o número de mortes reportadas pela doença foi o menor desde março de 2020. “Já conseguimos ver a linha de chegada. Estamos em posição de vencer. Mas agora é o pior momento para se parar de correr. É o momento de correr mais rápido, de garantir que cruzaremos a linha de chegada e colheremos os frutos de todo o nosso trabalho árduo”, avaliou Tedros. O diretor-geral da OMS alertou ainda que, caso o mundo não utilize essa oportunidade, corre sério risco do surgimento de novas variantes da covid-19, de mais mortes provocadas pela infecção e de ainda mais incerteza de cenários futuros. “Então, vamos aproveitar a oportunidade”, completou. “Pedimos a todos os países que invistam em vacinas para 100% dos grupos de risco, incluindo trabalhadores da saúde e idosos”, disse Tedros, citando como prioridade manter a taxa de imunização em 70%. “Continuem testando a sequenciando o SARS-CoV-2, além de integrar a vigilância e os serviços de testagem para outras doenças respiratórias, incluindo a influenza”.

Brumado: Prefeito usa máquina pública para fazer politicagem, dispara Guilherme Bonfim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado Guilherme Bonfim esteve em Brumado para participar da reunião mensal do Conselho Municipal Rural de Desenvolvimento Sustentável (CMRDS). Na oportunidade, ele acusou o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) de usar a máquina pública para fazer politicagem. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bomfim disse que o Governo do Estado dispõe de recursos para os Governos Municipais promoveram a limpeza de aguadas e a manutenção das estradas vicinais. Para receber a verba, basta que o Município realize um convênio com o Estado, o que, segundo ele, o prefeito se recusa a fazer. “Isso não é surpresa porque, há quatro anos, o deputado Vítor Bonfim indicou uma emenda de quase R$ 1 milhão para construção de um anfiteatro na cidade de Brumado e o prefeito tentou dizer que a emenda era de outro deputado. Quando comprovamos se tratar de uma emenda de Vítor Bomfim, ele simplesmente se recusou a assinar. O projeto está parado até hoje”, afirmou. O advogado disse que, quando não se trata de interesse político próprio, o prefeito prejudica o município, mas não aceita as indicações de deputados que não tenham alinhamento político com o mesmo. “Ele não visa o bem da população. Visa apenas o seu trabalho pessoal. Falta vontade política do gestor em resolver o problema da zona rural”, disparou.

Bahia confirma 26 novos casos de varíola dos macacos e infectados chega a 101 Foto: Divulgação

A Bahia tem 26 novos casos de "Monkeypox", doença conhecida como varíola dos macacos, nesta quarta-feira (14). Com isso, o estado chega a 101 pacientes infectados, conforme o boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), divulgado no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Os municípios que já registraram casos da doença são: Salvador, Lauro de Freitas, Conceição da Feira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Santo Antônio de Jesus, Cairu, Caldeirão Grande, Conceição do Jacuípe, Conde, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabela, Jeremoabo, Juazeiro, Maracás, Mutuípe, Teixeira de Freitas, Pé de Serra, Vitória da Conquista e Xique-Xique. Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas. Além dos confirmados, a Bahia tem 392 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, e outros 24 casos prováveis, segundo a Sesab.

Casa é destruída pelo fogo em incêndio na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta quarta-feira (14), a Brigada Voluntária de Combate a Incêndios da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) foi acionada para combater as chamas em um imóvel localizado na Rua Otacílio Fernandes, no Bairro Monte Pascoal, em Guanambi, a 141 km de Brumado. No local, os brigadistas encontraram alguns moradores utilizando baldes para tentar debelar o fogo. Segundo informou a SMTran ao site Achei Sudoeste, com o reforço da equipe, o incêndio foi totalmente controlado por volta de 16h30. De acordo com a SMTran, a única moradora da casa não sofreu ferimentos e nem inalou a fumaça. Vários móveis ficaram destruídos, assim como toda estrutura física do imóvel, localizado nos fundos de uma residência. As causas do início das chamas ainda estão sendo investigadas.

