Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

PM apreende grande quantidade de cocaína e maconha em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (18), por volta de 23h, em rondas pelo Bairro Santo Antônio, em Guanambi, a 141 km de Brumado, um indivíduo, ao avistar a viatura do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), correu e pulou o muro de uma residência deixando para trás uma sacola contendo diversos envelopes com uma substância semelhante à cocaína. Na sacola havia: 229 papelotes de cocaína, 1 tablete de maconha, meio tablete de maconha, 2 porções grandes de maconha, 1 porção pequena de maconha, 2 balanças de precisão, R$ 40 em espécie e 2 pacotes grandes de cocaína. Diante da situação, a polícia foi autorizada a entrar na casa e, em cima da mesa, foi encontrada toda a droga e as balanças de precisão. Dois indivíduos, de 21 e 22 anos, foram apresentados na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para as providências cabíveis.

Criança morre após ser atingida por bala perdida enquanto jogava bola em Camaçari Foto: Reprodução/G1

Um menino de 10 anos morreu após ser atingido por uma bala perdida enquanto jogava bola na Rua São Francisco, em Jauá, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o G1, o caso aconteceu na quinta-feira (18) e, até a manhã desta sexta (19), nenhum envolvido no crime havia sido preso. A vítima foi identificada como Davi Lucas da Silva Santos. O garoto foi atingido após uma troca de tiros entre homens, que ainda não foram identificados. Ele chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, mas não resistiu aos ferimentos. Além de Davi Lucas, um homem também foi ferido no rosto. Ele, que não teve identidade informada pela polícia, foi socorrido para a mesma unidade, e está internado nesta sexta. O estado de saúde dele também não foi divulgado. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia de Vila de Abrantes. Imagens de câmeras de segurança, da região onde o crime aconteceu, já foram solicitadas para ajudar na identificação dos envolvidos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. Não há detalhes sobre o sepultamento do garoto.

Livramento de Nossa Senhora: Idoso é preso suspeito de estuprar criança de seis anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 73 anos foi preso na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, depois de ser flagrado pela sobrinha enquanto tentava abusar da filha dela, uma garota de seis anos. O crime aconteceu na quinta-feira (18), no povoado de Patos, zona rural do município. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, a mulher contou que ele já foi visto por familiares enquanto cometia a mesma prática também com a própria neta em outra ocasião. O vínculo do suspeito com a mãe e a criança é somente por afinidade e não há relação familiar, apesar da menina se referir ao homem como avô. Não há detalhes sobre o estado de saúde da garota. Após a denúncia, os agentes Delegacia Territorial de Nossa Senhora do Livramento, onde o idoso foi autuado por estupro de vulnerável e permanece preso à disposição da Justiça.

Vereador reforça irregularidades em contrato para manutenção de cemitérios em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (UB), o Rey de Domingão, voltou a apontar irregularidades no contrato, celebrado pela prefeitura de Brumado, para manutenção dos cemitérios da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que o Ministério Público (MP) já abriu investigação para apurar as irregularidades (veja aqui). Segundo Domingão, o prefeito passou por cima da Casa Legislativa para contratar a empresa responsável pela referida manutenção. “É uma vergonha o que acontece em nossa cidade. O prefeito passa por cima de tudo. Pra ele colocar essa empresa lá dentro tinha que passar, primeiramente, pela Casa Legislativa. Como ele não conseguiu, fez a licitação de todo jeito pra essa empresa ganhar”, disparou. O vereador ainda colocou que a empresa tem cobrado um absurdo para realizar sepultamentos no Cemitério Jardim Santa Inês, enquanto os sepulcros dos distritos rurais estão abandonados, onde não há sequer iluminação para os sepultamentos noturnos. “É um descaso com a nossa cidade. Nós e a Justiça vamos tomar as providências. Ele não pode passar por cima dos vereadores e fazer do jeito que ele quer. A justiça vai ser feita”, reiterou.

