Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

SMTT notifica ambulantes por ocupação de calçadas com mesas e cadeiras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está notificando ambulantes devido à ocupação irregular de calçadas no centro comercial de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista explicou que a ação fiscalizatória é uma determinação do Ministério Público para garantir a segurança do pedestre. “O passeio é do pedestre. Os comerciantes e ambulantes têm que deixar os 2 metros livres para que os pedestres possam transitar livremente na calçada”, pontuou. Evangelista ressaltou que a intenção não é proibir ninguém de trabalhar, desde que cumprida a exigência para livre trafegabilidade dos pedestres. “Estamos em constante fiscalização nas ruas para as devidas orientações. O pedestre tem direito à calçada”, reiterou.

Produção e emprego na indústria crescem em julho, mostra CNI Foto: Getty Images

A produção, o emprego e a utilização do parque industrial tiveram resultados positivos para a indústria brasileira em julho, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Sondagem Industrial, pesquisa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o Metrópoles, o índice de evolução da produção registrou 51,8 pontos em julho de 2022, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos, o que representa aumento da produção em relação ao mês anterior. O índice de evolução do número de empregados foi 51,2 pontos em julho. O dado mostra alta do emprego industrial pelo terceiro mês consecutivo e aumento do ritmo de crescimento do emprego em relação a junho. Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o maior valor para 2022 até o momento, e supera o percentual médio dos meses de julho desde o início da série histórica, em 2011. A Sondagem Industrial ouvidas 1.857 empresas entre 1º e 9 de agosto de 2022, segundo a CNI.

Jovem de 24 anos tem perna amputada após acidente de moto na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final da tarde desta terça-feira (16), um grave acidente foi registrado no Bairro Candeal, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, o condutor de um veículo não identificado colidiu frontalmente contra o condutor de uma motocicleta licenciada em Caetité. Com o impacto, o condutor foi arremessado por aproximadamente 10 metros. Ele teve fratura exposta em umas das pernas. Após a colisão, o motorista do veículo fugiu do local sem prestar socorro à vítima. O Samu 192 foi acionado e a vítima foi levada às pressas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Em razão da gravidade do ferimento, a perna do jovem de 24 anos teve de ser amputada. Após denúncia anônima no Centro Integrado de Comunicação (Cicom), o veículo envolvido no acidente foi localizado e apresentado na delegacia, onde a ocorrência foi registrada.

Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE Foto: Antônio Augusto/TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reuniu-se pela última vez sob a presidência do ministro Edson Fachin nesta terça-feira (16) para dar posse aos novos presidente e vice-presidente da Corte, ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, respectivamente. A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de profissionais da imprensa, de representantes de embaixadas e de convidados dos empossados. Após a execução do Hino Nacional pelo Coral Supremo Encanto, do Supremo Tribunal Federal, regido pelo maestro Eldom Soares dos Santos, Fachin convidou Alexandre de Moraes a prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse. Em seguida, já na condição de presidente da Corte Eleitoral, Moraes comandou a cerimônia de posse do vice, Ricardo Lewandowski, que seguiu o mesmo rito. Além dos ministros do TSE e do procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, também integraram a mesa de honra da sessão solene os presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. O novo presidente do TSE conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2024. A ele caberá presidir as Eleições Gerais de 2022 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito municipal. O ministro Ricardo Lewandowski se aposentará em maio de 2023, quando será sucedido na Vice-Presidência pela ministra Cármen Lúcia.

Brumado: Vereador indica regularização do piso salarial dos profissionais da enfermagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (15), o vereador Amarildo Bomfim (PSB) protocolou uma indicação solicitando que a prefeitura de Brumado se adeque ao Projeto de Lei sancionado pelo presidente da república e regularize o piso salarial dos trabalhadores da enfermagem. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que a categoria luta pela regularização há 36 anos e o prefeito, através da secretaria de saúde, deve atender os trabalhadores com maior celeridade. “O Município não está impedido pela Lei Federal. O Município já pode contemplar toda categoria com o pagamento do piso salarial. Atendam a esse pessoal. Não é brincadeira um técnico de enfermagem ganhar um salário mínimo. Essas pessoas estão lá por amor à profissão. A valorização tem que vir de imediato”, destacou. A indicação foi aprovada na Câmara Municipal por unanimidade. O vereador acredita que, se o prefeito não acatar a indicação, deixará de atender a toda categoria e não ao próprio parlamentar, que faz parte da bancada de oposição. “Ele deixará de atender a uma categoria que é fundamental para população. Não serei eu o beneficiado. Acredito que ele vai atender e espero que seja o mais rápido possível”, completou.