Eleições 2022: Otto Alencar lidera corrida para o senado federal pela Bahia, diz Datafolha Foto: Reprodução/G1

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (14), e encomendado pela Rádio Metrópole, revela os índices de intenção de voto para o cargo de senador pela Bahia. A pesquisa é a segunda do instituto divulgada para a corrida eleitoral da Bahia em 2022. O candidato do PSD, Otto Alencar, lidera a disputa pelo primeiro turno com 39% das intenções de voto, e aumentou sua vantagem sobre o segundo colocado, que era de 22 e passou para 23 pontos. Em segundo lugar aparece Cacá Leão (PP) que tem 16%, e tinha 10% na rodada anterior. Já Raissa Soares aparece em terceiro com 8%. Ela tinha 7% no primeiro levantamento. Tâmara Azevedo, do PSOL tem 3%, na da rodada anterior, ela tinha 4%. Cícero Araújo, do PCO, tem 3%. Ele tinha 6% na pesquisa de 24 de agosto. Marcelo Barreto, do PMN, também aparece com 3%. Ele tinha 4% na rodada passada. Brancos e nulos são 14% e 14% não sabe. Foram realizadas 1212 entrevistas em 76 municípios da Bahia. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral como os códigos BA-05325/2022 e BR-07455/2022

Sem candidato ao governo, prefeito de Brumado deve apoiar ACM Neto no 'apagar das luzes' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), ainda não declarou apoio a nenhum candidato ao governo da Bahia nestas eleições 2022. Brigado com o governador Rui Costa e todo o Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia por querer privatizar o sistema de esgotamento sanitário de Brumado, Eduardo não gosta nem de ouvir falar no nome de Jerônimo Rodrigues para a disputa estadual. Sem espaço com quem seria o seu candidato preferido a governador, João Roma (PL), fiel escudeiro do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), quem Lima defende sistematicamente, por causa do turbulento rompimento com o deputado federal João Carlos Bacelar (PL), o Jonga, o gestor vai tentar evitar o isolamento político-institucional neste pleito eleitoral. Segundo fontes ouvidas pelo site Achei Sudoeste, no “apagar das luzes”, Vasconcelos teria ligado para ACM Neto (UB) para declarar apoio a sua candidatura, o que deve acontecer no próximo sábado (17), quando Neto estará em Guanambi, cumprindo agenda de campanha. Em aparições públicas, o alcaide brumadense já estaria defendendo o nome de Neto, além de agradecer o político pela conquista da Faculdade de Medicina. Segundo Eduardo, foi ele quem conseguiu a liberação da instituição de ensino com o governo federal.

Eleições 2022 na Bahia: ACM Neto tem 49%, Jerônimo, 28% e João Roma, 7%, diz Datafolha Foto: Divulgação

Levantamento do Instituto Datafolha, divulgado nesta quarta-feira (14) e encomendado pelo Grupo Metrópole, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador da Bahia. A pesquisa é a segunda do instituto divulgada para a corrida eleitoral da Bahia em 2022. O candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera a disputa pelo primeiro turno com 49% das intenções de voto, mas viu sua distância para o segundo colocado diminuir, na comparação com a pesquisa anterior, de 24 de agosto, quando tinha 54%. ACM Neto é seguido por Jerônimo Rodrigues (PT), que agora tem 28%, e na pesquisa anterior tinha 16%. João Roma (PL) aparece em terceiro com 7%, na rodada anterior ele tinha 8%. Os candidatos Marcelo Millet (PCO) e Giovani Damico (PCB) pontuaram em 1%, mesmo índice da rodada anterior, enquanto Kleber Rosa (PSOL) também marcou 1%. Ele não havia pontuado na pesquisa anterior. Já votos brancos e nulos somam 6%. Na rodada anterior eram 10%. Enquanto 8% não sabem. Eram 10% na rodada de 24 de agosto. Foram realizadas 1212 entrevistas, feitas em 76 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral como os códigos BA-05325/2022 e BR-07455/2022.

Homem do campo aponta ausência do poder público no meio rural em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (14), foi realizada a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Brumado. Vice-presidente do órgão, Flávio Meira falou ao site Achei Sudoeste sobre as principais demandas debatidas na oportunidade. Segundo ele, a limpeza de aguadas e a manutenção das estradas vicinais são os maiores anseios das comunidades rurais. Meira pontuou que a prefeitura tem feito apenas um paliativo nas estradas, sem a efetiva recuperação das mesmas. Quando à limpeza das aguadas, não houve nenhum empenho da Administração nesse sentido. Conforme frisou, em algumas localidades, há mais de vinte anos que o poder público não atua para fazer a limpeza dessas aguadas. Para o vice-presidente, a pasta de meio ambiente, agricultura e recursos hídricos foi esquecida pelo prefeito em suas gestões. “Um ou outro secretário que conhece as demandas do município e as dificuldades da zona rural, mas a maioria não é aquela pessoa adequada para o cargo. Não conhece as comunidades. É um engenheiro, arquiteto, funções que não são apropriadas para a gestão do homem do campo”, criticou. O secretário de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos de Brumado, Thiago Amaral, participou da reunião. Amaral disse que ouviu muitas demandas dos presidentes das associações rurais e selecionará o que for emergencial para atendimento da população. Na oportunidade, o secretário também informou que a prefeitura possui um cronograma para manutenção das estradas vicinais e limpeza de aguadas, duas das queixas mais ouvidas durante a reunião. Houve discussões acaloradas na ocasião, tendo em vista que os representantes das comunidades rurais mostraram insatisfação com a posição da Administração diante das necessidades do homem do campo.