Epidemia de cigarro eletrônico atinge quase 20% dos jovens brasileiros Foto: Divulgação

O crescimento do número de jovens brasileiros que usam o cigarro eletrônico, também conhecido como e-cigarro, vape ou pod, é um fator preocupante. Além de serem nocivos à saúde, esses dispositivos são considerados um passo para o cigarro tradicional. De acordo com dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, um em cada cinco jovens brasileiros, de 18 a 24 anos, usa esse tipo de dispositivo para fumar. “Os cigarros eletrônicos não são seguros e são altamente viciantes por causa da nicotina”, ressalta a oncologista Clarissa Mathias, do NOB Oncoclínicas. “Além disso as essências usadas nestes dispositivos possuem muitos aromas e sabores que costumam atrair os mais jovens, mas não são inofensivos ao contrário do que muitos acham”, acrescenta a médica. “O vape é um caminho fácil para o tabagismo, responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão”, adverte. O cigarro eletrônico foi criado como uma alternativa ao cigarro de papel e uma suposta forma para apoiar a cessação do tabagismo, mas o que ocorre é exatamente o contrário.  De acordo com o estudo “Risco de iniciação ao tabagismo com o uso de cigarros eletrônicos”, elaborado pelo INCA e publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva, o uso de cigarros eletrônicos aumenta em quase três vezes e meia o risco de experimentar o cigarro convencional, e em mais de quatro o risco de passar a fumar o cigarro. De acordo com o INCA, o cigarro eletrônico pode ser tão prejudicial quanto o cigarro tradicional, pois combina nicotina com outras substâncias tóxicas e, além de doenças respiratórias graves, pode causar vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. “Inúmeros estudos mostram que esses dispositivos usam solventes, aditivos, substâncias químicas cancerígenas, algumas inclusive desconhecidas, e extremamente tóxicas”, explica Clarissa Mathias.

Brumado: Tiro de Guerra solicita a reservistas fotos para o Memorial de 45 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano de 2022, o Brasil comemora o Bicentenário da Independência do Brasil e o Tiro de Guerra de Brumado 45 anos de sua criação. Com o intuito de resgatar a memória das turmas que passaram pela entidade, o Subtenente Douglas Pelizzari solicitou aos reservistas que possuem fotos de toda turma, de 1979 a 2009, que enviem para o e-mail: [email protected]. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Pelizzari explicou que a ideia é expor as fotografias em um memorial que está sendo preparado na sede do Tiro de Guerra e resgatar a memória e história da instituição. “Vamos tentar restaurar esse mural das turmas de formação do Tiro de Guerra”, pontuou.

Pai é suspeito de matar filho de 23 anos com facada no pescoço em Juazeiro Foto: Reprodução/G1

Um homem identificado como João Batista de Souza é suspeito de matar o próprio filho na noite de quarta-feira (17), em Juazeiro, no norte da Bahia. As informações são do G1. O crime ocorreu na Fazenda Esperança, no distrito de Maniçoba, zona rural do município. De acordo com a Polícia Militar, Edcarlos de Sousa tinha 23 anos e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu ao ferimento. À PM, a mãe de Edcarlos disse que discutia com o pai da vítima, quando o jovem teria “tomado as dores” dela. Nesse momento, João Batista atingiu o filho com um golpe de faca no pescoço. Os militares foram acionados para a ocorrência através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Eles fizeram rondas na região, mas não encontraram o suspeito.

Comandante do 17° BPM exalta tropa na redução da violência em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 38ª Área Integrada de Segurança Pública de Guanambi registrou pelo 3? semestre consecutivo a maior redução no número de homicídios em todo o Estado da Bahia, levando-se em consideração a taxa de cada homicídio por 100 mil habitantes (veja aqui). Com mais essa meta alcançada, os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberão pelo 9? semestre consecutivo o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º BPM, explicou que os resultados se devem ao trabalho incansável realizado pelos policiais da tropa. “Tivemos uma redução, no primeiro semestre de 2022 em comparação ao primeiro semestre de 2021, em torno de 35%. O menor índice de todo interior da Bahia. Isso graças à política de segurança adotada aqui pelo 17º Batalhão, que se baseia em uma prevenção criminal ampla e geral, uma repressão qualificada voltada para os pontos sensíveis da cidade e, esporadicamente, uma intervenção mais cirúrgica para conter o avanço da criminalidade”, justificou. Para o comandante, a redução expressiva também se deve à parceria da polícia com os órgãos de defesa social, como o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia Civil. “Nunca podemos permitir que o poder paralelo, o crime organizado, se estabeleça. Devemos nos unir”, pontuou.