Polícia Civil prende suspeito de matar mulher a pedradas em Itamaraju Foto: Divulgação/PC

Um homem suspeito de matar uma mulher a pedradas em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, foi preso na segunda-feira (15). Segundo a Polícia Civil, em depoimento, ele disse que atentou contra a vida dela após ter recebido um tapa no rosto desferido pela vítima, supostamente sem motivo. De acordo com o G1, o crime ocorreu na sexta-feira (12) e a mulher foi identificada como Maria D'Ajuda de Oliveira Santos, de 48 anos. Ela saiu de casa informando que encontraria com o suspeito para beber e não retornou, contudo, a polícia não informou o tipo de relação que eles mantinham. O corpo dela foi encontrado no mesmo dia, em uma construção localizada na Rua D, no bairro Italage. No local, testemunhas informaram aos policiais que o possível autor estaria vendendo joias da vítima, o que ele também confessou em depoimento, conforme o delegado Gilvan de Meireles Prates, que investiga o caso. Como não cabia mais flagrante, foi solicitado mandado de prisão preventiva, que foi expedido pela Justiça e cumprido. “Ele relatou que, após passar a noite bebendo com a vítima, esta, em dado momento desferiu, um tapa em seu rosto sem motivo aparente. Em seguida deu uma 'gravata' na vítima, deixando-a desmaiada, e a arrastou para outro local, onde encontrou uma pedra de paralelepípedo, com a qual desferiu dois golpes na cabeça dela, que morreu no local”, disse o delegado. O homem, que não teve nome divulgado, já respondeu anteriormente por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico no estado do Espírito Santo. Ele foi encaminhado para a carceragem da delegacia de Teixeira de Freitas, onde está à disposição do Poder Judiciário.

Brumado: Pastoral explana fortalecimento da família diante da sociedade moderna Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Agente da Pastoral da Família na Paróquia do Bom Jesus, em Brumado, David Leite esteve na Câmara de Vereadores de brumado para falar sobre a Semana da Família e a sua importância para sociedade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Leite explicou que a Semana Nacional da Família é celebrada anualmente pela Igreja Católica. Neste ano, o tema da campanha é: Amor Familiar: vocação e caminho de santidade. “Toda família é convidada a caminhar junta para o céu e ao caminho da santidade. A família é o berço de todas as vocações”, destacou. Segundo o agente, a Semana da Família é uma oportunidade para refletir, orar e caminhar enquanto pessoas santificadas. “A família é uma obra de Deus, não é obra do homem. Ela jamais será destruída. Todas as famílias enfrentam adversidades, mas elas serão sempre fortes porque Deus as criou. A família é a menina dos olhos de Deus e precisa ser cuidada”, completou.

Eleições 2022: ACM Neto lidera certeza de voto para o governo da Bahia, diz Paraná Pesquisas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Entre os candidatos ao governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) possui a maior taxa de certeza de voto no pleito deste ano. De acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, Neto tem 37,8% de certeza de voto entre os entrevistados. Na sequência surge Jerônimo Rodrigues (PT) com 13,7% e João Roma (PL) com 8,6%. Entre a modalidade pesquisada ainda foram citados Marcelo Millet (PCO) com 0,2% da certeza de voto, Giovanni Damico (PCB) com 0,1% e Kléber Rosa (PSOL) com 0,1%. Com relação a rejeição, quando o eleitor é questionado sobre "qual candidato não votaria de jeito nenhum", João Roma lidera com 37,8%. Na sequência aparecem Jerônimo Rodrigues com 35,9%, Kléber Rosa com 34,7% e Giovani Damico com 30,8%. Além deles, Marcelo Millet tem 29,3% e ACM Neto surge com 24,8%.