Brumado: 'Há 10 anos que prefeitura nada faz pela comunidade Tocadas', desabafa morador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presente na reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), o líder comunitário das Tocadas, na zona rural de Brumado, Djalma Barbosa dos Santos cobrou a construção de uma passagem molhada e a manutenção das estradas vicinais na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que tem mais de dez anos que a prefeitura realizou o conserto das estradas de acesso à comunidade. “A estrada está acabada. A prefeitura não corre atrás, não faz nada”, afirmou. Hoje, os moradores utilizam vias alternativas para acesso à sede do município, como a antiga estrada da ferrovia. Segundo Djalma, a falta d’água também é uma dura realidade na região. Muitos moradores já estão utilizando água de cacimbas, sem tratamento, para consumo. “É difícil. Tenho esperança que a Operação Pipa chegue lá”, completou.

PM de Salvador é preso acusado de fazer parte de grupo de extorsão Foto: Rafael Rodrigues/SSP-BA

Um policial militar que é lotado na companhia de Itapuã foi preso durante a Operação Navalha, da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com a Polícia Militar, nesta terça-feira (13). A polícia cumpre quatro mandados de busca e 14 de busca e apreensão nessa operação, que investiga denúncias de extorsão, roubo, violação de domicílio e fraude processual, entre outros. As buscas aconteceram na casa do soldado, que não teve nome divulgado, e na sede da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã). Três granadas, porções de drogas e pinos vazios de cocaína foram apreendidos em uma das viaturas da unidade usada pelo PM, informou a SSP. Uma pistola calibre 380 também foi encontrada pelos policiais. O PM era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Auditoria Militar do Estado da Bahia. Ele foi preso em casa, deve ser levado para depoimento e depois fará exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ele ficará custodiado no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas. A investigação indica que ele e os outros comparsas, PMs da mesma companhia, fazem parte de uma organização criminosa que agia no estado, praticando extorsão, além de outros crimes. Outros três mandados de prisão contra PMs e os de busca e apreensão são cumpridos em diversos pontos de Salvador e em cidades do estado de Sergipe. Mais de 100 policiais das Corregedorias Geral e da PM, do Comando de Operações Policiais Militares (CPE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque participam da ‘Operação Navalha’, coordenada pela Força Tarefa de Combate a Extermínio e Extorsões da SSP. e da PM.

Ex-candidato a vereador sofre tentativa de homicídio dentro de casa em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, o ex-candidato a vereador e presidente da Associação de Moradores do Bairro São José, Ivan Oliveira, foi esfaqueado dentro de casa, na manhã do último domingo (11). A vítima foi socorrida e permanece internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto após passar por cirurgia. Oliveira relatou que o suspeito é um cantor que empresariou por alguns meses. Ivan estava sozinho em casa quando foi surpreendido pelo agressor. “Por volta de 6h30, tentaram me matar dentro de casa. Não sei qual o motivo. Fui esfaqueado com vários golpes e, pra não furar minha barriga, eu coloquei a mão e a faca atravessou e cortou os três tendões. Tô internado pra ver se tento recuperar”, contou. Depois da agressão, o suspeito fugiu. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia local.

PF cumpre mandados de prisão na Bahia e Pernambuco em operação contra fraude Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal faz nesta quarta-feira (14) uma operação na Bahia e em Pernambuco para desarticular uma organização criminosa que falsifica documentos públicos e participa de fraudes a benefícios como Auxílio Brasil, saque aniversário do FGTS e Auxílio Emergencial. Mais de 50 policiais federais estão nas ruas para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e dez de busca e apreensão. A operação foi batizada de Simulatum, expressão latina que significa “simulado”, em alusão ao caráter fraudulento do crime. AS investigações começaram com prisões de pessoas que eram usadas pelo grupo para fazer o saque de benefícios em nomes de terceiros, usando para isso documentos falsos. A documentação, que incluía CNH, RG e outros, também foi usada diante de órgãos como Polícia Rodoviária Federal (PRF). O esquema com a venda de CNHs falsificadas movimentaram cerca de R$ 5 milhões, estima a PF. As fraudes nos benefícios geraram cerca de R$ 2 milhões de prejuízos ao poder público. Os investigados, que não tiveram nomes divulgados, devem responder por crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade de documentos públicos e uso de documentos falsos. As penas, somadas, podem chegar a 24 anos de prisão.