Acidente com 7 mortes em Goiás matou pai, mãe e filhos de 3 e 11 anos Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Um pai, uma mãe e os filhos de 3 e 11 anos estão entre as vítimas de um acidente com sete mortes na GO-139, em Piracanjuba, na região sul de Goiás, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação informou que eles estavam em um Renault Duster, que bateu de frente com um Toyota Corolla, em linha reta. O acidente foi nesta quinta-feira (18). A família estava no Renault Duster, onde também tinha mais uma mulher, de aproximadamente 57 anos. De acordo com o G1, já no Toyota Corolla estava um homem de 37 anos e uma jovem de 24 anos.

Prefeitura de Ibiassucê abre concurso público para 43 vagas com salários de até R$ 3 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Ibiassucê divulgou edital de concurso público para o preenchimento de diversos cargos. O certame será organizado pela empresa Planejar Consultoria e Planejamento Ltda EPP. O concurso será composto por: Provas Escritas e Práticas (eliminatórias e classificatórias) e Prova de Títulos (classificatórias). As etapas relativas aos exames médicos e aos demais procedimentos pré-admissionais são de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Serão preenchidas 43 vagas além da formação de cadastro reserva entre os cargos de Assistente Social (1); Biólogo; Contador; Engenheiro Agrônomo(1); Engenheiro Civil (1); Nutricionista (1); Psicólogo (1); Veterinário; Professor Séries Iniciais (12); Técnico de Agropecuária; Técnico em Enfermagem (5); Técnico de Radiologia (1); Agente Administrativo (1); Agente de Saneamento e Vigilância Sanitária (1); Auxiliar de Dentista (1); Auxiliar de Farmácia (1); Auxiliar de Laboratório (1); Fiscal de Meio Ambiente; Fiscal de Obras e Postura; Fiscal de Tributos; Agente de Portaria (1); Auxiliar de Serviços Gerais (10); Auxiliar Operacional - ETA (1); Coveiro/Auxiliar de Cemitério (1); Motorista (2). A carga horária está entre 20 a 40 horas semanais com salários de R$ 1.212,00 a R$ 3.000,00. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 08 de setembro, às 23h59. As taxas de inscrição custam: cargos de Nível Superior - R$ 120,00; cargos de Nível Médio - R$ 80,00; e cargos de Nível Fundamental - R$ 60,00. As provas serão realizadas no município de Ibiassucê, na data provável de 09 de outubro de 2022 (domingo), com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da prefeitura e através do endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.

Dupla Simone e Simaria chega ao fim após 10 anos de carreira Foto: Reprodução/TV Globo

A dupla Simone e Simaria anunciaram nesta quinta-feira (18), por meio das redes sociais, o encerramento da parceria musical. No comunicado, as artistas informam que, a partir de agora, ambas vão seguir em carreira solo.  Além disso, os todos shows contratados até está quinta, serão cumpridos apenas por Simone. As duas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que “essa pausa se fez necessária para definição dos próximos passos de suas carreiras”. “Me afastei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística”, escreveu Simaria. Simone completa: “A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para todos os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória”.

Reservistas do Tiro de Guerra são convidados a desfilar no 7 de setembro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, o desfile cívico militar do 7 de setembro marca o bicentenário da Independência do Brasil. Em Brumado, o Tiro de Guerra 06/024 também está preparando uma grande comemoração pela passagem dos 45 anos da instituição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Douglas Pelizzari explicou que o desfile será realizado com os atiradores do ano de 2022. Além disso, ele estendeu o convite aos demais reservistas e ex-atiradores que passaram pela entidade. “Convoco os reservistas e ex-atiradores, desde 1979 até 2021, para participarem do desfile. São mais de 3 mil atiradores formados no TG ao longo desse período. Nossa ideia é fazer um bloco com cada ano de instrução”, explicou. Segundo Pelizzari, a data especial será lembrada por uma grande confraternização. Ainda comemorando as datas, o TG fará no dia 27 de agosto de 2022, às 07h, um treinamento com todos os voluntários que irão desfilar no 7 de setembro de 2022.