Brumado: Mais de R$ 7 milhões devem ser gastos para realizar serviços em canais pluviais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado abriu quatro licitações para contratação de empresas para prestação de serviços de construção, recuperação, manutenção, conservação e limpeza de canais pluviais, bem como as urbanizações em seus entornos. As tomadas de preços de números 18, 19, 20 e 21 têm valores máximos orçados em R$ 7.042.729,92. Segundo editais obtidos pelo site Achei Sudoeste, as contratações visam ainda os controles dos escoamentos das águas pluviais, reduzindo os problemas de alagamentos e contribuindo com a urbanização e integração do trânsito nos locais. O primeiro certame será realizado em 26 de agosto e tem orçamento máximo de R$ 3.044.654,10 para o Riacho do Bufão. Já o segundo visa obras no Riacho do Sapé no valor de R$ 1.996.285,45 e será realizado no dia 30 de agosto. Para o Riacho do Bate-Pé será realizado em 1º de setembro e tem preço de R$ 1.348.867,92. O Riacho Santa Inês terá licitação em 05 de setembro, com valor de R$ 652.922,45. Em abril de 2021, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), e empreiteiras foram acionados por obras mal feitas nos canais dos riachos do Sapé e Bate Pé. Na ocasião, o Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura, moveu duas ações civil pública. As peças somadas são no valor de R$ 2.465.021,50 para efeitos fiscais, correspondente ao montante histórico dos contratos objeto. (veja aqui).

Brumado: Prefeito barra intérprete de libras na Câmara e vereadores derrubam veto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) vetou o projeto que previa um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Câmara de Vereadores de Brumado para tradução das sessões. Apesar disso, na sessão desta segunda-feira (15), o veto foi derrubado pela maioria dos parlamentares. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da casa, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), disse que a proposta não prevê nenhum custo para o Município, apenas beneficiando a população. “Não estamos aqui para brincadeira, estamos para trabalhar para população de Brumado. Quantos vetos vier a gente vai derrubar porque hoje temos uma Câmara de Vereadores que, realmente, se preocupa com a população de Brumado”, garantiu.

Brumado: Educadora cobra políticas públicas para atender jovens vítimas das drogas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Proprietária da Escola Nossa Senhora de Fátima (Ensf), Maria José Ramalho de Meirelles, popular Tia Zé, utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Brumado para cobrar políticas públicas para assistência aos jovens dependentes químicos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, José disse que tem visto jovens nas ruas parecendo bichos, sem qualquer assistência. “Jovens que já passaram pela minha escola, que estudaram através de bolsa. Nunca vi assim. Foi forte demais, muito triste”, lamentou. Para Tia Zé, está faltando por parte do Poder Público maior atenção ao social e aos jovens vítimas das drogas. Nesse sentido, pontuou a importância de se criar as associações de bairros, sem objetivos políticos, para amparar a sociedade como um todo. “Não podemos deixar isso pra lá. Não pode ficar assim. O povo unido jamais será vencido”, afirmou.

Clínica clandestina de aborto é fechada pela polícia em Feira de Santana Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma clínica clandestina de aborto foi fechada pela polícia em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia. De acordo com a polícia, mulheres recebiam injeções com medicação que induzia a interrupção da gestação. O suspeito de realizar os procedimentos, identificado como José Pamponet, está foragido. Outro homem, que fornecia os medicamentos para a clínica, foi preso. Ainda de acordo com a polícia, uma operação foi deflagrada em abril deste ano após uma denúncia anônima sobre o local. A clínica funcionava na casa de José Pamponet, no bairro de Sobradinho, onde também já havia funcionado uma farmácia que atualmente está desativada. No local, foi apreendida uma grande quantidade de medicamentos. A polícia ainda detalhou que Pamponet responde por venda de remédios falsificados. As injeções eram ministradas na clínica e a medicação era repassada para as gestantes ingerirem e aplicarem. As mulheres identificadas, que realizaram o procedimento, foram interrogadas e serão indiciadas pelo crime, já que o aborto no Brasil só é permitido em casos de abuso sexual ou quando há risco de morte para a gestante.

Rondônia: Advogado de Brumado conquista decisão para registro de enfermeiras no Coren Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma ação ordinária, com pedido de tutela de urgência, foi protocolada na Justiça Federal de Rondônia pelo advogado brumadense Irenaldo Muniz da Silva. A ação foi ajuizada pelas enfermeiras Jhenifer de Souza Navarro, Leidenaura Barbosa da Silva, Rude Maistrovicz e Rute Andrade da Silva em face do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Rondônia (Coren-Ro), objetivando sua inscrição no órgão. As profissionais alegaram que, em 15/09/2021, colaram grau no curso de bacharelado em enfermagem pela Faculdade JK Recanto da Emas, credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Ministerial nº 35/2016; de posse dos diplomas, requereram inscrição no conselho de classe, tendo o pedido sido indeferido, ao argumento de que a instituição de ensino pela qual aproveitaram créditos (Faculdade IESMIG) não detém autorização do MEC para oferta dos cursos de enfermagem na modalidade EaD. No entanto, na ação, consta que os diplomas das demandantes foram devidamente registrados por instituição delegatária do MEC e a faculdade emissora está devidamente autorizada, mostrando-se abusiva a negativa do conselho requerido. “Ora, conforme se infere dos documentos de IDs nº 1236713783, 1236739275, 1236759264 e 1236759291, os autores obtiveram diplomas de bacharéis em enfermagem pela Faculdade JK, tendo os diplomas sido devidamente registrados pela Universidade de Brasília, delegatária do Ministério da Educação, presumindo-se assim a regularidade da obtenção do grau, portanto”, sentenciou a juíza federal Maria da Penha Gomes Fontenele Meneses, deferindo o pedido liminar.