Igreja Nossa Senhora do Carmo é incendiada em Caculé Foto: Caetano Augusto/Sertão em Dia

Na madrugada desta quarta-feira (14), um incêndio tomou conta de um dos cômodos da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Moradores usaram baldes com água para conter as chamas, que se alastraram na parte dos fundos da igreja.

Igreja Nossa Senhora do Carmo é incendiada em Caculé Foto: Caetano Augusto/Sertão em Dia

De acordo com o Sertão em Dia, o local é usado como ponto de apoio aos cristãos católicos e a comunidade ficou chocada com o ocorrido. Uma bíblia que estava dentro do espaço e imagens de santos foram preservadas de maiores danos. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as causas do incêndio.

TSE multa campanha de Lula por propaganda eleitoral antecipada Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou nesta terça-feira (13) a campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada. De acordo com a Agência Brasil, os votos foram proferidos pelos ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Sergio Banhos, Carlos Horbach e o presidente, Alexandre de Moraes. Por unanimidade, o tribunal manteve decisão proferida no mês passado pela ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que reconheceu que o candidato pediu votos antes do período permitido pela lei e determinou a retirada do trecho de um discurso do candidato da internet. A ministra aceitou pedido de retirada feito pelo PDT, que alegou a configuração de propaganda eleitoral antecipada durante o evento, realizado no dia 3 de agosto, em Teresina, que também teve a participação de candidatos do PT ao governo do Piauí e ao Senado. A campanha eleitoral foi iniciada oficialmente em 16 de agosto. Durante o julgamento, o advogado Eugênio Aragão, representante da campanha de Lula, afirmou que ato foi direcionado a militantes do partido e não buscava votos. “Não se tratava de buscar votos, não havia esse objetivo. Quem estava lá era a própria bolha da esquerda, que apoia a coligação. Tinha muito mais um discurso de motivar a militância para a campanha”, afirmou.

PM apreende 1 kg de maconha em casa desabitada em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 20h desta terça-feira (13), em rondas pela Rua Princesa Leopoldina, em Brumado, a guarnição de motopatrulhamento apreendeu certa quantidade de substância análoga à maconha em uma casa desabitada. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a droga estaria sendo comercializada no local. Além disso, foram encontradas duas balanças de precisão e embalagens plásticas para embalar a droga. Por essa razão, o material apreendido foi levado e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.

Adolescente de 14 anos e outro de 15 fica ferido durante atentado em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Um adolescente de 14 anos morreu e outro de 15 foi baleado no início da tarde desta terça-feira (13), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O crime aconteceu em uma residência no Bairro Primavera. À polícia, o sobrevivente disse ter avistado uma pessoa dentro de um veículo VW Gol branco ao abrir o portão da residência onde estavam. Em seguida, o ocupante começou a atirar contra seu amigo, que morreu na hora. Ele foi atingido no rosto. Uma equipe do Samu 192 constatou o óbito do adolescente, prestou os primeiros socorros e fez a remoção do ferido para uma unidade de saúde. A ocorrência foi registrada por uma equipe da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Eles isolaram a área e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para periciar a cena do crime e realizar a remoção do corpo. 

Tanque Novo: Unidade de beneficiamento de mel é certificada com Selo de Inspeção Foto: Divulgação/SDR

A Casa do Mel Luciano Moreira Magalhães, usina de beneficiamento de mel localizada na cidade de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia, recebeu o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Com a certificação, apicultores e apicultoras associados poderão comercializar seus produtos, com qualidade e segurança, para toda região agregada ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão. Segundo o apicultor e dirigente da associação, José Silva, o selo representa o reconhecimento de anos de luta e dedicação dos apicultores ao trabalho associativo e à produção com qualidade. O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

Grupo fortemente armado rouba veículo na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No final da tarde desta terça-feira (13), um veículo Honda Civic LXS, de placa JSE1F17, licenciado em Caculé, foi roubado na BR-030, próximo à Vila Presidente Vargas, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista trafegava na região quando, ao reduzir a velocidade para passar pelo quebra-molas da via, foi surpreendido por quatro homens fortemente armados em um veículo preto. No Boletim de Ocorrência registrado pela vítima na delegacia de Brumado, a mesma relatou que foi fechada pelo carro e, em seguida, o grupo desceu e anunciou o assalto. Os criminosos fugiram sentido ao município de Caetité. O condutor conseguiu chegar a pé até a Vila Presidente Vargas e acionou a Policia Militar.