Eleições 2022: Bolsonaro cresce, mas Lula venceria eleições no 1º turno, diz Datafolha Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu e diminuiu para 15% a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial, de acordo com o levantamento divulgado pelo instituto Datafolha na noite desta quinta-feira (18). As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Em relação à pesquisa de julho, Bolsonaro saiu de 29% para 32%, enquanto Lula se manteve com 47% das intenções de voto. Segundo o Datafolha, se as eleições fossem hoje, o petista venceria no primeiro turno, com 51% dos votos válidos – quando se excluem os votos brancos e nulos. Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7% da preferência do eleitorado. Ele é seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), que se manteve com 2% das intenções de voto, e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Os candidatos Leonardo Péricles (UP), Felipe D'Ávila (Novo), Soraya Thonicke (União), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 2% dos entrevistados se declararam indecisos. Lula se destaca entre os eleitores da região Nordeste, onde registra 57% da preferência, contra 24% de Bolsonaro. Até no Sudeste, onde o atual presidente venceu em 2018, o petista vence: 44% a 32%. Por outro lado, Bolsonaro vence Lula nas regiões Sul (49% a 43%), Centro-Oeste (42% a 36%) e Norte (43% a 41%), esta última considerada um empate técnico devido à margem de erro. O Datafolha entrevistou presencialmente 5.744 eleitores em 281 cidades, entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09404/2022.

Caetité: PRE apreende 2 kg de maconha em ônibus interestadual na BA-156 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (18), uma guarnição da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) abordou um ônibus interestadual que fazia linha São Paulo/Ipupiara na BA-156, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, durante a fiscalização do compartimento de bagagens, a polícia notou um forte odor de substância análoga à maconha exalando de uma caixa. Ao abri-la, confirmou se tratar de substância análoga ao referido entorpecente. A guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) encontrou três tabletes da substância pesando 2 kg. Diante dos fatos, todo material apreendido foi conduzido e apresentado à delegacia de Caetité para a adoção das medidas legais cabíveis.

Abuso Sexual: Adolescente de 15 anos denuncia avô e tios em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma adolescente de 15 anos compareceu à delegacia para denunciar que estaria sendo abusada por familiares. O fato foi revelado através da própria vítima em uma postagem nas redes sociais. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o caso. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a menina já fez, inclusive, os exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. Os abusos estariam acontecendo há cerca de cinco anos, desde quando ela tinha 10 anos de idade. Após fazer as denúncias, a adolescente teria voltado à delegacia, acompanhada da mãe, para desmentir tudo que havia dito. No entanto, a polícia acredita que ela esteja sendo coagida. Os principais suspeitos, três tios e o avô da menina, já foram intimados e prestaram depoimentos nesta quinta-feira (18). A polícia não divulgou detalhes das oitivas.

Imagem de Santa Bárbara é furtada em gruta milagrosa no recôncavo baiano Foto: Reprodução/TV Bahia

A tradicional imagem de Santa Bárbara, localizada em uma gruta há mais de 40 anos, na cidade de São Félix, no recôncavo da Bahia foi furtada. As informações são do G1. O caso é investigado pela Polícia Civil, que instaurou um inquérito, ouviu testemunhas e levanta imagens de câmeras de vigilância para identificar o autor do crime. O furto foi identificado no final da noite de domingo (14). A gruta, descoberta há 51 anos, é conhecida em São Félix como milagrosa e recebe visitação de devotos. Segundo informações de devotos, a imagem, que fica na ladeira de Santa Bárbara, é feita de gesso, mas tem um grande significado simbólico. Algumas imagens menores da santa menores também ficam expostas no local. Elas não foram levadas. As réplicas menores ficavam juntas com a imagem furtada, em um altar improvisado, que era protegido com uma "porta" de vidro, trancada com um cadeado. Essa porta foi forçada. A prefeitura do município conta que a primeira história da imagem no local aconteceu há 51 anos. Um homem que fazia um serviço de capinagem da encosta (onde fica a ladeira) disse ter visto a imagem de uma mulher parecida com Santa Bárbara. Segundo esse homem, essa mulher o pediu para não continuar com o serviço no local. Ele parou, desceu vai ladeira e foi embora. Essa história é contada há anos na cidade. A Polícia Civil ainda não conseguiu identificar o autor ou o paradeiro da imagem.

Conquista: PRF prende homem com mandado de prisão em aberto por furto qualificado Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta quarta-feira (17) um homem que possuía mandado de prisão em aberto por furto qualificado praticado no estado de Alagoas. A equipe fiscalizava no Km 830 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, quando abordou um ônibus de turismo, que seguia de São Paulo (SP) com destino a cidade de Arapiraca (AL). Em consulta ao banco de dados, foi constatado que o passageiro de 26 anos possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo por crime de furto qualificado. O documento foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e tem validade até 02/06/2023. Ele foi preso e encaminhado à autoridade competente para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra para as providências cabíveis.