Bahia Notícias/Paraná Pesquisas: Otto oscila para baixo, mas mantém vantagem para reeleição no senado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD) mantém ampla vantagem em relação aos adversários na corrida eleitoral de 2022. O senador oscilou 1,7% para baixo, dentro da margem de erro, no levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, em comparação com os índices de julho. Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (15), Otto tem 32,2% das intenções de voto, mais que o dobro dos dois adversários mais bem colocados: Cacá Leão (PP) e Dra. Raíssa Soares (PL). Cacá e Raíssa empatam tecnicamente – por apenas 0,2% o empate entre os dois não é número. Enquanto o candidato da chapa de ACM Neto (União) tem 13,7%, a candidata da chapa de João Roma (PL) fica com 13,5%. O progressista oscilou positivamente dentro da margem de erro na comparação com o levantamento de julho. Cacá, à época, marcava 12,8%. Já Dra. Raíssa cresceu 6,1% quando comparadas as duas pesquisas. Tâmara Azevedo (PSOL) marca 2,7%, Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) 0,9% e Cícero Ribeiro de Araújo (PCO) 0,5%. Brancos e nulos somam 21,5% e 15% não souberam ou não responderam. A pesquisa também verificou a intenção de votos espontânea para o Senado. Otto foi citado por 7,3% dos 1.640 entrevistados, Raíssa por 3,2% e Cacá por 1,8%. O senador Jaques Wagner (PT), que está no meio do mandato, seria opção para 0,4%. Outros nomes citados ficam em 0,1%. A briga pelo Senado está com um percentual alto de pessoas que não decidiram o voto. Mais de 77% dos eleitores indicaram não saber ou não responderam em quem devem votar, enquanto 10,2% indicam votar em branco ou nulo. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, em 70 municípios baianos, através de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-05896/2022.

Brumado proíbe entrada de alimentos e bebidas nos espaços de eventos esportivos e de lazer Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (16), o Decreto nº 5.752 proíbe a entrada de alimentos e bebidas no âmbito dos espaços destinados aos eventos esportivos e de lazer nos ginásios de esportes e campos de futebol de Brumado. O decreto levou em consideração a obrigatoriedade de garantir a ordem pública nas respectivas áreas e a necessidade de zelar pela transparência dos procedimentos quanto à concessão de autorização para exploração de atividades comerciais durante eventos esportivos e de lazer. Segundo o documento assinado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, João Nolasco da Costa, fica proibida a entrada de pessoas portanto gêneros alimentos e bebidas em geral no âmbito dos espaços destinados aos eventos esportivos e de lazer nos ginásios de esportes e campos de futebol.

Bahia Notícias/Paraná Pesquisas: ACM Neto venceria no 1º turno; Jerônimo chega a 18,2% Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Uma nova rodada do levantamento Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, aponta que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), mantém a liderança na disputa pelo governo da Bahia e venceria o pleito em primeiro turno. O ex-gestor aparece com 53,5% das intenções de voto, contra 18,2% do candidato Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), fica na terceira posição com 11,1%. Na comparação com a última pesquisa, divulgada no dia 5 de julho, a distância entre ambos diminuiu. À época, a diferença era 42,2%, enquanto a nova rodada mostra uma redução desse percentual para 35,3%. O levantamento mostra uma queda de 4,5% das intenções de voto de ACM Neto e uma oscilação positiva de Jerônimo de 2,4% - dentro da margem de erro de 2,5%. Roma também oscilou positivamente 2%. Completam a lista Marcelo Millet (PCO), com 0,9%, Giovani Damico (PCB), com 0,4%, e Kleber Rosa (PSOL), com 0,2%. Brancos e nulos marcam 9,1%, enquanto apenas 6,6% disseram não saber ou não responderam. A pesquisa também fez um levantamento espontâneo, quando o ex-prefeito de Salvador lidera com 24,2%. Jerônimo Rodrigues tem 9,6% e João Roma fica com 6,3%. O governador Rui Costa, que não pode ser candidato à reeleição, foi citado por 0,8% e outros nomes citados somam 0,2%. Mais da metade dos 1.640 entrevistados ainda não decidiram em quem votar: 52,6% disseram não saber ou optaram por não responder. O número de votos brancos e nulos chega a 6,3%. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, em 70 municípios baianos, através de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-05896/2022.