Suspeito de liderar grupo criminoso é morto durante confronto com a polícia em Mucugê Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem apontado como líder de um grupo criminoso foi morto a tiros durante um confronto com a polícia, em um povoado localizado na zona rural de Mucugê, na Chapada Diamantina. O caso aconteceu na segunda-feira (12). Segundo o major Eduardo Neves, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe - Chapada), o suspeito respondia em liberdade por tráfico e homicídio. O nome dele não foi divulgado. Ainda de acordo com os agentes, o homem foi baleado durante uma ronda policial. Quando os PMs chegaram no povoado, um grupo fugiu e se escondeu em casas da comunidade e em um matagal. Durante as buscas, os policiais trocaram tiros com o suspeito. Ele foi baleado e levado para o Hospital Augusta Medrado Mattos, no centro de Mucugê, mas não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito, foram apreendidos uma motocicleta, uma pistola, carregador, munições e porções de cocaína e maconha. Além disso, foram encontradas uma balança, celular, rádio transmissor, roupa camuflada, balaclava e uma pequena quantia em dinheiro.

Brumado: Projeto Trupe dos Amigos tenta resgatar associação do Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há 10 anos, o Projeto Trupe dos Amigos faz a diferença no dia a dia da comunidade do Bairro Dr. Juracy. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Gouveia disse que, diante das demandas e realidade do bairro, o grupo de amigos decidiu se reunir para desenvolver um trabalho cultural e social dentro da comunidade. Segundo ele, o projeto já beneficiou, ao longo desse período, diversas famílias com a distribuição de cestas básicas e brinquedos. “Já mobilizamos várias ações, como bingo, brechó, barraca solidária, para ajudar as pessoas em seus tratamentos médicos”, pontuou. O projeto também busca valorizar o esporte no bairro. Como parte do trabalho do grupo, Geolina Rocha adiantou que, hoje, o projeto pretende reativar a Associação de Moradores do Dr. Juracy, que está, no momento, inerte. “Queremos dar um suporte”, explicou. Para Gouveia, os membros da associação foram se afastando por desmotivação. “Estamos lutando para resgatar e criar uma associação para mobilizar a comunidade. Com uma associação bem fundamentada e amparada juridicamente, fica mais fácil movermos ações que venham viabilizar os recursos para dentro da nossa comunidade. O verdadeiro sentido de regatarmos a associação é para benefício da comunidade”, destacou.

Ex-jogador Vampeta paga R$ 68 mil em pensões atrasadas e evita prisão Foto: Reprodução/Instagram

O ex-jogador de futebol Vampeta pagou R$ 68.963,67 em pensões alimentícias atrasadas para as filhas nesta terça-feira (13), referentes a dois meses deste ano, e o pedido de prisão dele será retirado da Justiça com a desistência das jovens no processo. Elas têm 19 e 21 anos. Segundo o que foi apurado pelo g1, em uma outra ação, que corre por Barueri, na Grande São Paulo, os valores das parcelas iam de R$ 8.463 a R$ 12.092,67 e ficaram em atraso desde 8 de setembro de 2018. Neste segundo caso, são cobrados atualmente R$ 495 mil em dívidas alimentícias. Na época, deveriam ser pagos R$ 61.893,37. Procurada pelo G1 anteriormente, a defesa de Vampeta encaminhou uma nota em que afirmou que o ex-jogador “nunca deixou de arcar com sua responsabilidade afetiva ou financeira perante seus filhos”. O desdobramento da ação de 2018, de quase R$ 500 mil em dívidas, ocorreu durante a pandemia, período em que prisões para devedores de pensões alimentícias foram suspensas pela Justiça. Como “conversão” da eventual prisão, a defesa das filhas pediu a penhora de um imóvel. Em julho de 2022, o ex-atleta ofereceu para pagamento da dívida um apartamento com valor de cerca de R$ 650 mil. Contudo, nele estaria morando outra ex-mulher de Vampeta e, por isso, a proposta não foi aceita. A defesa das jovens pediu, então, à Justiça, que fosse encaminhado um ofício a uma rádio em São Paulo, para a qual o ex-atleta presta serviço, para que fosse determinado o depósito do salário de Vampeta até o limite de R$ 495.646,99. Conforme apurado, a “teimosinha” — ferramenta de bloqueio de dinheiro em conta bancária que foi liberada em abril de 2021 e permite a busca automática de valores nas contas do devedor — está sendo usada no caso.

Arquivo