Jair Bolsonaro promete manter zerados impostos federais de combustíveis Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Candidato à reeleição pelo PL, o presidente Jair Bolsonaro prometeu manter no próximo ano a isenção de impostos federais sobre a gasolina, o álcool, o diesel e o gás de cozinha. Em encontro com prefeitos, nesta quinta-feira (17), em Brasília, Bolsonaro afirmou ter conversado sobre o assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Hoje tive mais uma conversa com parte da equipe econômica do [ministro da Economia] Paulo Guedes sobre o PLOA [Projeto de Lei Orçamentária Anual], o nosso orçamento para o ano que vem. Garantimos continuar no ano que vem com zero imposto federal na gasolina, no diesel, no álcool e no gás de cozinha”, disse Bolsonaro durante o encontro. Um projeto de lei complementar, aprovado no Congresso em junho zerou, até 31 de dezembro de 2022, as alíquotas de Cide-Combustíveis e a tributação de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a gasolina. O diesel e o gás de cozinha já têm esses tributos zerados. Segundo a promessa do presidente, essas alíquotas continuariam zeradas em 2023.

PM de folga localiza foragido de unidade prisional no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um detento que havia sido beneficiado com a saidinha temporária foi localizado nesta quinta-feira (18) no centro da cidade de Brumado por um policial militar que estava de folga. O foragido da justiça não tinha retornado para a unidade prisional, conforme estabelecido pela justiça. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, após reconhecer o indivíduo, o policial deu voz de prisão e acionou a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado. Agora, ele vai continuar cumprindo a pena pelo crime de roubo.

SSP aponta redução de 11% nos crimes violentos letais na Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Os primeiros seis meses de 2022 apresentaram redução nos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte em todo o estado. Os dados oficiais foram publicados nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE). De 1 de janeiro a 30 junho de 2022, a Bahia contabilizou 2.630 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), 328 casos a menos do que no ano passado, quando o estado contabilizou 2.958 mortes. A maior redução aconteceu na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Sudoeste, que registrou a diminuição de 20,7% nas ocorrências (saindo de 226 em 2021, para 179 este ano). Atualmente a região sudoeste detém a segunda maior taxa populacional, com mais de 2,1 milhões de habitantes. Os dados serão considerados para o pagamento do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) realizado pelo Governo do Estado, para as equipes que conseguiram reduzir as mortes violentas na Bahia, no primeiro semestre do ano, após atingirem e ultrapassarem a meta de 6% de redução. “O resultado do empenho das forças policiais da Bahia está aí e mostra o quanto somos capazes de trabalhar ainda mais para reduzirmos ainda mais esses números. Reforçaremos o trabalho para chegarmos ao final do segundo semestre com mais números positivos”, destacou o secretario da SSP, Ricardo César Mandarino.

Prefeitura de Mirante tem contas de 2020 rejeitadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta quinta-feira (18), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiram parecer prévio recomendando a rejeição – pela câmara municipal –, das contas da Prefeitura de Mirante. As contas são referentes ao exercício de 2020, e da responsabilidade do ex-prefeito Francisco Lúcio Meira Santos (PT). Após a aprovação do voto, o conselheiro relator Mário Negromonte, apresentou Deliberação de Imputação de Débito (DID) com multa de R$3 mil ao gestor. O ex-prefeito teve o mérito das suas contas comprometido em virtude do descumprimento do artigo 43, da Lei nº 4.320/64, que trata da abertura de créditos adicionais especiais, sem a comprovação do excesso de arrecadação na fonte utilizada. A relatoria ainda destacou, como irregularidade, o não recolhimento das multas aplicadas ao gestor. O município do sudoeste baiano teve, em 2020, uma receita arrecadada de R$26.230.918,50, enquanto as despesas empenhadas foram de R$22.510.031,85, revelando um superávit orçamentário de R$3.720.886,65. Em relação aos restos a pagar, os recursos deixados em caixa foram suficientes para cobrir despesas de curto prazo, atendendo ao disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. No tocante às obrigações constitucionais, o gestor aplicou 70,87% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, quando o mínimo é de 60%, e investiu 17,21% nas ações e serviços públicos de saúde, respeitando o mínimo de 15%. Já na manutenção e desenvolvimento do ensino, o investimento de apenas 24,31% não prejudica o mérito dessas contas em razão da flexibilização prevista na Emenda Constitucional nº 119, de 27 de abril de 2022. Cabe recurso da decisão.