Mesmo com paralisação, Sindae assegura abastecimento de água na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 18, os servidores da Embasa promoverão uma paralisação com forte indicativo de greve. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gregório Rocha, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no estado da Bahia (Sindae), explicou que a paralisação faz parte da campanha salarial dos servidores. “Estamos com fortes discussões com a empresa. A disputa é em relação à reposição da inflação. A inflação está muito alta. A empresa não tem conseguido fazer as reposições salariais. Esse é o ponto principal”, afirmou. As perdas dizem respeito apenas a este ano devido à inflação fora da curva. Mesmo com a paralisação, Rocha garantiu que o abastecimento de água no Estado não será prejudicado, visto que o direito à água e ao saneamento é uma das bandeiras do Sindae. “Sempre que fazemos um movimento de paralisação não paralisamos as estações de tratamento de água, nem de saneamento. Os serviços funcionam 24 horas. Essas áreas operacionais não serão paralisadas, apenas as áreas administrativas”, enfatizou. Caso a Embasa não aceite as reivindicações da categoria, o coordenador adiantou que a greve é uma possibilidade.

Pax Nacional agora dispõe de atendimento psicológico em Brumado; agende já sua consulta

Em Brumado, a Pax Nacional agora dispõe de atendimento psicológico. O grupo firmou uma importante parceria com a psicóloga Tatiane Ora Ataíde, que trabalha com diversos tipos de abordagens terapêuticas, dentre as quais a psicoterapia. Segundo a profissional, o principal objetivo da psicoterapia é identificar padrões de comportamentos, crenças e pensamentos, que, muitas vezes, são distorcidos e geram conflitos. Para agendar uma consulta, os telefones são: (77) 3441-3028 ou 0800 073 3066. A Pax Nacional fica localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, nº 341 - Centro.

Agosto Lilás: Câmara de Vereadores debaterá violência doméstica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Agosto Lilás é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que neste ano completou 16 anos. Por ocasião da data, a presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), disse ao site Achei Sudoeste que a casa está preparando uma plenária para debater a violência doméstica no município. “A violência doméstica acontece muito nas famílias, principalmente por causa do alcoolismo e nós precisamos abordar esse tema juntamente com a sociedade”, pontuou. Várias autoridades da área serão convidadas para participação na plenária, quando serão tratados os índices da violência doméstica na cidade, as formas de prevenção e os meios de denúncia.

Brumado inicia patrolamento nas estradas vicinais, mas zona rural padece com a seca Foto: Rita Rosa/Achei Sudoeste

O Município de Brumado iniciou o patrolamento das estradas vicinais nas comunidades rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a controladora da caixa de distribuição da Operação Pipa na comunidade da Caraibira, Rita Rosa, disse que as estradas de acesso à localidade estão uma pista. “Está uma maravilha, estamos muito agradecidos”, afirmou. Antes do serviço, segundo Rosa, as estradas estavam praticamente intransitáveis. “Precisávamos criar asas pra voar para chegarmos até Brumado”, apontou. Com a melhoria, a controladora pediu pelo retorno da Operação Pipa, visto que a comunidade tem padecido com a falta d’água. “Que o Exército venha logo atender a gente porque estamos passando por muita dificuldade. Estamos pegando água sem condições para poder beber”, intercedeu.