PF faz operação na Bahia e em 3 estados contra fraudes no INSS Foto: Divulgação/INSS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), uma operação contra um esquema de fraudes na previdência social. Ao todo, os agentes cumprem 22 mandados de busca e apreensão e um de prisão, no Distrito Federal, na Bahia, em Alagoas e em Goiás. Segundo a PF, um dos investigados é um perito federal que, junto de um ex-sócio, atuou para fraudar atestados médicos e perícias para si mesmos, familiares, sócios e outras pessoas próximas. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal, em Brasília. A Justiça também ordenou o bloqueio de até R$ 1,1 milhão das contas bancárias do perito. Determinou ainda a suspensão da função pública, sequestro de bens, proibição de sair do país, pagamento de fiança no valor de R$150 mil ou uso de monitoramento eletrônico. Os pagamentos de todos os benefícios suspeitos foram bloqueados. A operação, que ganhou o nome de “Trickster”, é realizada em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Vitória da Conquista: Boliviana é presa com cocaína dentro de cápsulas de 'batata' Foto: Divulgação/PRF

Mais uma apreensão de drogas foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta quarta-feira (17). Uma mulher de 37 anos foi presa. A equipe fiscalizava na altura do quilômetro 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, quando deu ordem de parada a um ônibus de viagem, que seguia de São Paulo com destino a Maceió (AL). Ao subirem no veículo, os PRFs perceberam que uma das passageiras demonstrava um certo desconforto com a ação policial e bastante nervosismo. Ela também deu informações desencontradas sobre o motivo da viagem e disse ainda que, além da bagagem pessoal, estava transportando um saco com batatas. Neste, a polícia encontrou centenas de cápsulas aparentando ter algo escondido em seu interior. A equipe abriu o material e localizou cocaína, pesando ao todo 3 kg. Com essa apreensão, estima-se que o prejuízo para o narcotráfico foi de R$ 540 mil. Questionado, a passageira, que reside na Bolívia, disse que saiu de Santa Cruz La Sierra, recebeu a droga em Corumbá (MS) e ganharia 500 dólares quando entregasse o produto ilícito na cidade baiana de Feira de Santana. A mulher foi presa em flagrante e encaminhada para a Delegacia de Polícia Judiciária.

Brumado: 'Não está proibida a venda de alimentos nas praças esportivas', diz LBF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (16), o Decreto nº 5.752 proíbe a entrada de alimentos e bebidas no âmbito dos espaços destinados aos eventos esportivos e de lazer nos ginásios de esportes e campos de futebol de Brumado (veja aqui). Presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Paulo Lobo, esclareceu ao site Achei Sudoeste que a prefeitura não proibiu a comercialização de comidas e bebidas dentro das praças esportivas, apenas regulamentou o comércio, visto que já existem os comerciantes que pagam suas taxas para trabalhar nos locais. “Não é justo as pessoas entrarem com cooler e caixa de isopor lá dentro sendo que tem as pessoas que pagam suas taxas. Esses acabam sendo prejudicados. Houve um equívoco e uma má interpretação do decreto. Não é proibir consumir bebidas e comidas nas praças esportivas, desde que elas sejam compradas lá dentro”, explicou.

Português procurado por furtos e fraudes é preso na Bahia Foto: Maiana Belo/G1

Um homem natural de Portugal, na Europa, foi preso nesta quarta-feira (17), na Bahia. De acordo com a Polícia Federal (PF), responsável pela prisão, o homem é apontado por crimes de apropriação indébita, falsificação de documentos, furto e fraude qualificada. De acordo com o G1, o homem foi localizado na Região Metropolitana de Salvador, onde trabalhava como corretor de imóveis, mas a cidade onde ocorreu a prisão não foi divulgada pela polícia. Também não foi informado o tempo em que o homem estava no estado brasileiro. A PF contou com apoio da Representação da Interpol na Bahia para cumprir o mandado de prisão para extradição do estrangeiro. O réu ficará detido à disposição do Superior Tribunal Federal (STF) e, caso o pedido de extradição seja julgado procedente, ele será extraditado para Portugal, país requerente da prisão.

Arquivo