Crianças e funcionárias de creche se jogam no chão durante tiroteio em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

Um tiroteio, nesta segunda-feira (15), assustou crianças e funcionárias de uma creche no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador. Assim que os tiros começaram do lado de fora da unidade, todos se jogaram no chão. De acordo com o G1, o caso aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Dália de Menezes, onde estudam crianças entre dois e cinco anos de idade. Uma imagem registrada dentro da unidade mostra as crianças aglomeradas em um corredor com funcionárias. A Secretaria Municipal da Educação (SMED) informou que, por causa da insegurança, as aulas foram suspensas. Na unidade, estão matriculadas 179 crianças e não há detalhes sobre quantas estavam na creche no momento do tiroteio. Moradores da região coletaram ao menos 12 cápsulas. Os tiros atingiram também paredes das casas na Avenida Nova República, além de uma igreja evangélica que teve a porta de vidro estilhaçada. Os relatos na comunidade indicam que há pelo menos seis dias a comunidade vive clima de insegurança por causa de trocas de tiros. O líder da igreja atingida pelos disparos, Armando Pereira, disse que o templo religioso não estava em funcionamento na hora da troca de tiros. Ele comentou que a violência é constante e teme pela segurança das pessoas que moram na região. Armando diz estar “indignado” com a insegurança no bairro. “Isso está acontecendo aqui, que é uma avenida movimentada onde passa promotor de Justiça, desembargador e deputados. Se meu porteiro, que é cadeirante, estivesse aqui, seria alvejado”, comentou. Moradores de vários pontos do bairro disseram que, por causa do medo, precisam alterar a rotina de trabalho para pegar os filhos nas escolas para evitar que crianças retornem sozinhas para casa após o fim das aulas.

Coordenador da Operação Pipa garante retorno das ações em Brumado, garante Amarildo Foto: José Bento/Achei Sudoeste

Na última semana, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) esteve na capital baiana a fim de viabilizar o retorno imediato da Operação Pipa junto ao Exército Brasileiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador disse que, na oportunidade, se reuniu com o Coronel Davi, coordenador geral da operação no Estado, com quem conversou a respeito da situação de calamidade em que estão vivendo os moradores da zona rural no município de Brumado. Durante o encontro, Bomfim relatou que o coordenador explicou que a suspensão da Operação Pipa no município não foi responsabilidade ou falha do Exército. “Segundo o que nos foi passado, houve uma falha da administração. Inclusive, ele falou que notificou o Município e que o Município acabou atrasando no envio da documentação”, destacou. Sabendo da realidade de Brumado, Amarildo informou que o Exército adiantou todo trâmite e garantiu o retorno da operação na cidade, no dia 1º de setembro. Uma equipe já está na região fazendo um levantamento das localidades mais atingidas pela seca. “No dia 1º de setembro, já começa a distribuição de água na zona rural”, reiterou.

Santa Terezinha: Grávida de gêmeos é submetida a trabalho análogo à escravidão por 12 anos Foto: Divulgação/MPT-BA

Uma grávida de gêmeos, de 39 anos, foi submetida a trabalho análogo à escravidão por 12 anos, na cidade de Santa Teresinha, no recôncavo baiano. Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), o caso foi identificado na semana passada e teve desfecho na sexta-feira (12), em uma casa situada na zona rural, que abrigava um bar e servia também como abrigo para idosos. De acordo com o MPT-BA, muito conhecida na cidade como Renata do Taperi, a empregadora Maria Antonieta Batista se beneficiava do trabalho da doméstica e nunca pagou qualquer valor a ela, além de submetê-la a jornadas exaustivas. Segundo o órgão, a vítima tem uma gestação de risco e foi resgatada do local para viver em ambiente seguro e acolhedor, onde está sendo acompanhada por equipe multidisciplinar e realizará o pré-natal adequado. A Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo é a responsável pelas ações de pós-resgate. Com a formalização do resgate, ela terá direito a três parcelas do seguro-desemprego especial e contará com assistência jurídica para obter seus direitos trabalhistas. A equipe de fiscalização, formada por dois auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e por uma procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), teve acesso à casa localizada no povoado do Taperi após autorização concedida pela Vara do Trabalho de Cruz das Almas. A autorização para a fiscalização na residência foi obtida em ação cautelar ajuizada pela procuradora do MPT, a partir de denúncia encaminhada pela Promotoria de Justiça de Santa Teresinha.

Foragido da justiça de Brumado é preso em Minas Gerais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um brumadense foi preso neste domingo (14) pela polícia militar na cidade mineira de Nepomuceno. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) o detido possui um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça criminal de Brumado. O nome do peso não foi divulgado. Ele é acusado de vários roubos na zona rural da cidade. A prisão foi efetuada após investigação do Setor de Inteligência da 34ª CIPM. O homem está detido na delegacia de Nepomuceno e será transferido para Brumado nos próximos dias.

Arquivo